CRISLANE MORAIS DA SILVA SOUSA
Mestra em Letras, com ênfase em Literatura pelo Programa de Pós - Graduação em Letras- Ppgel(UFPI), com o tema de dissertação: " "ANÁLISE DE LITERATURA INFANTIL E LITERATURA SURDA COM BASE NA TEORIA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: A CRIANÇA SURDA COMO SUJEITO LEITOR" (conclusão: março de 2023). . Especialista em LIBRAS PORTUGUÊS - tradução e Interpretação, pela FACULDADE de Ensino Superior Dom Bosco. Especialista em Educação Especial/Inclusiva, no pólo UemaNet. Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2016). Graduada em Letras -Libras(2022), pela UNIASSELVI, pólo Caxias- MA. Cursos de formação em Tradução Interpretação de Libras e no contexto da Educação Especial. Foi bolsista PREMIADA pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX, com projeto voltado para o ensino da Libras e da comunidade surda. Bolsista de apoio à inclusão, atuando como colaborador externo do Projeto de Ensino "Atendimento de estudantes com Necessidades Especiais, na área de Libras, pelo Instituto Federal do Maranhão-IFMA (2021). Membra do do grupo de estudo "Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade-NENIN". Possui experiência docente nas Redes Municipal e Estadual de Ensino - MA como professora/Intérprete de Libras e Atendimento Educacional Especializado- AEE. Atuou como Tradutora- Intérprete de Língua Brasileira de Sinais -Libras, na Universidade Federal do Piauí(2019-2021).Tutora no curso de Letras/Libras (Dted-bolsista Capes, desde 2023), pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pólo Paraibano. Atualmente é Professora Substituta, desde 2023, na Universidade Estadual do Maranhão -UEMA, CESC-UEMA, pelo Departamento de Letras e atua como Professora de AEE-tutor pela SEDUC-MA
Informações coletadas do Lattes em 27/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós - Graduação em Letras
2021 - 2023
Universidade Federal do Piauí
Título: ANÁLISE DE LITERATURA INFANTIL E LITERATURA SURDA COM BASE NA TEORIA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: A CRIANÇA SURDA COMO SUJEITO LEITOR, Ano de Obtenção: 2023
Herasmo Braga de Oliveira Brito.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva
2019 - 2021
Universidade Estadual do Maranhão/ núcleo de Tecnologias para a Educação
Título: A importância da formação docente para o desenvolvimento do trabalho para alunos surdos
Orientador: Luziane Bezerra Moreira Alves
Especialização em Libras/Português: Tradução e interpretação
2014 - 2016
ATHENA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA SALA DE AULA: DESAFIOS E COMPROMISSO COM OS ALUNOS SURDOS
Orientador: ANA ELIZABETH DA SILVA FÉLIX
Graduação em Letras Libras
2017 - 2022
Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: Literatura para alunos surdos: importância das leituras infantis para o desenvolvimento educacional do aluno com surdez
Orientador: Jânio Oliveira Lima
Graduação em História
2010 - 2016
Universidade Estadual do Maranhão
Título: O PROCESSO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ITAPECURUZINHO: suas relações sociais no contexto histórico caxiense
Orientador: Antônia Valtéria Melo Alvarenga
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de extensão, PIBEX, Brasil.
Formação complementar
2025 - 2025
Libras. (Carga horária: 60h). , Eskada cursos abertos da UEMA, ESKADA, Brasil.
2023 - 2023
Desenho Didático para o Ensino On-line (CAPES). (Carga horária: 50h). , Eskada cursos abertos da UEMA, ESKADA, Brasil.
2023 - 2023
Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais. (Carga horária: 60h). , Eskada cursos abertos da UEMA, ESKADA, Brasil.
2021 - 2021
II Encontro da Luta pela Educação Inclusiva no IFMA Campus Codó: desafios. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2021 - 2021
Mediação educativas em espaços não formais. (Carga horária: 40h). , Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL, Brasil.
2021 - 2021
Autoria e Originalidade de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Leonardo da Vince- UNIASSELVI, UNIASSELVI, Brasil.
2021 - 2021
Aperfeiçoamento em tecnologia na educação, ensino hibrido e inovação pedagó. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
Comunicação e Oratória. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Leonardo da Vince- UNIASSELVI, UNIASSELVI, Brasil.
2020 - 2020
Contribuição Indígena e Africana na formação do Povo brasileiro. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Leonardo da Vince, UNIASSELVI, Brasil.
2020 - 2020
Projetos pedagógicos: um desafio para a regência. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vince, UNIASSELVI, Brasil.
2019 - 2019
Transtorno do Espectro Autista- TEA. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2019 - 2019
Formação direcionada para profissionais da Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 20h). , Associação de profissionais traditores e intérpretes de Sinais do Piauí, APILSPI, Brasil.
2019 - 2019
Encontro da Associação de profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras. (Carga horária: 20h). , Associação de profissionais traditores e intérpretes de Sinais do Piauí, APILSPI, Brasil.
2019 - 2019
Práticas Inclusivas para formação de professores. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vince, UNIASSELVI, Brasil.
2018 - 2019
Nivelamento em Libras Básico I. (Carga horária: 40h). , Núcleo de apoio psicopedagógico, NUAP, Brasil.
2018 - 2018
Libras Avançados. (Carga horária: 60h). , Associação dos Surdos de Caxias, ASC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Libras Intermediário. (Carga horária: 120h). , Associação dos Surdos de Caxias, ASC, Brasil.
2014 - 2014
Libras Básico I. (Carga horária: 120h). , Associação dos Surdos de Caxias, ASC, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Disseminação da Libras e sua contribuição no trabalho docente do intérprete. (Carga horária: 250h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2013 - 2013
Básico I. (Carga horária: 60h). , Associação dos Surdos de Caxias, ASC, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
Organização de eventos
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA ; LIMA, JÂNIO OLIVEIRA . Setembro Azul: Promovendo a Inclusão e Valorização da Cultura Surda.. 2024. (Outro).
SOUSA, C. M. S. . XV seminário de pesquisa e práticas educativas:outras perspectivas do ensino de história. 2015. (Outro).
SOUSA, C. M. S. . A construção da história do bairro Itapecuruzinho:suas relações no contexto histórico de Caxias- MA. 2014. (Exposição).
SOUSA, C. M. S. . XI seminário de pesquisa e práticas educativas. 2013. (Outro).
Participação em eventos
XXIII SIMPÓSIO DE LETRAS UEMA.Introdução ao estudo da Libras: curiosidades, alfabeto manual, saudações, números e frases cotidianas,. 2024. (Simpósio).
VI Feira Literária e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia com o tema Bicentenário da Independência: revisitando a ciência, tecnologia e a literatura para a construção do amanhã,. VI Feira Literária e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia com o tema Bicentenário da Independência: revisitando a ciência, tecnologia e a literatura para a construção do amanhã,. 2022. (Feira).
IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva- CINTEDI. Educação Inclusiva. 2021. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva- CINTEDI. Literatura Nordestina: por uma dicção inclusiva. 2021. (Congresso).
VII COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS E TEXTOS- COGITE. Intérprete Português Libras. 2020. (Congresso).
Conferência Municipal de Educação.Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação. 2018. (Encontro).
XV seminário de pesquisa e práticas educativas.Ensino de História. 2015. (Seminário).
jornada de extensão universitária. A UEMA em diálogos extensivos. 2014. (Exposição).
jornada de extensão universitária. jornada de extensão universitária. 2013. (Exposição).
XI seminário de pesquisa e prática educativas.os desafios do ensino da história. 2013. (Seminário).
IV Encontro Estual de História.patrimônio histórico, memória e ensino. 2010. (Encontro).
Participação em bancas
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA. O IMPACTO DE RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA ALUNOS SURDOS: desenvolvimento de uma cartilha em Libras para a Escola Antonieta Castelo - Aldeias Altas/MA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Biologia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA. LITERATURA DE CORDEL: A REPRESENTAÇÃO DO HOMEM NO POEMA SER NORDESTINO, DE BRÁULIO BESSA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA. A PRÁTICA DA LEITURA VIVENCIADA POR ALONSO QUIJANO NA OBRA DOM QUIXOTE DE MIGUEL DE CERVANTES: PRESENÇA DO IMAGINÁRIO, DA FANTASIA E DA PARÓDIA- UMA TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE WALCYR CARRASCO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA. ANÁLISE DOCUMENTAL, BIBLIOGRÁFICA E LEGAL SOBRE A LIBRAS PARA A IDENTIDADE SURDA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA; GRACA REGINA BRAGA CAMPOS; Thaiane Alves Mendonça. "A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA NO ESINO FUNDAMENTAL II.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA. ""LER O CAMPO PARA O CAMPO LER": desafios e perspectivas no ensino de Língua Portuguesa". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Maranhão.
BITTENCOURT, E. M.; Ana Rosário;SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA. processo seletivo simplificado destinado à contratação de professor substituto para a UEMA Caxias. 2024.
Orientou
Metodologia de Ensino da Língua portuguesa como L2 para surdos no Ensino Médio; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Crislane Morais da Silva Sousa;
Metodologia de Ensino da Língua portuguesa como L2 para surdos no Ensino Médio; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Português) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Crislane Morais da Silva Sousa;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA . Antologia essência poética. 1. ed. Recife: EHS Edições, 2023. v. 1.
-
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA . Antologia Simplicidade e poesia. 1. ed. Recife: EHS edições, 2023. v. 1. 171p .
-
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA . Antologia Poesia aos 4 cantos. 1. ed. Recife: EHS edições, 2023. v. 1. 148p .
-
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA ; Braga, Herasmo . Gláuks: RevistA TEORIA ESTÉTICA RECEPÇÃO E LITERATURA INFANTIL: ANÁLISES DA OBRAS ?CINDERELA? E ?CINDERELA SURDA?. GLÁUKS ONLINE , 2023.
-
SILVA, KAIO GERMANO SOUSA DA ; NASCIMENTO, CRISTIANE DUTRA DO ; TEIXEIRA NETO, DÁCIO MACHADO ; LIMA, JÂNIO OLIVEIRA ; SILVA, EDUARDO BRITO DA ; SOUSA, SOLANGE GONÇALVES NUNES DE ; FREITAS, SIMONE NEVES QUEIROZ DE ; PRIMO, CONCEIÇÃO DE MARIA MACHADO COSTA ; COÊLHO, LUANA PEREIRA IBIAPINA ; COÊLHO, BRUNA RAFAELLE PEREIRA IBIAPINA ; MESQUITA, EUDILENE DA SILVA ; MORAIS, TWANNY TACHIRA E SILVA ; MORAIS, HIDRA SANTANA E SILVA ; QUEIROZ, JURLENE FERREIRA DE ; SILVA, ADAILZA LACERDA E ; SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA ; SOUSA, RANNA JOHARA DA CUNHA BACELAR DE OLIVEIRA ; ROCHA, ANA LARISSA CARDOSO SILVA ; SILVA, SALEIA SOARES LEITÃO . A importância da Literatura Surda na elaboração cultural do Sujeito Surdo: Achados de uma revisão. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , 2021.
-
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA . Literatura nordestina. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, C. M. S. . Curso de Libras na saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, C. M. S. . Oficinas de Libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. M. S. . Disseminação da Libras e sua contribuição no trabalho docente do intérprete com discente surdo e ouvinte, no ensino fundamental da escola pública de Caxias- Ma. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, C. M. S. . A contrução da história do bairro Itapecuruzinho: suas relações sociais no contexto histórico de Caxias- Ma de 1998 a 1940. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA . A construção da história do bairro Itapecuruzinho: suas relações no contexto histórico de Caxias- MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, C. M. S. . Formação continuada de professores e demais profissionais da escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA . Formação continuada de professores e demais profissionais da escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA . A importância da Literatura Surda na elaboração cultural do Sujeito Surdo: Achados de uma revisão. Research, Society and Developmen, 2021 (Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e59610817954, 2021).
Outras produções
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA ; MORAIS, TWANNY TACHIRA E SILVA . Socializando em Libras. 2020; Tema: Socializando em Libras. (Blog).
SOUSA, C. M. S. . PASTORAL DOS SURDOS DE CAXIAS. 2016; Tema: INCLUSÃO SOCIAL. (Blog).
SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVA . Trilhando em Libras. 2016; Tema: Trilhando em Libras. (Rede social).
SOUSA, C. M. S. . Curso básico de LIBRAS com ensino de sinais religiosos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, C. M. S. . Iniciação em interpretação de Libras em Missas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2014
?Disseminação da Libras e sua contribuição no trabalho docente com discente surdo e ouvinte na sala de aula?, da pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis- PROEXAE, na XII Jornada de extensão da UEMA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Rede de Ensino estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2017 - 2018
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 40
2018 - 2018
Prepara aprendizVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Brasileira de Sinais, Carga horária: 8
2017 - 2018
SENAI - Departamento Regional do MaranhãoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 20
2015 - 2015
Pastoral dos Surdos de CaxiasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: ministrante de cursos de Libras, Carga horária: 3
2015 - 2015
Associação dos Surdos de CaxiasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Ministrante de cursos, Carga horária: 4
2015 - 2015
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
2019 - 2021
Universidade Federal do PiauíVínculo: Intérprete de Libras, Enquadramento Funcional: Intérprete de Língua de Sinais, Carga horária: 40
2018 - 2018
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação profissional
Atividades
-
08/2018 - 08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria dos direitos humanos e participação popular.Linhas de pesquisa
2020 - 2020
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Menção honrosa como Intérprete de Libras, Carga horária: 4
Outras informações:
Menção Honrosa por participação no evento "I FORGRAD/IFMA Campus Codó".
2023 - Atual
Secretaria de Estado da EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor AEE- Tutor e Intérprete de Libras, Carga horária: 40
2021 - 2023
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE CODÓVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof Atendimento Educacional Especial- AEE, Carga horária: 20
2021 - 2022
Instituto Federal do Maranhão - Campos TimonVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: colaborador externo apoio à inclusão LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações:
Colaborador Externo do Projeto de Ensino Atendimento de estudantes com necessidades especiais de Bolsa de Apoio à Inclusão (BAI) para Atendimento Especializado na área de LIBRAS
2023 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista pelo Programa CAPES como Tutora no curso em Letras-Libras (Universidade Aberta do Brasil)- Pólo Paraibano- MA.
2023 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta na área de Letras, Carga horária: 20
2021 - 2022
Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia-Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 20
Outras informações:
APAE- Caxias
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de CRISLANE MORAIS DA SILVA SOUSA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?