Ana Maria de Niemeyer

Possui bacharelado -1963- e licenciatura -1964- em História e Geografia pela PUC/ Rio de Janeiro, mestrado em geografia na Université de Paris IV -Paris-Sorbonne,1970- e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo-1985. Atualmente é professora colaborador(Aposentada) da Universidade Estadual de Campinas e foi pesquisador do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu/Unicamp). Na área de Antropologia é especialista em estudos urbanos e em antropologia visual, com ênfase nestes temas: espaço, cidades, racismo na escola, imagens como instrumento de conhecimento científico . Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). É formada em psicodrama sócio educacional. Atualmente vem realizando formação em artes visuais, sobretudo gravura em metal no SESC Pompéia com Evandro Jardim.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado

1978 - 1985

Universidade de São Paulo
Título: OLUSAR DA POBREZA MORADIA E CONTROLE DO ESPACO NA FAVELA. SAO PAULO: 1972-1977.
Orientador: RUTH CORREA LEITE CARDOSO
Palavras-chave: Espaco; Familia; Favela.Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Mestrado

1967 - 1970

Université Paris-Sorbonne
Orientador: MICHEL ROCHEFORY
Palavras-chave: Espaco; Favela; Remocao.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Especialização em andamento em Oficina de Gravura de Estampá

2006 - Atual

SESC Pompéia
Orientador: Evandro Carlos Jardim

Especialização em Psicodrama Sócio Psicodramático

1978 - 1980

Grupo de Estudos de Técnicas Sócio Psicodramáticas
Orientador: Maria Alice Vassimon

Graduação em História e Geografia

1960 - 1964

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 0

Alelier de Gravura em Metal. (Carga horária: 24h). , Serviço Social do Comércio.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Italiano

Lê Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Visual.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Ensino de Antropologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário de Pesquisa do Doutorado em Antropologia Social (PPGAS/IFCH/Unicamp).Desafios e contribuições de uma trajetória de pesquisa. 2005. (Seminário).

Racismo em debate na escola pública - FAFICH (Grupo de História Oral).Racismo em debate na escola pública. 2005. (Seminário).

Seminários de Pesquisa - PAGU/Unicamp.Racismo em debate nas escolas. 2004. (Seminário).

Roteiro para uma reflexão sobre o significado simbólico e prátivo do pai em nossa sociedade.Roteiro para uma reflexão sobre o significado simbólico e prátivo do pai em nossa sociedade. 2004. (Seminário).

"Desafios à Família na Atualidade". "Escuta psicanalítica e as novas demandas". 2001. (Congresso).

Seminários do LABEURB." O silenciamento do 'negro' na auto-identificação étnica. Um estudo com adolescentes de duas escolas públicas paulistanas".. 2001. (Seminário).

Antropologia na Sociedade." Um desafio para a antropologia na sociedade: pesquisa e interferência no ensino - aprendizado do ensino fundamental da escola pública.". 2001. (Seminário).

"Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra"."Educadores frente ao preconceito, ao racismo e à intolerância".. 2001. (Seminário).

Curso de Psicoterapia Psicodinâmica da Pré-Adolescência."O adolescente no contexto social da contemporaneidade". 2001. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Psicodrama. " Experiências de Intervenção na Comunidade: Racismo-uma abordagem atráves do Psicodrama e da Antropologia". 2000. (Congresso).

O Desafio da Diferença: Articulando gênero, raça e classe."O que o silêncio revela. Um estudo sobre a juventude negra na escola pública da periferia paulistana". 2000. (Simpósio).

Psicanálise & Psiquiatria."O silenciamento da Categoria negro na auto classificação étnica do jovens da escola pública paulistana". 2000. (Simpósio).

Anais do I Simpósio Internacional.Anais do I Simpósio Internacional: O Desafio da Diferença, articulando gênero, raça e classe.. 2000. (Simpósio).

Juventude, Cultura e violência." A violência do racismo na escola pública paulistana". 2000. (Outra).

Racismo, Intolerância e os Jovens." A violência do racismo na escola pública paulistana: relato de um projeto". 2000. (Outra).

Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem:Cidade Atravessada.Confrontos. 1999. (Encontro).

Simposio Internacional: Gênero e Relações Interétnicas entre a juventude das cidades contemporâneas." Relações raciais e de gênero: atribuição de apelidos entre jovens de uma escola pública paulistana".. 1998. (Simpósio).

Juventude e exclusão.G~enero e Relações Interétnicas entre a juventude das cidades contemporâneas - Rockefeller Fellowship in the Humanities at Unicamp: Building Democracy: Citizenship, National and Contemporary Urban Experience.. 1998. (Simpósio).

"Tecnociência e Solidariedade Intergeracional".Curso da Vida, Imagens do Envelhecimento e Novas Tecnologias do Corpo. 1998. (Simpósio).

Simposio Internacional: Gênero e Relações Interétnicas entre a juventude das cidades contemporâneas - Rockefeller Felloship in the Humanities at Unicamp: Building Democracy: Citizenship, National and Contemporary Urban Experience..Oficina para discussão do projeto FAPESP/Ensino Público: "Revisitando a prática pedagógica: relações interétnicas na escola pública da cidade de São Paulo". 1998. (Oficina).

21ª Reunião Brasileira de Antropologia."Revisitando a prática pedagógica: negros e mestiços na escola pública paulistana Primeiro diagnóstico de uma pequisa entre jovens do segundo grau de uma escola da periferia paulistana".. 1998. (Encontro).

XXII Encontro Anual."Estudando o silenciamento do racismo e do preconceito numa escola pública da periferia paulistana".. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniela do Carmo

NIEMEYER, A. M.. O "lance da cor": um estudo sobre estereótipos em duas escolas públicas da periferia paulistana (2000-2001). 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Wilson Rogério Penteado Júnior

NIEMEYER, A. M.. Jongueiros do Tamandaré: um estudo antropológico da prática do jongo no Vale do Paraíba Paulista (Guaratinguetá - SP). 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carolina Cantarino Rodrigues

NIEMEYER, A. M.. Políticas de ação afirmativa e o embate entre representações sobre as relações raciais no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Evandro Ziggiatti Monteiro

NIEMEYER, A. M.; AZEVEDO, R. M.. Três Largos Campineiros: Carmo, Rosário e Catedral. Histórias e Mapas de Viajantes. 2001. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Katia Terezinha Patrício da Silva

NIEMEYER, A. M.; DEBERT, G. G.. Estudo da convivência de um grupo social com o processo inflacionário. 1998. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrícia Inês Garcia de Souza

NIEMEYER, A. M.. Buscadores do sagrado: as transformações da maçonaria em Belém do Pará. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andréa Martini

NIEMEYER, A. M.. A margem do limite: fronteira e narrativa na Foz do Breu, Acre, Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Benedito Rodrigues da Silva

NIEMEYER, A. M.; BERNARDO, T.. Ritmos da identidade: mestiçagens e sincretismos na cultura do Maranhão. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jurema Teixeira

NIEMEYER, A. M.; BERNARDO, T.. Memória feminina: as lembranças de vida de mulheres portuguesas e afro-descendentes. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Juarez Dayrrel

NIEMEYER, A. M.; SPOSITO, M. P.. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude em Belo Horizonte. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Júlio de Assis Simões

NIEMEYER, A. M.; DEBERT, G. G.. Entre o lobby e as ruas: movimento de aposentados e politização da aposentadoria. 2000. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz Leocadia Fernandes

NIEMEYER, A. M.; CARLOS, A. F. A.. Senhoras & Senhores de Santana. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wilson Rogério Penteado Júnior

NIEMEYER, A. M.. Capoeira e cidadania: uma estudo da prática capoeirística e sua aplicação em projetos sócio-educacionais na cidade de Campinas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

SARTI, C. A.; MACAGNO, L. G.; LEWGOY, B.; SANTILLI, P. J. B.; ARAUJO, M. A. M.; MATOS, O. C. F.;NIEMEYER, A. M.. Concurso da área de Antropologia da Universidade Federal de São Paulo/Guarulhos. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

NIEMEYER, A. M.. Comitê de Análise dos resumos de trabalhos da 56ª Reunião Anual da SBPC. 2004. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo.

NIEMEYER, A. M.. Membro do Juri do Segundo Prêmio "Educar para a igualdade racial/Experiências de promoção da igualdade racial/étnica no ambiente e escolar". 2004. Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

NIEMEYER, A. M.. Membro do Juri do Primeiro "Educar para a igualdade racial/Experiências de promoção da igualdade racial/étnica no ambiente e escolar". 2003. Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

NIEMEYER, A. M.. Membro de Banca de Premiação da Melhor Tese de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais. 2000. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

NIEMEYER, A. M.. Membro de Banca de Premiação da Melhor Tese de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais. 1999. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniela do Carmo

Doutorado em Antropologia Social; Início: 2006; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas; (Coorientador);

José Carlos Gomes da Silva

Supervisão de professor visitante na UNICAMP/Departamento de Antropologia; Início: 2006; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Daniela do Carmo

O ` lance da cor `: um estudo sobre estereótipos em duas escolas públicas da periferia paulistana -200/2001; 2005; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

Ana Claudia do Espirito Santo Lyra

Uma cidade e seus espaços: Poço Fundo-MG; 2000; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

Eide Sandra de Azevedo Abreu

O reparo de objetos na sociedade do descartável:resistência e preservação; 1996; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

Emilia Pietrafesa de Godoi

O trabalho da memoria: um estudo antropologico de ocupacao camponesa no sertao do Piaui; 1993; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

Kênia Kemp

Grupos de estilo jovem: o rock underground e as práticas (contra) culturais dos grupos "punk" e "thrash" em SP; 1993; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

Andréa Luisa Moukhaiber Zhouri

Discursos verdes: as práticas da ecologia -um estudo antropológico da participação dos ecologistas paulistas nas eleiçoes de 1986; 1992; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

María Edith Guerrero Obando

Estrangeiros: peregrinos da América; Os latino-americanos do Cone Sul no Brasil de Campinas e de São Paulo;1970-1990; 1992; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

Maria Lidia Medeiros de Noronha Pessoa

A criança, a brincadeira e a vida: um estudo antropológico da prática lúdica de meninos e meninas trabalhadores no baisso São Joaquim da periferia de Teresina/Piaui; 1992; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

Renata Ferreira Xavier

A Prefeitura de São Paulo num Cortiço da Cidade -1985/1986; 1992; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

José Carlos Gomes da Silva

Os suburbanos e a outra face da cidade-negros em São Paulo 1900-1930; ; 1990; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

José Carlos Gomes da Silva

Rap na cidade de Sào Paulo: musica, etnicidade e experiencia urbana; 1998; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria de Niemeyer;

José Carlos Gomes da Silva

2007; Universidade Estadual de Campinas,; Ana Maria de Niemeyer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NIEMEYER, A. M. . Caldeirão de Injustiça. Cadernos de Arte e Antropologia , v. 1, p. 9-38, 2012.

  • NIEMEYER, A. M. . "O silenciamento do 'negro' na auto-identificação étnica: um estudo com adolescentes de duas escolas públicas paulistanas".. "O silenciamento do 'negro' na auto-identificação étnica: um estudo com adolescentes de duas escolas públicas paulistanas", NUDECRI/UNICAMP -Campinas, v. 8, p. 43-72, 2002.

  • NIEMEYER, A. M. . Para o estímulo do diálogo entre a prática antropológica e a prática psicanalítica. Ide (São Paulo) , v. 1, p. 54-74, 2002.

  • NIEMEYER, A. M. . "Crônicas, Desenhos, Poesias e Escritos de Alunos Negros. De Duas Escolas Públicas Paulistanas". Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, USP, v. 9, n.Jul/Dez, p. 46-54, 1999.

  • NIEMEYER, A. M. . Sociedades tribais, urbanas e camponesas, uma proximidade desejavel: notas para um curso de graduacao em antropologia social. Anuário Antropológico , Rio de Janeiro, n.96, p. 49-66, 1997.

  • NIEMEYER, A. M. . Rimas urbanas: falas sobre multiculturalismo em Bolona e Paris. Imagens, Campinas, n.7, p. 88-97, 1996.

  • NIEMEYER, A. M. . 'Favela; Iguais e Desiguais, de Antropologia'.. REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 22, p. 113-131, 1979.

  • NIEMEYER, A. M. . As Cercas e Os Muros Separam Os Trabalhadres Em 'Iguais' e 'Desiguais', Numa Favela de Sao Paulo e Numa Vila Popular Planejada de Campinas. CADERNOS DE OPINIAO, v. 12, p. 70-79, 1979.

  • PINHEIRO, A. M. N. ; NIEMEYER, A. M. ; MONTENEGRO, A. M. . 'Un Bilan Des Etudes Urbaines Au Bresil'.. REUVE TIERS MONDE., v. XII, n.45, p. 251-255, 1971.

  • NIEMEYER, A. M. ; Pietrafesa de Godoi . Além dos Territórios: para um diálogo entre a etnologia indígena, os estudos rurais e os estudos urbanos.. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 1998. v. 1. 288p .

  • NIEMEYER, A. M. . Sociedades tribais, urbanas e camponesas, uma proximidade desejável: notas para um curso de graduação em antropologia social. In: M.P.Grossi, A.Tassinari, C.Rial. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Florianóplis/SC: Nova Letra/ABA, 2006, v. , p. -.

  • NIEMEYER, A. M. . "Um outro retrato: imagens de migrantes favelados". In: B.Feldman-Bianco; M.Moreira Leite. (Org.). Desafios da Imagem. 2ed.Campinas: Papirus, 2001, v. , p. 225-265.

  • NIEMEYER, A. M. ; Pietrafesa de Godoi . Indicando caminhos: mapas como suporte na orientacao espacial e como instrumento no ensino de antropologia. In: Ana Maria de Niemeyer;Emilia Pietrafesa de Godoi. (Org.). Alem dos territorios: por um dialogo entre a etnologia indigena, os estudos rurais e os estudos urbanos. 1ed.Campinas: Editora Mercado de Letras, 1998, v. , p. 07-288.

  • NIEMEYER, A. M. . Lugar e não Lugar: um olhar antropológico sobre o Teatro Espontâneo na sala Adoniram Barbosa/Centro Cultural São Paulo - 25/10/2003. In: XXIX Encontro Anual da Anpocs, 2005, Caxambu. XXIX Encontro Anual da Anpocs, 2005.

  • NIEMEYER, A. M. . O Desafio da Diferença, articulando gênero, raça e classe. In: Anais do I Simpósio Internacional: O Desafio da Diferença, articulando gênero, raça e classe, 2001, Salvador. Anais do I Simpósio Internacional: O Desafio da Diferença, articulando gênero, raça e classe. Salvcador - BA, 2000.

  • NIEMEYER, A. M. . Classe Media; Representacoes e Praticas Em Relacao A Pobreza. In: REUNIAO DO GRUPO DE ESTUDOS CIDADE DO NUCLEO SAO PAULO, 1989. p. 0-0.

  • NIEMEYER, A. M. . Simbolos de Localizacao Na Cidade; Leitura de Mapas Cognitivos. In: I REUNIAO DO GRUPO DE ESTUDOS CIDADE DA ANPUH, 1988. SAO PAULO, SAO PAULO, BRASIL. p. 0-0.

  • NIEMEYER, A. M. . Localizacao Simbolica No Tempo e No Espaco Leitura de Mapas Cognitivos. In: IX ENCONTRO DE HISTORIA DO NUCLEO SAO PAULO: REFORMA E REVOLUCAO, 1988. SAO PAULO, SAO PAULO, BRASIL. p. 0-0.

  • NIEMEYER, A. M. . Territorio:Diferentes Enfoques No Brasil Hoje Simposio-Organizacao de Ana Maria de Niemeyer.. In: ABA-ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 1987. CAMPINAS, SAO PAULO, BRASIL. p. 0-0.

  • NIEMEYER, A. M. . Historias Tracadas e Recriadas. In: ABA XV REUNIAO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 1986. CURITIBA, PARANA, BRASIL. p. 0-0.

  • NIEMEYER, A. M. . Familia Nos Estudos Sobre Favela. In: X ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 1986. CAMPOS DE JORDAO, SAO PAULO, B. p. 0-0.

  • NIEMEYER, A. M. . Escrituras da imagem: uma avaliação. Rua (UNICAMP) , 2007.

  • NIEMEYER, A. M. . Preconceito e racismo no ensino básico: desafios e contribuições de um projeto antropológico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NIEMEYER, A. M. ; Ana Maria de Niemeyer . Lugar e não-lugar: um olhar antropológico sobre o psicodrama público na sala Adoniran Barbosa - Centro Cultural São Paulo 2009 (artigo).

  • NIEMEYER, A. M. . Escrituras da Imagem: uma avaliação. Campinas: NUDECRI, 2007 (Resenha).

  • NIEMEYER, A. M. . Além dos territórios: por um diálogo entre a etnologia indígena, os estudos rurais e os estudos urbanos.. Campinas: Mercado de Letras, 1998 (Coletânea).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NIEMEYER, A. M. . Relatório Final do Projeto Racismo na Escola Pública: pesquisa e interferência no processo de ensino-aprendizagem. 2001. (Relatório de pesquisa).

NIEMEYER, A. M. . Revisitando a prática pedagógica:relações interétnicas na escola pública/SP. 2001. (Painel com resultados de projeto financiado pela FAPESP exposto em Mostra de Projetos).

NIEMEYER, A. M. . Até onde o olhar alcança I, II, III. 2009. Gravura.

NIEMEYER, A. M. . Para além da Ofensa. 2001. Vídeo.

NIEMEYER, A. M. . Racismo em debate na escola. 2001. Vídeo.

NIEMEYER, A. M. ; NIEMEYER CESARINO, A. M. . Quinta Bienal de Gravura de Santo André. 2011.

NIEMEYER, A. M. . Quadragésimo Primeiro Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. 2009.

NIEMEYER, A. M. . Racismo e preconceito na escola. 2002 (Vídeo) .

NIEMEYER, A. M. . "Respeitar a diferença". 2002 (Entrevista publicada) .

NIEMEYER, A. M. . "Preconceito, discriminação e racismo em debate na escola pública". 2002 (Artigos) .

NIEMEYER, A. M. . "Para estimular um diálogo entre a prática antropológica e a prática psicanalítica com comunidades". 2002 (Artigos) .

NIEMEYER, A. M. . Racismo em debate na escola. 2001 (Vídeo) .

NIEMEYER, A. M. . Para além da Ofensa. 2001 (Vídeo) .

NIEMEYER, A. M. . "Revisistando a prática pedagógica: relações interétnicas na escola pública da cidade de São Paulo". 2001 (Elaboração de Painel) .

NIEMEYER, A. M. . Revisitando a prática pedagógica: relações interétnicas na escola pública da cidade de São Paulo. 2001 (Relatório) .

NIEMEYER, A. M. ; Jeferson De . Meninos e Meninas do Campo Limpo. 2000 (Vídeo) .

NIEMEYER, A. M. . Jean Rouch no Brasil: subvertendo as fronteiras. 1999 (Entrevista) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1997 - 2001

    Racismo na Escola Pública: pesquisa e itnerferência no processo de ensino-aprendizagem, Descrição: Projeto de pesquisa e interferência no processo de ensino e aprendizagem sobre a criação e reprodução de mecanismos racistas no dia-a-dia da escola pública. Financiamento: Fapesp, Faep/Unicamp e Fundação Rockfeller (seminário internacional, bolsas de pesquisa e edição de vídeo). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Rockefeller University - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 37

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. , Cidade Universitaria Zeferino Vaz, Barao Geraldo, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6110, Telefone: (019) 35211572, Fax: (019) 35211610

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    SESC Pompéia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2002 - 2004

    Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro de Comitê Científico

    Atividades

    • 01/2003 - 12/2005

      Extensão universitária , SBPC, .,Atividade de extensão realizada, Membro do grupo de sustentação e organização dos Psicodramas Públicos no centro Cultural São Paulo.

    • 01/2002 - 12/2004

      Outras atividades técnico-científicas , SBPC, .,Atividade realizada, Membro do comitê científico (54ª, 55ª e 56ª Reunião Anual da SBPC).

  • 2000 - Atual

    (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Membro de comitê assessor, Enquadramento Funcional:

    Outras informações:
    Assessor ad/hoc

  • 1999 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR

    Outras informações:
    Professora aposentada vinculada ao Departamento de Antropologia como professora colaboradora

    Atividades

    • Direção e administração, .,Cargo ou função, COORDENADORA DO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL E EXECUTORA DO CONVENIO/FINEP-ATROPOLOGIA.1986-1988 COORDENADORA DA COMISSAO DE POS-GRADUACAO DO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS . 1988-1989.

    • Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

    • Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTORIA DO PENSAMENTO ANTROPOLIFICO METODOS E TECNICAS DE PESQUISAS ANTROPOLOFIA URBANA TOPICOS ESPECIAIS.

    • Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTORIA DA ANTROPOLOFIA ORGANIZACAO SOCIAL E SIMBOLICA ANTROPOLOFIA URBANA.

    • 04/1988 - 09/1989

      Direção e administração, .,Cargo ou função, COORDENADORA DA COMISSAO DE POS-GRADUACAO DO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS.

    • 09/1986 - 09/1988

      Direção e administração, .,Cargo ou função, COORDENADORA DO PROGRAMA DE POS - GRADUACAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL E EXECUTORA DO CONVENIO FINEP-ANTROPOLOGIA SOCIAL.