Adalberto Luiz Cantalino
Resumo
Mestrado em engenharia química pela COPPE/UFRJ, Engenheiro químico pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia-UFBA, estágio de especialização em desenvolvimento de processos químico-petroquímicos pelo Instituto Francês de Petróleo IFP, curso de especialização em gerência petroquímica pelo CENDRO/CEPED e de especialização em processo de separação para a indústria petroquímica pela UFBA/COPENE. Realizou cursos de extensão no Brasil e no exterior e é autor de artigos técnicos em periódicos nacionais, internacionais e participou com apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Autor de patente na área de produção de combustíveis gasosos. Participou da implantação do curso de mestrado em engenharia química da Escola Politécnica da UFBA. Consultor Ad-Hoc da FINEP. Foi diretor da Tecnologia Química e Informação S/C Ltda - TQI, onde atuou no desenvolvimento de processos e aplicações de produtos industriais, projetos de engenharia básica de unidades químicas e petroquímicas. Estudos de viabilidade técnica, de mercado e de estado da arte, seleção, transferência e absorção de tecnologia, resolução de problemas operacionais em plantas industriais e de informações tecnológicas. Foi chefe de divisão do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (1988-92) da empresa COPENE-Petroquímica do Nordeste S. A., onde foi responsável por um grupo de desenvolvimento na execução de projetos conceituais e de engenharia básica para diversos processos petroquímicos. Trabalhou como engenheiro de processo no CEPED (Camaçari), Natron (Salvador) e COPENE (Camaçari). Docente de matemática de cursos de Ciências Econômicas, Administração Municipal e Gestão Ambiental. Foi responsável pela implantação do Programa de Arranjos Produtivos Locais no Estado da Bahia e coordenou a Rede de Apoio aos Arranjos Produtos Locais sob a responsabilidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação SECTI. Experiência profissional na elaboração de projetos submetidos a agências nacionais e internacionais e desenvolvimento de tecnologia, elaboração e coordenação de projetos de processos industriais e no levantamento e análise do potencial de projetos em eficiência energética e cogeração. Foi responsável pela elaboração das especificações técnicas da unidade de biodiesel atualmente instalada no município de Irecê, sob responsabilidade da SECTI Coordenou o Programa Petroquímico do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia - CEPED, vinculado à Secretaria de Planejamento e Tecnologia SEPLANTEC, Copene, diretor científico do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico CADCT da SEPLANTEC, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB, diretor do CEPED, vinculado à Universidade do Estado Bahia - UNEB. Tem fluência nos idiomas, português, francês, inglês e bom conhecimento do espanhol falado, ler e entende italiano. Doutorando em Energia a Ambiente pelo Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente Cienam - UFBA.
Informações coletadas do Lattes em 29/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Química
1972 - 1973
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: MARTIM SCHNALL
Bolsista do(a): Centro de Pesquisas e Desenvoilvimento.
Especialização em Modelagem e Simulação de Destilação em Batelada
1986 - 1987
Instituto Francês de Petróleo
Orientador: SOLAIZE E RUEIL MALMAISON
Especialização em Processos de Separação
1985 - 1986
Universidade Federal da Bahia
Orientador: PROFESSORES CONVIDADOS UNIVERSIDADE PENSILVÂNIA E DINAMARCA
Especialização em Gerência na Indústria Petroquímica
1977 - 1977
Especialização em Desenvolvimento de Processos Petroquímicos
1974 - 1975
Instituto Francês de Petróleo
Orientador: SOLAIZE E RUEIL MALMAISON
Formação complementar
1989 - 1989
Administração de Projetos Tecnológicos. (Carga horária: 40h). , Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras.
1989 - 1989
Gestão Estratégica e Inovaçâo. (Carga horária: 36h). , AMANA KEY.
1987 - 1987
Extensão universitária em Advanced Distillation. (Carga horária: 64h). , Aston University Department of Chemical Engineering and Applied Chemistry.
1986 - 1986
Extensão universitária em Modelagem, Simulação e Conservação de Energia. (Carga horária: 15h). , Instituto de Pesquisas Tecnologicas.
1983 - 1983
Extensão universitária em Curdo Básico de DIALOG. (Carga horária: 16h). , DIALOG - Information Services.
1982 - 1982
Extensão universitária em Trocadores de Calor Projeto Térmico. (Carga horária: 20h). , Instituto Baiano de Aperfeiçoamento Profissional.
1982 - 1982
Termodinâmica Aplicada ap Projeto de Processo. (Carga horária: 20h). , Programa de Investigación y Desarrollo del Complejo Petroquímico Bahía Blan.
1980 - 1980
Extensão universitária em Destilação. (Carga horária: 30h). , Instituto Baiano de Aperfeiçoamento Profissional.
1979 - 1979
Extensão universitária em Destilação. (Carga horária: 60h). , Instituto Baiano de Aperfeiçoamento Profissional.
1979 - 1979
Process Control. (Carga horária: 56h). , Instituto Brasileiro do Petróleo.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Petroquímicos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Infoemações Tecnológicas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Agronegócio/Especialidade: Agronegócio.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Arranjos Produtivos/Especialidade: Arranjos Produtivos Locais.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Participação em eventos
Encontro da 63a Sessão do Grupo Intergovernamental de Fibras da FAO.Produção em Eecala Piloto de fungicida e bio-inseticida derivados do resíduo do sisal. 2011. (Encontro).
Encontro Interdiscipllinar: Múltiplos Olhares para a construção de uma Política de Fomento à Pesquisa. 2010. (Encontro).
UK AD & BIOGAS 2010. 2010. (Outra).
Missão ao Reino Unido. 2010. (Outra).
Congresso da ABIPTI - 2008. 2008. (Congresso).
The Polymer Processing Society 23rd Annual Meeting - Industrial Seminar.Produção de Monòmeros a Partir do Gás Natural - Alternativas Tecnológicas. 2007. (Seminário).
II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2007. (Outra).
Seminário Arranjos Produtivos Locais - Projeto de Cooperação Brasil Itália. 2006. (Seminário).
XIX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil. 2006. (Simpósio).
Seminário Nacional de Rochas Ornamentais. 2005. (Seminário).
Curso de Agronegócios da Fundação Visconde de Cairu.A Gestão do Agronegócio - Uma Versão sobre os Arrnajos Produtivos Locais. 2005. (Encontro).
1o Seminário Internacional Arranjos Produtivos Locais. 2004. (Seminário).
Seminário Nacional de Alimentos - Alimenta 2004.Tecnologia e Tendências. 2004. (Seminário).
Seminário Nordeste para os Arranjos Produtivos Locais. 2004. (Simpósio).
7o Congresso Brasileiro de Polímeros. ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO DE MONÔMEROS A PARTIR DE GÁS NATURAL. 2003. (Congresso).
III Seminário Nacional de Controle e Automação. 2003. (Seminário).
Seminário de Inovação e Meio ambiente INOMA. 2003. (Seminário).
2º Seminário de Transformação Plástica.OPORTUNIDADE DE PRODUÇÃO DE MONÔMEROS A PARTIR DE GÁS NATURAL. 2003. (Seminário).
Mini-Foro Iberoka de Mármores y Granitos. 2003. (Outra).
Congresso da ABIPTI. 2002. (Congresso).
6o Seminário de Iniciaçâo Científica da UESB.Fomento à Pesqisa e Extensão. 2002. (Seminário).
I Simpósio Brasileiro de Rochas Ornamentrais e II Seminário de Rochas Ornamentais do Nordeste. 2001. (Simpósio).
Curso Avançado - Química (Dialog). 1994. (Seminário).
Seminário de Práticas Gerenciais II. 1989. (Seminário).
III Encontro sobre Processos Químicos.Desenvolvimento de Processo - Experiência da Copene. 1988. (Encontro).
6o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 1983. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de engenharia Químca. 1980. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de engenharia Químca. Projeto de Processos de um Sistema de Remoção de CO2 à Base de Carbonato de Potássio Utilizando Calculadora Programável. 1980. (Congresso).
I Encontro Sobre Processos Químicos. 1979. (Encontro).
3o Congresso Brasileiro de Enga nharia Química. 1978. (Congresso).
1o Seminário sobre Pré-Operação de Plantas Petroquímicas. 1978. (Seminário).
V comgresso de enganharia Química. 1973. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
CANTALINO, A. L. ; BRITO, R. M. ; MARCHAL, C. T. . Prediction of vapor-liquid equilibria (VLE) from dilute systems data using the SRK equation of state: industrial applications. Elsevier (Amsterdam) , v. 52, p. 111-117, 1989.
-
CANTALINO, A. L. . Desenvolvimento de Processos. Revista de Química Industrial , v. 670, p. 21-27, 1989.
-
CANTALINO, A. L. ; MARCHAL, C. T. . Industrial applications of UNIFAC. Elsevier (Amsterdam) , v. 29, p. 69-76, 1986.
-
CANTALINO, A. L. ; SCHMAL, M. . Perda de Carga no Escoamento Anular Líquido-Ar em Tubos Verticais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia , v. 7, p. 35-48, 1976.
-
CANTALINO, A. L. . Desenvolvimento de Processos. Revista de Química Industrial n.670:21-27, São Paulo, , v. 1, p. 21 - 27, 10 fev. 1989.
-
CANTALINO, A. L. . Industrial Application of Unifac. Fluid Phase Equilibria, Dinamarca, , v. 29, p. 69 - 76, 27 fev. 1986.
-
CANTALINO, A. L. . Perda de Carga no Escoamento Anular Líquido-Ar em Tubos Verticias. Revista Brasileira de Tecnologia, São Paulo, , v. 7, p. 35 - 48, 01 jan. 1976.
-
CANTALINO, A. L. . Predição de dados de equilíbrio líquido-vapor a partir de propriedades de sistemas diluídos usando equações cúbicas de estado. Anais do 2 Simpósio Latino-Americano de Proriedades de Fluidos e Equilibrio de Fases em Projeto de Processo, Salvador, , v. 1, p. 20-1 - 20-7.
-
CANTALINO, A. L. . Desenvolvimento de Software e sua Aplicação na Simulação de Processos Industriais. In: 3o Congresso Brasileiro de Petroquímica, 1989, Rio de Janeiro. Anais o 3o Congresso Brasileiro de Petroquímica, 1989.
-
CANTALINO, A. L. ; TORRES-MARCHAL, C. ; CARNEIRO, W. L. . Predição de Dados de Equilíbrio Líquido-Vapor a partir de Propriedades de Sistemas Diluídos Usando Equações Cúbicas de Estado. In: 2o Simpósio Latino-Americano de Propriedades de Flúidos e Equlíbrio de Fases em Projeto de Processo, 1989, Salvador. 2o Simpósio Latino-Americano de Propriedades de Flúidos e Equlíbrio de Fases em Projeto de Processo, 1989. p. 20-1-20-7.
-
CANTALINO, A. L. ; Rita Maria de Brito ; TORRES-MARCHAL, C. . Prediction of Vapor-Liquid Equilibria (VLE) from Dilute Systems Data Using the SRK Equation of State: Industrial Application. In: V Congresso Internacional de Propriedades de Flúidos e Equilíbrio de Fases para o Projeto de Processos Químicos, 1989, Banff/Canadá. Internacional de Propriedades de Flúidos e Equilíbrio de Fases para o Projeto de Processos Q. Amsterdan: Elsevier, 1989. v. 52. p. 111-117.
-
CANTALINO, A. L. . Projeto de processo de um sistema de renovação CO2 a base de carbonato de potássio utilizando calculadora programável. In: IV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1980, Belo Horizonte. Anais do IV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1980.
-
CANTALINO, A. L. . Desenvolvimento de Processos em Planta Piloto de um sistema de gaseificação térmica de madeira e biomassas vegetais. In: III Congresso Brasileiro de Petroquímica - IBP, 1980, Salvador. Anais do III Congresso Brasileiro de Petroquímica - IBP, 1980.
-
CANTALINO, A. L. . Estudo preliminar da preparação de 2-Etilexanal por hidrogenação catalítica do 2-etilexenal. In: III Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1978, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Brasileiro de Engenharia, 1978.
-
CANTALINO, A. L. . Revista Baiana de Tecnologia. Salvador, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
CANTALINO, A. L. . Processo para a Produção de Combustíveis Gasosos a partir de combustíveis sólidos-líquidos. 1982.
CANTALINO, A. L. . Pesquisa e Desenvolvimento. 2006. (Capítulo de Livro O sisal do Brasil - Brazilian Sisal (bilingue)).
CANTALINO, A. L. ; CHAVES, L. C. L. . Agenda Tecnológica do Arranjo Produtivo do Cacau. 2006. (Publicação Técnica).
CANTALINO, A. L. ; WOOLF, D. ; ALVES, A. . Enquadramento do Arranjo Produtivo do Sisal. 2002. (Publicação Técnica).
Projetos de pesquisa
-
1987 - 1987
Modelisation de la Distillation Discontinue, Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do estágio no IFP como parte de uma acordo de cooperação com a COPENE - Petroqauímica do Nordeste S/A. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalberto Luiz Cantalino - Coordenador / Paul Mikitenko - Integrante / Lionel Asselineau - Integrante.
-
1975 - 1975
Discussion sur la Préparation du Trimethylolpropane, Descrição: Projeto de pesquisa no âmbito do estágio especialização no IFP, com base em uma demanda de uma empresa do Pólo Petroaquímico de Camaçari. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adalberto Luiz Cantalino - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2003 - 2012
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
2001 - 2003
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Científico, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Diretor Científico e Coordenador de Arranjos Produtivos Locais
1993 - 2003
Secretaria de Energia Transporte e ComunicaçãoVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 20
Outras informações:
Assessoria na Análise e Viabilização de Projetos nos Setores Químicos e Petroquímico da Bahia, com potencial de melhoria da eficiência energética
Atividades
-
01/1993 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Energia, Cogerba.,Cargo ou função, Consultor.
1992 - Atual
Tecnologia Química e Informação S/C LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor
Outras informações:
Tecnologia Quimica e Informação - TQI era uma empresa S/C Ltda de consultoria, cuja dissolução ocorreu no final de 2012
1982 - 1992
Copene Petroquímica do Nordeste SAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhamento do desenvolvimento do processo de gaseificação de madeira em leito móvel com 5 Gigacalorias, projetado pela TERMOQUIP, para a produção de gás combustível. Desenvolvimento de estratégia e busca bibliográfica de informações técnicas na literatura aberta que permitiram gerar bancos de dados de propriedades físicas e termodinâmicas, usados em projetos de absorção de tecnologia (butadieno, extração de aromáticos). Coordenação técnica dos seguintes projetos / atividades: - Implantação de programas para a simulação da operação de destilação usando os modelos UNIFAC e NRTL. - Implantação do pacote de simulação UNISOFT da Universidade Técnica da Dinamarca com modelo UNIFAC, que inclui o programa de destilação HDIST usado em vários estudos de processos e absorção das tecnologias de butadieno, extração de aromáticos. A compra deste pacote foi o resultado do contato travado com o Prof. Rasmussen num curso no PIDCOP (Argentina). - Desenvolvimento dos bancos de dados e simulação das unidades: extração de aromáticos, área A-500 da NITROCARBONO que envolve a hidrogenação do benzeno e a oxidação do ciclohexano a ciclohexanol e ciclohexanona. Este banco de dados doi utilizado no estudo de desgargalamento desta área. Trabalho similar foi realizado para reduzir as perdas na seção de recuperação de DMF da FISIBA. - Desenvolvimento de programas para a simulação da torre de quench e fracionadora primária da planta de olefinas. - Implantação do PSPE, programa de simulação de processos estacionários, adquirido da COPPE e utilizado como alternativa do programa PROCESSO de custo muito elevado. - Montagens dos cursos e contatos com professores brasileiros e estrageiros para definição dos seus programas.
1980 - 1982
Natron Consultoria e Projetos SAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Acompanhamento da engenharia de detalhamento das unidades de extração de aromáticos (A-2500) e HDA - Hidrodealquilação. Desenvolvimento de programas em calculadora programável para cálculo de hidráulica de colunas, flash, perda de carga e temperatura de parede de fornos. Estudo de processo da unidade de reforma catalítica com ênfase na avaliação de desempenho dos fornos e reatores e simulação das colunas de separação.
1973 - 1980
CENTRO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO - CEPEDVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração do Plano Diretor, em conjunto com o Instituto Francês de Petróleo, para a criação do PROQUIM - Programa Petroquímico. Elaboração de propostas de projetos de pesquisas para solicitação de financiamento a instituições financeiras. Projeto e especificação para compra, de plantas piloto multipropósito, para desenvolvimento de processos petroquímicos. Projeto conceitual de uma unidade para a produção de Dextrose. Desenvolvimento de processo e engenharia básica de uma unidade industrial para a produção de acetaldeido a partir do etanol. Modelagem matemática e simulação em computador do processo de produção de gás de síntese e de cidade (town gás) via reforma a vapor de nafta e gás natural. Revamping e engenharia básica da unidade de gás de cidade da COMGAS (São Paulo). Projeto de processo de unidades para remoção de CO2 do gás de síntese, a partir de soluções à base de carbonato de potássio quente ativado e aminas. Desenvolvimento de banco de dados de propriedades físicas e termodinâmicas para o projeto de processo de plantas industriais. Simulação em computador de processos de separação (destilação e extração líquido-líquido). Desenvolvimento de um processo de gaseificação de biomassa para a produção de gás combustível com capacidade de 1 Gigacaloria, envolvendo o projeto, acompanhamento da sua fabricação, levantamento e tratamento dos dados operacionais.
Sem data
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaAtividades
-
01/2002 - 09/2003
Direção e administração, Diretoria Científica, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.
-
01/2002 - 09/2003
Direção e administração, Diretoria Científica, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adalberto Luiz Cantalino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?