Kamila Lopes da Costa Silva
É Mestre em Agronegócio, pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (PROPAGA/UnB). Possui especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Estácio de Sá. Foi Auxiliar em Gestão de Projetos na Embrapa Cerrados (2015/2020), trabalhando com planejamento, compras, coordenação de equipe, elaboração de relatórios e gestão de estoque, na área de Melhoramento Genético de Plantas, em projetos voltados para fontes alternativas de energia, fruticultura e heveicultura. Cursou Gestão do Agronegócio na Universidade de Brasília (2012/2016), participou como bolsista de Iniciação Científica do Projeto de pesquisa "Processos de Mudança Institucional: o caso das ouvidorias das agências reguladoras federais". Trabalhou na Organização não Governamental Ateliê de Ideias (2014), como Agente de Desenvolvimento Solidário, na área de Economia Solidária, organizando encontros entre líderes de cooperativas populares e moradores do bairro Arapoanga em Planaltina-DF, visando a viabilização de bancos comunitários em comunidades carentes e participou da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de Brasília (2013), tendo como principais funções a construção de questionários e tabulação de dados em softwares de estatística analítica.
Informações coletadas do Lattes em 23/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Agronegócios
2020 - 2023
Universidade de Brasília, UnB
Título: Fatores críticos de competitividade e qualidade que afetam o mercado da banana no Distrito Federal, Ano de Obtenção: 2023
Marlon Vinicius Brisola.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fruticultura; Sistemas Produtivos; Banana; RIDE-DF.
Especialização em MBA em Gestão de Projetos
2016 - 2019
Universidade Estácio de Sá
Título: Metodologia de gestão de projetos: análise das dez áreas do conhecimento.
Graduação em Gestão de Agronegócios
2012 - 2016
Universidade de Brasília, UnB
Título: Proposta de adequação de projetos de pesquisa, por meio da metodologia de gestão de projetos: Estudo de caso na Embrapa Cerrados.
Orientador: Jonilto Costa Sousa
Formação complementar
2022 - 2022
Gestão de Conflitos e Negociação. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
Gestão de Riscos em Projetos de Transformação Digital. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
Gestão Integrada de Riscos e Desastres. (Carga horária: 24h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
Administração de Finanças. (Carga horária: 80h). , Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem, IDEA CURSOS, Brasil.
2022 - 2022
Gestão de Projetos. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2019 - 2019
Sistema Eletrônico de Informações - SEI!. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2019 - 2019
Regras e Fundamentos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2019 - 2019
Assistente Administrativo. (Carga horária: 200h). , UNOVA CURSOS, UNOVA CURSOS, Brasil.
2019 - 2019
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 200h). , UNOVA CURSOS, UNOVA CURSOS, Brasil.
2018 - 2019
Planejamento e Gestão de Estoques. (Carga horária: 200h). , UNOVA CURSOS, UNOVA CURSOS, Brasil.
2018 - 2018
Gestão do Negócio Rural. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Inglês Básico 3. (Carga horária: 45h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Inglês Básico 1. (Carga horária: 45h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Inglês Básico 2. (Carga horária: 45h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Beneficiamento de frutos do cerrado. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2013
Extensão universitária em Espanhol. (Carga horária: 330h). , Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho-DF, CIL SOB, Brasil.
2009 - 2009
Montagem e Manutenção de Computadores e Redes. (Carga horária: 96h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Fontes alternativas de energia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gerenciamento de projetos.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Administração de Setores Específicos.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: ..
Organização de eventos
BRISOLA, M. V. ; PEIXOTO, M. ; VIEIRA FILHO, J. E. R. ; CARVALHO, J. M. ; MEDINA, G. S. ; GROSSI, M. E. ; THOME, K. M. ; SOARES, J. P. G. ; JOAQUIM, M. S. ; GUARNIERI, P. ; FORNAZIER, A. ; FILIPPI, A. C. G. ; GUIMARAES, M. C. ; JUNQUEIRA, A. M. R. ; SILVA JUNIOR, L. H. ; ROQUE-SPECHT, V. F. ; ALVES, L. R. ; CORONEL, D. A. ; ZANOTELLI, F. L. ; SILVA, K. L. C. ; et.al . 59º Congresso da Sociedade de Economia, Administração e Sociologia Rural ? SOBER & 6º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo - EBPC. 2021. (Congresso).
Participação em eventos
59o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural ? SOBER e 6o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo - EBPC. 2021. (Congresso).
59o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural ? SOBER e 6o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo - EBPC. Evolução Institucional da Produção de Dendê no Brasil: análise das principais políticas públicas e legislações do setor. 2021. (Congresso).
Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas. Reflexões sobre metodologia de gestão de projetos: estudo de caso na Embrapa Cerrados. 2021. (Congresso).
Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas. 2021. (Congresso).
XXII Congresso de Iniciação Científica da UnB e XIII Congresso de Iniciação Científica do DF.As ouvidorias públicas no Brasil: um estudo exploratório de cinco agências reguladoras federais.. 2016. (Seminário).
II Simpósio Internacional de Gestão Pública: A Gestão de Pessoas no Setor Público. 2015. (Simpósio).
III Conferência Distrital de Economia Solidária - Encontro Regional Norte. 2014. (Outra).
Perspectivas do Agronegócio Brasileiro na Visão da Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos). 2013. (Outra).
III Seminário de Agroecologia do Distrito Federal. 2012. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
SILVA, K. L. C. ; SOUSA, J. C. . Reflexões sobre metodologia de gestão de projetos: estudo de caso na Embrapa Cerrados. In: Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas, 2021, Brasília, DF. Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas. Brasília, DF: UnB, 2021.
-
SILVA, K. L. C. ; BRISOLA, M. V. ; CASTRO, A. M. G. . Evolução Institucional da Produção de Dendê no Brasil: análise das principais políticas públicas e legislações do setor. In: 59o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural ? SOBER e 6o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo - EBPC, 2021, Brasília, DF. Anais do 59º SOBER e 6º EBPC. Brasília, DF: UnB, 2021. v. 59.
-
CUNHA, D. F. ; GRISI, M. C. M. ; JUNQUEIRA, N. T. V. ; FALEIRO, F. G. ; BRAGA, M. F. ; SILVA, K. L. C. . Severidade da virose do endurecimento dos frutos (Cowpea Aphid-borne mosaic virus - CABMV) em diferentes espécies de Passiflora.. In: Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Cerrados: Jovens Talentos 2019, 2019, Brasília, DF. Resumos do Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Cerrados: Jovens Talentos 2019. Brasília, DF: Embrapa Cerrados.
-
SILVA, K. L. C. ; MIRANDA, L. O. . Ouvidorias Públicas no Brasil: um estudo exploratório de cinco agências federais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
Processos de Mudança Institucional: o caso das ouvidorias das agências reguladoras federais., Descrição: O objetivo deste projeto é compreender, a partir do espaço de investigação escolhido ? agencias reguladoras federais ? como ocorrem os processos e os mecanismos de mudança institucional (MAHONEY; THELEN, 2010). É importante ressaltar que este projeto é uma solução de continuidade para uma tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília, em novembro de 2013. A referida tese comprovou que a inclusão da contribuição de Lawrence e Suddaby (2006) ? o conceito de ação institucional - aprimora a análise acerca do papel dos agentes de mudança têm ao longo de um processo de institucionalização, processo esse investigado a partir das categorias de mudança institucional definidas por Mahoney e Thelen (2010), que seriam deslocamento, acréscimo em camadas, deslizamento e conversão. Especificamente, foi possível, com a inclusão desse conceito, explicar como os agentes de mudança estão institucionalizando Ouvidorias as Agências Reguladoras do Governo Federal. As agências pesquisadas foram ANATEL, ANVISA, ANTT, ANTAq e ANAC. A tese concluiu que os processos e mecanismos de mudança institucional nas Ouvidorias das agências reguladoras federais ocorrem através da ação institucional denominada criação de instituições (LAWRENCE; SUDDABY, 2006). No entanto, naquele momento, não foi possível pesquisar todas as agências reguladoras federais. De fato, existem atualmente dez agências reguladoras federais. Além das cinco anteriormente citadas, têm-se a ANEEL, ANP, ANS, ANA e ANCINE. Estas agências apresentam diferentes configurações de suas Ouvidorias (Aneel, ANS e Ancine), ou ainda, não têm essa esfera definida na sua estrutura (situação da ANA e da ANP), oferecendo para o cidadão apenas setores de atendimento. Uma primeira questão a ser explorada seria estudar os diferentes procedimentos que estas últimas cumpriram para optar em não ter uma Ouvidoria, e ainda, no caso da Ancine, ter explicitamente uma Ouvidoria subordinada à Presidência do órgão, o que vai de encontro com todas as propostas de autonomia administrativa de uma Ouvidoria. Após esta análise, a proposta é dar continuidade a pesquisa iniciada na tese, como descrito no parágrafo anterior. Esta pesquisa propõe, então, aplicar o modelo teórico de Mahoney e Thelen (2010), combinado com a contribuição de Lawrence e Suddaby (2006) para as Ouvidorias (ou setores similares existentes) nas agências não contempladas na pesquisa citada acima: ANS, ANEEL, ANCINE, ANA e ANP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Kamila Lopes da Costa Silva - Integrante / Luciana de Oliveira Miranda Gomes - Coordenador / Luane da Conceição Aguiar - Integrante / Ricardo Côrrea Gomes - Integrante / Paulo Du Pin Calmon - Integrante / Ana Claúdia Farranha Santana - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto CNA, Faculdade CNA. , Edifício Palácio da Agricultura, Asa Norte, 70040908 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 38780776, Ramal: 0776, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - 2022
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administrador com MBA em Gestão de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhamento de projetos de pesquisa, por meio de softwares de gestão (IDEARE, SISORC, MSPROJECT), compras (experiência com licitação), rotinas administrativas, planejamento financeiro de projetos, coordenação de equipe de campo e laboratório, gestão de estoque, bens e pessoas, elaboração de relatórios e planilhas de dados (Excel).
2014 - 2016
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Principais responsabilidades: Acompanhamento de atividades de projeto de pesquisa por meio de indicadores e softwares de gestão (IDEARE, SISORC, MS PROJECT), compras (experiência com licitação) e rotinas administrativas.
2015 - 2015
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Voluntária (até julho de 2015), Enquadramento Funcional: Monitoria em Adm. aplicada ao Agronegócio, Carga horária: 4
Outras informações:
O término da monitoria será no mês de julho de 2015.
2015 - 2015
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria de Elab. e análi. de projetos agro, Carga horária: 4
2013 - 2013
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria em Contabilidade Gerencial, Carga horária: 4
2013 - 2013
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria em Gestão de Cooperativas, Carga horária: 4
2012 - 2012
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria em Adm. aplicada ao Agronegócio, Carga horária: 4
2014 - 2014
Associação Ateliê de IdéiasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente de Desenvolvimento Solidário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Principais responsabilidades: Relatórios mensais de atividade, organização e participação de reuniões com representantes da sociedade e governo, realização de questionários e tabulação de dados nos programas Excel e SPSS.
2018 - 2022
Agroservice TecVínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 8
Outras informações:
Prestação de serviços agropecuários.
2022 - Atual
Instituto CNAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora EAD, Carga horária: 40
2023 - 2025
DotDigital LTDA ME, DotDigitalVínculo: Prestação de Serviços (PJ), Enquadramento Funcional: Tutor EAD - SENAR REDE E-TEC, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Kamila Lopes da Costa Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?