BRUNA LUGATTI DE SOUZA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduanda Lato Sensu em Literatura Infantojuvenil da UFF. Professora substituta de Francês dos Ensinos Fundamental e Médio no CAp/UFRJ. Atuando principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, ensino de francês, literatura, literatura infantojuvenil, linguística.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em ESTUDOS DE LINGUAGEM

2020 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.

Especialização em andamento em Pós-Graduação Lato Sensu ? Literatura Infantojuvenil

2018 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Letras - Francês

2012 - 2020

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Letras Modernas

2019 - 2019

Université Paris-Est Marne-la-Vallée
Orientador: em Université Paris-Est Marne-la-Vallée ( Sandra Collet)
com

Graduação em Administração

2008 - 2013

Universidade Veiga de Almeida

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Liceu Nilo Peçanha

Formação complementar

2015 - 2015

Experimentação Teatral. (Carga horária: 120h). , Artecorpo Teatro e Cia., ATC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

SOUZA, B. L. . Jornada Gloria Pondé: a arte de fazer artes. 2018. (Outro).

SOUZA, B. L. . Travessias - V Congresso Internacional da ABES. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

23ª Semana de Extensão da UFF.A dinamização da leitura literária e sua dimensão formadora. 2018. (Outra).

39 Encontro Nacional de Estudantes de Letras. Imprensa, Política e História: A narratividade jornalística na eleições municipais do Rio de Janeiro em 2016. 2018. (Congresso).

II Ciclo de Debates GPEALE - Literatura na Escola. Mediação de leitura e formação de leitores: relato de experiência sobre o duplo processo de formação de uma bolsista de extensão. 2018. (Congresso).

II Jornada do LEPELL.Crianças e personagens em interação: o conhecimento de si e do outro. 2018. (Outra).

Jornada Gloria Pondé: a arte de fazer artes.Eu e o outro. 2018. (Outra).

Jornada Gloria Pondé: a arte de fazer artes. 2018. (Outra).

22ª Semana de Extensão da UFF.A formação do leitor literário e do mediador de leitura. 2017. (Outra).

III Encontro PIBID de Língua Portuguesa. 2017. (Encontro).

I Jornada de Estudos do LEPELL: aprimorando práticas e discutindo saberes.O ensino da literatura no primeiro segmento do Ensino Fundamental do COLUNI/UFF. 2017. (Outra).

Jubileu de Prata do PROALE: 25/26 anos de dedicação à alfabetização e à formação do leitor.Literatura como Patrimônio, leitura e formação do leitor. 2017. (Outra).

Estéticas do Deslocamento. 2016. (Oficina).

I Jornada do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias: Para ler o teatro hoje. 2016. (Outra).

VII Seminário do Grupo de Teoria do Discurso: Discurso, corpo e.... 2016. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, B. L. . Da minha janela. Sede de Ler , v. 7, p. 82, 2020.

  • SOUZA, B. L. ; RANGEL, Jéssica Silva ; ALCÂNTARA, Laís Silva ; SIQUEIRA, Luan Sabino . Imprensa, Política e História: A narratividade jornalística na eleições municipais do Rio de Janeiro em 2016. MOSAICO (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO) , 2017.

  • SOUZA, B. L. . A importância do PULE na formação de professores de língua estrangeira da Universidade Federal Fluminense,. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, B. L. . ?LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A TERCEIRA IDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS MANUAIS DE ENSINO DE FLE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, B. L. ; LOGULLO, M. . A importância do PULE na formação dos licenciandos de língua estrangeira da Universidade Federal Fluminense. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, B. L. . Mediação de leitura e formação de leitores: relato de experiência sobre o duplo processo de formação de uma bolsista de extensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MATTOS, M. S. ; SOUZA, B. L. . Crianças e personagens em interação: o conhecimento de si e do outro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, B. L. ; MATTOS, M. S. . O ensino da leitura literária no primeiro segmento do Ensino Fundamental do COLUNI/UFF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, B. L. ; MATTOS, M. S. ; BARROS, Nathalia Duarte dos Santos . Literatura como patrimônio, leitura e formação do leitor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 12

2021 - Atual

Colégio de Aplicação da UFRJ, CAp/UFRJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de língua francesa, Carga horária: 20

2019 - Atual

Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Francês, Carga horária: 12

2019 - Atual

Programa de Internacionalização em Línguas Estrangeiras

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Francês, Carga horária: 12