Sergio Andres Villalba Morales
É Engenheiro Químico (Universidad Industrial de Santander-Colômbia-2008), Mestre (UNICAMP-2011) e Doutor (UNICAMP-2016) em Engenharia Química. É professor Adjunto C do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFT e de Engenharia Química da UNIFAL. Tem experiência na execução e coordenação de projetos de pesquisa acadêmicos e em colaboração com a indústria, focados no desenvolvimento de catalisadores e projeto de reatores. Desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia de Bioprocessos, projeto de Biorreatores, síntese de Biocatalisadores, Catálise Heterogênea e Fenômenos de Transporte, visando a produção sustentável de alimentos. É líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Enzimática e Bioprocessos, membro do grupo de pesquisa Enzimas Microbianas e Bioprocessos, cadastrados no CNPq, e avaliador de periódicos indexados e congressos nas áreas de Biotecnologia e Engenharia Química. Atualmente, é coordenador do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos-PPGCTA, da UFT.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Química
2011 - 2016
Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo Cinético e Micro-cinético da Oxidação Seletiva do Etanol em Catalisador de Prata Suportada em Alumina
, Ano de obtenção: 2016. Gustavo Paim Valença. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Cinética Química e Catálise. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Mestrado em Engenharia Química
2009 - 2011
Universidade Estadual de Campinas
Título: AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA REDUÇÃO DA VISCOSIDADE DE RESÍDUOS PESADOS DE PETRÓLEO UTILIZANDO LASER
, Ano de Obtenção: 2011.Rubens Maciel Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Petróleo e Petroquímica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Graduação em Engenharia Quimica
2003 - 2008
Universidad Industrial de Santander
Título: Análisis térmico y cromatográfico de residuos pesados y ultrapesados de un petróleo brasilero obtenidos por destilación molecular y craqueamiento térmico inducido por radiación
Orientador: Rubens Maciel Filho
Formação complementar
2014 - 2014
Multicomponent Mass Transfer. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inglês para Engenheiros Químicos I. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Process Integration. (Carga horária: 9h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Estágio de pesquisa. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia de Bioprocessos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia das Reações Químicas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Reologia e Fenômenos de Transporte.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Termodinâmica Química.
Organização de eventos
Villalba Morales, Sergio ; XAVIER, M. C. A. . XVII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (SEMEALI) da UFT. 2023. (Outro).
VILLALBA, S. A. . Semana Tecnológica da Faculdade de Engenharia Arquitetura e Urbanismo. 2016. (Outro).
VILLALBA, S. A. . XVI Encuentro Nacional de Estudiantes de Ingenieria Química y de Procesos (ENEIQ).. 2006. (Outro).
Participação em eventos
I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial ? I COBBIND,. IMMOBILIZATION OF A BACTERIAL INVERTASE ON SUGARCANE BAGASSE FOR INVERT SUGAR PRODUCTION. 2024. (Congresso).
I WORKSHOP do Grupo de Pesquisa Tecnologia Enzimática e Bioprocessos.Abertura-Histograma do Grupo de Pesquisa. 2024. (Outra).
VI Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos - CTOCTA / XVIII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos - SEMEALI. SÍNTESE DE BIOCATALISADORES PARA PRODUÇÃO DE AÇÚCARES PREBIÓTICOS UTILIZANDO IMPRESSÃO 3D. 2024. (Congresso).
Mesa Redonda Ciência Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.Mesa Redonda Ciência Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. 2023. (Outra).
XVII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (SEMEALI).Produção eficiente e sustentável de açúcares prebióticos mediante o uso de biotecnologia e impressão 3D. 2023. (Outra).
4ª Rodada de Aulas Virtuais do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.Reologia aplicada às indústrias químicas e de alimentos. 2020. (Outra).
19°Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise. Influência do teor de metal e dos parâmetros de reação na oxidação seletiva do etanol a acetaldeído em catalisadores Ag/Al2O3. 2017. (Congresso).
18° Congresso Brasileiro de Catálise. Síntese Sol-gel e Caracterização de Óxidos Mistos de ZrO2-SiO2. 2015. (Congresso).
Mini curso- Photocatalysis: Fundamentals and applications. 2014. (Seminário).
XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ. Estudo da reação de oxidação parcial de etanol em catalisadores de prata suportada em alumina. 2014. (Congresso).
XXIV Congreso Iberoamericano de Catálisis, CICAT. Conversão Catalítica de Etanol Usando Catalisadores Cr-Mg/Al-MCM-41. 2014. (Congresso).
O Papel das Patentes de Invenção na Proteção do Conhecimento. 2012. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Estudo e Avaliação do Comportamento da Viscosidade Cinemática e da Densidade a Diferentes Temperaturas de Frações Leves de Petróleo. 2010. (Congresso).
Workshop de viscosimetria desenvolvido por ?Importadora e Exportadora de Medidores POLIMATE ltda?.. 2010. (Seminário).
Curso Process Integration. 2009. (Outra).
I Encontro do Instituto Nacional de C&T em Biofabricação.Novos Desafios em Biofabricação.. 2009. (Encontro).
II SEMINARIO DE QUIMICA AMBIENTAL. 2007. (Seminário).
X SEMINARIO INTERNACIONAL DE MEDIO AMBIENTE Y DESARROLLO SOSTENIBLE.. 2007. (Seminário).
IX CURSO DE INGENIERIA DE PROCESOS-ECOPETROL S.A.. 2006. (Oficina).
Participação em bancas
BASSO, R. C.; SILVERIO, S. I. C.;Morales, Sergio Andres Villalba. IMOBILIZAÇÃO E RETICULAÇÃO DE CÉLULAS DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM BUCHA VEGETAL E ESPONJA DE POLIURETANO PARA A PRODUÇÃO ENZIMÁTICA DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
ALMEIDA, A. F.; ZENI, J.;MORALES, S. A. V.. DESENVOLVIMENTO DE CULTURAS MISTAS PARA A PRODUÇÃO DE POLIGALACTURONASES BACTERIANAS ISOLADAS DE FRUTOS AMAZÔNICOS. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
PIMENTA, R. S.;MORALES, S. A. V.; GONCALVES NETO, A. C.. SELEÇÃO DE LEVEDURAS EM ASSOCIAÇÃO COM SUBSTÂNCIAS GRAS (Generally recognized as Safe) PARA O CONTROLE DA ANTRACNOSE (Colletotrichum gloeosporioides) PÓS-COLHEITA EM MANGA. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
SILVERIO, S. I. C.; ROLEMBERG, M. P.;VILLALBA MORALES, SERGIO ANDRES. IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS DE Aspergillus Oryzae IPT-301 EM SUPORTES INORGÂNICOS E SUA APLICAÇÃO COMO BIOCATALISADORES PARA A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
ZENI, J.; PIMENTA, R. S.;Villalba Morales, Sergio. IMOBILIZAÇÃO DE INVERTASE BACTERIANA PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO: INFLUÊNCIA DO MATERIAL DE SUPORTE E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA; NASCIMENTO, V. M. G.;MORALES, S .A. V.. PRODUÇÃO DE LIPASE POR Pseudomonas aeruginosa A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS E SUA APLICAÇÃO NA SÍNTESE DE ÉSTERES AROMÁTICOS. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA;MORALES, S. A. V.; CORREIA, V. R.. PRODUÇÃO DE SINGLE-CELL PROTEIN A PARTIR DE FUNGOS FILAMENTOSOS ISOLADOS DE FRUTOS AMAZÔNICOS. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
Sancinetti, G. P.;MORALES, S. A. V.; OLIVEIRA, C. C.. ESTUDO CINÉTICO DA BIOSSORÇÃO DE COBRE POR DIFERENTES BIOSSORVENTES. 2021. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA AMBIENTAL) - Universidade Federal de Alfenas.
Perna, R. F.; SOARES, C. M. F.;MORALES, S .A. V.. Imobilização da enzima frutosiltransferase extracelular de Aspergillus oryzae IPT-301 em sílica gel pura e funcionalizada para a produção de frutooligossacarídeos. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.;MORALES, S .A. V.; Oliveira, F. A. D.. ESTUDO DA SOLUBILIDADE DE ÁCIDOS GRAXOS EM SOLVENTES ORGÂNICOS POR MEIO DO SIMULADOR COMPUTACIONAL DWSIM. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Lopes, M. S.;MORALES, S .A. V.; OTTONI, C. A.. IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM SABUGO DE MILHO PARA A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
PAULA, A. V.;VILLALBA, S. A.; CERRI, M. O.. OBTENÇÃO DE LIPÍDEOS ESTRUTURADOS POR ACIDÓLISE ENZIMÁTICA EM REATORES DE TANQUE AGITADO E LEITO FIXO. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
ALMEIDA, A. F.;XAVIER, M. C. A.VILLALBA, S. A.. PRODUÇÃO DE LIPASE DE Candida viswanathii EM BIORREATOR DE BANCADA E IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA EM NANOPARTICULAS MAGNÉTICAS DE QUITOSANA PARA A PRODUÇÃO DE ÉSTERES. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
Lopes, M. S.;MACIEL FILHO, R.VILLALBA, S. A.. Análise da produção de etanol visando soluções para melhorar a eficiência econômica e ambiental. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Perna, R. F.;XAVIER, M. C. A.VILLALBA, S. A.. IMPLEMENTAÇÃO DE REATOR DE LEITO FIXO RECHEADO COM BIOMASSA MICROBIANA ENCAPSULADA EM ALGINATO PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
LEOD, T. C. O. M.; CIUFFI, K. J.;VILLALBA, S. A.. DEGRADAÇÃO OXIDATIVA DA FLUOXETINA UTILIZANDO REJEITOS DE MINERAÇÃO COMO CATALISADORES. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Perna, R. F.;VILLALBA, S. A.; OTTONI, C. A.. IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM SÍLICA-GEL PARA PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.; RODRIGUES, C. E. C.; GONCALVES, C. B.;VILLALBA, S. A.. Programação em VBA para a Modelagem do Equilíbrio Sólido-Líquido em Misturas Multicomponentes a partir dos Modelos Termodinâmicos de Wilson, NRTL, UNIQUAC e UNIFAC. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Valença, G. P.; Suppino, R.S;VILLALBA, S. A.. Conversão de etanol utilizando catalisadores hidroxiapatita substituídos com zinco e manganês. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.
Lopes, M. S.; PEREIRA, P. R. A.;VILLALBA, S. A.. OTIMIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE HIDRÓLISE ÁCIDA DA PALHA DE CEVADA E APLICAÇÃO E UM REATOR.. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
OLIVEIRA, C. C.;VILLALBA, S. A.; PEREIRA, C. L. M.. Degradação de contaminantes orgânicos em água usando catalisadores de ferro obtidos na indústria de mineração?. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
MAESTRELLI, S. C.;VILLALBA, S. A.; MARQUES, R. F. C.. Nanopartículas de TiO2:WO3 e ZnO obtidas pela utilização de moinho vibratrório: caracterização física e propriedades fotocalíticas. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal de Alfenas.
ALMEIDA, A. F.;VILLALBA, S. A.MARTINS, G. A. S.. Invertases, frutosiltransferases de Aspergillus carbonarius PC-4: produção, otimização e caracterização das propriedades bioquímicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
Valença, G. P.; Suppino, R.S;VILLALBA, S. A.. Conversão de composto modelo de Lignina por Óxidos Mistos Derivados de Hidrotalcitas (Mg, Ni, Cu-Al-CO3). 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.
Valença, G. P.;MORALES, S. A. V.MACIEL FILHO, R.; FREGOLENTE, L. V.; SANTOS, J. B. O.. Estudo de reações de acoplamento de compostos oxigenados em Pt suportado em hidroxiapatita. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.
VILLALBA MORALES, S. A.; Suppino, R.S; OLIVEIRA, E. V.; FRANCO, T. T.. DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES DE ESTRUTURA HIERÁRQUICA BASEADOS EM MCM-41 E HIDROXIAPATITA APLICADOS NA CONVERSÃO DE ETANOL E ÁCIDO LÁTICO. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.
Valença, G. P.;MORALES, S. A. V.; NORILER, D.; FREGOLENTE, L. V.; SANTOS, J. B. O.. Hydroxyapatite as a Catalyst for Butanol Synthesis: Ab Initio Insights into the Ethanol Upgrading Mechanism. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.
Valença, G. P.;VILLALBA, S. A.; Suppino, R.S. CONVERSÃO DE GLICERINA, ETANOL E ÁCIDO LÁTICO ATRAVÉS DE CATALISADORES DE ESTRUTURA HIERÁRQUICA (MCM-41 + HIDROXIAPATITA). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.
ALMEIDA, A. F.;VILLALBA MORALES, S. A.; ZANI, G. M.. Desenvolvimento de biocatalisador enzimático imobilizado em immobead 150p para enriquecimento do óleo de tucumã. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA;VILLALBA MORALES, S. A.; DIAS, D. R.. Uso de leveduras autóctones de abelhas nativas do Tocantins para a produção de cervejas. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
VIEIRA, A. C.; BASSO, R.;VILLALBA MORALES, SERGIO ANDRES. ANA CAROLINA SUDÁRIO CAMPOS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
HODAPP, M. J.; Maiorano, A. E.;Villalba Morales, Sergio. Estudo do desempenho catalítico de células de Aspergillus oryzae IPT-301, imobilizadas em suportes porosos, para a produção de fruto-oligossacarídeos em reatores de leito fixo. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Villalba Morales, Sergio; GUARDA, P. M.; SILVERIO, S. I. C.. ESTUDO E OTIMIZAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA NA ETAPA DE MOSTURAÇÃO DE CERVEJAS GERMAN PILSEN PRODUZIDAS COM ADIÇÃO DE CASTANHAS DO CERRADO E AMAZÔNIA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
ALMEIDA, A. F.;MORALES, S .A. V.; ZENI, J.. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PECTINASES BACTERIANAS PARA A APLICAÇÃO NA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS E CLARIFICAÇÃO DE SUCOS DE FRUTAS. 2023.
ALMEIDA, A. F.;MORALES, S .A. V.; PORTO, A. L. F.. PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE INVERTASE BACTERIANA ISOLADA DO FRUTO DA PUPUNHA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
MORALES, S. A. V.; ZENI, J.; AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA. IMOBILIZAÇÃO DE INVERTASE BACTERIANA PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO: INFLUÊNCIA DO MATERIAL DE SUPORTE E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
PIMENTA, R. S.; SILVA, H. S. A.;MORALES, S .A. V.. USO DE LEVEDURAS ISOLADAS DE FRUTOS AMAZÔNICOS COMO OPÇÃO DE CONTROLE BIOLÓGICO CLÁSSICO E INTEGRADO CONTRA A ANTRACNOSE PÓS- COLHEITA EM MANGA (Mangifera indica) CAUSADA PELO FITOPATÓGENO Colletotrichum gloeosporioides. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
OTTONI, C. A.;MORALES, S. A. V.; CASTRO, L.. Implementação de reator de leito fixo empacotado com nanopartículas de prata micológicas imobilizadas em alginato para desinfecção da água contaminada com bactérias potencialmente patogênicas. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Perna, R. F.;MORALES, S .A. V.; OTTONI, C. A.. Imobilização de células íntegras de Aspergillus oryzae IPT-301 em esponja de poliuretano para a produção enzimática de fruto-oligossacarídeos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA;MORALES, S .A. V.; NASCIMENTO, V. M. G.. RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS E SUA APLICAÇÃO NA SÍNTESE DE ÉSTERES AROMÁTICOS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
Perna, R. F.;MORALES, S. A. V.; ELIAS, A. M.. Síntese, modelagem, simulação e análise técnica-econômica de uma planta de produção de frutooligossacarídeos. 2022.
Lopes, M. S.;MORALES, S. A. V.; MAESTRELLI, S. C.. IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM POLI ÁCIDO LÁTICO ENRIQUECIDO COM 10% DE ARGILA PARA PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Lopes, M. S.; ANDRADE, G. S. S.;VILLALBA, S. A.. IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM SABUGO DE MILHO PARA A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Perna, R. F.;VILLALBA, S. A.; ALMEIDA, A. F.. Imobilização da enzima frutosiltransferase extracelular de Aspergillus oryzae IPT-301 em sílica gel pura e funcionalizada para produção de frutooligossacarídeos. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Sancinetti, G. P.;VILLALBA, S. A.; MOURA, R. B.. ESTUDO CINÉTICO COMPARATIVO DA BIOSSORÇÃO DE COBRE POR DIFERENTES BIOSSORVENTES. 2020.
RODRIGUEZ, R. P.;VILLALBA, S. A.; DAMASCENO, L. H. S.. APLICAÇÃO DE MODELOS CINÉTICOS NO PROCESSO DE BIOSSORÇÃO DE ZINCO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E ENGENHARIA AMBIENTAL) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.; Oliveira, F. A. D.;MORALES, S .A. V.. Estudo da Solubilidade de Compostos Graxos Provenientes da Etapa de Desodorização de Óleos Vegetais em Solventes Orgânicos Usando Simulação Computacional. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
ANDRADE, G. S. S.;VILLALBA, S. A.; Lopes, M. S.. Biossorção de efluente têxtil por biomassa fúngica imobilizada de Aspergillus oryzae e Penicillium citrinum. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Lopes, M. S.; Perna, R. F.;VILLALBA, S. A.. CONFECÇÃO DE UMA PLANTA PILOTO PARA PRÉ-TRATAMENTO ÁCIDO DA PALHA DA CEVADA.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
LEOD, T. C. O. M.;VILLALBA, S. A.; MOREIRA, A. J.. DEGRADAÇÃO OXIDATIVA DA FLUOXETINA UTILIZANDO REJEITOS DE MINERAÇÃO COMO CATALISADORES. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Lopes, M. S.;VILLALBA, S. A.. Otimização da produção de etanol: segurança no suprimento. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
PAULA, A. V.; ANDRADE, G. S. S.;VILLALBA, S. A.; PEREIRA, E. B.. Obtenção de triglicerídeos dietéticos do tipo MLM por acidólise enzimática em reator de leito fixo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Perna, R. F.;VILLALBA, S. A.; Lopes, M. S.. IMPLEMENTAÇÃO DE REATOR DE LEITO FIXO ENZIMÁTICO RECHEADO COM BIOMASSA MICROBIANA ENCAPSULADA EM ESFERAS DE ALGINATO PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.;VILLALBA, S. A.; DALCIN, M. G.. APLICAÇÃO DE SAIS DE SÓDIO EM SISTEMAS AQUOSOS BIFÁSICOS VISANDO A PURIFICAÇÃO DA ENZIMA FRUTOSILTRANSFERASE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
MAESTRELLI, S. C.;VILLALBA, S. A.; GIRALDI, T. R.. Obtenção de cerâmicas porosas de óxido de Zinco para aplicação em fotocatálise. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal de Alfenas.
Perna, R. F.;VILLALBA, S. A.; PEREIRA, E. B.. Imobilização da enzima frutosiltransferase extracelular de Aspergillus Oryzae IPT-301 em sílica-gel para produção de frutooligosacarídeos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
GIRALDI, T. R.;VILLALBA, S. A.; ANDRADE, G. S. S.. Estudo da utilização de diferentes biomassas lignocelulósicas como adsorvente para remoção de Rodamina B. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.;VILLALBA, S. A.; AMBROZIN, A. R. P.. EQUILÍBRIO LÍQUIDO-LÍQUIDO DE COMPONENTES ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DA ENZIMA FRUTOSILTRANSFERASE EM SISTEMAS AQUOSOS BIFÁSICOS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.;VILLALBA, S. A.; Oliveira, F. A. D.. Modelagem do comportamento de solubilidade de constituintes de destilados de desodorização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
MAESTRELLI, S. C.;VILLALBA, S. A.. Nanopartículas de TiO2:Wo3 e ZnO obtidas pela utilização de moinho vibratório: caracterização física e propriedades fotocatalíticas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
LEOD, T. C. O. M.;VILLALBA, S. A.; Sancinetti, G. P.. Degradação da rodamina B catalisada por amostras de indústria de mineração através do processo Fenton. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
REGES, C. M.; REGES, I. S.;Morales, Sergio Andres Villalba. PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DE FRUTAS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, G. A. S.; REGES, C. M.;Morales, Sergio Andres Villalba. Análise de perdas em uma linha de produção de temperos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
BASSO, R. C.; ROLEMBERG, M. P.;MORALES, S .A. V.. SIMULAÇÃO DE DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DA ETAPA DE LAVAGEM COM ÁGUA DE BIODIESEIS ETÍLICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA;MORALES, S. A. V.; GUARDA, E. A.. BIOPROSPECÇÃO DE FUNGOS FILAMENTOSOS AUTÓCTONES DE FRUTOS AMAZÔNICOS POTENCIALMENTE PRODUTORES DE ENZIMAS APLICÁVEIS NA ÁREA DE ALIMENTOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
LIMA, T. L. A.;MORALES, S. A. V.XAVIER, M. C. A.. ISOLAMENTO DE MICRO-ORGANISMOS PRODUTORES DE LIPASE AUTÓCTONES DE FRUTOS AMAZÔNICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
LIMA, T. L. A.;MORALES, S. A. V.; AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA. ISOLAMENTO, SELEÇÃO E CARACTERIZAÇÃO PARCIAL DE MICROORGANISMOS PRODUTORES DE INVERTASE EM FRUTOS AMAZÔNICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.
Perna, R. F.; ROLEMBERG, M. P.;MORALES, S. A. V.. Imobilização de células íntegras de Aspergillus oryzae em esponja de poliuretano e sua aplicação em reator de leito fixo para a síntese enzimática de fruto-oligossacarídeos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
DALCIN, M. G.; Lopes, M. S.;VILLALBA, S. A.. Nardin, Lucas M. S. Bella, Rodrigo S. Rotella.Estudo da adsorção do azul de metileno em bagaço de cana de açúcar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Alfenas.
Sancinetti, G. P.; RODRIGUEZ, R. P.;VILLALBA, S. A.. ESTUDO DA BIOSSORÇÃO DE Fe+2 EM LODO ANAERÓBIO GRANULAR E MACERADO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
SOUSA, L. L.;VILLALBA, S. A.; Sancinetti, G. P.. 'ESTUDO DO COMPORTAMENTO ELETROQUÍMICO DO Ti c.p. RECOBERTO COM MELALEUCA ALTERNIFOLIA PARA APLICAÇÃO EM BIOMATERIAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Sancinetti, G. P.;VILLALBA, S. A.; ROLEMBERG, M.. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DA BRASSAGEM NO TEOR ALCOÓLICO DA CERVEJA IPA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
ANDRADE, G. S. S.;VILLALBA, S. A.; RODRIGUES, M. V.. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA BIOSSORÇÃO DE CHUMBO EM RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS E BIOMASSA MICROBIANA POR ESTUDO CINÉTICO, ISOTERMAS E TERMODINÂMICO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
SILVA, D. J. P.; LIMA, R. V. C.;VILLALBA, S. A.. Estudo da influência do regime de compressão no lançamento de foguetes de baixa velocidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.; ROLEMBERG, M.; DIAS, G. S.. Estudo de Caso de Plantas de Produção de Dimetil Éter a partir da Desidratação do Metanol. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.; ANDRADE, G. S. S.; LODI, L.. Análise da produção de polipropileno a partir do bagaço de cana-de-açúcar com ênfase nas etapas de pré-tratamento, sacarificacao e fermentação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.; DALCIN, M. G.; ROLEMBERG, M.. Estudo do Processo Bayer para Produção de Alumina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.; ANDRADE, G. S. S.;XAVIER, M. C. A.. L. Carielo, Isadora S. Gonçalves.Aplicação da Metodologia Seis Sigma para Redução das Avarias Durante o Transporte de Produtos de uma Empresa Alimentícia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.; Sancinetti, G. P.; LODI, L.. Análise comparativa das principais rotas de produção do 1,3-Butadieno. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.; DALCIN, M. G.; RODRIGUES, M. V.. Análise comparativa entres os principais processos de biorrefinaria e refinaria convencional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.; ANDRADE, G. S. S.;VILLALBA, S. A.. Produção de Cerveja Artesanal com ênfase no aroma-A influência do lúpulo e do dry-hopping. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.; Martins, J. C.;VILLALBA, S. A.. ESTUDO DA SOLUBILIDADE DO COMPONENTE β- SISTOSTEROL EM SOLVENTES ORGÂNICOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Sancinetti, G. P.;VILLALBA, S. A.; ANDRADE, G. S. S.. Análise da Fermentação Alcoólica do Caldo de Cana Utilizando Saccharomyces Cerevisiae em Presença de Sulfato de Amônio e Farelo de Arroz para a Produção de Cachaça Artesanal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
LEOD, T. C. O. M.;VILLALBA, S. A.; AMBROZIN, A. R. P.. Análise do uso de Carvão Ativado como Adsorvente e Suporte Catalítico para remoção de Corante. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.;VILLALBA, S. A.; AMBROZIN, A. R. P.. Oliveira, Marília L. Luciano, Gabrielle A. Nery.?Otimização do Processo de Secagem e Extração do óleo de Borra de Café. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Alfenas.
ANDRADE, G. S. S.; Sancinetti, G. P.;VILLALBA, S. A.. Estudo do potencial da argila como adsorvente na etapa de purificação do biodiesel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.;VILLALBA, S. A.; ROLEMBERG, M.. Produção de cerveja artesanal com adição de notas de chocolate. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
GIRALDI, T. R.;VILLALBA, S. A.; Perna, R. F.. Obtenção de TiO2 por diferentes métodos para adsorção de manganês Mn2+. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
ANDRADE, G. S. S.;VILLALBA, S. A.; GIRALDI, T. R.. BIOSSORÇÃO DE CORANTE RODAMINA B COM BIOMASSA FÚNGICA DE Penicillium citrinum. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Perna, R. F.;VILLALBA, S. A.; DIAS, G. S.. ESTUDO DAS ESTABILIDADES TÉRMICA E FRENTE AO pH DE FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR DE Aspergillus oryzae IPT-301. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R. C.;VILLALBA, S. A.; Perna, R. F.. Partição de constituintes de SABs contendo Triton X-114 + Água + Sais de sódio na presença ou não de glicose. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
AMBROZIN, A. R. P.;VILLALBA, S. A.; DALCIN, M. G.. APROVEITAMENTO DO RESIDUO AGROINDUSTRIAL DO ABACAXI: AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
RODRIGUES, M. V.; SILVA, L. L.;VILLALBA, S. A.. Estudo da cinética bioquímica da maturação através do monitoramento da sacarificação e fermentação na produção artesanal de cerveja cream Ale,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
ANDRADE, G. S. S.; Sancinetti, G. P.;VILLALBA, S. A.. Avaliação da dessorção e reciclo com ácido clorídrico em biomassa fúngica imobilizada na remoção de corante. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.; Martins, J. C.. Pré-tratamento catalisado com ácido sulfúrico a altas cargas de sólido na palha da cana-de-açúcar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.; Sancinetti, G. P.. Biossorção do corante rodamina B. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Sancinetti, G. P.;VILLALBA, S. A.; ANDRADE, G. S. S.. Análise da influência da filtração no processo de produção de cerveja artesanal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Sancinetti, G. P.;VILLALBA, S. A.; RODRIGUES, M. V.. MONITORAMENTO DA FERMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL DO TIPO LAGER COM VARIAÇÃO DO TEMPO DA ADIÇÃO DE LÚPULO NA FERVURA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
FERRACO, F.;VILLALBA, S. A.; ROLEMBERG, M.. ESTUDO DE CASO: IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UM SISTEMA DE SUGESTÃO E PROJETOS DE MELHORIA EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
FERRACO, F.;VILLALBA, S. A.; RODRIGUES, M. V.. Análise e Implantação de Ferramentas de Gestão de Produção em uma Indústria Alimentícia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
FERRACO, F.;VILLALBA, S. A.; DALCIN, M. G.. A INFLUÊNCIA DA TEMPERTURA NA ARMAZENAGEM E NO TRANSPORTE DE PRODUTOS ACABADOS EM UMA INDÚSTRIA DOCEIRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
RAMOS, A. S.;VILLALBA, S. A.; DALCIN, M. G.. ANÁLISE DA PUREZA RADIOATIVA DE IODO-125 PRODUZIDO EM REATORES NUCLEARES PARA CONFEÇÃO DE SEMENTES DE IODO UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE CÂNCER.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
LODI, L.;VILLALBA, S. A.. Projeto de planta piloto de extração de solanesol e nicotina a partir das folhas de tabaco.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
LODI, L.;VILLALBA, S. A.. ELABORAÇÃO DE PROJETO CONCEITUAL E BÁSICO DE PLANTA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE CERVEJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
ANDRADE, G. S. S.;VILLALBA, S. A.; GIRALDI, T. R.. BIOSSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO A PARTIR DE BIOMASSA FÚNGICA DE Aspergillus oryzae. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Sancinetti, G. P.;VILLALBA, S. A.; ANDRADE, G. S. S.. Processo de produção de resina alquídica curta para tintas industriais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
GIRALDI, T. R.; OLIVEIRA, J. A.;VILLALBA, S. A.. Obtenção de Filmes Finos de ZnO e sua Aplicação e Reutilização em Fotocatálise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
Perna, R. F.;VILLALBA, S. A.; SANTOS, I.. ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UMA PLANTA QUÍMICA VOLTADA À PRODUÇÃO DE ETANOL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
BASSO, R.;VILLALBA, S. A.; LODI, L.. Planta de Pasteurização de Creme de Leite. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas.
VILLALBA, S. A.. Estudo da cinética de adsorção de antibiótico em carvão ativado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Metodista de Piracicaba.
VILLALBA, S. A.. Desenvolvimento de cosméticos-Caneta anti-estria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Metodista de Piracicaba.
VILLALBA, S. A.. Estudo de reuso de águas residuais geradas na empresa têxtil para reaproveitamento no processo industrial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Metodista de Piracicaba.
VILLALBA, S. A.. Estudo dos tipos de vazamento em embalagens de produtos agrotóxicos e propostas de melhorias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Metodista de Piracicaba.
VILLALBA, S. A.. Ampliação de escala de processo de coagulação e floculação em tanques com agitação mecânica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Metodista de Piracicaba.
SIQUEIRA, G. B.;MORALES, S. A. V.; AREVALLO, Z. D. S.. Processo seletivo para professor substituto Edital 019/2023. 2023. Universidade Federal do Tocantins.
LODI, L.; RODRIGUES, M. V.;VILLALBA, S. A.. Processo seletivo de professor substituto - edital 064/2018. 2018. Universidade Federal de Alfenas.
Lopes, M. S.;VILLALBA, S. A.; Oliveira, F. A. D.. Processo seletivo de professor substituto - edital 068/2017. 2017. Universidade Federal de Alfenas.
Orientou
; Produção de lipídios microbiano a partir de resíduos de frutos amazônicos; Início: 2026; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; (Coorientador);
Produção de fruto-oligossacarídeos a partir do melaço da cana-de-açúcar visando a sua aplicação em nutrição animal; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
Produção de futooligossacarídeos a partir de resíduos de jabuticaba utilizando células de Aspergillus oryzae IPT-301 imobilizadas em bucha vegetal; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; (Coorientador);
Produção de lipídio microbiano a partir do resíduo do fruto Buriti; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; (Coorientador);
Estudo da Separação e Purificação de Frutooligossacarídeos por Adsorção; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; (Coorientador);
Produção de Xilo-oligossacarídeos a partir de resíduos agroindustriais; Início: 2026; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
Estudo cinética de produção enzimática de oligossacarídeos; Início: 2026; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
Produção de fruto-oligossacarídeos utilizando biocatalisadores fabricados com auxílio da impressão 3D; Início: 2025; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
Valorização de resíduos agroindustriais como suportes para imobilização de frutosiltransferase de Aspergillus oryzae IPT-301 na síntese de fruto-oligossacarídeos; Início: 2025; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; (Coorientador);
PRODUÇÃO CONTÍNUA DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS USANDO BIOCATALISADORES FABRICADOS COM AUXÍLIO DA IMPRESSÃO 3D; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
SÍNTESE DE BIOCATALISADORES ENZIMÁTICOS A PARTIR DE DIVERSOS SUBSTRATOS PARA A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Valorização da casca de arroz para a obtenção de bioproduto valioso: lipídio microbiano; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
MAXIMIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE TRANSFRUTOSILAÇÃO DE CÉLULAS DE Aspergillus oryzae IPT-301 IMOBILIZADAS EM SUPORTES DE PLA FABRICADOS POR IMPRESSÃO 3D, VISANDO A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS EM SISTEMAS BATELADA E DE LEITO FIXO; 2026; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Imobilização de células biocatalíticas em suportes 3D e avaliação do desempenho na produção enzimática de açúcares prebióticos; 2026; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ESTUDO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA NA ETAPA DE MOSTURAÇÃO DE CERVEJAS PRODUZIDAS COM ADIÇÃO DE CASTANHAS DO CERRADO E AMAZÔNIA; 2025; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ESTUDO DO DESEMPENHO CATALÍTICO DE CÉLULAS DE Aspergillus oryzae IPT-301, IMOBILIZADAS EM SUPORTES POROSOS, PARA A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS EM REATORES DE LEITO FIXO; 2025; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, ; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
IMOBILIZAÇÃO DE INVERTASE BACTERIANA PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO: INFLUÊNCIA DO MATERIAL DE SUPORTE E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA; 2024; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM SUPORTES INORGÂNICOS E SUA APLICAÇÃO COMO BIOCATALISADORES PARA A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS; 2024; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE EM UMA PLANTA DE PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS; 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, ; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Implementação de reator de leito fixo empacotado com biomassa microbiana em matriz de poliuretano para a produção enzimática de frutooligossacarídeos; 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Avaliação da estabilidade bioquímica de células de Aspergillus oryzae IPT-301 imobilizadas em suportes orgânico e inorgânico para a síntese enzimática de fruto-oligossacarídeos; 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, ; Coorientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Imobilização de células íntegras de Aspergillus oryzae IPT-301 visando estudos biocatalíticos em reator de leito fixo para a produção de frutooligossacarídeos; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Avaliação dos parâmetros operacionais de um reator de leito fixo, empacotado com células reticuladas e encapsuladas de Aspergillus oryzae IPT-301, para a produção de frutooligossacarídeos; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
AVALIAÇÃO FÍSICA E FOTOCATALÍTICA DE PEÇAS POROSAS DE ZNO OBTIDAS POR CONSOLIDAÇÃO POR AMIDO; 2021; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal de Alfenas, ; Coorientador: Sergio Andres Villalba Morales;
IMOBILIZAÇÃO DE FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS; 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, ; Coorientador: Sergio Andres Villalba Morales;
IMPLEMENTAÇÃO DE REATOR DE LEITO FIXO EMPACOTADO COM BIOMASSA CATALÍTICA DE Aspergillus oryzae IPT-301 PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, ; Coorientador: Sergio Andres Villalba Morales;
2024; Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Sergio Andres Villalba Morales;
Imobilização da invertase em bagaço-de-cana visando a síntese de biocatalisadores estáveis para a produção de açúcar invertido; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estudo de Caso de Plantas de Produção de Dimetil Éter a partir da Desidratação do Metanol; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Análise da produção de polipropileno a partir do bagaço de cana-de-açúcar com ênfase nas etapas de pré-tratamento, sacarificacao e fermentação; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estudo do Processo Bayer para Produção de Alumina; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
L; Carielo, Isadora S; Gonçalves; Aplicação da Metodologia Seis Sigma para Redução das Avarias Durante o Transporte de Produtos de uma Empresa Alimentícia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Análise comparativa das principais rotas de produção do 1,3-Butadieno; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Análise comparativa entres os principais processos de biorrefinaria e refinaria convencional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS DE UM REATOR DE LEITO MÓVEL UTILIZADO PARA UM PROCESSO CATALÍTICO COM DESATIVAÇÃO MODERADA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Avaliação da capacidade evaporativa de evaporador industrial de licor cítrico e sua influência na produção de citrus pulp pellets e citrus terpene; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Modelagem da Produção do Anídrido Ftálico em Reator de Leito Fixo-PBR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ANÁLISE COMPARATIVA DA PRODUÇÃO DE POLIETILENO A PARTIR DE FONTE FÓSSIL E FONTE RENOVÁVEL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA ENZIMA PEPTIDASE PARA APLICAÇÃO EM FÁRMACOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
PROJETO DE BIORREATORES ENZIMÁTICOS DE LEITO FIXO E FLUIDIZADO PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ESTUDO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO GLUTAMATO MONOSSÓDICO E AS IMPLICAÇÕES DO SEU CONSUMO COMO ADITIVO ALIMENTAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
DIMENSIONAMENTO DE REATORES PFR E PBR PARA A HIDRÓLISE DA LACTOSE UTILIZANDO BETA-GALACTOSIDASE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Avaliação das limitações de transferência de massa num reator de leito fixo para a oxidação catalítica total de formaldeído; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ESTUDO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANTA PRODUTORA DE BIODIESEL NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estudo das características do petróleo brasileiro e suas implicações ambientais e nos processos de extração, transporte e refino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Avaliação dos parâmetros que interferem nas limitações da transferência de massa na reação de oxidação total do metanol; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
SÍNTESE DE BIOCATALISADORES ENZIMÁTICOS COM AUXÍLIO DA IMPRESSÃO 3D PARA A CONVERSÃO DE SACAROSE EM FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ADSORÇÃO PARA A PURIFICAÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS PRODUZIDOS PELA REAÇÃO DE TRANSFRUTOSILAÇÃO DA SACAROSE; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
SÍNTESE DE BIOCATALISADORES COM DIVERSAS MORFOLOGIAS E POROSIDADES VISANDO MAXIMIZAR A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO CONTÍNUO PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS USANDO BIOCATALISADORES SINTETIZADOS COM AUXÍLIO DA IMPRESSÃO 3D; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ESTUDO DA ESTABILIDADE DE INVERTASE MICROBIANA IMOBILIZADA EM POLIHIDROXIBUTIRATO PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ESTUDO DA ESTABILIDADE DE CÉLULAS ÍNTEGRAS COM ATIVIDADE DE TRANSFRUTOSILAÇÃO IMOBILIZADAS EM BUCHA VEGETAL PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO CONTÍNUO PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO EM REATOR DE LEITO FIXO UTILIZANDO INVERTASE MICROBIANA IMOBILIZADA EM POLIHIDROXIBUTIRATO; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO EM BIORREATOR BATELADA CATALISADA POR INVERTASE MICROBIANA IMOBILIZADA EM POLIHIDROXIBUTIRATO; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
IMOBILIZAÇÃO DE INVERTASE EM SILICA GEL E POLIHIDROXIBUTIRATO VISANDO A SÍNTESE DE BIOCATALISADORES ESTÁVEIS PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
DESENVOLVIMENTO DE BIOCATALISADORES ESTÁVEIS E COM ALTA ATIVIDADE ENZIMÁTICA PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
DESENVOLVIMENTO DE BIOCATALISADORES ESTÁVEIS E COM ALTA ATIVIDADE DE TRANSFRUTOSILAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSACARÍDEOS; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estudo da imobilização de células íntegras de Aspergillus oryzae IPT-301 em suportes orgânicos para a produção de frutooligosacarídeos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
INFLUÊNCIA DO MÉTODO DE IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS NA PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS EM BIORREATOR DE LEITO FIXO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
PROJETO DE EQUIPAMENTOS DE AGITAÇÃO, MISTURA E BOMBEAMENTO PARA FLUIDOS NÃO-NEWTONIANOS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Produção de lipídio microbiano pela Lipomyces starkeyi a partir de subprodutos da indústria sucroalcooleira d; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, PIBIC-UFT; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Imobilização e caracterização da biomassa catalítica de Aspergillus oryzae IPT-301 visando a produção de frutooligossacarídeos em escala laboratorial; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
MODELAGEM DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM BIORREATORES DE LEITO FIXO E LEITO FLUIDIZADO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
PRODUÇÃO, ENCAPSULAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA BIOMASSA CATALÍTICA DE Aspergillus oryzae PARA A SÍNTESE DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estudo da transferência de massa e da distribuição de tempo de residência em biorreator de leito fixo para a produção de frutooligossacarídeos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Sergio Andres Villalba Morales;
Produções bibliográficas
-
ZANETTI PRADO, JOSÉ PEDRO ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; Maiorano, Alfredo Eduardo ; FERNANDES, SÉRGIO ; CORREA BASSO, RODRIGO ; CARVALHO MAESTRELLI, SYLMA ; OTTONI, CRISTIANE ANGÉLICA ; DA CUNHA ABREU XAVIER, MICHELLE ; VILLALBA MORALES, SERGIO ANDRES ; FIRMANI PERNA, RAFAEL . Immobilization of a Fungal Fructosyltransferase onto Silica Gel and Glutaraldehyde-Functionalized Silica Gel for Biocatalytic Applications. ACS Omega , v. 11, p. 13172-13183, 2026.
-
CAVINI, AMANDA P. S. ; CARDOSO, MARIANA F. M. ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; SIMÕES, MARTA FILIPA ; Almeida, Alex Fernando de ; TEIXEIRA, MARIA L. A. N. ; Morales, Sergio A. V. ; MAIORANO, ALFREDO E. ; Perna, Rafael F. ; OTTONI, CRISTIANE A. . Use of Demerara and VHP Sugars Combined with Various Nitrogen Sources for Enhanced Fructosyltransferase Production in Aspergillus oryzae IPT-301. PROCESSES , v. 14, p. 840, 2026.
-
S. PEREIRA, RICHARD ; C. VIEIRA, ANA ; C. LEITE, PAULA ; C. MAESTRELLI, SYLMA ; S. SILVA, ELDA ; E. MAIORANO, ALFREDO ; C. A. XAVIER, MICHELLE ; S. LOPES, MELINA ; V. DE PAULA, ARIELA ; A. V. MORALES, SERGIO ; F. PERNA, RAFAEL . Application of an Agro-Waste for the Immobilization of Microbial Fructosyltransferase: A New Alternative for Fructooligosaccharide Production. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 36, p. 1-13, 2025.
-
DIAS, GIANCARLO SOUZA ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; BAIONI E SILVA, GABRIEL ; SIMÕES, NICOLE FAVERO ; MILESSI, THAIS S. ; SARAIVA, LARISSA SANTOS ; Xavier, Michelle da Cunha Abreu ; LONGATI, ANDREZA APARECIDA ; RODRIGUES, MARIA FILOMENA ANDRADE ; FERNANDES, SERGIO ; Silva, Elda Sabino da ; Maiorano, Alfredo Eduardo ; Morales, Sergio Andres Villalba ; BASSO, RODRIGO CORREA ; Perna, Rafael Firmani . Fructooligosaccharides: A Comprehensive Review on Their Microbial Source, Functional Benefits, Production Technology, and Market Prospects. PROCESSES , v. 13, p. 1252, 2025.
-
FEITOSA DA SILVA, THAIS ; BRITO DE OLIVEIRA SILVA, MARCIEL ; EUSTÁQUIO LACERDA, GABRIELA ; DA CUNHA ABREU XAVIER, MICHELLE ; ANDRES VILLALBA DE MORALES, SERGIO . PRODUÇÃO DE LIPÍDIOS MICROBIANOS A PARTIR DAS RAMAS DE BATATA-DOCE PARA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS E/OU BICOMBUSTÍVEIS.. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 12, p. 1-15, 2025.
-
FEITOSA DA SILVA, THAIS ; MARQUES DE OLIVEIRA, KAUÃ ; ROCHA PINTO, RAFAELA ; SANTOS SARAIVA, LARISSA ; MARCHESAN, RAQUEL ; FIRMANI PERNA, RAFAEL ; ANDRES VILLALBA MORALES, SERGIO ; DA CUNHA ABREU XAVIER, MICHELLE . IMMOBILIZATION OF A MICROBIAL FRUCTOSYLTRANSFERASE ON BIOCHAR AND BIOCHAR FUNCTIONALIZED WITH GLUTARALDEHYDE AIMING AT FRUCTOOLIGOSSACHARIDES PRODUCTION. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 11, p. 1, 2024.
-
RIBEIRO, MENOSSI ; DA, RIN ; DE, SOUZA ; DA, CUNHA ; DE, ALMEIDA ; DA, SILVA ; MAIORANO, ALFREDO ; FIRMANI, PERNA ; VILLALBA, MORALES . Cross-linked whole cells for the sucrose transfructosylation reaction in a continuous reactor. Chemical Industry & Chemical Engineering Quarterly , v. 30, p. 99-110, 2024.
-
DIAS BATISTA, RYHÁRA ; NASCIMENTO, G. C. ; CARVALHO, N. B. ; LEITE, P. C. ; BASSO, R. C. ; Villalba Morales, Sergio ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. ; ALMEIDA, A. F. . Cost-Effective Optimization of the Transfructosylation Activity of an Invertase Produced from Aspergillus carbonarius PC-4 Using Pineapple Crown and Determination of Its Biochemical Properties. PROCESSES , v. 12, p. 10, 2024.
-
PAIVA, MAYKON ; PAULA-ELIAS, FABRÍCIO ; PEREIRA, LUCIANA ; CARREIRO, SOLANGE ; VIEIRA-ALMEIDA, ERIKA ; SILVA, EZEQUIEL ; DIAS, GIANCARLO ; XAVIER, MICHELLE ; MORALES, SERGIO ; PERNA, RAFAEL ; ALMEIDA, ALEX . Stabilization of β-Galactosidase Encapsulated in Pectin-Alginate Hydrogel and Hydrolysis of Whey Lactose and Whole Milk. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 1, p. 1, 2023.
-
POLACHINI, T. C. ; MORALES, S .A. V. ; PEIXOTO, L. R. ; RIBEIRO, E. F. ; SARAIVA, L. S. ; BASSO, R. C. . Physical Properties and Molecular Interactions Applied to Food Processing and Formulation. PROCESSES , v. 1, p. 1, 2023.
-
Dias, Giancarlo de Souza ; SANTOS, E. D. ; XAVIER, M. C. A. ; ALMEIDA, A. F. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. ; MORALES, S .A. V. . Study on the transfructosylation activity of Aspergillus oryzae IPT-301 cells in a packed bed reactor aiming at fructooligosaccharides production. JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY , v. 1, p. 1, 2022.
-
ARAUJO, I. M. ; BECALETTE, P. C. ; SILVA, E. S. ; DIAS, G. S. ; XAVIER, M. C. A. ; ALMEIDA, A. F. ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S. A. V. ; Perna, R. F. . Enhancement of fructosyltransferase stability by immobilization on polyhydroxybutyrate and glutaraldehyde-activated polyhydroxybutyrate for fructooligosaccharides production. JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY , p. 1, 2022.
-
GARCIA, L. A. ; PRADO, J. P. ; MORALES, S .A. V. ; XAVIER, M. C. A. ; Lopes, M. S. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; GUNNEWIEK, R. F. K. ; Perna, R. F. . Synthesis and characterization of a novel silica-niobia support for the immobilization of microbial fructosyltransferase aiming at fructooligosaccharides production. Materials Today Communications , v. 1, p. 103588, 2022.
-
Faria, Larissa Lemos ; Morales, Sergio Andres Villalba ; Prado, José Pedro Zanetti ; Dias, Giancarlo de Souza ; DE ALMEIDA, ALEX FERNANDO ; Xavier, Michelle da Cunha Abreu ; DA SILVA, ELDA SABINO ; Maiorano, Alfredo Eduardo ; Perna, Rafael Firmani . Biochemical characterization of extracellular fructosyltransferase from Aspergillus oryzae IPT-301 immobilized on silica gel for the production of fructooligosaccharides. BIOTECHNOLOGY LETTERS , v. 43, p. 43-59, 2021.
-
SILVA, M. B. P. O. ; ABDAL, D. ; DIAS, G. S. ; Sergio A V Morales ; XAVIER, M. C. A. ; ALMEIDA, A. F. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. . Effect of temperature, pH and storage time on the stability of an extracellular fructosyltransferase from Aspergillus oryzae IPT-301. BRAZILIAN JOURNAL OF FOOD TECHNOLOGY , v. 24, p. e2020283, 2021.
-
DIAS BATISTA, RYHÁRA ; GUIMARÃES MELO, FERNANDA ; AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA ; COUTINHO DE PAULA-ELIAS, FABRÍCIO ; FIRMANI PERNA, RAFAEL ; CUNHA ABREU XAVIER, MICHELLE ; VILLALBA MORALES, SERGIO ANDRES ; DE ALMEIDA, ALEX FERNANDO . Optimization of β-Fructofuranosidase Production from Agrowaste by Aspergillus carbonarius and Its Application in the Production of Inverted Sugar. Food Technology And Biotechnology , v. 59, p. 1, 2021.
-
GARCIA, R. L. ; DIAS, G. S. ; MORALES, S. A. V. ; XAVIER, M. C. A. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; TARDIOLI, P. W. ; Perna, R. F. . Glutaraldehyde-crosslinked cells from Aspergillus oryzae IPT-301 for high transfructosylation activity: optimization of the immobilization variables, characterization and operational stability. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING , v. 38, p. 273-285, 2021.
-
William Lima dos Anjos ; MORALES, S .A. V. ; OLIVEIRA, N. M. B. ; Valença, G. P. . Effect of Silica/Alumina Ratio and Structure-Directing Agent on Physical and Chemical Properties of SAPO-34. JOURNAL OF SOL-GEL SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 100, p. 466-476, 2021.
-
GONCALVES, M. C. P. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. ; KIECKBUSCH, T. G. . Entrapment of glutaraldehyde-crosslinked cells from Aspergillus oryzae IPT-301 in calcium alginate for high transfructosylation activity. JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY , v. 95, p. 1-10, 2020.
-
ZAULI DA SILVA, FELIPE ; BASTOS, IZABELLA ; PERNA, RAFAEL ; Villalba Morales, Sergio . Determination of the residence-time distribution in industrial dryer for the production of recycled polyester. Chemical Industry & Chemical Engineering Quarterly , p. 47-47, 2020.
-
GONCALVES, M. C. P. ; KIECKBUSCH, T. ; ROMANELLI, J. ; FUJIMOTO, J. T. ; MORALES, S. A. V. ; Perna, R. F. . Trends on enzyme immobilization researches based on bibliometric analysis. PROCESS BIOCHEMISTRY , v. 76, p. 95-110, 2019.
-
CUNHA, J. S. ; OTTONI, C. A. ; MORALES, S .A. V. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. . SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF FRUCTOSYLTRANSFERASE FROM Aspergillus oryzae IPT-301 FOR HIGH FRUCTOOLIGOSACCHARIDES PRODUCTION. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING (ONLINE) , v. 36, p. 657-668, 2019.
-
Silva, Joicy Silva e ; Oliveira, Kauã M. de ; Silva, Valéria P. da ; Kanuto, Kalil G. ; Lacerda, Gabriela E. ; Hodapp, Maximilian J. ; Perna, Rafael F. ; Silva, Warley G. da ; Xavier, Michelle C. A. da Cunha ; Morales, Sergio A. V. . Síntese de biocatalisadores para produção de açúcares prebióticos utilizando impressão 3D. Indústria alimentícia inteligente e nutrição: aspectos tecnológicos, mercadológicos e ambientais na indústria de alimentos. 1ed.: Editora Poisson, 2025, v. , p. 182-.
-
LEAL, G. F. ; SARAIVA, L. S. ; SILVA, R. R. ; MACENA, M. A. ; OLIVEIRA, J. E. B. ; PRADO, G. M. ; SANTINONI, G. F. D. ; LIMA, R. A. F. ; CARVALHINHO, C. F. M. L. ; SANTOS, W. B. ; Sergio A V Morales ; GUARDA, P. M. ; MARTINS, G. A. S. . CARACTERIZAÇÃO DO POTENCIAL NUTRACÊUTICO DE SEMENTES E CASTANHAS OLEAGINOSAS. In: Instituto Scientia. (Org.). Estudos em Ciências Agrárias no Brasil: Produções Multidisciplinares no Século XXI. 1ed.: , 2023, v. , p. 41-.
-
LEAL, G. F. ; SARAIVA, L. S. ; SILVA, R. R. ; MACENA, M. A. ; OLIVEIRA, J. E. B. ; PRADO, G. M. ; SANTINONI, G. F. D. ; LIMA, R. A. F. ; CARVALHINHO, C. F. M. L. ; SOARES, C.M.S ; Sergio A V Morales ; GUARDA, P. M. ; MARTINS, G. A. S. . EXTRAÇÃO ASSISTIDA POR ENZIMAS DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE FRUTOS: UMA REVISÃO. Estudos em Ciências Agrárias no Brasil: Produções Multidisciplinares no Século XXI. 1ed.: , 2023, v. , p. 119-.
-
Rosa, Beatriz Rodrigues Santa ; Santos, Ana Karla Rodrigues Dos ; Caminha, Antônio José de Sousa ; Oliveira, Elisangela Santo Reis de ; Santiago, Luana de Araújo Nogueira ; Alves, Luana Regina Pereira ; Almeida, Alex Fernando de ; Morales, Sergio Andres Villalba . PRODUÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL: APLICAÇÃO DAS ENZIMAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO. As ciências biológicas e os progressos que beneficiam a sociedade 2. 1ed.: Atena Editora, 2023, v. , p. 60-76.
-
SARAIVA, L. S. ; GOMES, N. C. S. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. ; ALMEIDA, A. F. ; Morales, Sergio Andres Villalba . Imobilização de invertase bacteriana em sílica gel para produção do açúcar invertido. In: UFMG. (Org.). Biomass Brasileiros Industrialização e Consumo Alimentar. 1ed.: , 2023, v. , p. 30-40.
-
LIMA, R. A. F. ; CARVALHINHO, C. F. M. L. ; SARAIVA, L. S. ; Morales, Sergio Andres Villalba ; CARREIRO, SOLANGE ; ALMEIDA, A. F. . Produção de pectinases bacterianas a partir de culturas puras e mistas isoladas de frutos amazônicos. In: UFMG. (Org.). Biomass Brasileiros Industrialização e Consumo Alimentar. 1ed.: , 2023, v. , p. 53-64.
-
Neves, Paula Guimarães ; Munhoz, Rodrigo Amorim ; Morales, Sergio Andres Villalba ; Maestrelli, Sylma Carvalho . Estudo da viabilidade de utilização de técnicas alternativas para a produção de peças porosas de ZnO para fotocatálise.. Meio Ambiente em Foco - Volume 11. 1ed.: Editora Poisson, 2020, v. , p. 47-.
-
Morales, Sergio Andres Villalba ; Faria, Larissa Lemos ; Xavier, Michelle da Cunha Abreu ; Prado, José Pedro Zanetti ; Sandre Junior, Leandro da Rin de ; Dias, Giancarlo de Souza ; Silva, Elda Sabino da ; Maiorano, Alfredo Eduardo ; Perna, Rafael Firmani . IMOBILIZAÇÃO DE FRUTOSILTRANSFERASE EM SÍLICA GEL E BUCHA VEGETAL PARA A SÍNTESE DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. Ciências biológicas: realidades e virtualidades. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 56-67.
-
Perna, R. F. ; CUNHA, J. S. ; MORALES, S. A. V. ; XAVIER, M. C. A. ; OTTONI, C. A. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. . PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA DE FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR MICROBIANA PARA A SÍNTESE DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS EM ESCALA LABORATORIAL. In: Alberdan Silva Santos. (Org.). Avanços Científicos e Tecnológicos em Bioprocessos. 1ed.: Atena Editora, 2018, v. , p. 1-.
-
GONCALVES, M. C. P. ; MORALES, S .A. V. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. ; KIECKBUSCH, T. G. . Data from Federal University Provide New Insights into Aspergillus (Entrapment of Glutaraldehyde-crosslinked Cells From Aspergillus oryzae IPT-301 In Calcium Alginate for High Transfructosylation Activity). Health & Medicine Week, p. 586, 15 maio 2020.
-
TEIXEIRA, M. L. A. N ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; FERREIRA, F. A. S ; CARNEVALE, K. K. A. ; MORALES, S. A. V. ; Perna, Rafael Firmani . Análise operacional de um reator PBR empacotado com células biocatalíticas imobilizadas em bucha vegetal. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, 2025, Belo Horizonte. Anais do COBEQ, 2025.
-
FERREIRA, F. A. S ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; XAVIER, MICHELLE ; MORALES, S. A. V. ; MAIORANO, ALFREDO ; Perna, Rafael F. . Avaliação da termoestabilidade de células biocatalíticas de Aspergillus oryzae imobilizadas e reticuladas em bucha vegetal para a síntese de fruto-oligossacarídeos. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, 2025, be. Anais do COBEQ, 2025.
-
SANTOS, A. B. ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; MAESTRELLI, S. C. ; XAVIER, MICHELLE ; Perna, R. F. ; MORALES, S. A. V. . IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS FÚNGICAS EM CILINDROS DE PLA COM DIFERENTES POROSIDADES E DETERMINAÇÃO DA SUA ATIVIDADE CATALÍTICA PARA A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, 2025, Belo Horizonte. Anais do COBEQ, 2025.
-
LEITE, P. C. ; SILVA, L.G ; Maestrelli, Sylma Carvalho ; Marini, J ; MORALES, S. A. V. ; Perna, Rafael Firmani . IMMOBILIZATION OF WHOLE CELLS OF Aspergillus oryzae IPT-301 ON SUPPORTS MANUFACTURED BY 3D PRINTING FOR THE ENZYMATIC PRODUCTION OF FRUCTOOLIGOSACCHARIDES. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, 2025, Belo Horizonte. Anais do COBEQ, 2025.
-
MELLO, V. G. ; MAIORANO, ALFREDO ; SILVA, W. G. ; Perna, Rafael Firmani ; VILLALBA MORALES, S. A. . ENZYMATIC KINETICS AND CATALYTIC DEACTIVATION OF Aspergillus oryzae IPT-301 CELLS IMMOBILIZED IN POROUS SUPPORTS FOR FRUCTOOLIGOSACCHARIDES PRODUCTION IN A PACKED BED REACTOR. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, 2025, Belo Horizonte. Anais do COBEQ, 2025.
-
MORAIS, P. H. C. ; GOMES, N. C. S. ; SARAIVA, L. S. ; ROCHA PINTO, RAFAELA ; CARVALHINHO, C. F. M. L. ; LACERDA, G. E. ; ALMEIDA, A. F. ; Perna, R. F. ; XAVIER, M. C. A. ; MORALES, S. A. V. . IMMOBILIZATION OF A BACTERIAL INVERTASE IN SUGARCANE BAGASSE FOR INVERT SUGAR PRODUCTION. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - COBBIND, 2024, Florianópolis. Trabalhos Aprovados I COBBIBD, 2024.
-
OLIVEIRA, M. C. C. ; LIMA, S. E. S. ; DOMINICES, K. M. C. ; MORALES, S. A. V. ; XAVIER, M. C. A. . MICROBIAL LIPIDS PRODUCTION BY LIPOMYCES STARKEYI USING BYPRODUCTS FROM THE SUGAR AND ALCOHOL INDUSTRY. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - COBBIND, 2024, Florianópolis. Trabalhos Aprovados I COBBIBD, 2024.
-
FILHO, L. R. P. ; MELLO, V. G. ; SANTOS, A. B. ; FERREIRA, F. A. S. ; AZARIAS, I. C. ; VIEIRA, A. C. ; XAVIER, M. C. A. ; MORALES, S. A. V. ; BASSO, R. C. ; Perna, R. F. . STABILITY OF IMMOBILIZED AND CROSSLINKED MICROBIAL CELLS FOR THE PRODUCTION OF PREBIOTIC SUGARS. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - COBBIND, 2024, Florianópolis. Trabalhos Aprovados I COBBIND, 2024.
-
SANTOS, E. D. ; LEITE, P. C. ; VIEIRA, A. C. ; QUIRINO, B. L. V. ; TEIXEIRA, G. N. ; FANIS, J. B. ; ALVES, S. N. M. ; MAESTRELLI, S. C. ; Perna, R. F. ; MORALES, S. A. V. . IMMOBILIZATION OF MICROBIAL CELLS ON TITANIUM OXIDE FOR FRUCTOOLIGOSACCHARIDE PRODUCTION. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - COBBIND, 2024, Florianópolis. Trabalhos Aprovados I COBBIND, 2024.
-
AMARAL, C. K. ; VIEIRA, A. C. ; AZARIAS, I. C. ; CARNEVALE, K. K. A. ; SOUZA, B. D. ; FERNANDES, S. ; MAESTRELLI, S. C. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. ; MORALES, S. A. V. . EVALUATION OF BIOCHEMICAL STABILITY OF ASPERGILLUS ORYZAE IPT-301 CELLS IMMOBILIZED IN LOOFA SPONGE. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - COBBIND, 2024, Florianópolis. Trabalhos Aprovados I COBBIND, 2024.
-
AMARAL, C. K. ; TARAMELLI, I. A. A. ; VIEIRA, A. C. ; LEITE, P. C. ; TEIXEIRA, M. L. A. N. ; SILVERIO, S. I. C. ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S. A. V. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. . CONTINUOUS SYSTEM TO FRUCTOOLIGOSACCHARIDES PRODUCTION WITH LOOFA SPONGE AS AN IMMOBILIZATION MATRIX. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - COBBIND, 2024, Florianópolis. Trabalhos Aprovados I COBBIND, 2024.
-
VIEIRA, A. C. ; TARAMELLI, I. A. A. ; CAVINI, A. P. ; SANTOS, E. D. ; FILHO, L. R. P. ; FURTADO, K. F. ; SILVA, E. S. ; MORALES, S. A. V. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. . IMMOBILIZATION OF MICROBIAL CELLS ON LOOFA SPONGE FOR ENZYMATIC SYNTHESIS OF FRUCTOOLIGOSACCHARIDES. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - COBBIND, 2024, Florianópolis. Trabalhos Aprovados I COBBIND, 2024.
-
CAVINI, A. P. ; VIEIRA, A. C. ; SANTOS, L. N. ; NAGAE, M. L. A. T. ; SILVA, E. S. ; FERNANDES, S. ; MORALES, S. A. V. ; SIMOES, M. F. ; Perna, R. F. ; OTTONI, C. A. . DEMERARA: A COST-EFFECTIVE CARBON SOURCE FOR ENHANCED FTASE PRODUCTION IN Aspergillus oryzae IPT-301. In: I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - COBBIND, 2024, Florianópolis. Trabalhos Aprovados I COBBIND, 2024.
-
CARDOSO, M. F. M. ; LEITE, P. C. ; SILVA DE ABREU CAMPOS, E. ; MAIORANO, ALFREDO E. ; MORALES, SERGIO ANDRES VILLALBA ; Perna, Rafael Firmani . AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS OPERACIONAIS NA ATIVIDADE DE CÉLULAS DE ASPERGILLUS ORYZAE IPT-301 IMOBILIZADAS EM ESPUMA DE POLIURETANO PARA A SÍNTESE ENZIMÁTICA DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS EM REATOR PBR. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2023, Salvador. Anais do COBEQ, 2023.
-
SILVA, G. F. ; MIRANDA, E. A. ; MORALES, S .A. V. ; MAIORANO, ALFREDO E. ; Perna, Rafael Firmani ; OLIVEIRA, A. A. L. . MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA PLANTA VIRTUAL DE PRODUÇÃO DE BIOCATALISADOR UTILIZADO NA SÍNTESE DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2023, Salvador. Anais do COBEQ, 2023.
-
DIAS, G. S. ; Martins, J. C. ; XAVIER, M. C. A. ; MORALES, S .A. V. ; FIRMANI PERNA, RAFAEL . DIMENSIONAMENTO DE UM TROCADOR DE CALOR DIDÁTICO DO TIPO CASCO E TUBO. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2023, Salvador. Anais do COBEQ, 2023.
-
ARAÚJO, ISABELLA MEDEIROS ; Prado, José Pedro Zanetti ; SANDRE, LEANDRO DA RIN DE ; Xavier, Michelle da Cunha Abreu ; Morales, Sergio Andres Villalba ; Perna, Rafael Firmani . AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM DIVERSOS SUPORTES. In: Anais do I Web Encontro Nacional de Engenharia Química, 2021, online. Anais do(a) Anais do I Web Encontro Nacional de Engenharia Química. Recife: Even3, 2021.
-
RIBEIRO, BEATRIZ MENOSSI ; ROCHA, ROVILSON JOSÉ DA ; LOPES, MELINA SAVIOLI ; MAIORANO, ALFREDO E. ; Morales, Sergio Andres Villalba ; Perna, Rafael Firmani . INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Aspergillus oryzae IPT-301 NA ATIVIDADE DE FRUTOSILTRANSFERASE. In: Anais do I Web Encontro Nacional de Engenharia Química, 2021, online. Anais do(a) Anais do I Web Encontro Nacional de Engenharia Química. Recife: Even3, 2021.
-
ROCHA, ROVILSON JOSÉ DA ; PEREIRA, RICHARD SILVEIRA ; Prado, José Pedro Zanetti ; Morales, Sergio Andres Villalba ; Perna, Rafael Firmani ; LOPES, MELINA SAVIOLI . IMOBILIZAÇÃO DE FRUTOSILTRANSFERASE MICROBIANA EM BAGAÇO DE CANA E SABUGO DE MILHO PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. In: Anais do I Web Encontro Nacional de Engenharia Química, 2021, online. Anais do(a) Anais do I Web Encontro Nacional de Engenharia Química. Recife: Even3, 2021.
-
DIAS, G. S. ; GARCIA, R. L. ; SANTOS, E. D. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . ESTUDO TERMODINÂMICO DA BIOMASSA CATALÍTICA RETICULADA DE Aspergillus oryzae IPT-301 PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2021, Gramado. Anais do COBEQ, 2021.
-
PRATA, M. G. ; SANDRE JUNIOR, L. R. ; MORALES, S .A. V. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; KIECKBUSCH, T. G. ; Perna, R. F. . ESTUDO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA BIOMASSA CATALÍTICA DE Aspergillus oryzae IPT-301 ENCAPSULADA EM ALGINATO PARA PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSCARÍDEOS EM REATOR PBR.. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2021, Gramado. Anais do COBEQ, 2021.
-
GONCALVES, M. C. P. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. ; KIECKBUSCH, T. G. . IMOBILIZAÇÃO DA BIOMASSA CATALÍTICA DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM ALGINATO E AVALIAÇÃO DA SUA ESTABILIDADE OPERACIONAL PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2021, Gramado. Anais do COBEQ, 2021.
-
FELIX, CELSO FERREIRA ; MORALES, SERGIO ANDRES VILLALBA . ANáLISE COMPARATIVA DA PRODUÇãO DE BIODIESEL EM BIORREATORES DE LEITO FIXO E LEITO FLUIDIZADO PARA DIVERSAS CINéTICAS DE REAÇãO. In: XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2019, Uberlândia. Blucher Chemical Engineering Proceedings, 2019. p. 1274.
-
FARIA, L. L. ; XAVIER, M. C. A. ; SANDRE JUNIOR, L. R. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . IMMOBILIZATION OF FRUCTOSYLTRANSFERASE ON SILICA GEL AND VEGETABLE SPONGE FOR FRUCTOOLIGOSACCHARIDES PRODUCTION. In: XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM)/ XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2019, Uberlândia-MG. Anais do Evento, 2019.
-
GARCIA, R. L. ; ROSSI, G. D. ; MORALES, S. A. V. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. . IMOBILIZAÇÃO DA BIOMASSA CATALÍTICA DE Aspergillus oryzae IPT-301 VISANDO A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ 2018), 2018, São Paulo. ANAIS DO XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ 2018), 2018.
-
William Lima dos Anjos ; MORALES, S .A. V. ; Valença, G. P. . Efeitos da razão SiO2/Al2O3 na síntese de peneiras moleculares SAPO-34 e estruturas hierárquicas Meso-SAPO-34. In: 19°Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017, Ouro Preto-MG. Anais do 19°Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017.
-
MORALES, S .A. V. ; William Lima dos Anjos ; Valença, G. P. . Influência do teor de metal e dos parâmetros de reação na oxidação seletiva do etanol a acetaldeído em catalisadores Ag/Al2O3. In: 19°Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017, Ouro Preto-MG. Anais do 19°Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise, 2017.
-
VILLALBA MORALES, S. A. ; Valença, G. P. . ESTUDO DA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO PARCIAL DE ETANOL EM CATALISADORES DE PRATA SUPORTADA EM ALUMINA. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2015, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher. p. 10678.
-
GONÇALVES, C. DA S. ; MORALES, S. A. V. ; ANJOS, W. L. DOS ; Valença, G. P. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS MISTOS DE ZIRCÔNIO. In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2015, Campinas. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica - Cobeq IC 2015. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. p. 1565.
-
William Lima dos Anjos ; MORALES, S .A. V. ; SALVIA, N. L. ; Valença, G. P. . Síntese Sol-gel e Caracterização de Óxidos Mistos de ZrO2-SiO2. In: 18 Congresso Brasileiro de Catálise, 2015, Porto Seguro-BA. Lista de Trabalhos do 18 Congresso Brasileiro de Catálise, 2015.
-
Z.A. Souza Neto ; Valença, G. P. ; William Lima dos Anjos ; VILLALBA MORALES, S. A. ; SALVIA, N. L. . PREPARAÇÃO DE PENEIRAS MOLECULARES COM CONTROLE DE ACIDEZ E BASICIDADE SUPERFICIAL. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, Campinas. Anais do XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015.
-
SALVIA, N. L. ; VILLALBA, S. A. ; William Lima dos Anjos ; Valença, G. P. . Conversão Catalítica de Etanol Usando Catalisadores Cr-Mg/Al-MCM-41. In: XXIV Congreso Iberoamericano de Catálisis, CICAT, 2014, Medellín. XXIV Congreso Iberoamericano de Catálisis, CICAT, 2014.
-
VILLALBA, S. A. ; ARIAS, E. L. M. ; Sbaite, P. ; JARDINI, A.L. ; MACIEL FILHO, R. . ESTUDO E MODELAGEM DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE UMA FRAÇÃO PESADA DE PETRÓLEO OBTIDA POR DESTILAÇÃO ATMOSFÉRICA. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), 2012, Búzios, RJ. XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), 2012.
-
SANTANDER, C. M. G. ; VILLALBA, S. A. ; JARDINI, A.L. ; MACIEL, M. R. W. ; MACIEL FILHO, R. . Estudo e Avaliação do Comportamento da Viscosidade Cinemática e da Densidade a Diferentes Temperaturas de Frações Leves de Petróleo. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), 2010, Foz do Iguaçu. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), 2010.
-
GOMES, N. C. S. ; SILVA, J. S. . ; MATSUURA, G. ; SARAIVA, L. S. ; LACERDA, G. E. ; Perna, R. F. ; ALMEIDA, A. F. ; XAVIER, M. C. A. ; Villalba Morales, Sergio . IMOBILIZAÇÃO DE INVERTASE BACTERIANA EM POLIHIDROXIBUTIRATO PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR INVERTIDO. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024, Florianópolis. https://cbcta2024.com.br/evento/cbcta/trabalhosaprovados, 2024.
-
OLIVEIRA, K. M. ; SILVA, V. P. ; CANUTO, K. G. ; LACERDA, G. E. ; HODAPP, M. J. ; Perna, R. F. ; SILVA, W. G. ; XAVIER, M. C. A. ; Villalba Morales, Sergio . IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM SUPORTES FABRICADOS POR IMPRESSÃO 3D VISANDO A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024, Florianópolis. https://cbcta2024.com.br/evento/cbcta/trabalhosaprovados, 2024.
-
SILVA, M. B. O. ; SILVA, T. F. ; LACERDA, G. E. ; DOMINICES, K. M. C. ; Villalba Morales, Sergio ; XAVIER, M. C. A. . PRODUÇÃO DE LIPÍDIO MICROBIANO A PARTIR DE VINHAÇA E MELAÇO VISANDO A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E/OU BIOCOMBUSTÍVEIS. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024, Florianópolis. https://cbcta2024.com.br/evento/cbcta/trabalhosaprovados, 2024.
-
SILVA, T. F. ; SILVA, M. B. O. ; LACERDA, G. E. ; DOMINICES, K. M. C. ; VILLALBA MORALES, SERGIO ANDRES ; XAVIER, M. C. A. . PRODUÇÃO DE LIPÍDIO MICROBIANO A PARTIR DAS RAMAS DE BATATA-DOCE PARA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS, FÁRMACOS E/OU BIOCOMBUSTÍVEIS. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024, Florianópolis. https://cbcta2024.com.br/evento/cbcta/trabalhosaprovados, 2024.
-
SANTOS, A. B. ; ALVES, L. C ; SILVA, L. G ; FILHO, W. S. C ; KANUTO, K. G. ; SILVA, W. G. ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; Xavier, Michelle C. A. da Cunha ; PERNA, RAFAEL ; MORALES, S. A. V. . EFEITO DA POROSIDADE DE SUPORTES DE ÁCIDO POLILÁCTICO SOBRE A ATIVIDADE CATALÍTICA DE CÉLULAS IMOBILIZADAS DE Aspergillus oryzae IPT-301. In: 16° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2025, Águas de Lindóia-SP. Anais Eletrônicos, 2025.
-
VIEIRA, ANA CAROLINA ; ALVES, L. C ; CARNEVALE, K. K. A. ; QUIRINO, B. L. V. ; FERREIRA, F. A. S ; TEIXEIRA, M. L. A. N ; Maestrelli, Sylma Carvalho ; XAVIER, M. C. A. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; Perna, R. F. . MMOBILIZATION OF Aspergillus oryzae IPT-301 CELLS IN THE BIOPOLYMER (Luffa cylindrica) FOR THE SYNTHESIS OF PREBIOTIC SUGARS. In: 16° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2025, Águas de Lindóia-SP. Anais Eletrônicos, 2025.
-
VIEIRA, ANA CAROLINA ; CARNEVALE, K. K. A. ; TEIXEIRA, M. L. A. N ; FIGUEIREDO, A. F ; FERREIRA, F. A. S ; QUIRINO, B. L. V. ; XAVIER, MICHELLE ; MORALES, S. A. V. ; Perna, Rafael Firmani . EFFECT OF SUBSTRATE CONCENTRATION ON SUCROSE TRANSFRUCTOSYLATION IN A PACKED-BED REACTOR CONTAINING CATALYTIC BIOMASS OF Aspergillus oryzae IPT-301 IMMOBILIZED IN Luffa cylindrica. In: 16° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2025, Águas de Lindóia-SP. Anais Eletrônicos, 2025.
-
FIGUEIREDO, A. F ; SIMÕES, NICOLE FAVERO ; BARRETO, S ; MARCONDES, A. C ; VIANA, L. F ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; MARTINS, J. C ; SILVERIO, S. I. C. ; RODRIGUES, L. R. M ; MORALES, S. A. V. ; BASSO, RODRIGO CORREA ; Perna, Rafael Firmani . AVALIAÇÃO DO CARVÃO ATIVADO COMO ADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES NA RECUPERAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. In: 16° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2025, Águas de Lindóia-SP. Anais Eletrônicos, 2025.
-
LEITE, P. C. ; MONTEIRO, F. D ; TOMAZ, M. S. C ; CARNEVALE, K. K. A. ; SILVA, L. G ; VIEIRA, ANA CAROLINA ; Marini, J ; Maestrelli, Sylma Carvalho ; VILLALBA MORALES, S. A. ; Perna, R. F. . EVALUATION OF THE OPERATIONAL AND STORAGE STABILITY OF Aspergillus oryzae IPT-301 CELLS IMMOBILIZED ON 3D-PRINTED SUPPORTS FOR FRUCTOOLIGOSACCHARIDES PRODUCTION. In: 16° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2025, Águas de Lindóia-SP. Anais Eletrônicos, 2025.
-
PINTO, R. C. F ; Perna, Rafael F. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; PINEDO, A. A ; SANTOS, E. M. ; DAMASCENO, L. C. ; SANTOS, S. M ; MONTEIRO, S. P. ; COSTA, D. M. . ELABORAÇÃO DA FARINHA DA FOLHA DE MANDIOCA COMO PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL. In: 16° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2025, Águas de Lindóia-SP. Anais Eletrônicos, 2025.
-
SARAIVA, L. S. ; GOMES, N. C. S. ; MORAIS, P. H. C. ; SANTOS, E. D. ; PINTO, R. R. ; Perna, R. F. ; ALMEIDA, A. F. ; XAVIER, M. C. A. ; MORALES, S. A. V. . Imobilização de invertase bacteriana em polihidroxibutirato para a produção de açúcar invertido. In: 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023, Campinas. Anais do 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023.
-
CRUZ, J. A. ; LEITE, P. C. ; TEIXEIRA, M. L. A. N. ; VIEIRA, A. C. ; SANTOS, E. D. ; SILVA, E. S. ; FERNANDES, S. ; SILVERIO, S. I. C. ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S. A. V. ; Perna, R. F. . Immobilization of Aspergillus oryzae IPT-301 cells for the enzymatic production of fructooligosaccharides in a packed bed reactor. In: 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023. Anais do 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023.
-
OLIVEIRA, K. M. ; SILVA, T. F. ; SANTOS, A. K. R. ; LACERDA, G. E. ; MARCHESAN, R. ; PINTO, R. R. ; Perna, R. F. ; MORALES, S. A. V. ; XAVIER, M. C. A. . Imobilização de frutosiltransferase de Aspergillus oryzae IPT-301 em subprodutos florestais para a produção de fruto-oligossacarídeos. In: 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023, Campinas. Anais do 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023.
-
SANTOS, E. D. ; LEITE, P. C. ; QUIRINO, B. L. V. ; FANIS, J. B. ; VIEIRA, A. C. ; MAESTRELLI, S. C. ; DA SILVA, ELDA ; Maiorano, A. E. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. ; MORALES, S. A. V. . Immobilization of Aspergillus oryzae IPT-301 whole cells on aluminum oxide for fructooligosaccharide production. In: 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023, Campinas. Anais do 15° SLACAN - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, 2023.
-
SANDRE JUNIOR, L. R. ; GONCALVES, M. C. P. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . IMOBILIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA BIOMASSA CATALÍTICA DE ASPERGILLUS ORYZAE IPT - 301 VISANDO A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS EM ESCALA LABORATORIAL. In: V Simpósio Integrado da UNIFAL-MG, 2019, Poços de Caldas-MG. Anais do evento, 2019.
-
ROSSI, G. D. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . Imobilização e caracterização da biomassa catalítica de Aspergillus oryzae IPT-301 visando a produção de frutooligossacarídeos em escala laboratorial. In: V Simpósio Integrado da UNIFAL-MG, 2019, Poços de Caldas-MG. Anais do evento, 2019.
-
FARIA, L. L. ; GONCALVES, M. C. P. ; PRADO, J. P. ; MORALES, S .A. V. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. . Immobilization of the Extracellular Fructosyltransferase Enzyme from Aspergillus Oryzae IPT-301 for the Production of Fructooligosaccharides. In: 7th Brazilian Biotechnology Congress and 2nd Biotechnology Ibero-American Congress, 2018, Brasilia. 7th Brazilian Biotechnology Congress and 2nd Biotechnology Ibero-American Congress, 2018.
-
TEIXEIRA, M. L. A. N. ; VIEIRA, A. C. ; FERREIRA, F. A. S. ; CARNEVALE, K. K. A. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; Perna, R. F. . ANÁLISE OPERACIONAL DE UM REATOR PBR EMPACOTADO COM CÉLULAS BIOCATALÍTICAS IMOBILIZADAS EM BUCHA VEGETAL. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, P. C. ; SILVA, L. G. ; MAESTRELLI, S. C. ; MARINI, J. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; Perna, R. F. . IMMOBILIZATION OF WHOLE CELLS OF Aspergillus oryzae IPT-301 ON SUPPORTS MANUFACTURED BY 3D PRINTING FOR THE ENZYMATIC PRODUCTION OF FRUCTOOLIGOSACCHARIDES. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, F. A. S. ; VIEIRA, A. C. ; XAVIER, M. C. A. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. . AVALIAÇÃO DA TERMOESTABILIDADE DE CÉLULAS BIOCATALÍTICAS DE Aspergillus oryzae IMOBILIZADAS E RETICULADAS EM BUCHA VEGETAL PARA A SÍNTESE DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELLO, V. G. ; Maiorano, A. E. ; SILVA, W. G. ; Perna, R. F. ; VILLALBA MORALES, S. A. . ENZYMATIC KINETICS AND CATALYTIC DEACTIVATION OF Aspergillus oryzae IPT-301 CELLS IMMOBILIZED IN POROUS SUPPORTS FOR FRUCTOOLIGOSACCHARIDES PRODUCTION IN A PACKED BED REACTOR. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. B. ; VIEIRA, A. C. ; MAESTRELLI, S. C. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. ; VILLALBA MORALES, S. A. . IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS FÚNGICAS EM CILINDROS DE PLA COM DIFERENTES POROSIDADES E DETERMINAÇÃO DA SUA ATIVIDADE CATALÍTICA PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, P. H. C. ; GOMES, N. C. S. ; SARAIVA, L. S. ; ROCHA PINTO, RAFAELA ; LACERDA, G. E. ; CARVALHINHO, C. F. M. L. ; ALMEIDA, A. F. ; Perna, R. F. ; XAVIER, M. C. A. ; VILLALBA MORALES, S. A. . IMMOBILIZATION OF A BACTERIAL INVERTASE IN SUGARCANE BAGASSE FOR INVERT SUGAR PRODUCTION. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. C. C. ; LIMA, S. E. S. ; DOMINICES, K. M. C. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; XAVIER, M. C. A. . MICROBIAL LIPIDS PRODUCTION BY LIPOMYCES STARKEYI USING BYPRODUCTS FROM THE SUGAR AND ALCOHOL INDUSTRY. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FILHO, L. R. P. ; MELLO, V. G. ; SANTOS, A. B. ; FERREIRA, F. A. S. ; AZARIAS, I. C. ; VIEIRA, A. C. ; XAVIER, M. C. A. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; Perna, R. F. ; BASSO, R. C. . STABILITY OF IMMOBILIZED AND CROSSLINKED MICROBIAL CELLS FOR THE PRODUCTION OF PREBIOTIC SUGARS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, E. D. ; LEITE, P. C. ; VIEIRA, A. C. ; QUIRINO, B. L. V. ; TEIXEIRA, G. N. ; ALVES, S. N. M. ; FANIS, J. B. ; MAESTRELLI, S. C. ; Perna, R. F. ; VILLALBA MORALES, S. A. . IMMOBILIZATION OF MICROBIAL CELLS ON TITANIUM OXIDE FOR FRUCTOOLIGOSACCHARIDE PRODUCTION. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMARAL, C. K. ; TARAMELLI, I. A. A. ; VIEIRA, A. C. ; LEITE, P. C. ; TEIXEIRA, M. L. A. N. ; SILVERIO, S. I. C. ; Maiorano, A. E. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. . CONTINUOUS SYSTEM TO FRUCTOOLIGOSACCHARIDES PRODUCTION WITH LOOFA SPONGE AS AN IMMOBILIZATION MATRIX. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMARAL, C. K. ; VIEIRA, A. C. ; AZARIAS, I. C. ; CARNEVALE, K. K. A. ; SOUZA, B. D. ; FERNANDES, S. ; MAESTRELLI, S. C. ; XAVIER, M. C. A. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; Perna, R. F. . EVALUATION OF BIOCHEMICAL STABILITY OF ASPERGILLUS ORYZAE IPT-301 CELLS IMMOBILIZED IN LOOFA SPONGE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, R. A. F. ; CARVALHINHO, C. F. M. L. ; SARAIVA, L. S. ; CARREIRO, SOLANGE ; MORALES, S .A. V. ; ALMEIDA, A. F. . Produção de pectinases bacterianas a partir de culturas puras e mistas isoladas de frutos amazônicos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SARAIVA, L. S. ; GOMES, N. C. S. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. ; ALMEIDA, A. F. ; MORALES, S .A. V. . Imobilização de invertase bacteriana em sílica gel para produção do açúcar invertido. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, K. M. ; SILVA, T. F. ; SANTOS, A. K. R. ; LACERDA, G. E. ; MARCHESAN, R. ; PINTO, R. R. ; Perna, R. F. ; MORALES, S .A. V. ; XAVIER, M. C. A. . Imobilização de frutosiltransferase de Aspergillus oryzae IPT-301 em subprodutos florestais para a produção de fruto-oligossacarídeos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SARAIVA, L. S. ; GOMES, N. C. S. ; MORAIS, P. H. C. ; SANTOS, E. D. ; PINTO, R. R. ; Perna, R. F. ; ALMEIDA, A. F. ; XAVIER, M. C. A. ; MORALES, S .A. V. . Imobilização de invertase bacteriana em polihidroxibutirato para a produção de açúcar invertido. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, E. D. ; LEITE, P. C. ; QUIRINO, B. L. V. ; FANIS, J. B. ; VIEIRA, A. C. ; MAESTRELLI, S. C. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. ; MORALES, S .A. V. . Immobilization of Aspergillus oryzae IPT-301 whole cells on aluminum oxide for fructooligosaccharide production. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, J. A. ; LEITE, P. C. ; TEIXEIRA, M. L. A. N. ; VIEIRA, A. C. ; SANTOS, E. D. ; SILVA, E. S. ; FERNANDES, S. ; SILVERIO, S. ; Maiorano, A. E. ; Villalba, S. A. ; Perna, R. F. . Immobilization of Aspergillus oryzae IPT-301 cells for the enzymatic production of fructooligosaccharides in a packed bed reactor. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZAMBALDI, A. C. M. L. ; SANTOS, I. L. ; SANTANA, L. O. ; ALMEIDA, A. L. F. ; CARVALHO, N. B. ; ELIAS, F. C. P. ; MORALES, S. A. V. ; CARREIRO, SOLANGE ; ALMEIDA, A. F. . Caracterização de microrganismos lipolíticos nativos de frutos amazônicos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZAMBALDI, A. C. M. L. ; SANTOS, I. L. ; SANTANA, L. O. ; PEREIRA, LUCIANA ; CARVALHO, N. B. ; ELIAS, F. C. P. ; MORALES, S. A. V. ; CARREIRO, SOLANGE ; ALMEIDA, A. F. . Caracterização molecular de microrganismos lipolíticos oriundos de frutos amazônicos e aplicação em reação de esterificação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, R. S. ; ROCHA, R. J. ; SOUZA, M. ; XAVIER, M. C. A. ; Maiorano, A. E. ; Sergio A V Morales ; Perna, R. F. ; Lopes, M. S. . Immobilization of a Fructosyltranseferase from A. oryzae IPT-301 on coffee husk and polylactic acid for the production of fructooligosaccharides. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEGDA, F. ; MAESTRELLI, S. C. ; MAIORANO, A. ; Sergio A V Morales ; Perna, R. F. ; Lopes, M. S. . Evaluation of tge parameters for the immobilization of a fructosyltransferase from Aspergillus oryzae IPT-301 on different zinc oxide supports. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAUJO, I. M. ; RIBEIRO, B. M. ; XAVIER, M. C. A. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; Sergio A V Morales ; Perna, R. F. . Immobilization of a Fructosyltranseferase from A. oryzae IPT-301 on polyhidroxibutyrate for fructooligosaccharides synthesis. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, J. A. ; SANDRE JUNIOR, L. R. ; RIBEIRO, B. M. ; ARAUJO, I. M. ; XAVIER, M. C. A. ; Maiorano, A. E. ; Perna, R. F. ; Sergio A V Morales . Application of immobilized Aspergillus oryzae IPT-301 cells in a packed bed reactor aiming at fructooligosaccharides production. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, N. R. ; SANTOS, E. D. ; FONSECA, J. C. F. ; Sergio A V Morales ; Maiorano, A. E. ; SILVA, E. S. ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. . Production and immobilization of wholle cells of Aspergillus oryzae IPT-301 cells in polyurethane for the enzymatic synthesis of fructooligosaccharides. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PRADO, J. P. ; SANDRE JUNIOR, L. R. ; XAVIER, M. C. A. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S. A. V. ; Perna, R. F. . EVALUATION OF THE VARIABLES FOR THE IMMOBILIZATION OF A FRUCTOSYLTRANSFERASE FROM Aspergillus oryzae IPT-301 ON SILICA GEL FOR THE PRODUCTION OF FRUCTOOLIGOSACCHARIDES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CORREA, A. C. ; MEGDA, F. ; MAESTRELLI, S. C. ; Marini, J ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. ; Lopes, M. S. . Produção de biocatalisadores heterogêneos a partir da imobilização da enzima frutosiltranferase microbiana em poli(ácido lático) puro e com adição de argila para a síntese de frutooligossacarídeos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORALES, S .A. V. . Palestra Online - Enzimas microbianas: Desenvolvimento de biocatalisadores para obtenção de produtos alimentícios. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, B. M. ; ROCHA, R. J. ; Lopes, M. S. ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Aspergillus oryzae IPT-301 NA ATIVIDADE DE FRUTOSILTRANSFERASE.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, I. M. ; PRADO, J. P. ; SANDRE JUNIOR, L. R. ; XAVIER, M. C. A. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA FRUTOSILTRANSFERASE EXTRACELULAR DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM DIVERSOS SUPORTES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, R. J. ; PEREIRA, R. S. ; PRADO, J. P. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. ; Lopes, M. S. . IMOBILIZAÇÃO DE FRUTOSILTRANSFERASE MICROBIANA EM BAGAÇO DE CANA E SABUGO DE MILHO PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANDRE JUNIOR, L. R. ; RIBEIRO, B. M. ; DIAS, G. S. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS DE UM REATOR PBR EMPACOTADO COM BIOMASSA MICROBIANA PARA A PRODUÇÃO ENZIMÁTICA DE FOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, M. C. C. ; MORALES, S .A. V. ; DOMINICES, K. M. C. ; XAVIER, M. C. A. . Produção de lipídio microbiano pela Lipomyces starkeyi a partir de subprodutos da indústria sucroalcooleira. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VIEIRA, G. R. ; MORALES, S .A. V. . Projeto de Equipamentos de Agitação, Mistura e Bombeamento para Fluidos Não-Newtonianos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, E. D. ; Dias, Giancarlo de Souza ; PRATA, M. G. ; Perna, R. F. ; MORALES, S .A. V. . INFLUÊNCIA DO MÉTODO DE IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS NA PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS EM BIORREATOR DE LEITO FIXO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FELIX, C. F. ; MORALES, S .A. V. . ANÁLISE COMPARATIVA DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM BIORREATORES DE LEITO FIXO E LEITO FLUIDIZADO PARA DIVERSAS CINÉTICAS DE REAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, L. L. ; XAVIER, M. C. A. ; SANDRE JUNIOR, L. R. ; SILVA, E. S. ; Maiorano, A. E. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . Immobilization of Fructosyltransferase on Silica and Vegetable Sponge for Fructooligossacharides Production. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NEVES, P. G. ; MUNHOZ, R. A. ; MORALES, S .A. V. ; MAESTRELLI, S. C. . Estudo da Viabilidade de Utilização de Técnicas Alternativas para a Produção de Peças Porosas De ZnO para Fotocatálise. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANDRE JUNIOR, L. R. ; GONCALVES, M. C. P. ; Perna, R. F. ; MORALES, S .A. V. . IMOBILIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA BIOMASSA CATALÍTICA DE ASPERGILLUS ORYZAE IPT ? 301 VISANDO A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS EM ESCALA LABORATORIAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROSSI, G. D. ; MORALES, S .A. V. ; Perna, R. F. . IMOBILIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA BIOMASSA CATALÍTICA DE ASPERGILLUS ORYZAE IPT-301 VISANDO A PRODUÇÃO DE FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS EM ESCALA LABORATORIAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NEVES, P. G. ; MORALES, S .A. V. ; MAESTRELLI, S. C. . AVALIAÇÃO FÍSICA E FOTOCATALÍTICA DE PEÇAS POROSAS DE ZNO OBTIDAS POR ?STARCH CONSOLIDATION. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
William Lima dos Anjos ; MORALES, S .A. V. ; Valença, G. P. . Efeitos da razão SiO2/Al2O3 na síntese de peneiras moleculares SAPO-34 e estruturas hierárquicas Meso-SAPO-34.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORALES, S .A. V. ; William Lima dos Anjos ; Valença, G. P. . Influência do teor de metal e dos parâmetros de reação na oxidação seletiva do etanol a acetaldeído em catalisadores Ag/Al2O3. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
C. Gonçalves ; MORALES, S .A. V. ; William Lima dos Anjos ; Valença, G. P. . ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS MISTOS DE ZIRCÔNIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
William Lima dos Anjos ; MORALES, S .A. V. ; SALVIA, N. L. ; Valença, G. P. . Síntese Sol-gel e Caracterização de Óxidos Mistos de ZrO2-SiO2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
C. Gonçalves ; Valença, G. P. ; VILLALBA MORALES, S. A. ; William Lima dos Anjos . Síntese e Caracterização de Óxidos Mistos de Zircônio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VILLALBA, S. A. ; Valença, G. P. . Estudo da reação de oxidação parcial de etanol em catalisadores de prata suportada em alumina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALVIA, N. L. ; VILLALBA, S. A. ; William Lima dos Anjos ; Valença, G. P. . Conversão Catalítica de Etanol Usando Catalisadores Cr-Mg/Al-MCM-41. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VILLALBA, S. A. ; ARIAS, E. L. M. ; Sbaite, P. ; JARDINI, A.L. ; MACIEL FILHO, R. . ESTUDO E MODELAGEM DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE UMA FRAÇÃO PESADA DE PETRÓLEO OBTIDA POR DESTILAÇÃO ATMOSFÉRICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANDER, C. M. G. ; VILLALBA, S. A. ; JARDINI, A.L. ; MACIEL, M. R. W. ; MACIEL FILHO, R. . Estudo e Avaliação do Comportamento da Viscosidade Cinemática e da Densidade a Diferentes Temperaturas de Frações Leves de Petróleo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
Villalba Morales, Sergio ; XAVIER, M. C. A. ; Perna, R. F. ; SILVA, W. G. . Produção eficiente e sustentável de açúcares prebióticos mediante o uso de biotecnologia e impressão 3D. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VILLALBA MORALES, S. A. . Reologia Aplicada na Indústria Química e de Alimentos. 2016. .
VILLALBA, S. A. ; Valença, G. P. . Relatório final de pesquisa correspondente ao convênio Unicamp - Clariant S.A.. 2013. (Relatório de pesquisa).
VILLALBA, S. A. ; Valença, G. P. . Relatório correspondente ao convênio Unicamp - Clariant S.A.. 2012. (Relatório de pesquisa).
VILLALBA, S. A. ; Valença, G. P. . Relatório correspondente ao convênio Unicamp - Clariant S.A.. 2012. (Relatório de pesquisa).
VILLALBA, S. A. ; Valença, G. P. . Relatório correspondente ao convênio Unicamp - Clariant S.A.. 2011. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Bioprospecção de Produtos da Amazônia Legal- FINEP, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Glêndara Aparecida de Souza Martins em 19/03/2026., Descrição: projeto tem por objetivo geral a ampliação e consolidação da pesquisa já desenvolvida pela Universidade Federal do Tocantins, no âmbito da Bioprospecção de Produtos da Amazônia Legal, com vistas no desenvolvimento de produtos e processos de interesse da indústria de alimentos, farmacológica e de cosméticos a partir da biodiversidade Amazônica e do Cerrado. Não obstante, o projeto busca, ainda, resultados técnico-científicos e acadêmicos em consonância com a política industrial e de inovação, em atendimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Tocantins.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Michelle da Cunha Abreu Xavier - Integrante / ALEX FERNANDO DE ALMEIDA - Integrante / Glêndara Aparecida de Souza Martins - Coordenador / AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA - Integrante / Patrícia Martins Guarda - Integrante / elisandra escapim - Integrante / clarissa damiani - Integrante.
-
2024 - Atual
Desenvolvimento de biocatalisadores para a produção contínua de fruto-oligossacarídeos de alta pureza utilizando células microbianas e impressão 3D. FAPEMIG-Processo APQ-00793-24, Descrição: O mercado mundial de fruto-oligossacarídeos (FOS) tem se destacado pelo aumento expressivo na sua demanda, por sua utilização em substituição aos edulcorantes tradicionais, devido aos benefícios que proporcionam à saúde e nutrição humana. Os FOS podem ser produzidos pela reação de transfrutosilação da sacarose, catalisada por enzimas aderidas às células microbianas. A imobilização celular permite obter biocatalisadores heterogêneos robustos, ativos e estáveis, tornando competitiva a sua utilização em processos em escala industrial. Estudos recentes têm demonstrado que as células do fungo Aspergillus oryzae IPT-301 são biocatalisadores promissores para a produção de FOS. No entanto, a suaaplicação em reator de leito fixo (PBR) é limitada pelo uso de protocolos de imobilização que conduzem a processos desíntese onerosos e a problemas associados à dinâmica de escoamento e de transferência de massa. Estas limitaçõespodem ser solucionadas ao se utilizar leitos biocatalíticos com propriedades morfológicas e condições de reaçãootimizadas. Diante desses desafios, propõe-se o desenvolvimento de biocatalisadores heterogêneos de altodesempenho para a produção contínua de FOS em reator PBR a partir de células de A. oryzae IPT-301 imobilizadas emsuportes porosos de poli-ácido lático (PLA) fabricados por impressão 3D. A tecnologia por impressão 3D possibilitará aobtenção de suportes com geometrias e porosidades controladas, com alta reprodutibilidade e baixo custo empregandoo PLA, um polímero biodegradável, de baixa toxicidade, elevada resistência e de fácil impressão. Dessa forma, almeja-se a obtenção de um processo eficiente e de baixo custo para a produção de FOS em fluxo contínuo por meio do desenvolvimento de um biocatalisador otimizado para esse fim, associada ao estudo de parâmetros operacionais dos processos de recuperação e purificação desse bioproduto nutracêutico de interesse comercial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Sylma Carvalho Maestrelli - Integrante / Rafael Firmani Perna - Coordenador / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / Elda S. Silva - Integrante / Michelle da Cunha Abreu Xavier - Integrante / Cristiane Angelica Ottoni - Integrante / Rodrigo Corrêa Basso - Integrante / Everson Alves Miranda - Integrante / Warley Gramacho da Silva - Integrante / Sara Isabel da Cruz Silvério - Integrante / LIGIA RAQUEL MARONA RODRIGUES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Central de Bioprospecção de Produtos da Amazônia Legal, Descrição: Trata-se de um projeto que visa ampliar e consolidar a Central de Bioprospecção de Produtos da Amazônia Legal (CBPA) para que esteja apta a explorar o potencial alimentício, biotecnológico e farmacológico de frutos amazônicos e do cerrado, bem como prestar serviços à sociedade no âmbito das análises físico-química e microbiológicas de matérias-primas de origem vegetal e animal e do desenvolvimento de produtos e processos. Após a ampliação da infraestrutura atual, os pesquisadores trabalharão, ainda, para realizar a caracterização, isolamento e aplicação de microrganismos provenientes da fermentação espontânea dos frutose determinação da composição e aproveitamento das partes comestíveis e não comestíveis dos frutos para obtenção de compostos e produtos de interesse para a indústria. Em paralelo ao desenvolvimento técnico científico será ampliada a divulgação e a prospecção por parte da CBPA para dar suporte à consolidação da Embrapii Tocantins, bem como a empreendedores e indústrias. O projeto está estruturado em ações conjuntas entre pesquisadores que formam o comitê científico da CBPA junto à Universidade Federal do Tocantins e instituições nacionais e internacionais parceiras com expertise na área o que permitirá, também, a formação de recursos humanos qualificados para minimizar assimetrias regionais, consolidar as áreas envolvidas e garantir a continuidade das ações institucionais a longo prazo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (24) Doutorado: (8) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Michelle da Cunha Abreu Xavier - Integrante / ALEX FERNANDO DE ALMEIDA - Integrante / Glêndara Aparecida de Souza Martins - Coordenador / AULER DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA - Integrante / elisandra escapim - Integrante / Caroline Roberta Freita Pires - Integrante.
-
2024 - Atual
Desenvolvimento de tecnologia para a biotransformação de resíduos de frutos amazônicos em lipídios microbianos de alto valor agregado com aplicação em alimentos, fármacos e/ou biocombustíveis, Descrição: Estudar a biotransformação de resíduos de frutos da Amazônia, catalisada por microrganismo oleaginoso, em óleos com composição enriquecida e elevado potencial de aplicação na produção de alimentos, fármacos e biocombustíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Michelle da Cunha Abreu Xavier - Coordenador / Kallyana Moraes Carvalho Dominices - Integrante / Gabriela Eustáqio Lacerda - Integrante.
-
2023 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE BIOCATALISADORES ENZIMÁTICOS PARA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BIOCOMBUSTÍVEIS, Descrição: Edital FAPT/CNPq - Fixação de Jovens DoutoresO presente projeto tem como objetivo a imobilização orientada de lipase por três diferentes técnicas (adsorção física, ligação covalente e encapsulamento) em suportes orgânicos (agarose, quitosana) e inorgânicos (sílica, metacrilato, poliestireno) ativados com glutaraldeído, epicloridrina, divinil sufona e líquidos iônicos, visando o desenvolvimento de nano biocatalisadores e sua aplicação na indústria de alimentos para produção de bioaromas e na indústria de biocombustíveis para produção de biolubrificantes. Os biocatalisadores imobilizados serão caracterizados quanto aos parâmetros morfológicos (FT-IR e MEV) e operacionais como temperatura, pH, armazenamento, reuso. Os produtos das reações, visando a aplicação dos biocatalisadores, serão analisados em cromatografia líquida e gasosa. O projeto trará importantes avanços no uso de biocatalisadores obtidos a partir da produção de enzimas por linhagens microbianas isoladas de frutos da região amazônica, evidenciando o potencial da região quanto à necessidade de preservar o bioma amazônico e explorar o seu potencial biotecnológico... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Rafael Firmani Perna - Integrante / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / ALEX FERNANDO DE ALMEIDA - Coordenador / DIAS BATISTA, RYHÁRA - Integrante / PEREIRA, LUCIANA - Integrante / JESSICA FERREIRA DE ALMEIDA - Integrante / NAYARA BEZERRA DE CARVALHO - Integrante / RAYNNE OLIVEIRA ALVES - Integrante.
-
2023 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE BIOCATALISADORES ENZIMÁTICOS PARA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BIOCOMBUSTÍVEIS, Descrição: Edital FAPT/CNPq - Fixação de Jovens DoutoresO presente projeto tem como objetivo a imobilização orientada de lipase por três diferentes técnicas (adsorção física, ligação covalente e encapsulamento) em suportes orgânicos (agarose, quitosana) e inorgânicos (sílica, metacrilato, poliestireno) ativados com glutaraldeído, epicloridrina, divinil sufona e líquidos iônicos, visando o desenvolvimento de nano biocatalisadores e sua aplicação na indústria de alimentos para produção de bioaromas e na indústria de biocombustíveis para produção de biolubrificantes. Os biocatalisadores imobilizados serão caracterizados quanto aos parâmetros morfológicos (FT-IR e MEV) e operacionais como temperatura, pH, armazenamento, reuso. Os produtos das reações, visando a aplicação dos biocatalisadores, serão analisados em cromatografia líquida e gasosa. O projeto trará importantes avanços no uso de biocatalisadores obtidos a partir da produção de enzimas por linhagens microbianas isoladas de frutos da região amazônica, evidenciando o potencial da região quanto à necessidade de preservar o bioma amazônico e explorar o seu potencial biotecnológico... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Rafael Firmani Perna - Integrante / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / ALEX FERNANDO DE ALMEIDA - Coordenador / DIAS BATISTA, RYHÁRA - Integrante / PEREIRA, LUCIANA - Integrante / JESSICA FERREIRA DE ALMEIDA - Integrante / NAYARA BEZERRA DE CARVALHO - Integrante / RAYNNE OLIVEIRA ALVES - Integrante.
-
2023 - Atual
Desenvolvimento e otimização de um sistema catalítico heterogêneo para a produção contínua de fruto-oligossacarídeos utilizando impressão 3D e fluidodinâmica computacional (CNPq Universal n408302/2023-2), Descrição: Este projeto propõe desenvolver e otimizar leitos catalíticos, para a produção eficiente de FOS em reator PBR, mediante a imobilização de CI de A. oryzae-IPT-301 em suportes fabricados por impressão 3D, ensaios bioquímicos e catalíticos e estudos de fluidodinâmica computacional (CFD).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Coordenador / Rafael Firmani Perna - Integrante / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / Michelle da Cunha Abreu Xavier - Integrante / ALEX FERNANDO DE ALMEIDA - Integrante / Marlus Pinheiro Rolemberg - Integrante / Patrícia Martins Guarda - Integrante / Warley Gramacho da Silva - Integrante / Maximilian Joachim Hodapp - Integrante / Sara Isabel da Cruz Silvério - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2022 - 2024
DESENVOLVIMENTO DE BIOCATALISADORES ENZIMÁTICOS ESTÁVEIS PARA A OBTENÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, Descrição: O projeto visa a produção e caracterização de biocatalisadores enzimáticos heterogêneos, baseados na imobilização de enzimas microbianas invertase e frutosiltransferase em suportes externos, assim como a avaliação da atividade catalítica e estabilidade desses biocatalisadores durante reações enzimáticas para produção de açúcar invertido e frutooligossacarídeos em biorreatores batelada e contínuos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Coordenador / Rafael Firmani Perna - Integrante / Michelle da Cunha Abreu Xavier - Integrante / ALEX FERNANDO DE ALMEIDA - Integrante / Raquel Marchesan - Integrante.
-
2022 - 2024
Produção e imobilização de enzimas em suportes orgânicos de origem renovável para obtenção de prebióticos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Rafael Firmani Perna - Integrante / Michelle da Cunha Abreu Xavier - Coordenador / ALEX FERNANDO DE ALMEIDA - Integrante / Raquel Marchesan - Integrante.
-
2022 - Atual
Desenvolvimento de biocatalisadores heterogêneos para a produção contínua de frutooligossacarídeos em reator de leito fixo. CNPq Universal 404912/2021-4, Descrição: O mercado mundial de alimentos prebióticos, especialmente de frutooligossacarídeos (FOS), apresenta aumentos expressivos na sua demanda devido aos benefícios que proporcionam à saúde e nutrição humana. A produção industrial de FOS no Brasil é limitada pela baixa eficiência de processos biocatalíticos homogêneos baseados no uso de enzimas frutosiltransferases solúveis no meio reacional, as quais apresentam baixa estabilidade térmica e operacional, não podem ser reutilizadas e são dificilmente separadas dos produtos da reação, oferecendo limitações operacionais e econômicas ao processo. Portanto, faz-se necessário desenvolver tecnologias enzimáticas eficientes e viáveis para a produção de FOS. Uma alternativa promissora é o uso de biocatalisadores heterogêneos obtidos a partir da imobilização de células íntegras com atividade catalítica, os quais têm ganhado expressivo destaque na área biotecnológica, permitindo tornar competitiva a aplicação de enzimas em larga escala. A imobilização de células por absorção em suportes, durante a sua produção, apresenta vantagens operacionais pois não requer etapas de purificação e imobilização da enzima, a qual já se encontra imobilizada na sua biomassa de origem. As propriedades e o desempenho das células imobilizadas dependerão do material de suporte, microrganismo e parâmetros de fermentação utilizados. Assim, propõe-se imobilizar, por absorção, células íntegras (biomassa catalítica) de Aspergillus oryzae IPT-301 em diferentes suportes durante o cultivo celular submerso, e avaliar suas propriedades físicas e químicas, bem como o seu desempenho na reação de transfrutosilação da sacarose para a produção de FOS. Busca-se sintetizar biocatalisadores heterogêneos inéditos ativos, estáveis e seletivos por meio de uma técnica simples e promissora de imobilização de células utilizando suportes de baixo custo, abundantes ou de simples processamento, visando a produção enzimática e contínua de FOS em reator de leito fixo (PBR).(proc n40491220214).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Sylma Carvalho Maestrelli - Integrante / Melina Savioli Lopes - Integrante / Rafael Firmani Perna - Coordenador / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / Elda S. Silva - Integrante / Michelle da Cunha Abreu Xavier - Integrante / ALEX FERNANDO DE ALMEIDA - Integrante / Nathália Romani Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2021 - 2024
Produção enzimática de frutooligossacarídeos em reator de leito fixo a partir da biomassa de Aspergillus oryzae imobilizada em poliuretano- FAPEMIG/UNIVERSAL (APQ-00085-21), Descrição: Os frutooligossacarídeos (FOS) são oligômeros de frutose constituídos por kestose, nistose e beta- frutofuranosilnistose. Esses açúcares, de baixa caloria, são classificados como prebióticos, não são cariogênicos, podem ser consumidos seguramente por diabéticos, aumentam a absorção de cálcio e magnésio pelo organismo humano e, por não serem hidrolisados pelas enzimas gastrointestinais, promovem a seletividade de bactérias probióticas na microbiota intestinal, auxiliando na eliminação de microrganismos patogênicos e prevenção do câncer de cólon. Os FOS são amplamente utilizados pelas indústrias farmacêutica e alimentícia como açúcares funcionais. Apesar dos benefícios para a saúde e nutrição humana, os FOS não são produzidos industrialmente no Brasil já que o país carece de tecnologia capaz de produzi-los a baixo custo e por meio de processos contínuos que permitam sua produção em escala industrial. No entanto, o Brasil é um dos principais produtores mundiais de sacarose, matéria-prima utilizada para a produção de FOS. A conversão de sacarose em FOS é catalisada pela enzima frutosiltransferase (FTase, E.C. 2.4.1.9) por reação de transfrutosilação e o Aspergillus oryzae IPT-301 se destaca como fonte microbiana potencialmente produtora dessa enzima. Diante disso, propõe-se desenvolver a síntese de um biocatalisador heterogêneo, que consiste na biomassa catalítica microbiana imobilizada e reticulada em esponja de poliuretano, para aplicá-lo em reator de leito fixo (PBR) para a produção contínua de FOS utilizando sacarose comercial como reagente. A proposta difere de processos convencionais existentes, cuja produção de FOS ocorre em reator batelada catalisada por enzimas solúveis ou imobilizadas que exibem baixas estabilidades térmica e operacional. Portanto, busca-se obter um biocatalisador heterogêneo robusto, ativo, estável e seletivo que produza FOS em reator enzimático, por processo contínuo e de baixo custo, com parâmetros operacionais e de desempenho otimizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Melina Savioli Lopes - Integrante / Rafael Firmani Perna - Coordenador / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / Elda S. Silva - Integrante / Sérgio Fernandez - Integrante / Andreza Aparecida Longati de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2020 - 2024
Implementação de processo enzimático contínuo para produção de frutooligossacarídeos a partir de biomassa microbiana imobilizada (Edital 09/2020 - PRPPG/UNIFAL-MG), Descrição: Projeto aprovado no Edital 09/2020 - Chamada em Fluxo contínuo para registro e acompanhamento de projetos de pesquisa científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UNIFAL-MG).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Rafael Firmani Perna - Coordenador / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / Elda S. Silva - Integrante / Marlus Pinheiro Rolemberg - Integrante.
-
2019 - 2022
Produção enzimática de frutooligossacarídeos em reator de leito fixo a partir de células íntegras imobilizadas de Aspergillus oryzae (Processo 421540/2018-4 - CNPq Universal), Descrição: Os frutooligossacarídeos (FOS) são oligômeros de frutose constituídos por kestose, nistose e beta-frutofuranosilnistose. Esses açúcares, de baixa caloria, são classificados como prebióticos, não são cariogênicos, podem ser consumidos por diabéticos,aumentam a absorção de cálcio e magnésio pelo organismo humano e, por não serem hidrolisados pelas enzimas gastrointestinais, promovem a seletividade de bactérias probióticas na microbiota intestinal, auxiliando na eliminação de microrganismos patogênicos e na prevenção do câncer de cólon. Os FOS, ainda, ajudam na redução do colesterol, triacilgliceróis e fosfolipídios no sangue, sendo amplamente utilizados pela indústria alimentícia como açúcares funcionais. Apesar dos benefícios, os FOS não são produzidos industrialmente no Brasil que é um dos maiores produtores mundiais de sacarose, matéria-prima utilizada para a produção de FOS, sendo o seu consumo dependente de importação. O país carece de tecnologia capaz de produzi-los a baixo custo e por meio de processos contínuos que permitam sua produção em escala industrial. A conversão de sacarose em FOS é realizada pela ação da enzima frutosiltransferase (FTase, E.C. 2.4.1.9) por reação de transfrutosilação e o Aspergillus oryzae IPT-301 se destaca como fonte microbiana potencialmente produtora desta enzima. Diante disso, este projeto de pesquisa propõe desenvolver um processo biotecnológico voltado à produção contínua de FOS em reator de leito fixo (PBR) a partir de biomassa catalítica microbiana imobilizada, utilizando sacarose comercial como reagente. A proposta difere dos processos convencionais existentes, cuja produção de FOS ocorre em reator batelada. Portanto, espera-se desenvolver um processo que seja passível de ampliação de escala e viável para aplicação industrial, com parâmetros operacionais otimizados, capaz de produzir FOS em modo contínuo e a baixo custo, por meio de reatores enzimáticos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Rafael Firmani Perna - Coordenador / Elda S. Silva - Integrante / THEO GUENTER KIECKBUSCH - Integrante / ALFREDO MAIORANO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2017 - 2020
Imobilização de frutosiltransferases microbianas para a produção de frutooligossacarídeos, Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa visa imobilizar as enzimas frutosiltransferases extracelular e micelial por meio da aplicação de diferentes técnicas de imobilização enzimática e celular para a produção de frutooligossacarídeos em processos batelada e contínuo. O desenvolvimento do projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Alfenas (Instituto de Ciência e Tecnologia) e o Laboratório de Biotecnologia Industrial do Instituto de Pequisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP). A parceria está publicada no Diário Oficial da União, n. 196, seção 3, ISSN 1677-7069, p. 65. Período de vigência: 06/10/2015 a 05/10/2020... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Rafael Firmani Perna - Coordenador / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / Elda S. Silva - Integrante / Paulo Waldir Tardioli - Integrante / Cleide Mara Farias Soares - Integrante.
-
2017 - 2020
Análise e projeto de Biorreatores para produção de frutooligossacarídeos usando Ftases imobilizadas e células íntegras, Descrição: O projeto visa explorar diversos métodos de imobilização de enzimas frutosiltransferases extracelular e micelial na produção de frutooligossacarídeos em processos batelada e contínuo. O desenvolvimento do projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Alfenas (Instituto de Ciência e Tecnologia) e o Laboratório de Biotecnologia Industrial do Instituto de Pequisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Rafael Firmani Perna - Coordenador / Alfredo Eduardo Maiorano - Integrante / Elda S. Silva - Integrante.
-
2014 - 2017
Síntese de peneiras moleculares SAPO-34 e meso-SAPO-34 para conversão catalítica do etanol e metanol em olefinas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Gustavo Paim Valença - Coordenador / William Lima dos Anjos - Integrante / Natália Maira Braga Oliveira - Integrante.
-
2014 - 2015
Preparacão de Peneiras Moleculares Mesoporosas com Controle de Acidez e Basicidade Supercial, Descrição: Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Gustavo Paim Valença - Coordenador / William Lima dos Anjos - Integrante / Zoroastro Souza Neto - Integrante.
-
2013 - 2015
Síntese, caracterização e atividade catalítica de óxidos mistos de zircônio e sílica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Gustavo Paim Valença - Coordenador / William Lima dos Anjos - Integrante.
-
2011 - 2013
Óxido de etileno a partir de etanol, Descrição: Projeto de pesquisa Universidade - Empresa financiado pela Clariant S.A.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sergio Andres Villalba Morales - Integrante / Gustavo Paim Valença - Coordenador.
Prêmios
2024
Prêmio Trabalho Destaque. VI CTOCTA. Desenvolvimento de biocatalisadores estáveis e com alta atividade de transfrutosilação para a produção de fruto-oligossacarídeos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
2024
Prêmio Trabalho Destaque. VI CTOCTA. PRODUÇÃO DE LIPÍDIOS MICROBIANOS A PARTIR DAS RAMAS DA BATATA DOCE PARA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS E BIOCOMBUSTÍVEIS., UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
2023
Trabalho reconhecido com relevância acadêmica, V SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS-SIMEALI.
2023
Terceiro lugar XIX Semana de Iniciação Científica- Ciências Agrárias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
2023
Quarto lugar XIX Semana de Iniciação Científica- Ciências Agrárias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
2023
3º LUGAR na 5º edição do Prêmio FIETO de Inovação/Universidade (Projeto: USO DE ENZIMAS BACTERIANAS DO FRUTO PUPUNHA PARA A PRODUÇÃO BIOTECNOLÓGICA E SUSTENTÁVEL DE AÇÚCAR INVERTIDO), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO.
2021
Melhor trabalho completo premiado na área de Biotecnologia e Bioprocessos.INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Aspergillus oryzae IPT-301 NA ATIVIDADE DE FRUTOSILTRANSFERASE, I Web Encontro Nacional de Engenharia Química..
2020
Menção Honrosa (APRESENTAÇÃO ORAL) na área de Biotecnologia, no XVI - Seminário de Iniciação Científica (SIC) - (UFT), Universidade Federal do Tocantins.
2018
Prêmio Inventores Unicamp- Categoria Patentes Concedidas, Agência de Inovação da Unicamp - INOVA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Tocantins. , Quadra 109 Norte Avenida NS 15, Plano Diretor Norte, 77001090 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (63) 999177090
Experiência profissional
2015 - 2017
Universidade Metodista de PiracicabaVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 28
2014 - 2014
Universidade Metodista de PiracicabaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Emergencial, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2015 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Membro do conselho do curso de Engenharia Química.
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Catálise Heterogênea, Reatores Químicos I, Reatores Químicos II, Termodinâmica Química Aplicada
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Balanço Material e Energético de Processo
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia Bioquímica, Princípios de Processos Químicos, Reatores Químicos I, Reatores Químicos II
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Industrial Aplicada I com Ênfase em Processos Químicos
-
01/2016 - 01/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciências Térmicas
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fenômenos de Transporte I, Reatores Químicos I, Reatores Químicos II
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Hidráulica Geral
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Métodos Numéricos em Engenharia Química, Reatores Químicos I, Reatores Químicos II
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciências Térmicas
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Tecnologia em Processos Químicos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Cálculo de Reatores Químicos
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Reatores Químicos I, Reatores Químicos II
2011 - 2013
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador projeto Unicamp-Clariant S.A
2009 - 2011
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista-Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2007
Universidad Industrial de SantanderVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Docente
Atividades
-
02/2007 - 12/2007
Estágios , Escuela de Ingeniería Química.Estágio realizado, Auxiliar docente na disciplina Operações Unitárias I.
2019 - Atual
Universidade Federal de AlfenasVínculo: Docente de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Docente permanente do PPGEQ
Outras informações:
Docente permanente do programa de pós-graduação em Engenharia Química da UNIFAL (PPGEQ).
2017 - 2020
Universidade Federal de AlfenasVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2019
Ensino, Engenharia Química, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Catálise Heterogênea, Cinética Aplicada e Reatores Químicos
-
12/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Engenharia Química.Linhas de pesquisa
-
04/2017 - 02/2021
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia das Reações Químicas Heterogêneas, Estágio Supervisionado, Operações Unitárias I, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
04/2017 - 11/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Engenharia Química.Cargo ou função, Membro da comissão de trabalhos de conclusão de curso.
-
02/2018 - 02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Engenharia Química.Cargo ou função, Interlocutor do Núcleo de Engenharia Química.
-
03/2018 - 12/2019
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Engenharia Química I
-
08/2018 - 01/2019
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de mecânica dos fluidos
-
09/2017 - 02/2018
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
09/2017 - 02/2018
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mecânica dos Fluidos
-
04/2017 - 09/2017
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Mecânica dos Fluidos
2020 - Atual
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2020
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Professor Convidado Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Convidado Voluntário, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2024
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto e Controle de Biorreatores, Metodologia Científica, Seminários I
-
02/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Tocantins.Cargo ou função, Comissão de Credenciamento Docente do PPGCTA.
-
08/2023
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação, controle e automação, Mecânica e Ciência dos Materiais
-
05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Tocantins.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Alimentos.
-
12/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Tocantins.Linhas de pesquisa
-
02/2021 - 07/2023
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciência dos Materiais, Instrumentação, controle e automação, Metodologia Científica, Desenho Técnico
-
12/2021 - 06/2022
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
08/2019 - 12/2021
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biorreatores: Projeto e Modelagem, Instrumentação e controle de bioprocessos
Propriedade Intelectual
Patentes (2)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR | Processo de viscorredução de petróleos pesados, ultrapesados e resíduos com laser de co2 e uso do mesmo | 30/10/2009 |
| INVENTOR | Processo de craqueamento e petróleo com laser de co2 | 06/02/2009 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sergio Andres Villalba Morales e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?