Rúbia Nascimento de Azevedo

Geóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2012) e Bióloga e Licenciada em Biologia pelo Centro Universitário da Cidade UniverCidade (2006). Cursando Mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou por 4 anos como geóloga do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ). Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Mapeamento Geológico, Geologia de Engenharia e Geoprocessamento.

Informações coletadas do Lattes em 28/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis

2013 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Inventário dos movimentos de massa e análise da suscetibilidade aos escorregamentos rasos em solo nomunicípio de Barra Mansa, RJ,Ano de Obtenção: 2015
Francisco de Assis Dourado da Silva.Coorientador: Beatriz Paschoal Duarte. Palavras-chave: escorregamento.

Graduação em Geologia

2004 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Análise Estrutural dos diques do Alinhamento de Guapiara no Litoral Sul de São Paulo
Orientador: Júlio César Horta de Almeida
Bolsista do(a): Programa Institucionalde Bolsas de Iniciação, PIBIC-UERJ, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2002 - 2006

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

Mapeamento e Avaliação de Perigo e Risco de Movimento de Massa - Campo. (Carga horária: 35h). , Japan International Cooperation Agency, JICA, Japão.

2016 - 2016

Mapeamento e Avaliação de Perigo e RIsco de Movimento de Massa - Teórico. (Carga horária: 30h). , Japan International Cooperation Agency, JICA, Japão.

2015 - 2015

Classificação de Sondagem. (Carga horária: 14h). , Assocociação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, ABGE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Cartografia Geológica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Petrologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia de Engenharia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoprocessamento.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Risco Geológico.

Organização de eventos

SILVA, A. F. ; LAGES, M. ; LIMA, I. F. ; AZEVEDO, R. N. ; RAMALHO, J. . Desastres de 2014 na Região Sudeste. 2014. (Outro).

Participação em eventos

47° Congresso Brasileiro de Geologia. Resultados Preliminares Da Cartogafia Geotécnica De Aptidão Urbana Para O Município De Barra Mansa (RJ). 2014. (Congresso).

Desastres em 2014 no Sudeste.Os atendimentos emergenciais no Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).

Encerramento do Plano de Contingência Verão 13/14 do DRM-RJ - Debate Sobre os Recentes Acidentes Associados a Escorregamentos na Região Sudeste. 2014. (Outra).

II INCT-REAGEO International Workshop on Landslides History, Mechanisms and Controlling Variables: scientific basis for risk assessment. 2014. (Outra).

Workshop Análise e Diagnóstico dos escorregamentos em 10 municípios do Rio de Janeiro -Resultados.Workshop Análise e Diagnóstico dos escorregamentos em Barra Mansa -Resultados. 2014. (Outra).

13º Simpósio do Sudeste.Resultado do Programa de Mapeamento de Risco Iminente do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Simpósio).

14º Congresso Brasileiro de Geologia de engenharia e Ambiental. Confiabilidade da Carta d eRisco Iminente a Escorregamento de Piraí pela Análise do Evento Pluviométrico de Fevereiro de 2013. 2013. (Congresso).

5ª Conferencia Municipal da Cidade de São João de Meriti. 2013. (Outra).

Capacitação em gestão de risco de desastres:fortalecimento em gestão e modelagem de inundações. 2013. (Outra).

COBRAE - VI Conferência Brasileira de Encostas.Análise Preliminar dos Condicionantes Geológicos do Escorregamento do Bairro Boa Vista II, em Barra Mansa, Rio de Janeiro. 2013. (Outra).

Concepção do Arranjo Institucional e Operacional para a gestão de Risco de Desastres no Estado do Rio de Janeiro.Reunião REDEC 10 - Baixada Fluminense II (Queimados, Engenheiro Paulo d eFrontin, Japoeri, Seropédica e Paracambi). 2013. (Outra).

Concepção do Arranjo Institucional e Operacional para a gestão de Risco de Desastres no Estado do Rio de Janeiro.Reunião REDEC 10 - Baixada Fluminense I (Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxa, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Magé e Guapimirim). 2013. (Outra).

Estrutura e Acessório de um Banco de Dados Especificamente voltado para a Análise do Risco a Escorregamentos no Estado do Rio de Janeiro - Propostas para as Necessidades atuais do DRM-RJ. 2013. (Outra).

Geospatial World Tour 2013. 2013. (Seminário).

Oficina Técnica da Cartografia Geotécnica de Aptidão Urbana em Barra Mansa.Oficina Técnica da Cartografia Geotécnica de Aptidão Urbana com Análise do Risco Associado a Escorregamentos, em escala 1:10.000, em 10 municípios do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Oficina).

Seminário Internacional sobre Prevenção de Desastres Naturais. 2013. (Seminário).

Workshop Análise e Diagnóstico dos escorregamento sem 10 municípios do Rio de Janeiro e o estágio atual e a cartografia geotécnica e aptidão urbana do DRM.Workshop Análise e Diagnóstico dos escorregamentos em Barra Mansa e o estágio atual e a cartografia geotécnica e aptidão urbana do DRM. 2013. (Outra).

A correlação chuva x escorregamento como base para acionamento de alertas e alarmes no Estado do Rio de janeiro - desafios e estado da arte. 2012. (Outra).

A tragédia das chuvas de 2010 e 2011 - o que foi feito? o que falta fazer?. 2012. (Outra).

12º Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos.Evolução tectônica dos terrenos oriental e Cabo Frio na Região de Macaé RJ.. 2009. (Simpósio).

XI Simpósio do Sudeste.Análise das estruturas rúpteis da Folha Macaé 1:100.000 e a sua expressão nos Lineamentos de relevo. 2009. (Simpósio).

44° Congresso Brasileiro de Geologia. Paraná.. Controles estruturais de zonas de convergência hidráulica: a região do encontro dos Três Rios, vale do Rio Paraiba do Sul (MG-RJ). 2008. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • AZEVEDO, R. N. ; AMARAL, C. . Resultados Preliminares Da Cartogafia Geotécnica De Aptidão Urbana Para O Município De Barra Mansa (RJ). In: 47° Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador BA. Resultado Preliminar da Cartografia Geotécnica de Aptidão Urbana para o Município de Barra Mansa (RJ), 2014.

  • AZEVEDO, R. N. ; AMARAL, C. ; LAGES, M. ; SALLES, R. O. . Análise Preliminar dos Condicionantes Geológicos do Escorregamento do Bairro Boa Vista II, em Barra Mansa, Rio de Janeiro. In: VI Conferência Brasileira de Encostas, 2013, Angra dos Reis. Análise Preliminar dos Condicionantes Geológicos do Escorregamento do Bairro Boa Vista II, em Barra Mansa, Rio de Janeiro.

  • RAMALHO, J. ; AZEVEDO, R. N. . Resultado do Programa de Mapeamento de Risco Iminente do Estado do Rio de Janeiro. In: 13º SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE e o 17º SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, 2013, Juiz de Fora-MG. Resultado do Programa de Mapeamento de Risco Iminente do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

  • LAGES, M. ; AZEVEDO, R. N. ; AMARAL, C. . Confiabilidade da Carta d eRisco Iminente a Escorregamento de Piraí pela Análise do Evento Pluviométrico de Fevereiro de 2013. In: 14º Congresso Brasileiro de Geologia de engenharia e Ambiental, 2013, Rio de Janeiro. Resultado do Programa de Mapeamento de Risco Iminente do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

  • AZEVEDO, R. N. ; ALMEIDA, J. C. H. . Análise estrutural da deformação rúptil na Folha Macaé (RJ) escala1:100.000. In: 18° Semana de Iniciação Científica UERJ, 2009, Rio de Janeiro. Análise estrutural da deformação rúptil na Folha Macaé (RJ) escala1:100.000, 2009.

  • AZEVEDO, R. N. ; ALMEIDA, J. C. H. . Análise das estruturas rúpteis da folha macaé 1:100.000 e a sua expressão nos lineamentos de relevo. In: XI Simpósio do Sudeste, 2009, São Pedro - São Paulo. Análise das estruturas rúpteis da folha macaé 1:100.000 e a sua expressão nos lineamentos de relevo, 2009.

  • ALMEIDA, J. C. H. ; DIOS, F. ; SOUZA, D. M. ; MARTINS, P. ; CARVALHO, F. H. ; COSTA, M. C. O. ; AZEVEDO, R. N. ; RODRIGUES, G. ; FRAIFELD, F. ; ANDRADE, E. ; LOBATO, M. . Evolução Tectônica dos Terrenos Oreintal e Cabo Frio na Região de Macaé - RJ. In: 12º Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2009, Ouro Preto. Tectônica dos Terrenos Oreintal e Cabo Frio na Região de Macaé - RJ, 2009.

  • COSTA, M. C. O. ; AZEVEDO, R. N. ; ALMEIDA, J. C. H. . Controles estruturais de zonas de convergência hidráulica: a região do encontro dos três rios, vale do Rio Paraíba do Sul (MG-RJ).. In: 44° Congresso Brasileiro de Geologia. Paraná., 2008, Paraná. Controles estruturais de zonas de convergência hidráulica: a região do encontro dos três rios, vale do Rio Paraíba do Sul (MG-RJ)., 2008.

  • AZEVEDO, R. N. ; SOUZA, D. M. ; ALMEIDA, J. C. H. . Análise das estruturas dúcteis e rúpteis e sua correlação com lineamentos do relevo: região do médio e baixo Rio Macaé ? RJ. In: 17° Semana de Iniciação Científica UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Análise das estruturas dúcteis e rúpteis e sua correlação com lineamentos do relevo: região do médio e baixo Rio Macaé ? RJ, 2008.

  • AZEVEDO, R. N. ; PONTES, R. D. ; SAMPAIO, G. F. ; GOMARA, G. A. ; OLIVEIRA, A. C. P. . Comunidade Fitoplanctônica do Complexo Lagunar de Jacarepaguá com ênfase nas Cianobactérias.. In: 15 encontro Nacional de Biólogos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, 2006, Rio de Janeiro. Comunidade Fitoplanctônica do Complexo Lagunar de Jacarepaguá com ênfase nas Cianobactérias., 2006.

  • AZEVEDO, R. N. ; SANTOS, D. S. ; CORREIA, F. O. ; CARVALHO, R. A. . Nota Preliminar sobre atividade de Educação Ambiental realizada no Projeto Borboletário da UniverCidade. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Nota Preliminar sobre atividade de Educação Ambiental realizada no Projeto Borboletário da UniverCidade, R.J, 2004.

  • AZEVEDO, R. N. ; AMARAL, C. . Resultados Preliminares Da Cartogafia Geotécnica De Aptidão Urbana Para O Município De Barra Mansa (RJ). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMALHO, J. ; AZEVEDO, R. N. . Resultado Do Programa De Mapeamento De Risco Iminente Do Estado Do Rio De Janeiro, Desenvolvido Pelo Drm-RJ/Serviço Geológico Do Estado Do Rio De Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AZEVEDO, R. N. ; AMARAL, C. ; LAGES, M. ; SALLES, R. O. . Análise Preliminar dos Condicionantes Geológicos do Escorregamento do Bairro Boa Vista II, em Barra Mansa, Rio de Janeiro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, R. N. ; PONTES, R. D. ; SAMPAIO, G. F. ; GOMARA, G. A. ; OLIVEIRA, A. C. P. . Comunidade Fitoplanctônica do Complexo Lagunar de Jacarepaguá com ênfase nas Cianobactérias.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2013

Moção de Reconhecimento, SEDEIS e DRM.

2006

1º Lugar na forma de Melhor Pôster e tema livre, XV Encontro de Biólogos do Rio de Janeiro e Espírito Santo - XV ENBIO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Recursos Minerais. , Rua Marechal Deodoro 351, Centro, 24030060 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27173468, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2016

Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Geóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de vistorias técnicas nas áreas de risco a deslizamento em encostas a fim de auxiliar no diagnóstico e na atuação realizada pelas autoridades locais (Defesa Civil ou Prefeituras) e Ministério Público; Produção e redação de laudo técnico com delimitação de áreas de risco para apresentar a situação atual e proposta de procedimentos emergencial. Produção de mapas geológico-geotécnico utilizando ferramenta ArcGis e QuantumGis. Mapeamento de áreas de risco a deslizamento através do método japonês de avaliação, mapeamento e gestão de áreas de perigo/risco de movimento de massa; e Análise da Correlação de Chuva x Escorregamento nos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

2015 - 2015

Escola Superior de Comando do Bombeiro Militar

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina Geomorfologia

2012 - 2012

TWG Consultoria e Projetos Geológicos LTDA

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Geóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prestação de serviços de apoio técnico em mapeamento de áreas de risco geológico-geotécnico em municípios do Estado do Rio de Janeiro, sob a supervisão técnica do DRM-Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro com o propósito de realizar a Cartografia de Risco Iminente a Escorregamentos em Encostas de 18 Municípios do Norte/Noroeste Fluminense;

2011 - 2012

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Docente I na disciplina de Ciência, Carga horária: 18

Outras informações:
Professora Docente I na disciplina de Ciências na Escola Estadual São Francisco de Assis das turmas de 6º a 8º ano do Ensino Fundamental.

2010 - 2011

Shell Brasil - Matriz

Vínculo: Estagiária da Exploração, Enquadramento Funcional: Estagiária da Exploração, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento e monitoramento de poços de exploração da Shell e parceiros; Suporte a atividades do time de Exploração do Brasil e notícias de competição inteligente no mercado de óleo gerando mapas diários das Bacias brasileiras utilizando o ArcGis;

2010 - 2010

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (RJ)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bióloga/ Bolsista de Projeto do MMA/CPRM, Carga horária: 30

Outras informações:
Bióloga/Bolsista em Geologia no Projeto em Hidrogeologia ?sistema de Informação Geográfica do projeto Água Doce? desenvolvendo esquema de representação geográfica utilizando ferramentas de mapeamento do ArcGis

2010 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora da disciplina de Geologia Estrutural e Desenho Geológico na UERJ

2009 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Mapeamento Geológico e análise estrutural dos depósitos sedimentares costeiros (Grupo Barreiras), no limite entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Orientador: Julio César Horta de Almeida Atividades: Mapeamento geológico de semi-detalhe.; Elaboração de mapa geológico através do sistema SIG (ArcGIS 9.2).

2008 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Análise estrutural da deformação rúptil na Folha Macaé (RJ), escala 1:100.000. Orientador: Julio César Horta de Almeida Atividades: Mapeamento geológico de semi-detalhe da folha Macaé-RJ; Elaboração de mapa geológico através do sistema SIG (ArcGIS 9.2), Apresentação de dados em Simpósios e Congressos.

2007 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Análise das estruturas dúcteis e rúpteis e sua correlação com lineamentos do relevo: região do médio e baixo Rio Macaé-RJ. Orientador: Julio César Horta de Almeida Atividades: Levantamento bibliográfico sobre o tema para atualização do mesmo; Mapeamento Geológico da folha Macaé-RJ; Análise Estrutural e Geomorfológica; aprendizado de técnica de coleta em campo e análise de amostras

2006 - 2006

FUNDAÇÃO PARQUES E JARDINS

Vínculo: Bolsista auxílio, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Flora do Litoral. Orientador: Luiz Roberto Zamith Atividades: Monitoramento da germinação, desenvolvimento e plantio em áreas degradadas de espécies vegetais de Restinga com atenção a espécies em extinção.

2006 - 2007

Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Isolamento e Cultivos de Cepas de Cianobactérias do Complexo Lagunar de Jacarepaguá e Quantificação de Cianotoxinas. Orientador: Ana Claudia Oliveira Atividades: Estudo teórico e prático de coletas e análise de fitoplâncton, visando o monitoramento e a qualidade deste corpo d?água.

2005 - 2006

Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Monitoramento da Comunidade Fitoplanctônica do Complexo Lagunar de Jacarepaguá com ênfase nas cianobactérias. Orientador: Ana Claudia Oliveira Atividades: Estudo teórico e prático de coletas e análise de fitoplâncton, visando o monitoramento e a qualidade deste corpo d?água.

2003 - 2005

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração de oficinas e dinâmicas para visitantes na área de Educação Ambiental. Biometria de imaturos. Estudo teórico e prático de coletas de lepidópteros e montagem de caixas entomológicas. Orientador: Fábio Correia