Willian Jacinto dos Santos

Possui graduação em Administração pela Universidade Paulista (2004) e Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2017). Atuou em organismos internacionais, dentre eles: Organização de Estados Ibero-Americanos - OEI e como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/OMS, desenvolvendo documentos técnicos referentes à execução de políticas públicas na área de Saúde e Saneamento Básico. Atuou de 2002 a 2022 na Fundação Nacional de Saúde / MS. Apoiou em projetos na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas de Convênios e instrumentos congêneres. Foi instrutor do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (TransfereGOV). Tem experiência em Gerenciamento de Projetos, atuando também na área de tecnologia, desenvolvendo ferramentas de apoio à tomada de decisão. Atuou como bolsista em parcerias realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para o desenvolvimento de políticas públicas no setor agropecuário.

Informações coletadas do Lattes em 24/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

2014 - 2017

Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Administração

2001 - 2004

Universidade Paulista
Título: Administração
Orientador: Bandeira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Prestação de Contas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Convenios.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Licenciatura.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gestão de Projetos.

Outras produções

SANTOS, W. J. . Operacionalização e Prestação de Contas de Convênios no SICONV. 2011.

Histórico profissional

Experiência profissional

1996 - 2001

Cartório do Segundo Ofício de Notas de Formosa Goiás

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Cartório, Carga horária: 8

2001 - 2023

Fundação Nacional de Saúde - Presidência

Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONSULTOR

Outras informações:
CELETISTA / CONSULTOR TÉCNICO POR PRODUTO / BOLSISTA ATUANDO NA ÁREA DE CONVÊNIOS, DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO, SAÚDE AMBIENTAL, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E SAÚDE PÚBLICA, A ASSESSORIA A PRESIDÊNCIA DA FUNASA, EXECUÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES, IMPLANTAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DO SISTEMA DE CONVÉNIOS DO GOVERNO FEDERAL - ANTIGO SICONV.

2005 - 2006

Sigma Dataserv Informática S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Implementador de Sistemas O & M, Carga horária: 8

2006 - 2007

Engesoftware Consult. De Sistemas Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analist. Suporte Tec. Jr., Carga horária: 8

2007 - 2008

Stefanini Consult. e Assess. Em Informática SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Redes Sênior, Carga horária: 8

2008 - 2009

CTIS ? Tecnologia S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas O & M, Carga horária: 8

2011 - 2018

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA

Outras informações:
DESENVOLVIMENTOS DE DOCUMENTOS TÉCNICOS NA ÁREA DE EM SAÚDE AMBIENTAL PROJETO FIOCRUZ/FUNASA

2009 - 2011

Cast informatica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE PROJETOS DE SISTEMAS

Outras informações:
Projetos ligados a FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

2011 - 2012

Instituto de Gestão Técnológica - IGT

Vínculo: Instrutor/Palestrante, Enquadramento Funcional: Instrutor/Palestrante

Outras informações:
Curso SICONV/Concedente Ministrado para o Ministério da Defesa - Prestação de Contas / Acompanhamento e Fiscalização - 2012 Curso SICONV/Convenentes Ministrado em São Paulo/SP ? Jun/2011 Curso SICONV/Convenente Ministrado em Brasília/DF ? Jul/2011 Curso SICONV/Convenentes Ministrado em Belo Horizonte/MG ? Agosto/2011 Curso SICONV/Convênios/Chamamento Público ? Ministério Meio Ambiente ?MMA ? Brasília-DF ? 03 a 07 de outubro de 2011

2019 - 2020

OEI - Organização de Estados Ibero-americanos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CONSULTOR TÉCNICO

Outras informações:
Consultoria Técnica Especializada no Desenvolvimento de Produtos no Âmbito de Programas de Fomento em Saúde Ambiental, com elaboração de produtos relacionados a programas de fomento na área de saúde ambiental. Gestão de transferências voluntárias e a capacitação para o acompanhamento de instrumentos de repasse para a promoção da saúde ambiental.

2021 - 2022

Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTOR TÉCNICO

Outras informações:
Elaboração de Documentos Técnicos nas ações de Saneamento Básico em áreas Rurais firmadas na Plataforma + Brasil pela Fundação Nacional de Saúde com municípios nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

2011 - 2012

Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

Vínculo: CONSULTOR TÉCNICO, Enquadramento Funcional: CONSULTOR TÉCNICO

Outras informações:
Desenvolvimento de documentos técnicos referente ao execução orçamentária e financeira das ações finalisicas do Departamento de Saúde Ambiental, levantamento de capacidade instaladas de unidades e levamentos de municipios apoiados com ações de educação em saúde no PAC I.

2011 - 2011

Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

Vínculo: CONSULTOR TÉCNICO, Enquadramento Funcional: CONSULTOR TÉCNICO

Outras informações:
Elaboração de relatório levantamento de informações relativas às atividades desenvolvidas pelos Serviços de Saúde Ambiental/SESAM, das Superintendências Estaduais da FUNASA. Documento técnico contendo levantamento da capacidade instalada dos Serviços de Saúde Ambiental, incluindo as seções de Educação em Saúde, no que concerne aos aspectos de Recursos Humanos, perfil técnico dos profissionais e estrutura física.

2023 - 2024

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA

Outras informações:
PROJETO DE PESQUISA FIRMADO ENTRE SDI DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA E O IFG PARA O DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICOS PARA O FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DA AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL. BOLSA FINALIZADA EM JANEIRO/2024

2023 - 2024

Instituto Brasil Empreendedor

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Outras informações:
COLABORADOR JUNTO AO IFG NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PESQUISA PARA COMUNIDADE AGRO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA.

2024 - 2025

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Atuou no projeto do INCT - Microrganismos Promotores do Crescimento de Plantas Visando à Sustentabilidade Agrícola e à Responsabilidade Ambiental MPCPAgro, cujo subprojeto visa o Fortalecimento do desenvolvimento sustentável e estratégico da agropecuária no Brasil. As atividades realizadas tem como objetivo Contribuir para a sustentabilidade e avanço tecnológico das cadeias agropecuárias, incluindo aquelas da silvicultura por meio de planos, programas e ações derivados das políticas públicas voltadas em especial para áreas críticas ou estratégicas