Rosângela Figueira Dornas

Graduação em Matemática pela UFF (1997), Especialização em Mídias na Educação pela UFRJ (2013) e Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (1999); ano este em que ingressou no Doutorado, na mesma Instituição e Programa de Pesquisa. Coordenou o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados, de 2001 a 2005, nas Faculdades Integradas Maria Thereza, onde lecionou as disciplinas de Informática, EaD e Metodologia Impl. de EaD, Metodologia da Matemática I e II, Resolução de Problemas e Criatividade, Robótica, Tecnologias Educacionais, e Estatística, para o Curso de Pedagogia; as disciplinas de Matemática Básica, Estatística e Probabilidade, Planilhas Eletrônicas e Introd. a Pesquisa Operacional para o curso de Administração; e a disciplina de Iniciação Científica II (Bioestatística) para o Curso de Biologia, até 2018. Professora docente I, de Matemática, na Rede Estadual de Ensino em Niterói há 17 anos, onde também leciona a disciplina de Resolução de Problemas Matemáticos/Letramento de Matemática. Foi professora docente I (Matemática e Res. Problemas Matemáticos) em Itaboraí, também pela Rede Estadual durante cinco anos. E foi Prof. docente II (Matemática) no município de Cabo Frio durante dois anos e três meses. Foi Professora da disciplina Atendimento Psicopedagógico III (Raciocínio Lógico e Matemático) do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Universidade Plínio Leite, em 2013 (Niterói-RJ), e da disciplina de Bioestatística do curso de Pós Graduação em Análises Clínicas e Gestão Laboratorial nas FAMATh, até 2017. É Orientadora de TFC, Coordenadora de Tutoria e Tutora no LANTE da UAB/UFF nos Cursos de Pós-Graduação em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, e Planejamento Impl e Gestão de EaD, desde 2009 até 2019. Tem experiência nas áreas de Matemática, Estatística e Probabilidade, Geometria, Informática, com ênfase em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Planilhas Eletrônicas e Pesquisa Operacional. Foi membro do Conselho Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia do Município de Niterói, durante 4 anos, representando as Faculdades Integradas Maria Thereza, recebendo inclusive uma Moção de Louvor pelos trabalhos prestados. Membro da CPA da FAMATh de 2004 a 2018.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Sistemas e Computação

1999 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: CONVEXIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURA DE PROTEÍNAS,
Orientador: Adilson Elias Xavier
Palavras-chave: Convexificação; Estrutura geométrica de proteínas; Distância geométrica.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação

1997 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Modelagem de Proteínas com a Técnica dos Modelos Hidden Markov,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Rubem Pinto Mondaini
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Modelo Hidden Markov; Proteínas Heat-shock; Homologia.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Mídias na Educação - Modalidade à Distância

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As Redes Sociais como Recurso Pedagógico: interação e aprendizagem nas comunidades virtuais
Orientador: Eduardo Santiago Spller

Graduação em Matemática

1993 - 1997

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Conversa com as Prof:a Literatura Infantil por princípio e o Método por fim. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação Interdisciplinar em Educação Financeira, Matemática e TICs. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2018 - 2018

Workshop Midiaeducação. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado de Educação-RJ, Oi Futuro, Planeta.com, SEEDUC-RJ, Brasil.

2018 - 2018

Formação Continuada (Matemática). (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

Um laboratório de ensino de geometria: elaboração. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2008 - 2008

Educação Digital 2. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.

2008 - 2008

Educação Digital. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.

2008 - 2008

Linguagens, Mídias e Sensibilidade na Educação. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada e Computacional.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria Analitica e Espacial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Pesquisa Operacional.

Organização de eventos

KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira . Mostra de Museu Interativo. 2011. (Exposição).

KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira . Oficina Função Simetria Axial e Elementos Básicos da Trigonometria. 2011. (Outro).

Participação em eventos

II Congresso Nacional de Formação de Professores. XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores.. INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO FRENTE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL.. 2014. (Congresso).

XII Encontro Paulista de Educação Matemática: XII EPEM.UMA COLABORAÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, VISANDO À MELHORIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: duas inclusões na sala de aula.. 2014. (Encontro).

VII ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas.A MODALIDADE A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DE MATERIAIS CONCRETOS E VIRTUAIS.. 2012. (Encontro).

VI Semana da Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF).MATERIAIS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma análise da aplicação em quatro versões de uma mesma disciplina.. 2012. (Outra).

VI Semana da Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF).LEGI: o Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática do Laboratório de Ensino de Geometria na VI Semana da Matemática.. 2012. (Outra).

1 Encontro de Gestão de Pólos e de Cursos a Distância e Recursos para o Ensino de Matemática.Visita Guiada: Museu Interativo de Educação Matemática do LEG. 2011. (Encontro).

V Encontro Brasiliense de Educação Matemática.O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: um estímulo à criatividade em sala de aula.. 2011. (Encontro).

V Encontro Brasiliense de Educação Matemática: Criatividade e Educação Matemática. (V EBREM).APRESENTANDO O MUSEU INTERATIVO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2011. (Encontro).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2010. (Outra).

V EEMAT - Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Aprender Matemática: direito de todos..UMA EXPERIÊNCIA COM MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2010. (Encontro).

V Semana da Matemática da UFF.Um Laboratório de Ensino de Geometria na Modalidade a Distância: Interrelações entre Materiais Didáticos Virtuais e Concretos. 2010. (Outra).

X ENEM - X Encontro Nacional de Educação Matemática.CAPACITANDO PROFESSORES TUTORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA A DISTÂNCIA.. 2010. (Encontro).

Encontro Pedagógico "Valorizando Capacidades e Potencialidades". 2009. (Encontro).

Fórum do Professor no Espaço de Leitura - FNDE / MEC na XVI Bienal Internacional do Livro. 2009. (Outra).

I Seminário Internacional de Formação de Professores Através da Educação a Distância ( I SIFPEAD). 2009. (Seminário).

Palestra sobre Educação a Distância para o Curso de Pedagogia das FAMATh.Uma experiêcia de tutoria em EaD. 2009. (Outra).

Semana Pedagógica do IEPIC 2009.O uso do material concreto no ensino da Matemática nas séries iniciais.. 2009. (Oficina).

X Seminário Estadual de Atualização Profissional do Magistério. 2009. (Seminário).

Atividade de Extensão. 2008. (Outra).

Atividade de Extensão: "I Fórum FAMATh de Currículo". 2008. (Outra).

Encontro de Professores. 2008. (Encontro).

III Encontro Niteroiense de Psicologia, Política e Cidadania: ações transdisciplinares e violência contra crianças e adolescentes.. 2008. (Encontro).

II Seminário sobre Direitos da Criança e do Adolescente. 2008. (Seminário).

I Seminário sobre Direitos da Criança e do Adolescente. 2008. (Seminário).

MESA REDONDA: Dialogando com os Educadores Brasileiros. 2008. (Outra).

Palestra "Encontro com Educadores". 2008. (Outra).

Palestra "MAIO DE 68". 2008. (Outra).

Semana da Pedagogia "Reeducando Olhares, Criando Possibilidades". 2008. (Outra).

Visita orientada à Exposição DARWIN: descubra o Homem e a Teoria que Revolucionou o Mundo.. 2008. (Outra).

X Semana da Psicologia intitulada "Multiplicidade Teórica em Psicologia: uma proposta integrativa". 2008. (Outra).

X Semana de Psicologia / Minicurso: Psicanálise e Literatura. 2008. (Outra).

XXXV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Problema da Coleta de Premios Seletiva. 2003. (Simpósio).

XXIV CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. Palestrista sessão Otimização: Novas Formulações Matemáticas para Problemas de Coleta de Prêmios Seletiva. 2001. (Congresso).

ESCOLA DE VERÃO - Métodos Computacionais em Biologia.Palestrista: Modelagem de Proteínas com a Técnica dos Modelos Hidden Markov. Problema de Steiner. 2000. (Outra).

XXIII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. Palestrista em uma Seção Técnica na Área de Biologia Matemática. 2000. (Congresso).

XXI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. Palestrista em uma Seção Técnica na Área de Biologia Matemática. 1998. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Alessandra dos Santos Silva

MATHIAS, Carlos; KALEFF, A. M. M. R.;Dornas, Rosangela Figueira. UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO BÁSICO.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Deise Diana Lava

MATHIAS, Carlos; CARDIM, N. S.;Dornas, Rosangela Figueira. USO DE TECNOLOGIAS PARA SUPERAR AS DIFICULDADES NA TRANSIÇÃO DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA: alunos com necessidades específicas.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elias Batista dos Santos Junior

RADTKE, L. C.; MATHIAS, Carlos;Dornas, Rosangela Figueira. A GEOMETRIA DO TAXI.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabrício Corrêa Gomes

PIRES, R. M.; MATHIAS, Carlos;Dornas, Rosangela Figueira. ENSINANDO O CONCEITO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO (ReC).. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: HÉLITON MELO DA SILVA

RADTKE, L. C.; MATHIAS, Carlos;Dornas, Rosangela Figueira. . O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM O AUXÍLIO DE SOFTWARES.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adriana Alves de Oliveira Barbosa

Dornas, Rosangela Figueira; MATTOS BRAGA, L. G.. GEOGEBRA COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Valdir Pereira de Almeida

Dornas, Rosangela Figueiras; MATTOS BRAGA, L. G.. GEOGEBRA COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ESTUDO DOS COEFICIENTES DA FUNÇÃO QUADRÁTICA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Ferreira Valadão

Dornas, Rosangela Figueira; MATTOS BRAGA, L. G.. GESTÃO DA EAD: um estudo sobre o limite de consumo na banda larga fixa no Brasil e seus impactos na gestão da educação a distância.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alessandra Zanardi Domenici

Dornas, Rosangela Figueira; MATTOS BRAGA, L. G.. O USO DO MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE CORPORATIVO.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabíola Romualdo Sampaio

Dornas, Rosangela Figueiras; MATTOS BRAGA, L. G.. A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, MOODLE, COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Alexandre Batista da Cruz

Dornas, Rosangela Figueira; MATTOS BRAGA, L. G.. UMA ANÁLISE DO USO DO AVA MOODLE NA IMPLANTAÇÃO DE TREINAMENTOS CORPORATIVOS.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lilian Xavier de Moares

Dornas, Rosangela Figueira; MATTOS BRAGA, L. G.. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE COLABORADORES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA EAD.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Denise Pacheco dos Santos Fernandes

Dornas, Rosangela Figueira; MATHIAS, Carlos; WERNECK, V. M. B.. INVESTIGANDO RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eduardo Gomes de Oliveira

SANTOS, C. E. R.; MATHIAS, Carlos;Dornas, Rosangela Figueira. EXPLORANDO AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA CIRCUNFERÊNCIA COM APLICAÇÃO DA METODOLOGIA WEBQUEST E O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Giselle Regina Ferreira Mattoso

Dornas, Rosangela Figueira; MATHIAS, Carlos; LECKAR, H.. EXPLORANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS NO ENSINO MÉDIO.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kissila Silva Rangel

Dornas, Rosangela Figueira; MATHIAS, Carlos; VASSALO NETO, R.. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO (ReC) NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO INCENTRO.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leandro Soares Portugal

Dornas, Rosangela Figueira; MATHIAS, Carlos; CORREA, M. S.. EXPLORANDO AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcio Peters

SANTOS, C. E. R.; MATHIAS, Carlos;Dornas, Rosangela Figueiras. TRIGONOMETRIA: aprendizagem facilitada com o auxílio do software GeoGebra e materiais manipuláveis.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Mandes dos Reis

Dornas, Rosangela Figueira; SANTOS, R. M.. O USO DE REDES SOCIAIS COMO AUXÍLIO NA TRANSIÇÃO DA ARITMÉTICA PARA ÁLGEBRA.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marta Lúcia Abreu de Lima

Dornas, Rosangela Figueira; SANTOS, R. M.. UM EXPERIMENTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renato Fernandes de Souza

Dornas, Rosangela Figueira; SANTOS, R. M.. REFORÇANDO A ARITMÉTICA PARA OS ALUNOS DO NOVA EJA.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sonaria de Souza Vieira

Dornas, Rosangela Figueira; SANTOS, R. M.. RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS IRRACIONAIS.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Suelen Curty Soares Sant'Ana

Dornas, Rosangela Figueira; SANTOS, R. M.. DESVENDANDO CONCEITOS DOS POLÍGONOS REGULARES ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wagner Luis Cabral Martins

Dornas, Rosangela Figueira; SANTOS, R. M.. O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: VANESSA REGINA MIRANDA SEPRIANO

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS A DISTÂNCIA E OS AMBIENTES COLABORATIVOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: formas de avaliação da aprendizagem na Educação a Distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosângela martins Carrara

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andréa Regina Mota Moreti

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. A AUTONOMIA DO ALUNO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniele Torres Loureiro

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. FÓRUNS DE DISCUSSÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: GIOVANA BERGAMO BASSO

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: o papel e a importância do tutor a distância no processo de avaliação da aprendizagem do aluno em EaD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wilson Moreira Júnior

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. COMO SE DÁ O PAPEL DO TUTOR SOB A LUZ DA TEORIA SÓCIO-INTERACIONISTA.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wander Arato Bastos

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. A USABILIDADE EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: VERGINIA TEREZA ZANETTI FERRAZ

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DA DEMANDA SOCIAL DA INCLUSÃO.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vânia Horschutz Camargo

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS A DISTÂNCIA E OS AMBIENTES COLABORATIVOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tatiana Salmeron Boschi

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. EAD E A APRENDIZAGEM AUTÔNOMA: a importância do tutor no processo da aprendizagem colaborativa.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sérgio Ricardo de Oliveira Araujo

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: a política de avaliação interna da EaD no Brasil.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Renato Assunção Vieira

SILVA, A. P. C.;Dornas, Rosangela Figueira. CORRENTES PEDAGÓGICAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: aprendizado na educação a distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: LUIS CARLOS AMORIM

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELO TUTOR A DISTÂNCIA NAS AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Artur Rosatti

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. GESTÃO ACADÊMICA DE CURSO A DISTÂNCIA E/OU SEMIPRESENCIAL: planejamento e gestão estratégica, um estudo de caso em duas Instituições de Ensino Superior do Interior Paulista.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: KELLY DAVIS MARIGO

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. AFETIVIDADE? Fortalecendo a aprendizagem em EaD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: JULIANA ABREU NICOLAU

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA E O PAPEL DA TUTORIA: uma relação transacional.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: GISELLE FREITAS XAVIER

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE TUTOR E ALUNO NOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM EAD ATRAVÉS DA FERRAMENTA FÓRUM.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gessé Correa Gomes

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flávia Maris Gil Duarte

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES AFETIVAS ENTRE OS PROTAGONISTAS DO PROCESSO EDUCATIVO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caroline da Silva Nunes

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS A DISTÂNCIA E OS AMBIENTES COLABORATIVOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline da Silveira Emerenciano

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. A MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Brisola Temporini

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. A IMPORTÂNCIA DO TUTOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Soraia Manzela dos Santos

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DA DEMANDA SOCIAL DA INCLUSÃO.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Ferreira de Lara

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. GESTÃO ACADÊMICA DE CURSO A DISTÂNCIA E/OU SEMIPRESENCIAL: análise SWOT de duas Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Robson Jovetta

Dornas, Rosangela Figueira; SILVA, A. P. C.. GESTÃO ACADÊMICA DE CURSO A DISTÂNCIA E/OU SEMIPRESENCIAL: Polo de Apoio Presencial.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Clenir Terezinha Corá

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO VIRTUAL SOB A ÓTICA DOS DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Débora de Lima Teixeira

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. FERRAMENTAS, INTERFACES E DIFICULDADES DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: material didático impresso - a importância de suas interações e conexões.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Edita Gil

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. FERRAMENTAS, INTERFACES E DIFICULDADES DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo de caso com o material didático impresso frente as ferramentas utilizadas no processo ensino aprendizagem na Educação a Distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivan Camara Sant'Anna

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. FERRAMENTAS, INTERFACES E DIFICULDADES DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: dificuldades e desafios do material didático impresso.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cintia Santos Costa de Carvalho

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO TUTOR A DISTÂNCIA: SOCIOAFETIVA, PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA E AUTOAVALIATIVA: competência Socioafetiva do tutor a distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Josane Laura de Camargo Zatiti

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO TUTOR A DISTÂNCIA: SOCIOAFETIVA, PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA E AUTOAVALIATIVA: competência autoavaliativa do tutor em EaD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria das Graças Freitas dos Santos

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO TUTOR A DISTÂNCIA: SOCIOAFETIVA, PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA E AUTOAVALIATIVA: fluência tecnológica em tutoria online.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michele Cristina Freitas Basso

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO TUTOR A DISTÂNCIA: SOCIOAFETIVA, PEDAGÓGICA, TECNOLÓGICA E AUTOAVALIATIVA: competência pedagógica do tutor a distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniela Ferreira de Mattos Ferreira

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA: CONCEPÇÃO, INSTRUMENTOS, ETAPAS DO PROCESSO E PLATAFORMAS: avaliação processual em EaD - Ferramentas e Conceitos.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Duarte Pires Menezes

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA: CONCEPÇÃO, INSTRUMENTOS, ETAPAS DO PROCESSO E PLATAFORMAS: o uso das ferramentas da plataforma MOODLE como instrumento de avaliação de aprendizagem.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria de Fátima Ferreira dos Santos Matos

Dornas, Rosangela Figueira; PAPA, P. R. M.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA: CONCEPÇÃO, INSTRUMENTOS, ETAPAS DO PROCESSO E PLATAFORMAS: análise das etapas do processo da avaliação da aprendizagem em um curso a distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anna Cláudia Lima

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: o impacto do material didático impresso nos processos de retenção ou evasão do aluno na modalidade a distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ALEX SANDRO JUNIOR DE OLIVEIRA

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: articulação entre mídia impressa e recursos multimídia.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andréia de Cássia dos Santos

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: mídias na Educação - uma proposta para alavancar o aprendizado.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiane LIma da Silva

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. NOVAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ANÁLISE DE INTERFACES DE MÍDIA EM EAD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Érica Ferreira

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. EAD - AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO: a importância das ferramentas de comunicação em EaD - o estudo de caso do Polo Paraguaçu Paulista ? SP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ianna Paula Dzioba Morette Binha

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. EAD - AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO: perfil do aluno e as estratégias de estudos para sucesso em Educação a Distância.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raul das Neves

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: as características comuns encontradas nos textos das plataformas de cursos de EAD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosmali Aparecida Fernandes Lázaro

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: similaridades e diferenças entre os textos do ensino presencial e os textos auto-explicativos da EaD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tatiana Cristina de Gênova

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. SISTEMAS DE TUTORIA EM CURSOS À DISTÂNCIA: o feedback na EaD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernando Giangareli

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. SISTEMAS DE TUTORIA EM CURSOS À DISTÂNCIA: competências pessoais e profissionais do tutor na EaD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vânia Ferreira de Oliveira

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. AS SALAS VIRTUAIS DE COORDENAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS COLABORATIVOS EM EAD: gestão, comunicação e liderança.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: JULIANE CRISTINA LEITE PEREIRA

VASSALLO NETO, R.;Dornas, Rosangela Figueira. Ambientes virtuais e mídias de comunicação: um estudo sobre o curso Técnico de Enfermagem da Etec. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lissiane Regina dos Santos

VASSALLO NETO, R.;Dornas, Rosangela Figueira. AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: a evolução da EaD no Brasil.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulenice Aparecida Hespanol

VASSALLO NETO, R.;Dornas, Rosangela Figueira. AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: teoria da aprendizagem em EaD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosana Aparecida Silva de Oliveira

VASSALLO NETO, R.;Dornas, Rosangela Figueira. AMBIENTES VIRTUAIS E MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: desafios e possibilidades no processo Ensino-Aprendizagem em EaD.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEaD)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Enio Freire de Paula

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. tit. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jocelei Miranda da Silva

Dornas, Rosangela Figueira; VASSALLO NETO, R.. PLANEJAMENTO, ANÁLISE E EXECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS E JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: algumas reflexões.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline dos Santos Moreira

Moreira, Aline dos S.;Dornas, Rosangela Figueira. Ocorrência de Giárdia Lambia em crianças de 1 a 10 anos no Bairro de Morro Grande, Município de Araruama, RJ. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análises Clínicas e Gestão Lab.) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: MARIA HELENA MARQUES LOTH

LOTH, Maria Helena Marques; KALEFF, A. M. M. R.;Dornas, Rosangela Figueira. Livro Didático:Limites e Potencialidades no Ensino de Geometria.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grad Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Univ Federal Fluminense / Univ Aberta do Brasil.

Aluno: ROBERTO DOS SANTOS FINGOLO

FINGOLO, Roberto dos Santos; KALEFF, A. M. M. R.;Dornas, Rosangela Figueira. Análise, a Luz do Modelo de van Hiele, do conteúdo de geometria do 8 e 9 anos do Ensino Fundamental da coleção mais solicitada ao Programa Nacional do Livro Didático pelas Escolas Públicas Brasileiras.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grad Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Univ Federal Fluminense / Univ Aberta do Brasil.

Aluno: Cecile Niedmer

NUNES, C. A. N.;Dornas, Rosangela Figueira. O uso de materiais concretos para o Ensino de Matemática nas Séries Iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Luiza Elena Paulino da Silva

Silva, Luiza Elena P. da; Sepulveda, Denize;Dornas, Rosangela Figueira. DISCALCULIA: Um problema de Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Kelly Cristina

CRISTINA, K.;Dornas, Rosangela Figueira. O uso da Informática na Educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Reinaldo de Andrade Silva

Dornas, Rosangela Figueira; FARIAS, André Luis Siqueira; GILIO, Anésia M. C.; MACHADO, Lamech Schulte; CARVALHO, Jonh E.R.. Projeto de Avaliação Institucional - Software P.A.I.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Arnaldo de Souza Rodrigues

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; FARIAS, André Luis Siqueira; PAIVA, Eduardo Nazareth. Gerenciamento Integrado de Vidraçaria - GEIV. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: José Carlos Carnaúba de Lemos Junior

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; FARIAS, André Luis Siqueira; GOMES, Walter Henrique da Costa. SISPET - Sistema de Gerenciamento de Pet Shop. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Helder de Souza Viana

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; FARIAS, André Luis Siqueira; GOMES, Walter Henrique da Costa. Gerenciamento Escolar Integrado - GEI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Marcelo D´avila Moreira

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth; GOMES, Walter Henrique da Costa; SIQUEIRA, Ester L. C.. GERAH Sistemas de Vendas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Paulo Vinícius Antunes Lopes

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; SIQUEIRA, Ester L. C.; PAIVA, Eduardo Nazareth; GOMES, Walter Henrique da Costa. Projeto SISFAR - Sistema de Farmácia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: André Fidélis de Souza Lima

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; PAIVA, Eduardo Nazareth; MACHADO, Lamech Schulte. Controle Contábil para Micro-empresas Optantes do SIMPLES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Gabriela Leite dos Santos

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; PAIVA, Eduardo Nazareth; GOMES, Walter Henrique da Costa. VM SOFT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Cláudio Campello Xavier

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; FARIAS, André Luis Siqueira; GOMES, Walter Henrique da Costa. Fábrica de Software. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Deonir Florentino Ferreira Júnior

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; GOMES, Walter Henrique da Costa; FARIAS, André Luis Siqueira. SYS Help Controle de Solicitações Técnicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Marcos da Silva Marins

Dornas, Rosangela Figueira; FARIAS, André Luis Siqueira; MACHADO, Lamech Schulte; GOMES, Walter Henrique da Costa. Gestor Almoxarifado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Luciano Miranda Telles

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; PAIVA, Eduardo Nazareth; FARIAS, André Luis Siqueira. SYSPATRIN - Sistema de Patrimônio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Luiz Felipe Coimbra Costa

Dornas, Rosangela Figueira; FARIAS, André Luis Siqueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; MACHADO, Lamech Schulte. SISCOB - Sistema de Cobrança Bancária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Márcio Nascimento Chehab

Dornas, Rosangela Figueira; FARIAS, André Luis Siqueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; MACHADO, Lamech Schulte. MANUTSYS - Sistema de Controle de Manutenção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Ronald Gomes Carreteiro

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; GOMES, Walter Henrique da Costa; PAIVA, Eduardo Nazareth. PETCONTROL Sistema de Controle Informatizado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Daniel Mendes Werlich

Dornas, Rosangela Figueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; FARIAS, André Luis Siqueira; PAIVA, Eduardo Nazareth. RHSystem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Elaine Regina Rangel

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MEDEIROS, Izabel C.; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth; GOMES, Walter Henrique da Costa. Projeto SYMBIOSIS - Sistema Automatizado de Fluxo de Processos - SAFP - Módulo I. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Isadora Maria Figueiredo Pereira da Silva

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; SIQUEIRA, Ester L. C.; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; PAIVA, Eduardo Nazareth; GOMES, Walter Henrique da Costa. Solução ERP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Anderson Luis S

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MEDEIROS, Izabel C.; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth; GOMES, Walter Henrique da Costa. Freitas.Projeto SYMBIOSIS - Sistema Automatizado de Fluxo de Processos - SAFP - Módulo II. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Marcelo José Dreaux de Almeida

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; GOMES, Walter Henrique da Costa; PAIVA, Eduardo Nazareth. Sistema de Informação para Almoxarifado - S.I.A.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Sérgio Alves de Britto e Silva

Dornas, Rosangela Figueira; FARIAS, André Luis Siqueira; CARVALHO, Jonh E.R.; MACHADO, Lamech Schulte. INFOR MASTER. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Felipe de Araújo Lopes

Dornas, Rosangela Figueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; FARIAS, André Luis Siqueira; PAIVA, Eduardo Nazareth. MAXIMUS - ERP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Bruno Silva de Souza

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; GOMES, Walter Henrique da Costa; PAIVA, Eduardo Nazareth. Projeto SYSBIBLIO - Sistema de Gerenciamento de Biblioteca. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Ronaldo Rosemberg Felippe

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; GOMES, Walter Henrique da Costa. Sistema Financeiro de Marmoraria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Leonardo Craveiro

Dornas, Rosangela Figueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth; LEÃO, Carlos A.. SISCOINV - Coordenação, Controle, Inspeção, Aceitação ou Veto de Navios. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Fernanda Vieira Cajueiro

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; COELHO, Paulo Dionísio; PAIVA, Eduardo Nazareth; GOMES, Walter Henrique da Costa. Flex Door. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: André Luiz Gonzaga Ramos

Dornas, Rosangela Figueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth; CARVALHO, Gerson S.. Sistema de Controle e Manutenção de Atendimentos - SCMA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Vinícius Azulay Mendes

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; GOMES, Walter Henrique da Costa. Gerenciamento e Treinamento de Pessoal - GTP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Carla A

Dornas, Rosangela Figueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; PAIVA, Eduardo Nazareth; CARVALHO, Gerson S.; LEÃO, Carlos A.. Sampaio Pereira.Módulo Gerenciador de Boleto Bancário - MGBB. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Angélica Ferreira Borges

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; FERNANDES, Vanildo; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth. SRC AL Sistemas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Cristiane Mathias de Souza

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; COELHO, Paulo Dionísio; MACHADO, Lamech Schulte. Sistema Informatizado de Fábrica de Laje. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Douglas Coelho dos Santos

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; COELHO, Paulo Dionísio; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth. Fast Rest - Sistema de Gerenciamento de Restaurante. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Wagner Sanchez Gonçalves

Dornas, Rosangela Figueira; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth; FARIAS, André Luis Siqueira; GOMES, Walter Henrique da Costa. Sistema de Administração Eletromecânica - SISADEM. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Alexandre Tavares de Melo

Dornas, Rosangela Figueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; CARVALHO, Gerson S.; PAIVA, Eduardo Nazareth; LEÃO, Carlos A.. Sistema de Sinalização Náutica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Rafael Braga

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth; CARVALHO, Gerson S.; GOMES, Walter Henrique da Costa. SISAGE - Módulo I. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Allan Lopes

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; GOMES, Walter Henrique da Costa. SISAGE - Módulo II. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Emerson Rocca de Brito

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MAMEDE, Mauro; CARVALHO, Jonh E.R.. Sistema TOTAL CONTROL. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Marcel da Cunha Pereira

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; CARVALHO, Gerson S.; PAIVA, Eduardo Nazareth; LEÃO, Carlos A.. Sistema de Controle Bibliotecário. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Renato Paulo de Souza

Dornas, Rosangela Figueira; GOMES, Walter Henrique da Costa; FARIAS, André Luis Siqueira; MACHADO, Lamech Schulte. Agenda 2002. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Marcílio de Andrade Assis

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; PAIVA, Eduardo Nazareth; GOMES, Walter Henrique da Costa. SisInfo - Sistema de Informação Help-Desk. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Carlos Almeida Filho

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; GOMES, Walter Henrique da Costa. Web Flores. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Alfredo Henrique Gama

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; FARIAS, André Luis Siqueira; GOMES, Walter Henrique da Costa. GRADE - Montador de Grade de Disciplinas do Aluno. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Elidianne Lima Porto

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; FARIAS, André Luis Siqueira; MACHADO, Lamech Schulte; GOMES, Walter Henrique da Costa. SIHABI - Sistema Imobiliário Habitar Imóveis. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Bruno Mourão Barros

Dornas, Rosangela Figueira; CARESTIATO, Carlos Henrique M.; MACHADO, Lamech Schulte; FARIAS, André Luis Siqueira; CARVALHO, Jonh E.R.. Projeto Farma & Cia.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Santiago Spiller

SPILLER, E. S.DIAS, D. S.; COSTA, M. C. R.. As redes sociais como recurso pedagógico: interação e aprendizagem nas comunidades virtuais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Donaldo de Souza Dias

DIAS, D. S.; SPILLER, E.S.; RIGONI, C.. As Redes Sociais como Recurso Pedagógico: intereção e aprendizagem nas comunidades virtuais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia da Computacao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARIA CRISTINA RIGONI COSTA

RIGONI, M. C.; DIAS, D. S.; SPILLER, E.. As redes sociais como recurso pedagógico: interação e aprendizagem nas comunidades virtuais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Naiane Nádia Sampaio Teixeira

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS: o ensino de Polígonos; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Edicarlos Pereira de Sousa

TECNOLOGIAS VIRTUAIS E GEOMETRIA - NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: as relações trigonométricas no triângulo retângulo e em um triângulo qualquer, a partir do uso do ReC; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Homero Jaco da Silva Vieira

TECNOLOGIAS VIRTUAIS E GEOMETRIA - NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: estudando as propriedades dos Triângulos e Quadriláteros com o GeoGebra; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Rodrigo de Carvalho de Moraes

TECNOLOGIAS VIRTUAIS E GEOMETRIA - NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: o uso do GeoGebra no estudo dos Triângulos; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Larissa Souza Zúniga da Silva

TECNOLOGIAS VIRTUAIS E GEOMETRIA - NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: o uso do Minecraft no estudo de Área e Perímetro; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Izabella da Silva de Melo

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS: o estudo de Área e Perímetro; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Rafael Costa Sampaio

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS: as construções na aprendizagem de triângulos através da interação; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

João Carlos Negrâo Marcusso

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS: estudo de Poliedros; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Fernando Costa Marques de Faria

CRÍTICAS E SUGESTÕES A RESPEITO DE COMO ENSINAR CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE, LIDANDO COM SITUAÇÕES COTIDIANAS; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Ednara Alves da Silva Paula

A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS: o GeoGebra como recurso didático para o estudo de semelhança de Polígonos; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Cátia Maria Silvano Cunha

TECNOLOGIAS VIRTUAIS E GEOMETRIA - NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: o uso do GeoGebra no estudo das cevianas notáveis; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Carlos Afonso Braga de Oliveira

APRENDIZAGEM MEDIADA POR COMPUTADOR: o estudo das Planificações Geométricas com Tecnologias; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Euzenir Maciel da Silva

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NO 8 ANO: benefícios para o Ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Keuri Neri de Arruda

O uso do Software Geogebra como Recurso Didático para o Ensino de Geometria Plana no 8 ano das Escolas Públicas; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Carlos Eustáquio Pinto

Metodologia do Ensino de Geometria Plana e/ou Espacial, na Educação Básica, com o software GeoGebra: Potencialidades e dificuldades ao utilizá-lo em sala de aula; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Cristiano Gonçalves Augusto

Metodologia do Ensino de Geometria Plana e/ou Espacial, na Educação Básica, com o software GeoGebra: antigos e novos Métodos de Ensino da Geometria; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Edna Mateus Pinto

Metodologia do Ensino de Geometria Plana e/ou Espacial, na Educação Básica, com o software GeoGebra: resignificandoo Ensino de Geometria Plana e Espacial; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Rangel Calmon de Almeida

Metodologia do Ensino de Geometria Plana e/ou Espacial, na Educação Básica, com o software GeoGebra: uma aula mais dinâmica; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Celso Eduardo de Souza Freire

Metodologia do Ensino de Geometria Plana e/ou Espacial, na Educação Básica: o uso do GeoGebra como um mediador no Ensino da Geometria; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

DAVID ALMEIDA LIMA

O USO DE SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO FACILITADOR DO ENSINO DE GEOMETRIA: visualização e Geometria com Geogebra; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Fábio Alves Bertelli

O USO DE SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO FACILITADOR DO ENSINO DE GEOMETRIA: motivação por meio do Geogebra; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Vanderlei de Mello Mosca

O USO DE SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO FACILITADOR DO ENSINO DE GEOMETRIA: desmistificando a Trigonometria com o auxílio do Geobebra; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

WILDSON RIBEIRO PEREIRA

O USO DE SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO FACILITADOR DO ENSINO DE GEOMETRIA: semelhança de Triângulos com o Geogebra; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Everson Muniz Guimarães

O USO DE SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA COMO FACILITADOR DO ENSINO DE GEOMETRIA: Trigonometria e suas Aplicações; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Antônio Marcos Carvalho de Sousa

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA ENSINAR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: Interagindo com as Funções Trigonométricas; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Rafael Tereso de Jesus

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA ENSINAR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: Ensino do Teorema de Tales no laboratório de Informática; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Sami de SantAnna Lopes

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA ENSINAR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: Teorema de Pitágoras; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Walter Mendes Monteiro:

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA ENSINAR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: Teorema de Pitágoras, versão século XXI; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Carlos Henrique Gomes da Silva

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: estudo de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal - vantagens com o uso do software Régua e Compasso; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Elisângela Cristina dos Santos Vantine

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: o uso do software de geometria dinâmica GeoGebra como ferramenta facilitadora no aprendizado dos pontos notáveis de um triângulo; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Kátia Martins da Silva

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: transformações geométricas no plano - um estudo dinâmico com o GeoGebra; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

ANGELA BARRETO DOS SANTOS SEVERINO

O ENSINO DE GEOMETRIA E TECNOLOGIAS: o estudo de semelhança; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Ivo Giannini

O ENSINO DE GEOMETRIA E TECNOLOGIAS: o auxílio de softwares para cálculos matemáticos envolvendo Engenharia; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Renata Barbosa Ferreira

O ENSINO DE GEOMETRIA E TECNOLOGIAS: as contribuições trazidas pelo software de geometria dinâmica GeoGebra nas transformações geométricas; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Miriam Regina Tolomeotti

PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO: investigando os elementos e propriedades dos Paralelogramos; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Denise Pacheco dos Santos Fernandes

PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO: investigando as relações métricas no Triângulo Retângulo; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Mariana Freitas Tacanho da Silva

PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO: explorando a visualização geométrica no estudo de áreas e perímetros de triângulos, quadrados, retângulos e paralelogramos; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Giselle Regina Ferreira Mattoso

PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO: explorando o Teorema de Pitágoras no Ensino Médio; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Leandro Soares Portugal

PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO: explorando as transformações geométricas no Ensino Fundamental; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Kissila Silva Rangel

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA: a utilização do software Régua e Compasso no estudo da propriedade do Incentro; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Neiva de Lurdes dos Santos Pereira

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA: ensino de Poliedros por meio da Teoria de van Hiele com o uso do software Poly e material concreto; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Renata Nogueira Cardoso

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA: utilizando Geogebra para construção do quadrado e do triângulo retângulo aplicando suas propriedades; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matamática - NTEM) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Informática no Ensino de Geometria, uma abordagem de ideias para uma nova metodologia de ensino: Geogebra e suas finalidades; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Kiscinger Muniz de Carvalho

Informática no Ensino de Geometria, uma abordagem de ideias para uma nova metodologia de ensino: usando o ReC e o Geogebra como métodos construtivos no Ensino de Geometria; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

WAGNER DE OLIVEIRA DELATORRE

Informática no Ensino de Geometria, uma abordagem de ideias para uma nova metodologia de ensino: averiguação de algumas propriedades geométricas no ReC e suas demonstrações; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Luiz Amorim Goulart

A diversificação como estratégia para aprendizagem significativa de Geometria: o problema das distâncias inacessíveis utilizando o Webquest; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Marco Antonio do Nascimento Nunes

A diversificação como estratégia para aprendizagem significativa de Geometria: motivando o aprendizado com os recursos do ReC; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Sandra Rodrigues de Sá

A diversificação como estratégia para aprendizagem significativa de Geometria: análise de uma metodologia alternativa utilizando o modelo de van Hiele; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Deise Luci Correa Bento

Como a utilização de softwares pode auxiliar no Ensino de Geometria: vantagens e dificuldades do uso do ReC; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Denizete de Oliveira

Como a utilização de softwares pode auxiliar no Ensino de Geometria: desafios e perspectivas com o Geogebra; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Elza Maria Almeida Pereira

Como a utilização de softwares pode auxiliar no Ensino de Geometria: desmistificando com o ReC; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Quedima da Silva Correa de Araújo

Como a utilização de softwares pode auxiliar no Ensino de Geometria: aprendendo com o uso do Geogebra; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Vânia Santos Leitão

Informática no Ensino de Geometria, uma abordagem de ideias para uma nova metodologia de ensino: o uso do aplicativo Régua e Compasso no Ensino de Trigonometria para o Ensino Fundamental; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Ana Maria da Silva Ribeiro

Ensino de Geometria e Tecnologia: Problemas no ensino e aprendizagem de Geometria e o uso das Novas Tecnologias; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grad Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Univ Federal Fluminense / Univ Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Cristiane Maria Pereira da Silva

Uma abordagem da trigonometria através de software de geometria dinâmica: o ensino das Funções Trigonométricas; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grad Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Univ Federal Fluminense / Univ Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Cynthia Aparecida Dias

Ensino de Geometria e Tecnologia: a História da Geometria e o uso das Novas Tecnologias; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Daniela Cristiane Geraldini Ribeiro

Ensino de Geometria e Tecnologia: a aprendizagem de Geometria e as Tecnologias; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Eliúde Rozalino dos Santos

Geometria e Tecnologias - Laboratório de Matemática: o Modelo de Van Hiele no desenvolvimento do Pensamento Geométrico; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Ieda Cristina dos Santos

Geometria e Tecnologias - Laboratório de Matemática: estudos de Funções Polinomiais do 1 Grau com o uso do Software Graphmatica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Luciana Gomes da Silva

Geometria e Tecnologias - Laboratório de Matemática: experiências com o Software Régua e Compasso; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Maria de Fátima Moreti Ferreira

Ensino de Geometria e Tecnologia: a Formação de Professores de Matemática em Geometria e suas Práticas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Maria Lucia de Souza Vieira

Uma abordagem da Trigonometria através de Software de Geometria Dinâmica: abordagem do conteúdo Ângulos Notáveis; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Monica Correa Nunes Camargo

O Ensino da Geometria com uso de Softwares: Aprendizagem Matemática numa perspectiva Construtivista; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Nanci Olivia Carvalho Dias

Geometria e Tecnologias - Laboratório de Matemática: uma análise do uso das Novas Tecnologias no Ensino de Geometria; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Pollyanna Vieira Leite

Uma abordagem da Trigonometria através de Software de Geometria Dinâmica: Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida

O Ensino da Geometria com uso de Softwares: dificuldades na Formação do Professor para encarar o desafio!; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Valdo Cavalheiro Henrique

O Ensino da Geometria com uso de Softwares: utilização do Software Régua e Compasso nas aulas de Geometria; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; Novas Tecnologias no Ens; de Matemática) - Univ; Federal Fluminense / Univ; Aberta do Brasil; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Sônia Ligea Schuenck

A inclusão da melhor idade ao uso das Novas Tecnologias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Enedina Maria Pereira Martimiano Jordão

A CRIANÇA E A MATEMÁTICA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Richard Gomes Santos

OS JOGOS ELETRÔNICOS, SUA HISTÓRIA E SEU USO COMO RECURSO PEDAGÓGICO; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Cecile de Abreu Niedner Nunes

A Importância do Material Concreto para o Ensino da Matemática nas Séries Iniciais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Helder de Souza Viana

Gerenciamento Escolar Integrado - GEI; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Reinaldo de Andrade Silva

Avaliação Institucional: Ganhos de Produtividade na Automatização de Serviços; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Carlos Alberto M

Briggs Júnior; Sistema de Gestão Empresarial - Módulo II; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Isadora Maria Figueiredo Pereira da Silva

Sistema de Gestão Empresarial - Módulo I; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Rodrigo de Oliveira

Implementação de uma Arquitetura para Serviço Distribuído com Grande Disponibilidade em Ambiente Linux; 2002; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdades Integradas Maria Thereza; Orientador: Rosangela Figueira Dornas;

Foi orientado por

Eduardo Santiago Spiller

As redes sociais como recurso pedagógico: interação e aprendizagem nas comunidades virtuais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Santiago Spiller;

Produções bibliográficas

  • KALEFF, A. M. M. R. ; ROSA, F. M. C. ; Dornas, Rosangela Figueira . A Educação Matemática via Ambiente Virtual e a Educação Inclusiva: ações de um Laboratório de Ensino de Geometria. BOLETIM GEPEM (ONLINE) , v. 69, p. 43-53, 2016.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; ROSA, F. M. C. ; VOTTO, B. G. . O MUSEU INTERATIVO DE MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COM VISTAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS , v. 11, p. 83-91, 2010.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; ROSA, F. M. C. ; Dornas, Rosangela Figueira . INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO FRENTE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL.. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores. XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores., 2014, Águas de Lindóia. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores. XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores.. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014. v. 1. p. 8588-8600.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; ROSA, F. M. C. ; Dornas, Rosangela Figueira . UMA COLABORAÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, VISANDO À MELHORIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: duas inclusões na sala de aula.. In: XII Encontro Paulista de Educação Matemática: XII EPEM, 2014, Birigui. Anais do XII Encontro Paulista de Educação Matemática: XII EPEM. São Paulo: SBEM-SP, 2014. v. 1. p. 776-789.

  • Dornas, Rosangela Figueira ; KALEFF, A. M. M. R. ; PINHEIRO, E. B. ; AZEVEDO, L. S. . MATERIAIS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma análise da aplicação em quatro versões de uma mesma Disciplina.. In: VI Semana da Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF), 2012, Niterói - RJ. Anais da VI Semana da Matemática da UFF. Niterói: FEC, 2012. v. 1. p. 1-14.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira . A MODALIDADE A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DE MATERIAIS CONCRETOS E VIRTUAIS.. In: VII ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas, 2012, João Pessoa- PB. Anais do VII ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. João Pessoa: Editora Realize, 2012. v. 1. p. 1-8.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; DYSMAN, A. M. ; Dornas, Rosangela Figueira ; VOTTO, B. G. ; ROSA, F. M. C. ; BALTAR, G. M. ; OLIVEIRA, M. F. ; MOURAO, O. S. ; TELLES, P. V. F. ; RODRIGUES, V. L. . LEGI: o Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática do Laboratório de Ensino de Geometria na VI Semana da Matemática.. In: VI Semana da Matemática da UFF, 2012, Niterói. Anais da VI Semana da Matemática da UFF. Niterói: FEC, 2012. v. 1. p. 1-15.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; GOMES, A. M. D. ; Dornas, Rosangela Figueira ; PINHEIRO, E. B. ; VOTTO, B. G. ; ROSA, F. M. C. ; MOURAO, O. S. ; TELLES, P. V. F. ; RODRIGUES, S. S. ; RODRIGUES, V. L. . APRESENTANDO O MUSEU INTERATIVO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. In: V Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2011, Brasília. Anais do V Encontro Brasiliense de Educação Matemática: Criatividade e Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - DF, 2011. v. 1. p. 1-11.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; PINHEIRO, E. B. . O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: um estímulo à criatividade em sala de aula.. In: V Encontro Brasiliense de Educação Matemática, 2011, Brasília. Anais do V Encontro Brasiliense de Educação Matemática: Criatividade e Educação Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - DF, 2011. v. 1. p. 12-22.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; ROBAINA, D. ; VENEU, A. V. . UMA EXPERIÊNCIA COM MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.. In: V EEMAT - Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro: aprender Matemática - direito de todos., 2010, Rio de Janeiro. Anais do V EEMAT - Aprender Matemática: direito de todos.. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM-RJ, 2010. v. 1. p. 119-122.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; ROBAINA, D. . CAPACITANDO PROFESSORES TUTORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA A DISTÂNCIA.. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Educação Matemática, Cultura e Diversidade., 2010, Salvador. Anais do X ENEM - Salvador/2010. Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; ROBAINA, D. . Um Laboratório de Ensino de Geometria na Modalidade a Distância: Interrelações entre Materiais Didáticos Virtuais e Concretos. In: V Semana da Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF), 2010, Niterói. Anais da V Semana da Matemática da UFF. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense - EDUFF, 2010.

  • Dornas, Rosangela Figueira ; RIBEIRO, M. C. ; NUNES, C. A. N. ; ROSA, J. M. ; PEREIRA JUNIOR, J. A. ; COUTINHO, S. V. . O uso do material concreto no ensino da Matemática nas séries iniciais.. In: Semana Pedagógica do IEPIC 2009, 2009, Niterói. Anais da Semana Pedagógica 2009. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado e Educação, 2009. p. 119-122.

  • XAVIER, Adilson Elias ; Dornas, Rosangela Figueira . CONVEXIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURA DE PROTEÍNAS. In: XII Congreso Latino-Iberoamericano de Investigación de Operaciones y Sistemas, 2004, La Habana. Annals of Operations Research, 2004.

  • Dornas, Rosangela Figueira ; OCHI, Luis Satoru ; BRITO, José Andre de Moura . PROBLEMAS DE COLETA DE PRÊMIOS SELETIVA. In: XXXV SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2003, Natal. Anais do XXXV SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2003.

  • KALEFF, A. M. M. R. ; ESQUINCALHA, A. ; Dornas, Rosangela Figueira ; VENEU, A. V. ; ROBAINA, D. . UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A CAPACITAÇÃO E DESEMPENHO DE PROFESSORES-TUTORES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA.. In: XIII Congreso Internacional de Educación a Distancia CREAD/MERCOSUR/SUL 2009-UDEC, 2011, Concepción, CHILE. Reposital - XIII Congreso Internacional de Educación a Distancia CREAD/MERCOSUR/SUL 2009-UDEC. Concepción - CHILE: UNAM, 2011.

  • Dornas, Rosangela Figueira ; OCHI, Luis Satoru ; XAVIER, Adilson Elias . Novas Formulações Matemáticas para Problemas de Coleta de Prêmios Seletiva. In: XXIV CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2001, Belo Horizonte. Anais do XXIV CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2001.

  • Dornas, Rosangela Figueira ; MONDAINI, Rubem Pinto . The Steiner Tree Structure of Molecular Configurations. In: XXIII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2000, Santos. Anais do XXIII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2000.

  • Dornas, Rosangela Figueira ; MONDAINI, Rubem Pinto . A Connection between the Fermat-Steiner Problem and the Steiner Theorem of Geometrical Constructions. In: XXIII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2000, Santos. Anais do XXIII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2000.

  • Dornas, Rosangela Figueira ; MONADINI, Rubem Pinto . Modelos de Hidden Markov e suas Aplicações para Modelagem de Proteínas. In: XXI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 1998, Caxambu. Anais do XXI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 1998.

  • Dornas, Rosangela Figueira . Aula Inaugural dos Cursos de Pós-Graduação do LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; ROSA, F. M. C. . INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO FRENTE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; ROSA, F. M. C. . UMA COLABORAÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, VISANDO À MELHORIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: duas inclusões na sala de aula.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dornas, Rosangela Figueira . Aula Inaugural dos Cursos de Pós-Graduação do LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dornas, Rosangela Figueira ; KALEFF, A. M. M. R. ; PINHEIRO, E. B. ; AZEVEDO, L. S. . MATERIAIS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO EM QUATRO VERSÕES DE UMA MESMA DISCIPLINA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira . A MODALIDADE A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ATRAVÉS DE MATERIAIS CONCRETOS E VIRTUAIS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dornas, Rosangela Figueira . APRESENTANDO O MUSEU INTERATIVO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; VOTTO, B. G. ; ROSA, F. M. C. ; MOURAO, O. S. ; TELLES, P. V. F. ; RODRIGUES, V. L. ; OUTROS, E. . Museu Interativo de Educação Matemática do LEG - Visita Guiada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; PINHEIRO, E. B. . O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTÍMULO À CRIATIVIDADE EM SALA DE AULA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; ROBAINA, D. . Capacitando Professores-Tutores para o Ensino de Geometria a Distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; ROBAINA, D. . Um Laboratório de Ensino de Geometria na Modalidade a Distância: Interrelações entre Materiais Didáticos Virtuais e Concretos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KALEFF, A. M. M. R. ; Dornas, Rosangela Figueira ; VENEU, A. V. ; ROBAINA, D. . Uma experiência com materiais didáticos concretos para o Ensino de Geometria na Modalidade a Distância.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dornas, Rosangela Figueira ; RIBEIRO, M. C. ; PEREIRA JUNIOR, J. A. ; COUTINHO, S. V. ; ROSA, J. M. ; NUNES, C. A. N. . O uso do material concreto no ensino de Matemática nas séries iniciais.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

Dornas, Rosangela Figueira ; RIBEIRO, M. C. ; SCHUENCK, S. L. ; SANTOS, L. G. ; AZEVEDO, E. ; OLIVEIRA, E. A. ; SOARES, L. G. . AS REDES SOCIAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: AMPLIANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE AMBIENTES VIRTUAIS. 2012. (Relatório de pesquisa).

ESQUINCALHA, A. ; GIANNELLA, T. ; Dornas, Rosangela Figueira . Curso de Formação de Tutores em Educação a Distância (CFTEaD). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ESQUINCALHA, A. ; GIANNELLA, T. ; Dornas, Rosangela Figueira . Curso de Formação de Tutores em Educação a Distância (CFTEaD). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2016

Moção de Louvor como Membro do Conselho Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, representando às FAMATH, Conselho Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói - RJ.

2012

Primeiro lugar no Concurso Público para Professor Docente I de Matemática - 30h, Secretaria de Estado de Educação (RJ) - Região Serrana I - Itaboraí / Fundação CEPERJ.

2009

Terceiro lugar no Concurso Público para Orientador Acadêmico da UAB, Ministério da Educação - Região Belém.

2009

Sétimo lugar no Concurso Público para Professor Docente II de Matemática - 16h, Secretaria Municipal de Educação - Cabo Frio (RJ) - Região dos Lagos.

2001

Décimo terceiro lugar no Concurso Público para Prof. Docente I de Matemática - 16h, Secretaria de Estado de Educação (RJ) - Região Metropolitana VIII - Niteroi.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Liceu Nilo Peçanha, Secretaria de Estado de Educação - RJ. , Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 707, Centro, 24020075 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 36011562

Experiência profissional

2005 - Atual

Liceu Nilo Peçanha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

Outras informações:
Durante o ano de 2004 (fev/2004 a dez/2004) fiquei como contratada/concursada na Disciplina de Matemática neste estabelecimento de ensino. Em 2005 fui chamada para tomar posse da vaga que havia garantido por meio de concurso público ( 13 lugar).

Atividades

  • 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática e Matemática Aplicada

2012 - Atual

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 30

Outras informações:
Passei em 1 lugar neste Concurso. O concurso foi para Prof. Docente I da disciplina de Matemática, com Carga horária 30 horas, para Itaboraí-RJ, pela Secretaria de Estado de Educação. Depois de 5 anos lecionando as disciplinas de Matemática e Resolução de Problemas Matemáticos, para Ensino Fundamental II e Ensino Médio, pedi transferência para o município de Niterói, onde resido. Agora estou com as duas matrículas (Estaduais) em Niterói-RJ, lecionando essas disciplinas.

2008 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Orientadora de TFC ou CoordTut, Enquadramento Funcional: Bolsista UAB, Carga horária: 14

Outras informações:
Trabalhei como Tutora no Curso de Novas Tecnologias no Ensino de Matemática (NTEM) na disciplina de História da Matemática de Outubro a Dezembro de 2008; Trabalhei como Coordenadora de Tutoria do Curso NTEM na disciplina Tópicos no Ensino da Geometria (TEG) de Janeiro a Abril de 2009, de Agosto a Outubro de 2010, de Agosto a Outubro de 2011; de Maio a Julho de 2012; e de 2013 a 2018; e na disciplina de Tópicos em Educação Matemática (TEM) de Outubro a Dezembro de 2009, de Outubro a Dezembro de 2010; e de Outubro a Dezembro de 2011. Trabalhei como Tutora no Curso NTEM na disciplina de Tópicos em Geometria (TG) de Maio a Julho de 2009; e em Outubro de 2012 na disciplina de Tópicos em Educação Matemática (TEM). Trabalhei como Tutora a Distância do Curso Livre de Formação de Tutores em Educação a Distância, de 21 de Março de 2010 a 25 de Maio de 2010; e de 01 de Agosto a 25 de Setembro de 2011. Trabalhei como Orientadora de TFC no Curso NTEM do LANTE, na área de Geometria e Tecnologias de Março a Setembro de 2010; de Fevereiro a Agosto de 2011; e de 2012 a 2019. E como Orientadora de TFC na Área de Práticas de Ensino da Matemática e Tecnologias de Fevereiro a Agosto de 2011.

2002 - 2004

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
O contrato terminou em Novembro de 2003, e foi renovado até Novembro de 2004.

Atividades

  • 10/2002 - 10/2004

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Analítica, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial, Geometria Espacial, Teoria dos Números e Análise Combinatória

2001 - 2019

Faculdades integradas Maria Thereza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenou o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados, de 2001 a 2005, nas Faculdades Integradas Maria Thereza, onde lecionou as disciplinas de Informática, EaD, Metodologia da Matemática I e II, Resolução de Problemas e Criatividade, Robótica, Tecnologias Educacionais, e Estatística, para o Curso de Pedagogia; as disciplinas de Matemática, Estatística e Probabilidade, Planilhas Eletrônicas e Introd. a Pesquisa Operacional para o curso de Administração; e a disciplina de Iniciação Científica II (Bioestatística) para o Curso de Biologia. Lecionou a disciplina Bioestatística no curso de Pós-graduação em Análises Clínicas e Gestão Laboratorial durante anos. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) das FAMATH desde 2004 até 2018.

Atividades

  • 02/2015 - 01/2019

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística e Probabilidade, Introdução a Pesquiisa Operacional, Matemática Aplicada, Planilhas Eletrônicas

  • 02/2005 - 01/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação a Distância (EaD) e Met. Imp. EaD, Estatística, Informática na Educação, Metod. Matemática I e II, Resolução de Problemas e Criatividade, Robótica Educativa, Tecnologias Educacionais

  • 08/2004 - 01/2019

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Iniciação Científica II (Bioestatística), Matemática

  • 08/2004 - 01/2019

    Ensino, Biologia Marinha, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Iniciação Científica II (Bioestatística), Matemática

  • 08/2004 - 12/2017

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística, Introdução à MicroInformática, Medidas em Psicologia, Pensamento Matemático e Psicologia

  • 02/2013 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói.,Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói, representando a FAMATH.

  • 10/2004 - 12/2016

    Extensão universitária , Indecs Instituto Nacional de Desenvolvimento das Ciências da Saúde, Sede.,Atividade de extensão realizada, Profa. do Curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas na disciplina de Bioestatística.

  • 02/2004 - 08/2010

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada à Educação Física

  • 03/2004 - 09/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Processamento de Dados, Sede.,Linhas de pesquisa

  • 08/2001 - 09/2005

    Direção e administração, Processamento de Dados, Sede.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados.

  • 08/2001 - 09/2005

    Ensino, Tecnologia em Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Sistemas I, Banco de Dados I, Cálculo I e Cálculo III, Circuitos Lógicos, Estatística e Probabilidade, Estrutura de Dados, Geometria Analítica e Matemática II, Lógica Matemática, Organização e Arquitetura de Computadores, Pesquisa Operacional, Sistemas de Informação e Engenharia da Informação

  • 08/2001 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Processamento de Dados, Sede.,Cargo ou função, Membro/Presidente do Colegiado do Curso de Tec. Proc. de Dados e Membro de Conselho Editorial da Revista Científica das FAMATh.

  • 03/2002 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Processamento de Dados, Sede.,Linhas de pesquisa

2010 - 2012

Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente II, Carga horária: 20

Outras informações:
Passei em 7 lugar neste Concurso. O concurso foi para Prof. Docente II da disciplina de Matemática, com Carga horária 20 horas, para o Município de Cabo Frio. Neste município trabalhei também como OT (Orientadora Tecnológica), no Laboratório de Informática da Escola, com supervisão do Núcleo de Computação da Prefeitura da cidade. Depois de 2 anos e 3 meses lecionando a disciplina de Matemática, pedi exoneração para trabalhar no município de Itaboraí-RJ, depois de ser aprovada em concurso público, em 1 lugar, pela Secretaria de Estado de Educação, para disciplina de Matemática (Prof Docente I).