Elisa Alves de Almeida

Possui Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Especialização em Educação Inclusiva sob diferentes enfoques pela Universidade do Estado do Pará (2008) e graduação em Pedagogia também pela Universidade do Estado do Pará (2006). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, intervenções assistidas por animais, educação infantil e ensino fundamental.

Informações coletadas do Lattes em 28/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Educação, Atividade e Terapia Assistida por Animais: Revisão Integrativa de Produções Científicas Brasileiras, Ano de Obtenção: 2014
Mitsuko Aparecida Makino Antunes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Educação Inclusiva sob Diferentes Enfoques

2006 - 2008

Universidade do Estado do Pará
Título: A avaliação de docentes sobre as produções textuais elaboradas por alunos surdos da 8ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Belém ? PA
Orientador: Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Graduação em Pedagogia

2002 - 2006

Universidade do Estado do Pará
Título: A utilização da prótese auditiva no processo de inclusão escolar dos acadêmicos surdos da Universidade Vale do Acaraú/Pa
Orientador: Cláudio Ludgero Monteiro Pereira

Formação complementar

2021 - 2021

Noções de Acessibilidade arquitetônica para avaliação de projetos e edifica. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2021 - 2021

Educação Especial: histórico, políticas e práticas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Inovação e Metodologias Ativas no Ensino Remoto. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Gestores Escolares em diálogo: a democracia e os desafios contemporâneos. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2020 - 2020

Avaliação e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): Ferramentas Estratég. (Carga horária: 60h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará, CEFOR/SEDUC, Brasil.

2018 - 2018

Considerações sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência. (Carga horária: 3h). , Escola de Aplicação da UFPA, EAUFPA, Brasil.

2018 - 2018

A inclusão escolar do aluno com visão subnormal da UFPA. (Carga horária: 3h). , Escola de Aplicação da UFPA, EAUFPA, Brasil.

2018 - 2018

Transtorno do Espectro Autista: definições e estratégias. (Carga horária: 3h). , Escola de Aplicação da UFPA, EAUFPA, Brasil.

2016 - 2016

Educação Sem Limites - Ampliando a visão do professor na educação de crianç. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2016 - 2016

Formação de professores - Educação Especial. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Português Instrumental: Prod. de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 48h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2012

Curso Básico de LIBRAS. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.

2004 - 2005

Libras em Contexto. (Carga horária: 304h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Fundamental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Terapia Assistida por Animais.

Organização de eventos

ALMEIDA, E. A. . VIII Feira do Livro da EAUFPA: chuva literária- construindo e reconstruindo culturas no jardim da EAUFPA. 2017. (Outro).

ALMEIDA, E. A. ; BRIGIDO, A. O. ; FILGUEIRAS, S. ; GONDIN, L. . Mesa redonda: Autismo e Inclusão Escolar. 2004. (Outro).

Participação em eventos

1 Simpósio Integrativo Multidisciplinar sobre o TEA. 2021. (Simpósio).

Encontro Internacional da Consciência Autista e III Encontro Integrado da Conciência Autista. 2021. (Encontro).

I Pará ConTEA: Congresso Paraense sobre Transtorno do Espectro Autista. 2021. (Congresso).

Políticas Públicas e Inclusão do público-alvo da Educação Especial. 2021. (Outra).

Congresso de Educação Digital na Infância. 2020. (Congresso).

II Seminário de Educação Infantil e Anos Iniciais da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - SEIFEA. 2020. (Seminário).

Seminário Internacional Online - Educação em ambiente prisional: políticas e práticas no Brasil e em Portugal. 2020. (Seminário).

Webinário: O Ensino Remoto Emergencial e o uso da tecnologia assistiva para o processo de ensino/aprendizagem do discente com deficiência (PcD). 2020. (Outra).

Webinário "O Plano Estadual de Educação, o Novo Ensino Médio e as Tecnologias Educacionais em um contexto de pandemia". 2020. (Outra).

XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.O Projeto Político Pedagógico de uma Escola de Educação em Tempo Integral. 2019. (Simpósio).

1 workshop de aplicativos didáticos. 2018. (Outra).

Construção de mapas táteis. 2018. (Oficina).

I Ciclo de Estudos e Experiências sobre Educação Inclusiva. 2018. (Outra).

I Encontro de Educação Inclusiva para docentes da EAUFPA. 2018. (Encontro).

IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA. 2018. (Seminário).

Simpósio TEA na Escola. 2018. (Simpósio).

XI Seminário de Formação dos profissionais de educação: Planos de educação, diretrizes e bases curriculares - impactos na formação de professores do Brasil. 2018. (Seminário).

1 TEAMO: o processo de inclusão começa com amor. 2017. (Outra).

Intervenções pedagógicas na hidrocefalia: o olhar da educação inclusiva que precisamos desempenhar. 2016. (Outra).

I SICEA regional e VIII Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA. 2016. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Educação, Atividade e Terapia Assistida por Animais: Produções científicas brasileiras em foco. 2015. (Congresso).

VIII Mostra de Psicologia da Educação.Educação, Atividade e Terapia Assistida por Animais: Revisão Integrativa de Produções Científicas Brasileiras. 2014. (Outra).

1 Congreso Internacional de Terapia Asistida con Animales en Argentina. 2013. (Congresso).

2 Fórum sobre Ética em Pesquisa em Seres Humanos. 2013. (Outra).

2 Simpósio Internacional de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais - II SINTAA. 2013. (Simpósio).

3 Fórum sobre Ética em Pesquisa em Seres Humanos. 2013. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A psicogenética walloniana nas reuniões da ANPED no período de 2000 a 2011 - uma visão panorâmica. 2013. (Congresso).

Curso: A Rotina na Educação Infantil. 2012. (Outra).

III Curso de Pet-Terapia Assistida por Animais. 2012. (Outra).

Encontro Pedagógico "Uma viagem pela literatura, novos tempo, novas posturas". 2011. (Encontro).

II Seminário: A Sexualidade na vida da pessoa com deficiência. 2011. (Seminário).

REASEM - X Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão. 2011. (Seminário).

Vivência Teórica-Prática em Terapia Assistida por Animais. 2011. (Outra).

I Seminário Brasileiro de Equoterapia. 2010. (Seminário).

IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. 2010. (Feira).

REASEM - IX Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão. 2010. (Seminário).

Palestra "A psicomotricidade, o brinquedo e a brincadeira na educação". 2009. (Outra).

IV Congresso sobre Formação de Professores das Escolas Particulares e Públicas do Brasil. 2008. (Congresso).

Curso "Atendimento ao Cliente". 2007. (Outra).

XII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.Eu tenho um aluno deficiente: E agora, o que fazer?. 2007. (Outra).

II Fórum Amazônico Multidisciplinar sobre Audição e Deficiência Auditiva. 2006. (Outra).

I Seminário: A Educação sob vários olhares. 2005. (Seminário).

I Seminário sobre surdez - Atualidades na Educação de Surdos do Bilinguismo ao Implante Coclear. 2005. (Seminário).

I Fórum Amazônico Multidisciplinar sobre Audição e Deficiência Auditiva. 2004. (Outra).

IX Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.Abuso Sexual Infanto-Juvenil: E agora educador, o que fazer?. 2004. (Outra).

Semana dos Recursos Hídricos. 2004. (Outra).

Simpósio "Portadores de Necessidades Educativas Especiais: perspectivas e desafios. 2004. (Simpósio).

V Congresso Internacional de Educação. Abuso Sexual Infanto-Juvenil: O papel da Escola diante desta problemática. 2004. (Congresso).

Brinquedoteca: O lúdico em nosso cotidiano. 2003. (Oficina).

Curso de Formação Básica em Educação Inclusiva. 2003. (Outra).

III Encontro de Educadores das Brinquedotecas da P.M.B.. 2003. (Encontro).

III Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral. 2003. (Simpósio).

II Seminário Acadêmico do Curso de Pedagogia. 2003. (Seminário).

II Simpósio de Atenção à Pessoa Portadora de Necessidades Especiais. 2003. (Simpósio).

Mini-Curso Os diferentes tipos de Cérebros. 2003. (Outra).

Mini-Curso TDAH x Inclusão: a quem cabe esta responsabilidade?. 2003. (Outra).

VIII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. 2003. (Outra).

A pessoa com Síndrome de Down: O amor não basta. 2002. (Outra).

II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

I Seminário de Política e Educação. 2002. (Seminário).

Palestra sobre Educação em Valores Humanos. 2002. (Outra).

VII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. 2002. (Outra).

Workshop - Competências e Habilidades Psicomotoras. 2002. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: RAYRA DE OLIVEIRA NERY

SOUZA, O. N. B.;ALMEIDA, E. A.. Reflexões sobre Tecnologia Assistiva no Ambiente Educacional do Deficiente Físico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Renata Carolina Alves de Lima

SOUZA, O. N. B.;ALMEIDA, E. A.; CARDOSO, C. A. Q.. O trabalho das Associações na promoção de qualidade de vida para as pessoas com TEA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adriana do Socorro Fonseca Ribeiro

SOUZA, O. N. B.;ALMEIDA, E. A.; CARDOSO, C. A. Q.. Autismo e o mundo do trabalho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: RUAN DIEGO ARAUJO MACIEL

SOUZA, O. N. B.;ALMEIDA, E. A.. O ato da coordenação pedagógica para a consolidação da prática pedagógica nas unidades educativas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: THABATA TAMYRES AGUIAR DA SILVA

SOUZA, O. N. B.;ALMEIDA, E. A.. Reflexões e perspectivas de uma pedagoga em formação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Orientou

Gilberto Bastos Maia

Estágio supervisionado nas séries iniciais; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Lucas Nitaez Andrade de Nóvoa

Estágio Curricular Supervisionado nas séries iniciais; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Matheus da Silva Sousa

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2017; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Jordana Oliveira Bastos

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2017; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Thais Sonia Ribeiro Sombra

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2017; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Erida Rafaele Martins Santos

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

SORAIA RODRIGUES FERREIRA

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Priscila da Silva Azevedo

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2016; Orientação de outra natureza; (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Wagner Monteiro Alves

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2016; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Tifany Souza Alfaia

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2016; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Thaiana Caroline Falcão Pacheco

Estágio Supervisionado Curricular nas séries iniciais da Educação Infantil; 2016; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elisa Alves de Almeida;

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, E. A. ; ANTUNES, M. A. M. . Educação, Atividade e Terapia Assistida por Animais: Revisão Integrativa de Produções Científicas Brasileiras. Psicologia da Educação (Online) , v. s/v, p. 139, 2014.

  • ALMEIDA, L. R. ; MOLLICA, A. J. P. ; PEREIRA, A. L. ; VIEIRA, A. L. S. F. ; SANTOS, C. L. I. ; ALMEIDA, E. A. ; RABELO, K. M. . Apresentações na ANPED que fazem referência a Henri Wallon - estudo exploratório. Psicologia da Educação (Online) , v. 2, p. 83-90, 2013.

  • ALMEIDA, E. A. ; AGUIAR, C. S. ; MACIEL, L. P. P. . O Projeto Político Pedagógico de uma Escola de Educação em Tempo Integral. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019, Curitiba. POLITICA E GESTAO DA EDUCACAO BASICA I. Brasília: ANPAE, 2019. v. 1. p. 369-372.

  • ALMEIDA, E. A. . O processo de inclusão escolar de uma criança com hidrocefalia em sua primeira experiência em sala de aula. In: I SICEA Regional - Amazônia legal e Centro Oeste e VIII Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA, 2016, Belém. Anais do I SICEA Regional - Amazônia legal e Centro Oeste e VIII Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA, 2016. p. 110-115.

  • ALMEIDA, E. A. ; MEDINA, T. ; LEITAO, W. A. M. . Lelê gosta do que vê, e você? trabalhando e valorizando a diversidade na educação infantil. In: IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA, 2018, Belém. Anais do IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA, 2018. p. 30-30.

  • ALMEIDA, E. A. ; SILVA, G. C. ; RODRIGUES, W. J. A. . Educação, Família e Diversidade: reflexão e ação no contexto da educação infantil. In: IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA, 2018, Belém. Anais do IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA, 2018. p. 64-64.

  • ALVES, D. S. S. ; ALMEIDA, E. A. ; SILVA, G. C. . Aprimorando a coordenação de um aluno com hidrocefalia: a experiência da EAUFPA. In: IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA, 2018, Belém. Anais do IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA, 2018. p. 96-96.

  • LEITAO, W. A. M. ; ALMEIDA, E. A. . Saci, suas peraltices e diferenças contribuindo com o processo de alfabetização e letramento das crianças. In: IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA, 2018, Belém. Anais do IX Fórum de pesquisa e extensão da EAUFPA; XIV Seminário de Educação Especial: por uma sociedade inclusiva e I Colóquio de educação étnico racial da EAUFPA, 2018. p. 49-49.

  • RODRIGUES, W. J. A. ; ALMEIDA, E. A. . Formação continuada de docentes da EJA: importância e desafios. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Professores de Educação, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XI Seminário Nacional de Formação dos Professores de Educação: Planos de educação, Diretrizes de bases curriculares ? impactos na formação de professores do Brasil, 2017. p. 129-130.

  • ALMEIDA, E. A. ; LEITAO, W. A. M. . Inclusão e hidrocefalia: há muito para se dizer e fazer no tocante a formação de professores. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Professores de Educação, 2017, Belém. Anais do XI Seminário Nacional de Formação dos Professores de Educação: Planos de educação, Diretrizes de bases curriculares ? impactos na formação de professores do Brasil, 2017. p. 429-430.

  • ALMEIDA, E. A. ; BRIGIDO, A. O. . A educação sob influência das idéias iluministas. In: V Congresso Internacional de Educação, 2004, São Luís. Os Desafios no Processo de Ensino-Aprendizagem. João Pessoa: Editora Universitária, 2004. v. s/v. p. 169-169.

  • ALMEIDA, E. A. ; BRIGIDO, A. O. . Abuso Sexual Infanto-Juvenil: O papel da Escola diante desta problemática. In: V Congresso Internacional de Educação, 2004, São Luís. Os Desafios no Processo de Ensino-Aprendizagem. João Pessoa: Editora Universitária, 2004. v. s/v. p. 168-168.

  • ALMEIDA, E. A. . Tecnologia Assistiva. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, E. A. . Tecnologia Assistiva. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, E. A. ; AGUIAR, C. S. ; MACIEL, L. P. P. . O Projeto Político Pedagógico de uma Escola de Educação em Tempo Integral. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITAO, W. A. M. ; ALMEIDA, E. A. . Saci, suas peraltices e diferenças contribuindo com o processo de alfabetização e letramento das crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, D. S. S. ; ALMEIDA, E. A. ; SILVA, G. C. . Aprimorando a coordenação de um aluno com hidrocefalia: a experiência da EAUFPA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, E. A. ; MEDINA, T. ; LEITAO, W. A. M. . Lelê gosta do que vê, e você? trabalhando e valorizando a diversidade na educação infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, E. A. ; SILVA, G. C. ; RODRIGUES, W. J. A. . Educação, Família e Diversidade: reflexão e ação no contexto da educação infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, E. A. ; MEDINA, T. ; LEITAO, W. M. . Alfabetização e letramento na Educação Infantil: relato de experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, E. A. ; LEITAO, W. A. M. . Inclusão e hidrocefalia: há muito para se dizer e fazer no tocante a formação de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, E. A. . Práticas pedagógicas inclusivas para crianças com hidrocefalia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, W. J. A. ; ALMEIDA, E. A. . Formação continuada de docentes da EJA: importância e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, E. A. . O processo de inclusão escolar de uma criança com hidrocefalia em sua primeira experiência em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, E. A. . Educação, Atividade e Terapia Assistida por Animais: Produções científicas brasileiras em foco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, E. A. . Educação, Atividade e Terapia Assistida por Animais: Revisão Integrativa de Produções Científicas Brasileiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, L. R. ; MOLLICA, A. J. P. ; PEREIRA, A. L. ; VIEIRA, A. L. S. F. ; SANTOS, C. L. I. ; ALMEIDA, E. A. ; RABELO, K. M. . A psicogenética walloniana nas reuniões da ANPED no período de 2000 a 2011 - uma visão panorâmica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, E. A. ; BRIGIDO, A. O. . A educação sob influência das idéias iluministas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, E. A. ; BRIGIDO, A. O. . Abuso Sexual Infanto-Juvenil: O papel da Escola diante desta problemática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ALMEIDA, E. A. . Membro do comitê científico refente ao GT 3 (Educação Inclusiva) do evento intitulado 1 Seminário de Educação Física da FAM. 2018.

ALMEIDA, E. A. . Membro da comissão científica do XV Seminário Educação Especial: por uma sociedade inclusiva/I Seminário de Educação Infantil realizado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. 2018.

ALMEIDA, E. A. . Relatórios referentes ao desempenho de 11 alunos da turma PRÉ II A da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). 2017.

ALMEIDA, E. A. . Relatórios referentes ao desempenho de 11 alunos da turma PRÉ II A da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). 2016.

ALMEIDA, E. A. . Oficina Produção de materiais Didáticos para o atendimento educacional especializado. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, E. A. ; BONA, A. C. C. ; PAIXAO, G. A. M. . Eu tenho um aluno deficiente: E agora, o que fazer?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, E. A. . Abuso Sexual Infanto-Juvenil: E agora educador, o que fazer?. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Alves de Almeida - Integrante / Orlando Nobre Bezerra de Souza - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Grupo de Estudo e Pesquisas Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), Descrição: Certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O referido grupo tem suas atividades desenvolvidas no Âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Elisa Alves de Almeida - Integrante / Wandeleia Azevedo Medeiros Leitão - Integrante / Elielson Ribeiro De Sales - Coordenador / Francisca Maria Carvalho - Integrante / Marcelo Marques de Araújo - Integrante.

  • 2012 - 2014

    A construção colaborativa de uma comunidade de aprendizagem docente na escola, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Alves de Almeida - Integrante / \wanda Maria Junqueira de Aguiar - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    Afetividade no processo de constituição e na atuação do educador, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Laurinda Ramalho de Almeida em 18/05/2018., Descrição: O pressuposto que norteia este projeto é que o professor se constitui no meio social. Ser professor é uma constituição que ocorre ao longo da trajetória pessoal e profissional. Sua atuação traz as marcas dessa trajetória, das representações que tem sobre o magistério, das memórias afetivas do ser aluno, da entrada na profissão, das expectativas suas e dos outros, de suas realizações e frustrações. As apropriações simbólicas e culturais do que vivenciou dão a ele um ?jeito de ser professor?. Entende-se que um conhecimento mais apurado de como se constitui o professor fornecerá subsídios para processos de formação inicial e continuada. Optou-se por investigar professores dos anos finais do Ensino Fundamental, pois há poucas pesquisas sobre quem são e como são constituídos tais professores, que enfrentam uma série de desafios, entre os quais trabalhar com estudantes que não são mais criança mas ainda estão distantes da vida adulta. O referente teórico escolhido para olhar tal constituição será a psicogenética walloniana, que postula que as dimensões afetivo-cognitivo-motora estão imbricadas. Considera-se relevante também conhecer como a psicogenética walloniana tem sido apresentada em eventos de educação. Assim, o projeto divide-se em duas fases: a primeira compreende um ?estado do conhecimento? para analisar como Henri Wallon tem sido apresentado nas reuniões da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). A segunda fase prevê questionários com itens para compor um perfil profissional e entrevistas biográfico-narrativas para a compreensão do processo de constituição do professor. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Alves de Almeida - Integrante / Laurinda Ramalho de Almeida - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Movimentos Identitários de professores em serviço, Descrição: Nosso objetivo na presente pesquisa é estudar o movimento de constituição identitária de professores em processo de formação, focalizando as atribuições sobre a docência presentes no processo de formação; as formas identitárias que a educação (escola, pais, alunos, literatura pedagógica) impõe aos professores, contribuindo, por meio do desvelamento do processo de constituição identitária, para o campo da formação de professores. Também é objetivo deste projeto promover, ao longo de seu desenvolvimento, aproximações e articulações teóricas entre os conceitos trabalhados, de modo a ampliar os fundamentos teóricos para a compreensão da docência e sua formação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Alves de Almeida - Integrante / Vera Maria Nigro de Souza Placco - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2018

Escola de Aplicação da UFPA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de séries iniciais, Carga horária: 40

2011 - 2014

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Educ. Infantil e Ensino Fundamental, Carga horária: 24

2013 - 2013

Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Pedagoga da Educação Assistida por Animais, Carga horária: 12

2012 - 2012

Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Pedagoga da Educação Assistida por Animais, Carga horária: 8

2010 - 2012

Colégio Sapucaia - Objetivo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil e Fundamental, Carga horária: 25

2008 - 2008

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marabá (Pa)

Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora Brinquedista, Carga horária: 9

2004 - 2008

Centro Auditivo Som e Vida

Vínculo: Sócia Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretora Administrativa, Carga horária: 44

2003 - 2004

Prefeitura Municipal de Belém

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pedagogia, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Pedagogia do Projeto de Desenvolvimento Infantil do Santana do Aurá