Juscilene Aparecida da Silva Roque
Engenheira de Produção formada pelo Centro Universitário de Itajubá (2015), com foco nas áreas de análise de consumo e custos de energia visando as suas reduções. Atuou nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Metrologia (2009-2013) e Manutenção Industrial (2013 - 2017). Discente de Pós Graduação (stricto sensu) no programa de Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá (2017-2019), o qual trabalha com o estudo da viabilidade de áreas da região Nordeste do Brasil para implantação de usinas eólicas por meio da aplicação da lógica Fuzzy. Monitora voluntária de Física no Curso Assistencial Amigos de Itajubá (CAAI).
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica
2017 - Atual
Universidade Federal de Itajubá
Título: Estudo da viabilidade de áreas da região Nordeste do Brasil para implantação de usinas eólicas por meio da aplicação da lógica Fuzzy,Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Zambroni de Souza
Palavras-chave: Energia Eólica; Análise de Viabilidade Econômica; Lógica Fuzzy.Grande área: Engenharias
Graduação em Engenharia de Produção
2011 - 2015
Centro Universitário de Itajubá
Título: Análise do consumo de energia elétrica e do custo da conta de eletricidade numa empresa metalúrgica do sul de minas
Orientador: Edson Palhares de Sousa
Bolsista do(a): FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR, FIES, Brasil.
Formação complementar
2016 -
Sustentabilidade Ambiental. (Carga horária: 18h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2016 -
Cadastro Ambiental Rural. , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Hidrologia. (Carga horária: 300h). , WR Educacional, WR, Brasil.
2016 - 2016
Empreendedorismo. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de Textos Cientifícos. (Carga horária: 8h). , Escola Superior de Administração e Gestão, ESAGS, Brasil.
2016 - 2016
Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 2h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2016 - 2016
Processo de Comunicação e Comunicação Institucional. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental. (Carga horária: 68h). , BRAVA CURSOS, BRAVA, Brasil.
2016 - 2016
Gestão do tempo. (Carga horária: 8h). , Escola Superior de Administração e Gestão, ESAGS, Brasil.
2016 - 2016
Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2014
English Course. (Carga horária: 120h). , People, PEOPLE, Brasil.
2012 - 2012
Auto cad. (Carga horária: 72h). , MSD D Minas - Educação Profissional, MSD, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Metodologia seis sigma. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Manutenção Industrial.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Qualidade.
Participação em eventos
Seminário sobre Desenvolvimento sustentável.Seminário sobre Desenvolvimento sustentável. 2016. (Seminário).
III Congresso de Iniciação Cientifica. Mini curso Matlab. 2012. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
ROQUE, J. A. S. ; DIAS, L.G. . Análise do consumo de energia elétrica e do custo da conta de eletricidade numa empresa metalúrgica do Sul de Minas. Web Artigos, 2016 (TCC).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Estudo da viabilidade de áreas da região Nordeste do Brasil para implantação de usinas eólicas por meio da aplicação da lógica Fuzzy, Descrição: Com a crescente preocupação da questão sociedade-energia, tornam-se cada vez mais valorizadas alternativas que viabilizem os impactos com o meio ambiente, obtendo assim energia limpa de fontes renováveis. Desta forma, a eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, pois comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento. O Brasil apresenta regiões com um potencial de ventos favoráveis a implantação de usinas eólicas. A avaliação de oportunidades pode ser realizada através de ferramentas quantitativas, com o objetivo de proporcionar uma maneira mais precisa e realista para os processos decisórios. Este trabalho propõe uma aplicação da lógica Fuzzy para a análise da viabilidade econômica de áreas para implantação de usinas eólicas no setor energético brasileiro, a fim de obter indicadores financeiros, fornecendo subsídios para tomada de decisão. O estudo em questão é bastante pertinente ao atual cenário do setor elétrico brasileiro, pois agregar novas fontes de energia é uma necessidade urgente para garantir a oferta de energia diante da crescente demanda.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juscilene Aparecida da Silva Roque - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2017
LDC Engenharia e ServiçosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 45
Outras informações:
Responsável pela programação de manutenções preventivas e corretivas de equipamentos, máquinas e instalações, definindo atividades, períodos e frequências mais adequadas aos processos operacionais. Responsável pela elaboração e acompanhamento de indicadores de níveis de serviços e cumprimento das metas. Elaboração de planos de manutenções preventivas, levantamento de pendências, solicitação de compras e planejamento de serviços de manutenção, controle de registros de manutenção, registro e controle das necessidades de manutenção. Emissão de relatórios gerenciais e programações diárias de manutenção. Gestão de equipes de trabalho.
2011 - 2013
Fania Fabricação Nacional de Instrumentos para Auto VeículosVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Aprendiz / Estágiaria, Carga horária: 30
Outras informações:
Controle e calibração de equipamentos de medição em geral. Desenvolvimento de estudos estatísticos, tais como: cálculo de incerteza, linearidade, tendência, estabilidade, repetitividade e reprodutividade. Elaboração de relatórios dimensionais de peças de amostra. Aplicação de treinamentos voltados à metrologia. Participação na elaboração de indicadores SGQ / SGA. Acompanhamento na elaboração de planos de controle. Controle de retrabalhos. Acompanhamento de ações corretivas, ações preventivas, não conformidades e planos de ação. Acompanhamento de melhoria contínua. Elaboração de instruções de trabalho para o processo de manufatura. Elaboração de relatórios em geral (Auditorias Internas e Externas, Satisfação de Clientes, etc). Identificação e controle de aspectos e impactos ambientais. Sistema de Gestão a vista. Controle operacional de resíduos e efluentes.
2013 - 2013
MultitocVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Montadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Montagem e conserto geral de produtos eletrônicos.
2017 - Atual
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Discente de pós graduação (stricto sensu), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atual mestranda em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá (2017), o qual trabalha com o estudo da viabilidade de áreas da região Nordeste do Brasil para implantação de usinas eólicas por meio da aplicação da lógica Fuzzy.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juscilene Aparecida da Silva Roque e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?