Marília Vieira Marques

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo.Mestre pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo. Psicóloga judiciária no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2012 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Aproximações psicanalíticas da dependência química: do que se trata?, Ano de Obtenção: 2015
Ana Maria Loffredo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: toxicomania; maternagem; psicanálise; CAPS-AD.Grande área: Ciências Humanas

Aperfeiçoamento em Programa de aprimoramento Profissional

2008 - 2010

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Título: Atendimento Clínico de Paciente Cardiopata com Síndrome do Pânico. Ano de finalização: 2010
Orientador: Ana Augusta Maria Pereira
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Graduação em Psicologia

2002 - 2007

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2023 -

Psicanálise (formação). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2022 -

Formação de doula de Adoção. (Carga horária: 74h). , Instituto Doulas de Adoção, IDA, Brasil.

2022 - 2022

Sobre pais e mães: uma visão psicanalítica. (Carga horária: 2h). , Casa do Saber, CS, Brasil.

2022 - 2022

O inconsciente: de Freud às reformulações das neurociências. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber, CS, Brasil.

2022 - 2022

A psicanálise para um mundo em transformação. (Carga horária: 5h). , Casa do Saber, CS, Brasil.

2022 - 2022

Sonhar: por que e para quê. (Carga horária: 2h). , Casa do Saber, CS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Psicologia Jurídica. (Carga horária: 78h). , Estudos Avançados, EA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em sistema para detecção de uso, abuso e dep. quim.. (Carga horária: 120h). , SUPERA, SUPERA, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação pra o Atendimento em Saúde Mental. (Carga horária: 7h). , Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, EDEPE, Brasil.

2010 - 2011

Supervisão Institucional com Dr Cláudio Loureiro. , Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas Guaianases, CAPS AD GUAIANAS, Brasil.

2010 - 2010

Violência e Saúde Mental. (Carga horária: 4h). , NEP Centro de Atenção Psicossocial Itapeva, CAPS ITAPEVA, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação para o tratamento intensivo ao fumante. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, SMS SP, Brasil.

2009 - 2010

Grupo de estudos sob orientação de Renata Cromberg. , Grupo de Estudos em Psicanálise Freudiana, GEPF, Brasil.

2008 - 2010

Programa de Aprimoramento Profissional. (Carga horária: 3920h). , Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, IDPC, Brasil.

2009 - 2009

67º Curso Intensivo de Cardiologia. (Carga horária: 33h). , Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, IDPC, Brasil.

2008 - 2009

Supervisão Clínica com Prof Dr Paulo César Endo. , Supervisão Clínica, -, Brasil.

2008 - 2008

Introdução à Psicossomática Psicanalítica. (Carga horária: 30h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2007 - 2007

Fundamentos da Clínica Psicanalítica. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.

2007 - 2007

III Curso de Psicologia Hospitalar Aplicada. (Carga horária: 12h). , Hospital e Maternidade SEPACO, SEPACO, Brasil.

2007 - 2007

Monitora da discip. Psicologia Aplicada a Nutrição. , Instituto de Psicologia - IPUSP, IPUSP, Brasil.

2006 - 2006

Grupo de estudos sobre a obra de Freud. , Laboratório de Psicanálise e Análise do Discurso - LAPSI - IPUSP, LAPSI - IPUSP, Brasil.

2005 - 2005

Grupo de estudos sobre a obra de J. Lacan. , Laboratório de Psicanálise Jacques Lacan - IPUSP, LPJL - IPUSP, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Cinesiologia. (Carga horária: 5h). , Sedes Sapientiae - Centro de Integração e Desenvolvimento, SS - CID, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA JURÍDICA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento em Dependência Química.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Hospitalar.

Organização de eventos

MARQUES, M. V. ; Equipe CAPS AD Guaianaes . II FÓRUM DE ATENÇÃO EM ÁLCOOL E DROGAS DA REDE TIRAGUAIA. 2010. (Outro).

MARQUES, M. V. ; Equipe CAPS AD Guaianaes . III FÓRUM DE ATENÇÃO EM ÁLCOOL E DROGAS DA REDE TIRAGUAIA. 2010. (Outro).

MARQUES, M. V. ; Equipe CAPS AD Guaianaes . I FÓRUM DE ATENÇÃO EM ÁLCOOL E DROGAS DA REDE TIRAGUAIA. 2010. (Outro).

Participação em eventos

I JORNADA ? ADOÇÃO E CONTAMPORANIDADE ? SBPSP. 2014. (Simpósio).

MANHÊS E AUTISMO: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA INSPIRADA NA CLÍNICA. 2012. (Encontro).

1º Seminário de Saúde Mental e Dependência Química de Crianças e Adolescentes - Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. 2010. (Seminário).

III Colóquio de psicopatologia e saúde pública. 2008. (Outra).

V Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos - Interpretação e Cura. 2008. (Encontro).

15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.A questão do superego na neurose obsessiva em mulheres. 2007. (Simpósio).

Colóquio Internacional de Psicanálise: Atualidades das Perversões. 2007. (Outra).

I Encontro Latinoamericano de Psicanálise de Crianças e Adolescentes - Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. 2007. (Encontro).

Simpósio Internacional de Saúde Mental nas Práticas em Saúde. 2007. (Simpósio).

Um Dia na Universidade Dialogando com Winnicott, Klein e Lacan sobre a Criança e o Adolescente: Dez Anos Depois - LAPECRI USP. 2007. (Outra).

XI Jornada Científica INCOR HCFMUSP - Módulo Psicologia: Morte e DIlemas no Hospital. 2007. (Outra).

I Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico - AAT(Brasil), AATRA (Argentina), CALLE 3 (Espanha), SPAT (Peruana). 2006. (Congresso).

II Jornada APOIAR: A Atenção em Saúde Mental - Políticas Públicas e Propostas de Intervenção - IPUSP. 2004. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MARQUES, M. V. . A questão do superego na neurose obsessiva em mulheres. In: 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2007, São Paulo. Resumos do 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2007.

  • MARQUES, M. V. . TOXICOMANIA E MATERNAGEM: DO TRAUMA AO TRATAMENTO. UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA SOBRE A TERAPÊUTICA AOS TOXICÔMANOS. In: I ENCONTRO DE PESQUISAS EM PSICANÁLISE DO IPUSP, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos - I ENCONTRO DE PESQUISAS EM PSICANÁLISE DO IPUSP, 2012. v. 1. p. 4-5.

  • MARQUES, M. V. . TOXICOMANIA E MATERNAGEM: DO TRAUMA AO TRATAMENTO. UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA SOBRE A TERAPÊUTICA AOS TOXICÔMANOS. In: VI CONGRESSO INTERNO DO INSTITUTO PSICOLOGIA DA USP, 2012, São Paulo. VI Congresso interno do Instituto de Psicologia: resumos eletrônicos, 2012.

  • MARQUES, M. V. . TOXICOMANIA E MATERNAGEM: DO TRAUMA AO TRATAMENTO. UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA SOBRE A TERAPÊUTICA AOS TOXICÔMANOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, M. V. . TOXICOMANIA E MATERNAGEM: DO TRAUMA AO TRATAMENTO. UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA SOBRE A TERAPÊUTICA AOS TOXICÔMANOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, M. V. . A questão do superego na neurose obsessiva em mulheres. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    TOXICOMANIA E MATERNAGEM: DO TRAUMA AO TRATAMENTO. UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA SOBRE A TERAPÊUTICA AOS TOXICÔMANOS, Descrição: Projeto de pesquisa sob orientação da Profa. Livre Associada Ana Maria Loffredo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marília Vieira Marques - Coordenador., Financiador(es): CAPES - Bolsa.

  • 2007 - 2007

    A questão do superego na neurose obsessiva em mulheres, Descrição: Em 1933, Freud escreve que as mulheres, por permanecerem longamente no complexo de Édipo, apresentam um superego menos intenso e independente de questões emocionais, portanto mais frágil do que o dos homens. Tal afirmação traz consigo uma contradição, pois o autor confirma, em diversos artigos, que existem mulheres obsessivas, as quais seguem o mesmo padrão superegóico dos homens, qual seja, a crueldade do superego para com o ego masoquista. Esta crueldade pode ser entendida como um investimento libidinal posterior a um superego intenso, inexorável e exigente, tal qual Freud afirmou ser inexistente nas mulheres. Foram levantadas duas hipóteses. A primeira consiste em apontar outros elementos para a formação de um inexorável superego na mulher, que não o complexo de castração ? tão importante para a construção superegóica dos homens. A outra hipótese aborda o complexo de masculinidade, como explicado por Freud em 1925. As mulheres obsessivas possuiriam tal complexo, portanto, não reprimiriam sua quantidade de agressão, a qual se dirigiria para seu superego, tornando-o cruel. Esta agressão é característica de seu momento libidinal fálico, anterior à constituição de sua feminilidade. Desta maneira, são apontadas duas saídas para o conflito teórico freudiano entre o frágil superego da mulher e as neuróticas obsessivas. ORIENTADORA: Profª Drª Ana Maria Loffredo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marília Vieira Marques - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - USP - Bolsa.

  • 2002 - 2003

    Análise do Discurso de Pacientes sobre Tratamento, Loucura e Família, Descrição: A pesquisa foi realizada como requisito obrigatório das disciplinas Prática em Pesquisa I e II, do curso de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pacientes do Hospital Dia da Água Funda foram entrevistados pelo grupo de alunas, após estãgio institucional. Orientação: André Meller. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marília Vieira Marques - Coordenador / Marcela Lugli - Integrante / Fernanda Castro - Integrante / Cíntia Honda - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Tribunal de Estado de Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Judiciária, Carga horária: 30

2010 - 2012

Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas Guaianases

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2010

    Serviços técnicos especializados , Setor de Psicologia.,Serviço realizado, Campo de Atuação: atendimento psicológico a dependentes químicos e seus familiares. Realizo consultas em grupo, atendimentos individuais, matriciamento e visitas domiciliares.

2008 - 2010

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Vínculo: aprimoranda, Enquadramento Funcional: psicóloga clínica hospitalar, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2008 - 01/2010

    Serviços técnicos especializados , Setor de Psicologia.,Serviço realizado, Campo de Atuação: atendimento clínico ambulatorial e a pacientes internados em enfermaria ou UTI. Supervisão: Profª Drª Ana Maria Augusta Pereira Orientação: psicanálise.

2008 - 2015

Consultório Particular

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: psicóloga clínica

Outras informações:
Atendimento de adultos em consultório particular. Orientação psicanalítica.

2006 - 2006

Instituto de Psiquiatria FMUSP

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária clínica em psicologia, Carga horária: 16

Atividades

  • 09/2006 - 10/2006

    Estágios , PROTOC.,Estágio realizado, Acompanhamento de consultas ambulatoriais e acompanhamento terapêutico à paciente internada pelo Programa Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo (PROTOC), do IPQ-FMUSP. Supervisão: Profª Drª Juliana Belo Diniz Orientação: Psicologia Cogniti.

2005 - 2005

Hospital Psiquiátrico Vera Cruz

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária em psicologia institucional, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2005 - 05/2005

    Estágios , Setor de Psicologia.,Estágio realizado, Reabilitação de pacientes institucionalizados. Atécnica utilizda era a do "Clube dos Saberes" de Arthur Hyppolito de Moura. Supervisão: equipe técnica em psicologia.

2004 - 2004

Associação Minha Rua Minha Casa

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estágio em psicologia institucional, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2004 - 09/2004

    Estágios , Associação Minha Rua Minha Casa.,Estágio realizado, Atendimento institucional a pessoas em situação de rua. Supervisão: Gabriela Carvalho Russo.

2004 - 2004

Clínica Psiquiátrica Charcot

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária clínica em psicologia, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2004 - 11/2004

    Estágios , Clínica Psiquiátrica Charcot.,Estágio realizado, Atendimento individual a paciente institucionalizado e à familia. Supervisão: Profª Drª Leila Tardivo.

2003 - 2003

Serviço Social do Comércio

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estágio em psicologia, Carga horária: 30

Atividades

  • 10/2003 - 11/2003

    Estágios , Serviço Social do Comércio - SP - BRA.,Estágio realizado, Monitoria em exposição infantil. Realizava contação de histórias da mitologia grega.

2002 - 2003

Hospital Dia - Água Funda

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio de Pesquisa em Psicologia, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2002 - 06/2003

    Estágios , Hospital Dia - Água Funda.,Estágio realizado, Estágio de Pesquisa em Psicologia Institucional no Hospital Dia da Água Funda. Tema da Pesquisa: análise do discurso de pacientes sobre tratamento, loucura e família Orientação e Supervisão:: André Meller (Mestre em Psicologia pela Universidade de.

2002 - 2007

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluna de Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

  • 06/2006 - 11/2006

    Estágios , Hospital Universitário, Clínica Obstétrica.,Estágio realizado, Atendimento clínico a puérperas. Supervisão: Profª Drª Ana Maria Aguirre.

  • 06/2006 - 11/2006

    Estágios , Instituto de Psicologia, Clínica Durval Marcondes.,Estágio realizado, Atendimento de orientação profissional a adolescentes.

  • 03/2006 - 11/2006

    Estágios , Instituto de Psicologia, Clínica Durval Marcondes.,Estágio realizado, Atendimento clínico individual. Supervisor: Prof Dr Paulo César Endo.

  • 06/2005 - 11/2005

    Estágios , Instituto de Psicologia, Clínica Durval Marcondes.,Estágio realizado, atendimento clínico individual a adolescente sob medida sócio-educativa da antiga FEBEM. Supervisão Profª Drª Helena Bicalho.

2003 - 2003

Zoológico de São Bernardo do Campo

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária em etologia, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2003 - 06/2003

    Estágios , -.,Estágio realizado, Enriquecimento do cativeiro de casal de iraras com diagnóstico veterinário de estresse por confinamento.