MAYARA CRISTINE GOMES E SILVA

Engenheira Agrícola e Ambiental, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-graduação em Geoprocessamento pela PUC Minas. Possui sólida experiência em consultoria agrícola e ambiental, atuando em diversas frentes como gerenciamento de plantações, etapas de produção, projetos de irrigação, recuperação de nascentes e tratamento de efluentes.Desenvolve atividades relacionadas à auditoria e gestão ambiental, licenciamento ambiental, estudos técnicos, produção orgânica, gerenciamento de hortas, CAR, PGRS e domínio do pacote Office. Tem destacada atuação na elaboração de relatórios técnicos e na geração e interpretação de mapas utilizando ferramentas de geoprocessamento.Realizou intercâmbio nos Estados Unidos em agosto de 2015 com foco no aprimoramento do idioma inglês. Apresenta perfil proativo, com rápida capacidade de aprendizagem, facilidade para absorver novos processos e forte comprometimento com prazos e resultados. Valoriza o trabalho em equipe e reconhece a importância da colaboração para alcançar metas de forma eficiente e integrada.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Geoprocessamento

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental

2014 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: ANÁLISE DE ÁREAS APTAS À MECANIZAÇÃO E EXPANSÃO AGRÍCOLA UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO
Orientador: Elias Ribeiro Arruda Junior

Graduação interrompida em 2013 em Química Industrial

2008 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 2013

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Curso e Colégio Conexão

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. C. G. ; ARRUDA JUNIOR, E. ; SILVA, F. C. ; TEIXEIRA, L. P. . DETERMINAÇÃO DE ÁREAS APTAS À MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2019, 2019, Campinas. Desafio e perspectivas da Agricultura Digital. Jaboticabal: SBEA, 2019. v. 1. p. 1-10.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    TIJOLOS ECOLÓGICOS COM RESÍDUOS SÓLIDOS DE DIFERENTES ORIGENS, Descrição: O aumento da produção mundial vem causando inúmeros impactos negativos no meio ambiente e os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Para garantir a sustentabilidade, a inovação de processos para minimizar esses impactos se torna importante e iminente. Desta maneira propõem-se a utilização de tijolos na construção civil, pois constituídos de solo, cimento e água, compactados em prensa hidráulica, permitem a adição de resíduos de diferentes origens, sem a perda de características essenciais. O tijolo ecológico difere do tijolo tradicional, pois dispensa a queima, reduz muito o valor da mão de obra e o tempo gasto na hora da construção, pois sendo perfeitamente encaixados, eliminam o desperdício de cimento entre os tijolos e ainda a necessidade de revestimento. Apresenta maior resistência mecânica e maior uniformidade de fabricação e acima de tudo combate a umidade, não causando danos a saúde e a construção. Durante a execução deste trabalho pretende-se incorporar resíduos de diferentes origens na confecção de tijolos ecológicos, sendo eles: resíduos de fundição (areia verde de fundição) e da construção civil (pó de pedra ornamental e entulhos em geral), juntamente com resíduos de dinheiro descaracterizado, fornecido pelo Banco Central do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Mayara Cristine Gomes e Silva - Coordenador / Izabella Christynne Ribeiro Pinto Valadão - Integrante.

Prêmios

2015

Prêmio Semana de Desenvolvimento Acadêmico, Universidade Federal Fluminense.

2015

Menção Honrosa, Centro Universitário Geraldo di Biase.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Governo Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Agrosuisse

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Agrícola e Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
● Gestão Ambiental ● Elaboração de relatórios ● Licenciamento Ambiental ● Geração e interpretação de mapas utilizando Geoprocessamento ● Consultoria agrícola e ambiental

2017 - 2018

Agrosuisse

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
● Gestão Ambiental ● Elaboração de relatórios ● Licenciamento Ambiental ● Geração e interpretação de mapas utilizando Geoprocessamento ● Consultoria agrícola e ambiental

2017 - 2018

Sítio do Moinho Produtos Orgânicos

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
● Projetos de recuperação de nascente ● Tratamento de efluentes ● Gestão de resíduos ● Geração e interpretação de mapas utilizando Geoprocessamento ● Projetos de irrigação ● Gerenciamento da horta ● Controle e organização do estoque

2017 - 2017

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
● Licenciamento ambiental ● Elaboração de relatórios ● Projetos de crédito rural ● CAR ? Cadastro Ambiental Rural ● DAP ? Declaração de aptidão ao Pronaf ● Extenção Rural

2017 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolvimento, conjuntamento com o professor, de uma apostila de Máquinas Agrícolas, elaboração de listas de exercícios, auxílio nas aulas práticas e de laboratório de mecânica e máquinas agrícolas, ajuda para sanar as dúvidas dos alunos.

2016 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Programa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolvimento, conjuntamento com o professor, de uma apostila de Máquinas Agrícolas, elaboração de listas de exercícios, auxílio nas aulas práticas e de laboratório de mecânica e máquinas agrícolas, ajuda para sanar as dúvidas dos alunos.

2015 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico, Carga horária: 15

Outras informações:
Colaboração no manual: "Manual de Tijolo Ecológico com reaproveitamento de resíduos" Izabella Valadão, pesquisas sobre tijolos ecológicos e resíduos, palestras e mini cursos sobre tijolos ecológicos com resíduos, dias de campo para confecção de tijolos ecológicos.