Rodrigo Martins Sabiá

Sócio da área de consultoria para Serviços Financeiros da EY (Ernst & Young). Possui 15 anos de experiência em iniciativas e projetos que envolvem definições estratégicas e execução de planos táticos e operacionais para grandes empresas do mercado financeiro, no Brasil e na América Latina. Durante sua carreira profissional, participou e liderou trabalhos em bancos, seguradoras, empresas de pagamentos e gestoras de ativos em temas relacionados a planejamento estratégico corporativo, redesenho organizacional, transformação digital, governança e modelagem de dados, melhoria de performance organizacional, integração de operações e adequação regulatória. Hoje atua na área de consultoria de Transformação de Negócios da EY e lidera as práticas de Operações, Eficiência e Ativos Digitais. Formado em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado em Finanças pela FGV EESP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV EAESP. É palestrante convidado em alguns fóruns empresariais do mercado financeiro, para apresentação de temas relacionados à sua área de atuação profissional.

Informações coletadas do Lattes em 28/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Economia e Finanças

2012 - 2014

Fundação Getúlio Vargas
Título: Análise comparativa da eficiência operacional entre bancos comerciais operando no Brasil e em economias desenvolvidas, utilizando o modelo não paramétrico de Data Envelopment Analysis, Ano de Obtenção: 2014
Alexandre de Oliveira.

Especialização em MBA em Gestão Empresarial

2009 - 2011

Fundação Getúlio Vargas
Título: Plano de negócios para uma empresa de fabricação e entrega de alimentos congelados
Orientador: Inês Pereira

Graduação em Engenharia de Computação

2002 - 2006

Universidade Estadual de Campinas

Formação complementar

2015 - 2015

Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, EESP%20FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Mudança Tecnológica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Produções bibliográficas

  • SABIÁ, R. M. ; TEH, C. ; MORELLI, E. ; RUDGE, P. . Anbima insights 2021: transformação do trabalho e ganhos para o mercado. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SABIÁ, R. M. . A comprehensive approach in responding to incoming Open Banking regulations. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SABIÁ, R. M. . Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SABIÁ, R. M. . ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL ENTRE BANCOS COMERCIAIS OPERANDO NO BRASIL E EM ECONOMIAS DESENVOLVIDAS, UTILIZANDO O MODELO NÃO PARAMÉTRICO DE DATA ENVELOPMENT ANALYSIS. 2014 (Dissertação de mestrado) .

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Ernst & Young Assessoria Empresarial

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócio, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sócio da EY na prática de consultoria para serviços financeiros e líder das ofertas de Operações, Eficiência e Novos Ativos Digitais. Além disso, é o sócio responsável pelo relacionamento global com o Conglomerado Banco do Brasil. Carreira construída ao longo de mais de 10 anos na empresa, chegando à sócio após a passagem pelos cargos de consultor, gerente e gerente sênior. Larga experiência na execução de projetos transformacionais para os maiores bancos, seguradoras, gestoras de ativos e empresas de meios de pagamento do Brasil e da América do Sul, em temas que abrangem desde a definição estratégica de novos negócios até a implementação de iniciativas complexas.

2007 - 2011

Capgemini

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor sênior - líder de projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão e entrega de projetos de negócios e de tecnologia para clientes de Serviços Financeiros

2006 - 2007

Banco Santander (Brasil) S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios - Banco de Varejo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista de Negócios na Diretoria de Planejamento Comercial Varejo, membro do time responsável pela modelagem estatística para a distribuição do orçamento comercial de todos os produtos para todas as agências e PABs do banco no Brasil