FÁTIMA SAMPAIO SILVA

PHd em Educação nos anos iniciais pela Universidade do Arizona, Tucson, USA, em 1977. Até o ano de 2012 era Professora Associada no departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará, setor de estudos;Desenvolvimento da Criança onde lecionava disciplinas relacionadas ao desenvolvimento e educação da criança; desenvolvia pesquisas e atividades de extensão relacionadas a esses temas. No período de 1991 a 2012, coordenou O Núcleo de Desenvolvimento da Criança, uma escola de Educação Infantil, cujo objetivo é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com a criança de zero a seis anos e a família. Fez parte também de um amplo Projeto de Extensão da UFC que desenvolveu atiividades relacionadas com saúde, educação, capacitação profissional e organização social em uma comunidade de periferia. Como parte deste projeto, coordenou um convênio de cooperação entre a Universidade de Alberta, Edmonton, Canada e a Universidade Federal do Ceará. Especificamente, os temas das pesquisas foram: desenvolvimento cognitivo e linguistico da criança e Educação Infantil (práticas pedagógicas e qualidade). Atualmente, presta colaboração ao Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, linha de Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança.

Informações coletadas do Lattes em 16/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação nos Anos Iniciais

1974 - 1977

Universidade do Arizona
Título: Relationships Between Selected Oral Factors and Reading Proficiency
Orientador: Vivian Cox
Bolsista do(a): Universidade do Arizona, U OF A, Estados Unidos. Palavras-chave: language; reading; relationships.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Desenvolvimento da Criança

1969 - 1971

Universidade do Arizona
Título: Relationships Between Mothers'Written Knowledge of Child Development and their Expressend Child Rearing Practices,Ano de Obtenção: 1971
Orientador: Jean Kearns
Bolsista do(a): Universidade do Arizona, U OF A, Estados Unidos. Palavras-chave: care; child; pratices.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Economia Doméstica

1964 - 1966

Universidade do Arizona
Bolsista do(a): Agência Para o Desenvolvimento Internacional, AID, Estados Unidos.

Formação complementar

1987 - 1987

Education D'Enfance. (Carga horária: 56h). , Centre International de L'Enfance, CIE, França.

1984 - 1984

Childhood education. (Carga horária: 80h). , University of Edmonton, U OF E, Canadá.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil/Especialidade: Curriculo Em Educação Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil/Especialidade: Linguagem na Educação Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil/Especialidade: Economia Doméstica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil/Especialidade: Desenvolvimento da criança.

Participação em eventos

XXXI Encontro Nacional do MIEIB. 2015. (Encontro).

V Seminário da Linha de Pesquisa Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança. 2014. (Seminário).

X Encuentro Internacional de Educación Inicial y Preescolar.O papel da professora de Educação Infantil na perspectiva da criança. 2012. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Educação Infantil.Ouvindo Crianças sobre a Qualidade na Educação Infantil. 2012. (Encontro).

VIII Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil. 2011. (Encontro).

33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd: Educação no Brasil: o balanço de uma década. 2010. (Outra).

V CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE A PROFESSORA E A CRIANÇA. 2009. (Congresso).

III SEMINÁRIO DA LINHA DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA.PROJETO CRI-AÇÃO: PROPOSTA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COM A EQUIPE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2008. (Seminário).

II Seminário da Linha de Pesquisa, Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança.Qualidade de Programas de Educação Infantil em Contextos diferenciados. 2006. (Seminário).

Seminário Ouvindo Crianças.Seminário Ouvindo Crianças. 2005. (Seminário).

V Econtro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil.V Econtro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil. 2005. (Encontro).

V Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil.Projeto Pedagógico: Luiz Gonzaga ama as coisas do Sertão. 2005. (Encontro).

Assessoria do Projeto Político Pedagógico.Assessoria do Projeto Político Pedagógico. 2004. (Seminário).

II Seminário Internacional de Educação do Ceará.II Seminário Internacional de Educação do Ceará. 2004. (Seminário).

I Seminário do Núcleo de Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança - Nedelec.I Seminário do Núcleo de Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança - Nedelec. 2004. (Seminário).

Seminário Internacional de Educação.Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).

XI Encontro de Educação Infantil - Tendências Curriculares em Educação Infantil.XI Encontro de Educação Infantil - Tendências Curriculares em Educação Infantil. 2004. (Encontro).

III Encontro Nacional de Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil.III Encontro Nacional de Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil. 2003. (Encontro).

II Encontro Nacional de Unidades Universitárias de Educação Infantil.II Encontro Nacional de Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil. 2002. (Encontro).

Seminário Internacional de Educação.Seminário Internacional de Educação. 2002. (Seminário).

XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. XVI CONGRESSO BRASILEIRO D E ECONOMIA DOMÉSTICA. 2001. (Congresso).

XV Conresso Brasileiro de Economia Doméstica. XV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. 1999. (Congresso).

Workshop de avaliação das Universidades do norte e do nordeste.Avaliação das universidades do norte e nordeste. 1996. (Oficina).

XIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. XIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. 1995. (Congresso).

XVI Home Economics World Congress. XVI Home Economics World Congress. 1988. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: ANTONIA EMANUELA OLIVEIRA DE LIMA

SILVA, F. S.; CRUZ, Silvia Helena Vieira; SCHRAMM, Antonia Sandra Maria de Oliveira; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A rotina na Educação Infantil e sua contribuição para a autonomia moral da criança. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Cílvia Queiroz Farias

SILVA, F. S.. Dimensões e significados da leitura-escrita no contexto familiar de crianças entre 5 e 6 anos.. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rochely Silva de Lima

SILVA, F. S.. Os Conflitos interpessoais na Educação Infantil e a ação mediadora das professoras. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Regiane Vidal Costa Simonetti Gomes

SILVA, F. S.. O lugar da brincadeira de faz-de-conta na educação infantil. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fátima Maria Araújo Sabóia Leitão

SILVA, F. S.. A Prática Pedagógica das Professora de Pré-escolas da Rede Municipal de Fortaleza. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luciana Machado Fiel Cardoso

SILVA, F. S.; MARQUES, N.. O Brinquedo Dramático e a Criança Hospitalizada. 1996 - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Rita Luzia Ochiuze dos Santos Zanddoval

SILVA, F. S.; MARQUES, N.. A relação público-privado no atendimento à criança em creches públicas munucupais em viçosa,MG. 1996 - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maria Lígia Rodrigues

SILVA, F. S.; MARQUES, N.. aNÁLISEDE UM PROGRAMA DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E Á FAMÍLIA DE 1978 a1993. 1996 - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maria Amália Simonetti Gomes de Andrade

SILVA, F. S.. As representações i fa tís de quantidade, adição e subtração. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Eulália Duarte Barros

SILVA, F. S.. Núcleo educacional infantil: busca de um currículo para a pré-escola. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fátima Maria Araújo Sabóia Leitão

SILVA, F. S.; CRUZ, Silvia Helena Vieira; LINS, Sylvie Delacours; HOLLANDA, M. P.; PINAZZA, M. A.. O trabalho com projetos e o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Infantil. 2011. Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Cílvia Queiroz Farias

SILVA, F. S.; LINS, Sylvie Delacours. FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA EM BUSCA DA COMPETENCIA LEITORA DA CRIANÇA DA ESCOLA PÚBLICA. 2010. Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ANTONIA SANDRA MARIA DE OLIVEIRA SCHRAMM

CRUZ, Silvia Helena Vieira;SILVA, F. S.; CAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva; NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso (USP); MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. A CONSTRUÇÃO DO EU NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INFLUÊNCIAS DA ESCOLA E A PESRPECTIVA DAS CRIANÇAS SOBRE ESSE PROCESSO. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sandra Maria de Oliveira Schramm

CRUZ, Silvia Helena Vieira;SILVA, F. S.; CAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva. A CONSTRUÇÃO DO EU NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INFLUÊNCIA E A PERSPECTIVA DA CRIANÇA SOBRE ESSE PROCESSO. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rosimeire Costa de Andrade

ANDRADE, Rosimere Costa de; CRUZ, Silvia Helena Vieira;SILVA, F. S.; PORTO, Bernardete de Sousa; MAMEDE. A rotina da pré-escola na visão das professoras, das crianças e de suas famílias. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Helena Selma Azevedo

SILVA, F. S.. Trabalhadores invisíveis na escola: relações de trabalho, gênero e corporalidade. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jorgiana Ricardo Pereira

Maria Carmem Silveira Barbosa; BARBOSA, M. C. S.; CORREA, B. C.; CRUZ, R. C. A.; LEITAO, F. M. A. S.;SILVA, F. S.. Gestão na Educação Infantil e sua especificidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: SINARA ALMEIDA DA COSTA SALES

CRUZ, Silvia Helena Vieira;SILVA, F. S.; LINS, Sylvie Delacours. NA ILHA DE LIA, NO BARCO DE ROSA: O PAPEL DAS INTERAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE A PROFESSORA E AS CRIANÇAS NA COSNTITUIÇÃO DO EU INFANTIL. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fátima Maria Araújo Sabóia Leitão

LEITÃO, Fátima Maria Araujo Sabóia;SILVA, F. S.; OLINDA. O trabalho com projetos e o desenvolvimento profissional da professora de educação infantil: as possibilidades dessa relação. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rosimeire Costa de Andrade

ANDRADE, Rosimere Costa de; CRUZ, Silvia Helena Vieira;SILVA, F. S.; PORTO, Bernardete de Sousa. A rotina da pré-escola na visão das professoras, das crianças e de suas famílias. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fátima Maria Araújo Sabóia Leitão

LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia;SILVA, F. S.; CRUZ, Silvia Helena Vieira; OLINDA. O trabalho com projetos e o desenvolvimento profissional da professora de educação infantil: as possibilidades dessa relação. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rosimeire Costa de Andrade

ANDRADE, Rosimere Costa de; PORTO, Bernardete de Sousa;SILVA, F. S.. A rotina da pré-escola na visão das professoras, das crianças e de suas famílias. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rosimeire Costa de Andrade

SILVA, F. S.; CRUZ, Silvia Helena Vieira; PORTO, Bernardete de Sousa. A rotina da pré-escola na visão de suas profissionais, das crianças e familias usuárias. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Regiane Nepomuceno Rocha

SILVA, F. S.. Educação Infantil- um diagnóstico das dimensões estruturais da qualidade. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Laura Jeane Soares Lobão

SILVA, F. S.. Pesquisa colaborativa - uma análise do saber prático contextualizado das pessoas que trabalham em creches comunitárias. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria de Fátima Vasconcelos da Costa

SILVA, F. S.. Brincadeira infantil - um modelo dialógico para a prática pedagógica. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Márcia Vanessa Silva

FROTA, A.M.M.C.; CRUZ, Silvia Helena Vieira;SILVA, F. S.; RAMOS, T. K. G.. As manifestações dos bebês sobre as práticas pedagógicas proporcionadas no contexto de vida coletiva da creche em um município do Ceará. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Edlane de Freitas Chaves

CRUZ, Silvia Helena Vieira;SILVA, F. S.; LOPES,Maria Denise de Carvalho.. RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM MUNICÍPIO DO CEARÁ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: JANAINA PAULA DE SOUSA

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; LEITE, M. I.M.. Avaliação na Educação Infantil: legislação, teoria e prática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Nathália Naly de Almeida Vaz

SILVA, F. S.; FARIAS, Maria Cilvia Queiroz; PEREIRA, J. R.. Superando o preconceito: importância da prática pedagógica comprometida com questões étnico-raciais na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Regiane Silva Bastos

SILVA, F. S.; FARIAS, Maria Cilvia Queiroz; PEREIRA, J. R.. Contação de histórias: análise de recursos e de estratégias utilizadas pelas professoras nas turmas de Infantil V. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Celiane Oliveira dos Santos

FERNANDES, M.L.C.N;SILVA, F. S.; SOUZA, José Edilmar. Tempos e espaços para brincar: o recreio na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Cleane Ricardo Nascimento

LIMA, Antonia Emanela Oliveira de;SILVA, F. S.; Maria Auricelia da Silva. O brincar da criança na Unidade Universitária Núcleo de D esenvolvimento da Criança: um estudo sobre as diferentes formas de atividades lúdicas realizadas no Infantil V. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniella Normandia da Rocha

LIMA, Antonia Emanela Oliveira de; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia;SILVA, F. S.. A criança e o consumo de fast food. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniella Normandia da Rocha

LIMA, Antonia Emanela Oliveira de; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia;SILVA, F. S.. A criança e o consumo de fast food. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniella Normandia da Rocha

LIMA, Antonia Emanela Oliveira de; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Sabóia;SILVA, F. S.. A criança e o consumo de fast food. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ANA MARIA DE QUEIROZ

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Sabóia; VASCONCELOS, F. C.. Reciclando o lixo para preservar o meio ambiente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Amanda Araújo de Vasconcelos

SILVA, F. S.; FARIAS, Maria Cilvia Queiroz; SOUZA, R. A. C.. Hora do lanche: momento de descontração, socialização e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARIA ALESSANDRA SOARES

SOUSA, MARIA ALESSANDRA SOARES;SILVA, F. S.. O PAPEL DA CRECHE NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS AUXILIARES E FAMÍLIAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Samara Lino de Brito

BRITO, Samara Lino de;SILVA, F. S.. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: KÁTIA VELEDA DE AZEVEDO

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; FROTA, A. M. M. C.. ERA UMA VEZ...PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Synthia David de Lima

SILVA, F. S.. Linguagem na Educação infantil - uma visão construtivista. 2003 - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria das Graças Fernandes Brandão

SILVA, F. S.. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2003 - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Paula Barbosa Ventura

SILVA, F. S.; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de; FARIAS, M. C. Q.. Creche comunitária: do cuidar ao educar. 2002 - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Flávia Regina Matos Pontes

SILVA, F. S.; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de; FARIAS, M. C. Q.. Tempo Integral na creche- um novo olhar, novos fazers. 2001 - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fatima Carneiro Vasconcelos

SILVA, F. S.; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de; FARIAS, M. C. Q.. Cantando e encantando na creche- uma experiência de estágio supervisioado. 2001 - Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; CRUZ, Silvia Helena Vieira. SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, SETOR: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2011. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; FROTA, A. M. M. C.. SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, SETOR DE ESTUDO: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2010. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; FROTA, A. M. M. C.. SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, SETOR DE ESTUDO: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2010.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de. Seleção de Professor Substituto, Setor de Estudo: Desenvolvimento da Criança. 2009. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia. SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, SETOR DE ESTUDO: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2009. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; FROTA, A. M. M. C.. SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, SETOR DE ESTUDO: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2009. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; FROTA, A. M. M. C.. SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, SETOR DE ESTUDO: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2009. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; FROTA, A. M. M. C.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, SETOR DE ESTUDO: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2009. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de. Seleção de professor Substituto, Setor de Estudo: Desenvolvimento da Criança. 2008. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia. Comissão para seleção para professor substituto. 2006. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Sabóia. Comissão para seleção de professor substituto. 2005. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.. Banca examinadora para a seleção de professor substituto - setor de estudos: Desenvolvimento da criança. 2003. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.. banca examinadora para seleção de professor substituto - setor de estudos: metodologia da pesquisa aplicada à moda. 2003. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; FROTA, A. M. M. C.. Seleção para professor subbstituto -Desenvolvimento da criança. 2002. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; FROTA, A. M. M. C.. Seleção para professor substituto-desenvolvimento da criança. 2001. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; FROTA, A. M. M. C.; ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de. Seleção para professor substituto- desenvolvimento da criança. 2000. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.MONTE, F. S. S.. Seleção professor assistente- Fundamentos da educação. 1997. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.. Seleção professor assistente-desenvolvimento da criança. 1995. Universidade Federal de Pernambuco.

SILVA, F. S.. Seleção professor assistente-desenvolvimento da criança. 1995. Universidade Federal de Pernambuco.

SILVA, F. S.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Sabóia; FROTA, A. M. M. C.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2012. Universidade Federal do Ceará.

SILVA, F. S.; FROTA, A. M. M. C.; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia. SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2012. Universidade Federal do Ceará.

Orientou

Edlane de Freitas Chaves

A relação entre a formação continuada e as práticas pedagógicas na perspectivas dos professores da Educação Infantil em um município do Ceará; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

ANTONIA EMANUELA DE OLIVEIRA LIMA

A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E DO TEMPO EM DIFERENTES PRÉ-ESCOLAS: INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS; Início: 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Fátima Maria Araújo Sabóia Leitão

O TRABALHO COM PROJETOS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DESSA RELAÇÃO; Início: 2007; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

Maria Mercês Camelo Sousa Batista

Linguagem de Crianças pequenas na Educação Infantil; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Márcia Vanessa Silva

Interações de bebês em Creche; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Diana Isis Albuquerque Arraes Freire

Autoestima de Crianças Pré-escolares; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Francisca Janete Lopes

Era uma vez a imagem e o texto na Literatura Infantil; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Edna Milene Ribeiro Maia da Cruz

O PAPEL DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA PESRPECTIVA DAS CRIANÇAS; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Francisca Fabiola dos Santos Paiva

O PAPEL DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

ANTONIA EMANUELA OLIVEIRA DE LIMA

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AUTONOMIA MORAL DA CRIANÇA; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Maria Cílvia Queiroz Farias

Significados e dimensões da leitura e escrita no contexto familiar de crianças de seis a sete anos; ; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Rochely Silva de Lima

Os conflitos interpessoais na Educação Infantil e a ação mediadora das professoras; 2004; Dissertação (Mestrado em Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Fátima Maria Araújo Sabóia Leitão

A Prática Pedagógica de Professores de Salas de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Fortaleza; 2002; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Luciana Machado Fiel Cardoso

O brinquedo dramático e a criança hospitalizada; 2001; Dissertação - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Maria Amália Simonetti Gomes de Andrade

As representações infantis de quantidade, adição e subtração; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Antonio de Pádua Raposo Masulo

Relação entre o desempenho da criança em tarefas piagetianas de seriação e inclusão de classe e os resultados escolares em matemática; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Eulália Duarte Barros

Núcleo Educacional Infantil: busca de um currículo para a pré-escola; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

ANTONIA EMANUELA OLIVEIRA DE LIMA

Formação em contexto na Educação Infantil: uma parceria em busca da qualidade de uma creche municipal de Fortaleza; 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Fátima Maria Araújo Sabóia Leitão

O TRABALHO COM PROJETOS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL; 2011; Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

SINARA ALMEIDA DA COSTA SALES

NA ILHA DE LIA, NO BARCO DE ROSA: o papel das interações assumidas entre as professora e as crianças na constituição do EU infantil; 2011; Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Maria Cílvia Queiroz Farias

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA EM BUSCA DA COMPETÊNCIA LEITORA DE CRIANÇA DA ESCOLA PÚBLICA; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Sandra Schramm

A construção de eu no contexto da educação infantil: influências da pré-escola e perspectiva da criança sobre esse processo; 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Rosimeire Costa de Andrade

A rotina da pré-escola na visão das professoras, das crianças e suas famílias; 2007; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Mônica Petralanda

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO DE CASO; 2007; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Helena Selma Azevedo

Trabalhadores invisíveis na escola: relações de trabalho, gênero e corporalidade; 2003; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Fátima Sampaio Silva;

Márcia Vanessa Silva

As interações entre bebês em creche; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Francisca Janete Lopes

Ilustrações dos livros infantis: perspectivas de professores e crianças na pré-escola; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Maria Mercês Camelo Sousa Batista

Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Diana Isís Albuquerque Arrais Freire

A formação da autoestima da criança no contexto de uma instituição de Educação Infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Infantil) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Marleide Ferreira Lopes

Processo de aquisição da escrita em crianças deficientes; 1995; 0 f; Monografia - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Amanda Araújo Vasconcelos

HORA DO LANCHE: MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

ANA MARIA DE QUEIROZ

RECICLANDO O LIXO PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Maria Alessandra Soares de Sousa

O PAPEL DA CRECHE NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS, AUXILIARES E FAMÍLIAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Samara Lino de Brito

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Ana Paula Silva

Brinquedos e Brincadeiras Populares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Kilvia Bezerra Silva

UMA DESAFIANTE JORNADA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A QUALIDADE DAS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

MAURISA MAURILENY PEREIRA DOS SANTOS

LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: IMPORTÂNCIA PARA A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

DANILE SILVA VIEIRA

CRIANÇAS PINTORAS: UM PROJETO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

SARA DE QUEIROZ MONTENEGRO

ARTE NA SALA: UM PROJETO DE ARTES VISUAIS COM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Celiane Oliveira dos Santos

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS INTERAÇÕES ENTRE A PROFESSORA E AS CRIANÇAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

KÁTIA CRISTINA FERNADES FARIAS

DIMENSÕES ESTRUTURAIS DA QUALIDADE NA PERSPECTIVAS DAS FAMÍLIAS DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Ticiana de Araújo Costa Silva

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

ÁRTEMIS FORTES FERREIRA

Trabalhando com as crianças e professoras em uma classe de educação infantil - um olhar de Economista Doméstico; 2006; 86 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Raquel Colares de Souza

Cantigas de roda e jogos tradicionais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Denise de Castro Feijó

O Olhar do Economsta Doméstico numa creche comunitária; 2005; 92 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Ladiana Lucena Cosmo

Literatura infantil: importante suporte para a alfabetização; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Carla Shirley Vidal Oliveira

O educar e o cuidar na educação infantil: uma visão de economia Doméstica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Synthia David de Lima

Linguagem na educação infantil: uma visão construtivista; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Maria das Graças Fernandes Brandão

Jogos e brincadeiras na educação infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Ana Paula Barbosa Ventura

Creche comunitária: do cuidar ao educar; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Maria das Graças Batista

Desenvolvimento da linguagem escrita e variáveis familiares em crianças do Grupo III do NDC; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Fatima Carneiro de Vasconcelos

Tempo integral na creche; Um novo olhar; Novos fazeres; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Flávia Regina Matos Pontes

Música por encanto; Higiene por enquanto; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Regiane Pinheiro Rodrigues

Projeto pedagógico de ciências na educação infantil: uma alternativa para o trabalho com os temas de educação e saúde; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Élbia de Moura Henriques

Curso de Educação Infantil - um enfoque construtivista; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Samara Lino de Brito

O PAPEL DA PROFESSORA NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Maria Alessandra Soares de Sousa

O PAPEL DA PROFESSORA NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, SIPIBIC/UFC; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Kilvia Bezerra Silva

O PAPEL DA PROFESSORA NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, SIPIBIC/UFC; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Celiane Oliveira dos Santos

QUALIDADE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

KATIA CRSITINA FERNANDES FARIAS

QUALIDADE DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Kátia Cristina Fernandes Farias

Qualidade de programas de educação infantil em contextos diferenciados; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, SIPIBIC/UFC; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Antônia Emanuela Oliveira Lima

Os conflitos em sucessivos níveis na escola de educação infantil; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Kátia Cristina Fernandes Farias

A ação mediadora da professora diante dos conflitos nos sucessivos níveis da escola de educação infantil; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Daniela Lima de Andrade

Os conflitos em sucessíveis níveis na escola de educação infantil; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Antônia Emanuela Oliveira Lima

Os conflitos em sucessivos níveis na escola de educação infantil; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, SIPIBIC/UFC; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

ANTONIA EMANUELA OLIVEIRA DE LIMA

Os conflitos em sucesivos níveis na escola de educação infantil; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, SIPIBIC/UFC; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Daniela Lima de Almeida

Os conflitos em sucessivos níveis na escola de educação infantil; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Economia Doméstica) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Synthia David de Lima

Relações entre a auto-estima da criança e o processo de construção da leitura e da escrita na escola de educação infantil; 2002; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará, SIPIBIC/UFC; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Synthia David de Lima

Relações entre a auto-estima da criança e o processo de construção da leitura e da escrita na escola de educação infantil; 2001; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Angelina Maria Paixão Tavares

Relações entre a auto-estima da criança e o prcesso de construção da leitura e da escrita na escola de educação infantil; 2001; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Fatima Carneiro de Vasconcelos

Construção de conhecimentos sobre linguagem escrita por crianças da escola de educação infantil; 1999; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Gabrielle Rosado

Prevalência de distúrbios articulatórios nas crianças do NDC; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Elbia Maria de Moura Henriques

Avaliação da linguagem oral de crianças em idade pré-escolar; 1996; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fátima Sampaio Silva;

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, JORGIANA RICARDO ; SILVA, FÁTIMA SAMPAIO . Avaliação na educação infantil e a pedagogia da relação e da escuta: documentar e refletir sobre a experiência educativa. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 21, p. 99-119, 2019.

  • PEREIRA, J. R. ; SILVA, F. S. . Eu tô procurando um bichinho, uma formiguinha, uma aranha, uma lagarta, uma borboleta?: uma experiência de trabalho com projetos na Educação Infantil. Zero-a-Seis (Florianópolis) , v. 18, p. 196-214, 2016.

  • SILVA, F. S. ; SILVA, MARIA SOCORRO ; FROTA, A. M. M. C. . O papel do professor de Educação Infantil na perspectivas de crianças de três a cinco anos. EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA , v. 12, p. 187-212, 2015.

  • PEREIRA, J. R. ; SILVA, F. S. . Extensão e ensino na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança. Extensão em Ação , v. 1, p. 15-28, 2015.

  • LIMA, Antonia Emanela Oliveira de ; SILVA, F. S. . Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza. Educar em Revista (Impresso) , v. 54, p. 293-308, 2014.

  • SILVA, F. S. . Linguagem escrita em programas de educação infantil - uma experiência do Núcleo de Desenvolvimento da Criança. Presença Pedagógica , São Paulo, v. 4, n.19, p. 47-53, 1998.

  • SILVA, F. S. . Relações entre as Condições de Atendimento das Creches e o Desenvolvimento da Criança. Oikos (Copenhagen) , Viçosa, v. 10, p. 47-55, 1996.

  • SILVA, F. S. . Retrospectiva dos 20 anos do Curso de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará. Oikos (Copenhagen) , Viçosa, v. 8, p. 65-67, 1994.

  • SILVA, F. S. ; CASTELO, L. S. ; JULIÃO, C. . Efeitos da Pré-escola sobre o Desenvolvimento e o Rendimento Escolar de Crianças de um Bairro Periférico de Fortaleza. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 17, p. 103-117, 1989.

  • SILVA, F. S. . Análise Psicolinguística da leitura de Crianças nas séries Iniciais do 1 grau. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , São Paulo, v. 58, p. 58-68, 1986.

  • SILVA, F. S. . Operações Lógico- Matemáticas de crianças na 1ª série do 1 grau. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , São Paulo, v. 44, p. 63-74, 1983.

  • SILVA, F. S. . Relações entre caracteristicas da Linguagem Oral e proficiência em Leitura. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 4, p. 73-84, 1980.

  • SARAIVA, R. S. L. ; SILVA, F. S. . Os conflitos interpessoais na Educação Infantil e a ação mediadora dos professores. 1ª. ed. Fortaleza: Desigh Editorial, 2014. v. 1. 96p .

  • SILVA, F. S. . Falando, Lendo e Escrevendo na Escola de Educação Infantil. 1. ed. Fortaleza: Celigráfica, 2002. v. 1. 68p .

  • SILVA, F. S. . Linguagem na Educação Infantil. 1. ed. Fortaleza: Gráfica e Editora Pouchain Ramos Ltda-GER, 2000. v. 1. 50p .

  • SILVA, M. V. ; SILVA, F. S. . As interações de bebês em creches. ráticas pedagógicas na Educação Infantil ? Vol. II.. 2ed.João Pessoa: Imprell, 2016, v. 2, p. 55-78.

  • SILVA, F. S. ; SARAIVA, J. M. . Importância do Núcleo de Desenvolvimento da Criança do Curso de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará para a discussão do consumo coletivo na atendimento à demanda da infância.. In: SILVA, Z.T; SARAIVA, J.M.; SANTANA, D.E.S.. (Org.). O consumo no contexto da família, da infância e da adolescência.. 1ed.Recife: EDUFRPE, 2016, v. 1, p. 197-223.

  • SARAIVA, J. M. ; SILVA, F. S. . Papel do poder público frente à provisão de equipamentos e serviços de consumo coletivo de atendimento à criança.. O consumo no contexto da família, da infância e da adolescencia.. 1ed.Recife: EDUFRPE, 2016, v. 1, p. 155-178.

  • SILVA, F. S. ; FARIAS, Maria Cilvia Queiroz . NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. In: FERREIRA, Ione Mendes Silva; CANCIAN, Viviane Ache. (Org.). UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: OS CAMINHOS PERCORRIDOS. 1ªed.GOIÂNIA: CegrafUFG, 2009, v. , p. 6-246.

  • SILVA, F. S. ; LUSTOSA, Francisca Geny ; FERNANDES, Francisca Rosangela Marques . Pintar é uma mágica: reflexões sobre uma prática pedagógica em artes visuais na educação infantil.. In: Glauce, Machado, Lustosa, Fonteles, Medonça.. (Org.). [Des]caminhos da arte-educação. 1ed.Fortaleza: Expressão gráfica, 2006, v. 1, p. 19-30.

  • SILVA, F. S. ; FARIAS, Maria Cilvia Queiroz . Auto-estima - previsora do desempenho de crianças em leitura e escrita na escola de educação infantil?. In: Sylvie Delacours; Silvia Helena Cruz. (Org.). Linguagem, Literatura e Escola.. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2006, v. 1, p. -.

  • SILVA, F. S. . Gestão da Educação infantil, considerando a perpesctiva da inclusão social. In: Maria Estrela Araújo Fernandes. (Org.). O Processo de Construção dos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Municipais de Fortaleza: uma idéia que se tornou realidade. Fortaleza: Editora COEDUC, 2004, v. , p. 123-131.

  • FREIRE, D. I. A. A. ; SILVA, F. S. . Reflexões acerca das concepções de professores de Educação Infantil sobre a autoestima da criança.. In: XVII Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI), 2016, Natal/RN. Diálogos na Educação Infantil: Currículo e práticas pedagógicas, 2016. v. 590. p. 340-355.

  • SILVA, F. S. ; SANTOS, C. O. ; SABOIA, F. M. A. . Indicadores da Qualidade na Educação Infantil: uma experiência de autoavaliação em uma unidade universitária federal de Educação Infantil.. In: XVII Encontro Nacional de Educação Infantil (ENEI), 2016, Natal/RN. Diálogos na Educação Infantil: Currículo e práticas pedagógicas. Natal: EDUFRN, 2016. p. 564-579.

  • FROTA, A. M. M. C. ; SILVA, F. S. ; SANTOS, Celiane Oliveira dos . O papel da professora de Educação Infantil na perspectiva das crianças. In: X Encuentro Internacional de Educación Inicial e Preescolar, 2012, Habana. X Encuentro Internacional de Educación Inicial y Preescolar: La intersectorialidad y la primeira infancia, 2012.

  • SILVA, F. S. ; SANTOS, Celiane Oliveira dos . Ouvindo crianças sobre a qualidade na Educação Infantil. In: XV Encontro Nacional de Educação Infantil, 2012, Natal. Educação Infantil em Perspectivas: diálogos possíveis, 2012.

  • SOUZA, Maria Évila de Lima ; SILVA, F. S. . Desenvolvimento da Criança em Idade Pré-escolar. In: XXI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, IX Encontro Latino Americano de Economia Doméstica e II Encontro Intercontinental de Economia Doméstica, 2011, Recife, Pe. Anais doconomia Doméstica e II Encontro Intercontinental de Economia Doméstica, 2011.

  • FARIAS, Kátia Cristina Fernandes ; SILVA, F. S. . A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DA ROTINA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: 1 FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2010, QUIXADÁ. 1 FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2010. p. 01-10.

  • SANTOS, Celiane Oliveira dos ; SILVA, F. S. . QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE A PROFESSORA E A CRIANÇA. In: V CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2009, SÃO PAULO. ANAIS DO V CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2009. p. 286-294.

  • SILVA, F. S. ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes ; SANTOS, Celiane Oliveira dos . QUALIDADE DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS. In: INFÂNCIAS POSSÍVEIS, MUNDOS REAIS, 2008, BRAGA. 1 CONGRESSO INTERNACIONAL EM ESTUDOS DA CRIANÇA. BRAGA, 2008. p. 01-10.

  • SILVA, F. S. ; SANTOS, Celiane Oliveira dos ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes ; ANDRADE, Rosimere Costa de . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS. In: SEMINÁRIO DA LINHA DE PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA, 2008, FORTALEZA. III SEMINÁRIO DA LINHA DE DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA, 2008.

  • SILVA, F. S. ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes ; ANDRADE, Rosimere Costa de . DIMENSÕES ESTRUTURAIS DA QUALIDADE NA PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL. In: III SEMINÁRIO DA LINHA DE PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA, 2008, FORTALEZA. SEMINÁRIO DA LINHA DE PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA, 2008.

  • SANTOS, Celiane Oliveira dos ; SILVA, F. S. ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes . QUALIDADE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PARTICULAR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA DOMÉSTICA, 2007, RIO DE JANEIRO. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA DOMÉSTICA. RIO DE JANEIRO, 2007. p. 01-10.

  • FARIAS, Kátia Cristina Fernandes ; SILVA, F. S. ; SANTOS, Celiane Oliveira dos . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL EM DOIS PERÍODOS. In: Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 2007, Rio de Janeiro. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA DOMESTICA. RIO DE JANEIRO, 2007. p. 01-10.

  • SILVA, F. S. ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes . Qualidade de Programas de Educação Inafntil em Contextos Diferenciados. In: II Seminário da Linha de Pesquisa, Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, 2006, Fortaleza. Seminário da Linha de Pesquisa, Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, 2006.

  • SILVA, F. S. . Relações entre auto-estima da criança e seu desempenho em leitura e escrita na escola de educação infantil.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio estadual de Economia doméstica, 2005, Francisco Beltrão, Paraná.. XVIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio estadual de Economia doméstica, 2005.

  • FARIAS, Kátia Cristina Fernandes ; SILVA, F. S. . A ação mediadora das professoras diante dos conflitos em sucessíveis níveis da educação infantil.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio estadual de Economia doméstica, 2005, Francisco Beltrão, Paraná. XVIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio estadual de Economia doméstica, 2005.

  • LIMA, Antonia Emanela Oliveira de ; SILVA, F. S. . A evolução dos conflitos de crianças pré-escolares em dois níveis da escola de educação infantil.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio estadual de Economia doméstica, 2005, Francisco Beltrão, Paraná. XVIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VI Encontro Latino-Americano e IX Simpósio estadual de Economia doméstica, 2005.

  • SILVA, F. S. ; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia ; FARIAS, Maria Cilvia Queiroz ; VASCONCELOS, F. C. ; PONTES, F. R. M. . Luís Gonzaga Ama as Coisas do Sertão. In: V Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil, 2005, Rio de Janeiro. Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil, 2005.

  • SILVA, F. S. . Núcleo de Desenvolvimento da Criança: o perfil de campo de observação e de apoio à graduação. In: IV Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil, 2004, Natal. Anais do IV Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil. Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004. p. 38-46.

  • SILVA, F. S. . Uma experiência de Educação Infantil: o Núcleo de Desenvolvimento da Criança. In: I Seminário do Núcleo de Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, 2004, Fortaleza. Anais do I Seminário do Núcleo de Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, 2004. p. 01-03.

  • SILVA, F. S. . A auto-estima de crianças na escola de educação infantil. In: XVII Congresso brasileiro e V Encontro latino-americano de Economia Doméstica, 2003, Guarapari. Anais do XVII Congresso brasileiro e V Encontro latino-americano de Economia Doméstica, 2003.

  • SILVA, F. S. . Projeto pedagógico: o mundo encantado do fundo do mar. In: III Encontro nacional das unidades universitárias federais de educação infantil, 2003, São Carlos. Anais do III Encontro nacional das unidades universitárias federais de educação infantil. São Carlos: UFSC/UAC, 2003. v. 12. p. 8-191.

  • SILVA, F. S. . Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará. In: II Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil, 2002, Florianópolis. Educação Infantil nas Universidades Federais. Florianóplis: UFSC/NDI, 2002. v. 11. p. 9-185.

  • SILVA, F. S. . Relações entre Realismo Nominal e Escrita Espontânea de Criança na Escola de Educação Infantil.. In: Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 2001, Viçosa. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 2001. p. 279-283.

  • SILVA, F. S. ; BATISTA, M. G. ; MONTE, F. S. S. . Desenvolvimento da linguagem escrita e variáveis Familiares em crianças do grupo III do NDC. In: XV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 2000, Recife. Anais do XV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. Recife: Imprensa Universitária da UFRPE, 1999. p. 281-284.

  • SILVA, F. S. . Linguagem Escrita em Programas de Educação Infantil-Uma Experiência do Núcleo de Desenvolvimento da Criançaia. In: XV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 2000, Recife. Anais do XV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. Recife: Imprensa Universitária da UFRPE, 1999. p. 227-231.

  • SILVA, F. S. . Construindo uma Proposta Pedagógica para o Núcleo de Desenvolvimento da Criança. In: XIV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1997, Fortaleza. XIV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1997.

  • SILVA, F. S. . Capacitação de Educadores à luz do construtivismo. In: XIV Congresso brasileiro de Economia Doméstica, 1997, Fortaleza. XIV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1997.

  • SILVA, F. S. . Avaliação da Linguagem de Crianças em idade Pré-escolar. In: XIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1995, Pelotas. XIII Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1995.

  • SILVA, F. S. . da Criança ao Idoso- Economia Doméstica frente ao Estatuto da Criança e do Adolescente e sua perspectiva no trabalho com o Idoso. In: XI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1991, Rio de janeiro. XI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, 1991.

  • SILVA, F. S. . Selected Aspects of Health Problems in Brazil- The Role of Home economics in Public Health Programs. In: Home Economics World Congress, 1988, Minneapolis. Anais do XVI Home Economics World congress, 1988.

  • SILVA, F. S. ; FARIAS, Maria Cilvia Queiroz . O PERCURSO DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS NO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. In: VI ENVONTRO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2007, SÃO PAULO. ANAIS DO VI ENCONTRO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. SÃO PAULO, 2007. p. 01-02.

  • SILVA, F. S. ; FERNANDES, Francisca Rosangela Marques . CARACTERIZANDO O NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. In: VI ENCONTRO NACIONAL DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2007, SÃO PAULO. ANAIS DO VI ENCONTRO NACIONAL DAS UNIDADES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. SÃO PAULO, 2007. p. 01-02.

  • SILVA, F. S. ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes . Qualidade de Programas de Educação Infantil em Contextos Diferenciados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, M. C. ; SILVA, F. S. . ORIENTAÇÕES PARA AÇÕES COM CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS: com foco no desenvolvimento infantil. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2016 (Caderno 1).

  • QUEIROZ, M. C. ; SILVA, F. S. . ORIENTAÇÕES PARA AÇÕES COM CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS: com foco no desenvolvimento infantil. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2016 (Caderno 2).

Outras produções

FIGUEIREDO, Rita Vieira ; FARIAS, Maria Cilvia Queiroz ; MELO, Claudiana Nogueira de ; GOMES, Adriana Lima Verde ; SILVA, F. S. . AVALIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ABORDAGEM PSICIGENÉTICA. 2009.

CRUZ, Silvia Helena Vieira ; SILVA, F. S. ; ANDRADE, Rosimere Costa de ; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia ; SALES, Sinara Costa . PROJETO CRI-AÇÃO: UMA PROPOSTA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E A FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2008.

SUZUKI,I.G. ; SILVA, F. S. . Rodas de conversa na Educação Infantil: uma análise das vozes infntís na perspectiva do Círculo de Bakhtin. 2011.

FARIAS, Maria Cilvia Queiroz ; SILVA, F. S. . Educação Infantil. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo de disciplina).

FARIAS, Maria Cilvia Queiroz ; SILVA, F. S. . Práticas Pedagógicas de Educação Infantil. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo de disciplina).

SILVA, F. S. ; LEITÃO, Fátima Maria Araujo Saboia ; SANTOS, Celiane Oliveira dos ; MAIA, Edna Milene Ribeiro ; PONTES, F. R. M. ; FERNANDES, Francisca Rosangela Marques ; SOUZA, José Edilmar ; SOUZA, R. A. C. ; VASCONCELOS, F. C. . Processo de Avaliação Participativa: a construção da qualidade em uma instituição de Educação Infantil. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. S. ; FROTA, A. M. M. C. ; MAIA, Edna Milene Ribeiro ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes ; SANTOS, Celiane Oliveira dos ; SILVA, MARIA SOCORRO ; PAIVA, F. F. . O papel da professora de Educação Infantil na perspectiva da criança. 2010. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. S. ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes ; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade ; SANTOS, Celiane Oliveira dos ; SOUSA, MARIA ALESSANDRA SOARES ; Kilvia Bezerra Silva . QUALIDADE DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS PROFESSSORAS, DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS. 2009. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. S. ; SANTOS, Celiane Oliveira dos . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS, DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. S. ; FARIAS, Kátia Cristina Fernandes . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS. 2007. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. S. . Núcleo Desenvolvimento da Criança. 1991 (Projeto de Extensão) .

SILVA, F. S. . Projeto da Creche da Universidade Federal do Ceará. 1987 (Projeto de Extensão) .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Professora de criança de dois anos: o que fazer no espaço da creche?, Descrição: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, que tem como objetivo principal investigar as especificidades da prática pedagógica desenvolvida com crianças de dois anos, em uma instituição pública federal de Educação Infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Integrante / Fátima Maria Araujo Saboia Leitão - Integrante / Ana Maria Monte Coelho Frota - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Processo de Avaliação Participativa: a construção da qualidade em uma instituição de Educação Infantil, Descrição: O objetivo geral do projeto é avaliar uma instituição de Educação Infantil, por meio de um processo participativo, visando contribuir para sua melhoria.Dentre os tipos de pesquisa qualitativa, optar-se-á pela pesquisa-ação que permitirá a construção de conhecimentos e elaboração de um plano de ação para mudar uma situação específica por meio de um trabalho conjunto entre os pesquisadores e integrantes da comunidade escolar. O projeto será desenvolvido em uma unidade universitária federal de Educação Infantil e envolverá os coordenadores professores, funcionários, famílias e as crianças. Na fase do diagnóstico serão utilizados dois instrumentos: Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, (Brasil,2009) e a Escala de Observação e Empenho do Adulto (Pascal e Bertran,1996). Os indicadores incluem as seguintes dimensões: planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens; interações; promoção da saúde; espaço, materiais e mobiliário; formação e condições de trabalho dos professores e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. A escala contempla três aspectos: sensibilidade do adulto para com a criança; autonomia e estimulação. Na segunda fase, serão definidas as prioridades e elaborado um plano que será implementado na instituição. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador / Ana Maria MOnte Coelho Frota - Integrante / Fátima Carneiro de Vasconcelos - Integrante / Flávia Regina Matos Pontes - Integrante / Fátima Maria Araujo Saboia Leitão - Integrante / Francisca Rosangela Marques Fernandes - Integrante / SANTOS, Celiane Oliveira dos - Integrante / Maria Évila de LIma Souza - Integrante / EDNA MILENE RIBEIRO MAIA - Integrante / José Edilmar de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    O PAPEL DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS, Descrição: O estudo se propõe a analisar o papel da professora de Educação Infantil em três anos consecutivos utilizando entrevistas individuais por meio de desenhos e entrevistas coletivas através da complementação de uma estória.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador / Kátia Cristina Fernandes Farias - Integrante / SANTOS, Celiane Oliveira dos - Integrante / SILVA, Daniele Vieira - Integrante / SILVA, KILVIA BEZERRA - Integrante / SOUSA, MARIA ALESSANDRA SOARES - Integrante / SILVA, MARIA SOCORRO - Integrante / LINO, SAMARA - Integrante., Financiador(es): SIPIBIC/UFC - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    QUALIDADE DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS, DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS, Descrição: O projeto analisou a qualidade da Educação Infantil na perspectiva das professoras, das crianças e suas famílias utilizando como procedimentos metodológicos entrevistas individuais, coletivas e técnicas projetivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): SIPIBIC/UFC - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Qualidade de Programas de Educação Infantil em Contextos Diferenciados, Descrição: O presente trabalho se propôs a analisar a qualidade de programas educacionais oferecidos às crianças na faixa etária 3-6 anos em diferentes instituições de educação infantil visando contribuir para a melhoria dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Os conflitos em sucessivos níveis na escola de educação infantil, Descrição: O estudo se propôs a analisar as situações de conflitos interpessoais (crianças x crianças e professor x crianças) em sucessivos níveis e em diferentes escolas de educação infantil, enfocando a ação mediadora do educador. Especificamente os objetivos foram: descrever os conflitos protagonizados pelas crianças e os conflitos de oposição professora x criança; categorizar os conflitos a partir dos temas envolvidos e determinar e freqüência dos diversos tipos de conflitos. Os resultados indicaram que houve modificação nos temas dos conflitos quando as crianças avançaram de um nível para outro. Nos níveis iniciais destacaram-se os temas "contato físico" e "objeto", enquanto o tema "o que fazer" ocorreu com maior freqüência nos últimos níveis. Em relação à mediação das professoras constatou-se que a postura condutora e o diálogo ocorreram com maior freqüência na escola pública federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador / Antonia Emanuela Oliveira de Lima - Integrante / Kátia Cristina Fernandes Farias - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Relações entre a auto-estima da criança e o processo de construção da leitura e da escrita na escola de educação infantil, Descrição: O estudo analisou as relações entre a auto-estima das crianças entre 5 1/2 e 6 1/2 de idade e seus processos de construção da leitura e da escrita na última etapa da educação infantil. Foram incluídas no estudo 3 escolas: uma pública federal, uma pública municipal e uma particular. Os resultados revelaram relações significativas entre a auto-estima e o desempenho em leitura nas três escolas de educação infantil, bem como relações significativas entre auto-estima e níveis de escrita em duas escolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1999 - 2000

    Construção de conhecimentos sobre linguagem escrita por crianças da escola de educaçao infantil, Descrição: O estudo se propôs a analisar as hipóteses e conceitos formulados por crianças entre 4-6 anos referente à língua escrita e relacioná-los com o nível de evolução das mesmas em leitura de escrita, considerando a idade, o sexo, o nível sócio-econômico da criança, bem como as práticas pedagógicas nos programas de educação infantil dos quais participa. Os resultados indicam que embora não haja uma correspondência linear entre avanço no nível de realismo nominal e avanço no nível de evolução da escrita constatou-se que as crianças que não adquiriram a capacidade de focalizar o significante, também não conseguiram produzir escritas com relação entre a pauta-sonora e a grafia. A apreensão do caráter simbólico da escrita é uma condição indispensável para a criança evoluir na psicogênese da língua escrita.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1995 - 1996

    Avaliação da linguagem oral de crianças em idade pré-escolar, Descrição: O estudo se propôs a analisar as estruturas sintáticas da linguagem oral de crianças de diferentes níveis sócio-econômicos ao iniciar a escolarização formal. Os parâmetros incluídos foram: extensão média das unidades terminais mínimas, índice de subordinação, extensão média das orações e percentagem de orações adjetivas. Os resulados indicaram que excetuando o critério da extensão media das orações, as crianças da escola particular representam o nível sócio-econômico mais elevado apresentaram desempenho superior ao das crianças da escola pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1994 - 1996

    Relações entre as condições de atendimento das creches e o desenvolvimento da criança, Descrição: O estudo se propôs a caracterizar creches existentes no município de Fortaleza e a estudar a influência das condições de atendmento da creche sobre o desenvolvimento da criança. Foi conduzido em 10 escolas: 3 públicas, 3 particulares e 2 vinculadas a empresa e 2 vinculadas a indústria. Os resultados evidenciaram adequação do ambiente físico e do programa educacional apenas nas creches das empresas estatais. Em relação ao desenvolvimento das crianças os resultados indicam que as percentagens de crianças com idade mental superior à cronológica são: 86,20% nas creches estatais; 73,33% nas creches particulares; 47% de creche da indústria e 6,25% das creches públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1987 - 1989

    Efeitos da pré-escola sobre o desenvolvimento e o rendimento escolar de crianças de um bairro periférico de Fortaleza, Descrição: O presente estudo se propõe a investigar se existem diferenças relacionadas com o desenvolvimento cognitivo, protindão para leitura, auto-estima e rendimento entre dois grupos de crianças economicamente desfavorecidas que tiveram ou não experiência de pré-escola anterior ao ingresso na 1ª série do 1 grau. Objetivos específicos: 1) diagnosticar se existe diferenças entre crianças com ou sem pré-escola em relação ao desempenho em operações lógico-matemáticas, de conservação e seriação. 2) Diagnosticar se existe difernças entre crianças com e sem pré-escola em relação ao desempenho em um teste de prontidão para leitura. 3) Diagnosticar se existe difernças entre crianças com e sem pré-escola em relação ao desempenho em um teste de auto-estima. 4) Diagnosticar se existe difernças entre crianças com e sem pré-escola em relação ao rendimento escolar no final da 1ª série do 1 grau.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1985 - 1986

    Análise psicolinguística da leitura de crianças nas séries iniciais do 1 grau, Descrição: A pesquisa avaliou o desempenho em leitura de crianças na 1ª e 2ª séries do 1 grau utilizando como critérios de proficiência: a compreensão e o emprego de conhecimentos gramaticais durante a leitura e a interpretação após a mesma. Estas variáveis definem o perfil de proficiência de instrumento denominado "Inventário de erros de leitura" que se baseia na concepção de leitura como um processo psicolingüístico. A amostra foi constituída por 41 sujeitos aleatoriamente selecionados: 20 da 1ª série e 21 da 2ª. Os resultados indicam que desde o ínicio as crianças buscam extrair significados do que lêm e utilizam seus conhecimentos gramaticais quando se auto-corrigem. Sugerem um repensar sobre práticas metodológicas relacionadas com o ensino da leitura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1982 - 1983

    Operações lógico-matamáticas de crianças na 1ª série do 1 grau, Descrição: O estudo se propôs a diagnosticar o estágio de desenvolvimento de criança na 1ª série do 1 grau em operações relacionadas com a formação do conceito de número, bem como avaliar o efeito das variáveis - escola freqüentada pela criança, idade e sexo, no desempenho das crianças naquela operação. A amostra se constituiu de 100 crianças, 50 da escola pública e 50 de escola particular. Considerando a amostra total uma porcentagem de crianças inferior a 50% se classificou no 3 estágio de enumeração, seriação e conservação, estágio correspondente ao nível operatório. Considerando a amostra por escola, a porcentagem de crianças da escola pública que se classificou no 3 estágio foi de 37%, enquanto na escola particular foi de 57%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1980 - 1981

    Relações entre características da linguagem oral e proficiência em leitura, Descrição: O Objetivo do estudo constituiu em analisar a estrutura da linguagem oral de crianças de seis anos e investigar se as diferenças encontradas nesta estrutura se refletem no grau de proficiência atingido pelos mesmos em leitura. Os resultados indicaram que certas características da linguagem oral- o comprimento médio dos períodos, o número de orações subordinadas e o número de orações por período - são diretamente relacionadas com a compreensão na leitura e com a capacidade de apreender relações gramaticais nas sentenças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fátima Sampaio Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica. , Campus do Pici- bloco 860, Pici, 60021-970 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 40089664, Fax: (85) 40089662, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8

1991 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exerceu a função de professor da UFC (professor auxiliar, assistente e adjunto) no período de 1967 a 1991, quando se aposentou. Prestou concurso para professor adjunto da mesma instituição em novembro de 1991.

1967 - 1991

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Reingresso na Universidade via concurso público para professor adjunto, em Dezembro de 1991.

Atividades

  • 01/2014

    Ensino, Docência em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Linguagem, oralidade e cultura escrita

  • 03/2000

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Orientados I, Estudos Orientados II e Estudos Orientados III

  • 03/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação- FACED.,Linhas de pesquisa

  • 05/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CAPES.,Cargo ou função, Consultora AD HOC.

  • 03/1992

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento da criança, Desenvolvimento da criança nos anos pré-escolares, Estágio supervisionado

  • 01/1991

    Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Desenvolvimento da Criança.

  • 03/2014 - 10/2014

    Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Núcleo de Desenvolvimento da Criança.,Atividade de extensão realizada, Orientação.

  • 03/1995 - 02/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Planejamento.,Cargo ou função, Assessora.

  • 01/1992

    Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Cargo ou função, Sub - chefe do Departamento de Economia Doméstica.

  • 01/1981

    Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Atividade de extensão realizada, Projeto Uruguaiana.

  • 03/1987 - 12/1987

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de educação pré-escolar

  • 01/1971

    Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Economia Doméstica.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.