Elias Barbosa Cabral

Elias Barbosa Cabral CRMSP: 199.111, possui Graduação pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde PUC/SP (2018) em Medicina. Concluinte de Residência Médica em Cirurgia Geral (2022) - programa de 3 anos, pelo Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence em São José dos Campos. Tem Experiência na Área da Saúde devido a sua Graduação e Residência Médica e as Diversas atividades exercidas durante seus anos de Formação. Desenvolveu trabalho de Iniciação Científica do Programa PIBIC-CEPE E PIBIC-CNPq onde foi Bolsista durante, (2015,2016 e 2017). Fez seu estágio Eletivo obrigatório no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence no Setor de Cirurgia Geral, (Junho a Agosto de 2017), nesse mesmo Hospital foi Estagiário no Setor de UTI Adulto, (2016) e foi Plantonista no serviço de Obstetrícia no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, (2015). Participou como Monitor Voluntário do Núcleo de Pesquisa em Mutagênese Ambiental - NuPeMa, (2° Semestre de 2016). Foi Representante Dissente de sua turma, (2016 a 2018), Membro do Grupo PUCalhaços realizando visitas a Hospitais e Orfanatos, (2014 e 2016) e Participou da Sociedade Universitária de Estímulo à Pesquisa - SUMEP como Diretor Científico da Liga de Nefrologia e Hipertensão de Sorocaba, (2016) e da Liga de Geriatria e Gerontologia como Membro, (2014 a 2015).

Informações coletadas do Lattes em 27/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica em andamento

2019 - Atual

Hospital Municipal Dr
José de Carvalho Florence, HMJCF, Brasil;Residência médica em: Cirurgia GeralNúmero do registro: .

Graduação em Medicina

2013 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Embraer Juarez Wanderley

Formação complementar

2021 - 2021

STOP THE BLEED. , American College Of Surgeons, ACS*, Estados Unidos.

2021 - 2021

ATLS. , American College Of Surgeons, ACS*, Estados Unidos.

2021 - 2021

Ultrassonografia Point of Care - Mód. Básico. (Carga horária: 6h). , PRIMED, PRIMED, Brasil.

2020 - 2020

Minicurso de Sepse. (Carga horária: 3h). , Manole Educação, ME, Brasil.

2018 - 2018

ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. (Carga horária: 16h). , Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, IDPC, Brasil.

2015 - 2015

9° Curso CAIXA PRETA Videolaparoscopia. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, FCMS - PUCSP, Brasil.

2015 - 2015

Curso Prático de Simulação de Coto em Perna de Porco. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, FCMS - PUCSP, Brasil.

2015 - 2015

I Curso de Prática Ambulatorial. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, FCMS - PUCSP, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Sutura e Paramentação. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, FCMS - PUCSP, Brasil.

2014 - 2014

Curso ECG Prático. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, FCMS - PUCSP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Organização de eventos

CABRAL, E. B. . XXXII Congresso da SUMEP / V Encontro do Clube Benedicto Montenegro Regional de Sorocaba. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

Simpósio do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence.Estudo Comparativo entre tratamento conservador e drenagem torácica em Hemotórax Traumático Oculto. 2021. (Simpósio).

TRAUMA BRASIL 2021 / XIV Congresso da SBAIT e XXII CoLT - Congresso das Ligas de Trauma. 2021. (Congresso).

Palestra da Agência Transfusional do Hospital Santa Lucinda.Reações Transfusionais e Indicações para Transfusões. 2018. (Seminário).

XXIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Carcinoma de Ovário e Gravidez. 2018. (Congresso).

I Jornada de Neurociências da PUC-SP / Liga de Neurologia Clinica e Cirúrgica de Sorocaba. 2017. (Outra).

I Jornada de Obstetrícia / Liga de Ginecologia e Obstetrícia de Sorocaba. 2017. (Outra).

VII Congreso Uruguayo de Gerontología y Geriatría. Avaliação Biomecânica do Idoso Antes e Após o Processo de Educação Física. 2017. (Congresso).

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria / VIII Simpósio Sul-Americano de Pediatria / Encontro Anual da SPRS. 2017. (Congresso).

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria / VIII Simpósio Sul-Americano de Pediatria / Encontro Anual da SPRS. Correlação Positiva Entre Razão Cintura-Estatura com os Níveis de Hemoglobina Glicada em Uma Amostra de Adolescentes. 2017. (Congresso).

X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria / VIII Simpósio Sul-Americano de Pediatria / Encontro Anual da SPRS. Avaliação da Resistência Insulínica pelo Homeostases Model Assessment (HOMA-IR) em uma Amostra de Adolescentes. 2017. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia. 2017. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Ectasia Ductal de Glândula Submandibular com Ausência de Sialolitíase: Um Relato de Caso. 2017. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Síndrome de EHLERS-DANLOS tipo VI e Pseudoaneurisma da Artéria Poplítea: Um Relato de Caso. 2017. (Congresso).

Aula Inaugural da Liga de Hematologia de Sorocaba.Do Doador de Sangue à Transfusão. 2016. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Medicina Legal de Sorocaba.A Medicina Legal e a Antropologia Forense. 2016. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Oncologia de Sorocaba.Discussão de Casos Oncológicos. 2016. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Pediatria Dra. Izonete Teresa Palmieri.A Consulta Pediátrica Hoje. 2016. (Encontro).

32° Congresso da SUMEP / V Encontro do Clube Benedicto Montenegro Regional de Sorocaba. Avaliação Biomecânica do Idoso Antes e Após o Processo de Educação Física. 2015. (Congresso).

32° Congresso SUMEP / 5° Encontro do Clube Benedicto Montenegro da Regional Sorocaba. 2015. (Congresso).

Aula Inaugural da Liga de Cirurgia Geral e Transplantes de Sorocaba.Abdome Agudo Cirúrgico e Cirurgia Robótica. 2015. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Cirurgia Pediátrica e Técnica Cirúrgica. 2015. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba.Atendimento Inicial ao Politraumatizado e A Importância do Componente Pré-Hospitalar nas Urgências e Emergências. 2015. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Geriatria e Gerontologia de Sorocaba.Discussão de Casos. 2015. (Encontro).

III Workshop de Instrumentação e Paramentação. 2015. (Encontro).

Oficina de Introdução ao Palhaço / A Descoberta do Clown. 2015. (Oficina).

31° Congresso SUMEP / Encontro do Clube Benedicto Montenegro da Regional Sorocaba. 2014. (Congresso).

Aula Inaugural da Liga de Genética Médica de Sorocaba.Os Desafios da Medicina Genômica: Saúde ou Vaidade?. 2014. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Geriatria e Gerontologia de Sorocaba.Emergências Clínicas no Idoso. 2014. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Pneumologia de Sorocaba. 2014. (Encontro).

Mesa Redonda: Aspectos Clínicos, Genéticos e Jurídicos da Reprodução Assistida. 2014. (Outra).

Aula Inaugural da Liga de Cirurgia Plástica de Sorocaba.Cirurgia Craniofacial e Tratamento de Queimados. 2013. (Encontro).

Aula Inaugural da Liga de Geriatria e Gerontologia de Sorocaba.Teorias do Envelhecimento. 2013. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CABRAL, E. B. . Ectasia Ductal de Glândula Submandibular com Ausência de Sialolitíase: Um Relato de Caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CABRAL, E. B. . Síndrome de EHLERS-DANLOS tipo VI e Pseudoaneurisma da Artéria Poplítea: Um Relato de Caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CABRAL, E. B. . Avaliação da Resistência Insulínica pelo Homeostases Model Assessment (HOMA-IR) em uma Amostra de Adolescentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CABRAL, E. B. . Correlação Positiva Entre Razão Cintura-Estatura com os Níveis de Hemoglobina Glicada em Uma Amostra de Adolescentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CABRAL, E. B. . Avaliação Biomecânica do Idoso Antes e Após o Processo de Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CABRAL, E. B. . Avaliação Biomecânica do Idoso Antes e Após o Processo de Educação Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Circunferência do Pescoço: Nova Medida Antropométrica na Avaliação da Síndrome Metabólica em Adolescentes, Descrição: Projeto de Pesquisa BIBIC Bolsista CEP, apresentado no 26 Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP, realizado em 08 de Novembro de 2017.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elias Barbosa Cabral - Coordenador / Inês Maria Crespo Gutierres Pardo de Alexandre - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Causas de Atendimento Médico em Emergência Pediátrica em um Hospital Privado em Sorocaba-SP, Descrição: Projeto de Pesquisa PIBIC CNPq, apresentado no 25 Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP, realizado em 09 de Novembro de 2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elias Barbosa Cabral - Coordenador / Luciana Maria de Andrade Ribeiro - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Iniciação Científica

2019 - Atual

Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Médico Residente em Cirurgia Geral

Outras informações:
Atuação como Médico Residente no Programa de Cirurgia Geral .

2019 - 2020

Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

Vínculo: Acdêmico, Enquadramento Funcional: Representante dos Residentes - COREME

Outras informações:
Atuação como Representante dos Médicos Residentes nas reuniões ordinárias na COREME.

2017 - 2018

Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário no setor de Cirurgia Geral, Carga horária: 200

2016 - 2016

Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário no setor de UTI Adulto, Carga horária: 90

2015 - 2015

Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário no setor de Cirurgia Geral, Carga horária: 240

Outras informações:
Estágio Eletivo Obrigatório

2015 - 2015

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Plantonista no serviço de Obstetrícia, Carga horária: 288

2016 - 2016

Núcleo de Pesquisa em Mutagênese Ambiental

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 32

Outras informações:
Consultoria nas 1° e 2° Séries do Curso de Medicina

2016 - 2018

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Representante Dissente

2016 - 2016

Sociedade Universitária de Estímulo à Pesquisa

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Diretor Científico da Liga de Nefrologia, Carga horária: 30

Outras informações:
Liga de Nefrologia e Hipertensão de Sorocaba

2014 - 2015

Sociedade Universitária de Estímulo à Pesquisa

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Membro da Liga de Geriatria e Gerontologia, Carga horária: 20

2016 - 2016

Grupo Pucalhaços

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Membro do Projeto Voluntário

2014 - 2014

Grupo Pucalhaços

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Membro do Projeto Voluntário