Eny Alves

Eny Alves é Consultora Empresarial formada em Administração de Empresas pela UNIGRANRIO (Universidade do Grande Rio). Trabalhando na Viação Vila Real, uma empresa de Transporte Coletivo Urbano no Estado do Rio de Janeiro, onde colaborou por 13 anos, teve a oportunidade de percorrer os setores de Contabilidade, Tesouraria, CPD e Departamento Pessoal, o que lhe proporcionou uma experiência prática diversificada das dinâmicas de funcionamento de uma empresa. Como Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae atendeu, em 2 anos e meio, mais de 50 empresas nos setores de comercio, indústria e serviço em diversos segmentos como salão de beleza, restaurantes, auto peças, padarias, lavanderias, centro de estética, pet shop e comercio varejista, apresentando soluções de inovação e tecnologia para micro e pequenas empresas. No ano de 2015 trabalhou como Consultora Empresarial na Saffi Consultoria, a maior rede de consultoria empresarial do Brasil, com mais de 35 escritórios em todo território nacional.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Administração

2006 - 2010

Universidade do Grande Rio
Título: RELEVÂNCIA DOS FATORES MOTIVACIONAIS E DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SOBRE O DESEMPENHO DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS NO RIO DE JANEIRO
Orientador: ALBERTINA MARIA SOUSA

Formação complementar

2012 -

Extensão universitária em Gestão em Administração Pública. (Carga horária: 210h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2010 - 2010

Microempreendedor Individual. (Carga horária: 3h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2009 - 2009

RECURSOS HUMANOS. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

D-Olho na Qualidade:5Ss para os pequenos negócios. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2009 - 2009

AE- Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2009 - 2009

Cidadania e Meio Ambiente. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, Brasil.

2009 - 2009

Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2009 - 2009

DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros.

Participação em eventos

Feira do Empreendedor. Feira do Empreendedor. 2014. (Feira).

Produções bibliográficas

  • ALVES, E. . Ambiência Inovadora: empresas inovadoras requerem um ambiente propício. Rio de Janeiro: Portal Saber Sebrae, 2015 (Artigo).

  • ALVES, E. . Inovação no Atendimento: a importância da qualidade no atendimento ao cliente. Rio de Janeiro: Portal Saber Sebrae, 2014 (Artigo).

Histórico profissional

Experiência profissional

2000 - 2013

Viação Vila Real SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ALI - AGENTE LOCAL DE INOVAÇÃO, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Os Agentes Locais de Inovação (ALI) visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos.

2015 - 2016

Saffi Consultoria

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor Empresarial, Regime: Dedicação exclusiva.