Ignêz Martins Pimenta

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984) e mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é diretora da Escola da Ilha (Vitória - ES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Metodologia de ensino, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Administração

2000 - 2002

Universidade de Brasília, UnB
Título: Gestão de Pessoas, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Roberto Algarte
Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos. Setores de atividade: Educação.

Especialização em especialização em educação infantil

1989 - 1990

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: educação matemática

Graduação em pedagogia

1980 - 1984

Universidade Federal do Espírito Santo

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.

Organização de eventos

PIMENTA, I. M. ; LIVIO, G. . II Semana Acadêmica de Pedagogia. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Curso Canta e Conta Histórias. 1996. (Oficina).

Capacitação de profissionais da educação infantil.A linguagem e a matemática. 1995. (Encontro).

Capacitação de profissionais da educação infantil : Implementação do trabalho em.A creche como espaço de educação infantil. 1995. (Seminário).

Treinamento para Dirigentes e Executores do Projeto Creche.Educaçãoo Infantil: uma proposta de trabalho. 1995. (Encontro).

Capacitação de profissionais da educação infantil.O repensar de uma prática. 1994. (Seminário).

Capacitação de profissionais da educação infantil.A educação infantil: revisitando conceitos. 1994. (Encontro).

II Jornada de estudos interdisciplinares sobre a infância.Construindo uma proposta pedagógica para o trabalho social em creches. 1994. (Seminário).

IV Seminário do Núcleo de Psicologia aplicada.Psicologia: formação profissional e comunidade. 1994. (Seminário).

I Jornada de estudos interdisciplinares sobre a infância e a adolescencia.A creche como conquista de cidadania e como espaço educativo: elementos para uma proposta de trabalho. 1993. (Seminário).

I Congresso Latino Americano e III Congresso Brasileiro de Creches. 1992. (Congresso).

A práxis transformadora na América Latina I e II. 1990. (Seminário).

Psicopedagogia Institucional. 1989. (Encontro).

Seminário Cultura e Clima organizacional. 1988. (Encontro).

seminário de educação pré escolar. 1988. (Seminário).

Ciclo de palestras. 1987. (Encontro).

Curso de capacitação de RH para a educação pré escolar. 1987. (Encontro).

Avaliação da aprendizagem: novos rumos. 1986. (Outra).

Curso atitude frente a aprendizagem ao conhecimento lógico matemático para aperfeiçoar a prática da inflexão sobre a mesma. 1986. (Outra).

II Encontro de Psicopedagogos. 1986. (Encontro).

Seleção e organização de conteúdo programático.Técnicas de ensino. 1983. (Encontro).

Uma nova metodologia de educação pré escolar. 1983. (Encontro).

Filosofia da educação popular. 1981. (Seminário).

Orientou

Joelma de Lourdes da Silva e Vanilda Aparecida de Araújo

Indisciplina: um desafio nas salas de aula do ensino médio; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Vitória; (Orientador);

Oliene Tomazelli Castelari

Novas exigências e perspectivas para a formação docente; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Vitória; (Orientador);

Helida Adriana de Castro e Sonia Lucas da Conceição Coutinho

Letramento; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Vitória; (Orientador);

Outras produções

Gomes.Candido A ; Rocha, D.C.C ; OLIVEIRA, R. T. C. ; BURATTO, A. L. O. ; PIMENTA, I. M. ; Lopes, V.V. . Políticas, planejamento, financiamento e gestão orçamentária da educação para o desenvolvimento com igualdade social. 2006. (Científica).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola da Ilha. , Rua Jayme Martins, Praia do Canto, 29055610 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 33245700

Experiência profissional

2011 - 2011

Centro Universitário São Camilo (ES)

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 8

Outras informações:
Dei aula da disciplina "Uso de jogos em Psicopedagogia", para a turma de Pós Graduação em Psicopedagogia.

2014 - 2017

Escola Superior Aberta do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 40

2010 - 2014

Escola Superior Aberta do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Exerço a docência no curso de pedagogia.

2005 - 2007

Ministério da Educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 6

Outras informações:
Consultora no Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - PRADIME. Esse trabalho consistiu na idealização do programa, elaboração de cadernos de oficinas e desenvolvimento de palestras e oficinas, nas cidades polo. Rio de Janeiro - 25 a 28/04 2006 - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/progrjes.pdf Belo Horizonte (1)- 09 a 12/05 2006 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/progrmg1.pdf Belo Horizonte (2)- 15 a 19/05/2006-http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/progbh2_3.pdf Ribeirão Preto- 19 a 23/06 2006-http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/progribpre_sp.pdf Bauru-29/05 a 02/06 2006-http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/praprobau_sp.pdf Foz do Iguaçu- 27/11 a 01/12 2006- http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/progfoz.pdf contrato 01- Vigência: 22/06/2005 a 30/12/2005-Objeto: Contratação de consultoria visa à implementação do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME). Disponível em http://www.jusbrasil.com.br/diarios/338293/dou-secao-3-18-10-2005-pg-110 contrato 02-VIGÊNCIA: 13/07/2006 a 01/12/2006.-OBJETO: Realização de palestras e oficinas do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME), nos encontros presenciais que ocorrem nos Estados, cobrindo as temáticas sobre gestão educacional, o desenvolvimento de cursos à distância, o desenvolvimento de instrumentos de avaliação do programa e proposta de aperfeiçoamentos e evolução do programa. Disponível em http://www.jusbrasil.com.br/diarios/359835/dou-secao-3-21-07-2006-pg-30 contrato 03-VIGÊNCIA: 11/12/2006 a 14/03/2007-Objeto:Realizar palestras e oficinas; Elaborar instrumentos de avaliação e aprendizagem. Contrato SA-8785/2006, controle Unesco 88551.Projeto 914BRA/1095.

2005 - 2006

Instituto de Ensino Superior de Vitória (ES)

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Outras informações:
Desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica, Desenvolvimento de Pesquisa e Assessoramento a Direção Acadêmica.

2004 - 2006

Universidade Cândido Mendes ES

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de ensino superior, Carga horária: 8

Outras informações:
Exerci docência no curso de Administração

2003 - 2005

Faculdade de Educação de Vitória

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Estou licenciada das funções junto a esta instituição.

Atividades

  • 08/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Educacional, Gestão Educacional, Didática

1997 - 2003

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Coord. pedagógica e Vice Diretora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exerci o cargo de Professora do Curso de pedagogia, Coordenadora do Núcleo Pedagógico e Vice Diretora. Além da docência, desenvolvi atividades de orientação pedagógica aos professores do curso de comunicação social e pedagogia, planejamento de atividades, elaboração de avaliação de aprendizagem, reestruturação da estrutura curricular do curso de comunicação social e pedagogia, coordenei atividades de reconhecimento dos cursos existentes e de autorização de novos cursos junto ao MEC, e atividades de gestão como vice diretora.

1997 - 1998

Centro de Estudos, Pesquisas e Atividades Pedagógicas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 25

Outras informações:
Desenvolvi atividades de coordenação pedagógica junto aos professores, Revisão curricular e planejamento de atividades.

1991 - 1998

Prefeitura Municipal de Vitória

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor escolar, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerci, além do cargo de supervisor escolar a partir de abril de 1991, o cargo de (1) Chefe da Divisão Técnico Pedagógica; (2) Diretor de Departamento de pré-escola; 93) Secretário Municipal de Educação em substituição do titular.

1989 - 1989

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor técnico, Carga horária: 8

Outras informações:
Desenvolvida assessoria técnica aos membros dos núcleos de educação do estado e professores das escolas de educação infantil. O trabalho foi realizado em encontros mensais, na sede da SEDU.

1986 - 1988

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (ES)

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvi atividades de coordenação pedagógica de equipes dos municípios, desenvolvimento curricular e de projetos institucionais,

1981 - 1989

Sociedade Cultural Monteiro Lobato

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor e Pedagoga, Carga horária: 30

Outras informações:
Exerci atividades de docência n0 ensino fundamental (1982), na educação infantil (1981, 1983, 1984 e 1985), e coordenação pedagógica na educação infantil (1986 a 1989).

2016 - Atual

Escola da Ilha

Vínculo: Diretor Pedagógico, Enquadramento Funcional: DIRETOR, Carga horária: 40