Marcelo Esteves Suzuki

Marcelo Esteves Suzuki é um educador dedicado à docência e ao aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia. Formado em Licenciatura pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus São Roque, em 2019, ele vem construindo uma carreira marcada pelo compromisso com a qualidade da educação e o desenvolvimento profissional docente.Sua trajetória na educação pública teve início em 2020, quando passou a atuar como professor na rede estadual de ensino. Desde então, tem desempenhado um papel fundamental na formação dos estudantes, aliando teoria e prática em suas metodologias de ensino.Além de sua atuação em sala de aula, Marcelo participou do Programa Residência Pedagógica como preceptor, orientando e acompanhando futuros professores durante sua formação. Essa experiência reforçou seu olhar crítico sobre o ensino e fortaleceu seu interesse por metodologias inovadoras.Em 2023, concluiu sua especialização em Metodologias de Ensino de Ciências, aprofundando seus conhecimentos na área e ampliando sua capacidade de impactar positivamente a educação. Como parte de sua formação, elaborou um curso de capacitação para professores, consolidando sua pesquisa acadêmica e prática docente no artigo de conclusão da pós-graduação.Marcelo também tem se destacado pela colaboração com outros profissionais da educação. Ao longo dos anos, participou ativamente de replicabilidades em diversas escolas onde lecionou, compartilhando experiências, trocando estratégias pedagógicas e contribuindo para a melhoria coletiva do ensino.Com uma visão inovadora e um forte compromisso com a educação, o Professor Marcelo Esteves Suzuki segue transformando a sala de aula em um ambiente de aprendizado dinâmico e significativo, preparando seus alunos para os desafios do conhecimento científico e incentivando o pensamento crítico.

Informações coletadas do Lattes em 24/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2025 em Gestão Escolar

2023 - Atual

Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
Título: Sustentabilidade da Gestão Escolar
Ano de interrupção: 2025

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

2021 - 2023

Instituto Federal de São Paulo - Campus São Roque
Título: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS À PRÁTICA DOCENTE
Orientador: Sandro José Conde

Graduação em Licenciatura Em Ciências Biologicas

2016 - 2019

IFSP - Campus São Roque

Graduação em Gestão Ambiental

2012 - 2014

Instituto Federal de São Paulo
Título: Células Solares Como Alternativa Energética Em Residências
Orientador: Priscila Santos

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Centro Universitário FECAP

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Meio Ambiente e Saúde. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Química Analítica Ambiental. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Leitura e Interpretação da Norma ISO 9000/2008. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2009 - 2011

Extensão universitária em Administração. , Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.

2010 - 2010

Historia da Arte. (Carga horária: 46h). , Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.

2010 - 2010

Filosofia. (Carga horária: 46h). , Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.

2010 - 2010

Primeiros socorros. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Participação em eventos

XI Jornada de Produção Científica e Tecnológica e XIV Ciclo de Palestras Tecnológicas.LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DA EE PROFª LÚCIA HELENA CESAR. 2023. (Outra).

DETETIVE NA AULA. 2019. (Outra).

IV SEMANA DA BIOLOGIA. 2019. (Exposição).

III Semana da Biologia.III Semana da Biologia. 2018. (Outra).

II Jornada de Produção Científica e Tecnológica.Integrante da comissão de apresentação de trabalhos científicos. 2013. (Outra).

CIPATEC.Organização. 2012. (Outra).

Orientou

Sandro Conde

Residência Pedagógica - CAPES; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Instituto Federal de São Paulo - campus São Roque; (Orientador);

Marcelo Esteves Suzuki

Ciclo Lítico e Lisogênico em Bacteriófagos; 2019; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Marcelo Esteves Suzuki;

Produções bibliográficas

  • SUZUKI, M. E. . Projeto ?Ciência in Roque?: despertando o interesse pela ciência. Revista eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque , v. v.1;n.2, p. 46, 2013.

Outras produções

SUZUKI, M. E. . Células solares como alternativa energética em residencias. 2014.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Recuperação da Nascente do IF, Descrição: O objetivo desse projeto é recuperar a nascente do Instituto Federal e seu entorno, fazendo com que o fluxo de água volte a jorrar como acontecia anos atrás. Trata-se de uma nascente em meio rural transitando para urbano e com porções de vegetação aparentemente preservada, localizada em uma área que faz parte do terreno em que está construído o prédio do Instituto Federal. Próximo a estas áreas de contorno da nascente, existiam residências de moradores do bairro, que foram desapropriadas recentemente.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Esteves Suzuki - Coordenador / Fernando Santiago dos santos - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Floresta urbana, Descrição: O projeto pretende implantar na Estância Turística de São Roque áreas verdes que possibilitam aos moradores o contato com o meio ambiente e a diminuição dos impactos causados pelas atividades antrópicas. São objetivos deste projeto: minimizar os impactos causados pelas atividades urbanas; manter a biodiversidade local, tendo em vista que muitas espécies de plantas e animais encontram-se neste tipo de região; utilizar as florestas urbanas como espaço alternativo de lazer os munícipes e visitantes; diminuir a poluição atmosférica e sonora; reduzir o efeito das ilhas de calor; aumentar a disponibilidade e quantidade de água pelo incremento da umidade relativa do ar por evapotranspiração; reduzir a erosão nas áreas de encosta e por consequência os assoreamentos dos rios (caso haja implantação das florestas urbanas em áreas de acentuado declive ou próximo a corpos d?água). No momento, ainda não há dados observados, pois o projeto não foi efetivamente implantado.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Esteves Suzuki - Coordenador / Fernando Santiago dos santos - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • E. E. Prof. ª. Amenaide Braga de Queiroz. , Rua Barra Mansa, Jardim Franca, 02337040 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 26588291

Experiência profissional

2012 - 2013

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação no Projeto Ciência in Roque, monitoramento de crianças no estudo da microbiologia. Utilização correta do microscópio. Oficina de horta vertical, a importância dos alimentos orgânicos e cultivo voltado ao consumo.

2019 - 2019

EMEF Profº Tibério Justo da Silva

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2018 - 2019

Escola Municipal Maria José Ferraz Schoenacker

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 20

2019 - 2019

Escola Estadual Prof. Germano Negrini

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 20

2020 - 2021

EE Nazária Cipriano de Freitas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2022 - 2023

PEI E.E. Profª Lucia Helena Cesar

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental/Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2024 - 2024

Escola Estadual Horácio Manley Lane

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental/Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2025 - Atual

E. E. Prof. ª. Amenaide Braga de Queiroz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental/Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.