André Borges Medeiros

Pós-Graduado lato sensu MBA em Engenharia de Software pela UFRJ. Microsoft Certified Trainer, Microsoft Certified Technology Specialist: .NET Framework 4 Web Applications, Microsoft Certified Technology Specialist: .NET Framework 2.0 Web Applications e Microsoft Certified Professional Developer: Web Developer. Experiência de 17 anos em análise e desenvolvimento na plataforma Microsoft, sendo os últimos 11 anos dedicados à plataforma .Net, tendo conhecimento avançado em todas as versões do framework .NET, além de ASP.NET MVC framework. Vivência em projetos de grande porte, com destaque para atuação nos projetos da Petrobras, atuando como Arquiteto .NET de 6 times de desenvolvimento ágil, implantação e mentoria da ferramenta para ALM da Microsoft (TFS 2010) e apoio à adesão de práticas ágeis de desenvolvimento de software, principalmente testes automatizados de unidade e integração. Destaque também para o projeto Cartão BNDES, além de projetos no Icatu-Hartford e The Bank of New York Mellon. Prática em implantação de metodologias de desenvolvimento junto a pequenas e médias equipes, visando garantia de qualidade de software, aumento de produtividade e aderência aos padrões e boas práticas de projeto e programação. Professor Universitário nas Graduações "Análise de Sistemas" e "Engenharia de Computação", das cadeiras "Análise e Projeto Orientado a Objeto com UML I e II" e "Programação .NET I e II".

Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2005 - 2009

Universidade Estácio de Sá

Formação complementar

2008 - 2009

MBA em Engenharia de Software. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

CI&T

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Arquiteto de Sistemas na base do Rio de Janeiro, fazendo consultoria em arquitetura no cliente BTG Pactual. Acompanhamento e mentoria técnica dos times de desenvolvimento localizados na base de Belo Horizonte.

2010 - 2013

Politec Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Software, Carga horária: 40

Outras informações:
Arquiteto de Software .NET na fábrica de software interna da Petrobrás (CDA Centro de Desenvolvimento Avançado). Responsável pela arquitetura dos softwares sendo desenvolvidos nos frameworks .NET 2.0, 3.5 e 4.0. Acompanhamento e mentoria técnica de 6 times de analistas e desenvolvedores .NET, totalizando 35 pessoas. Implantação de estratégias de testes automatizados de unidade e de integração. Participação no projeto de implantação do TFS 2010 (Team Foundation Server). Mentoria de ALM com TFS 2010 (Team Foundation Server). Scrum Master de 2 times. Membro da equipe de integração com fábricas de software externas, respondendo pela Arquitetura .NET.

2009 - 2010

Banco Cruzeiro do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Líder de projeto do sistema de Cartão de Crédito Consignado do Banco Cruzeiro do Sul. Responsável pela reestruturação da arquitetura do sistema, migrando do .NET Framework 1.1 para o .NET Framework 3.5. Implantação de metodologia de desenvolvimento junto à equipe de desenvolvimento do sistema, visando aumento de produtividade e aderência aos padrões e boas práticas de projeto e programação. Suporte nas ferramentas de desenvolvimento Microsoft e pesquisa

2007 - 2009

Bny Mellon Serviços Financeiros

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Arquitetura, Análise e Desenvolvimento dos Portais Institucionais e de Serviços (http://www.bnymellon.com.br), e da Intranet do BNY Mellon Brasil na plataforma ASP.Net 2.0 e 3.0 e Microsoft Sharepoint 2007 (WSS 3.0 e MOSS 2007). Projeto e desenvolvimento de um framework de mapeamento O/R para Sharepoint (Inexistente no mercado). Desenvolvimento de Webparts e Workflows no Windows Workflow Foundation em C# (Framework 3.0) utilizando Visual Studio 2005. Integração com Webservices dos sistemas legados para disponibilização de informação nos Portais. Treinamento e elaboração de material didático dos sistemas desenvolvidos.

2006 - 2007

BRQ Soluções em Informática S/A, BRQ IT Services

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Alocado na fábrica de software da BRQ no Rio de Janeiro, no projeto SISP, do Banco Icatu-Hartford. Atuando em projeto e desenvolvimento .NET (Camada de interface em VB.NET e demais camadas em C#), implementação de testes unitários (NUNIT e NMOCK) e desenvolvimento de Stored Procedures Oracle. Desenvolvimento sistema com grande utilização de padrões de projeto.

2004 - 2006

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Alocado no projeto Cartão BNDES (www.cartaobndes.gov.br), como Analista Programador e Administrador de Dados (AD), utilizando a ferramenta Erwin. Trata-se da primeira iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) voltada para o financiamento de máquinas e equipamentos para micro, pequenas e médias empresas. Trata-se de um cartão de crédito, que permite ao titular do cartão utilizar de forma automática uma linha de financiamento pré-aprovado, com crédito rotativo de até R$ 250.000,00. Todas as etapas envolvendo os fluxos de solicitação de cartão, credenciamento de fornecedores, montagem de catálogo de produtos, além da compra e venda online utilizando o cartão são feitas pelo Portal de Operações do Cartão BNDES (www.cartaobndes.gov.br). A integração com os parceiros (Atualmente Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica, VisaNet e Redecard) também são todas feitas pelo Portal de Operações do Cartão BNDES. Desenvolvimento da aplicação IEW (Infraestrutura Web), que transformou diversos módulos do Portal Cartão BNDES num produto independente, que oferecendo a infra-estrutura necessária a qualquer nova aplicação Web do BNDES. Desenvolvimento do Portal de Certidões do BNDES: O objetivo do Portal de Certidões é centralizar a consulta e o armazenamento de certidões (CND, CADIN, RAIS, FGTS, etc) necessárias a um processo de financiamento de crédito, tornando transparente a forma de obtenção e a respectiva solução tecnológica de cada órgão emissor. Desenvolvimento do Portal InterCine do BNDES: O objetivo do Portal InterCine é realizar o cadastramento de Projetos Cinematográficos e seus anexos, para acesso pelas Produtoras e pelo BNDES. Os sistemas foram desenvolvidos em ASP (Active Server Pages), ASP.NET (C#), Visual Basic e banco de dados SQL Server.