Luana Agapito Pereira da Silva

Sou estudante do 10 período do curso de Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde venho desenvolvendo uma formação sólida voltada à produção animal sustentável. Atualmente, trabalho como apoio técnico no setor de Aquicultura Continental, o que tem ampliado minha experiência prática com o cultivo de organismos aquáticos de água doce. Tenho grande interesse nas áreas de produção animal, bem-estar animal, solos, pastagens e sustentabilidade, buscando sempre integrar conhecimento técnico com responsabilidade ambiental. Participo de um projeto de Iniciação Científica que investiga os efeitos do uso de óleos essenciais como sedativos em tilápias-do-nilo cultivadas em água salinizada, com foco na melhoria do manejo e na redução do estresse dos peixes durante os procedimentos zootécnicos. Essa pesquisa tem reforçado meu compromisso com práticas mais eficientes e éticas na aquicultura. Acredito que a integração entre o uso responsável dos recursos naturais e o avanço tecnológico seja o caminho para o futuro da agropecuária, e procuro aplicar esse princípio em todas as áreas em que atuo. Minha trajetória une conhecimento técnico, experiência de campo e dedicação à construção de sistemas de produção mais sustentáveis e conscientes. Segue abaixo os links: Trabalhos Acadêmicos: https://drive.google.com/drive/folders/16cGY1_Ae0gGNhal2VUgIMSTTW8KGIK28?usp=sharing Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1ptttXQfsynVfn1Rs12Dismo-r4RBUIyJ?usp=sharing

Informações coletadas do Lattes em 23/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Zootecnia

2021 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM RADIOLOGIA

2019 - 2021

Centro Técnico Bonsucesso

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

BIOTECNOLOGIAS APLICADAS A PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS. 2025. (Seminário).

DIA NACIONAL DA AQUICULTURA.FUNÇÃO UMA DAS ORGANIZADORAS. 2025. (Seminário).

MINICURSO FARMACOPÉIA MARI´KÁ: ADIÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS NAS DIETAS DE SUÍNOS. 2025. (Oficina).

XI VETERINÁRIA DA RURAL, SAÚDE GLOBAL. BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE CARNE DE PEIXE. 2025. (Exposição).

MANEJO SANITÁRIO E DOENÇAS EM PEIXES DE CULTIVO. 2024. (Seminário).

VIII SIMPÓSIO DE ZOONOSES E SAÚDE PÚBLICA DA UFRRJ - GEASU. 2024. (Congresso).

ENTOMOZOOTEC. 2023. (Congresso).

SEMANA RURAL 2023: DO RESÍDUO AO RECURSO ENERGÉTICO: PRODUÇÃO ENERGIA E FERTILIZANTE ORGÂNICO COM BIODIGESTOR ANAERÓBIO.. 2023. (Seminário).

SENAR-SP CURSO DE AQUAPONIA.CURSO TEORICO E PRÁTICO - MONTAGEM DO SISTEMA DE AQUAPONIA. 2023. (Oficina).

CURSO DE CAPACITAÇÃO OPERACIONAL LABNUTRI. 2022. (Outra).

I DIA DE CAMPO DA AQUICULTURA DA UFRRJ. FUNÇÃO MEMBRO DE EQUIPE DE APOIO. 2022. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. A. P. ; LOPES, I. S. S. ; CHILELLI, L. C. C. ; SILVA, C. L. P. ; SOUTO, C. N. . QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS DE RECIRCULAÇÃO DE PEIXES. In: II Simpósio Fluminense de Ciência Animal (SFCA), 2024, SEROPÉDICA. II Simpósio Fluminense de Ciência Animal (SFCA), 2024.

Outras produções

SILVA, L. A. P. . GAMIFICAÇÃO: PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA - UFRRJ. 2023. Ilustração.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

SETOR DE AQUICULTURA CONTINENTAL - UFRRJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: APOIO TÉCNICO, Carga horária: 16

Outras informações:
Atualmente, realizo atividades práticas no setor de Aquicultura Continental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde participo ativamente da rotina de manejo e cuidados com os organismos aquáticos. Minhas tarefas diárias envolvem a limpeza e a organização dos tanques e ambientes de cultivo, garantindo condições adequadas de higiene e bem-estar animal. Também colaboro com o manejo alimentar, respeitando as necessidades nutricionais específicas de cada espécie em cultivo. Além disso, monitoro parâmetros físico-químicos da água, como temperatura e oxigênio dissolvido, fundamentais para a manutenção da qualidade ambiental. Auxilio na coleta de dados zootécnicos e na biometria dos peixes, contribuindo para o acompanhamento do desempenho produtivo. Realizo a observação comportamental dos animais, a fim de identificar sinais de estresse, doenças ou alterações no padrão de atividade.Todas essas atividades são conduzidas com responsabilidade e em consonância com as boas práticas de aquicultura. Dessa forma, colaboro para o bom funcionamento do setor e para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.