Edilberto Vinicius Brito Nascimento
Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Universidad de Sevilla, Espanha. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, com mobilidade acadêmica para a Universidad Nacional Autónoma de México. Atua como orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso nos MBAs em Gestão de Negócios, com ênfase em Marketing, e em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo. Licenciado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2023) e bacharel em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2016).
Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2019 - 2023
Universidade Estadual de Campinas
Título: O espaço habitado: leituras da imprensa sobre o lugar da moradia
Orientador: em Universidad de Sevilla ( Prof. Dr. Rafael González Galiana)
com Cristiane Pereira Dias. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise de Discurso; Jornalismo; Espaço urbano.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural
2017 - 2019
Universidade Estadual de Campinas
Título: Discursos sobre cidade e efeitos do exótico no jornalismo de viagens
Orientador: em Universidad Nacional Autónoma de Mexico ( Marisela Colin Rodea)
com , Ano de Obtenção: 2019.Cristiane Pereira Dias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cultura Científica; Análise de Discurso; Cidade; Jornalismo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Cultura Científica.
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
2019 - 2023
Universidade Estácio de Sá
Título: Jair Bolsonaro e metaforização de (sem) partido no discurso jornalístico
Orientador: Luiz Campos
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2012 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: América Latina sob a lente de jornais regionais: Uma construção de sentido via agências de notícias
Orientador: Cristina Teixeira Vieira de Melo
com
Formação complementar
2018 - 2018
Seminario Por ahí del 68?. (Carga horária: 14h). , Cineteca Nacional de México, CN, México.
2018 - 2018
Pragmática y Discurso. , Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
2017 - 2017
Extensão universitária em Inglês para Fins Acadêmicos. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Reportagem Especial. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Introdução à Pesquisa em Comunicação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Jornalismo Internacional. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Jornalismo de Agências. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Fotografia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Mídia e Religião. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
Inglês. (Carga horária: 135h). , Achieve Languages, ACHIEVE LANGUAGE, Brasil.
2012 - 2013
Francês. (Carga horária: 160h). , Núcleo de Línguas e Culturas, NLC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Divulgação Científica e Cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Saber Urbano e Linguagem.
Organização de eventos
BRITO, Vinícius ; DIAS, C. P. ; FERRAGUT, G. ; MENEZES, A. . IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: escrituras da cidade. 2018. (Outro).
NASCIMENTO, E. V. B. . Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura. 2017. (Outro).
Participação em eventos
SEAD.O DISCURSO DAS PLATAFORMAS DE DELIVERY: TRABALHO E MOBILIDADE NA CIDADE PANDÊMICA. 2021. (Seminário).
I Seminário Memória, Discurso e Arquivo na Constituição do Digital. 2019. (Seminário).
IX Seminário de Estudos em Análise do Discurso.Esquinas da/na língua: discurso urbano em jornais do século XIX. 2019. (Seminário).
Populismo e estesia: sentidos e interações. 2019. (Outra).
Coloquio de Primavera Programa de Maestría y Doctorado en Lingüística. 2018. (Seminário).
A Fotografia e seus Acervos: Uma Abertura de Processos. 2017. (Oficina).
III Jornada e-Urbano - Sujeitos e Sentidos nas Margens: há um fora do digital?. 2017. (Encontro).
Jornada Internacional Discurso, Mídia e Sociedade. 2017. (Encontro).
V Conali. Jornalismo des-conhecido: o silêncio que significa o Caribe. 2017. (Congresso).
VI Colóquio Argentina-Brasil de Ciências da Comunicação.O Valor da América Latina e o Peso das Agências de Notícia. 2017. (Encontro).
VIII SEPEDIS.Sentidos sobre África do Sul no Jornalismo de Viagens. 2017. (Seminário).
XXIII Seminário de Teses em Andamento.Discurso do Exótico: Constituição, Formulação e Circulação no Jornalismo. 2017. (Seminário).
XXV Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina (EPAL). 2017. (Encontro).
Cruzando Mares com o artista Sebastião Pedrosa.Cruzando Mares. 2016. (Oficina).
Podcasting, criação de conteúdo e criatividade.Podcasting, criação de conteúdo e criatividade. 2016. (Oficina).
Poesias Visuais Urbanas - um olhar desenhador sobre a cidade.Poesias Visuais Urbanas - um olhar desenhador sobre a cidade. 2016. (Oficina).
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O Hard Power Apresentado pelo Soft Power: Análise do Filme ?Guerra É Guerra?. 2016. (Congresso).
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Olhares Não Latino-Americanos na História da Imprensa Brasileira: Uma Revisão da Literatura. 2016. (Congresso).
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O Mito como Base da Construção de Universos na Narrativa Transmídia de Matrix. 2015. (Congresso).
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Desejo de Cidade. 2015. (Congresso).
2ª Semana de Jornalismo UFPE. 2014. (Seminário).
4º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo. 2014. (Seminário).
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O Discurso da Identidade de Gênero e a Visualidade Eletrônica em Tomboy. 2014. (Congresso).
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Usufruto do Diário Oficial do Estado de Pernambuco em Prol da Imagem de Eduardo Campos. 2014. (Congresso).
65ª Reunião Anual da SBPC. 2013. (Simpósio).
Locução e apresentação.Locução e apresentação. 2013. (Oficina).
Workshop Jornalismo em Pauta - Cobertura de eventos. 2013. (Oficina).
Produção Audiovisual através das Mídias Móveis.Produção Audiovisual através das Mídias Móveis. 2012. (Oficina).
Semana de Rádio, TV e Internet - UFPE. 2012. (Outra).
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2012. (Congresso).
Orientou
A necessidade de transferir a cultura organizacional aos contratos de terceirização; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; (Orientador);
Marketing de relacionamento na conquista e na manutenção de clientes em pequenas empresas; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; (Orientador);
Plano de negócios para criação de website de processos e modelos de documentos para brechós; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; (Orientador);
Estética instagramável e comportamento do consumidor digital: o caso da cafeteria Beá e Chico em Maceió-AL; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; (Orientador);
Qualidade de Vida e Motivações dentro das Emissoras de TV; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; (Orientador);
Avaliação de prátcas de sustentabilidade/responsabilidade social a partir de relatórios anuais de sustentabilidade da empresa Natura Cosméticos S/A; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
BRITO, Vinícius . Discursos do jornalismo (de viagens): o extraordinário e a argumentação em narratividade. REVISTA DISSOL - DISCURSO, SOCIEDADE E LINGUAGEM , v. 7, p. 271-293, 2022.
-
BRITO, Vinícius . 'Novo' paradigma do jornalismo e imprensa oitocentista no Brasil. Estudos de Jornalismo e Mídia , v. 18, p. 173-190, 2021.
-
BRITO, Vinícius . Efeitos do exotismo: Ideologia na prática do jornalismo de viagens. Revista Trilhos , v. 2, p. 120-138, 2021.
-
BRITO, Vinícius ; PEREIRA, D. . Empresas-aplicativo de delivery e sujeitos-entregadores: relações de trabalho e mobilidade na cidade pandêmica. RUA , v. 27, p. 1, 2021.
-
BRITO, Vinícius . Jair Bolsonaro e metaforização de (sem) partido no discurso jornalístico. Línguas e Instrumentos Linguísticos , v. 24, p. 30-50, 2021.
-
BRITO, Vinícius . Espaço urbano pela narratividade dos anúncios de jornal no Brasil oitocentista. RUA (UNICAMP) , v. 26, p. 1, 2020.
-
BRITO, Vinícius . Mascarados no espaço urbano: discurso jornalístico sobre Jornadas de Junho e pandemia de Covid-19. RUA , v. 26, p. 463, 2020.
-
BRITO, Vinícius ; FERRAGUT, G. ; DIAS, C. P. ; PAULA, A. I. S. ; LOSNAK, G. . Pandemia e discurso jornalístico pelo digital: entre isolamento social/físico e distanciamento social/físico. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras , v. 16, p. 53-75, 2020.
-
BRITO, Vinícius . CIDADE RE-VISTA: EFEITOS DE VIAGEM/TURISMO E SUJEITO-DE-DIREITO NO DISCURSO JORNALÍSTICO. REVISTA DISSOL - DISCURSO, SOCIEDADE E LINGUAGEM , p. 50, 2019.
-
NASCIMENTO, E. V. B. . A 'esquina' na imprensa (proto)brasileira: uma análise diacrônica. DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 291-305, 2019.
-
BRITO, Vinícius . O meio material imprensa na relação com a materialidade e a forma material. In: Wellton da Silva de Fatima. (Org.). Leitura, Educação e suas ressonâncias. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. , p. 99-118.
-
BRITO, Vinícius . Bolsa de estudos, sentidos em silêncio. In: Cristiane Costa Dias, Greciely Cristina da Costa; Marcos Aurelio Barbai. (Org.). Manifesto Silêncio: uma leitura da obra de Eni P. Orlandi. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. , p. 268-.
-
BRITO, Vinícius . Esquinas da/na língua: discurso urbano em jornais do século XIX. In: Fernanda Galli et ali.. (Org.). Práticas contemporâneas em Análise do Discurso. 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2021, v. , p. 325-343.
-
BRITO, Vinícius . Do exótico ao cosmopolita: re-vista significando cidade. In: Cristiane Dias; Marcos Barbai; Greciely Costa. (Org.). Escrituras da cidade. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2019, v. , p. 76-.
-
BRITO, Vinícius . O valor da América Latina em jornais regionais e o peso das agências de notícia. In: Maria José Baldessar; Daniela Inês Monje. (Org.). Diálogos Latino-Americanos - Comunicação e democracia em tempos de convergência. 1ed.São Paulo: Intercom, 2018, v. 1, p. 285-310.
-
BRITO, Vinícius de . O tratado não binário em 'Mãe só há uma'. Assiste Brasil, 20 jun. 2016.
-
BRITO, Vinícius de . Trumbo e a 'ameaça vermelha' na terra de Donald Trump. Revista Continente, Recife, 05 fev. 2016.
-
BRITO, Vinícius de . Um Chatô para além do maniqueísmo; um Guilherme para além do ator. Assiste Brasil, 01 dez. 2015.
-
BRITO, Vinícius de . As salas de cinema são inimigas da pirataria?. Assiste Brasil, João Pessoa.
-
BRITO, Vinícius de . O que diz o legado da atriz Ruth de Souza sobre meu racismo velado. Assiste Brasil, João Pessoa.
-
BRITO, Vinícius de . 'Que Horas Ela Volta?': o que uma pintura feita há quase 200 anos diz sobre o filme. Assiste Brasil, João Pessoa.
-
BRITO, Vinícius de . Valeu um boi, valeu um homem. Assiste Brasil.
-
BRITO, E. Vinícius . ESQUINAS DA/NA LÍNGUA: DISCURSO URBANO EM JORNAIS DO SÉCULO XIX. In: Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2019, Recife. Anais do SEAD. Recife: SEAD/UFPE, 2019.
-
NASCIMENTO, E. V. B. ; ALBUQUERQUE, K. C. . O Hard Power Apresentado pelo Soft Power: Análise do Filme 'Guerra é Guerra'. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2016.
-
NASCIMENTO, E. V. B. ; MELO, C. V. T. . Olhares Não Latino-Americanos na História da Imprensa Brasileira: Uma Revisão da Literatura. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do Intercom. São Paulo: Intercom, 2016.
-
NASCIMENTO, E. V. B. ; MELO, C. V. T. . O Usufruto do Diário Oficial do Estado de Pernambuco em Prol da Imagem de Eduardo Campos. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. O Usufruto do Diário Oficial do Estado de Pernambuco em Prol da Imagem de Eduardo Campos, 2014.
-
NASCIMENTO, E. V. B. . AMÉRICA LATINA SOB A LENTE DE JORNAIS REGIONAIS: UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO VIA AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES SOBRE A AMÉRICA LATINA- EPAL, 2017, São Paulo. Encontro de pesquisadores sobre a América Latina ? EPAL (2016-2017): história, sociedade e cultura na América Latina. São Paulo: ECA/USP, 2017.
-
BRITO, Vinícius ; PEREIRA, D. . O DISCURSO DAS PLATAFORMAS DE DELIVERY: TRABALHO E MOBILIDADE NA CIDADE PANDÊMICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRITO, Vinícius . Esquinas da/na língua: discurso urbano em jornais do século XIX. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRITO, E. Vinícius ; RODEA, M. C. . Exotismo en discurso: sentidos de ciudad en el periodismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITO, E. Vinícius . América Latina sob a lente de jornais regionais: Uma construção de sentido via agências de notícias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITO, E. Vinícius ; MELO, M. P. C. ; SILVA, F. . Cinema como Crítica ao Establishment: Análise Fílmica de 'Capitão Fantástico'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, E. Vinícius . O valor da América Latina em jornais regionais e o peso das agências de notícia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NASCIMENTO, E. V. B. ; DIAS, C. P. . Jornalismo des-conhecido: O silêncio que significa o Caribe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, E. Vinícius . Sentidos sobre África do Sul no Jornalismo de Viagens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, E. Vinícius . Discurso do Exótico: Constituição, Formulação e Circulação no Jornalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NASCIMENTO, E. V. B. ; ALBUQUERQUE, K. C. . O hard power apresentado pelo soft power: análise do filme 'Guerra é Guerra'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUINTEIRO, F. K. F. ; ESTEVES, M. E. R. ; NASCIMENTO, E. V. B. ; NOGUEIRA, B. . O nascimento de Otelo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, E. V. B. ; MELO, C. V. T. . Olhares Não Latino-Americanos na História da Imprensa Brasileira: Uma Revisão da Literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESTEVES, M. E. R. ; SILVA, M. E. B. ; AZEVEDO, S. A. ; Caio Castro Mello SANTOS ; NASCIMENTO, E. V. B. . Quando o Tietê e o Capibaribe se Encontram: Uma Análise dos Filmes ?A margem? e ?Febre do Rato?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, E. V. B. . Análise do Documentário 'Blood Money ? Aborto Legalizado': um Filme como Versão dos Argumentos ?Pró-Vida?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONCALVES, R. A. ; Caíque Luiz Batista de PAULA ; Caio Castro Mello SANTOS ; MONTEIRO, K. R. R. ; NASCIMENTO, E. V. B. ; CUNHA, L. C. P. ; DINIZ, G. T. ; FREITAS, Y. B. ; GOMES, C. W. F. ; LUCENA, V. J. A. ; CIRNE, A. J. S. ; BENJAMIM, R. A. ; FERREIRA, D. G. ; ARAUJO, S. P. ; LIMA, T. R. M. ; SOARES, T. . R A C H A D U R A: Ruínas Crônicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, E. V. B. ; MELO, C. V. T. . O usufruto do Diário Oficial do estado de Pernambuco em prol da imagem de Eduardo Campos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, E. V. B. . O Discurso da Identidade de Gênero e a Visualidade Eletrônica em 'Tomboy'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, E. V. B. ; DIAS, C. P. . Discursos sobre cidade e efeitos do exótico no jornalismo de viagens 2019 (Dissertação).
-
BRITO, E. Vinícius ; VILLA, A. ; CARVALHO, B. G. ; ALMEIDA, M. L. ; SILVA, G. R. ; PLENS, T. ; MATUI, N. ; CASTRO JUNIOR, M. D. ; SOARES, M. C. S. ; MELO, S. ; SILVERIO-VILLAR, L. C. ; LIMA, R. ; LOPES, R. ; DIAS, S. ; WIEDEMANN, S. . Álbum de parentes desconhecidos. Campinas: ClimaCom, 2017 (Laboratório Ateliê).
-
BRITO, E. Vinícius ; CARVALHO, B. G. ; POTIENS, A. V. ; SOARES, M. C. S. . Afetos Líticos: Metamorfismo. Campinas: Unicamp, 2017 (Laboratório Ateliê).
-
PLENS, T. ; SOARES, M. C. S. ; LOCONTE, L. O. ; SILVERIO-VILLAR, L. C. ; SILVA, G. R. ; CARVALHO, B. G. ; PENHA, A. ; POTIENS, A. V. ; WIEDEMANN, S. ; DIAS, S. ; BRITO, E. Vinícius . Floresta de luz: laboratório de botânica especulativa. Campinas: Unicamp, 2017 (Livro).
-
BRITO, E. Vinícius . Ka'atinga. Campinas: ClimaCom, 2016 (Ensaio).
-
BRITO, E. Vinícius ; Caio Castro Mello SANTOS ; Caíque Luiz Batista de PAULA ; MONTEIRO, K. R. ; GONCALVES, R. A. ; CUNHA, L. C. P. ; DINIZ, G. T. ; FREITAS, Y. B. ; GOMES, C. W. F. ; LUCENA, V. J. A. ; CIRNE, A. J. S. ; BENJAMIM, R. A. ; FERREIRA, D. G. ; ARAUJO, P. M. P. ; LIMA, T. R. M. ; SOARES, T. . R A C H A D U R A. Recife: Dcom, 2015 (Livro de crônicas).
-
ARAUJO, S. P. ; CIRNE, A. J. S. ; Caíque Luiz Batista de PAULA ; NASCIMENTO, E. V. B. ; CUNHA, L. C. P. ; MACEDO, M. C. ; GOMES, Paula Ádala dos Passos Pereira ; SILVA JUNIOR, S. A. ; AZEVEDO, S. A. ; FREITAS, Y. B. ; SOARES, T. . As faces do Cais. Recife: UFPE, 2014 (Livro-reportagem).
-
BRITO, Vinícius de ; FREITAS, Y. B. . R A C H A D U R A. Recife, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
BRITO, Vinícius . Debatedor do EDICC 2021. 2021.
BRITO, E. Vinícius . Parecerista de Trabalhos Acadêmicos no EDICC 2017. 2017.
BRITO, Vinícius de ; Caio Castro Mello SANTOS ; ESTEVES, M. E. R. ; SILVA, M. E. B. . #MarchaDasVadias. 2016. (Reportagem).
BRITO, Vinícius de ; MASCARENHAS, P. ; SARKIS, Y. . Guia do estudante para mandar bem no Enem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
MELO, M. P. C. ; BRITO, E. Vinícius ; FERNADES, M. ; AREVALO, L. ; SUAREZ, K. . O tradutor de mim. 2015. (Documentário).
COIMBRA, J. M. S. ; MOREIRA, M. C. ; NASCIMENTO, E. V. B. . Efeito da terapia por realidade virtual na recuperação motora do tronco de indivíduos com traumatismo raquimedular. 2015. (Revisor de monografia).
BRITO, Vinícius de . Incampus. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).
BRITO, E. Vinícius ; SILVA JUNIOR, S. A. . Entrevista Prefeita da CDU - Novas Entradas UFPE. 2013. (Entrevista).
BRITO, E. Vinícius ; SILVA JUNIOR, S. A. . Entrevista Prefeita da CDU - Iluminação da UFPE. 2013. (Entrevista).
BRITO, E. Vinícius ; MELO, M. P. C. . Légua Pelejo. 2012. (Documentário).
BRITO, Vinícius . Maldonado. 2020. Outra.
BRITO, Vinícius . Ka'atinga. 2017. Fotografia.
BRITO, E. Vinícius ; MENEZES, A. ; ROMA, A. ; MACHADO, D. ; PEREIRA, D. ; FERRAGUT, G. ; SILVA, A. ; BARROS, R. . Memória Touch. 2017 (Outro).
BRITO, E. Vinícius . Água Régia. 2016 (Vídeo-performance).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2019
Discursos sobre cidade e efeitos do exótico no jornalismo de viagens, Descrição: Como os discursos sobre cidade circulam no jornalismo de viagens e podem funcionar pelos efeitos do exótico? A pesquisa analisa os sentidos sobre cidade em reportagens, imagens e propagandas da ?Qual Viagem? (Editora Qual), ?Viagem e Turismo? (Editora Abril) e ?Viaje Mais? (Editora Europa), principais publicações da área no Brasil, além de recobrar condições de produção amplas e estritas que sustentam o corpus no sujeito-de-direito do modo de produção capitalista; identificar no discurso jornalístico regularidades que significam cidade pelo exotismo; e compreender o exótico em diversos autores. Método de investigação, a Análise do Discurso é a disciplina de interpretação que se tece na contradição teórico-prática para compreender a produção dos sentidos. A análise mostra que o falar periódico constrói desde a ?cidadezinha? charmosa até a metrópole ?ambiciosa? e ?monumental?. As versões sobre cidade nas revistas de viagem dependem da narratividade que o jornalismo produz e pela qual se constitui, uma memória que estrutura o que se diz e como se diz. O corpo da cidade, atado ao corpo do sujeito que dela/nela enuncia, significa pelos discursos diferentemente (variança) por causa das condições de produção a colocar camadas na urbe. A memória, no entanto, que se tem sobre as cidades da Suíça (?onde não pode deixar de visitar os Alpes?) difere da que se tem sobre as do Myanmar (?o mais exótico da Ásia?), por exemplo. Nesse sentido, os discursos sobre cidade no jornalismo produzem efeitos do exótico, não apenas na relação necessária e linguageira do inter/intradiscurso, mas marcando o ?outro? como diferente (o ?mais?, o ?melhor? etc.). Ao formular pelo exótico, o jornalismo de viagens silencia outras versões sobre cidade que não eram as esperadas (antecipadamente) pelas publicações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Edilberto Vinícius Brito Nascimento - Integrante / Cristiane Pereira Dias - Coordenador / Marisela Colin Rodea - Integrante.
-
2017 - Atual
e-Urbano: da constitutividade do espaço pelo digital, Descrição: O E-urbano é um projeto que integra uma equipe de pesquisadores, alunos e docentes, em torno da discussão sobre o espaço digital e o espaço urbano. Sob coordenação da pesquisadora Cristiane Dias, o grupo desenvolve pesquisa sobre sobre como o espaço urbano está ligado ao espaço digital de maneira constitutiva. Para tanto, apontamos modos de constituição e circulação dos sentidos no espaço digital, a partir de questões do funcionamento do discurso urbano. Por outro lado, além de procurarmos observar como o espaço urbano se digitaliza, também é nosso objeto compreender como o digital se urbaniza. Nossas análises recaem sobre temáticas que envolvem mídia, globalização, programas e projetos governamentais, mobilidade urbana, aplictivos, movimentos e redes sociais, e tantas outras que nos dão pistas para compreender o modo como o digital e o urbano se constituem. Mais especificamente, interessa-nos a observação das duas vias, por assim dizer: como o espaço digital se estrutura e funciona na relação com o urbano e, ao contrário, como o espaço urbano se significa na estrutura e funcionamento do digital. Resta lembrar que faz ainda parte deste projeto as incursões teóricas que podemos estabelecer no digital a partir das propostas da análise de discurso (a própria noção de linguagem aí se inscreve).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilberto Vinícius Brito Nascimento - Integrante / Cristiane Pereira Dias - Coordenador / Adriana Menezes - Integrante / Guilherme Ferragut - Integrante / André Silva - Integrante.
Prêmios
2017
Vencedor no XXIV Prêmio Expocom 2017, na Categoria JO12 - Produção em Fotojornalismo, Intercom NE.
2017
Vencedor no Prêmio Expocom 2017, na Categoria JO12 - Produção em Fotojornalismo, Intercom Nacional.
2016
Participante do XXIII Prêmio Expocom 2016, na Categoria Reportagem em Jornalismo impresso (avulso), Expocom - Intercom NE.
2015
Vencedor no XXII Prêmio Expocom 2015, na Categoria I - Jornalismo, modalidade Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo, Expocom - Intercom NE.
2015
Vencedor no XXII Prêmio Expocom 2015, na Categoria I - Jornalismo, modalidade Produção em Jornalismo Literário e/ou de Opinião, Expocom - Intercom NE.
2015
Participante do XXII Expocom - Jornada da Pesquisa Experimental em Comunicação, na Categoria I - Jornalismo, modalidade Produção em Jornalismo Literário e/ou de Opinião, Expocom - Intercom Nacional.
2015
Test of English as a Foreign Language (TOEFL) ITP, Inglês sem Fronteiras/MEC.
2015
Participante no XXII Prêmio Expocom 2015, na Categoria I - Jornalismo, modalidade Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo, Expocom - Intercom Nacional.
2012
Diploma de Español como Lengua Extranjera Nivel Avanzado, Instituto Cervantes.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. , Universidade de Campinas, Barão Geraldo, 50670901 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35217000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Profissional Associado, Enquadramento Funcional: Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso, Carga horária: 8
Outras informações:
Profissional Associado ao PECEGE - ESALQ da Universidade de São Paulo. Supervisão das monografias dos cursos de MBA na instituição. Orientação de projetos, redação de pesquisa e participação em bancas de apresentação das monografias.
2023 - 2023
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Mediador, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como Professor Mediador do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Editor de Vídeo (EaD), no âmbito do Programa Novos Caminhos/Pronatec. As atividades incluíram acompanhamento pedagógico dos alunos, mediação de conteúdos na plataforma virtual e suporte às atividades avaliativas, contribuindo para a formação técnica e o desenvolvimento de competências digitais dos participantes.
2019 - Atual
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós-graduação, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2019
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente
Outras informações:
Estágio docente (bolsista PED B) na disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, coordenada pela Profa. Dra. Ines Signorini no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis) da Unicamp. Responsável pelas aulas práticas da disciplina, planejamento didático, correção dos exercícios e plantão para tirar dúvidas dos estudantes.
2017 - 2019
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós-graduação, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Linha de pesquisa em Cultura Científica: Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura científica, propondo análises sobre a divulgação e o jornalismo científicos que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre ciências, tecnologias e sociedade. Abarca, deste modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências, nos mais diversos veículos, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação dos profissionais da área
Atividades
-
03/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Estudos da Linguagem.Linhas de pesquisa
-
03/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.Linhas de pesquisa
-
03/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Estudos da Linguagem.Linhas de pesquisa
2019 - 2019
Universidad de SevillaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio de pesquisa
Outras informações:
Pesquisador selecionado pela Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação para estágio de investigação na Facultad de Comunicación da Universidad de Sevilla (Espanha) sob coordenação do Prof. Dr. Rafael González Galiana, especialista em análise do discurso jornalístico. A estância resultou no artigo "Espaço urbano pela narratividade dos anúncios de jornal no Brasil oitocentista".
2018 - 2018
Universidad Nacional Autonoma de MexicoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós-graduação
Outras informações:
Premiado em seleção para a bolsa sanduíche da Rede Macrouniversidades da América Latina e Caribe, fez o curso "Pragmática y Discurso" com a professora Monique Vercamer Duquenoy do mestrado em Linguística Aplicada. Buscou bibliografia para a dissertação de mestrado em Divulgação Científica e Cultural/UNICAMP. Apresentou sessão de retroalimentação da investigação com professores e pesquisadores do Programa mexicano e participou de atividades acadêmicas organizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNAM, tais como o Coloquio de Verano.
2016 - 2018
Agência ConteúdoVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 25
Outras informações:
Responsável pela redação de conteúdo digital, mapeamento de informações para sites de marca, postagem em redes sociais, planejamento e desenvolvimento de e-book, fotografia, vídeo e pautas culturais para o Portal Confira Mais.
2015 - 2016
Agência ConteúdoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 30
Outras informações:
Responsável pela redação de conteúdo digital, mapeamento de informações para sites de marca, postagem em redes sociais, planejamento e desenvolvimento de e-book, fotografia, vídeo e pautas culturais para o Portal Confira Mais.
2015 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitor na disciplina de Redação 1, oferecida pela Professora Dra. Adriana Santana no curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco.
2013 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário de Projeto de extensão, Carga horária: 440
2015 - 2015
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista Santander Uni, Enquadramento Funcional: Aluno de mobilidade, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Diario de PernambucoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Fiz reportagens sobre o setor cultural para o site e impresso do jornal Diario de Pernambuco. Na função, tive textos republicados nos portais Pernambuco.com, Estado de Minas e Correio Braziliense, dos Diários Associados.
2014 - 2014
Assessoria de Comunicação da UFPEVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessor estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo clipping dos jornais, reportagens de jornalismo científico, releases, atendimento à imprensa, fotografia e vídeo.
2013 - 2013
NAP COMUNIDADEVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor de Língua Espanhola no projeto social do Núcleo de Aulas Particulares (NAP), o NAP Comunidade, na cidade do Recife (PE). Uma aula de até duas horas por semana sobre Língua Espanhola e cultura hispânica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edilberto Vinicius Brito Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?