Sérgio Alves de Azevedo
Doutor em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Faculdade de Ciências da UNESP Campus Bauru (SP), com ênfase em modelagem computacional de materiais. Possui graduação em Ciências Licenciatura com Habilitação em Química e especialização em Ciências Ambientais pela UEMA, além de Mestrado em Ciência de Materiais pela UFMA.Atua na área de Físico-Química Inorgânica, com foco em modelagem teórica e computacional de materiais, reunindo sólida formação acadêmica e experiência em pesquisa aplicada.
Informações coletadas do Lattes em 14/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais
2019 - 2023
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Bulk, superfície e nanotubos do SrTiO3 dopado com Ag
Júlio Ricardo Sambrano. Palavras-chave: SrTiO4; Ag; Teoria do Funcional da Densidade.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Computacional.
Mestrado em Ciência dos Materiais
2013 - 2015
Universidade Federal do Maranhão
Título: Óxidos cerâmicos a base de SrTiO3 puro e com substituição de Ferro/Prata ? Caracterização Estrutural, Ano de Obtenção: 2015
Marta Célia Dantas Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos / Especialidade: Cerâmicos.
Especialização em Processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância
2021 - 2022
Fundacao Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo-Univesp
Título: Principais desafios dos usos das TICs no Ensino Superior durante a pandemia de COVID-19
Orientador: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Bolsista do(a): Universidade virtual de são paulo, UNIVESP, Brasil.
Especialização em Ciências Ambientais
2011 - 2013
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Avaliação da qualidade nutricional da Lactuca sativa L. (alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvico assosciados à adubação mineral.
Orientador: Ivaneide de Oliveira Nascimento
Graduação em CIÊNCIAS LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM QUÍMICA
2009 - 2012
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Análise da qualidade nutricional da Lactuca sativa L. (alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos
Orientador: Ivaneide de Oliveira Nascimento
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Química Teórica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Físico Química Inorgânica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Cerâmicos.
Organização de eventos
EVERTON, C. E. P. ; LOBO, M. M. S. ; SILVA, A. B. ; AZEVEDO, S. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Barra do Corda. 2016. (Congresso).
AZEVEDO, S. A. . Simpósio de políticas públicas e ambientais: educação, sociedade e natureza. 2009. (Outro).
EVERTON, C. E. P. ; LOBO, M. M. S. ; SILVA, A. B. ; AZEVEDO, S. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Barra do Corda. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
IX SEEDMOL. Basis set optimization in the mos accurate doping model in the Ag-SrTiO3. 2022. (Congresso).
XIII ECTM. Estudo da Reatividade química da Bixina. 2022. (Congresso).
XIII ECTM. A DFT periodic study of Ag2XO4 (Mo or W) surface-dependent properties and their morphologie. 2022. (Congresso).
XX Brazil MRS Meeting. DFT study of the effect of Ag-doping in surface (001) of SrTiO3. 2022. (Congresso).
XX Brazil MRS Meeting. Stability durfaces of Ag2XO4 (X=Mo or W) spinel compounds using symmetric models. 2022. (Congresso).
E-meeting Mat & Sci.Estudo DFT da superfície (001) do CsPbX3 (x=F, Br, Cl and I). 2021. (Simpósio).
XIX Brazil MRS Meeting. Ag doping on SrTiO3 by computational simulations. 2021. (Congresso).
XXI SBQT.Propriedades estruturais, mecânicas e electrónicas de SrTiO3 dopado com Ag. 2021. (Simpósio).
1ª Reunião técnica virtual do programa de pós-graduação em ciência e tecnologia de materiais.Estudo TFD das propriedades estruturais, eletrônica e vibracional do SrTiO3 dopado com Ag. 2020. (Simpósio).
E-meeting materials & Science. Modeling and computer simulation of SrTiO3 doped with Ag. 2020. (Congresso).
3ª Semana de Engenharia de Alimentos. 2013. (Outra).
I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina. 2012. (Outra).
X Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados. 2012. (Encontro).
XXIV Seminário de Iniciação Científica e IV Seminário de Pós-Graduação.Avaliação da qualidade nutricional de Lactuca sativa L.(Alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos associados à adubação mineral. 2012. (Seminário).
51º Congresso Brasileiro de Química. Levantamento Etnobotânico e Etnofamacológico de plantas utilizadas como fitoterápicos na comunidade Bom Jesus em Imperatriz-Ma. 2011. (Congresso).
51º Congresso Brasileiro de Química. Determinação dos metabólicos secundários de Phyllanthus Niruti (Quebra-pedra). 2011. (Congresso).
51º Congresso Brasileiro de Química. EFEITOS DOS ÁCIDOS HÚMICOS E FÚLVICOS NA QUALIDADE DA LACTUCA SATIVA L.(ALFACE) EM RELAÇÃO ÀS CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA E TEOR DE CÁLCIO E MAGNÉSIO. 2011. (Congresso).
Encontro Regional de biologia.EFEITOS DOS ÁCIDOS HÚMICOS E FÚLVICOS NA QUALIDADE DA Lactuca sativa L.(ALFACE) EM RELAÇÃO AO PESO FRESCO ÁREA FOLIAR E CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA E NUTRIENTES MINERAIS.. 2011. (Encontro).
I seminário de residos sólidos e urbanos da mesorregião. 2011. (Seminário).
I Seminário sobre Questões ambientais do Sul do Maranhão.Fenômenos Climáticos Globais. 2011. (Simpósio).
XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal XIV Reunião Latino-Americano de Fisiologia Vegetal. EFEITOS DOS ÁCIDOS HÚMICOS E FÚLVICOS NA QUALIDADE DA LACTUCA SATIVA L.(ALFACE) EM RELAÇÃO AO PESO FRESCO, ÁREA FOLIAR E ÀS CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA A E B. 2011. (Congresso).
XXIII SEMIC e III Seminário de Pos-Graduação.Análise da qualidade nutricional da Lactuca sativa L. (Alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos Húmicos e Fúlvicos. 2011. (Seminário).
XXVI Congresso Brasileiro Agronomia e IV Congresso Panamericano de Inginieros Agrónomos. Estudo Fitoquímico da Morinda Citrifolia Linn. 2011. (Congresso).
1ª semana de meio ambiente. 2010. (Outra).
IV FECITEC - Sul do Maranhão.Efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos na qualidade da Lactuca sativa L. (Alface) em relação às concentrações de clorofila e nutrientes minerais. 2010. (Outra).
IV semana de biologia. 2010. (Outra).
1º Acampamento do biólogo. 2009. (Outra).
Jornada de Extenção Universitária da UEMA. 2009. (Outra).
Orientou
Estudo teórico das propriedades físico-químicas da perovskita híbrida (N2H6)CuBr3; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);
Software, inteligência artificial, modelos pré-treinados; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
ESTUDO DA VIABILIDADE DE ESTRUTURAMENTO DE ENGENHARIA CLINICA NO SETOR DE TECNOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
A BAIXA ADESÃO E A ALTA EVASÃO DE MULHERES NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
MÉTODO PARA REDUÇÃO DE STRINGING NA IMPRESSÃO 3D POR EXTRUSÃO DE MATERIAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
ANÁLISE DE DADOS PÚBLICOS DO COVID-19 COM PYTHON; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Eletricidade residencial subterrânea; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
O COMPORTAMENTO DA GESTÃO DO LIXO ELETRÔNICO DA CIDADE DE CAMPINAS/SP E DA CIDADE DE QUATÁ/SP: COMPARATIVO ENTRE CIDADE DE GRANDE PORTE E DE PEQUENO PORTE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
API para resolução de problemas com a iluminação pública; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Introdução a Computação Quântica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOTIPO PARA O MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM TANQUES DE CRIAÇÃO DE TILAPIA ATRAVÉS DA PLATAFORMA ARDUÍNO E SENSORES DE TEMPERATURA E PH; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - FUNDACAO UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SAO PAULO-UNIVESP; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Estudo teórico das propriedades termodinâmicas do SrTiO3-δ dopado com Ag; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Estudo teórico das propriedades físico-químicas de nanotubos de SrTiO3 dopado com Ag; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Instituto Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Estudo teórico computacional das propriedades físico-química da perovskita AgVF3; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituto Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Perfil da produção acadêmica do IFMA - Barra do Corda; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Instituto Federal do Maranhão, Pro reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação - IFMA; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Perfil da produção acadêmica do IFMA - Barra do Corda; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Instituto Federal do Maranhão, Pro reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação - IFMA; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Análise dos impactos ambientais no rio Corda no município de Barra do Corda-Ma; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituto Federal do Maranhão, PRPGI IFMA; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Análise dos impactos ambientais no rio Corda no município de Barra do Corda-Ma; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Perfil do pesquisador do IFMA; 2017; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Maranhão, Pro reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação - IFMA; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Perfil do pesquisador do IFMA; 2017; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Maranhão, Pro reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação - IFMA; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Perfil do pesquisador do IFMA; 2017; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Maranhão, Pro reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação - IFMA; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Perfil do pesquisador do IFMA; 2017; Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Maranhão, Pro reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação - IFMA; Orientador: Sérgio Alves de Azevedo;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, FRANCIELEN S. M. ; TERZO, MATHEUS H. L. C. ; SANTOS, MATEUS S. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, S. A. ; FERRER, MATEUS M. ; SAMBRANO, JULIO R. . Theoretical Design and Characterization of Rb 2 ZnRuCl 6 and Cs 2 ZnRuCl 6 Novel Halide Perovskites. ChemNanoMat , v. 12, p. x-x, 2026.
-
LIMA, K.A.L. ; LARANJEIRA, JOSÉ A.S. ; MARTINS, NICOLAS F. ; AZEVEDO, SÉRGIO A. ; SAMBRANO, JULIO R. ; RIBEIRO, L.A. . Anthraphenylenes: Porous 2D carbon monolayers with biphenyl-anthracene frameworks. PHYSICA B-CONDENSED MATTER , v. 713, p. 417299, 2025.
-
LARANJEIRA, J. A. S. ; MARTINS, NICOLAS F. ; AZEVEDO, S. A. ; DENIS, PABLO A. ; SAMBRANO, JULIO R. . Unveiling the Superiority of naphthylene over biphenylene in silicon carbide 2D Architectures. COMPUTATIONAL MATERIALS SCIENCE , v. 251, p. 113743, 2025.
-
DE MOURA, GEANSO M. ; DE AZEVEDO, SÉRGIO ALVES ; SAMBRANO, JULIO RICARDO ; LAGE, MATEUS R. ; DOS SANTOS, ADENILSON O. ; STOYANOV, STANISLAV R. ; ANDRADE-FILHO, T. . Optical properties of sarcosine crystal under hydrostatic pressure: a DFT-based computational study. PHYSICAL CHEMISTRY CHEMICAL PHYSICS , v. X, p. x, 2025.
-
LARANJEIRA, JOSÉ A.S. ; AZEVEDO, SÉRGIO A. ; ABDULLAHI, YUSUF ZUNTU . Unveiling the physical properties of group III-nitride ultrawide band gap semiconductors: -naphthyldiene, graphenyldiene, and -naphthylene-based monolayers. CHEMICAL PHYSICS , v. 598, p. 112764, 2025.
-
LARANJEIRA, JOSÉ A.S. ; AZEVEDO, SÉRGIO A. ; ALBUQUERQUE, ANDERSON R. ; CABRAL, LUIS A. ; SAMBRANO, JULIO R. . Electronic structure and thermoelectric behavior of the new halide double perovskite Cs 2 RuGeCl. COMPUTATIONAL MATERIALS SCIENCE , v. 259, p. 114103, 2025.
-
LARANJEIRA, JOSÉ A.S. ; AZEVEDO, SERGIO A. ; MARTINS, NICOLAS F. ; LA PORTA, FELIPE A. ; LONGO, ELSON ; SAMBRANO, JULIO R. . Insights into the role of surface properties on the optical, electronic and nanoparticles morphology of scheelite BaMoO4. SURFACES AND INTERFACES , v. 46, p. 103894, 2024.
-
LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, S. A. ; FABRIS, GUILHERME S.L. ; SAMBRANO, JULIO R. ; FERRER, MATEUS M. . Surface stability and morphological transformations of CsPbI3. COMPUTATIONAL MATERIALS SCIENCE , v. 239, p. 112977, 2024.
-
MARTINS, NICOLAS ; LARANJEIRA, J. A. S. ; DE AZEVEDO, SÉRGIO ; SAMBRANO, JULIO . Strain Engineering to Improve the Electronic and Photocatalytic Properties of the Inorganic Graphenylene Based on SiC. Acs Applied Electronic Materials , v. XX, p. XX, 2024.
-
AZEVEDO, SERGIO A. ; LARANJEIRA, JOSÉ A.S. ; SILVA, JERONIMO F. ; LONGO, ELSON ; SAMBRANO, JULIO R. . Ag-doped SrTiO3: Enhanced water splitting for hydrogen production. INTERNATIONAL JOURNAL OF HYDROGEN ENERGY , v. 79, p. 199-207, 2024.
-
LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, S. A. ; LA PORTA, FELIPE A. ; FERRER, MATEUS M. ; LONGO, ELSON ; SAMBRANO, JULIO R. . Exploring the Halide Exchange Engineering on Lead-free Cs 2 AgSbCl 6−δ Br δ Mixed-Halide Double Perovskite: A DFT Study. Journal of Physical Chemistry C , v. x, p. xx, 2024.
-
MARTINS, NICOLAS F. ; LARANJEIRA, JOSE A. ; DE AZEVEDO, SERGIO A. ; FABRIS, GUILHERME S.L. ; SAMBRANO, JULIO R. . Tuning the electronic properties of the SiC graphenylene by transition metal (Fe, Mn and Co) doping. PHYSICA B-CONDENSED MATTER , v. 691, p. 416369, 2024.
-
OLIVEIRA, JANAINA PRIETO DE ; ESTEVES, THAIS VIEIRA ; SILVA, FERNANDA FRANÇA VELO DA ; TOLEDO, MARIA ELENA ROMAN DE OLIVEIRA ; AZEVEDO, SERGIO ALVES DE ; MORAIS, SUELEN CRISTIAN DE FREITAS . THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION DURING COVID-19 PANDEMIC. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 40, p. XX, 2024.
-
LARANJEIRA, JOSÉ A.S. ; AZEVEDO, SÉRGIO A. ; FABRIS, GUILHERME S.L. ; ALBUQUERQUE, ANDERSON R. ; FERRER, MATEUS M. ; SAMBRANO, JULIO R. . Surface-dependent properties and morphological transformations of rutile GeO2 nanoparticles. APPLIED SURFACE SCIENCE , v. 609, p. 155321, 2023.
-
AZEVEDO, S. A. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; MARTINS, N. F. ; SAMBRANO, J.R. . Ag doping effect on electronic and thermoelectric properties of SrTiO3 (0 0 1) surface. Computational Materials Science , v. 227, p. 112274, 2023.
-
LARANJEIRA, JOSÉ A.S. ; MARTINS, NICOLAS F. ; AZEVEDO, SERGIO A. ; FABRIS, GUILHERME S.L. ; SAMBRANO, JULIO R. . One- and two-dimensional penta-graphene-like structures. Materials Today Communications , v. 35, p. 106090, 2023.
-
LARANJEIRA, JOSÉ A.S. ; AZEVEDO, SERGIO A. ; DE SOUSA, ALEXSANDRO G. ; FABRIS, GUILHERME S.L. ; PASKOCIMAS, CARLOS A. ; SAMBRANO, JULIO R. . Effects of the surface-dependent properties on the morphological modeling of SrMoO4 nanoparticles. MATERIALS CHEMISTRY AND PHYSICS , v. 305, p. 128017, 2023.
-
LARANJEIRA, J. A. S. ; MARTINS, NICOLAS F. ; AZEVEDO, S. A. ; FABRIS, GUILHERME S. L. ; SAMBRANO, JULIO R. . Novel octa-graphene-like structures based on GaP and GaAs. JOURNAL OF MOLECULAR MODELING , v. 29, p. 202, 2023.
-
MARTINS, NICOLAS F. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, S. A. ; FABRIS, GUILHERME S.L. ; SAMBRANO, JULIO R. . Structural, electronic and mechanical properties of a novel graphenylene-like structure based on GeC. JOURNAL OF PHYSICS AND CHEMISTRY OF SOLIDS , v. -, p. 111518, 2023.
-
LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, S. A. ; FABRIS, GUILHERME S.L. ; ALBUQUERQUE, ANDERSON R. ; FERRER, MATEUS M. ; SAMBRANO, JULIO R. . Influence of anion hardness in (001) surface of CsPbX3 (X = F, cl, Br and I) halide perovskites. JOURNAL OF SOLID STATE CHEMISTRY , v. -, p. 124181, 2023.
-
AZEVEDO, SÉRGIO A. ; A.S. LARANJEIRA, JOSÉ ; L.P. URURI, JESUS ; LONGO, ELSON ; SAMBRANO, JULIO R. . An accurate computational model to study the Ag-doping effect on SrTiO3. COMPUTATIONAL MATERIALS SCIENCE , v. 214, p. 111693, 2022.
-
AZEVEDO, SÉRGIO ALVES DE ; MORAIS, JOACIR ; ALENCAR SOBRINHO, NEIDELANE DE ; DIAS, VERA LÚCIA NEVES ; OLIVEIRA, JORGE DINIZ DE ; NASCIMENTO, IVANEIDE DE OLIVEIRA . Avaliação da qualidade nutricional da alface cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos associados à adubação mineral. ACTA TECNOLÓGICA , v. 15, p. 81-96, 2021.
-
MARTINS, N. F. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, SERGIO A. ; FABRIS, GUILHERME S. L. ; DENIS, P. A. ; SAMBRANO, JULIO R. . Two-Dimensional Materials Applied to Hydrogen Storage. In: C.A. Taft; S. R de Lazaro. (Org.). Engineering Materials. 1ed.: Springer Nature Switzerland, 2024, v. , p. 83-115.
-
AZEVEDO, A. S. ; MARTINS, N. F. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; SAMBRANO, J. R. . Basis set optimization in the most accurate doping model in the Ag-SrTiO3 study. In: IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular, 2022, Brasília. IX SeedMol : livro de resumos do IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. v. 1. p. 254-256.
-
MARTINS, N. F. ; AZEVEDO, A. S. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; SAMBRANO, J. R. . Structural, electronic and mechanical properties of a new two-dimensional GeC monolayer. In: IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular, 2022, Brasília. IX SeedMol : livro de resumos do IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. v. 1. p. 52-54.
-
LARANJEIRA, J. A. S. ; MARTINS, N. F. ; AZEVEDO, S. A. ; SAMBRANO, J. R. . DFT study of graphene/SnS2 van der Waals heterostructure. In: IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular, 2022, Brasília. IX SeedMol : livro de resumos do IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular, 2022. v. 1. p. 179-181.
-
LARANJEIRA, J. A. S. ; MARTINS, NICOLAS F. ; AZEVEDO, S. A. ; SAMBRANO, J. R. . New buckled porous nanosheets: octa-GaP and octa-GaAs. In: IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular, 2022, Brasília. IX SeedMol : livro de resumos do IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. v. 1. p. 182-184.
-
LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, S. A. ; L.P. URURI, JESUS ; MARTINS, N. F. ; SAMBRANO, J. R. . A DFT PERIODIC STUDY OF THE AG2XO4 (X = MO OR W) SURFACE-DEPENDENT PROPERTIES AND THEIR MORPHOLOGIES, 2022.
-
AZEVEDO, S. A. ; MARTINS, N. F. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; SAMBRANO, J. R. . ESTUDO DA REATIVIDADE QUÍMICA, DA BIXINA, 2021.
-
VIANA, J. R. ; AQUINO, L. C. ; AZEVEDO, S. A. ; CARVALHO, J. O. ; STEIMACHER, A. ; PEDROCHI, F. . Production and characterization of polymeric film produced from corn starch. In: XVIII Brazilian MRS Meeting, 2019, Balneário Camboriú. XVIII Brazilian MRS Meeting, 2019.
-
AZEVEDO, S. A. ; NASCIMETO, I. O. ; DIAS, V. L. N. ; MORAIS, J. ; RODIRGUES, A. A. C. ; OLIVEIRA J.D. . Análise do teor de cálcio, magnésio, ferro e fósforo na Lactuca sativa L. (ALFACE) cultivada em solo sob aplicação de extratos húmicos e fúlvicos. In: IX Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2011, Aracaju. Anais do IX Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas, 2011.
-
SAMBRANO, J. R. ; MARTINS, N. F. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, S. A. . Inorganic graphenylene as a potential 2D membrane for toxic gas separation. In: IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular, 2022, Brasília. IX SeedMol : livro de resumos do IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. v. 1. p. 197-197.
-
MARTINS, N. F. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; AZEVEDO, S. A. ; SAMBRANO, J. R. . DFT study of Li, Na and K diffusion on the SiC-based octa-graphene. In: IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular, 2022, Brasília. IX SeedMol : livro de resumos do IX Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Molecular. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. v. 1. p. 230-230.
-
AZEVEDO, S. A. ; SAMBRANO, J. R. . Propriedades estruturais, mecânicas e eletrônicas do SrTiO3 dopado com Ag. In: XXI Simpósio Brasileiro de Quimica Teórica, 2021, -. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Quimica Teórica, 2021. v. 1.
-
AZEVEDO, S. A. . Análise dos impactos ambientais no rio Corda no município de Barra do Corda-Ma. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA - Campus Barra do Corda, 2017, Barra do Corda. IV Seminário de Iniciação científica, 2017.
-
BRAGA G.M.S. ; SANTOS, V. A. ; SANTOS, R. M. ; HENRIQUE, D. D. S. ; AZEVEDO S.A. ; AZEVEDO, S. A. . Ocorrência da Soropositividade da Toxoplasmose(Toxoplama gondii) no município de Imperatriz, região sudoeste do Estado do Maranhão, Brasil. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luís. 64ª Reunião da SBPC, 2012. v. 64.
-
SOUSA, P. G. F. ; SILVA, L. S. ; NASCIMETO, I. O. ; AZEVEDO, S. A. ; OLIVEIRA, C. A. ; ARAUJO, K. S. S. ; SILVA, R. S. ; BLAUTH, R. S. . Avaliação dos efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos associados a adubação mineral na concentração de clorofila em Lactuca sativa L. (alface). In: FERTBIO, 2012, MACEIÓ. Anais de FERTBIO 2012, 2012. v. 30.
-
AZEVEDO, S. A. ; NASCIMETO, I. O. ; DIAS, V. L. N. ; MORAIS, J. ; RODIRGUES, A. A. C. ; OLIVEIRA J.D. . EFEITOS DOS ÁCIDOS HÚMICOS E FÚLVICOS NA QUALIDADE DA LACTUCA SATIVA L.(ALFACE) EM RELAÇÃO AO PESO FRESCO, ÁREA FOLIAR E ÀS CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA A E B. In: XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal XIV Reunião Latino-Americano de Fisiologia Vegetal, 2011, Buzios. Brazilian Journal of Plant Physiology Brazilian Society of Plant Phisiology. Campos dos Goytacazes: Editorial Board, 2011. v. 13.
-
MORAIS, J. ; NASCIMETO, I. O. ; AZEVEDO, S. A. ; DIAS, V. L. N. ; SOUSA, S. A. ; OLIVEIRA J.D. ; RODIRGUES, A. A. C. . AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DOS ÁCIDOS HÚMICOS E FÚLVICO NA MICROFLORA DO SOLO E NA CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA EM Lactuca sativa L. (ALFACE). In: XXIII Seminário de Iniciação Científica e III Seminário de Pós-Graduação, 2011, São Luis. LIVRO DE RESUMOS XXIII SEMIC E SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. São Luis: Editora UEMA, 2011. v. XXIII. p. 173-175.
-
AZEVEDO, S. A. ; NASCIMETO, I. O. ; MORAIS, J. ; DIAS, V. L. N. ; RODIRGUES, A. A. C. ; CERQUEIRA, K. S. ; OLIVEIRA, M. F. C. ; OLIVEIRA J.D. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL DA Lactuca sativa L. (ALFACE) CULTIVADA EM SOLO SOB APLICAÇÃO DE ÁCIDOS HÚMICOS E FÚLVICO. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica e III Seminário de Pós-Graduação, 2011, São Luis. LIVRO DE RESUMOS XXIII SEMIC E SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. São Luis: Editora UEMA, 2011. v. XXIII. p. 203-205.
-
MORAIS, J. ; NASCIMETO, I. O. ; DIAS, V. L. N. ; RODIRGUES, A. A. C. ; AZEVEDO, S. A. ; BEZERRA, G. A. ; SOUSA, T. P. ; OLIVEIRA J.D. ; SOUSA, S. A. ; ALENCAR SOBRINHO, N. ; SILVA, D. S. . Efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos na microflora do solo e na concentração de clorofila em alface. In: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011, Fortaleza. Cadernos de Agroecologia, 2011. v. 6.
-
AZEVEDO S.A. ; BRAGA G.M.S. ; AZEVEDO, S. A. . OCORRÊNCIA DE TOXOPLASMOSE NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL.. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Pós-Graduação, 2010, São Luis. LIVRO DE RESUMOS XXII SEMIC E SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. São Luis: Editora UEMA, 2010. v. XXII. p. 30-32.
-
BARROSO, A. N. ; NUNES, S. E. A. ; DIAS, V. L. N. ; NASCIMETO, I. O. ; AZEVEDO, S. A. ; SOUSA, S. A. ; MORAIS, J. . USO DO ÓLEO DE Cymbopogon nardus NA FORMULAÇÃO FARMACÊUTICA DE UM REPELENTE.. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Pós-Graduação, 2010, São Luis. LIVRO DE RESUMOS XXII SEMIC E SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. São Luis: Editora UEMA, 2010. v. XXII. p. 21-22.
-
CASTRO, V. A. E. S. ; NUNES, S. E. A. ; BELFORT, M. G. S. ; DIAS, V. L. N. ; NASCIMETO, I. O. ; AZEVEDO, S. A. ; SOUSA, S. A. ; MORAIS, J. . LEVANTAMENTO ETNOFARMACOLÓGICO DA MORINDA CITRIFOLIA: AVALIAÇÃO DOS PRINCIPAIS METABÓLITOS EM PREPARAÇÕES CASEIRAS. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Pós-Graduação, 2010, São Luis. LIVRO DE RESUMOS XXII SEMIC E SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. São Luis: Editora UEMA, 2010. v. XXII. p. 23-25.
-
AZEVEDO, S. A. ; NASCIMETO, I. O. ; MORAIS, J. ; OLIVEIRA J.D. ; DIAS, V. L. N. ; SOUSA, S. A. . EFEITOS DOS ÁCIDOS HÚMICOS E FÚLVICOS NA QUALIDADE DA LACTUCA SATIVA L.(ALFACE) EM A CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA A E B E NUTRIENTES MINERAIS. In: Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão, 2010, Imperatriz. Anúario FECITEC 2010. Imperatriz: Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocanina, 2010.
-
AZEVEDO, A. S. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; MARTINS, N. F. ; SAMBRANO, JULIO R. . Basis set optimization in the most accurate doping model in the Ag-SrTiO3 study. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AZEVEDO, A. S. ; MARTINS, N. F. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; SAMBRANO, J. R. . ESTUDO DA REATIVIDADE QUÍMICA, DA BIXINA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, S. A. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; LONGO, ELSON ; SAMBRANO, JULIO R. . DFT study of the effect of Ag-doping in surface (001) of SrTiO3. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, S. A. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; SAMBRANO, J. R. . Stability surfaces of Ag2XO4 (X = Mo or W) spinel compounds using symmetric models. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, S. A. ; LARANJEIRA, J. A. S. ; L.P. URURI, JESUS ; SAMBRANO, J. R. . Estudo DFT da superfície (001) do CsPbX3 (X = F, Br, Cl and I). 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AZEVEDO, S. A. ; SAMBRANO, J. R. . Propriedades estruturais, mecânicas e eletrônicas do SrTiO3 dopado com Ag. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AZEVEDO, S. A. ; SAMBRANO, J. R. . Modeling and computer simulation of SrTiO3 doped with Ag. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AZEVEDO, S. A. ; SAMBRANO, J.R. . Estudo TFD das propriedades estruturais, eletrônica e vibracional do SrTiO3 dopado com Ag. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AZEVEDO, S. A. ; NASCIMETO, I. O. ; MORAIS, J. . Avaliação da qualidade nutricional da Lactuca sativa L. (alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvico assosciados à adubação mineral.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AZEVEDO, S. A. ; NASCIMETO, I. O. ; MORAIS, J. ; OLIVEIRA J.D. ; AZEVEDO S.A. . Avaliação da qualidade nutricional da Lactuca sativa L. (alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvico assosciados à adubação mineral.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AZEVEDO, S. A. ; CASTRO, V. A. E. S. ; BARROSO, A. N. ; MORAIS, J. ; NUNES, S. E. A. ; NASCIMETO, I. O. ; DIAS, V. L. N. ; BELFORT, M. G. S. . Estudo Fitoquímico da Morinda citrifolia Linn. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, S. A. ; MORAIS, J. ; NASCIMETO, I. O. ; DIAS, V. L. N. ; RODIRGUES, A. A. C. ; OLIVEIRA J.D. . Analise do teor de cálcio, magnésio, ferro e fósforo na Lactuca sativa L. (alface) cultivada em solo sob aplicações de extratos húmicos e fúlvicos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, S. A. ; MORAIS, J. ; NASCIMETO, I. O. ; NUNES, S. E. A. ; DIAS, V. L. N. ; SOUSA, V. S. M. ; OLIVEIRA, R. A. . Efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos na qualidade da Lactuca sativa L.(alface) em relação às concentrações de clorofila e teor de cálcio e magnésio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, S. A. ; MORAIS, J. ; NASCIMETO, I. O. ; SOUSA, V. S. M. ; OLIVEIRA, R. A. ; DIAS, V. L. N. ; NUNES, S. E. A. . Efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos na qualidade da Lactuca sativa L.(alface) em relação ao peso fresco, área foliar e às concentrações de clorofila e teor de ferro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, S. A. ; MORAIS, J. ; NASCIMETO, I. O. ; OLIVEIRA J.D. ; DIAS, V. L. N. ; RODIRGUES, A. A. C. . Efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos na qualidade da Lactuca sativa l.(alface) em relação ao peso fresco, área foliar e às concentrações de clorofila a e b. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AZEVEDO, S. A. ; MORAIS, J. ; NASCIMETO, I. O. . Efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos na qualidade da Lactuca sativa L.(alface) em relação ao peso fresco, área foliar e às concentrações de clorofila e nutrientes minerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AZEVEDO, S. A. ; NASCIMETO, I. O. ; MORAIS, J. ; DIAS, V. L. N. ; OLIVEIRA J.D. . Avaliação da qualidade nutricional da Lactuca sativa L. (alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Simulação computacional de materiais, Descrição: Simulação de computacional de materiais cerâmicos 3D, 2D e 1D por meio da teoria do funciona da densidade(DFT). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Coordenador / A.S. LARANJEIRA, JOSÉ - Integrante / SAMBRANO, JULIO R. - Integrante / Nicolas Ferreira Martins - Integrante.
-
2016 - 2020
Perfil do Pesquisador do IFMA, Descrição: Identificar o Perfil dos Pesquisadores do IFMA Campus Barra do Corda. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Coordenador.
-
2013 - 2015
Síntese e caracterização do SrTiO3, SrTi0,9Fe0,1O3, Sr0,9Ag0,1TiO3 e Sr0,9Ag0,1Ti0,9Fe0,1 O3 para aplicação de fotocatálise ambiental., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Integrante / Marta Celia Dantas Silva - Coordenador / Adenilson de Oliveira dos Santos - Integrante / Alex de Meireles Neris - Integrante / Iêda Maria Garcia dos Santos - Integrante / Márcia Rejane Santos da Silva - Integrante.
-
2011 - 2012
Avaliação da qualidade nutricional da lactuca sativa l. (alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmico e fúlvico associado a adubação mineral, Descrição: A aplicação agrícola de soluções de ácidos húmicos e fúlvicos já é uma prática comum na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, e o seu uso tem crescido muito, inclusive em culturas de menor valor agregado. Sob esse princípio, tem sido muito discutido o uso de condicionadores organominerais no solo, para promoção de alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas, visando aumentar o teor de matéria orgânica, aumentar a diversidade e atividade da microbiota, incrementar a capacidade de troca catiônica e aniônica, desfavorecer a manutenção de íons metálicos na solução, ocasionando assim a diminuição da toxidez desses elementos. (GULLO, 2007). É comum em todo o país a prática de adubos químicos (NPK) em grandes quantidades em hortaliças, que possuem efeito fisiologicamente ácido ou alcalino, dependendo do elemento absorvido pela planta. Nos fertilizantes convencionais, em geral, somente uma parte é absorvida permanecendo a outra no solo. Do KCL, o íon que fica no solo é o cloro que pode-se ligar ao Ca2+, formando CaCl2, um sal facilmente lixiviável (FONTES, 1999). Portanto pesquisas que venham contribuir com alternativas sustentáveis no gerenciamento adequado do ambiente e mantê-lo produtivo para gerações futuras são impares no desenvolvimento da agricultura. Sendo objetivo da pesquisa proposta fundamentar os efeitos decorrentes da aplicação de ácidos fúlvicos e húmicos extraído de esterco bovino e em associação com a adubação mineral sobre a qualidade da alface(Lactuca sativa L.)em relação aos teores de sais minerais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Coordenador / Joacir Morais - Integrante / Ivaneide de Oliveira Nascimeto - Integrante / Vera Lúcia Neves Dias - Integrante / Antonia Alice Costa Rodirgues - Integrante / Jorge Diniz de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
-
2011 - 2012
Avaliação da qualidade nutricional da lactuca sativa l. (alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmico e fúlvico associado a adubação mineral, Descrição: A aplicação agrícola de soluções de ácidos húmicos e fúlvicos já é uma prática comum na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, e o seu uso tem crescido muito, inclusive em culturas de menor valor agregado. Sob esse princípio, tem sido muito discutido o uso de condicionadores organominerais no solo, para promoção de alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas, visando aumentar o teor de matéria orgânica, aumentar a diversidade e atividade da microbiota, incrementar a capacidade de troca catiônica e aniônica, desfavorecer a manutenção de íons metálicos na solução, ocasionando assim a diminuição da toxidez desses elementos. (GULLO, 2007). É comum em todo o país a prática de adubos químicos (NPK) em grandes quantidades em hortaliças, que possuem efeito fisiologicamente ácido ou alcalino, dependendo do elemento absorvido pela planta. Nos fertilizantes convencionais, em geral, somente uma parte é absorvida permanecendo a outra no solo. Do KCL, o íon que fica no solo é o cloro que pode-se ligar ao Ca2+, formando CaCl2, um sal facilmente lixiviável (FONTES, 1999). Portanto pesquisas que venham contribuir com alternativas sustentáveis no gerenciamento adequado do ambiente e mantê-lo produtivo para gerações futuras são impares no desenvolvimento da agricultura. Sendo objetivo da pesquisa proposta fundamentar os efeitos decorrentes da aplicação de ácidos fúlvicos e húmicos extraído de esterco bovino e em associação com a adubação mineral sobre a qualidade da alface(Lactuca sativa L.)em relação aos teores de sais minerais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Coordenador / Joacir Morais - Integrante / Ivaneide de Oliveira Nascimeto - Integrante / Vera Lúcia Neves Dias - Integrante / Antonia Alice Costa Rodirgues - Integrante / Jorge Diniz de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
-
2010 - 2011
Avaliação da qualidade nutricional da Lactuca sativa L. (alface) cultivada em solo sob aplicação de ácidos húmicos e fúlvico., Descrição: É comum em todo o país a prática de adubos químicos (NPK) em grandes quantidades em hortaliças, que possuem efeito fisiologicamente ácido ou alcalino, dependendo do elemento absorvido pela planta. Nos fertilizantes convencionais, em geral, somente uma parte é absorvida permanecendo a outra no solo. Do KCL, o íon que fica no solo é o cloro que pode-se ligar ao Ca2+, formando CaCl2, um sal facilmente lixiviável (FONTES, 1999). Portanto pesquisas que venham contribuir com alternativas sustentáveis no gerenciamento adequado do ambiente e mantê-lo produtivo para gerações futuras são impares no desenvolvimento da agricultura. Sendo objetivo da pesquisa proposta fundamentar os efeitos decorrentes da aplicação de ácidos fúlvicos e húmicos extraído de esterco bovino sobre a microflora do solo e a qualidade da alface(Lactuca sativa L.).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Integrante / Joacir Morais - Integrante / Ivaneide de Oliveira Nascimeto - Coordenador / Vera Lúcia Neves Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
-
2010 - 2011
AVALIAÇÃO DOS ÁCIDOS HÚMICO E FÚLVICO.NA MICROFLORA DO SOLO E NA CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA EM Lactuca sativa L. (ALFACE), Descrição: No sentido de atender a demanda do mercado e manter a produção regular várias técnicas de manejo das hortaliças tem sido utilizadas, dentre elas o uso de adubos minerais, que em geral, somente uma parte é absorvida permanecendo a outra no solo. Portanto pesquisas que venham contribuir com alternativas sustentáveis no gerenciamento adequado do ambiente e mantê-lo produtivo para gerações futuras são importantes no desenvolvimento da agricultura. Sendo objetivo desta pesquisa fundamentar os efeitos decorrentes da aplicação de ácidos fúlvicos e húmicos extraído de esterco bovino sobre a microflora do solo e a qualidade da alface(Lactuca sativa L.).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Integrante / Joacir Morais - Integrante / Ivaneide de Oliveira Nascimeto - Coordenador / Vera Lúcia Neves Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
-
2010 - 2011
EFEITOS DOS ÁCIDOS HÚMICO E FÚLVICO NA MICROFLORA DO SOLO E NA QUALIDADE DA Lactuca sativa L. (ALFACE) EM RELAÇÃO ÀS CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA E NUTRIENTES MINERAIS, Descrição: A utilização de ácidos fúlvicos e húmicos para incrementar a produtividade vegetal e a microflora do solo tem sido parâmetros para alguns estudos. Contudo ainda existe uma carência de informações sobre a ação dos mesmos contidos nos condicionadores organominerais. Logo, a indicação dos efeitos destes ácidos na microflora, no desenvolvimento e qualidade em relação ao peso seco e fresco e a concentração de clorofila, Ca, Mg, Fe e P na alface(Lactuca sativa) utilizada em saladas ou de outras formas para o consumo humano é de fundamental importância. A aplicação agrícola de soluções de ácidos húmicos e fúlvicos já é uma prática comum na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, e o seu uso tem crescido muito, inclusive em culturas de menor valor agregado. Portanto pesquisas que venham contribuir com alternativas sustentáveis no gerenciamento adequado do ambiente e mantê-lo produtivo para gerações futuras são impares no desenvolvimento da agricultura. Sendo objetivo da pesquisa proposta fundamentar os efeitos decorrentes da aplicação de ácidos fúlvicos e húmicos extraído de esterco bovino sobre a microflora do solo e a qualidade da alface(Lactuca sativa L.).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Integrante / Joacir Morais - Integrante / Ivaneide de Oliveira Nascimeto - Coordenador / Vera Lúcia Neves Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2010
Ocorrencia da toxoplasmose Toxoplama gondii, nomunicipio de Imperatriz, região sudoeste do estado do Maranhão, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Sérgio Alves de Azevedo - Integrante / Suellen Alves de Azevedo - Integrante / Geovânia Maria da Silva Braga - Coordenador.
Prêmios
2025
Melhor Trabalho de Ciências Exatas da Semana Nacional Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, Governo do Estado do Maranhão.
2011
Melhor trabalho de iniciação cientifica do IX Encontro Brasileiro de Substancias Húmicas, Grupo Brasileiro de substâncias húmicas.
2010
DESTAQUE FECITEC, NDCRT.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão - Campus Barra do Corda. , BR 226, Vila nenzin, 65950000 - Barra do Corda, MA - Brasil, Telefone: (99) 984051888
Experiência profissional
2013 - 2015
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2013 - 05/2015
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências, Sociais, Saúde e Tecnologia, Centro de Ciências, Sociais, Saúde e Tecnologia.Atividade realizada, Pesquisa na área de Físico-química Inorgânica (Fotocatálise) e Química do estado sólido..
2012 - 2012
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Laboratório de Solos, Carga horária: 10
2012 - 2012
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Trabalho de Extensão, Enquadramento Funcional: Professor de química, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de química no curso Pré-vestibular do Diretório Central dos Estudantes do CESI/UEMA
2011 - 2012
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista bic- FAPEMA, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitoria da disciplina de química geral, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitoria da disciplina de química geral no curso de Engenharia Florestal na UEMA-CESI trabalhando como monitor colaborado sem remuneração desenvolvendo atividades práticas da disciplina e dando apoio aos alunos.
2010 - 2011
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista bic- FAPEMA, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Diretor acadêmico, Enquadramento Funcional: Diretor acadêmico do CAQUIM, Carga horária: 4
Outras informações:
Diretor acadêmico do Centro Acadêmico de Química (CAQUIM) da UEMA-CESI.
2009 - 2009
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Trabalho de Extensão, Enquadramento Funcional: Professor de química, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de química do cursinho popular do Diretório Central do Estudantes do CESI/UEMA.
2025 - Atual
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
2014 - Atual
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório de Química, Carga horária: 40
2016 - 2020
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do DPPGI, Carga horária: 10
2015 - 2016
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista PRONATEC, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2025
Ensino,Disciplinas ministradas, Análise Instrumental, Química Ambiental, Química analítica qualitativa, Quimica III, Química orgânica experimental
-
01/2015 - 12/2016
Ensino,Disciplinas ministradas, Bioquímica e Bioprocessos, Corrosão, Gestão de Resíduos Sólidos, Pratica Curricular III, Pratica Curricular IV, Processo industriais orgânicos
2020 - 2022
Fundacao Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo-UnivespVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 10
Outras informações:
Facilitador do curso de engenharia da computação
2023 - Atual
Unidade de Ensino Superior do Centro Maranhense, UnicentroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 2
Atividades
-
01/2025
Ensino, administaçao, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, projeto de pesquisa
-
08/2023 - 12/2024
Ensino, Engenharia Cívil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo diferencial e integral, ciência dos materiais, Projeto de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sérgio Alves de Azevedo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?