Lúcio Ismael de Alvarenga
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Administração e em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Economia de Empresas, Finanças Empresarias, Logística, Teologia e História Econômica. Mestre em Administração. Economista na Saneamento de Goiás S/A. Professor no Centro Universitário Alfredo Nasser. Tem experiência na área de Economia, Administração e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, cenários econômicos, macroeconomia, ESG corporativo, políticas públicas, gestor educacional, congresso e congresso internacional.
Informações coletadas do Lattes em 27/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração
2000 - 2002
Centro Universitário do Triângulo
Título: A controversia atinente à relação entre encargos, custo do trabalho e ampliação do emprego formal num cenário de flexibilização das relações de trabalho: uma análise para a economia brasileira em distintas fases do ciclo econômico, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Prof. Dr. Walter Buiatti
Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Especialização em Teologia Sistemática e Docência Ensino Superior
2014 - 2015
Instituto Capacita de Educação Superior e Formação Profissional
Título: Tópicos em Escatologia
Orientador: Uellinton Jorge Dias da Luz
Especialização em Economia
1998 - 1999
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O Brasil e o emergente mercado de trabalho global: o paradoxo oriundo da abertura econômica desencadeada no pós 90
Orientador: Prof. Dr. Benedito Rodrigues de Moraes Neto
Especialização em Economia de Empresas
1996 - 1997
Faculdades Integradas Triângulo
Título: Economias de escala em empresas industriais de natureza familiar
Orientador: Prof. Dr. Walter Buiatti
Graduação em Ciências Econômicas
1990 - 1994
Universidade Federal de Uberlândia
Título: A Dinâmica da Economia de Uberlandia na decada de 1980.
Orientador: Prof. Dr. Vitorino Alves da Silva
Formação complementar
2017 - 2017
Modelagem de Processos com BPM. (Carga horária: 16h). , Instituto Euvaldo Lodi - GO, IEL/GO, Brasil.
2017 - 2017
Governança Corporativa Art. 17 da Lei nº 13303/2016. (Carga horária: 24h). , Competência Coaching, SEM SIGLA, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de termo de referência e projeto básico. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Tecnologia Senai de Desenvolvimento Gerencial, FATESG SENAI, Brasil.
2015 - 2015
Desenvolvedor QlikView. (Carga horária: 24h). , Tocatto Academia, TOCATTO, Brasil.
2015 - 2015
Logística de distribuição. (Carga horária: 8h). , Instituto Minder, MINDER, Brasil.
2013 - 2013
Leader Coach. (Carga horária: 16h). , Instituto de Coaching Aplicado ICA, ICA COACHING, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Gestores. (Carga horária: 27h). , Instituto R. Berredo de Desenvolvimento Humano e Empresarial, R. BERREDO, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração. , SEBRAE GOIÁS, SEBRAE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Organização de eventos
ALVARENGA, L. I. . III Reunião Anual de Ciência. 1999. (Congresso).
Participação em eventos
Atualização, Ressignificação e Desenvolvimento de Competências Profissionais. 2021. (Outra).
Certificação Executiva: Desenvolvimento de Negócios, Liderança e Networking. 2021. (Outra).
Concessões, PPs e Regulação de Serviços Públicos na Prática. 2021. (Seminário).
Ética no Serviço Público. 2021. (Outra).
2 Encontro Comercial da Saneamento de Goiás S/A.Estruturação e Planejamento Logístico da SANEAGO. 2015. (Encontro).
2 Seminário de Recursos Humanos da Saneamento de Goiás S/A. 2015. (Seminário).
2 Simpósio Goiano de Logística. 2015. (Simpósio).
1 Encontro Comercial Area Comercial da Saneamento de Goiás S/A.Paradigmas de Gestão Pública num contexto de subdelegação. 2014. (Encontro).
VII Encontro de Estudantes de Economia de Goiás. 2014. (Encontro).
Movimento Científico Cultural de Aparecida.Informação, produção e consumo. 2011. (Outra).
XII Semana Acadêmica e III Jornada Jurídica e de Negócios da Faculdade de Jussara.Mercado de Trabalho e o Perfil do Novo Gestor de Negócios. 2009. (Encontro).
O Perfil do Educador. 2008. (Outra).
IX Semana Acadêmica e II Workshop da Faculdade de Jussara. 2006. (Outra).
IX Semana Acadêmica e II Workshop da UniFAJ. 2006. (Outra).
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2006. (Congresso).
XIII Congresso da Asociação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia. 1998. (Congresso).
Seminário Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior. 1997. (Seminário).
II Congresso Pan-Americano de Administração e I Fórum Pan-Americano de Administração Pública. 1996. (Congresso).
I Simpósio Mineiro de Macroeconomia. 1992. (Simpósio).
VII Congresso da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia e XIX Encontro Nacional dos Estudantes de Economia. 1992. (Congresso).
XVIII ENECO. 1991. (Encontro).
Participação em bancas
ALVARENGA, L. I.. Estruturas de mercado em movimento: da concorrência perfeita à nova economia institucional uma visão geral do progresso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades Alfredo Nasser.
ALVARENGA, L. I.. Uma visão estática da estrutura produtiva dos pólos econômicos de goiás no ano de 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades Alfredo Nasser.
ALVARENGA, L. I.. Gestão de Estoque: Um estudo de caso na empresa Nortel Suprimentos Industriais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser.
ALVARENGA, L. I.. Pereira e Manoel Messias L. de Oliveira.Logística: Distribuição na Transportadora Strada Transportes Ltda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser.
ALVARENGA, L. I.. Logística na qualidade da LUFT Logistics (Transportadora de Medicamentos). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser.
ALVARENGA, L. I.. Desenvolvimento regional: importância do pólo empresarial e dos distritos agroindustriais para o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdades Alfredo Nasser.
ALVARENGA, L. I.. A importância da gestão de estoque eficaz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas.
ALVARENGA, L. I.. A importância do conhecimento sobre processo de contratação do seguro de transporte de cargas importadas para os administradores das emissoras de telecomunicações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas.
ALVARENGA, L. I.. Sucessão na empresa familiar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas.
ALVARENGA, L. I.. Importância da TPM (Total Productive Maintenance) no processo de produção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas.
ALVARENGA, L. I.. Incentivos Fiscais do Município de Aparecida de Goiânia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdades Alfredo Nasser.
ALVARENGA, L. I.. Análise do Acesso ao crédito para micro e pequenas empresas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Faculdades Alfredo Nasser.
Orientou
Aplicabilidade da Curva ABC para um Microempreendedor Individual - MEI; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; (Orientador);
A importância da liderança na gestão da Silva & Souza Terraplanagem; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; (Orientador);
E-COMMERCE: Cenários e Estratégias para Negócios na Internet; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; (Orientador);
Viabilidade de Implantação do Programa 5S numa Confecção de Roupas Femininas; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; (Orientador);
Gestão de Custos: um estudo exploratório para procedimento eletivo num hospital privado; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; (Orientador);
Contribuição da Tecnologia da Informação para a gestão financeira da GMC Eletrônicos; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; (Orientador);
Diagnóstico de satisfação quanto ao atendimento prestado aos tomadores de empréstimo consignado; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; (Orientador);
Fluxo de Caixa Nas Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo para as Empresas Varejistas de Autopeças do Setor Campinas; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas; (Orientador);
Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão Financeira; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas; (Orientador);
Curva ABC e Gestão de Custos; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas; (Orientador);
As novas práticas de gestão no varejo; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas; (Orientador);
Estilo de Liderança dos Gestores da Agência da Guarda Municipal de Goiânia; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas; (Orientador);
Custos e Gestão Empresarial: Estudo de Caso na Produtos Vale Ind; e Com; de Condimentos Ltda; ; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas; (Orientador);
Nova Administração Pública (NAP): Uma resenha do debate sobre a melhoria do desempenho da Gestão Pública; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; (Orientador);
Diagnóstico de Satisfação/Motivação dos Trabalhadores da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Goiãnia; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Unida de Campinas; (Orientador);
A relevância dos sistemas de informação para a Controladoria e a Auditoria Empresariais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria e Auditoria) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Feiras e Informalidade: uma análise sobre a importânciada Feira do Jardim Esmeraldas sobre a renda total dos feirantes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Art 5 Lan House - Uma tipologia de Plano de Negócios; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A importância do planejamento na vida pessoal e no trabalho para melhorar a auto-estima e promover o sucesso dos funcionários de uma empresa; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Aplicação do estudo de custos para a gestão de empresas: Estudo selecionado para uma pequena indústria de confecções em Jussara - GO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria e Auditoria) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Crise Econômica Mundial: Uma nova visão dos fundamentos macroeconômicos brasileiros; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Controladoria e Auditoria) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Rastreabilidade bovina: Uma dificuldade para os pequenos produtores; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Auto Posto Tamboril - Uma tipologia de Plano de Negócios; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qualidade no Atendimento Bancário; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Hotel Fazenda 3 Quedas - Uma tipologia de Plano de Negócios; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Administrando o Marketing de Relacionamento; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
O papel da tecnologia da informação na Administração; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Controle de estoques: um enfoque gerencial; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A inserção da mulher no mundo dos negócios - uma análise para Jussara; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Influência da tecnologia da informação na gestão empresarial; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A importância da elaboração do planejamento estratégico para micro e pequenas empresas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Sonegação Fiscal e sua consequência para os pequenos municípios; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Liderança em equipe na gestão de negócios; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Liderança e motivação na Escola Agrícola Comendador João Marchesi; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Bombos Finos - Uma tipologia de plano de negócios; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Ética e liderença empresarial; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Recapagem Lider: Um novo modelo de gestão empresarial; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial e de Negócios) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Layout de Processo: Um estudo aplicado para a Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Planejamento Estratégico: Elaboração e implantação para uma empresa de purificadores de água; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Estudo exploratório do Day Trade como alternativa de tomada de decisão financeira do investidor individual; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Gestão de estoques na empresa Rede Shoplar Móveis Ltda: Um estudo de caso no âmbito da administração de materiais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qualidade na produção: Uso da metodologia MASP como ferramenta de qualidade e eficiência; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Um estudo de caso na empresa CELG/ENEL Distribuidora de Energia Elétrica de Goiás sobre a Ouvidoria; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Um estudo sobre a formação de preço do contrabaixo SJ Session pela empresa SJ Guitar Bass; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Mix e plano de marketing para uma franquia do ramo de artigos para festas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Gestão do Crédito e da cobrança numa distribuidora do ramo de higiene pessoal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Fluxo de caixa como ferramenta de apoio às decisões gerenciais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Estilo de liderança e modelos de gestão numa empresa familiar do ramo de cosméticos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Metas de inflação e a estabilidade de preços no brasil de 1999 a 2006; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A expansão da cultura da cana-de-açucar em goiás no periodo de 2000 a 2010; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Planejamento e controle da produção e roteirização: um estudo teórico das técnicas que auxiliam as empresas na gestão da logística de transportes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Gestão por processos e sugestões de melhorias para a Logística da Compel Explosivos Ltda; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A gestão da tecnologia da informaçaõ na administração dos processos do SIG no SICOOB SECOVICRED; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qualidade no atendimento ao cliente da empresa Calamaro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Gestão de estoques: Um estudo realizado na Rede Store Supermercados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Análise do nível de motivação dos colaboradores da empresa Rodrigues e Amaral Ltda; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Fidelizando clientes no atendimento: Um estudo de caso realizado no Burger King do Goiânia Shopping; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
O papel da controladoria na gestão hoteleira: um estudo de caso na Reicol Hotéis - Goiânia/GO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Comércio Eletrônico: um enfoque no business to business (B2B); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Indice de Rotatividade de Pessoal (IRP) em um contact center e suas possíveis causações; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Os desafios da logística para o E-Commerce; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e Gestão: Estudo de caso único mediante análise comparativa de performance; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
QVT e Gestão de Pessoas: uma breve revisão teórica reportada a algumas experiências relatadas pela literatura especializada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Análise de custeio para a empresa Leal Transportes e Cargas Ltda; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Planejamento financeiro e Micro Empreendedor Indivdiual (MEI): Um estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
E-Commerce: um breve estudo sobre as vantagens e desvantagens dessa modalidade de ambientação de negócios; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A; Benedito e Suzane F; Rodrigues; Qualidade de Vida no Trabalho(QVT);aplicação do modelo de Walton à uma agência bancária em Goiânia - GO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A expansão da utilização do cartão de crédito e o seu impacto nas vendas: um estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Rotatividade de pessoal na área comercial da Mr; Foot: um estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Diagnóstico de Clima Organizacional na Empresa Açaí Expresso Goiânia GO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Importância do Mercado de Ações para Investimentos de Pessoas Físicas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Mendes e Maria do Socorro A; S; Martin; Administração de Condomínios na figura do síndico profissional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Rotatividade dos colaboradores na Elo Telecomunicações e Construções Ltda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Gestão de pequenas empresas: reestruturação da área comercial da Casa e Construção Com e Partic Ltda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A qualidade do atenndimento prestado pela Pinauto Pinheiros Corretora de Seguros - Um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Diagnóstico da satisfação dos clientes da Saga Motors Goiânia em relação aos serviços de pós-venda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A influência da cultura organizacional na empresa familiar: Um estudo de caso na empresa Dolce Vitta Cosméticos Ltda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
E-Commerce: um estudo sobre as vantagens e desvantagens dessa modalidade de negócios; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Microemprendedor individual e crédito: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Centro de Serviços Compartilhados internos de uma HOLDING Goiana: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Avalição da qualidade no atendimento aos clientes da lotérica bolada da sorte ltda - ME; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Benefícios laborais e fidelização funcional: um estudo para a Drogaria Plus; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qualidade de vida no trabalho em uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Liderança em pequenas empresas: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
da Silva; Empreendedorismo em pequenos negócios: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Atendimento e fidelização de clientes: um estudo na Viver Telecom; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Liderança e motivação numa unidade de negócios do Banco Bradesco S/A; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
França e Marcos Aurélio C; Scandiuzzi; Qualidade de vida no trabalho: uma abordagem teórica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Atendimento e fidelização de clientela: Um estudo na USE Móveis para Escritórios; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Motivação laboral: um estudo na TT Empreendimentos Ltda; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
E-Commerce: Cenário e estratégias para negócios na Internet; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Viabilidade de implantação do programa 5s em uma confecção de roupas femininas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Diagnóstico de satisfação quanto ao atendimento prestado aos tomadores de empréstimo consignado; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Contribuição da tecnologia da informação para a gestão financeira da GMC Eletrônicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Gestão de custos: um estudo exploratório para o procedimento de angioplastia num hospital privado de Goiânia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A importância da liderança na gestão da Silva & Souza Terraplanagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Aplicabilidade da Curva ABC para um microempreendedor individual - MEI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Nova Administração Pública (NAP): uma resenha do debate sobre a melhoria do desempenho da gestão pública; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Satisfação e motivação no trabalho: um estudo exploratório na Limplex Comércio de Material de Limpeza Ltda; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
A aplicação do Diagrama de Ishikawa num estudo sobre absenteísmo: Tellus S; A; Informática e Telecomunicações; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Fidelização de clientes: um estudo na Araújo Imports; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qualidade do atendimento prestado ao cliente-cidadão da SMRU de Aparecida de Goiânia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qualidade no atendimento e satisfação do cliente: um estudo de caso para o Condomínio Address West Side; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Higiene e Segurança no trabalho em uma indústria de bebidas: o caso da Cervejaria Imperial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Certificação ISO 9001 na indústria da construção civil goiana: um estudo na GAE Construção & Comércio Ltda; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Estilo(s) de liderança: estudo de caso para a empresa A&C Assessoria e Cobrança Ltda; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qualidade na prestação de serviços como diferencial competitivo no segmento de transportes: um estudo de caso para a empresa Transportes Bertolini Ltda; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Estudo de caso: plano de endomarketing com foco em responsabilidade sócioambiental para a empresa ARBORI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qaulidade e Satisfação no atendimento aos clientes: um estudo de caso para o Cartório de Vila Brasília; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Qualidade dos produtos das óticas Fujioka na visão do consumidor goiano; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Plano de Endomarketing com foco em responsabilidade socioambiental: Um estudo para a Arbori DF; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Vantagens e desvantagens do Simples para empresas industriais, comerciais e de serviços; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Art 5 Lan House - Plano de Negócios; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Clínica de Estética Império da Beleza - Plano de Negócios; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Pillares Factoring - Uma tipologia de Plano de Negócios; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Análise de Melhorias de Produtividade da Instituição Agrícola Comendador João Marchesi; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Restauração do Clube Canoão: Uma possibilidade de Resgate da Cultura e do Lazer em Jussara; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Cimos Rio Vermelho - Uma Experiência de Política Pública; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
General Kuster - Uma tipologia de Plano de Negócios; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
JDC - Uma tipologia de Plano de Negócios; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Nazcar Pneus - Uma tipologia de Plano de Negócios; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Grupo Martins: Uma História de Sucesso na Aplicação da Administração de Vendas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Jussara; Orientador: Lúcio Ismael de Alvarenga;
Produções bibliográficas
-
ALVARENGA, L. I. . QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO AO CLIENTE-CIDADÃO DA. Anais On Line Convibra , v. VIII, p. 01/20, 2011.
-
ALVARENGA, L. I. . O comportamento do mercado de trabalho ao longo das ondas de Kondratieff: uma leitura a partir de Arrighi. In: Reunião anual de ciências, 1998, Uberlândia. Reunião anual de ciências. Uberlândia: Edibras, 1998. v. 1. p. 27-29.
-
ALVARENGA, L. I. . A controvérsia relativa à repercussão dos encargos trabalhistas sobre o custo do trabalho no Brasil. In: Reunião anual de ciência, 2000, Uberlândia. Reunião anual de ciência. Uberlândia: Edibras, 2000. v. 1. p. 12-12.
-
ALVARENGA, L. I. . Desemprego e flexibilização no mercado de trabalho brasileiro. In: Reunião anual de ciências, 1999, Uberlândia. Reunião anual de ciências. Uberlândia: Edibras, 1999. v. 1. p. 38-38.
-
ALVARENGA, L. I. . Uberlândia- A adoção de políticas públicas anticiclicas, assentadas em projetos industriais de forte base tecnológica, objetivando mudanças na dinâmica da economia local: uma análise para década perdida.. In: Primeira reunião anual de ciência, 1997, Uberlândia. Reunião anual de ciências. Uberlânia: Edibras, 1997. v. 1. p. 17-18.
-
ALVARENGA, L. I. . Administração de Condomínios na figura do síndico profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVARENGA, L. I. . Qualidade do atendimento prestado ao cliente-cidadão da SMRU de Aparecida de Goiânia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ALVARENGA, L. I. . Mercado de Trabalho. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Saneamento de Goias S/A. , Av. Fued José Sebba nº 1.245, Jardim Goiás, 74805100 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 32433131, Ramal: 3131, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2015
Faculdade Unida de CampinasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 12
2010 - Atual
Faculdades Alfredo NasserVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2008 - 2008
Faculdade Nossa Senhora AparecidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Ministrada: Economia Empresarial
2003 - 2011
Centro de Ciencias de JussaraVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2007
Centro de Ciencias de JussaraVínculo: Dedicação Exclusiva, Enquadramento Funcional: Coordenação de Pós-Graduação e Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2005
Centro de Ciencias de JussaraVínculo: Dedicação Exclusiva, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo e Operacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2004
Centro de Ciencias de JussaraVínculo: Dedicação Exclusiva, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso e Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2003
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia, Economia Política, Economia Brasileira, Microeconomia, Macroeconomia, Cenários Econômicos, Mercado de Capitais, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo.
-
01/2006 - 05/2007
Direção e administração, Centro de Ciências de Jussara.,Cargo ou função, Gerente Administrativo Financeiro.
-
03/2004 - 05/2007
Direção e administração, Centro de Ciências de Jussara.,Cargo ou função, Coordenador de Pós Graduação Lato Sensu.
2007 - Atual
Saneamento de Goias S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40
2008 - 2014
Universidade Federal de GoiásVínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Contabilidade Geral e Gerencial, Estatística Aplicada à Administração, Administração Pública, Economia (Micro e Macro), Planejamento (Teorias e Modelos), Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor, Gestão de Pessoas, Direito Tributário e Comercial, Comércio Exterior, Tecnologia e Inovação, Finanças Públicas.
2004 - 2005
Universidade Estadual de Goiás - Unidade JussaraVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor (curso sequencial de Gestão Pública, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2004 - 06/2005
Ensino, Sequencial em Gestão Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Politicas Públicas, Economia do Setor Público
2002 - 2005
Instituto de Educação Superior de Goiânia S/C LtdaVínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio-Diretor/Consultor e professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2002 - 07/2005
Direção e administração, Diretoria, Goiânia.,Cargo ou função, Sócio-diretor, consultor autônomo e professor.
1996 - 2000
ASSOCIAÇAO DE ENSINO DO TRIANGULOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Curso de Ciências Econômicas
Coordenador do Curso de Pòs-Graduação Lato Sensu em Logística Empresarial
Orientação e Coordenação de Monografia
Projeto de Pesquisa e Atividades Complementares
2003 - 2003
Master Servic S/C LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo e Financeiro, Carga horária: 44
2001 - 2001
ALGAR CALL CENTER SERVICE S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Financeiro Sênior, Carga horária: 40
2001 - 2001
Aga & Aga Comercial LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Carga horária: 44
1992 - 1996
Banco do Estado de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário e Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
1982 - 1989
Garinco Garcia S/A Ind. e Com.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 44
1986 - 1991
Millenium 2º Grau e Pré-VestibularesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20
1992 - 1995
Promove Pré-VestibularesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 30
2015 - 2020
Faculdade Brasil CentralVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor em regime parcial, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas: Fundamentos da Economia I e Fundamentos da Economia II.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lúcio Ismael de Alvarenga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?