Ariel Elder Zanini
Formado em Engenharia Química, no presente exerce o cargo de Pesquisador na UFBA (Universidade Federal da Bahia), ditando cátedra de especialização na área de polímeros.
É coordenador de projetos experimentais tais como:
a) Desidratação de glicerina, um importante subproduto do projeto de Bio-Diesel, para obtenção de ácido acrílico e seus derivados,
b) Nanocompósitos poliméricos, obtidos durante a reação de polimerização in-situ em Poliamida 6 e PET para melhoria do efeito barreira dos mesmos,
c) Separação e purificação de argilas Bentonitas para sua sodificação e organofilzação,
d) Reciclagem de PET, por processo Bottle to Bottle , recuperação de suas propriedades de mercado por Policondensação em estado sólido e estudos analíticos das contaminações como garantia de qualidade do PET final.
É coordenador dos Laboratórios experimentais do PROTEC no departamento de Engenharia Química da UFBA.
Tem prestado serviço de consultorias relacionadas com sua experiência profissional desde 1999.
No ano 2000 a Nitriflex solicitou sua atuação como consultor para resolver os problemas de seu produto MBS; baseado no sucesso obtido foi contratado como Gerente Técnico para fazer o mesmo trabalho nas diferentes linhas de produtos. (até Fevereiro 2004)
Ocupou a Diretoria Técnica da Bayer Polímeros, (cargo que tinha alcançado na CPB) até Outubro de 1999, quando se aposenta.
Sendo a CPB uma empresa de capitais nacionais, conduziu o desenvolvimento de toda sua tecnologia, sua implantação e metodologia de controle (incluindo os métodos analíticos).
Participou da adaptação, projeto e implantação da única tecnologia comprada pela CPB da Borg Warner, para produção de ABS.
Incorpora a estatística como ferramenta de gerenciamento no controle e domínio do processo, obtendo como resultado otimização da eficiência, do custo e uma redução significativa dos resíduos industriais. (O software foi desenvolvido na Bahia).
Introduz o Controle Estatístico de Processo (CEP), criando grupos de trabalhos para resolução de problemas no processo de garantia da qualidade.
Teve importante sucesso na nacionalização de insumos; em parceria com fornecedores locais consegue 98 % em 1999.
Projetou e dirigiu a construção duma caldeira para queima de resíduos petroquímicos com o que consegue melhoras importantes nos custos dos polímeros produzidos.
Exerceu o cargo de Diretor Presidente da Câmara Argentina - Brasileira de Comércio, participando de negociações bilaterais de Comércio, Indústria, Tecnologia, Pesquisas e Desenvolvimento, o que tem dado a oportunidade de exercitar o gerenciamento de negociações.
Foi docente em Escola Técnica e Universidade, adquirindo habilidades pedagógicas em diferentes níveis e disciplinas, sempre trabalhando em indústrias, o que facilitou sua objetividade e sucesso em: P&D, elaboração de planos de implantação e treinamento de funcionários.
Detém experiência nas indústrias de celulose e farmacêutica incluindo sínteses orgânicas, por ter desenvolvido atividades nestas áreas.
Tem experiência no projeto, montagem e funcionamento de plantas pilotos, escale-up e inovação processual.
Foi representante de sua Empresa no comitê de P&D do COFIC sediado no CEPED em Camaçarí e na ABPOL em São Paulo. O 19 de Setembro de 2008 recebe o diploma de MESTRE em CIÊNCIAS E ENGENHARIA DE MATERIAIS na Universidade Federal de Campina Grande.
Informações coletadas do Lattes em 16/06/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
2006 - 2008
Universidade Federal de Campina Grande
Orientador: Laura Heker de Carvalho
Palavras-chave: Nanocompósitos; Elutriação; Atrição; Esmectitas; Bentonitas; Intercalação. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Polímeros. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Instrumentação Analítica. Setores de atividade: Educação; Indústrias Extrativas; Indústrias de Transformação.
Especialização em Cristalinidade Em Sistemas Elastoméricos de Borrac
1992 - 1992
Aperfeiçoamento em Correlação de Estruturas e Propriedades dos Políme
1993 - 1993
Comitê Para O Fomento Industrial de Camaçari
Ano de finalização: 1993;
Aperfeiçoamento em Aditivos Para Plásticos Elastômeros e Fibras
1991 - 1991
Ciba Geigy
Ano de finalização: 1991;
Aperfeiçoamento em Estructuras Polimericas
1989 - 1989
Comitê Para O Fomento Industrial de Camaçari
Ano de finalização: 1989;
Aperfeiçoamento em Elementos de Polimeros
1987 - 1987
Comitê Para O Fomento Industrial de Camaçari
Ano de finalização: 1987;
Aperfeiçoamento em Conservação da Energia
1980 - 1980
Comitê Para O Fomento Industrial de Camaçari
Ano de finalização: 1980;
Aperfeiçoamento em Estatística
1973 - 1973
Universidad Tecnologica Nacional
Ano de finalização: 1973;
Aperfeiçoamento em Quimica Analitica Instrumental
1964 - 1964
Sociedad Argentina de Farmacia Y Bioquimica
Ano de finalização: 1964;
Formação complementar
2006 - 0000
Extensão universitária em Mestrado. , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Polímeros.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Orgânicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Polímeros e Colóides.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Borrachas.
Participação em eventos
ENEQUI 2009.POLÍMEROS PLASTICOS E PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO 2009. 2009. (Outra).
ESCOLA DE INVERNO UFBA.POLÍMEROS PLÁSTICOS E PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO 2008. 2008. (Outra).
SEMINÁRIO PERKINELMER. 2007. (Seminário).
WORKSHOP SOBRE COOPERAÇÃO EM PESQUISA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS AVANÇADOS. 2007. (Outra).
17ºCBECiMat. SELEÇÃO E PURIFICAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS PARA A OBTENÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS:SEPARAÇÃO POR FLUXO-CRUZADO.. 2006. (Congresso).
SEMINÁRIO PERKINELMER. 2006. (Seminário).
3 CONGRESO BRASIÇEIRO DE P&D EM PETRÓLEO E GÁS. 2005. (Congresso).
QUALIDADE EM LABORATORIOS-NBR ISO/TEC 17025:2005. 2005. (Outra).
GERENCIANDO PARA RESULTADPS. 2001. (Outra).
TÉCNICAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA. 2001. (Outra).
PRINCÍPIOS DE ESTABILIZAÇÃO E ANÁLISE DE ADITIVOS E, POLÍMEROS E ELASTÓMEROS. 2000. (Outra).
CURSO BÁSICO DE PROTEÇÃO DE EXPLOSÃO. 1997. (Outra).
CURSO QUALIDADE TOTAL PARA GERENTES - TQC. 1994. (Outra).
SEMINÁRIO SOBRE GERÊNCIA DA QUALIDADE TOTAL. 1993. (Seminário).
SEMINÁRIO DE CONCIENTIZAÇÃO DA QUALIDADE. 1993. (Seminário).
CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. 1993. (Outra).
PROGRAMA DE TREINAMENTO DO PEGQ. 1993. (Outra).
A INFORMÁTICA E O EXWCUTIVO MODERNO. 1993. (Outra).
V ANNUAL BP CHEMOCALS ACRYLONITRILE SAFETY SEMINAR SAN ANTONIO, TEXAS. 1992. (Seminário).
SEMINÁRIO MELHORIA DA QUALIDADE DO INDIVÍDUO. 1991. (Seminário).
SEMINÁRIO DE BORRACHAS TÉCNICAS E PROCESSOS INDUSTRIAIS.. 1989. (Seminário).
CORRELAÇÃO ENTRE AS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MORFOLÓGIA NO ESTADO SÓLIDO DE POLÍMEROS.. 1989. (Outra).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA. 1988. (Seminário).
II CURSO DE GESTÃO TECNOLÓGICA. 1987. (Outra).
MÉTODOS INSTRUMENTAIS PARA POLÍMEROS EM ESTADO SÓLIDO.. 1987. (Outra).
IV SEMINÁRIO TÉCNICO DE POLÍMEROS. 1986. (Seminário).
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO.. 1986. (Outra).
TREINAMENTO INTENSIVO SOBRE TRATAMENTO CENTRALIZADO DE EFLUENTES.. 1984. (Outra).
Orientou
Nanocompósitos de materiai polímericos (PVC); 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processamentos Petroquímico) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ariel Elder Zanini;
; Ana Cecília Correia dos Santos; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Processamento Petr) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ariel Elder Zanini;
Produções bibliográficas
-
ZANINI, Ariel Elder . Calibrar Vidraria?!. . . . Informativo de Química, p. 3, 1980.
-
ZANINI, Ariel Elder ; Marcelo Embiruçu . Reciclagem investigada. Plásticos e negócios, Bahia, p. 18 - 19, 27 mar. 2006.
-
Danilo Coelho ; ZANINI, Ariel Elder ; Marcelo Embiruçu . DESENVOLVIMENTO EM UNIDADE EXPERIMENTAL DE NOVAS APLICAÇÕES DE NANOCOMPÓSITOS DO nYLON-6 EM FILMES. In: XXVII SEMINÁRIO ESTUDIANTIL DE PESQUISA/IX SEMINÁRIO DE PESQUISA E POS-GRADUAÇÃO, 2008, SALVADOR. XXVIISEMINARIO DE PESQUISA/IX SEMINARIO DE PESQUISA E POS-GRADUAÇÃO, 2008.
-
ZANINI, Ariel Elder ; Marcelo Embiruçu ; I. T. Q. P. dos SANTOS, ; L. H. de CARVALHO ; AMARA, CLARISA COSTA ; PASSOS, MARCELE . SELEÇÃO E PURIFICAÇÃO DE ARGILAS BENTONITICAS PARA OBTENÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS:SEPARAÇÃO POR FLUXO CRUZADO. In: V CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA - CONEM, 2008, SALVADOR. V CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA - CONEM, 2008.
-
ALVES, T. S. ; ZANINI, Ariel Elder ; L. H. de CARVALHO ; M. V. CESÁRIO . INFLUÊNCIA DA ACIDEZ NO INCHAMENTO E REOLOGIA DE ARGILAS DO ESTADO DA BAHIA. In: 18º CBCIMat 2008, 2008, PORTO DE GALINHAS PE. 18º CBCIMat 2008, 2008.
-
BÁRBARAV.D. BRAGA ; FERNANDA M.GRANHA, ; GABRIEL S.MESQUITA ; LUDMILA V.FRANCO ; LUCIANA M.PIMENTEL, ; SAULO V.A.SANTOS, ; ISABEL SARTORI, ; Marcelo Embiruçu ; ZANINI, Ariel Elder . COMPROVAÇÃO DA AGREGAÇÃO DAS BENTONITAS EM SUSPENSÕES AQUOSAS ELUTRIADAS, PENEIRADAS E DESAGREGADAS, POR MEDIÇÃO DOS DIÂMETROS RELATIVOS.. In: XVI CONEEQ "CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2007, CURITIBA. COMPROVAÇÃO DA AGREGAÇÃO DAS BENTONITAS EM SUSPENSÕES AQUOSAS ELUTRIADAS, PENEIRADAS E DESAGREGADAS, POR MEDIÇÃO DOS DIÂMETROS RELATIVOS., 2007.
-
BÁRBARAV.D. BRAGA ; FERNANDA M.GRANHA, ; GABRIEL S.MESQUITA ; ISABEL SARTORI, ; LUCIANA M.PIMENTEL, ; LUDMILA V.FRANCO ; Marcelo Embiruçu ; ZANINI, Ariel Elder ; SAULO V.A.SANTOS, . UM PROCEDIMENTO PARA A CALIBRÇÃO VOLUMÉTRICA E DIMENCIONAL DE VIDRRIAS EM GERAL.. In: XVI CONEEQ CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA., 2007, CURITIBA. UM PROCEDIMENTO PARA A CALIBRÇÃO VOLUMÉTRICA E DIMENCIONAL DE VIDRRIAS EM GERAL., 2007.
-
GLEICE..C.SANTOS, ; ZANINI, Ariel Elder ; ISABEL SARTORI, ; Marcelo Embiruçu . EVALUATING THE SUPER-CLEAN PROCESS EFFICIENCY IN PET RECYCLING FOR DIRECT FOOD CONTACT APPLICATIONS.. In: PPS-23, 2007, SALVADOR. EVALUATING THE SUER-CLEAN PROCESS EFFICIENCYNIN PET RECYCLING FOR DIRECT FOOD CONTACT APPLICATIONS., 2007.
-
ZANINI, Ariel Elder ; Marcelo Embiruçu ; L. H. de CARVALHO . BENTONITE PURIFICATION BY SELECTIVE MONTMORLONITE REMOVAL USING STOKES LAW: AGREGATION EFFECTS.. In: PPS-23, 2007, SALVADOR. BENTONITE PURIFICATION BY SELECTIVE MONTMORLONITE REMOVAL USING STOKES LAW: AGREGATION EFFECTS., 2007.
-
ZANINI, Ariel Elder ; Marcelo Embiruçu ; FERNANDES, P. C. ; M.L.SILVA, S. ; L. H. de CARVALHO . PURIFICAÇAO DE UMA ARGILA BENTONITA USANDO A LEI DE STOKES.. In: 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMEROS., 2007, CAMPINA GRANDE. PURIFICAÇAO DE UMA ARGILA BENTONITA USANDO A LEI DE STOKES., 2007.
-
P.E.R. ARAUJO ; ZANINI, Ariel Elder ; C. M.RAPOSO ; M.L.SILVA, S. ; L. H. de CARVALHO ; Marcelo Embiruçu . BENTONITE PURIFICATION PROCEDURES AND EFFECTS ON THE MORPHOLOGY OF POLYMER NANOCOMPOSITES. In: COMAT RIO, 2007, RIO DE JANEIRO. COMAT RIO, 2007.
-
ZANINI, Ariel Elder ; I. T. Q. P. dos SANTOS, ; GABRIEL S.MESQUITA ; SAULO V.A.SANTOS, ; L. H. de CARVALHO ; Marcelo Embiruçu . SELEÇÃO E PURIFICAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS PARA A OBTENÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS:SEPARAÇÃO POR FLUXO-CRUZADO.. In: 17ºCBECiMat, 2006, FOZ DE IGUAZU.. SELEÇÃO E PURIFICAÇÃO DE ARGILAS BENTONÍTICAS PARA A OBTENÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS:SEPARAÇÃO POR FLUXO-CRUZADO., 2006.
Outras produções
ZANINI, Ariel Elder . SBR para aplicações alimentícias.. 2002.
ZANINI, Ariel Elder . Resinas para toner.. 1990.
ZANINI, Ariel Elder . Resina SAN aprovada para contato com alimentos. 1990.
ZANINI, Ariel Elder . Resinas Acrílicas de alta transparência para aplicações óticas.. 1979.
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2009
Calibração de materiais volumétricos e análise das incertezas., Descrição: Procedimento para calibrar material volúmetrico de aplicação analítica ou processos como colunas de elutriação, com correção da massa ao vácuo e consideração análise das incertezas que o método envolve.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3
-
2007 - Atual
Seleção e Purificação de Argilas Bentonitas Por Elutriação, Descrição: Foi desenvolvida uma coluna que por contra-fluxo seleciona as partículas nanométricas das esmectitas em função de suas densidades e aos valores quadráticos dos diâmetros. Esta seleção permite uma purificação ao mesmo tempo em que atua como um reator Fluxo Pistão onde se podem fazer reações de modificação catiônica e purificação química.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2006 - Atual
Desenvolvimento da tecnologia para obtenção de PA-6 (Poliamida 6) por Poli Condensação Em Estado Fundido e Em Estado Sólido ., Descrição: O projeto prevê dar continuidade as pesquisas na área de Tecnologia de Polímeros do PROTEC, desenvolvendo diversos tipos (grades) para aplicações industriais obtidos por poli condensação , já seja em estado fundido ou estado sólido. As etapas do projeto são: 1) Montar uma planta piloto, 2) Definir os processos reativos, 3) Automação da mesma para atender os diversos procesos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
2000 - 2002
Desenvolvimento de novas resinas para toner. (XP808), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1999 - 2001
Transformação de uma planta de ABS para fabricar MBS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de resinas acrílicas termoplásticas para uso em óticas, Descrição: Desenvolvimento de resinas acrílicas termoplásticas para uso em óticas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de resinas acrílicas para a fabricação de chapas por extrusão, Descrição: Desenvolvimento de resinas acrílicas para a fabricação de chapas por extrusão. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de resinas de estireno e acrilonitrila (SAN) para aplicações em eletrodomésticos em contato direto com alimentos e obtenção da aprovação pela FDA (Food and Drug Administration), Descrição: Desenvolvimento de resinas de estireno e acrilonitrila (SAN) para aplicações em eletrodomésticos em contato direto com alimentos e obtenção da aprovação pela FDA (Food and Drug Administration). , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de resinas HRG(High Rubber Graft) para aplicações em diversos grades de ABS, Descrição: Desenvolvimento de resinas HRG(High Rubber Graft) para aplicações em diversos grades de ABS. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de emulsões de PBD (poli-butadieno) e modificação do diâmetro das micelas por ação mecãnica e ação química, Descrição: Desenvolvimento de emulsões de PBD (poli-butadieno) e modificação do diâmetro das micelas por ação mecãnica e ação química. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolimento de emulsões para vedante de embalagens alimentícias, Descrição: Desenvolimento de emulsões para vedante de embalagens alimentícias. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de resinas para a fabricação de tonner., Descrição: Desenvolvimento de resinas para a fabricação de tonner.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de métodos analíticos para caracterização de polímeros em geral e por pirólise, Descrição: Desenvolvimento de métodos analíticos para caracterização de polímeros em geral e por pirólise. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de tensoativos para emulsões, Descrição: Desenvolvimento de tensoativos para emulsões. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de sabões metálicos para aditivação em plásticos, Descrição: Desenvolvimento de sabões metálicos para aditivação em plásticos. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
-
1979 - 1996
Desenvolvimento de unidade geradora de vapor (caldeira) alimentada com resíduo petroquímico de perfeita combustão, Descrição: Desenvolvimento de unidade geradora de vapor (caldeira) alimentada com resíduo petroquímico de perfeita combustão. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariel Elder Zanini - Coordenador.
Prêmios
1999
Diretor Presidente da Cámara Argentino-Brasileira de Comercio, Cámara Argentino-Brasileira de Comercio.
1998
Membro do Comité para polimerização em emulsão para Europa e USA., Bayer.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Química. , RUA ARISTIDES NOVIS, 02, FEDERAÇÃO, FEDERAÇÃO, 40210-630 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32039807, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2007
Senai CimatecVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações:
Reologia e Aditivação.
Atividades
-
03/2005
Ensino, Tecnólogo de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Reologia e Aditivação
2005 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador (PROTEC), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na implantação da Norma ISSO 17025. Elaboração dos procedimentos analíticos usados no PROTEC e treinamento dos executores. Projeção e execução de planta de elutrição para seleção diametral de partículas usadas em catalise e nanosistemas. Montagem, modificação e operação da Unidade piloto múlti-propósito para polimerização de Poliamidas. Trabalhos com Forno Pirolizador e Planta de extração Supercrítica. Desenvolvimento de métodos anaíiticos e instrumentais. Automação e controles de processos de polimerização.
2000 - 2004
NitriflexVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: GERENTE TÉCNICO DE P&D, Carga horária: 44
Outras informações:
Desenvolvimento de processos de polimerização, de novos produtos e mercados.
Atividades
-
01/2000 - 03/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Gerência Técnica, Pesquisa E Desenvolvimento.,Linhas de pesquisa
1996 - 1999
Bayer do Brasil S/AVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DIRETOR TÉCNICO, Carga horária: 44
Outras informações:
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS DE POLIMERIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO E NOVOS MERCADOS.
Atividades
-
12/1997 - 10/1999
Serviços técnicos especializados , Diretoria Técnica, Bayer Polímeros.,Serviço realizado, Coordenação do processo de transferência de tecnologias das plantas de ABS da Nitriflex- RJ e Unistar Argentina para Bayer..
-
12/1996 - 10/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria Técnica, Bayer Polímeros.,Linhas de pesquisa
-
05/1996 - 10/1999
Direção e administração, Diretoria Técnica, Bayer Polímeros.,Cargo ou função, DIRETOR TÉCNICO.
1979 - 1996
Central de Polímeros da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DIRETOR TÉCNICO, Carga horária: 44
Outras informações:
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PROCESSOS E PRODUTOS, CONTROLE DE QUALIDADE, ATENDIMENTO AO CLIENTE.
Atividades
-
05/1979 - 05/1996
Direção e administração, Diretoria Técnica, Camaçari.,Cargo ou função, DIRETOR TÉCNICO.
-
05/1979 - 05/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria Técnica, .,Linhas de pesquisa
1977 - 1979
Vergel QuimicaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DIRETOR INDUSTRIAL, Carga horária: 44
Outras informações:
IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DA PLANTA DE ADITIVOS PARA PLÁSTICOS EM SÃO PAULO
Atividades
-
04/1977 - 04/1979
Direção e administração, Diretoria Industrial, São Paulo.,Cargo ou função, DIRETOR INDUSTRIAL.
-
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria Industrial, .,Linhas de pesquisa
1971 - 1977
Universidad Tecnologica NacionalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Química analítica instrumental, prática e teoria.
Atividades
-
09/1971 - 04/1977
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química analítica instrumental
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ariel Elder Zanini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?