Marcos Vinícius Carneiro Vital
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Biologia (com ênfase em Ecologia) pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é Professor na área de Ecologia Experimental e Modelagem em Diversidade Biológica na Universidade Federal de Alagoas, onde ministra disciplinas de Biomatemática, Bioestatística e Ecologia para os cursos de Ciências Biológicas. Na mesma instituição, foi orientador e ministrou disciplinas no Programas de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos PPG-DIBICT (Estatística Multivariada, Delineamento e Análise Experimental para Ciências Biológicas, Modelagem em Ciências Biológicas) e é orientador e ministra disciplinas no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional PROFBIO (Tratamento e Análise Qualitativa de Dados, Jogos como Ferramentas de Ensino e Aprendizagem). Regularmente ministra cursos e disciplinas de bioestatística e de análises de dados de biodiversidade em outras instituições. Tem experiência e atua nas áreas de Entomologia, Ecologia (com ênfase em Ecologia Teórica), Biologia da Conservação, Evolução, Divulgação científica e Educação (com ênfase no uso de jogos digitais e e analógicos, incluindo jogos de RPG de mesa em processos de ensino e aprendizagem). Na UFAL, lidera o grupo de pesquisa Macroecologia e Conservação e coordena o Laboratório de Ecologia Quantitativa, onde são desenvolvidas pesquisas nas áreas de Ecologia e Educação.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Entomologia
2005 - 2009
Universidade Federal de Viçosa
Título: Conservação filogenética de nicho e conservação da biodiversidade de Partamona (Apidae: Meliponini) em um panorama de mudanças climáticas globais
, Ano de obtenção: 2009. Paulo De Marco Júnior. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Partamona; Meliponini; Conservação de nicho; Modelagem de distribuição; Mudanças climáticas; Biologia da Conservação. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Evolução.
Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
2003 - 2005
Universidade Federal de Goiás
Título: Modelagem de nicho ecológico utilizando algoritimos genéticos, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: José Alexandre Felizola Diniz-Filho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Ciências Biológicas
1999 - 2003
Universidade Federal de Viçosa
Título: Comportamento Reprodutivo no Gênero Erythemis (Odonata: Libellulidae): Uma Abordagem Evolutiva
Orientador: Paulo De Marco Júnior
Formação complementar
2023 - 2023
Formação para Implementação do Sigaa - Módulo Graduação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2022 - 2022
Gamificando a Aula Universitária: Engajamento e Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Produção de conteúdos digitais e aprendizagem baseada em jogos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Fotografia Científica. (Carga horária: 6h). , Conselho Regional de Biologia 4a região, CRBIO-4, Brasil.
2001 - 2001
Biogeografia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2001 - 2001
Fenologia e Sazonalidade Para Polinizadores e Disp. (Carga horária: 10h). , Sociedade de Ecologia do Brasil, SEB*, Brasil.
1999 - 1999
Entendendo a Biodiversidade no Campo. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Evolução.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
VITAL, M.V.C. ; VASQUES, R. C. . V Simpósio de RPG, Larp e Educação. 2024. (Congresso).
VITAL, M.V.C. . VIII Congresso Nacional de Educação. 2022. (Congresso).
VITAL, M.V.C. . Mozilla Festival 2018. 2018. .
Sperber, CF ; VITAL, M.V.C. ; Assunção, LG ; Carmo, FMS ; Schoereder, JH . I Simpósio e II Reunião de Ecologia da UFV: conflito no uso da terra e conservação da biodiversidade. 2007. (Outro).
Sperber, CF ; VITAL, M.V.C. . I Reunião de Ecologia da UFV, Orthopterologia: o que é isso? - Desmistificando o bicho grilo. 2006. (Outro).
Participação em eventos
XIII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Uma avaliação cienciométrica do uso de estratégias de gamificação na educação em trabalhos indexados na Web of Science. 2019. (Seminário).
II Encontro Alagoano de Evolução.Divulgação científica. 2018. (Encontro).
II Encontro Alagoano de Evolução.Evolução e sexo selvagem com libélulas travestis. 2018. (Encontro).
Mozilla Festival 2017. The Open Teach-R Project Workshop: creating fun R courses. 2017. (Feira).
XIII Congresso de Ecologia do Brasil. Open Science: mudando a forma como produzimos ciência. 2017. (Congresso).
Encontro Alagoano de Evolução.Unicórnios, teletransporte e evolução: conservação filogenética de nicho. 2016. (Encontro).
II Conferência Nacional de Biologia da Conservação. O uso adequado de ferramentas para análise de dados na Biologia da Conservação. 2016. (Congresso).
XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia e IX Congresso Latino-Americano de Entomologia. Medindo a biodiversidade de insetos: problemas (e soluções!) com os índices de diversidade. 2016. (Congresso).
XXXI Semana de Biologia ICBS-UFAL.Para que estudar este bicho?! A importância das ideias na pesquisa em Biologia. 2016. (Encontro).
I Encontro sobre a fauna silvestre no licenciamento ambiental estadual.Delineamento Amostral de Estudos de Fauna. 2013. (Encontro).
XXVIII Semana de Biologia da UFAL.Pra que estudar este bicho? A importância das ideias nas pesquisa em ecologia. 2013. (Outra).
Seminário de avaliação e planejamento estratégico: PPGDIBICT em números.Plano de atividades em pesquisa e pós-graduação - triênio 2013-2015. 2012. (Seminário).
VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. Tentando saber muito a partir de pouco: prevendo a distribuição de espécies raras e pouco conhecidas. 2011. (Congresso).
1o Workshop de diversidade biológica e conservação nos trópicos (UFAL).Relator da mesa redonda: Padrões biogeográficos e conservação de biomas do nordeste. 2010. (Oficina).
Congresso Acadêmico da UFAL e Semana de Biologia do ICBS. Aproximando os números e a biologia: o uso de modelos matemáticos aplicados à biologia. 2010. (Congresso).
II Seminário Atmosfera e Sociedade.Nicho ecológico, clima e a diostribuição das espécies. 2010. (Seminário).
Charles Darwin 200 anos (Faculdade Araguaia).Mesa redonda - Charles Darwin 200 anos: conquistas e desafios da teoria que revolucionou o mundo. 2009. (Simpósio).
III Encontro de Biologia da Faculdade Araguaia.Palestra - Evolução biológica e a conservação das espécies: a sistemática filogenética como método para a biologia da conservação. 2008. (Encontro).
Ciclo de Palestras: Charles Darwin - Vida e Obra (Universidade Federal de Viçosa).Palestra - A teoria da evolução. 2007. (Simpósio).
VII Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology. 2007. (Outra).
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. 2007. (Congresso).
10o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.10o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2005. (Seminário).
VII Congresso de Ecologia do Brasil. VII Congresso de Ecologia do Brasil. 2005. (Congresso).
VI Congresso de Ecologia do Brasil. VI Congresso de Ecologia do Brasil. 2003. (Congresso).
4o Encontro Nacional de Biólogos. 2002. (Encontro).
V Congresso de Ecologia do Brasil. V Congresso de Ecologia do Brasil. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
RODARTE, R. S.;VITAL, M.V.C.; TOVAR, F. J.. PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO ? PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR ABORDANDO A ONCOGÊNESE. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
BEZERRA, D. G.;VITAL, M.V.C.; FIREMAN, E. C.. MORFOFISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO: PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
Gitaí, DLG;VITAL, M.V.C.; ARAUJO, M. A.. Adaptação de abordagem investigativa ao modelo do ensino explícito para aula sobre fluxo da informação genética no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
VITAL, M.V.C.; Silva, JLL; BEZERRA, M. L. M. B.. O uso dos insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de Ecologia a partir da visão etnobiológica. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.;VITAL, M.V.C.; NOGUEIRA, E. M. S.. Análise da percepção ambiental e prática educativa de alunos do ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
Malhado, ACM;VITAL, M.V.C.; RIBEIRO, A. S.. Os traços funcionais que estruturam comunidades vegetais em restingas. 2017. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas.
Werneck, F.P.;VITAL, M.V.C.; Landell, M.F.. O PAPEL RELATIVO DOS REFÚGIOS GLACIAIS E DAS BARREIRAS GEOGRÁFICAS ATUAIS NA DIVERSIFICAÇÃO DE UM SQUAMATA FOSSORIAL NA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA. 2017. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas.
Pinto, TKO; Fukuda, MV;VITAL, M.V.C.; Batista, V.S.. Syllidae como indicador de qualidade ambiental em uma região de plataforma continental tropical sob influência de uma psicultura marinha experimental. 2015. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas.
Pinto, TKO; Netto, SA;VITAL, M.V.C.; Malhado, ACM. Comunidade de Nematoda em diferentes ambientes límnicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas.
MOURA, F. B. P.; Araújo, J.F.;VITAL, M.V.C.. O Ouricuri (Syagrus coronata (Martius) Beccari) como espécie facilitadora na regeneração natural da caatinga. 2012. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL) - Universidade do Estado da Bahia.
MARCO JÚNIOR, Paulo deBini, MB; Noll, FB; Nabout, JC;VITAL, M.V.C.. Considerações sobre a biodiversidade de abelhas brasileiras: vícios de coleta, distribuições potenciais e fragmentação. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.
LEITE, Y. L. R.; BONINO, A. R. L.;VITAL, M.V.C.; DITCHFIELD, A. D.; COSTA, L. P.. Filogenia e evolução de ouriços-cacheiros (Rodentia: Erethizontidae). 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Carneiro Vital, Marcos Vinícius; VILELA, BRUNO;LADLE, RICHARD J.; MOTT, TAMÍ. Biogeografia de ilhas. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas.
VITAL, M.V.C.. Comunidade zooplanctônica na planície de inundação do médio Araguaia: estrutura, preditores e processos dispersivos. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade de Brasília.
CASTRO, O. W.;VITAL, MARCOS V.C.; MOTA, M. D. A.. INTEGRAÇÃO DO SISTEMA NEUROENDÓCRINO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
VIEIRA, LUDGERO C. G.; ALMEIDA, A. N.; GONCALVES JUNIOR, J. F.;VITAL, M.V.C.. Mudanças de uso do solo e as variações históricas da vazão hídrica na bacia do Rio Araguaia. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade de Brasília.
KAMIYA, R. U.;VITAL, M.V.C.; JUSTINO, G. C.. O lúdico como um instrumento integrante de estratégias investigativas em aulas de botânica no Ensino Médio. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
RODARTE, R. S.;VITAL, M.V.C.; BEZERRA, D. G.. Guerra molecular: proposta de jogo didático-pedagógico para o ensino de genética molecular abordando a oncogênese. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
VITAL, M.V.C.; KAMIYA, R. U.; Lima, L.R.. Vida de inseto: uma proposta pedagógica para o ensino de entomologia no Ensino Médio utilizando plataformas digitais. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
Gitaí, DLG; Sovierzoski, HH;VITAL, M.V.C.. O ensino explícito como estratégia pedagógica para aulas sobre origem da vida no ensino médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
VITAL, M.V.C.; Batista, V.S.; Silva, JLL. O USO DOS INSETOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA, A PARTIR DA VISÃO ETNOBIOLÓGICA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
Silva, JLL;VITAL, M.V.C.; Batista, V.S.. Diversidade de estratégias didáticas sobre educação ambiental no ensino da educação de jovens e adultos, no município de Paripueira, AL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.; Sovierzoski, HH;VITAL, M.V.C.. Análise da percepção ambiental e prática educativa de alunos do ensino médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas.
Nascimento, ALCP; FERREIRA, G. R. D.;VITAL, M.V.C.. PEQUENOS MAMÍFEROS NÃO-VOADORES EM UM MOSAICO DE MATA ATLÂNTICA LIMÍTROFE COM PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO, ALAGOAS, BRASIL. 2024.
EFE, M. A.; CAFÉ, KEYLA JULIANA SANTOS BERTOLINO;VITAL, M.V.C.. O QUE SE SABE SOBRE AS AVES AMEAÇADAS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE MURICI: UMA AVALIAÇÃO CIENCIOMÉTRICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Malhado, ACM; OLIVEIRA JUNIOR, J. G. C.;VITAL, M.V.C.. RELAÇÕES BENÉFICAS E PREJUDICIAIS ENTRE AS POPULAÇÕES PESQUEIRAS ARTESANAIS E PEIXES-BOI MARINHOS (TRICHECHUS MANATUS) NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COSTA DOS CORAIS, ALAGOAS, BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
BRAGAGNOLO, C.;VITAL, M.V.C.; BARROS, E. L. S. F. C.. MAPEAMENTO DAS PRESSÕES SOBRE PARQUES NACIONAIS NO BRASIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.;VITAL, M.V.C.; SAMPAIO, C. L. S.. ANÁLISES DEMOGRÁFICAS ESTRUTURADAS INDICAM ESTRATÉGIAS DE MANEJO ALTERNATIVAS PARA PEQUENOS TUBARÕES COSTEIROS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, A. C. B.;VITAL, M.V.C.; VIEGAS, O.. PANORAMA DA LOGÍSTICA REVERSA EM ALAGOAS ALIADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, A. F. B.;VITAL, M.V.C.; KLAUTAU, M. R. L.. EVOLUÇÃO DO ESTUDO DE PORÍFEROS NO BRASIL: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.; Fortes, J.C.;VITAL, M.V.C.. Aspectos da biologia e ocorrência de Rekoa marius (Lucas, 1857) (Lepidoptera: Lycaenidae: Eumaeini) em Pleroma heteromallum (D. Don) D.Don (Melastomataceae). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.;VITAL, M.V.C.; BARROS, L. D.. Aspectos reprodutivos de Zatrephina meticulosa Spaeth, 1909 (Coleoptera: Chrysomelidae) alimentada com Ipomoea pes-caprae (L.) R. Br. (Convolvulaceae). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Vilhena Vieira Lopes, Roberta;VITAL, M.V.C.; Costa, E.B.. APLICAÇÃO DE ALGORITMO GENÉTICO PARA CRIAÇÃO DE MAPAS DE RPG DE MESA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.;VITAL, M.V.C.; Fortes, J.C.. Aspectos bioecológicos de uma espécie de Fulcidacini (Coleoptera: Chrysomelidae: Cryptocephalinae). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Vilhena Vieira Lopes, Roberta; Costa, E.B.;VITAL, M.V.C.. SCURDD - UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO BALANCEAMENTO DE ENCONTROS PARA D&D 3.5. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, R. G.; EFE, MÁRCIO A.;VITAL, M.V.C.. Caracterização da avifauna da área de proteção ambiental de Piaçabuçu (AL). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
EFE, MÁRCIO A.; LOBO-ARAÚJO, LAHERT W.;VITAL, M.V.C.. Distribuição e riqueza potencial de aves ameaçadas da Caatinga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
BRAGAGNOLO, C.;VITAL, M.V.C.; MEDEIROS, P. M.. Caracterização espacial de serviços ecossistêmicos culturais do parque nacional do catimbau. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Malhado, ACM;VITAL, M.V.C.; SANTOS, J. G.. Déficits do conhecimento científico e tendências geográficas em pesquisas ambientais na Caatinga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
EFE, MÁRCIO A.; LIMA, I. M. M.;VITAL, M.V.C.. Influência da precipitação no ciclo anual de aves (Passeriformes) da Estação Ecológica de Murici, Alagoas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.; Fabré, N.N.;VITAL, M.V.C.. Diversidade da ictiofauna capturada no litoral alagoano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.; Fabré, N.N.;VITAL, M.V.C.. Estrutura de tamanho de assembleias ictiícas do litoral de Alagoas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.; Fabré, N.N.;VITAL, M.V.C.. Co-cocorrência espacial e temporal das espécies de mugilídeos na lagoa Mundaú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.; Fabré, N.N.;VITAL, M.V.C.. Juvenis e peixes de pequeno porte em diferentes habitats de um estuário tropical de litoral norte de Alagoas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.;VITAL, M.V.C.; FIRMINO, J. V. L.. Variáveis reprodutivas de Chelymorpha cribaria (Fabricius, 1775) (Coleoptera: Chrysomelidae: Cassidinae: Stolaini). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Fabré, N.N.;VITAL, M.V.C.; LOZANO, A. P.. Ecomorfologia dos otólitos da ictiofauna estuarina tropical. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.; Fabré, N.N.;VITAL, M.V.C.. Determinação de idade e crescimento de Dasyatis guttata no litoral de Alagoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Batista, V.S.; Fabré, N.N.;VITAL, M.V.C.. Determinação de idade e crescimento da pilombeta Chloroscombrus chrysurus no litoral alagoano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Nascimento, ALCP; Fabré, N.N.;VITAL, M.V.C.. Dieta de marsupiais (Didelphidae) da Estação Ecológica de Murici/AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.; Freitas, LM;VITAL, M.V.C.. Parasitoides (Hymenoptera) em pupas de Ceraechrysa sp. (Neuroptera: Chrysopidae) predador de mosca-branca (Hemiptera: Aleyrodidae) em cajueiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Econômica) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.; Freitas, LM;VITAL, M.V.C.. Tabelas etárias de Chelymorpha cribaria (Fabricius, 1175) (Coleoptera: Chrysomelidae: Stolaini) alimentando-se de folhas de Merremia aegyptia (L.) URB. (Convolvulaceae). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.;VITAL, M.V.C.; Montenegro, SCS. Aspectos biológicos de Stagmatoptera pia Saussure & Zehtner, 1894 (Mantodea: Mantidae: Stagmatopterinae). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.;VITAL, M.V.C.; Montenegro, SCS. Aspectos morfométricos de imatuores e adultos de Stagmatoptera pia Saussure & Zehtner, 1894 (Mantodea: Mantidae: Stagmatopterinae). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Fabré, N.N.; Batista, V.S.;VITAL, M.V.C.. A influência do herbívoro territorial Stegastes fuscus Cuvier, 1983 (OSTEICHTHYES: POMACENTRIDAE) na abundância e uso de habitat de peixes herbívoros e onívoros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Fabré, N.N.; Batista, V.S.;VITAL, M.V.C.. Aspectos da biologia reprodutiva de espécies da família Haemulidae no litoral de Alagoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
EFE, M. A.; LIMA, R. G.;VITAL, M.V.C.. Estrutura da comunidade de aves de sub-bosque na Serra do Ouro, Flexeiras, Alagoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Sovierzoski, HH; Freitas, LM;VITAL, M.V.C.. Taxocenose de Syllidae (Annelida: Polychaeta) associados ao fital Caulerpa racemosa no ecossistema recifal da Onta Verde, Maceió, Alagoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
CALADO, T. C. S.; LIMA, I. M. M.;VITAL, M.V.C.. Invertebrados aquáticos do Baixo São Francisco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Nascimento, R. R.; Santos, O. O.;VITAL, M.V.C.. Aspectos bioecológicos da praga de cana-de-açúcar, Diatraea flavipennella (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE): comportamento reprodutivo e parasitismo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, I. M. M.; CALADO, T. C. S.;VITAL, M.V.C.. Desenvolvimento e variáveis reprodutivas de Chelymorpha cribaria (Fabricius, 1775) (Coleoptera: Chrysomelidae). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
EFE, M. A.; LIMA, R. G.;VITAL, M.V.C.. Caracterização da comunidade de aves da Mata do Cedro, Rio Largo, Alagoas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.
Campos, LAO; FURIERI, Karina Schmidt;VITAL, M.V.C.. Velozes e vorazes: desenvolvimento de ovos de espécies de odonata em ambientes permanentes e temporários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa.
Campos, LAO;VITAL, M.V.C.; FURIERI, Karina Schmidt. Organismos bioindicadores: os efeitos da paisagem e do esgoto urbano sobre libélulas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa.
Campos, LAO; RESENDE, Daniela Chaves;VITAL, M.V.C.. Relacionamento filogenético para as espécies de Diastatops e Zenithoptera (Odonata: Palpopleurinae) e suas implicações sobre a compreensão da distribuição geográfica destas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa.
Schoereder, JH; Ribas, CR;VITAL, M.V.C.. Padrões de diversidade em comunidades necrófagas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa.
MARCO JÚNIOR, Paulo de; MENDES, Sérgio Lucena;VITAL, M.V.C.. Comportamento reprodutivo de Heteragrion consors (Odonata: Megapodagrionidae) na Reserva Biológica de Duas Bocas, Cariacíca, ES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
LIMA, R. G.; EFE, M. A.;VITAL, M.V.C.. Professor substituto da área de estudo - Zoologia de Vertebrados. 2012. Universidade Federal de Alagoas.
VITAL, M.V.C.; Batista, V.S.; Fabré, N.N.. Bancas examinadoras do processo seletivo da monitoria do setor de biodiversidade e ecologia do ICBS/UFAL - Disciplina Biomatemática. 2012. Universidade Federal de Alagoas.
VITAL, M.V.C.; Fabré, N.N.; Batista, V.S.. Bancas examinadoras do processo seletivo da monitoria do setor de biodiversidade e ecologia do ICBS/UFAL - Disciplina Bioestatística. 2012. Universidade Federal de Alagoas.
VITAL, M.V.C.; Batista, V.S.; Fabré, N.N.. Bancas examinadoras do processo seletivo da monitoria do setor de biodiversidade e ecologia do ICBS/UFAL - Disciplinas: Biomatemática e Bioestatística. 2011. Universidade Federal de Alagoas.
VITAL, M.V.C.; Batista, V.S.; EFE, M. A.. Bancas examinadoras do processo seletivo da monitoria do setor de biodiversidade e ecologia do ICBS/UFAL - Disciplinas: Ecologia. 2011. Universidade Federal de Alagoas.
Schoereder, JH; Carmo, FMS;VITAL, M.V.C.. Exame e seleção de monitores nível I. 2007. Universidade Federal de Viçosa.
Sperber, CF; Carmo, FMS;VITAL, M.V.C.. Exame e seleção de monitor nível I. 2007.
Comissão julgadora das bancas
De Marco Jr, Paulo; TOSTA, V. C.;RESENDE, D. C.LATINI, Anderson Oliveira; DERGAN, J. A.. Conservação filogenética de nicho e conservação da biodiversidade de Partamona (Apidae: Meliponini) em um panorama de mudanças climáticas globais. 2009. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.
DEMARCO JÚNIOR, Paulo; CAMPOS, Lúcio Antônio de Oliveira;RESENDE, D. C.. Relações filogenéticas e aspectos comportamentais do gênero Erythemis (Odonata, Libellulidae). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa.
MARCO JÚNIOR, PAULO DE; DINIZ FILHO, J. A. F.; BINI, L. M.;CAMPOS, L. A. O.; YOTOKO, K. S. C.. Exame de Qualificação. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.
DINIZ-FILHO, José Alexandre FelizolaMARCO JÚNIOR, Paulo deBINI, Luis Mauricio. Modelagem de nicho ecológico utilizando algoritmos genéticos. 2005. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás.
ANGELINI, R.; DINIZ FILHO, Alexandre Feliziola; MARCO JR, Paulo de; BINI, Luiz Maurício. Modelagem de Nicho ecológico utilizando algoritmos genéticos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.
DEMARCO Jr., P.; Tosta, V. C.;RESENDE, D.C.LATINI, A. O.; SANTOS, Jorge Abdala Dergan dos. Conservação filogenética de nicho e conservação da biodiversidade de Partamona (Apidae: Meliponini) em um panorama de mudanças climáticas globais.. 2009. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.
DE MARCO JUNIOR, P.DINIZ FILHO, José Alexandre Felizola; BINI, Luiz Maurício. Modelagem de Nicho ecológico usando algoritmos genéticos. 2005. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás.
DE MARCO JUNIOR, P.CAMPOS, Lucio Antonio de OliveiraRESENDE, Daniela Chaves. Relações filogenáticas e aspectos comportamentais do gênero Erythemis (Odonata: libellulidae). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa.
De Marco Jr P.;YOTOKO, K. S. C.Campos, L.A.O.. Conservação filogenética de nicho e conservação da biodiversidade de Partamona (Apidae: Meliponini) em um panorama de mudanças climáticas globais.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.
DERGAM, J. A.; LATINI, A. O.;TOSTA, V. C.; RESENDE, D. C.; MARCO JUNIOR, P.. Conservação filogenética de nicho e conservação da biodiversidade de Partamona (Apidae: Meliponini) em um panorama de mudanças climáticas globais. 2009. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.
Orientou
A definir; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
A definir; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
O ensino por investigação dos insetos domésticos como estratégia de ensino de biologia no ensino médio; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Desenvolvimento de uma aplicação para auxílio no aprendizado de famílias botânicas através de características identificadoras e ilustrações; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Distribuição geográfica de espécies terrestres na região Nordeste; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);
Conflitos de conservação na região Nordeste; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Produção científica sobre a biodiversidade no Nordeste; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Vida de inseto: uma proposta pedagógica para o ensino de entomologia no Ensino Médio utilizando plataformas digitais; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
O USO DOS INSETOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA, A PARTIR DA VISÃO ETNOBIOLÓGICA; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Interesse público e pesquisa científica com anfíbios: uma abordagem cienciométrica cultural; 2019; Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Mortalidade da megafauna marinha com interação antrópica na costa do Nordeste do Brasil; 2018; Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Bioinvasão: Impacto potencial de espécies invasoras na zona costeira marinha; 2018; Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Reflexos da recuperação da Baleia Juabrte: tendências de produção científica e dinâmica espaço-temporal de grupos competitivos no Banco dos Abrolhos, atlântico sul ocidental; 2017; Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Diversidade Macrobentônica Recifal: Independência e Esforço Amostral; 2017; Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Macroecologia da Conservação no Centro Pernambuco de Endemismo: determinando padrões de distribuição de aves, anfíbios e mamíferos ao utilizar modelagem de nichos ecológicos; 2016; Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Uso de modelagem de distribuição potencial como ferramenta para encontrar espécies pouco amostradas; 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ACERCA DO USO DE JOGOS DIGITAIS COM FINS EDUCACIONAIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
O uso de jogos na aprendizagem de Ecologia: da revisão bibliométrica à experimentação na universidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
A contribuição de jogos lúdicos no processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
QUAL O IMPACTO DO ACESSO LIVRE PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS? UMA ABORDAGEM CIENCIOMÉTRICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NO APRENDIZADO DE ECOLOGIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Brincando de quente ou frio com a biodiversidade de Alagoas: será que a biodiversidade está onde estamos procurando?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Biodiversidade e saúde: uma revisão sistemática dos efeitos do contato com a biodiversidade na saúde humana; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Conhecimento e percepção da comunidade acadêmica da UFAL acerca da coleta seletiva e dos problemas ocasionados pelos resíduos sólidos urbanos na cidade de Maceió-AL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Sobreposição de padrões de riqueza de espécies de vertebrados na Mata Atlântica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Influêcia dos aspectos ambientais no repertório comportamal das diferentes categorias de grupo de baleias-jubarte (Megaptera novaengliae) ao redor do arqueipélago dos Abrolhos durante as temporadas reprodutivas de 2015 e 2016; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Conservação filogenética de nicho no gênero Melipona (Hymenoptera: Apidae); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Biogeografia do gênero Erythemis (Odonata: Libellulidae): um teste da regra de Bergmann; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Biodiversidade da Caatinga: uma análise cienciométrica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Efeito das mudanças de temperatura e da umidade do solo no intercâmbio de gases de efeito estufa entre o solo e a atmosfera em um gradiente de aridez; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Aspectos epidemiológicos e vetoriais da dengue na cidade de Maceió, AL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Análise dos comportamentos alimentares de Cebus apella em resposta ao enriquecimento ambiental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Estudo sobre a concepção docente acerca do ensino de entomologia em escolas de Maceió-AL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Bioecologia de Plagusia depressa (Fabricius, 1775) (Crustaceae - Decapoda - Plagusiidae) no Pontal de Coruripe - Alagoas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Evolução do Androcromatismo em Fêmeas do Gênero Ischnura (Odonata: Coenagrionidae); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Distribuição geográfica de espécies de Odonata; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Distribuição de conhecimento científico na Ordem Odonata; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
História de vida e características ecológicas de espécies da Ordem Odonata; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Distribuição geográfica de espécies de Odonata; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Distribuição de conhecimento científico na Ordem Odonata; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
História de vida e características ecológicas de espécies da Ordem Odonata; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Visibilidade cultural de espécies de Odonata; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Métodos de ensino em Ecologia: aplicações práticas e principais obstáculos para os professores; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Métodos de ensino em Ecologia: evidências de sua eficiência prática; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Métodos de ensino em Ecologia: bibliografia e lacunas de conhecimento; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Métodos de ensino em Ecologia: uso de material aberto; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
A pesquisa em Ecologia no Brasil: divulgação científica e popularização do conhecimento acadêmico; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
A pesquisa em Ecologia no Brasil: percepção e prática dos princípio de Open Science; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
A pesquisa em Ecologia no Brasil: reprodutibilidade e o impacto de Open Data; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
A pesquisa em Ecologia no Brasil: qual o efeito do Open Access sobre o impacto das pesquisas?; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
A pesquisa em Ecologia no Brasil: reprodutibilidade e o impacto de Open Data; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Lacunas do conhecimento sobre a biodiversidade no estado de Alagoas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Produção de conhecimento regional sobre a biodiversidade de Alagoas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Áreas prioritárias e conflitos na conservação da biodiversidade de Alagoas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Produção bibliográfica do conhecimento sobre a biodiversidade de Alagoas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Conservação filogenética de nicho no gênero Melipona (Hymenoptera: Apidade); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Modelos de distribuição potencial de Melipona (Hymenoptera: Apidae): impactos de mudanças climáticas e lacunas de conservação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Modelos de distribuição potencial de Melipona (Hymenoptera: Apidae): impactos de mudanças climáticas e lacunas de conservação; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Modelos de distribuição potencial de Melipona (Hymenoptera: Apidae): impactos de mudanças climáticas e lacunas de conservação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Fatores ambientais determinantes da riqueza de espécies no gênero Melipona (Hymenoptera: Apidae); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Características associadas ao risco de extinção em aves ameaçadas do Centro Pernambuco de Endemismo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Áreas prioritárias para a conservação de aves ameaçadas de extinção no Centro Pernambuco de endemismo: distribuição potencial e conflitos de conservação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Fatores determinantes da riqueza de espécies de aves ameaçadas de extinção no Centro Pernambuco de Endemismo: uma abordagem macroecológica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Distribuição potencial e áreas prioritárias para a conservação de aves Passeriformes no Centro Pernambuco de Endemismo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Distribuição potencial e áreas prioritárias para a conservação de aves ?não-Passeriformes? no Centro Pernambuco de Endemismo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Monitoria na disciplina Bioestatística; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Monitoria na disciplina Biomatemática; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Monitoria das disciplinas: Biomatemática, Bioestatística e Ecologia; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Marcos Vinícius Carneiro Vital;
Foi orientado por
MODELAGEM DE NICHO ECOLÓGICO UTILIZANDO ALGORITMOS GENETICOS; 2005; 41 f; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Alexandre Felizola Diniz Filho;
Conservação filogenética de nicho e conservação da biodiversidade de Partamona (Apidae: Meliponini) em um panorama de mudanças climáticas globais; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo De Marco Júnior;
Relações filogenéticas e aspectos comportamentais no gênero Erythemys (Odonata: Libellulidae); 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Paulo De Marco Júnior;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, R. L. ; MENDES, S. ; VITAL, M.V.C. ; PAIVA, P. C. . Polychaetes research in Brazil: a bibliometric analysis. Ocean And Coastal Research , v. 72, p. 1-14, 2024.
-
SANTOS, LARYSSA BEZERRA ; DA SILVA, JULYANE CORATO ; ABDALA, MARIA GABRIELA GOMES ; DA SILVA, MARINA TAISSA SANTIAGO ; DE SOUZA, JOSÉ JEFERSON GOMES ; DE LIMA, ANA RACHEL VASCONCELOS ; BORGES, ALESSANDRA ABEL ; SILVA-JÚNIOR, ABELARDO ; BASSI, ÊNIO JOSÉ ; DAMASCENO, FLÁVIA S. ; VITAL, MARCOS VINICIUS CARNEIRO ; RIBEIRO-ANDRADE, MÜLLER ; SILVA, MARIA CLÁUDIA . Drastic reduction in the notification of acute cases of Chagas disease in the Northeast region of Brazil. Epidemiological evaluation in the period 2001-2021. ACTA TROPICA , v. 256, p. 107267, 2024.
-
DE ARAÚJO, GIVANILDO BERNADINO ; VITAL, MARCOS V. CARNEIRO ; CAMPOS-SILVA, JOÃO VITOR ; DE LIMA, MICHELINE MARIA ; JUSTINO, GILBERTO COSTA ; MOURA, FLÁVIA . Facilitation in Brazilian semiarid zone: remnant trees show a positive effect on caatinga regeneration. ACTA OECOLOGICA-INTERNATIONAL JOURNAL OF ECOLOGY , v. 122, p. 103977, 2024.
-
CAFÉ, KEYLA JULIANA SANTOS BERTOLINO ; DE OLIVEIRA, LETÍCIA MENDONÇA SILVA ; VITAL, MARCOS VINÍCIUS CARNEIRO ; NABOUT, JOÃO CARLOS ; EFE, MÁRCIO AMORIM . Are globally threatened, endemic landbirds studied in Brazil? Implications for conservation. Ornithology Research , v. 30, p. 45-51, 2022.
-
SILVA, ARTHUR F. DA ; MALHADO, ANA C.M. ; CORREIA, RICARDO A. ; LADLE, RICHARD J. ; VITAL, MARCOS V.C. ; MOTT, TAMÍ . Taxonomic bias in amphibian research: Are researchers responding to conservation need?. JOURNAL FOR NATURE CONSERVATION , v. 56, p. 125829, 2020.
-
VILELA, BRUNO ; NASCIMENTO, FILIPE AUGUSTO ; VITAL, MARCOS VINÍCIUS CARNEIRO . IMPACTS OF CLIMATE CHANGE ON SMALL-RANGED AMPHIBIANS OF THE NORTHERN ATLANTIC FOREST. Oecologia Australis , v. 22, p. 130-143, 2018.
-
MIGUEL, THIAGO BARROS ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; VITAL, MARCOS VINÍCIUS CARNEIRO ; JUEN, LEANDRO . A scientometric study of the order Odonata with special attention to Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY (ONLINE) , v. 20, p. 27-42, 2017.
-
VIEIRA, LUDGERO C. G. ; VITAL, MARCOS V. C. ; FERNANDES, ANA P. C. ; BONECKER, CLAUDIA C. ; NABOUT, JO?O C. ; KRAUS, CLEBER N. ; BERNARDI, JOS? V. E. ; VELHO, LUIZ F. M. ; BINI, LUIS M. . Sampling sufficiency for estimating zooplankton diversity in neotropical floodplain lakes. Lakes and Reservoirs , v. 22, p. 190-196, 2017.
-
VALENCIA-AGUILAR, ANYELET ; TOLEDO, LUÍS F. ; VITAL, MARCOS V.C. ; MOTT, TAMÍ . Seasonality, Environmental Factors, and Host Behavior Linked to Disease Risk in Stream-Dwelling Tadpoles. Herpetologica (Austin, TX) , v. 72, p. 98-106, 2016.
-
VIEIRA, Ludgero Cardoso Galli ; Ribeiro, HR ; VITAL, M.V.C. ; SILVA, Leo Caetano Fernandes da ; Souza, ACB ; Pinheiro, RCD ; Bini, MB . Concordance among aquatic communities in a tropical irrigation system. Natureza & Conservação , v. 12, p. 36-41, 2014.
-
LOPES, ANA CECÍLIA P.A. ; VITAL, MARCOS VINÍCIUS CARNEIRO ; EFE, MÁRCIO A. . Potential geographic distribution and conservation of Audubon's Shearwater, Puffinus lherminieri in Brazil. Papéis Avulsos de Zoologia (USP.Museu de Zoologia. Impresso) , v. 54, p. 293-298, 2014.
-
SOUZA E LIMA, FRANCCO A. N. DE ; GASPARINI, JOÃO LUIZ ; ALMEIDA, ANTONIO DE PADUA ; VITAL, MARCOS V. C. ; MOTT, TAMÍ . Sexual dimorphism in Amphisbaena nigricauda (Reptilia, Squamata, Amphisbaenidae) from Southeastern Brazil. Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 104, p. 299-307, 2014.
-
CALVAO, L. B. ; VITAL, M.V.C. ; JUEN, L. ; LIMA FILHO, Guilherme Ferreira de ; OLIVEIRA-JUNIOR, J.M.B. ; PINTO, N. S. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Thermoregulation and microhabitat choice in Erythrodiplax latimaculata Ris males (Anisoptera: Libellulidae). Odonatologica (Utrecht) , v. 42, p. 97-108, 2013.
-
LOBO-ARAÚJO, LAHERT W. ; TOLEDO, MÁRIO T. F. ; EFE, MÁRCIO A. ; MALHADO, ANA C. M. ; VITAL, MARCOS V. C. ; TOLEDO-LIMA, GUILHERME S. ; MACARIO, PHOEVE ; SANTOS, JHONATAN G. DOS ; LADLE, RICHARD J. . Bird communities in three forest types in the Pernambuco Centre of Endemism, Alagoas, Brazil. Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 103, p. 85-96, 2013.
-
VITAL, M.V.C. ; MOURA, F. B. P. ; GONZALEZ, M. ; Lima, M. M. . The influence of land use on edge effect in an Atlantic forest fragment in north-east Brazil. Bosque (Valdivia) , v. 33, p. 17-18, 2012.
-
VITAL, M.V.C. ; Hepburn, R ; Radloff, S ; Fuchs, S . Geographic distribution of Africanized honeybees (Apis mellifera) reflects niche characteristics of ancestral African subspecies. Natureza & Conservação , v. 10, p. 164-190, 2012.
-
MODNA, D. ; DURIGAN, G. ; VITAL, M.V.C. . Pinus elliottii Engelm como facilitadora da regeneração natural da mata ciliar em região de Cerrado, Assis, SP, Brasil. Scientia Forestalis (IPEF) , v. 38, p. 73-83, 2010.
-
COSTA, Diogo Andrade ; VIEIRA, Ludgero Cardoso Galli ; SILVA, Leo Caetano Fernandes da ; CARVALHO, Rodrigo Assis de ; VITAL, M.V.C. ; LIMA FILHO, Guilherme Ferreira de ; SILVEIRA, Allan Valle Toledo da ; Santos, B. P. . Métodos para Comparação de Comunidades: um estudo da fauna de invertebrados de duas áreas da região metropolitana de Goiânia. Estudos (Goiânia. Online) , v. 17, p. 369-379, 2010.
-
MARCO JÚNIOR, Paulo de ; VITAL, M.V.C. . Ecology of Tigriagrion aurantinigrum calvert in response to variations in environmental conditions (Zygoptera : Coenagrionidae). Odonatologica , v. 37, p. 1-11, 2008.
-
CARVALHO, Rodrigo Assis de ; VITAL, M.V.C. ; COSTA, Diogo Andrade ; SILVA, Leo Caetano Fernandes da ; VIEIRA, Ludgero Cardoso Galli ; SILVEIRA, Allan Valle Toledo da ; LIMA FILHO, Guilherme Ferreira de . COMPETIÇÃO, FACILITAÇÃO OU TEORIA NEUTRA? UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES E DE SUA IMPORTÂNCIA NA ESTRUTURA DE UMA COMUNIDADE VEGETAL EM REGENERAÇÃO. Revista de Biologia Neotropical , v. 4, p. 117-123, 2007.
-
VITAL, M.V.C. . Author lists: specify who did what to aid assessment. Nature (London) , Inglaterra, v. 443, p. 26-26, 2006.
-
Anacleto, Teresa Cristina S. ; Diniz-Filho, José Alexandre F. ; VITAL, M.V.C. . Estimating potential geographic ranges of armadillos (Xenarthra, Dasypodidae) in Brazil under niche-based models / Estimation de la distribution géographique potentielle des tatous (Xenarthra, Dasypodidae) au Brésil à partir de modèles basés sur les niches écologiques. Mammalia (Paris) , v. 70, p. 202-213, 2006.
-
SILVA, Leo Caetano Fernandes da ; VIEIRA, Ludgero Cardoso Galli ; COSTA, Diogo Andrade ; LIMA FILHO, Guilherme Ferreira de ; VITAL, M.V.C. ; CARVALHO, Rodrigo Assis de ; SILVEIRA, Allan Valle Toledo da ; OLIVEIRA, Leandro Gonçalves . Qualitative and quantitative benthic macroinvertebrate samplers in Cerrado streams: a comparative aproach. Acta Limnologica Brasiliensia , v. 17, n.2, p. 123-128, 2005.
-
VITAL, M.V.C. ; VIEIRA, Ludgero Cardoso Galli ; CARVALHO, Rodrigo Assis de ; COSTA, Diogo Andrade ; SILVA, Leo Caetano Fernandes da ; SILVEIRA, Allan Valle Toledo da ; LIMA FILHO, Guilherme Ferreira de . Insetos em experimentos de ecologia de populações: um exemplo de abordagem didática. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, Paraná, Brasil, v. 26, n.3, p. 287-290, 2004.
-
SANTOS, C. F. ; VITAL, M.V.C. . O uso de aplicativo como ferramenta pedagógica para aulas de Biologia do Ensino Médio. In: Paula Almeida de Castro; Amanda Lys dos Santos Silva. (Org.). CONEDU - Ensino de Ciências. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2022, v. , p. 1-537.
-
VITAL, M.V.C. ; Fortes, J.C. . Uma avaliação cienciométrica do uso de estratégias de gamificação na Educação em trabalhos indexados na Web of Science. In: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel. (Org.). Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: BG Business Graphics Editora, 2021, v. 1, p. 1-196.
-
Stefanis, BSPO ; Bonfim, WAG ; SILVA, L. C. S. ; MEDEIROS, L. S. ; MARQUES, O. K. L. ; SANTOS, S. M. ; LOPES, U. H. ; SANTOS, C. R. M. ; JACINTHO, B. T. ; EFE, M. A. ; SANTOS, R. G. ; VITAL, MARCOS V. C. . Projeto de monitoramento de praias em Alagoas com esforço sistemático diário: principais resultados e a importância dos PMPs para o fomento da conservação e pesquisa. In: André Favaretto Barbosa; Andreia Leão Owens. (Org.). IBAMA e Indústria de Pesquisa Sísmica : em busca do conhecimento e sustentabilidade através do licenciamento ambiental. 1ed.Rio de Janeiro: Mind Duet Comunicação e Marketing, 2020, v. 1, p. 94-101.
-
Gama Vila Nova, João Gabriel ; Carneiro Vital, Marcos Vinícius ; Vilhena Vieira Lopes, Roberta . A Reliable Information Acquisition Model for D&D Players. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 73-85.
-
VITAL, M.V.C. . Nicho ecológico, clima e a distribuição das espécies. In: José Clênio Ferreira de Oliveira. (Org.). Atmosfera e Sociedade: aspectos multi e interdisciplinares da meteorologia. 1ed.Maceió: Edufal - Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2011, v. 2, p. 41-47.
-
MARCO JÚNIOR, Paulo de ; VITAL, M.V.C. ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso ; VIANNA, D.M. . Métodos em Educação Ambiental. In: ABEAS (Org.). (Org.). Curso de Uso Racional dos Recursos Naturais e seus Reflexos no Meio Ambiente - Módulo 11 - Educação Ambiental. Brasília: ABEAS (Org.), 2001, v. 11, p. 13-19.
-
VITAL, M.V.C. . Sugestões de Livros - A escalada do monte improvável: uma defesa da teoria da evolução. Biologia em Foco, Viçosa, MG, , v. 44, 01 jul. 2006.
-
VITAL, M.V.C. ; Fortes, J.C. . Uma avaliação cienciométrica do uso de estratégias de gamificação na educação em trabalhos indexados na Web of Science. In: XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019, Maceió, AL. Maceió. Anais do XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Mceió: Universidade Federal de Alagoas, 2019. v. 1. p. 333-340.
-
VITAL, M.V.C. ; SILVA, Daniel de Paiva ; ALVES, Rubana Palhares . Evolução de androcromatismo em fêmeas no gênero Ischnura (Odonata: Coenagrionidae): uma abordagem comparativa. In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu, MG. VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005.
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Padrão diário de atividade de Tigriagrion aurantinigrum (Odonata: coenagrionidae). In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza, CE. Anais de Trabalhos completos. Fortaleza, CE: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2003. p. 305-305.
-
OLIVEIRA, T. A. A. ; VITAL, M.V.C. . A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ZOOLOGIA DO NORDESTE DO BRASIL: UM PANORAMA BIBLIOMÉTRICO. In: XXI Encontro de Zoologia do Nordeste, 2023, Recife. Anais do XXI Encontro de Zoologia do Nordeste. Recife: Sociedade Nordestina de Zoologia, 2023. p. 1-3.
-
TELES, L. M. L. ; OLIVEIRA, T. A. A. ; VITAL, M.V.C. . QUANTO MAIOR MELHOR? EFEITO DO TAMANHO CORPORAL NO INTERESSE CIENTÍFICO EM ESPÉCIES DE ODONATA. In: XXI Encontro de Zoologia do Nordeste, 2023, Recife. Anais do XXI Encontro de Zoologia do Nordeste. Recife: Sociedade Nordestina de Zoologia, 2023. p. 1-4.
-
Pinto, HS ; Silva, AF ; VITAL, M.V.C. . Gênero Melipona Illiger, 1806 (Hymenoptera: Apidae): Registros de coleta, riqueza e distribuição das espécies. In: XII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2015, São Lourenço, MG. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2015.
-
Lima, DJ ; Higino, GT ; VITAL, M.V.C. . COINCIDÊNCIA NO PADRÃO DE RIQUEZA DE ESPÉCIES DE VERTEBRADOS NA MATA ATLÂNTICA: QUAL O EFEITO DA ESCALA. In: XII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2015, São Lourenço, MG. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2015.
-
Andrade, AB ; Almeida, LMM ; VITAL, M.V.C. . AVES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NO CENTRO PERNAMBUCO DE ENDEMISMO: DISTRIBUIÇÃO E ESFORÇO DE COLETAS. In: XII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2015, São Lourenço, MG. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ecologia, 2015.
-
SILVA, H. B. ; MORETE, M. E. ; VITAL, M.V.C. ; MARQUES, M. L. ; MARCONDES, M. . COMPORTAMENTO DE DIFERENTES CATEGORIAS DE GRUPOS DE BALEIAS-JUBARTE (Megaptera novaeangliae) AO REDOR DO ARQUIPÉLAGO DOS ABROLHOS, BAHIA, BRASIL. In: 19ª Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul e XIII Congresso da Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos, 2022, Salvador, BA. Livro de Resumos. Salvador, BA: Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos, 2022. p. 1-283.
-
AMORIM, B. M. F. C. ; VITAL, M.V.C. . O USO DOS INSETOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA A PARTIR DA VISÃO ETNOBIOLÓGICA. In: III Encontro Nacional do Profbio, 2019, Belo Horizonte, MG. Anais do III Encontro Nacional do PROFBIO. / Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2019. p. 105-106.
-
Almeida, LMM ; Silva, AF ; VITAL, M.V.C. . A entomologia do nordeste do Brasil: uma abordagem cienciométrica. In: XXVI Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino-Americano de Entomologia, 2016, Maceió, AL. Anais do XXVI Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino-Americano de Entomologia, 2016.
-
Barbosa, R.A.S ; Lima, L.R. ; VITAL, M.V.C. . POR QUE INSISTIR NA TRADIÇÃO? O MÉTODO DE PONTO QUADRANTE COMO ALTERNATIVA PARA ESTUDOS DA FLORA. In: 67 Congresso Nacional de Botânica, 2016, Vitória, ES. Anais do 67 Congresso Nacional de Botânica, 2016.
-
Higino, GT ; Silva, AF ; VITAL, M.V.C. . Vaquinha científica 2.0: crowdfunding como ferramenta de markenting científico. In: XXX Semana de Biologia da UFAL, 2015, Maceió, AL. Anais da XXX Semana de Biologia da UFAL, 2015.
-
Santos, ALM ; Silva, AF ; Higino, GT ; VITAL, M.V.C. . Brincando de frio e quente com a biodiversidade de Alagoas: será que a riqueza está onde estamos procurando?. In: XXX Semana de Biologia da UFAL, 2015, Maceió, AL. Anais da XXX Semana de Biologia da UFAL, 2015.
-
Faquim, RCP ; Batista, V.S. ; VITAL, M.V.C. ; PASSOS, C. V. B. ; Fabré, N.N. . Demersal fish assemblages and its environmental determinants in tropical Atlantic coastal waters. In: 100th Ecological Society of America Annual Meeting, 2015, Baltimore, MD, EUA. 100th ESA Annual Meeting. Washington, D.C., EUA: Ecological Society of America, 2015.
-
Lima, DJ ; Higino, GT ; VITAL, M.V.C. . A study with dragons: testing body size as a predictor of distributional range in monitor lizards. In: II International Symposium of Ecology and Evolution, 2014, Viçosa, MG, Brasil. Abstract Book. Viçosa, MG, Brasil: II International Symposium of Ecology and Evolution, 2014. p. 109-109.
-
Lima, JF ; VITAL, M.V.C. ; EFE, M. A. . A influência da altitude de pequena escala na distribuição espacial e taxas de captura de aves em paisagem fragmentada de mata atlântica. In: XX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2013, Passo Fundo, RS. XX Congresso Brasileiro de Ornitologia - Anais. Passo Fundo, RS: UPF Editora, 2013. p. 227-227.
-
VITAL, M.V.C. ; Silva, JT ; Souza, FMA . Modelagem da distribuição potencial e definição de áreas prioritárias para a conservação de aves ameaçadas de extinção no 'centro Pernambuco de endemismo'. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador, Bahia. Livro de resumos 29o CBZ, 2012. v. 1. p. 508-508.
-
Lima, M. M. ; VITAL, M.V.C. ; MOURA, F. B. P. . Facilitation in plant communities: the role of the Ouricuri palm tree to maintain biodiversity in the Brazilian Caatinga. In: IUFRO Landscape Ecology Conference, 2012, Concepción, Chile. IUFRO Landscape Ecology Conference Book of Abstracts, 2012. p. 46-46.
-
GONZALEZ, M. ; Lima, M. M. ; VITAL, M.V.C. ; MOURA, F. B. P. . Efeito de Borda na Mata Atantica do Nordeste oriental: a matriz influencia na qualidade da borda?. In: X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011, São Lourenço, MG. Anais do X Congresso de Ecologia do Brasil, 2011. p. 1-3.
-
LIMA, Flávia Pereira ; VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . A trajetória da pesquisa em ecologia no brasil: uma abordagem cienciométrica. In: 10o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2005.
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso . Padrão de Atividade de Zigópteros (Odonata: Zigoptera) Neotropicais: Tamanho Corporal Afetando a Habilidade de Termorregulação. In: XI Simpósio de Iniciação Científica, 2002, Viçosa, MG. XI Simpósio de Iniciação Científica. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2002.
-
LIMA, Flávia Pereira ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso ; VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Pinturas de Guerra: Efeito do Tamanho das Manchas em Asas de Machos de Hetaerina rosea sobre Diferentes Estratéfias Territoriais. In: XI Simpósio de Iniciação Científica, 2002, Viçosa, MG. XI Simpósio de Iniciação Científica. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2002.
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Dimorfismo Sexual no Gênero Erythemis (Odonata: Libellulidae): uma Abordagem Evolutiva. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre, RS. V Congresso de Ecologia do Brasil. Porto Alegre, RS: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001.
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Evolução do Comportamento Reprodutivo no Gênero Erythemis (Odonata: Libellulidae). In: X Simpósio de Iniciação Científica, 2000, Viçosa, MG. X Simpósio de Iniciação Científica. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2000.
-
VITAL, M.V.C. . Oficina: jogos de RPG de mesa no Ensino. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITAL, M.V.C. . Oficina: Jogos de RPG de mesa no ensino de Biologia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITAL, M.V.C. . Palestra - Dados, tabuleiros ou telas: o uso de jogos no ensino de Biologia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VITAL, M.V.C. . Medindo a biodiversidade de insetos: problemas (e soluções!) com os índices de diversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Daniel de Paiva ; VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Assimetria flutuante como ferramenta de bioindicação: os efeitos da cidade de Manaus (AM) sobre Erythemis peruviana (Rambur, 1842) (Insecta: Odonata) junto à Bacia do rio Amazonas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITAL, M.V.C. ; LIMA, Flávia Pereira ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . A trajetória da pesquisa em ecologia no Brasil: uma abordagem cienciométrica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VITAL, M.V.C. ; SILVA, Daniel de Paiva ; ALVES, Rubana Palhares . Evolução de androcromatismo em femeas no gênero Ischnura (Odonata: Coenagrionidae): uma abordagem comparativa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Padrão diário de atividade de Tigriagrion aurantinigrum (Odonata: coenagrionidae). 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Dimorfismo Sexual no Gênero Erythemis (Odonata: Libellulidae): uma Abordagem Evolutiva. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de . Evolução do Comportamento Reprodutivo no Gênero Erythemis (Odonata: Libellulidae). 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de ; LIMA, Flávia Pereira ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso ; GAIA, Marília Carla de Mello ; VIANNA, D.M. . Laboratório de Educação para a Cidadania: A Universidade Integrada na Área de Ciências do Ensino Fundamental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VITAL, M.V.C. ; OLIVEIRA, T. A. A. ; TELES, L. M. L. ; OLIVEIRA, M. H. . Zigs & Zags: um RPG de asas e exoesqueletos. Maceió: Publicação própria, 2023 (Jogo Didático).
-
SANTOS, C. F. ; VITAL, M.V.C. . Construindo um aplicativo educacional passo a passo: a experiência com o aplicativo Vida de Inseto. Maceió: Publicação própria, 2022 (Cartilha didática).
-
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso ; LIMA, Flávia Pereira ; GAIA, Marília Carla de Mello ; VIANNA, D.M. . Laboratório de Educação para a Cidadania. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2001 (Material Didático).
Outras produções
MARCO JÚNIOR, Paulo de ; LATINI, Anderson Oliveira ; RESENDE, Daniela Chaves ; SCOSS, Leandro de Moraes ; VIANNA, Maria Rodrigues ; COELHO, Flávia Monteiro ; GAIA, Marília Carla de Mello ; VIANNA, D.M. ; VITAL, M.V.C. ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso ; GIACOMINI, Henrique Corrêa . Análise Faunística Funcional e Integridade Biótica na Lagoa Juparanã: Subsídios para sua Recuperação Ambiental. 2001.
VITAL, M.V.C. ; Higino, GT ; Silva, AF . Campanha para popularização da Ciência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
VITAL, M.V.C. ; Higino, GT ; Silva, AF . Hipótese nula: um blog marginalmente significativo. 2016; Tema: Blog de divulgação científico com diversos temas. (Blog).
VITAL, M.V.C. . Cantinho do R: R e Bioestatística sem (muita) complicação. 2015; Tema: Tutoriais e dicas de Bioestatística e linguagem R. (Blog).
VITAL, M.V.C. ; Higino, GT ; Silva, AF . Laboratório de Ecologia Quantitativa (página no facebook). 2015; Tema: Divulgação de artigos, material didático, eventos e outros, voltados para Ecologia, Bioestatística e Biologia.. (Rede social).
VITAL, M.V.C. . Introdução à linguagem R para análise de dados. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITAL, M.V.C. . Introdução ao Uso do Software R para Biologia da Conservação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Introdução ao Uso do Software R para Biologia da Conservação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . R também fala: usando RMarkdown para comunicar sua pesquisa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Introdução ao Uso do Software R para Biologia da Conservação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Introdução ao Uso do Software R para Biologia da Conservação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Introdução a métodos de estimativas de riquezas e análise de biodiversidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. ; Lima, DJ ; Higino, GT . Mapeando a Biodiversidade: Uma Introdução ao DIVA-GIS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Introdução ao Uso do Software R para Biologia da Conservação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de introdução ao uso do software R e suas aplicações estatísticas nas ciências biológicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Medindo a diversidade zoológica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de Estatística Básica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de introdução ao uso do sfotware R e suas aplicações estatísticas nas ciências biológicas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Ecologia quantitativa (bioestatística) aplicada à biologia da conservação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de introdução a métodos de estimativas de riquezas e análise de biodiversidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de introdução aos métodos de estimativas de riqueza e análise de biodiversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de introdução aos métodos de estimativas de riqueza e análise de biodiversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de estatística básica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso básico de bioestatística. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITAL, M.V.C. . Curso de introdução ao uso do sfotware R e suas aplicações estatísticas nas ciências biológicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Análise de viabilidade populacional de aves. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Introdução a métodos de estimativas populacionais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de Bioestatística. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITAL, M.V.C. . Introdução a métodos de estimativas de riqueza e análise de biodiversidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de introdução aos métodos de estimativas de riqueza e análise de biodiversidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Curso de ecologia quantitativa (bioestatística) aplicada à biologia da conservação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Introdução a métodos de estimativas de riqueza e análise de biodiversidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Ecologia Quantitativa (bioestatística) aplicada à biologia da cosnervação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . A construção de filogenias para a biologia da conservação. 2009. .
VITAL, M.V.C. . Métodos de estimativa de riqueza e análise da biodiversidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso . Métodos de estimativa de riqueza e análise da biodiversidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VITAL, M.V.C. . Métodos de Amálises de dados em Ecologia Quantitativa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARCO JÚNIOR, Paulo de ; VITAL, M.V.C. ; VIANNA, D.M. ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso . Hot-spots de biodiversidade de Odonata: Etapa II - Definição de áreas prioritárias para levantamentos faunísticos e para conservação no Estado da Bahia. 2004. (Relatório de pesquisa).
MARCO JÚNIOR, Paulo de ; RESENDE, Daniela Chaves ; FURIERI, Karina Schmidt ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso ; VITAL, M.V.C. ; BARRTETO, Francisco Candido ; VIANNA, D.M. . Levantamentos rápidos de odonata para determinação de áreas prioritárias para conservação na região do corredor central da mata atlântica - I. Análise de Informações bibliográficas. 2003. (Relatório de pesquisa).
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de ; LIMA, Flávia Pereira ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso ; GAIA, Marília Carla de Mello ; VIANNA, D.M. . Laboratório de Educação para a Cidadania. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITAL, M.V.C. ; MARCO JÚNIOR, Paulo de ; LIMA, Flávia Pereira ; PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso ; GAIA, Marília Carla de Mello ; VIANNA, D.M. . Laboratório de Educação Para Cidadania. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
Bio-ecologia e conservação de aves marinhas ameaçadas em Abrolhos e Fernando de Noronha, Descrição: Projeto sobre conservação de aveas ameaçadas de extinção em arquipélagos brasileiros, envolvenod o levantamento de informações biológicas para a construção de modelos de viabilidade populacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinícius Carneiro Vital - Integrante / Márcio Amorim Efe - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Seleção de áreas prioritárias para a conservação de abelhas no estado do Ceará, Descrição: Projeto d elevantamento de dados e criação de modelos de distribuição potencial de espécies de abelhas do Ceará, visando a seleção de áreas prioritárias para sua conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinícius Carneiro Vital - Integrante / Breno Magalhães Freitas - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2004
Hot-spots de biodiversidade de Odonata: Etapa II - definição de áreas prioritárias para conservação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo De Marco Júnior em 25/01/2013., Descrição: Neste projeto buscamos continuar a contrução de uma base de dados sobre a distribuição de um grupo indicador dentre as Odonata, na escala de todo o território nacional, completando as informações específicas relativas ao estado da Bahia: 1) Identificar manchas de alta diversidade como áreas prioritárias conservação de Odonata; 2) Na escala do Estado da Bahia, conduzir um detalhado estudo nas áreas não estudadas visando aumentar nosso conhecimento sobre estes sistemas, identificar novas manchas de diversidade, e avaliar o quanto a estratégia de "hot-spots" pode atualmente estar viciando nossa visão das áreas prioritárias para a conservação no Estado. Devido as limitações de tempo e a extensão territorial do estado, as áreas serão escolhidas para levantamento baseados em critérios de diversidade vegetacional e reconhecimento como áreas de alta diversidade para outros grupos animais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinícius Carneiro Vital - Integrante / Paulo Enrique Cardoso Peixoto - Integrante / Dana Moiana Vianna - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Coordenador., Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2002
"Hot-spots" de biodiversidade de Odonata na definição de áreas prioritárias para conservação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo De Marco Júnior em 25/01/2013., Descrição: A identificação de áreas prioritárias para a conservação no Brasil têm sido principalmente direcionada para as manchas com maior diversidade de espécies. Na maior parte dos workshops em que se buscou definir estas áreas, dada a insuficiência de informações, os resultados estão baseados em alguns dados quantitativos em estudos de Aves e Mamíferos, e na experiência prévia de pesquisadores, mesmo na ausência de dados quantitativos que as comprovem. Esta abordagem é louvável porque busca encontrar soluções ante um problema complexo e sob a pressão da perda destes habitats. No entanto, revela a falta de um planejamento tanto dos cientistas quanto das instituições voltadas para a conservação, no sentido de mapear quantitativamente a diversidade de espécies como instrumento para ações conservacionistas. Um dos aspectos mais negativos da estratégia dos "hot-spots" na determinação de áreas prioritárias para conservação é que em um país como o Brasil, onde a pesquisa sistemática da ecologia e da biogeografia se restringe a alguns poucos taxa é que existem grandes áreas onde nenhum pesquisador fez nenhum levantamento sistemático da fauna. Estas áreas virtualmente desconhecidas podem conter manchas de diversidade que se perdem ou não são consideradas pela ausência de informações. Neste projeto buscamos produzir uma base de dados sobre a distribuição de um grupo indicador dentre as Odonata, na escala de todo o território nacional, com três grandes objetivos principais: 1) Identificar manchas de alta diversidade como áreas prioritárias conservação de Odonata; 2) Identificar áreas não estudadas como áreas prioritárias para o estudo a nível nacional 3) Na escala do Estado de Minas Gerais, conduzir um detalhado estudo nas áreas não estudadas visando aumentar nosso conhecimento sobre estes sistemas, identificar novas manchas de diversidade, e avaliar o quanto a estratégia de "hot-spots" pode atualmente estar viciando nossa visão das áreas prioritárias para a conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Vinícius Carneiro Vital - Integrante / Paulo Enrique Cardoso Peixoto - Integrante / Dana Moiana Vianna - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Coordenador., Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas, Reitoria, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. , Av. Lourival Melo Mota, s/n, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Setor de Biodiversidade e Ecologia, Tabuleiro dos Martins, 57010-020 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 96022532, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor na área de Ecologia Experimental e Modelagem da Diversidade Biológica
Atividades
-
11/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.,Cargo ou função, Membro titular do Comitê Assessor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFAL.
-
09/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais no Ensino de Biologia II, Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia - Tema 3
-
01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.,Cargo ou função, Revisor de projetos, relatórios parciais e finais do programa PIBIC, anualmente.
-
01/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.,Linhas de pesquisa
-
01/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Biomatemática, Ecologia, Fundamentos de Ecologia e Evolução, Ferramentas Computacionais em Ecologia
-
01/2018 - 11/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.,Cargo ou função, Membro suplente do Comitê Assessor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFAL.
-
01/2010 - 12/2019
Ensino, Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Delineamento e análise experimental para as ciências biológicas, Estatística Multivariada
2009 - 2012
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 4
2005 - 2009
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-graduação, Carga horária: 40
2006 - 2008
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2005 - 07/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Animal.,Linhas de pesquisa
-
08/2006 - 02/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Ambiental, Ecologia Básica, Ecologia de Populações
2003 - 2005
Universidade Federal de GoiásVínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2003 - 02/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
Você é Marcos Vinícius Carneiro Vital?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Vinícius Carneiro Vital e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?