Nathália Késsia de Sousa Campos

Doutoranda da linha de pesquisa Educação e Linguagem no PPGE da UFPE, professora efetiva da Educação Básica, atuando do último ano da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino do Recife. Professora das disciplinas de Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Trabalho de Conclusão de Curso na UNIFACOL, Vitória-PE. Professora de Pós-Graduação da FACOL do curso de especialização em Educação Infantil, ministrando os módulos Linguagem cognitiva, leitura e escrita, Didática, Alfabetização e letramento na Educação Infantil. Já fez parte do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE (2008 a 2012) como apoio pedagógico em vários cursos de formação continuada realizados através de convênios com o MEC e em parceria com secretarias municipais e estaduais e atualmente é membro do CEEL. Dentre diversas temáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, pesquisa sobre a prática docente nos processos de alfabetização e letramento, ensino e avaliação da aprendizagem da leitura e escrita, documentos oficiais da Educação Infantil/Propostas Curriculares. Atualmente é integrante de um projeto de pesquisa cadastrado no CNPq, sobre práticas sistemáticas significativas e avaliação na alfabetização orientado pela professora doutora Magna Carmo Silva.

Informações coletadas do Lattes em 29/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Pós-Graduação em Educação da UFPE

2020 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: PRÁTICAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MAGNA DO CARMO SILVA. Palavras-chave: AVALIAÇÃO NA EI; EDUCAÇÃO INFANTIL; Língua escrita; Propostas Curriculares; Educação e Linguagem.

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Práticas de ensino para a formação do leitor: o uso do livro didático e a exploração das estratégias de leitura na alfabetização, Ano de Obtenção: 2014
Eliana Borges Correia de Albuquerque.Bolsista do(a): Fundação de apoio à ciência e tecnologia de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em PEDAGOGIA

2006 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Sequência Didática de Carta do Leitor: exploração das estratégias de leitura no 1° ano do 1° ciclo
Orientador: Magna do Carmo Silva Cruz

Formação complementar

2011 -

Alfabetização. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2011 - 2011

Fund. Epistemológicos e Filosóficos da Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Ensino de LP: o planejamento nas séries iniciais. (Carga horária: 4h). , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.

2008 - 2008

Oratória: A arte de falar em público. (Carga horária: 15h). , SENAC PE, SENAC, Brasil.

2008 - 2008

Breaking free. (Carga horária: 60h). , Fisk, FISK, Brasil.

2006 - 2006

Informática Básica. (Carga horária: 72h). , MICROLINS - Centro de Formação Profissional, MICROLINS, Brasil.

Organização de eventos

LEAL, T. F. ; CAMPOS, N. K. S. . V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2011. (Outro).

CAMPOS, N. K. S. . Educação e Linguagem: pesquisa em debate. 2010. (Outro).

CAMPOS, N. K. S. . IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Outro).

Participação em eventos

EPEPE. ENSINO E AVALIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO INANTIL: O QUE APONTAM AS PROPOSTAS CURRICULARES MUNICIPAIS DE RECIFE-PE, VITÓRIA-PE E LAGOA SANTA-MG?. 2024. (Congresso).

100 ANOS DE PAULO FREIRE:. 2021. (Seminário).

CONGRESSO DE PEDAGOGIA 2021. COMITÊ CIENTÍFICO. 2021. (Congresso).

CONGRESSO DE PEDAGOGIA 2021. Práticas docentes na Educação Infantil: refletindo sobre as possibilidades de intervenção no ensino aprendizado da escrita.. 2021. (Congresso).

O REVERSO E O DIVERSO: O FAZER E O PENSAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL: APP EDUCARECIFE?,. 2021. (Encontro).

Encontro FACOL de pesquisa em Educação - EFAPE 2013.Avaliação de pesquisas de TCC. 2013. (Encontro).

I CONBALF. Textos e atividades de um livro didático de alfabetização. 2013. (Congresso).

2° Seminário de acompanhamento do GESTAR II. 2011. (Encontro).

Curso: Alfabetização e ensino da língua portuguesa.Alfabetização e ensino da língua portuguesa - Pró Letramento RS. 2010. (Outra).

Educação e linguagem: pesquisa em debate.. 2010. (Seminário).

Jornada Pedagógica do Centro de Educação UFPE. 2010. (Oficina).

Alfabetização Lúdica: Os Jogos na Sala de Aula. 2009. (Outra).

Curso: Prova Brasil 5º Ano Descritores - Língua Portuguesa. 2009. (Outra).

Curso: Sequência Didática na Alfabetização. 2009. (Outra).

I Seminário Internacional - Argumentação na Escola. 2009. (Seminário).

XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2009. (Congresso).

Oficinas Pedagógicas de Linguagem - Os gêneros textuais na sala de aula: Existe espaço para eles?. 2008. (Oficina).

Palestra Direito à diversidade: o que temos a ver com isso. 2008. (Outra).

Semana Pedagógica Professor João Francisco de Souza. 2008. (Oficina).

Tríduo Freireano dez anos SEM e COM Paulo Freire. 2007. (Seminário).

XV Congresso de Iniciação Científica da UFPE (XV CONIC). 2007. (Congresso).

Gestão e Financiamento da educação: Um Olhar a Partir do Pedagogo. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Aline Maria da Silva Oliveira e Grazielle Ketlen da Silva Fé

CAMPOS, N. K. S.; CRUZ, M. C. S.. Uma análise das orientações e propostas presentes nos cadernos do projeto Alfaletrando para o Ciclo de Alfabetização.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: FERNANDA GABRIELY CARDOSO GOMES, STEFANE PAES DE ARAUJO

CRUZ, M. C. S.;CAMPOS, N. K. S.. ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA PRESENTES NAS COLEÇÕES DO PNLD - 2016 PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE AS PROFESSORAS PENSAM E COMO ANALISAM?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Maria Mateus de Sousa e Irly da Silva Ferreira

CRUZ, M. C. S.;CAMPOS, N. K. S.. AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DA COMPREENSÃO LEITORA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS SOBRE AS ORIENTAÇÕES OFICIAIS?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Amanda Franciele e Luana Gabriela

FRANCIELY, A.; GABRIELA, L.;CAMPOS, N. K. S.. Construção da leitura no 1º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

Aluno: Maria José Arruda

CAMPOS, N. K. S.. O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

Aluno: JOSEANE MARIA DE SOUZA PEREIRA

CAMPOS, N. K. S.. USO DO LIVRO DIDÁTICO EM TURMAS DE 1º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ZONA RURAL DE VITÓRIA - PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

Aluno: Amanda Franciely e Luana Gabriela

CAMPOS, N. K. S.. AS CONSTRUÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

Aluno: ADRIANA BARBOSA E RISONEIDE TAVARES

CAMPOS, N. K. S.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INCIAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins.

Orientou

Solange de Abreu Moura da Silva

REGISTROS DOCENTES COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Nathália Késsia de Sousa Campos;

ALEXANDRA PEREIRA RODRIGUES DOS SANTOS

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CRECHE COMO ESPAÇO POLIVALENTE PARA REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Nathália Késsia de Sousa Campos;

CLAUDIANE FERREIRA DA SILVA SANTOS

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE INSTRUMENTOS OS PROFESSORES DE TRACUNHAHEM UTILIZAM PARA AVALIAR AS CRIANÇAS NO INFANTIL I E II?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Nathália Késsia de Sousa Campos;

SHEYLA ARRUDA XAVIER DE ARRUDA

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CANTIGAS DE RODA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LEITOR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Nathália Késsia de Sousa Campos;

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, N. K. S. ; CRUZ, M. C. S. . Mediação em sequência didática de carta do leitor: exploração das estratégias de leitura. Revista Pedagogia em Foco - Faculdade FAMA, Minas Gerais, p. 147 - 163, 06 out. 2011.

  • CAMPOS, N. K. S. . Textos e atividades de um livro didático de alfabetização. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2013, Belo Horizonte. I CONBALF, 2013.

  • CAMPOS, N. K. S. ; CRUZ, M. C. S. . ?MEDIAÇÃO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CARTA DO LEITOR: EXPLORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO?. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal - RN. V Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011.

  • CAMPOS, N. K. S. ; CRUZ, M. C. S. . ?MEDIAÇÃO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CARTA DO LEITOR: EXPLORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO. Pedagogia em Foco , 2011.

  • CAMPOS, N. K. S. ; CRUZ, M. C. S. . ENSINO E AVALIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO INANTIL: O QUE APONTAM AS PROPOSTAS CURRICULARES MUNICIPAIS DE RECIFE-PE, VITÓRIA-PE E LAGOA SANTA-MG?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, N. K. S. ; CRUZ, M. C. S. . ENSINO E AVALIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO INANTIL: O QUE APONTAM AS PROPOSTAS CURRICULARES MUNICIPAIS DE RECIFE-PE, VITÓRIA-PE E LAGOA SANTA-MG?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, N. K. S. . LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE PRÁTICAS TÊM SIDO PROPOSTAS??. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, N. K. S. . I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, N. K. S. . Textos e atividades de um livro didático de alfabetização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, N. K. S. ; CRUZ, M. C. S. . ?MEDIAÇÃO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CARTA DO LEITOR: EXPLORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMPOS, N. K. S. ; BRANDÃO, A. C. A. P. . Produção e análise de sequências didáticas com o gênero carta de reclamação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, N. K. S. ; CRUZ, M. C. S. . Mediação em sequência didática de carta do leitor: Exploração das estratégias de leitura na alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CAMPOS, N. K. S. . Corretora de textos. 2011.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Descrição: Projeto de pesquisa do Curso de Doutorado em Educação e Linguagem a ser apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nathália Késsia de Sousa Campos - Integrante / Magna do Carmo Silva Cruz - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil, Descrição: Este projeto é desenvolvido pelo grupo de pesquisa "Argumentação e Ensino de Língua Portuguesa", no Centro de Educação da UFPE. É voltado para o estudo da argumentação e do ensino de produção e compreensão de textos da ordem do argumentar... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Nathália Késsia de Sousa Campos - Integrante / Telma Ferraz Leal - Integrante / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Apropriação de gêneros textuais da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de sequências didáticas, Descrição: Este projeto é desenvolvido pelo grupo de pesquisa "Argumentação e Ensino de Língua Portuguesa", realizado no Centro de Educação da UFPE. É voltado para o estudo da argumentação e do ensino de produção e compreensão de textos da ordem do argumentar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Nathália Késsia de Sousa Campos - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana Carolina Perrusi Alves Brandão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação. , Av. Acadêmico Hélio Ramos, Cidade Universitária, 50670-901 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268921, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio administrativo e pedagógico, Carga horária: 30

Outras informações:
Prestação de serviços com a função de apoio técnico administrativo e pedagógico ao Centro de Estudos em Educação e Linguagem, parte do Centro de Educação da UFPE.

2009 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de apoio pedagógico do curso "Alfabetização e ensino da língua portuguesa" no âmbito do Pró-Letramento no Estado do Rio Grande do Sul, oferecido pelo CEEL com parceira entre o MEC e a UFPE.

2008 - 2009

CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

Vínculo: Bolsista do CEEL, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de apoio pedagógico no curso de formação Jogos na Alfabetização para professores da rede municipal de Camaragibe - PE

2012 - Atual

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Pedagogia, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Fundamentos da Educação Infantil, Alfabetização e letramento, Organização da Educação Brasileira, Trabalho de Conclusão de Curso.

2016 - 2016

Faculdade Escritor Osman da Costa Lins

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenador, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenação de pesquisa TCC

2016 - Atual

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando na ESCOLA MUNICIPAL DOS TORRÕES - EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO V