Eneas Ferreira de Sá Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (2011) e Pós Graduação em Arqueologia Brasileira pelo Instituto de Arqueologia Brasileira em parceria com a Faculdade Redentor. Atuei como Arqueólogo júnior no projeto de monitoramento da Via Transolímpica, Rio de Janeiro. Atualmente é executor técnico do Centro de Tecnologia em Aquicultura e Meio Ambiente, no Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Santos fase 2 (PMP-BS-2), desenvolvendo atividades de monitoramento de animais marinhos, atuando no resgate e manuseio da fauna silvestres e alimentação de dados na Plataforma SIMBA. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia humana e ambientes laboratoriais Multidisciplinares. Atuei com cordenador de campo no Sitio Arqueologico Visconde de Inhauma, Rio de Janeiro, desenvolvendo atividades de prospecção, escavação, resgate e salvamento dos achados arqueológicos entre (2020 e 2022). Atuei na cordenação das tarefas, relatorios diarios, apoio de equipe e colaboradores, educação patrimonial, curadoria de material, analise cientifica e fotografia dos achados arqueologicos encontrados; alimentação de dados no aplicativo Protoforms;Formado em professor de Música pela faculdade Unimes, produtor e compositor de obras autorais.
Informações coletadas do Lattes em 24/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Pós-graduação em Arqueologia Brasileira.
2012 - 2014
Instituto de Arqueologia Brasileira
Título: Zooarqueologia de Mamíferos não humanos de médio e grande porte do Sítio da Malhada (RJ JC-15), Cabo Frio, RJ.
Orientador: Josefa Jandira Neto Ferreira Dias.
Graduação em Ciências Biológicas
2008 - 2011
Universidade do Grande Rio
Título: Etnobotanica de Plantas Medicinais, Santo Antonido de Pádua.
Orientador: Carine Garcia.
Formação complementar
2017 - 2017
Curso de Direção defensiva. (Carga horária: 6h). , Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente, CTA, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Técnicas e manejo de Animais Silvestres.. (Carga horária: 4h). , Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
2012 - 2012
Microscopia: Utilização e reparo.. (Carga horária: 4h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2010 - 2010
BioNaTrilha: Fauna e Flora, Morro de Urca.. (Carga horária: 10h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2009 - 2009
AULA DE CAMPO: PRAIA VERMELHA - URCA. (Carga horária: 10h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2009 - 2009
ATIVIDADE DE CAMPO: PARQUE M. N. DE MARAPENDI. (Carga horária: 10h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Patologia Animal/Especialidade: Patologia Clínica Animal.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Microscopia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Necropsia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
Participação em eventos
PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA SÓCIO-ECONÔMICO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - CPA DA UNIGRANRIO. 2012. (Seminário).
SEMANA DE BIOLOGIA - NOITE - CAXIAS. 2011. (Congresso).
SEMINÁRIO INTEGRADO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: EVOLUÇÃO. 2011. (Seminário).
SEMINÁRIO INTEGRADO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: TECTÔNICA DE PLACAS.SEMINÁRIO INTEGRADO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: TECTÔNICA DE PLACAS. 2011. (Seminário).
BIOFÓRUM (TEMA: O SERVIÇO E A PESQUISA NA SAÚDE PÚBLICA). 2010. (Outra).
BIOFÓRUM-BUSCANDO ALTERNATIVAS COM OBJETIVIDADE.BIOFÓRUM-BUSCANDO ALTERNATIVAS COM OBJETIVIDADE. 2010. (Simpósio).
FÓRUM: II FÓRUM DE BOTÂNICA (UNIGRANRIO). 2008. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
SILVA, E. F. S. . Educação Ambiental: Preservação de Animais marinhos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, E. F. S. . Utilização de Microscópio- Como proceder?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, E. F. S. . Soltura de Tartaruga Marinha.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, E. F. S. . Palestra de Direção Defensiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, E. F. S. . Educação Patrimonial: Arqueologia para todos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, E. F. S. . GRATIDÃO. 2021. Composição (estréia).
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Documento Ecologia e Cultura Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arqueólogo Junior, Carga horária: 44
Outras informações:
Exerci trabalho de Prospecção e Monitoramento Arqueológico na Obra do CORREDOR VIÁRIO TRANSOLÍMPICO.
2016 - 2017
Universidade Castelo BrancoVínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar técnico de Laboratório., Carga horária: 44
2017 - 2018
Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biólogo de Campo, Carga horária: 44
Outras informações:
Biólogo de Campo no projeto PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias- Bacia de Santos).
2020 - 2022
Documento Antropologia e ArqueologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cordenador de Campo, Carga horária: 44
2008 - 2015
Universidade do Grande RioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Anatomia Humana e Comparada - Bio., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalho técnico em laboratório Multdisciplinar, com atuação nas áreas de anatomia humana e veterinária, histologia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, entre outras áreas acadêmicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eneas Ferreira de Sá Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?