Ana Rafaela Felippini Lopes

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2003). Especialista em Oncologia, Psico-Oncologia, Formação Pedagógica e Linhas de Cuidados. Atualmente estou concluindo a Especialização em Captação e Transplantes de Órgãos e Tecido, Enfermeira Chefe na Seção de Enfermagem de Transplante de Fígado e Enfermeira Coordenadora do Programa de Tansplantes Multidisciplinares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (HCFMRPUSP), Membro Integrante da Comissão de Educação Continuada em Enfermagem (CECEn) do HCFMRPUSP, Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP. Contato:anarafaela.felippini@gmail.com / Cel/WhatsApp (16) 997708131

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem

2012 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Atuação do enfermeiro no programa de transplante de fígado
Orientador: Carmen Silvia Gabriel

Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional

2008 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: Capacitação Profissional do Enfermeiro Professor no Ensino Médio em Enfermagem
Orientador: Maria Suely Nogueira

Especialização em Enfermagem em Oncologia

2005 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: Imunoterapia X Câncer
Orientador: Helena Megumi Sonobe

Especialização em Especialozação em Psico-oncologia

2005 - 2006

INSTITUTO RIBEIRÃOPRETANO DE COMBATE AO CANCER
Título: Dor no Câncer
Orientador: Maria Elena Marcondes

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

2000 - 2003

Centro Universitário Barão de Mauá
Título: Produtos microbianos imunomoduladores na terapia oncológica: uma revisão de literatura
Orientador: Rubens Ferracini Junior

Formação complementar

2014 - 2014

BUSCANDO QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PUBLICO. (Carga horária: 9h). , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMRP-USP, Brasil.

2013 - 2013

Ações Governamentais em Políticas Públicas de Saúd. (Carga horária: 30h). , Proficiência, COFEN, Brasil.

2012 - 2013

Ações de Enfermagem na Prevenção e Controle. (Carga horária: 30h). , Proficiência, COFEN, Brasil.

2011 - 2011

CAPACITAÇÃO SEGURANÇA DO PACIENTE. (Carga horária: 10h). , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMRP-USP, Brasil.

2011 - 2011

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CATETERES. (Carga horária: 10h). , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMRP-USP, Brasil.

2011 - 2011

ATUALIZAÇÃO EM INFECÇÃO HOSPITALAR. (Carga horária: 6h). , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMRP-USP, Brasil.

2011 - 2011

TREINAMENTO CONTRA INCÊNDIO. (Carga horária: 12h). , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMRP-USP, Brasil.

2010 - 2010

LESÃO DE PELE. (Carga horária: 13h). , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMRP-USP, Brasil.

2008 - 2008

SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA. (Carga horária: 32h). , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMRP-USP, Brasil.

2008 - 2008

Quimioterapia:atualizando o saber e o fazer do enf. (Carga horária: 30h). , Proficiência, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Disturbios Emocionais e Comportamentais do Cliente. (Carga horária: 30h). , Proficiência, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Alterações e Intervenções Associadas ao Envelhecim. (Carga horária: 30h). , Proficiência, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Atenção à Saúde da Mulher: bases para o cuidado. (Carga horária: 30h). , Proficiência, COFEN, Brasil.

2006 - 2006

ATUALIZAÇÃO EM ONCOLOGIA. (Carga horária: 4h). , CENTRO DE TREINAMENTO ONCOLÓGICO, CTO, Brasil.

2006 - 2006

ATUALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO PCR. (Carga horária: 2h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2006 - 2006

ATUALIZAÇÃO EM HEMOTERAPIA. (Carga horária: 4h). , Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMRP-USP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Fundamentos de Hemoterapia. (Carga horária: 4h). , Agência Transfusional da Santa Casa de Ribeirão Preto, ATSCRP, Brasil.

2004 - 2004

PRIMEIROS SOCORROS BÁSICOS. (Carga horária: 24h). , SÃO FRANCISCO RESGATE, SFR, Brasil.

2004 - 2004

ATUALIZAÇÃO EM TRATAMENTOS DE LESÕES. (Carga horária: 3h). , CONVATEC, CONVATEC, Brasil.

2004 - 2004

PRIMEIROS SOCORROS AVANÇADOS. (Carga horária: 24h). , SÃO FRANCISCO RESGATE, SFR, Brasil.

2003 - 2003

ATUALIZAÇÃO EM TRATAMENTOS DE LESÕES. (Carga horária: 4h). , CONVATEC, CONVATEC, Brasil.

2002 - 2002

CURSO DE ONCOLOGIA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Atualização em Controle de Infecção Hospitalar. 2014. (Outra).

III Workshop Brasil - Portugal: Atendimento ao Paciente Crítico.Membro Efetivo. 2014. (Outra).

1º Encontro sobre Aspectos Éticos e Comunicação em Enfermagem. 2013. (Encontro).

Semana da Enfermagem.Atuação do enfermeiro no programa de transplante de fígado. 2013. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Transplantes 2013. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DE RECEPTORES DE TRANSPLANTE DE FÍGADO: ESCALA DE SONOLÊNCIA DE EPWORTH E ÍNDICE DE QUALIDADE DE SONO DE PITTSBURGH. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Transplantes 2013. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE E ESTRESSE EM RECEPTORES DE TRANSPLANTE DE FÍGADO. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Transplantes 2013. A RELEVÂNCIA DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE E ESTRESSE NA QUALIDADE DO SONO APÓS O TRANSPLANTE DE FÍGADO. 2013. (Congresso).

Interpretação de Eletrocardiograma para Enfermeiros. 2012. (Outra).

Interpretação de Gasometria e Hemograma para Enfermeiros. 2012. (Outra).

IV Congresso de Emergências em Saúde - I Jornada de Enfermagem em Emergências - I Jornada de Fisioterapia em Emergências. 2012. (Congresso).

2º Fase do Concurso Público para Auxiliar de Enfermagem do Hospital das Clínicas - FMRPUSP.Fiscal de Sala da Prova Prática. 2011. (Outra).

2º Fase do Concurso Público para Auxiliar de Enfermagem FAEPA do Hospital das Clínicas - FMRPUSP.Avaliador de Prova Prática. 2011. (Outra).

Curso para Assistência de Enfermagem em Procedimentos com Cateteres. 2011. (Outra).

IV Simpósio de Terapia Intravenosa. 2011. (Simpósio).

VI Encontro de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.Membro da Comissão Organizadora. 2011. (Encontro).

XII CONGRESSO NACIONAL DE CIRURGIA EXPERIMENTAL - SOBRADPEC. 2011. (Congresso).

Comemorações da Semana da Enfermagem. 2010. (Outra).

Simpósio de Bioética Hospitalar. 2010. (Simpósio).

Encontro Paulista de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares. 2009. (Encontro).

Encontro Paulista de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.Membro da Comissão Organizadora. 2009. (Encontro).

Encontro Paulista de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares. 2009. (Encontro).

Encontro Paulista de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.Moderador na Mesa Redonda "A Experiência dos Enfermeiros em Centros de Transplantes de Órgãos Sólidos: os desafios da prática clínico-cirurgica". 2009. (Encontro).

1º Simpósio de Estomaterapia de Ribeirão Preto.A Eficácia da Papaína Gel no Tratamento da Lesão Traumática. 2008. (Simpósio).

1º Simpósio de Estomaterapia de Ribeirão Preto. 2008. (Simpósio).

Complicações Bucais em Pacientes submetidos à Quimioterapia e a Radioterapia. 2008. (Outra).

IV Encontro Internacional de Hepatologia da Universidade de São Paulo e Universitat de Barcelona. 2008. (Encontro).

Programa Habilidades de Vida no Ambiente de Trabalho. 2008. (Outra).

Assistência de Enfermagem ao paciente submetido à drenagem de tórax. 2007. (Outra).

Ciclo de Palestras com o Tema.Apresentação do Protocolo da Comissão de Curativo. 2007. (Outra).

Cuidados de Enfermagem com Colostomia, Urostomia e Drenos. 2007. (Outra).

Cuidando de quem cuida. 2007. (Outra).

Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista de Ribeirão Preto - UNIP.Protocolo de Escara no Processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2007. (Outra).

I Ciclo de Palestras com o tema: "Abordagem ao Paciente Psiquiátrico e Contenção Física. 2007. (Outra).

I Ciclo de Palestras com o tema: "Medicações em Urgência e Emergência". 2007. (Outra).

I Encontro Multidisciplinar com o tema: "Motivação". 2007. (Encontro).

Relaxamento Corporal: equilíbrio físico e tranquilidade mental e fitoterapia, uso e aplicações das plantas medicinais. 2007. (Outra).

IV Reunião Científica - Manejo tópico de deiscência de Ferida operatória. 2006. (Outra).

Motivação no Serviço de Saúde. 2006. (Outra).

I Jornada de Câncer de Mama da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.Membro Efetivo. 2005. (Outra).

2º Reunião do Grupo Multidisciplinar em Oncologia: Quimioterapia antineoplásica; Fisioterapia em Mastectomizados. 2004. (Outra).

3º Reunião do Grupo Multidisciplinar em Oncologia: Direitos dos pacientes com Câncer; Voluntariado em Oncologia. 2004. (Outra).

4º Reunião do Grupo Multidisciplinar em Oncologia: os efeitos da quimioterapia e radioterapia na arcada dentaria dos pacientes oncológicos; intervenção nutricional nos pacientes oncológicos.. 2004. (Outra).

5º Reunião do Grupo Multidisciplinar em Oncologia: Auditoria em Enfermagem e Reações Emocionais do Paciente Oncológico. 2004. (Outra).

6º Reunião do Grupo Multidisciplinar em Oncologia: Hemoterapia em Oncologia. 2004. (Outra).

7º Reunião do Grupo Multidisciplinar em Oncologia: Aplicação da Estomaterapia em Oncologia. 2004. (Outra).

8º Reunião do Grupo Multidisciplinar em Oncologia: Princípios do Câncer de Mama. 2004. (Outra).

9º Reunião do Grupo Multidisciplinar em Oncologia: Marcadores Tumoraes. 2004. (Outra).

Fundamentos de Hemoterapia. 2004. (Outra).

Prevenção e tratamento de lesões de pele. 2004. (Outra).

1º Jornada de Drogas no Mundo Contemporâneo. 2003. (Outra).

1º UROGIN.Membro Ativo. 2003. (Outra).

Atualização no Tratamento de Lesões e Técnicas de Curativos. 2003. (Outra).

II Simpósio de Enfermagem "Diferentes Áreas de Atuação do Enfermairo". 2003. (Outra).

I Jornada de Ginecologia e Obstetrícia. 2003. (Outra).

14º Caravana da Integração e Cidadania.Monitora. 2002. (Outra).

Grande Encontro da 3º Idade de Ribeirão Preto.Voluntário. 2002. (Outra).

I Simpósio de Enfermagem do Diretório Acadêmico do Centro Universitário Barão de Mauá. 2002. (Outra).

Simpósio de Saúde do Centro Universitário Barão de Mauá. 2002. (Outra).

XV Semana da Enfermagem. 2002. (Outra).

XIV Semana da Enfermagem. 2001. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MENDES, K.D.S. ; LOPES, A.R.F. ; MARTINS, T.A. ; LOPES, G.F. ; ZIVIANI, L.C. ; ROSSIN, F.M. ; CASTRO-E-SILVA, O. ; GALVÃO, C.M. . Relevance of Anxiety and Stress Levels on Sleep Quality After Liver Transplantation. Transplantation Proceedings , v. 46, p. 1822-1826, 2014.

  • Pedersoli, T. M. P. ; Oliveira, C. I. ; LOPES, A.R.F. ; Mendes, K. S. ; Ziviani, L. C. ; Pedersoli, C. E. ; Mente, E. M. ; Zanetti, M. L. ; Silva, O. C. . Caracterização dos receptores de transplante hepático de um hospital universitário.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mendes, K. S. ; Oliveira, C. I. ; LOPES, A.R.F. ; Pedersoli, T. M. P. ; PEDRO-BOM, R. C. U. ; Ziviani, L. C. . Grupo de estudos em transplantes de órgãos sólidos: contribuição de um hospital universitário.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mendes, K. S. ; VASCONCELOS, M. Y. K. ; GALVAO, C. M. ; LOPES, A.R.F. ; Ziviani, L. C. ; Mente, E. M. ; Silva, O. C. . Chronic Liver Disease Questionnaire: ferramenta para avaliar a qualidade de vida de candidatos a transplante de fígado.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mendes, K. S. ; DALTOSO, M. G. ; DACANAL, L. C. ; ROSSI, V. S. ; GALVÃO, C.M. ; LOPES, A.R.F. ; Mente, E. M. ; Silva, O. C. . Conhecimentos, atitudes e práticas de imunização em candidatos e receptores de transplante de figado.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pedersoli, T. M. P. ; Pedersoli, C. E. ; Ziviani, L. C. ; Molina, F. M. R. ; LOPES, A. R. F. ; Oliveira, C. I. ; Mendes, K. S. ; Mente, E. M. ; Silva, O. C. ; Zanetti, M. L. . ATUAÇÃO MÚLTIPLA DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE TRANSPLANTE DE FÍGADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pedersoli, T. M. P. ; Pedersoli, C. E. ; Ziviani, L. C. ; Molina, F. M. R. ; LOPES, A. R. F. ; Oliveira, C. I. ; Mendes, K. S. ; Mente, E. M. ; Silva, O. C. ; Zanetti, M. L. . ATUAÇÃO MÚLTIPLA DO ENFERMEIRO EM UNIDADE DE TRANSPLANTE DE FÍGADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, D. M. ; TEIXEIRA, H. R. S. ; LOPES, A. R. F. ; GALVAO, M. C. ; Silva, O. C. ; Mendes, K. S. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E SONOLÊNCIA DIURNA DE CANDIDATOS AO TRANSPLANTE DE FÍGADO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, H. R. S. ; MARQUES, D. M. ; LOPES, A. R. F. ; GALVAO, M. C. ; Silva, O. C. ; Mendes, K. S. . AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E ANSIEDADE EM CANDIDATOS AO TRANSPLANTE DE FÍGADO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ziviani, L. C. ; Mendes, K. S. ; Molina, F. M. R. ; Pedersoli, T. M. P. ; LOPES, A. R. F. ; MASTRANGELO, M. A. S. ; Mente, E. M. ; Silva, O. C. ; GALVAO, M. C. . NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO DE RECEPTORES DE TRANSPLANTE DE FÍGADO: O PRIMEIRO PASSO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mendes, K. S. ; Ziviani, L. C. ; LOPES, A. R. F. ; Pedersoli, T. M. P. ; Molina, F. M. R. ; LOPES, G. F. ; Silva, O. C. ; GALVAO, M. C. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DE RECEPTORES DE TRANSPLANTE DE FÍGADO: ESCALA DE SONOLÊNCIA DE EPWORTH E ÍNDICE DE QUALIDADE DE SONO DE PITTSBURGH. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mendes, K. S. ; Molina, F. M. R. ; LOPES, A. R. F. ; Pedersoli, T. M. P. ; Ziviani, L. C. ; LOPES, G. F. ; Silva, O. C. ; GALVAO, M. C. . AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE E ESTRESSE EM RECEPTORES DE TRANSPLANTE DE FÍGADO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Mendes, K. S. ; LOPES, A. R. F. ; Pedersoli, T. M. P. ; LOPES, G. F. ; Ziviani, L. C. ; Molina, F. M. R. ; Silva, O. C. ; GALVAO, M. C. . A RELEVÂNCIA DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE E ESTRESSE NA QUALIDADE DO SONO APÓS O TRANSPLANTE DE FÍGADO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CURVO, P. A. ; Ziviani, L. C. ; Molina, F. M. R. ; FELIPPINI, A. R. ; SANKARANKUTTY, A. K. ; Silva, O. C. . A ERA MELD: O QUE MUDA PARA O ENFERMEIRO NO ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE EM LISTA DE ESPERA PARA O TRANSPLANTE DE FÍGADO?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2015

C. MASSAROLO TRANSPLANTES, XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES.

2015

MARIA CRISTINA MASSAROLO MENÇÃO HONROSA, XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES.

2013

Prêmio de Enfermagem em Transplantes (segundo lugar), Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO)., Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital das Clínicas. , Avenida Bandeirantes nº 3900, Monte Alegre, 14048900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 36021000, Ramal: 2503

Experiência profissional

2007 - Atual

HOSPITAL DAS CLINICAS DE RIBEIRÃO PRETO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Encarregada de Turno, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2011

Colegio Projeção saúde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Nível Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrar aulas de Enfermagem Fundamental e Prática para Alunos de nível Técnico.

2017 - 2019

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuo junto à Clinica de Enfermagem e ao Laboratório de Enfermagem prestando atendimento ao público e Orientações de Técnicas e supervisão em campos de estágio.

2016 - 2016

Senac

Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA DE ESTÁGIO, Carga horária: 25

2004 - 2010

Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuação na Área de Enfermagem das Enfermarias Clínicas e Cirúrgicas.

2022 - 2023

Hospital São Lucas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educação Continuada, Carga horária: 40