Ester Emanuele Calazans de Sousa
Graduada em Biologia, modalidade licenciatura, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com experiência consolidada em múltiplos campos educacionais e ambientais. Durante um período de um ano, desempenhei atividades como estagiária no laboratório de Carcinologia do Museu de História Natural (MHN), contribuindo para pesquisas científicas e projetos acadêmicos.Posteriormente, fui selecionada para exercer o cargo de professora substituta de ciências na Escola Particular Jorge de Lima, além de ministrar aulas de biologia para alunos de supletivo na Promove Cursos. Esta experiência ampliou meu repertório pedagógico e minha capacidade de adaptação a diferentes contextos educacionais.Paralelamente, integrei o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) até o término da graduação, onde pude aprimorar minhas habilidades didáticas e contribuir para a formação de novos professores.Em complemento, participei como estagiária não-obrigatória no Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), especificamente no setor de Educação Ambiental, colaborando na execução de projetos voltados para a conscientização e educação da população alagoana.Após a conclusão da graduação, empreendi em projetos de second hand, confeitaria e também como promotora freelancer junto a empresas como a Balaio de Gato, agregando experiência em projetos diversos e desenvolvendo minha capacidade de atuação autônoma.Atualmente, encontro-me engajada em um curso de extensão na PUCRS, intitulado "Da tarefa à motivação: propósito e engajamento de equipes", visando aprimorar minha compreensão sobre gestão de equipes e liderança. Destaco ainda minhas premiações em editais de fomento à startups e meu investimento em cursos de aperfeiçoamento no SEBRAE, os quais contribuíram significativamente para meu desenvolvimento profissional e empreendedor.Há 5 anos, iniciei minha trajetória como CEO e fundadora da Master Educação, onde busco aplicar minha expertise em educação e gestão para promover o sucesso acadêmico dos alunos, formação continuada de profissionais e o crescimento da instituição.
Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Ciências Biológicas
2012 - 2017
Universidade Federal de Alagoas
Título: IMPACTOS DO PIBID NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Orientador: Saulo Verçosa Nicácio
Formação complementar
2024 -
Extensão universitária em da tarefa à motivação: propósito e engajamento de equipes. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Produções bibliográficas
-
SILVA, J. M. L ; SANTOS, C. R. S. ; SOUSA, E. E. C. . 'A arte da biologia' - Paródias, poemas e piadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, E. E. C. ; SILVA, J. M. L ; SANTOS, C. R. S. . Aplicação do jogo 'racha -cuca' pelo PIBID biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SOUSA, E. E. C. ; Oliveira M. L. . Competições de startup. 2022. (Projetos de inovação tecnológica em educação).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Crustáceos do complexo estuarino-lagunar Mundaú/Manguaba-Alagoas., Descrição: Verificação da estrutura da população de crustáceos no complexo estuarino-lagunar Mundaú/Manguaba-Alagoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ester Emanuele Calazans de Sousa - Coordenador / Tereza Cristina dos Santos Calado - Integrante.
-
2013 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ester Emanuele Calazans de Sousa - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2017
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)
2014 - 2014
Colégio Jorge de LimaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 14
2013 - 2014
Museu de História NaturalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Laboratório de Carcinologia - LABMAR
2016 - 2018
Instituto do Meio Ambiente do Estado de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
atuando no setor de Educação Ambiental, auxiliando na execução dos serviços referentes aos projetos destinados a população alagoana.
2017 - 2014
Promove CursosVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora de biologia para turmas de supletivo
2019 - Atual
Master Reforço EscolarVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora responsável pelo fechamento de aulas com tutores e clientes.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ester Emanuele Calazans de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?