Marcello Silva Cruz

Formado em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em 2019. Vasta experiência anterior na área de TIC: sistemas operacionais (Unix e Windows), serviços TCP / IP, segurança e administração de redes, análise e desenvolvimento de sistemas em várias linguagens (baixo, projeto médio e alto nível), administração de bancos de dados, telefonia e auditoria. Graduação sanduíche em Ciência e Tecnologia de Novas Energias pela Huazhong University of Science and Technology, Wuhan, China, em 2015. Atualmente realizando treinamento em Engenharia e Ciência de Dados.

Informações coletadas do Lattes em 24/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Computação

2020 - Atual

Universidade Federal do Pampa

Graduação em New Energy Science and Technology

2014 - 2015

Huazhong University Of Science And Technology
Orientador: em Universidade Federal do Pampa ( Professor)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente

2010 - 2019

Universidade Federal do Pampa
Título: Mobilidade Elétrica: Estudo de viabilidade técnico-financeira na cidade de Bagé
Orientador: Enoque Dutra Garcia

Curso técnico/profissionalizante em Turismo

2010 - 2012

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

Curso técnico/profissionalizante em Agroindústria

2010 - 2012

Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça"

Formação complementar

2020 - 2020

Transformando Ideias em Projetos. (Carga horária: 14h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Inteligencia Artificial Aplicada a la Gestión. (Carga horária: 24h). , Telefónica Educación Digital, MIRÍADAX, Espanha.

2020 - 2020

Cientista de Dados. (Carga horária: 148h). , Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação, IGTI, Brasil.

2019 - 2019

Planejamento Estratégico. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2016 - 2016

X Escola de Verão do Laboratório Assoc. de Computação e Matemática Aplicada. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

2008 - 2009

Instrumentista Montador (PROMINP). (Carga horária: 240h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Chinês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético/Especialidade: Política Energética Regional e Nacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia Solar Fotovoltáica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia Eólica.

Participação em eventos

Data Universe. 2020. (Seminário).

Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. 2018. (Congresso).

Congresso Sul Brasileiro de Computação (Sulcomp 2016). Segurança em Redes Sociais Online: Reconhecendo ameaças. 2016. (Congresso).

Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. 2010. (Congresso).

Outras produções

CRUZ, M. S. . TimeStamp Agent. 2012.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

2006 - 2014

SUPORTE ON - SOLUCOES EM TECNOLOGIA DE INFORMATICA

Vínculo: Sócio-Administrador, Enquadramento Funcional: Administrador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prestação de serviços de suporte, segurança e administração de redes de computadores e sistemas operacionais (UNIX e Windows). Consultoria para micro e pequenas empresas na área de TIC.

2002 - 2007

Medcenter Solutions do Brasil S/A

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Gerente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela gestão da área de TIC da empresa, cujos negócios estavam na área de Internet Marketing dando apoio às indústrias farmacêuticas. A empresa possuía escritórios nos México, Argentina, Brasil, Austrália e Espanha e representantes nos EUA, Inglaterra, e Colômbia. A equipe de TIC era responsável pelo atendimento de todos os países.

2000 - 2001

Atento do Brasil S/A

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Analista de TIC, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Empresa do ramo de Contact Center, pertencente ao grupo Telefónica. Atuação como consultor na área de TIC para apoio aos operadores, supervisores e gerentes de Telemarketing.

1999 - 2000

Criativa Contact Center

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Empresa de Telemarketing iniciando negócios em Brasília. Consultoria e solução de problemas na implantação de TIC.

1999 - 1999

BR Telecom do Brasil

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Empresa de serviços telefônicos. Consultoria na implantação do escritório em Brasília

1999 - 1999

Instituto Metodista Bennett

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40

Outras informações:
Instituição de ensino (básico e superior). Adequação de sistemas em Clipper para o bug do ano 2000.

1997 - 1999

QUATRO A TELEMARKETING

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa de Telemarketing. Apoio na instalação da filial em Brasília. Suporte e Administração de TIC, suporte ao usuário e clientes.

1990 - 1995

CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial de Informática, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de sistema em Clipper para controle da vida acadêmica dos alunos do CPOR. Manutenção de equipamentos e assessoria em TI para o quartel.