Antonio José Alves Junior
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente, é professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e membro permanente do PPGCTIA - Programa de Pós Graduação em Ciencia, Tecnologia e Inovação Agropecuária Bi-Nacional (Brasil e Argentina), ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou, entre junho de 2004 e junho de 2005, como Chefe Adjunto e, posteriormente, Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; entre setembro de 2005 e novembro de 2008, foi Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República; atuou como Consultor do Banco Mundial, entre junho e outubro de 2009; e de 2009 a 2015, no BNDES, ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Relações com o Governo (2009-2013) e de Assessor do Presidente do BNDES (2014-2015). Foi vice-Coordenador do Curso de Ciências Econômicas no biênio2021/2023. É vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária - PPGCTIA - da UFRRJ. Coordena o Grupo de Pesquisa ECSIFIN - Economia e Conjuntura do Sistema Financeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil, escrevendo principalmente sobre seguintes temas: fragilidade financeira, fragilidade financeira externa, bancos brasileiros, financiamento à infraestrutura, inovações financeiras, crises cambiais e crises bancárias.
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia
1996 - 2001
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A TRANSIÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO BRASILEIRO DA ALTA INFLAÇÃO PARA A ESTABILIDADE: FRAGILIZAÇÃO, INSTABILIDADE E RECOMPOSIÇÃO
Orientador: Fernando José Cardim de Carvalho
, Ano de obtenção: 2001. Palavras-chave: sistema bancário brasileiro; fragilidade financeira; Distress Bancário no Plano Real.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia
1987 - 1993
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Conta Remunerada: Um Estudo sobre Inovações Financeiras, Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Fernando José Cardim de Carvalho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Inovação Financeira; Conta Remunerada.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Pós-doutorado
2025
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Lê Razoavelmente.
Francês
Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Teoria Monetária e Financeira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional/Especialidade: Balanço de Pagamentos; Finanças Internacionais.
Participação em eventos
IX Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2021/2022) e III Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2021/2022) ?Nossas Cientistas: Mulheres e Ciência no Brasil ontem e hoje?.IX Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2021/2022) e III Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2021/2022) ?Nossas Cientistas: Mulheres e Ciência no Brasil ontem e hoje?. 2023. (Encontro).
X Reunião Anual de Iniciação Científica e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimeno Tecnológico e Inovação.X Reunião Anual de Iniciação Científica e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimeno Tecnológico e Inovação. 2023. (Encontro).
Edital PIBIC 2021-2022 - Universidade Federal Fluminense.Edital PIBIC 2021-2022 - Universidade Federal Fluminense. 2021. (Outra).
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ,.VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ,. 2021. (Encontro).
VII Reunião Anual de Iniciação Científica RAIC 2019 ?Desafiose Perspectiva da Política Científica no Brasil?.VII Reunião Anual de Iniciação Científica RAIC 2019 ?Desafiose Perspectiva da Política Científica no Brasil?. 2019. (Encontro).
O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil.A economia política do golpe. 2018. (Outra).
XI Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira ?Desafios para a Economia Brasileira: uma perspectiva keynesiana.XI Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira ?Desafios para a Economia Brasileira: uma perspectiva keynesiana. 2018. (Encontro).
Debate sobre a MP 777.A TLP e o déficit democrático. 2017. (Simpósio).
Em defesa dos bancos públicos.financiamento da indústria e emprego (mesa 3). 2017. (Seminário).
Em defesa dos bancos públicos.Lançamento da cartilha "Em defesa dos bancos públicos - verdades e mentiras". 2017. (Seminário).
Palestra no Mestrado Profissional em Administração Pública UFF.Do Liberalismo ao Neo-liberalismo. 2017. (Outra).
Roubaram meus direitos! - Forum Grita Baixada.De que forma as reformas trabalhistas podem afetar o cotidiano das classe trabalhadora, especialmente os trabalhadores pobres. 2017. (Oficina).
Semana de Recepção a Calouros do Curso de Ciências Econômicas.Efeitos econômicos da IV Revolução Industrial. 2017. (Encontro).
Setembro amarelo na UFRRJ.Austeridade e suicídio: a resistencia das instituições. 2017. (Oficina).
Máquina Mortífera IV - Laboratório Cidade e Poder - História UFF.Economicismo e ideologia no neoliberalismo. 2016. (Seminário).
V ciclo de Debates de Políticas Públicas.O papel do BNDES nas políticas públicas brasileiras. 2014. (Outra).
SEMINÁRIO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA AQUICULTURA.Aspectos Econômicos (Plano Safra, Incentivos e Tributação. 2013. (Seminário).
Aquicultura em Águas da União - Produção Sustentável no Brasil. Pesquisa na Aquicultura. 2012. (Congresso).
I encontro dos municípios com o desenvolvimento sustentávell.Papel do BNDES no desenvolvimento municipal. 2012. (Encontro).
V congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Pesquisa na Aquicultura. 2012. (Congresso).
V Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Economia aplicada à aquicultura. 2012. (Congresso).
7a. Reunião da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira da Primeira Sessão Legislativa Ordinaria da 54a. Legislatura , sobre a política do BNDES para o desenvolvimento da faixa de fronteira , Senado Federal, 09/08/2011 1a..BNDES e o desenvolvimento da faixa de fronteira. 2011. (Seminário).
Oficina do PPA 2012-2015. 2011. (Oficina).
Seminário Contribuição das Unidades de Conservação para a Economia Nacional.Debate com especialistas. 2011. (Seminário).
67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (67ª SOEAA).Perspectivas do Desenvolvimento Mundial. 2010. (Encontro).
I Conferencia do Desenvolvimento CODE/IPEA.Bancos Públicos e a Macroeconomia. 2010. (Seminário).
Pensa Rio - Desenvolvimento, Trabalho e Cidadania no Estado do Rio de Janeiro.Estado e Desenvolvimento no Brasil Contemporaneo: o papel dos bancos públicos durante a crise. 2010. (Seminário).
Sessão Especial ANPEC/BNB. Novos Padrões de Financiamento do Desenvolvimento da Região Nordeste. 2010. (Congresso).
XXXVIII Encontro Nacional da ANPEC. Sessão Especial ANPEC: a política econômica no governo Lula. 2010. (Congresso).
I Forum de Negócios Faculdade CCAA.A crise financeira global e seus impactos sobre a economia brasileira. 2009. (Seminário).
10a Reunião de Comitês Técnicos da Alamys.FINANCIAMIENTO DEL SECTOR Y ASOCIACIÓN PÚBLICO ? PRIVADA. 2005. (Encontro).
Modelagem para Participação dos Fundos de Pensão em PPP.A VISÃO DO GOVERNO SOBRE AS PPP E AS PRIORIDADES. 2005. (Seminário).
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.OS IMPACTOS DO SALÁRIO MÍNIMO NAS CONTAS PÚBLICAS DA PREVIDÊNCIA, GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS. 2004. (Outra).
Curso O Pensamento Econômico de Keynes.Teoria do Consumo e do Investimento. 2004. (Outra).
Novas Diretrizes do Curso de Economia.Novas Diretrizes do Curso de Economia. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
dantas, alexis toribio; JABBOUR, E. K.;ALVES JR., Antonio José. O papel do Estado e do sistema financeiro no desenvolvimento ? Uma análise comparativa entre a economia brasileira e a chinesa sob uma ótica póskeynesiana. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MODENESI, A. M.;ALVES JUNIOR, A. J.; Licha, L.A.. Instabilidade financeira e a autoridade monetária: o antes e o depois da crise de 2008 e a abordagem minskyana. 2017. Dissertação (Mestrado em programa de pos graduação em economia da industria) - instituto de economia da ufrj.
dantas, alexis toribio; saraiva, miriam gomes;ALVES JUNIOR, A. J.. o papel do bndes no apoio ao investimento externo direto: o caso da jbs. 2017. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; dantas, alexis toribio. Análise da metodologia de apuração do resultado fiscal utilizada no Brasi - estudo de caso para o estado do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; MODENESI, A. M.. Financiamento das distribuidoras de energia elétrica nos anos de 2006 a 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em programa de pos graduação em economia da industria) - instituto de economia da ufrj.
MODENESI, A. M.; luporini, v;ALVES JUNIOR, A. J.. Mecanismos de transmissao da política monetária: uma avaliação do canal de crédito (2000-2015). 2016. Dissertação (Mestrado em programa de pos graduação em economia da industria) - instituto de economia da ufrj.
dantas, alexis toribio; saraiva, miriam gomes;ALVES JUNIOR, A. J.. Investimento externo no Século XXI: a recente internacionalização brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
MODENESI, A. M.; luporini, v; HERMANM, Jennifer;ALVES JUNIOR, A. J.. O canal do crédito na política monetária:uma avaliação empírica do caso brasileiro (2004-2012). 2015. Dissertação (Mestrado em programa de pos graduação em economia da industria) - instituto de economia da ufrj.
MODENESI, A. M.; Licha, L.A.;ALVES JUNIOR, A. J.. Análise da eficácia da política monetária brasileira sob o regime de metas de inflação (1999-2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Souza, JAP; CHAGAS, F.A.;ALVES JUNIOR, A. J.. impacto do preço de contratação da energia para o incentivo à implantação de sítios eólicos e plantas industriais para fabricação de aerogeradores. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Empresarial) - S B I.
PIANTO, M.E.T.; VERSIANI, Flávio;ALVES JUNIOR, A. J.. Distribuição espacial dos recursos do BNDES em um contexto de redução das desigualdades regionais. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade de Brasília.
ALVES JUNIOR, A. J.; AMADO, Adriana; MOLLO, Maria de Lourdes. A financeirização do Capitalismo e a Condução da Política monetária pelo Banco Central: uma contribuição pós keynesiana para o Brasil do início do século XXI. 2005. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de Brasília.
ALVES JUNIOR, A. J.; OREIRO, Josá Luiz; CURADO, Marcelo. Fluxos de Capitais, Fragilidade Externa e Ataques Especulativos: uma análise da experiência brasileira recente. 2005. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Federal do Paraná.
ALVES JUNIOR, A. J.; SOUZA, Francisco Eduardo Pires de; MIRANDA, José Carlos. Derivativos de Câmbio no Brasil nas Crises Cambiais do Plano Real entre 1994 e 1999. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; TAULIE, José Ricardo. Distribuição Funcional de Renda e Crescimento Econômico na Década de Noventa: Uma Aplicação do Modelo Departamental de Kalecki. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; CARVALHO, Fernando José Cardim de; SOUZA, Francisco Eduardo Pires de. A Crise Cambial de 1999 e a Performance do Sistema Bancário. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; LIMA, Fernando Carlos Greenhalg Cerqueira; HERMANM, Jennifer. Desenvolvimento do Sistema BancárioNacional no Período Pós-Real. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; SOBREIRA, Rogério; KASNAR, Istvan Karoly. Análise de Persistência de Performance de Investimentos: há evidências de persistência em fundos ativos de ibovespa para clientes de varejo. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.
ALVES JUNIOR, A. J.PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de; OREIRO, José Luis. Causas e Consequências da Consolidação Bancária no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense.
ALVES JUNIOR, A. J.; CORAZZA, Gentil; FONSECA, Pedro Cezar Dutra. Fragilidade Financeira Externa, a partir de Minsky, e os Desequilíbrios Externos no Plano Real. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FEIJÓ, C.;ALVES JUNIOR, A. J.; Crocco, M.A.; WEISS, M.; FEILL, F.. As especificidades da financeirização em economias estruturalmente diferentes: uma análise das políticas macroeconômicas empreendidas por Brasil e Estados Unidos no período 2008-2020. 2024. Tese (Doutorado em doutorado em economia) - Universidade Federal Fluminense.
pinto, e; FERNANDES, M. P.; JABBOUR, E. K.; GENTIL, D.;ALVES JR., Antonio José. modernização agrícola chinesa puxada pelo Estado: estratégias de desenvolvimento, criações de atores empresariais, inovação tecnológica e internacionalização. 2023. Tese (Doutorado em PPGEITIE da UFRJ) - instituto de economia da ufrj.
dantas, alexis toribio; JABBOUR, E. K.; saraiva, miriam gomes; ESPINDOLA, J. C.;ALVES JR., Antonio José. Geopolitica das guerras hibridas por recursos: um estudo sobre metodos indiretos, disputas e conflitos no setor do petróleo no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduaçao em Relaçoes Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AMADO, L. A. S.; dantas, alexis toribio; Duarte, F.J.Mendes;ALVES JR., Antonio José; JABBOUR, E. K.. A evolução da política industrial brasileira no setor de petróleo e gás. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduaçao em Relaçoes Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MODENESI, A. M.; GUILLEN, O. T. C.; Licha, L.A.; CUNHA, A.B.; JANOT, M. M.;ALVES JUNIOR, A. J.. Three Essays on Monetary Policy and Financial System. 2018. Tese (Doutorado em PPGEITIE da UFRJ) - instituto de economia da ufrj.
MODENESI, A. M.;PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de; HERMANM, Jennifer; RIBEIRO, E. P.; KLOTZE, M.;ALVES JUNIOR, A. J.. Ensaios sobre economia bancária:uma análise da competição, concentração, eficiência e spread do setor bancário brasileiro no período recente. 2016. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Freitas, F. N; Bastos, C. P. M.; SUMMA, R.; Braga, J.M.;ALVES JUNIOR, A. J.. A dinamica inflacionária no Brasil de 2001 a 2009: uma análise multisetorial. 2016. Tese (Doutorado em PPGEITIE da UFRJ) - instituto de economia da ufrj.
MODENESI, A. M.; Licha, L.A.;ALVES JUNIOR, A. J.. Multiplicadores fiscais, política fiscal e nível de atividade: a abordagem narrativa aplicada à economia brasileira pós-real (1994-2014). 2015. Tese (Doutorado em PPGEITIE da UFRJ) - instituto de economia da ufrj.
MODENESI, A. M.;PAULA, Luiz Fernando Rodrigues deALVES JUNIOR, A. J.; OREIRO, Josá Luiz; SUMMA, R.; SOBREIRA, Rogério. Tres debates sobre os rumos da política monetária pós-crise, à luz da experiencia americana: a revisão do novo consenso macroeconômico, as políticas não convencionais e a crítica keynesiana. 2014. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; SOBREIRA, Rogério; CARVALHO, Fernando José Cardim de; BARRADAS, Ari; LIMA, Fernando Carlos Cerqueira. Mercados de Seguros: Solvência, Riscos e Eficácia Regulatória. 2005. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; FONSECA, Maria da Graça D; CARVALHO, Fernando J Cardim de; LEITE, Sérgio; WILKISON, John; CASTRO, Ana Célia. Inovações Financeiras e Competitividade no Agribusiness. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; ABREU, J.B.A.. a eficiencia economica e competitiva da cadeia agroindustrial da pecuária de leite: o caso da cooperativa central dos produtores de leite de conservatória (RJ). 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Estratégia no Agronegócio) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. pontos determinantes da competitividade do setor cervejeiro: o caso da brahma. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Estratégia no Agronegócio) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. Estrategias competitivas da cenibra. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Estratégia no Agronegócio) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. inovações tecnológicas no agribusiness: o caso da fixação biológica do nitrogênio da soja. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Estratégia no Agronegócio) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Pimentel, D.M.; CABRAL, M.V.F.;ALVES JUNIOR, A. J.. Determinantes macroeconomicos do spread bancario brasileiro: uma abordagem econométrica (2011 - 2019). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Wegner, R.C,;ALVES JUNIOR, A. J.; Fernandes, M.P.. Compliance e privatização de aeroportos no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Baruco, G.C.C.;ALVES JUNIOR, A. J.; Bielschowsky, P.. a atuação das Nações Unidas no Haiti: uma análise socioeconômica na Minustah. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FREITAS, A.J.ALVES JUNIOR, A. J.; Ferreira, L.S.; MARTINS, A. V.. Um estudo sobre a dívida pública no Estado do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Baruco, G.C.C.;ALVES JUNIOR, A. J.; Fernandes, M.P.. O papel da alavancagem no comportamento dos bancos públicos, privados e estrangeiros no Brasil (2007-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Martins, G.W.; Wegner, R.C,;ALVES JUNIOR, A. J.. Abordagem evolucionista dos incentivos à inovação nas recentes políticas industriais brasileiras: PITCE, PDP, PBM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DIAS, R.;ALVES JUNIOR, A. J.; Rodrigues, A.O.. a expansão da China na África: uma nova face do imperialismo no século XXI?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DIAS, R.;ALVES JUNIOR, A. J.; Rodrigues, A.O.. Desigualdade enquanto preocupação global: uma revisão de quatro contribuições contemporâneas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DIAS, R.; Rodrigues, A.O.;ALVES JUNIOR, A. J.. O BNDES e o mercado de crédito no Brasil nos anos de 2003 até 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Martins, G.W.;ALVES JUNIOR, A. J.; IKEDA JR, R. Influencias teóricas na política industrial do governo Lula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Martins, G.W.;FREITAS, A.J.ALVES JUNIOR, A. J.. Industria Naval no Brasil: políticas industrais entre 2000 e 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Wegner, R.C,;ALVES JUNIOR, A. J.; SCALETSKY, Eduardo Carnos. Notas sobre o método de Keynes e seus desdobramentos para a teoria geral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MARTINS, Adriana Vassalo;ALVES JUNIOR, A. J.FREITAS, A.J.. Um estudo crítico da economia brasileira e o papel das políticas macroeconômicas desenvlvimentistas no período 2003-2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, Daniel ribeiro;ALVES JUNIOR, A. J.; CALLADO, E.M.. Política industrial e exportação na perspectiva kaldoriana: uma análise pós 1990. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MARTINS, Adriana Vassalo;ALVES JUNIOR, A. J.; Fernandes, M.P.. A atuação do Banco Central do Brasil no processo de regulação do sistema financeiro nacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MODENESI, A. M.;ALVES JUNIOR, A. J.; Rosental, R. investimento em infraestrutura no Brasil (2003-2015): expansão recente e o modelo de financiamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MARTINS, Adriana Vassalo;FREITAS, A.J.ALVES JUNIOR, A. J.. Federalismo fiscal no Brasil: implicações da Constituição Cidadã para as relações federativas e as finanças públicas de 1988 até 2008. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Cabral, J.A.;FREITAS, A.J.ALVES JUNIOR, A. J.. Estrutura produtiva da economia fluminense: uma análise insumo-produto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MARTINS, Adriana Vassalo;ALVES JUNIOR, A. J.FREITAS, A.J.. Política social brasileira: impacto do plano Brasil Sem Miséria sobre o programa Bolsa-Família. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; LIMA, JCC; OLIVEIRA, Daniel ribeiro. fundos de investimento e uma análise da gestão ativa e passiva nos fundos de ações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M; SILVA, P.R.;ALVES JUNIOR, A. J.. Shoppings Centers: os grandes números do setor - suas perspectivas e diretrizes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M; SILVA, P.R.;ALVES JUNIOR, A. J.. transportes urbanos: um panorama atual do transporte rodoviário coletivo de passageiros do rio de janeiro e suas tendências. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; SCALETSKY, Eduardo Carnos; MARTINS, Adriana Vassalo. Impacto do Aumento da Participação Estrangeira no Sistema Financeiro Nacional (1994 - 1999). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M; SILVA, P.R.;ALVES JUNIOR, A. J.. o processo de privatização no brasil: década de 1990, enfatizando o caso light. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M; CALLADO, E.M.;ALVES JUNIOR, A. J.. mercado de trabalho brasileiro nos anos 90: uma avaliação do plano nacional do trabalhador. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. inovação e dependencia tecnológica: uma avaliação sobre a indústria brasileira de informática de 1980 a 2000. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Araújo, P.H.F.; MARTINS, Adriana Vassalo;ALVES JUNIOR, A. J.. politica de estabilização economica no brasil: uma análise do plano real. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MACEDO, M.S.M;ALVES JUNIOR, A. J.; LIMA, Luiz Carlos de Oliveira. Mercado Futuro: instrumentos de hedge para o setor de agronegócios. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M; Oliveira Filho, V.R.;ALVES JUNIOR, A. J.. Novas considerações sobre o processo de privatização do banerj. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCALETSKY, Eduardo Carnos;ALVES JUNIOR, A. J.; Araújo, P.H.F.. a reforma do estado no brasil: novas formas de organização do estado. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; SILVA, P.R.. os impactos do mercosul na agropecuária brasileira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; MARTINS, Adriana Vassalo. educação no brasil: um estudo sobre a importancia da educação no processo de distribuição de renda e crescimento econômico no plano real. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; MARTINS, Adriana Vassalo. mercosul: exportações agrícolas para a união europeia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; Araújo, P.H.F.. indústria de máquinas e implementos agrícolas automotrizes: uma avaliação do crédito e dos agentes financeiros pertencentes às montadoras. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Oliveira, A L Santa Cruz; SCALETSKY, Eduardo Carnos;ALVES JUNIOR, A. J.. O orçamento participativo como processo transparente democrático: um estudo de caso da prefeitura de angra dos reis/rj. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; SOUSA, DPC; Araújo, P.H.F.. investimentos externos em portfolio: uma avaliação do comportamento do mercado de trabalho na década de 90. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCALETSKY, Eduardo Carnos;ALVES JUNIOR, A. J.; MARTINS, Adriana Vassalo. as transformações urbanas e sócio-econômicas em macaé com a implantação da base de exploração e produção de petróleo: uma análise a partir da teoria dos grandes projetos de investimento. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCALETSKY, Eduardo Carnos; Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.. análise comparativa entre métodos de macroprojetos e desenvolvimento industrial em angra dos reis pós-anos 60. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCALETSKY, Eduardo Carnos;ALVES JUNIOR, A. J.; MARTINS, Adriana Vassalo. mensuração e análise da concentração no sistema bancário brasileiro, 1988-2000. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Santos, R;ALVES JUNIOR, A. J.; MACEDO, M.S.M. Home Broker: uma revisão bibliográfica sobre compra e venda de ações via internet no Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Da SILVA, Rafael V.;ALVES JUNIOR, A. J.; Araújo, P.H.F.. a contribuição da cepal e o financiamento externo: uma análise comparativa entre a hipótese da fragilidade financeira de minsky e a concepção cepalina. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SOUZA, MAF; MACEDO, M.S.M;ALVES JUNIOR, A. J.. O funcionamento da logística em supermercados da região sul-fluminense. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Araújo, P.H.F.; MARTINS, Adriana Vassalo;ALVES JUNIOR, A. J.. emprego da mão-de-obra: uma avaliação dos indicadores econômicos e sociais no contexto da economiaa brasileira na década de 90. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Alyrio, Rovigati;ALVES JUNIOR, A. J.; MACEDO, M.S.M. Fusões e aquisições: o Brasil em um mundo Globalizado. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEIXOTO, Marcus;ALVES JUNIOR, A. J.; CASTRO, Elisa Guaraná. análise comparativa entre métodos de planejamento do desenvolvimento local: os casos do IICA, PNUD e FAO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, JCC;ALVES JUNIOR, A. J.; BATISTA, M.A.S.. Independencia do Banco Central: aplicações para o Brasil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, JCC;ALVES JUNIOR, A. J.; BATISTA, M.A.S.. A questão da endogeneidade da moeda para o caso brasileiro: resultados empíricos do teste de Granger para o período 1975 a 1999. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, JCC;ALVES JUNIOR, A. J.; BATISTA, M.A.S.. Ganhos de bem-estar na economia brasileira: uma análise introdutória de equilíbrio geral. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MARTINS, Adriana Vassalo;ALVES JUNIOR, A. J.; Araújo, P.H.F.. Financiamento do setor de infraestrutura no Brasil - sua história e novas tendencias. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MARTINS, Adriana Vassalo; Araújo, P.H.F.;ALVES JUNIOR, A. J.. Uma comparação entre as reformas tributárias entre as décadas de 60 e 80 - algumas questões sobre a centralização e descentralização de recursos e encargos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; PIRES, M.. Pecuária leiteira: o caso dos búfalos Murrah leiteiros da fazenda Paineiras da Ingaí. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; NEVES, F.R.. Diagnóstico sobre a economia de Cabo Verde. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Araújo, P.H.F.; BATISTA, M.A.S.;ALVES JUNIOR, A. J.. Comentários sobre a evolução do déficit público nos primeiros anos do Plano Real. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; CALLADO, E.M.. O impacto da restruturação produtiva e tecnológica sobre a indústria têxtil na década de 1990. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; Araújo, P.H.F.. O fenômeno Dekassegui: as expectativas de vida melhor num país desenvolvido. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CALLADO, E.M.;ALVES JUNIOR, A. J.; Araújo, P.H.F.. A comunidade europeia - um exemplo de livre comércio. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Araújo, P.H.F.; LIMA, JCC;ALVES JUNIOR, A. J.. Uma análise da política cambial durante o Plano Real. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; BARBOSA, Cleber. Encargos sociais no Brasil: uma resenha do debate. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CALLADO, E.M.;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. O choque de 1974 e seus reflexos. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues deALVES JUNIOR, A. J.; CALLADO, E.M.. Política monetária no Brasil no contexto da moeda indexada. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues deALVES JUNIOR, A. J.; Oliveira Filho, V.R.. política industrial e do comércio exterior do governo Collor. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues deALVES JUNIOR, A. J.; Oliveira Filho, V.R.. O ajuste empresarial no contexto de restrição cambial no Brasil no período 1980/1983. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; Oliveira Filho, V.R.. A mulher na sociedade moderna: um estudo da mulher brasileira no mercado de trabalho na atualidade. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; SCALETSKY, Eduardo Carnos. o setor informal na economia peruana: notas para um debate. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CALLADO, E.M.;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. um modelo econométrico aplicado à economia brasileira. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CALLADO, E.M.;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. formação de preço da micro e pequena empresa numa economia instável no município de Nova Iguaçu. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues deALVES JUNIOR, A. J.; CALLADO, E.M.. Política monetária no Brasil nos anos 90: o caso Collor I. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Costa, Maria J; Veiga, J.A.S.;ALVES JUNIOR, A. J.. Setor produtivo estatal como nstrumento de política macroeconômica no Brasil, de 1974 a 1983. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.; SCALETSKY, Eduardo Carnos. Uma trajetória sobre a teoria do subdesenvolvimento. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; SCALETSKY, Eduardo Carnos. Indústria Cervejeira na Bolívia. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCALETSKY, Eduardo Carnos; Lemos, M.L.F;ALVES JUNIOR, A. J.. O transporte marítmo no Brasil. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCALETSKY, Eduardo Carnos;ALVES JUNIOR, A. J.; Lemos, M.L.F. Hiperinflação e Nova Política Econômica, 1982-1985. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Oliveira Filho, V.R.; Guedes, C.A.M;ALVES JUNIOR, A. J.. Japão: a visão de um novo mundo. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira; CALLADO, E.M.;ALVES JUNIOR, A. J.. Mark-up no processo de dinâmica da inflação. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira; Oliveira Filho, V.R.;ALVES JUNIOR, A. J.. a interiorização do mercado de trabalho no Brasil na década de 80. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; Lemos, M.L.F. Salários e distribuição de renda no Brasil (A década de 80). 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira; Oliveira Filho, V.R.;ALVES JUNIOR, A. J.. A agroindústria do leite no Rio de Janeiro. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira; CALLADO, E.M.;ALVES JUNIOR, A. J.. A agroindústria avícola no estado do Rio de Janeiro. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCALETSKY, Eduardo Carnos; CALLADO, E.M.;ALVES JUNIOR, A. J.. Empresa estatal: uma análise do seu desempenho econômico na condução da política econômica no Brasil (1946-1985). 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Costa, Maria J;ALVES JUNIOR, A. J.; LIMA, JCC. A política fiscal e sua aplicação durante o segundo Plano Nacional de Desenvolvimento. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SCALETSKY, Eduardo Carnos;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. A crise brasileira em retrospectiva: a crise 1962/64. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M. estrutura industrial e concorrencia: um estudo de caso sobre a indústria cervejeira do brasil. 1990. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LIMA, Luiz Carlos de Oliveira;ALVES JUNIOR, A. J.; VARGAS, Marco Antônio. Parcerias entre os Centros de Educação Tecnológica e Organizações Públicas e Privadas: O caso do CEFET-Pará. 2004. Outra participação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FEIJÓ, C.;ALVES JR., Antonio José; ROCHA, C. F. L.; Dantas, A.T.. Progressão para Professor Titular de Luiz Fernando Cerqueira. 2024. Universidade Federal Fluminense.
MEDEIROS, C. A.; dantas, alexis toribio; FEIJÓ, C.;ALVES JR., Antonio José; BOSCHI, R.. Comissão de Avaliação da Promoção a Professor Titular da Professor Ricardo Alberto Bielschowsky. 2022. instituto de economia da ufrj.
ALVES JR., Antonio José; CONSENZA, J. P.; OLIVEIRA, F. B.; MANCEBO, D.; Fonseca, A.C.P.D.. Comissão de Avaliação da Progressão para Professor Titular da Universidade Federal Fluminense - Fernando Vieira Oliveira. 2022. Universidade Federal Fluminense.
ROCHA, C. F. L.; YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann;ALVES JR., Antonio José; saraiva, miriam gomes. Concurso de Professor Titular do Departamento de Evoluçao Economica do Professor Alexis Toríbio Dantas. 2021. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES JR., Antonio José; YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; Bastos, C. P. M.. Seleção de Professor 40 DE para Teoria Econômica com Ênfase em Economia Brasileira. 2022. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Dueck, E;ALVES JUNIOR, A. J.; LIMA, Fernando Carlos Cerqueira; Biancarelli, A; Cavalcanti Filho, P. Professor Adjunto - A/DE Macroeconomia e Finanças Públicas. 2019. instituto de economia da ufrj.
BARBOSA, F. H.;FERRARI FILHO, Fernando; SOUZA, Francisco Eduardo Pires de; MARCONI, Nelson;ALVES JUNIOR, A. J.. Professor de Macroeconomia Aberta UFRJ. 2018. instituto de economia da ufrj.
Vainer, C.; FEIJÓ, C.; Freitas, F. N; SANTOS, R.;ALVES JUNIOR, A. J.. Professor de Economia para o Planejamento Territorial e Gestão Pública. 2018. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.
GENTIL, D.; BARBOSA, F. H.; ALEM, A. C.; SERRANO, F.;ALVES JUNIOR, A. J.. Professor de Macroeconomia e Finanças Públicas. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Saludjian, A; BULAMAQUI, Leonardo;ALVES JUNIOR, A. J.. Concurso de Professor do Magistério Superior - Teoria e Planejamento Econômico. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; Costa, Maria J; Guedes, C.A.M. Comissão Especial do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Assistente na Área de Teoria Econômica do DeCE. 2002. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; SCALETSKY, Eduardo Carnos; RAMOS, S. Comissão Especial de Processo Seletivo simplificado para Professor Substituto na Área de Teoria Econômica DeCE. 2002. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Costa, Maria J;ALVES JUNIOR, A. J.; Guedes, C.A.M; Prado L c;STUDART, Rogério. Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Professor Assistente na Área de Teoria Econômica do DeCE. 2002. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVES JR., Antonio JoséPimentel, D.M.; Ferreira, L.S.. Monitoria em Análise Macroeconômica I. 2022. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVES JUNIOR, A. J.; Ferreira, L.S.; CABRAL, M.V.F.. Monitoria para a disciplina Macroeconomia II. 2019. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Orientou
Evolução das emendas parlamentares para a agricultura familiar do Rio de Janeiro; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduaçao em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
Programas de pós graduação da área de ciências agrárias de uma instituição de ensino superior centenária , arranjos institucionais e produtores locais: uma análise crítica a partir da Hélice Tripla; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduaçao em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
Crédito de Carbono para a Pequena Produção Familiar no Rio de Janeiro; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
Assimetria de informação sobre o sistema tributário e desenvolvimento produtivo local; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);
Uma abordagem minskyana sobre a evolução do resultado da intermnediação financeira dos bancos privados brasileiros durante o período 2015-2022; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Ajustamento da estrutura patrimonial dos bancos brasileiros na pandemia (2020-2022); Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);
Gestão patrimonial e evolução do crédito no sistema financeiro brasileiro no período 2015-2022; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);
Estudo do Investimento Externo Direto no Setor Lácteo Brasileiro; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Estratégia no Agronegócio) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Finanças comportamentais: um estudo de caso sobre a aplicação da teoria da perspectiva; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
As manifestações da desigualdade social e do racismo estrutural na Pandemia da COVID 19; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
GRANDE IMPULSO PARA A SUSTENTABILIDADE: CRISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O DESEMPREGO TECNOLÓGICO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
ANÁLISE CRÍTICA: O MERCADO DE OPÇÕES BINÁRIAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A função do progresso técnico para o desenvolvimento capitalista: As nuances entre Marx e Schumpeter; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A Macroeconomia da Moeda Digital Emitida pelo Banco Central: Efeitos Teóricos e Empíricos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Estratégias de concessão de crédito dos cinco maiores bancos da economia brasileira durante a pandemia (2020 - 2021); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Inovação como um fenômeno empresarial/institucional: o caso do M-Pesa no Quênia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A evolução da concessão do microcrédito produtivo orientado no ciclo econômico brasileiro (2008-2018); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Investigação dos fatores de influencia no comportamento da taxa de juros do cartão de crédito de pessoas físicas no Brasil para os dois últimos anos do período entre 2015 e 2018; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Qualificação do trabalho na cadeia de E&P petrolífera no Brasil: uma análise de 2006 a 2017; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Austeridade fiscal no Brasil: dos ajustes de Levy às reformas de Temer-Meirelles; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Especulação e bolha de ativos na bolsa de valores do Rio de Janeiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O retorno da política industrial: uma discussão sobre a batalha tecnológica entre a china e os estados unidos da américa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O PAPEL DA EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016 NO DESEMPENHO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE BRASILEIRO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Um panorama atual da indústria de private equity no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Funcionalidade do financiamento ao consumo no governo Lula; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Swaps e a política cambial no Brasil: 2014 - 2016; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Determinantes da elasticidade da demanda de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil no período de 2008-2014; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Ajustamento patrimonial do sistema bancário privado brasileiro no período de 2003 a 2008; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Evolução dos preços e dos aluguéis dos imóveis residenciais no período 2008-2016: uma análise dos preços no mercado imobiliário brasileiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Crise do Estado do Rio de Janeiro: uma análise sobre as receitas orçamentárias do estado de 2008 até 2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
BRASIL: análise da trajetória da taxa de sacrifício frente à credibiidade da autoridade monetária no regime de metas para a inflaação no período 2004-2015; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O peso do viés subjetivo das agências de rating; o caso do rating soberano brasileiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
fundos de investimento e uma análise da gestão ativa e passiva nos fundos de ações; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
As mudanças trazidas com a onda de reformas da indústria de fundos de investimento brasileira em 1999/2000; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A evolução da supervisão bancária no Brasil Pós-Plano Real; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Bancos Ligados a Montadoras de Automóveis: determinantes de sua estrutura patrimonial no período de 1994 a 2000; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A Autonomia Operacional do Banco Central: o que a prática confere à teoria de independência dos bancos centrais e seus reflexos sobre o Brasil; 2003; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Mercado Primário e Secundário de Ações: uma Análise do Comportamento do Financiamento de Longo Prazo à Indústria Brasileira; 2003; 54 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Opções Reais: Análise Preliminar, por meio de Keynes, das Opções como Solução dos Problemas de Incerteza nos Métodos Quantitativos de Análise de Investimentos; 2003; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O Processo de Dispersão de Preços na Vigência do Plano Real; 2003; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
fundos de investimento: uma análise comparativa entre a marcação a mercado e o método do registro histórico para avaliação dos fundos de renda fixa; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Crise Econômica na Década de 90: Uma Visão sobre a Evolução do Quadro Social no Brasil; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Exclusividade de Transmissão do Futebol: Arma Competitiva entre TV's Abertas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Investimentos Externos em Portfólio: uma avaliação do comportamento do mercado brasileiro na década de 90; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
análise da evolução do grau de concentração bancária desde a abertura financeira; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
plano de estabilização com uso de ancora cambial: uma análise do plano real; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
destinação final dos resíduos sólidos: a viabilidade econômica da reciclagem de PET; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Fragilidade Financeira Externa durante o Período 1994 a 1998; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Economia Ambienta: o Caso dos Pneus Inservíveis no Brasil; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Investimento externo direto e competitividade na industria e balança comercial brasileira; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A expressão da preferencia pela liquidez através do indice de Hirshman-Herfindahl; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Crise e Vulnerabilidade Cambial e seu Instrumento de Reação: O Mercado de Derivativos; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Diagnóstico da Evolução Recente da Marinha Mercante Brasileira e o seu Impacto para a Conta Frete; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O Cupon Cambial no Brasil durante o Plano Real; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Mercado de Derivativos: Impacto sobre a Fragilidade Financeira da Economia Brasileira; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Desenvolvimento da Indústria de Fundos de Renda Variável no Brasil Pós-Plano Real; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Reformulação do Sistema Financeiro no Plano Real: Uma análise dos Processos de Fusões e Aquisições Bancárias; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O Franchising como uma Articulação entre o Pequeno e o Grande Capital; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O Papel dos Fundos de Pensão no financiamento dos Investimentos no Brasil: Perspectivas; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O Grupo Telebrás: Formação, Desempenho e Tendências Recentes; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O Processo de Transformação da Indústria de Frango de Corte no Brasil; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Alguns Aspectos do Mercado de Macarrão Instantâneo e o seu Comportamento diante da Entrada de um Novo Produtor; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
O Conceito de Mercado para a Análise de Empresas no Setor de Supermercados; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Inovações Financeiras e seus Impactos sobre a Economia Brasileira; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Biotecnologia e Competição na Indústria Farmacêutica; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Construção Civil e Ciclo Econômico no Brasil; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Determinantes do Padrão de Competição e Concorrência na Indústria Cimenteira no Brasil; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Da Queda do Sistema de Bretton Woods às Propostas de Reforma do Sistema Financeiro Internacional; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Painel do Mercado Segurador Brasileiro; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Moçambique e a Política de Reabilitação Econômica; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Capacitação Tecnológica na Indústria: Aquisição de Conhecimento; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Sistema Bancário Brasileiro e o Plano Cruzado; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Um Ensaio sobre a Evolução do Crédito Rural no Brasil - 1965/1986; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Efeito Tanzi aplicado à economia brasileira; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A Agroindústria Citrícola Brasileira - um estudo de caso de oligopólio homogêneo; 1992; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Estabilidade e Alta-Inflação: moeda e contratos; 1992; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Efeitos da Distribuição de Renda sobre a Estrutura Industrial - um estudo empírico com base na matyriz insumo-produto; 1992; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A Estrutura de Mercado da Indústria de concentrados de Tomate; 1992; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Evolução do Conceito de Barreiras à Entrada; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Relação entre a Acumulação Financeira e a Produtiva; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A Indústria de Alumínio - um estudo de caso; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio José Alves Junior;
AJUSTAMENTO DA ESTRUTURA PATRIMONIAL E DESEMPENHO DOS BANCOS BRASILEIROS NA PANDEMIA (2020-2022); 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Comportamento do crédito bancário durante a pandemia; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio José Alves Junior;
"Tupi or not Tupi", ou A Evolução da Estrutura Patrimonial dos Bancos Estrangeiros no Brasil entre 1995 e 2001; ; 2003; 55 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio José Alves Junior;
A onda de bancos estrangeiros no Brasil entre 1995-2002 e as novas práticas competitivas no mercado de capitais; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Inovações Financeiras no Brasil: 1980 - 1989; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Acompanhamento da Evolução dos Preços de Atacado dos Produtos Agropecuários no Estado do Rio de Janeiro; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Monitoria de Análise Macroeconômica I; 2023; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PROGRAD - Pró-reitoria de graduação; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Monitoria de Análise Macroeconômica I; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PROGRAD - Pró-reitoria de graduação; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Monitoria de Análise Macroeconômica I; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PROGRAD - Pró-reitoria de graduação; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Monitoria de Análise Macroeconômica I; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PROGRAD - Pró-reitoria de graduação; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Monitoria de Análise Macroeconômica I; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PROGRAD - Pró-reitoria de graduação; Orientador: Antonio José Alves Junior;
Produções bibliográficas
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JR., Antonio José . Rentismo e especulação no capitalismo determinado pelas finanças: uma abordagem pós-keynesiana*. Economia e Sociedade (UNICAMP) , v. 34, p. 1-20, 2025.
-
LIMA, C. H. ; ALVES JR., Antonio José ; MATHIAS, B. D. ; MOURA, F. L. M. . Metafísica da liberdade e melancolizaçãocomo forma de gestão da subjetividade no neoliberalismo. SIMBIÓTICA , v. 11, p. 18-33, 2024.
-
ALVES JR., Antonio José ; Pimentel, D.M. . Ainda há espaço para o aumento da concessão de crédito às famílias no Brasil?. ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO , v. 1533, p. 03-26, 2024.
-
FERNANDES, M. P. ; dantas, alexis toribio ; ALVES JR., Antonio José . A nova Indústria Brasil e o crédito oficial às exportações. JORNAL DOS ECONOMISTAS , v. 416, p. 24-30, 2024.
-
WEGNER, RUBIA CRISTINA ; ALVES JUNIOR, Antonio José ; FERNANDES, MARCELO PEREIRA . Levantamento e acompanhamento de indicadores do ensino superior: desenvolvimento de ferramentas. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 29, p. 1-27, 2024.
-
Franco, P.M. ; ALVES JR., Antonio José . As grandes Big Tech. JORNAL DOS ECONOMISTAS , v. 424, p. 15-16, 2024.
-
ALVES JR., Antonio José . Desafios de política monetária para o novo governo: fazer o Bacen colaborar com o desenvolvimento. JORNAL DOS ECONOMISTAS , v. 401, p. 17-18, 2023.
-
ALVES JR., Antonio José ; Lacerda, Guilherme Narciso . Duas reações instantâneas à 'Carta Aberta' de Fraga, Malan e Bacha. REVISTA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE ECONOMIA CATARINENSE , v. 11, p. 47-53, 2023.
-
LIMA, C. H. ; ALVES JR., Antonio José . 'CAPITALISMO DE DESASTRE À BRASILEIRA: REVOLUÇÃO CULTURAL, MELANCOLIZAÇÃO E APOIO POPULAR À JAIR BOLSONARO'. GEOSUL (UFSC) , v. 38, p. 586-605, 2023.
-
FERNANDES, M. P. ; Wegner, R.C, ; ALVES JUNIOR, A. J. . Assertividade da China no Sistema Financeiro Internacional: a reforma das agencias de classificação de risco de crédito. Análise Econômica (UFRGS) on line , v. 40, p. 1-28, 2022.
-
ALVES JR., Antonio José ; STUDART, Rogério . Há vida além da dívida pública?. JORNAL DOS ECONOMISTAS , v. 391, p. 8-9, 2022.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . LITURATERRA [Resenha: 2022, 2, 1] -Lula, volume I-: Uma reflexão sobre a acidentada redemocratização do Brasil e um presidente mais que improvável. PASSAGENS: REVISTA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA POLÍTICA E CULTURA JURÍDICA , v. 14, p. 361-369, 2022.
-
FERNANDES, M. P. ; ALVES JUNIOR, A. J. ; Wegner, R.C, ; FREITAS, A.J. . O NOVO ACORDO DA ARGENTINA COM O FMI. BRAZILIAN KEYNESIAN REVIEW , v. 8, p. 248-257, 2022.
-
STUDART, Rogério ; ALVES JR., Antonio José . FERNANDO CARDIM DE CARVALHO, SISTEMAS FINANCEIROS E O FINANCIAMENTO DA ACUMULAÇÃO. REVISTA DE ECONOMIA CONTEMPORÂNEA , v. 24, p. 1-20, 2020.
-
PAULA, LUIZ FERNANDO DE ; ALVES JÚNIOR, ANTONIO J. . COMPORTAMENTO DOS BANCOS E CICLO DE CRÉDITO NO BRASIL EM 2003-2016: UMA ANÁLISE PÓS-KEYNESIANA DA PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ. REVISTA DE ECONOMIA CONTEMPORÂNEA , v. 24, p. 1-32, 2020.
-
ALVES JR., Antonio José . O mito de sair da crise com concessões de infraestrutura. JORNAL DOS ECONOMISTAS , v. 370, p. 12-13, 2020.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; MODENESI, A. M. ; BRESSAN DE ANDRADE. L. ; GUERRA, G. . Sistema de Garantias Públicas para o Investimento em Infraestrutura na Europa e no Brasil: Panaceia em Tempos de Austeridade?. REVISTA TEMPO NO MUNDO , v. 4, p. 147-178, 2018.
-
ALVES JR., Antonio José . Lei do Teto de Gastos: não pode durar. JORNAL DOS ECONOMISTAS , v. 333, p. 9-10, 2017.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Austeridade fiscal e expansão da infraestrutura: uma combinação impossível. plataforma politica social e desenvolvimento , v. 22, p. 28-35, 2015.
-
PUGA, F. ; ALVES JUNIOR, A. J. . O Brasil e o rebalanceamento do comércio mundial. Revista Brasileira de Comércio Exterior , v. 121, p. 70-75, 2014.
-
Sidônio, Luiza ; CAVALCANTI, I. M. ; CAPANEMA, L. ; MORCH, R. ; MAGALHAES, G. ; LIMA, J. ; BURNS, V. A. C. ; ALVES JUNIOR, A. J. ; MUNGIOLI, R. . Panorama da Aquicultura no Brasil: desafios e oportunidades. BNDES Setorial , v. 35, p. 421-463, 2012.
-
Sidônio, Luiza ; CAVALCANTI, I. M. ; CAPANEMA, L. ; MORCH, R. ; LIMA, J. ; BURNS, V. A. C. ; ALVES JUNIOR, A. J. ; amaral j v . Experiências internacionais aquícolas e oportunidades de desenvolvimento da aquicultura no Brasil: proposta de inserção do BNDES. BNDES Setorial , v. 36, p. 179-218, 2012.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; DYMSKI, Gary ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Banking strategy and credit expansion: a post-Keynesian approach. Cambridge Journal of Economics , v. 32, p. 395-420, 2008.
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . The determinants and effects of foreign bank entry in argentina and Brazil:. Investigación Económica. Facultad de Economía de la Universidad Nacional Autónoma de México , v. LXVI, p. 63-102, 2007.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Comportamento dos bancos, percepção de risco e margem de segurança no ciclo minskiano. Análise Econômica (UFRGS) , Porto Alegre, v. xxi, n.39, p. 137-162, 2003.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Banking Behaviour and The Brazilian Economy after the End of The Real Plan. Banca Nazionale del Lavoro. Quarterly Review , Itália, n.227, 2003.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; MARQUEZ, M. B. L. . Ajuste Patrimonial e Padrão de Rentabilidade dos Bancos Privado durante o Plano Real: uma análise a partir de um referencial teórico pós-keynesiano. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas , São Paulo, v. 31, n.2, p. 285-320, 2001.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; FERRARI FILHO, Fernando . The Post Keynesian Critique of Conventional Currency Crisis Models and Davidson's Proposal to Reform the International Monetary System. Journal of Post Keynesian Economics , knoxville, v. 22, n.2, p. 209-227, 2000.
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . External Financial Fragility and the 1998-99 Brazilian Crisis. Journal of Post Keynesian Economics , knoxville, v. 22, n.4, p. 589-618, 2000.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; FERRARI FILHO, Fernando ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Modelos de Crisis Cambiarias, Insetabilidad Fianciera y Reforma del Sistema Monetario Internacional: una vision Post-Keynesiana. Nueva Economia , Caracas, v. VII, n.13, p. 147-174, 2000.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; FERRARI FILHO, Fernando . Crise Cambial, Instabilidade Financeira e Reforma do Sistema Financeiro Internacional: Uma Abordagem Pós-Keynesiana. Revista de Economia Contemporânea , Rio de Janeiro, v. 4, n.1, p. 79-106, 2000.
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Fragilidade Financeira Externa e os Limites da Política Cambial no Plano Real. Revista de Economia Política , v. 73, 1999.
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Os Spreads Bancários e o Ajustamento dos Bancos no Brasil. Indicadores Econômicos Fee, Porto Alegre - RS, v. 27, n.4, p. 157-169, 1999.
-
PIMENTEIRA, C. A. P. (Org.) ; ALVES JUNIOR, A. J. (Org.) ; OLIVEIRA, S. F. (Org.) ; NASCIMENTO, V. T. (Org.) ; BARBOSA, J. F. S. (Org.) ; LIMA, N. A. M. R. (Org.) ; CELESTINO, E. A. (Org.) . Ciência, tecnologia e inovação agropecuária: diálogos interdisciplinares na América Latina. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2024. v. 1. 162p .
-
FERNANDES, M. P. (Org.) ; ALVES JR., Antonio José (Org.) ; Wegner, R.C, (Org.) ; FREITAS, A.J. (Org.) . A Doença do Neoliberalismo - o falso dilema entre saúde e economia na pandemia do novo corona virus. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021. v. 1. 325p .
-
ALVES JR., Antonio José ; CAMPOS, P. H. P. (Org.) ; Jorge, V.L. (Org.) . O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil - curso de extensão realizado na UFRRJ. 1. ed. Seropédica: EDUR - Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2021. v. 1. 362p .
-
ALVES JR., Antonio José . O mito de sair da crise com concessões de infraestrutura. In: Fernando D'Angelo Machado; Gustavo Souto de Noronha; José Ricardo M. Lopes; Marcelo Pereira Fernandes; Sidney Pascoutto. (Org.). Os loucos anos 20 - os conturbados primeiros anos da década de 2020. 1ed.Rio de Janeiro: CORECON-RJ, 2025, v. 1, p. 193-197.
-
ALVES JR., Antonio José ; Pimentel, D.M. . Os bancos públicos e o crowding out das finanças privadas. In: Fernando D'Angelo Machado; Gustavo Souto de Noronha; José Ricardo M. Lopes; Marcelo Pereira Fernandes; Sidney Pascoutto. (Org.). Os loucos anos 20 - os conturbados primeiros anos da década de 2020. 1ed.Rio de Janeiro: CORECON-RJ, 2025, v. 1, p. 315-319.
-
ALVES JR., Antonio José ; STUDART, Rogério . Há vida além da dívida pública. In: Fernando D'Angelo Machado; Gustavo Souto de Noronha; José Ricardo M. Lopes; Marcelo Pereira Fernandes; Sidney Pascoutto. (Org.). Os loucos anos 20 - os conturbados primeiros anos da década de 2020. 1ed.Rio de Janeiro: CORECON-RJ, 2025, v. 1, p. 391-395.
-
PAULA, LUIZ FERNANDO DE ; ALVES, Antonio . Rentierism and speculation in a finance-led capitalism. In: Balihar Sanghera. (Org.). Global Rentier Capitalism. 1ed.New York: Routledge, 2024, v. 1, p. 69-81.
-
ORSI, B. S. L. ; ALVES JR., Antonio José ; MODENESI, A. M. . Costs and benefits of currency internationalisation: Theory and the experience of emering countries. In: Fernando Ferrari Filho; Luiz Fernando Rodrigues de Paula. (Org.). Central Banks and Monetary Regimes in Latin American countries: theoretical and empirical analisys. 1ed.London: Edward Elgar, 2023, v. 1, p. 1-400.
-
LIMA, C. H. ; ALVES JR., Antonio José ; MOURA, F. L. M. ; CRUZ, L. F. ; COSTA, D. M. O. . Alguma coisa está dentro da ordem: o pathos melancólico do sujeito neoliberal. In: Susane Vasconcelos Zanote e Angélica Bastos. (Org.). Desigualdades e despatologização em tempos de pandemia. 1ed.Maceió: UFAL, 2023, v. 1, p. 1-220.
-
ALVES JR., Antonio José ; LIMA, C. H. . Nas ruínas do Brasil. In: Marcelo Pereira Fernandes; Antonio José Alves Junior; Rúbia Cristina Wegner; Alexandre Jerônimo Freitas. (Org.). A Doença do Neoliberalismo - o falso dilema entre saúde e economia na pandemia do novo corona virus. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2021, v. 1, p. 77-104.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; FREITAS, A.J. ; Fernandes, M.P. ; Wegner, R.C, ; VILLELA, L. E. ; CARVALHO, M. ; Pimentel, D.M. . Manifesto. In: Marcelo Pereira Fernandes; Antonio Jose Alves Junior; Alexandre Jeronimo de Freitas; Rubia Cristina Wegner. (Org.). A Doença do Neoliberalismo: o falso dilema entre a saúde e a economia na pandemia do novo coronavirus. 01ed.São Paulo: Livraria da Física, 2021, v. , p. 309-325.
-
ALVES JR., Antonio José ; FERNANDES, M. P. ; Wegner, R.C, ; FREITAS, A.J. . Introdução - A doença do neoliberalismo. In: Marcelo Pereira Fernandes; Antonio Jose Alves Junior; Alexandre Jeronimo de Freitas; Rubia Cristina Wegner. (Org.). A Doença do Neoliberalismo: o falso dilema entre a saúde e a economia na pandemia do novo coronavirus. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2021, v. 01, p. 15-26.
-
ALVES JR., Antonio José ; CAMPOS, P. H. P. ; Jorge, W. L. . Introdução - O Golpe de 2016. In: Antonio José Alves Jr.; Pedro Henrique Pedreira Campos; Wladimyr Lombardo Jorge. (Org.). O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: EDUR - Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2021, v. 01, p. 01-16.
-
LIMA, C. H. ; ALVES JUNIOR, A. J. . Terapia de Choque e a nova Onda Neoliberal no Brasil. In: Gilberto Bercovici; João Sicsú; Renan Aguiar. (Org.). Utopias para Reconstruir o Brasil. 1ed.São Paulo: Quartier Latin, 2020, v. 1, p. 85-104.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; LIMA, C. H. ; STUDART, Rogério . Terraplanismo economico na reforma da Previdência. In: José Sérgio Gabrielli de Azevedo; Márcio Pochmann. (Org.). Brasil: incertezas e submissão?. 1ed.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019, v. , p. 191-210.
-
STUDART, Rogério ; ALVES JUNIOR, A. J. . Eficiencia e funcionalidade do setor financeiro no desenvolvimento. In: Carmem Feijó; Eliane Araújo. (Org.). Macroeconomia moderna: lições de Keynes para economias em desenvolvimento. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2019, v. , p. 163-174.
-
FERRAZ, J. C. ; MARQUES, F. S. ; ALVES JUNIOR, A. J. . A contribuicao do BNDES para a politica industrial brasileira 2003/2014. In: Jackson De Tony. (Org.). 10 anos de politica industrial - balanço e perspectivas. 1ed.Brasilia: Abdi, 2015, v. 1, p. 61-92.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; correa, alvaro larrabure ; BURNS, V. A. C. ; starling, cristiana m ; CAVALCANTI, I. M. ; oliveira, joselito b ; seabra, isamara . Iniciativas do governo federal para o desenvolvimento da Região Norte e oportunidades de atuação coordenada. In: nelson siffert; marcus cardoso; walsey de assis magalhães; helena maria martins lastres. (Org.). um olhar territorial para o desenvolvimento: amazonia. 1ed.Rio de Janeiro: bndes, 2014, v. 1, p. 44-75.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Em defesa do estímulo à demanda como política de investimento no Brasil. In: André de Melo Modenesi; Daniela Prates; José Luis Oreiro; Marco Flavio Resende. (Org.). A Economia Brasileira na Encruzilhada. 1ed.rio de janeiro: Associação Keynesiana Brasileira, 2013, v. 1, p. 112-122.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Bank behaviour and the brazilian economy after the real plan. In: Phillipe Rouchon. (Org.). Post Keynesian Principles of Economic Policy. Cheltenhan: Edwar elgar, 2006, v. , p. 22-49.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; FERRARI FILHO, Fernando . Crise cambial, instituições financeiras e reforma do sistema financeiro internacional. In: Luiz Fernando Rodrigues de Paula; Fernando Ferrari Filho. (Org.). Globalização financeira: ensaios de macroeconomia aberta. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2004, v. 1, p. 369-401.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Vulnerabilidade Externa e Ataques Especulativos: a experiência brasileira recente. In: Luiz Fernando Rodrigues de Paula; Fernando Ferrari Filho. (Org.). Globalização Financeira: ensaios de macroeconomia aberta. Petrópolis: Vozes, 2004, v. 1, p. 565-601.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Sistematização do Debate sobre Sistema de Financiamento do Desenvolvimento. In: Ana Cália Castro. (Org.). Desenvolvimento em Debate: Painéis do Desenvolvimento Brasileiro. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad: BNDES, 2002, v. I, p. 331-344.
-
LIMA, C. H. ; ALVES JUNIOR, A. J. . O Mal-Estar na Cidade: Segregação e Toxicomania. In: Lenita Bentes; Ronaldo Fabião Gomes. (Org.). O Brilho da (In)felicidade. Rio de janeiro: Contra Capa, 1998, v. , p. 55-64.
-
ALVES JR., Antonio José ; dantas, alexis toribio ; Fernandes, M.P. . Sem complexo. Carta Capital, São Paulo, p. 40 - 41, 08 fev. 2024.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; LIMA, C. H. . O que explica o voto popular em Milei?. Outras Palavras, 22 ago. 2023.
-
ALVES JR., Antonio José ; Lacerda, Guilherme Narciso . A intolerância do mercado financeiro e o caminho para o futuro governo. Congresso em Foco, Brasília, 25 nov. 2022.
-
ALVES JR., Antonio José ; Lacerda, Guilherme Narciso . O desemprego vai aumentar? A fome vai continuar? Paciência?. Jornal GGN, São Paulo, 21 nov. 2022.
-
Lacerda, Guilherme Narciso ; ALVES JR., Antonio José . Carta de dois simples economistas aos notórios Fraga, Malan e Bacha... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/carta-de-dois-simples-economistas-aos-notorios-fraga-malan-e-bacha/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos. Carta Capital, São Paulo, 18 nov. 2022.
-
VASCONCELLOS, A. L. R. ; SOUZA, K. C. ; COSTA, K. S. ; Pimentel, D.M. ; ALVES JUNIOR, A. J. . Os bancos continuarão aumentando os empréstimos às famílias?. Carta Capital, 02 maio 2022.
-
Pimentel, D.M. ; COSTA, K. S. ; SICSÚ, João de Deus ; ALVES JUNIOR, A. J. ; MODENESI, A. M. . Bolsonaro e Guedes deixam legado de desemprego, menos direitos e menos renda. Carta Capital, 07 mar. 2022.
-
COSTA, K. S. ; ALVES JUNIOR, A. J. . Digitalizar ou digitalizar: os bancos centrais e a necessidade de adequação ao mundo contemporâneo. Carta Capital, 08 nov. 2021.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Esquerda e direita entrelacadas na austeridade. Carta Capital, 19 jul. 2021.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; LIMA, C. H. . Em que se pode reconhecer o nosso neoliberalismo?. carta capital, 21 abr. 2021.
-
LIMA, C. H. ; ALVES JUNIOR, A. J. . RETIRANDO O INDIVÍDUO DAS COSTAS DO ESTADO - Desastre, choque e melancolização no combate à pandemia. Le Monde Diplomatique, 07 abr. 2021.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Autonomia do Banco Central, a nova lei cambial e a democracia: não é muito poder para a diretoria?... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/economia/autonomia-do-banco-central-a-nova-lei-cambial-e-a-democracia-nao-e-muito-poder-para-a-diretoria/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo cora. Carta Capital, 09 fev. 2021.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; MODENESI, A. M. . Banco Central Autônomo: o ?Jurassic Park? econômico. Le Monde Diplomatique, 18 nov. 2020.
-
Wegner, R.C, ; Fernandes, M.P. ; FREITAS, A.J. ; ALVES JUNIOR, A. J. ; VILLELA, L. E. . Cuba e as possibilidade de enfrentamento aos efeitos da pandemia. Le Monde Diplomatique, 04 maio 2020.
-
MOREIRA FILHO, M. A. ; ALVES JUNIOR, A. J. . A desindustrialização também colapsou a Saúde. Outras Palavras, 24 abr. 2020.
-
MODENESI, A. M. ; ALVES JUNIOR, A. J. ; CONCEICAO, D. N. ; Pimentel, D.M. ; SICSÚ, João de Deus . Uma possibilidade para salvar vidas e a economia: Emissão de dinheiro (demanda) e reorientação industrial (oferta). Revista Forum, 02 abr. 2020.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; GRAZ, Ricardo . O que há de oculto no financiamento do BNDES à Venezuela. Opera Mundi, 03 jul. 2019.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; FREITAS, A.J. ; Fernandes, M.P. ; Wegner, R.C, ; CARVALHO, M. ; VILLELA, L. E. ; Pimentel, D.M. . Manifesto para um programa de emergência para a superação da crise econômico-sanitária de 2020. Opera Mundi, 26 mar. 2019.
-
STUDART, Rogério ; ALVES JUNIOR, A. J. . Política de Austericídio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 17 jun. 2018.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . gastos publicos para a retomada dos investimentos. Jornal dos Economistas, rio de janeiro, p. 6 - 7, 01 jun. 2016.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Choque de ficções em Davos. Brasil Debate, São paulo, 22 jan. 2016.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; Lacerda, Guilherme Narciso . Investimentos e novo pacto federativo para recuperar a confiança. BrasilDebate, São Paulo, 07 jan. 2016.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . O bolso do contribuinte e o financiamento público. Folha-UOL On line, São Paulo, 24 out. 2014.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; Lacerda, Guilherme Narciso . Por um banco central republicano. Carta Capital, São Paulo, 12 set. 2014.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; Teixeira, L . As diferenças entre as políticas econômicas dos períodos FHC e Lula-Dilma. Brasil Debate, São Paulo, 18 ago. 2014.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Ampliando o foco. Valor Economico, São Paulo, p. A10 - A10, 10 jul. 2014.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; Lacerda, Guilherme Narciso . Bons sinais na economia. O Globo, Rio de Janeiro, p. 15 - 15, 18 mar. 2014.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . O mal-estar extemporâneo. Carta Capital, São Paulo, 20 set. 2013.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . O que preocupa no debate economico. Valor Economico, São Paulo, p. A15 - A15, 29 ago. 2013.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Como aumentar o investimento no Brasil?. Valor Econômico, São Paulo, p. A14 - A14, 11 jul. 2012.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; Luiz Alberto Sabanay . O BNDES e o Ministério da Pesca. Diário de Comércio e Indústria - DCI, São Paulo, p. A2, 11 abr. 2011.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . O BNDES e a política monetária. Jornal Valor Economico, p. 16 - 16, 18 ago. 2010.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . Bancos públicos, crédito e a eficácia da política monetária. Jornal Valor Econômico, 28 jan. 2010.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; MARQUES, M. B. L. . Ajuste Patrimonial dos Bancos Privados no Plano Real. Jornal dos Economistas, Rio de Janeiro, 28 jun. 2000.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Ataques Especulativos e o Real. Jornal dos Economistas, RIo de janeiro, 28 fev. 1998.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Crise, Fragilidade e Desemprego. Gazeta Mercantil, São Paulo, 23 dez. 1997.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Taxas de Câmbio Flutuantes: Panacéia?. Jornal do Economista, São Paulo, 29 out. 1997.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . A Crise global das Bolsas e seus Efeitos para o Brasil. Jornal dos Economistas, Rio de Janeiro, 28 out. 1997.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . A Fragilidade Externa e o Real. Folha de São Paul0, São Paulo, 26 out. 1997.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Fragilidade Financeira Externa e os Limites da Política Cambial. Jornal dos Economistas, Rio de janeiro, 28 set. 1997.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; MARQUES, M. B. L. . O que Revela a Queda dos Spreads Bancários?. Gazeta Mercantil, São Paulo.
-
LIMA, LUCIANO GONÇALVES DE ; PERES, AFONSO AURÉLIO DE CARVALHO ; ALVES JUNIOR, Antonio José ; PAIVA, ROBERTA FERNANDA DA PAZ DE SOUZA . MODELO MATEMÁTICO ALTERNATIVO PARA O PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS VIA SISTEMA NACIONAL DE CRÉDITO RURAL. In: V SLACTIA, 2025, Seropédica. Anais V SLACTIA. Seropédica: Even3, 2024. v. 1.
-
PINTO, A. M. ; ALVES JR., Antonio José ; Guedes, C.A.M . INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PRIMEIRA E SEGUNDA MISSÃO ACADÊMICA EM UMA IES CENTENÁRIA BRASILEIRA E PERIFÉRICA. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - 16a. edição, 2025, Niteroi. ANAIS DO CASI - 16a Edição, 2025. v. 1.
-
LIMA, C. H. ; ALVES JR., Antonio José . Melancolização, estagnação e revolução cultural no governo Bolsonaro. In: I Congresso Internacional de Administração Pública da Rede PROFIAPI - 24 a 25 de agosto de 2008, 2023, Maceió. Anais do I Congresso Internacional de Admiinistração Pública da Rede Profiapi, 2023.
-
Pimentel, D.M. ; ALVES JUNIOR, A. J. ; SILVA, H. C. ; RODRIGUES, J. V. M. . A expansão dos empréstimos às famílias em uma conjuntura de estagnação da renda pessoal é sustentável? O caso brasileiro pós-pandemia.. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA, 2023, Maceió. Anais do XXVIII Encontro Nacional de Economia Política, 2023.
-
Wegner, R.C, ; ALVES JUNIOR, A. J. . A modernização contemporânea da agricultura da China - quarta revolução industrial. In: 61o. Encontro da SOBER, 2023, Piracicaba. Anais do 61o. Encontro da SOBER. piracicaba, 2023. v. 1.
-
COSTA, K. S. ; ALVES JR., Antonio José ; SILVA, F. L. C. ; MODENESI, A. M. ; Pimentel, D.M. . Redes Neurais Artificiais para Análise e Previsão de Fenômenos Econômicos: Avaliando o Grau de Monetização da Economia Brasileira. In: 50 ANPEC - Associação Nacional de Pós Graduação em Economia, 2022, Fortaleza. Anais do 50o. encontro da ANPEC, 2022.
-
Pimentel, D.M. ; ALVES JR., Antonio José . A expansão dos empréstimos às famílias em uma conjuntura de estagnação da renda pessoal é sustentável? O caso brasileiro pós-pandemia.. In: V Congresso do Centro Celso Furtado, 2022, 2022, Rio de Janeiro. V Congresso do Centro Celso Furtado, 2022, 2022. v. 1. p. 1-17.
-
ORSI, B. ; ALVES JR., Antonio José ; MODENESI, A. M. . Costs and benefi ts of currency internationalisation: Theroy and the experience of emering countries. In: 26TH CONFERENCE OF THE FORUM FOR MACROECONOMICS AND MACROECONOMIC POLICIES (FMM), 2022, Berlim. 26TH CONFERENCE OF THE FORUM FOR MACROECONOMICS AND MACROECONOMIC POLICIES (FMM), 2022.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; Pimentel, D.M. . A POLÍTICA ANTICÍCLICA DOS BANCOS PÚBLICOS BENEFICIOU OS BANCOS PRIVADOS BRASILEIROS - UM ESTUDO A PARTIR DO ENFOQUE PÓS-KEYNESIANO DO MULTIPLICADOR BANCÁRIO DESAGREGADO. In: 14º Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira: o Brasil em um mundo em transformação, 2021. Anais do 14º Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira: o Brasil em um mundo em transformação. São Paulo: Even3, 2021.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; MODENESI, A. M. ; ANDRADE, L. B. ; GUERRA, G. . INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA NA EUROPA E NO BRASIL: EXPECTATIVAS E RESULTADOS DO SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA Restauração Neoliberal e as Alternativas na Periferia em Tempos de Crise do Capitalismo, 2017, Campinas. XXII ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA. Campinas, 2017. v. 1. p. 1-30.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; MODENESI, A. M. ; ANDRADE, L. B. ; GUERRA, G. . Investimento em Infraestrutura na Europa e no Brasil: Expectativas e Resultados do Sistema de Garantias Públicas. In: X Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, 2017, Brasília. X Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, 2017.
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Comportamento dos bancos e ciclo de crédito no Brasil em 2003-2016: uma análise pós-keynesiana. In: X Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, 2017, Brasilia. X Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, 2017.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; DYMSKI, Gary ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Banking strategy and credit expansion: a Post Keynesian aproach. In: ix Encontro Nacional de Economia Política, 2004, Uberlândia. Anais do ix Encontro Nacional de Economia Política, 2004.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; DYMSKI, Gary . Interrelated banking strategies, financial fragility and credit expansion: a Post Keynesian approach. In: xxxii encontro nacional de economia, 2004, João Pessoa. Anais do xxxii encontro nacional de economia, 2004.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; DYMSKI, Gary ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Banking strategy and busines cycles. In: Eighth International Post Keynesian conference, 2004, Kansas City. The Eighth International Post Keynesian Worshop Conference Papers, 2004.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Banking Behaviour and the Brazilian Economy After the End of the Real Plan: a Post Keynesian Approach. In: VIII Encontro Nacional de Economia Política, 2003, Florianópolis. Anais do VIII Encontro Nacional de Economia Política. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Economia Política, 2003.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Banking Strategy and The Business Cycle: A Post Keynesian Approach. In: VI Encontro de Economia da Região Sul, 2003, Curitiba, 2003.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Brazilian Banking Behavior after the Real Plan: a Minskyian Approach. In: VII International Post Keynesian Conference, 2002, Kansas City. VII International Post Keynesian Conference. Kansas City, 2002. p. 27-47.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; FERRARI FILHO, Fernando . Currency Crises, Speculative Attacks and Financial Instability in a Global World: a Post Keynesian Approach with Reference to Brazilian Currency Crisis. In: REcontres keynésiennes de lÁ.D.E.K. à Grenoble - Keynesian Meeting in Grenoble, 2001, Grenoble, 2001.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; MARQUES, M. B. L. . Ajuste Patrimonial e Padrão de Rentabilidade dos Bancos Privados no Brasil durante o Plano Real. In: IV Encontro dos Economistas de Língua Portuguesa, 2001, Évora. Anais do IV Encontro dos Economistas de Língua Portuguesa, 2001.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Banking Behavior and Margins of Safety in a Minkyan Business Cycle. In: Sixth International Seminar on Post Keynesian Economics, 2000, Knoxville, 2000.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; MARQUES, M. B. L. . Ajuste Patrimonial e Padrão de Rentabilidade dos Bancos Privados no Brasil durante o Plano Real: uma análise a partir do referencial teórico Pós-Keynesiano. In: V Encontro Nacional de Economia Política e do XVII Encontro de entidades de Economia do Nordeste, 2000, Fortaleza. Anais do V Encontro Nacional de Economia Política e do XVII Encontro de entidades de Economia do Nordest, 2000.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Bank Behavior and Margins of Safety in a Minskyan Business Cycle. In: XXVIII Encontro Anual da ANPEC, 2000, Campinas. Anais do XXVIII Encontro Anual da ANPEC, 2000.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; FERRARI FILHO, Fernando . Currency Crisis Models, Financial Instability and the Reform of the International Monetary System: a Post Keynesian view. In: IV Encontro Nacional de Economia Política, 1999, Porto Alegre. Anais do IV Encontro Nacional de Economia Política, 1999.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Modelos de Crise Cambial, Instabilidade Financeira e Reforma do Sistema Monetário Internacional: uma visão Pós-Keynesiana. In: III Congresso de História Econômica, 1999, Curitiba. Anais do III Congresso de História Econômica, 1999.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; FERRARI FILHO, Fernando . Crise Cambial, Instabilidade Financeira e Reforma do Sistema Monetário Internacional: uma leitura crítica. In: II Encontro de Economia da Região Sul, 1999, Curitiba. Anais do II Encontro de Economia da Região Sul, 1999.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; FERRARI FILHO, Fernando . Crise Cambial, Instabilidade Financeira e Reforma do Sistema Monetário Internacional: uma visão Pós-Keynesiana. In: XIII Congresso Brasileiro de Economistas e VII Congresso da Associação de Economistas Latino-Americanos e do Caribe, 1999, Rio de janeiro. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Economistas e VII Congresso da Associação de Economistas Latino-Americanos e do Caribe, 1999.
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Speculative Attack and Financial Instability: a critical Post Keynesian appraisal on conventional currency crisis models.. In: no Fifth International Seminar on Post Keynesian Economics, 1998, Knoxville. no Fifth International Seminar on Post Keynesian Economics, 1998.
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Speculative Attack and Financial Instability: a critique view of conventional currency crise models, apresentado no XXVI Encontro Anual da ANPEC, Vitória, em co-autoria com Luiz Fernando Rodrigues de Paula, 1998.. In: XXVI Encontro Anual da ANPEC, 1998, Vitória. Anais do XXVI Encontro Anual da ANPEC, 1998.
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Brazil's External Financial Fragility in the Context of the Real Plan. In: XXVI Encontro Anual da ANPEC, 1998, Vitória. Anais do XXVI Encontro Anual da ANPEC, 1998.
-
GUIMARÃES, E. P. ; ALVES JUNIOR, A. J. . Impactos para o Brasil de um Acordo de Livre - Comércio com a Venezuela.. In: XXV Encontro Anual da ANPEC, 1997, Fortaleza. Anais do XXV Encontro Anual da ANPEC, 1997.
-
MARINHO, A. M. N. ; ALVES JR., Antonio José ; SILVA, H. C. . A concessão de crédito à aquisição de veículos sustentou a produção de veículos na pandemia da COVID-19?. In: IX RAIC - III RAIDETEC 2021/2022, 2023, Seropédica. ANAIS IX RAIC - III RAIDETEC 2021/2022 -, 2023. v. 1.
-
MARINHO, A. M. N. ; SILVA, H. C. ; ALVES JR., Antonio José . CRIAÇÃO DE CRÉDITO E INTERAÇÃO DAS ESTRUTURAS PATRIMONIAIS DOS BANCOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO MULTIPLICADOR BANCÁRIO DESAGREGADO.. In: X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023), 2023, Seropédica. Anais da X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023). São Paulo: Even3, 2023. v. 1.
-
VASCONCELLOS, A. L. R. ; RODRIGUES, J. V. M. ; ALVES JR., Antonio José . ENDIVIDAMENTO ESTRUTURAL: ACUMULAÇÃO DE ATIVOS OU MITIGAÇÃO DE CURTO PRAZO DA POBREZA?. In: X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023) da UFRRJ: Inteligência Artificial e sua relação com o Desenvolvimento Científico - Tecnológico e Inovação, 2023, Seropédica. Anais da X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023) da UFRRJ: Inteligência Artificial e sua relação com o Desenvolvimento Científico - Tecnológico e Inovação, 2023.
-
FERREIRA J.V.M. ; ALVES JR., Antonio José ; SOUZA, E.C. . DINÂMICA DO CRÉDITO ÀS FAMÍLIAS NO BRASIL NA PANDEMIA DA COVID-19. In: IX Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2021/2022) e III Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2021/2022) - UFRRJ, 2023, Seropédica. Anais da IX Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2021/2022) e III Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2021/2022) - UFRRJ. Seropédica: UFRRJ, 2023.
-
FERREIRA J.V.M. ; SOUZA, E.C. ; ALVES JR., Antonio José . A CONDUTA BANCÁRIA ANTICÍCLICA E SEUS DESDOBRAMENTOS SOBRE A LUCRATIVIDADE FINANCEIRA NO CONTEXTO DA COVID -19.. In: X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023) da UFRRJ: Inteligência Artificial e sua relação com o Desenvolvimento Científico - Tecnológico e Inovação, 2023, Seropédica. Anais da X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023) da UFRRJ: Inteligência Artificial e sua relação com o Desenvolvimento Científico - Tecnológico e Inovação. Seropédica: UFRRJ Even 3, 2023.
-
VASCONCELLOS, A. L. R. ; ALVES JUNIOR, A. J. . SUSTENTABILIDADE DO CONSUMO APOIADO NO FINANCIAMENTO BANCÁRIO E NÃO BANCÁRIO ÀS PESSOAS FÍSICAS. In: IX Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2021/2022) e III Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2021/2022) - UFRRJ, 2023, Seropédica. Anais da IX Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2021/2022) e III Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2021/2022) - UFRRJ. Seropédica: UFRRJ, 2023.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; MELLO, José André Villas Boas . Inovações financeiras no Brasil: 1980-1993. In: IV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 1994, Seropédica. Anais da IV IV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária, 1994.
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; SILVA, Kalley Beatrice . Acompanhamento da Evolução dos Preços de Atacado dos Produtos Agropecuários no Estado do Rio de Janeiro. In: IV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 1994, Seropédica. Anais da IV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária, 1994.
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Conta Remunerada: Um Estudo de Caso sobre Inovação Financeira. In: VI Seminário Bienal de Pesquisa da UFRRJ, 1993, Seropédica. Anais do VI Seminário de Pesquisa da UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária, 1993.
-
ALVES JÚNIOR, ANTONIO J. . Tópicos recentes em Macroeconomia - Duas questões sobre o crédito no Brasil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARINHO, A. M. N. ; SILVA, H. C. ; ALVES JR., Antonio José . A concessao de crédito à aquisição de veículos sustentou a produção de veículos na pandemia da COVID 19. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO, A. M. N. ; SILVA, H. C. ; ALVES JR., Antonio José . Criação de crédito a partir da interação entre as estruturas patrimoniais dos bancos: uma abordagem a partir do multiplicador bancário desagregado. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA J.V.M. ; SOUZA, E.C. ; ALVES JR., Antonio José . Dinâmica do crédito às familias no Brasil na Pandemia da COVID-19. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELLOS, A. L. R. ; RODRIGUES, J. V. M. ; ALVES JR., Antonio José . Endividamento estrutural: acumulação de ativos ou mitigação de curto prazo da pobreza?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASCONCELLOS, A. L. R. ; ALVES JR., Antonio José . Sustentabilidade do consumo apoiado no financiamento bancário e não-bancário às pessoas físicas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA J.V.M. ; ALVES JUNIOR, A. J. . A conduta bancária anticíclica e seus desdobramentos sobre a lucratividade financeira no contexto da COVID-19. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES JR., Antonio José . Economia Desregulamentada dos Recursos Naturais:em busca de um nome pro que vivemos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES JR., Antonio José ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Comportamento dos bancos e ciclo de crédito no Brasil em 2003-2016: Uma análise pós-keynesiana da preferência pela liquidez. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES JUNIOR, A. J. . 'Interdependencia entre bancos públicos e privados: o ajuste bancário entre 2011-2016'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES JUNIOR, A. J. . A TLP, a TJLP e o déficit democrático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; DIAS, R. ; SARAIVA, J. P. . Ajuste Fiscal: por que agora?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; BURNS, V. A. C. . Perspectivas Economicas da Aquicultura Brasileira: resultados preliminares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VASCONCELLOS, A. L. R. ; SOUZA, K. C. ; COSTA, K. S. ; Pimentel, D.M. ; ALVES JUNIOR, A. J. . A ESTRATÉGIA BANCÁRIA DE AMPLIAÇÃO DOS EMPRÉSTIMOS ÀS FAMÍLIAS E A ESTAGNAÇÃO DA RENDA PESSOAL: A CAMINHO DE UM DESASTRE ECONÔMICO-SOCIAL. Niterói: UFF, 2022 (boletim).
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; MODENESI, A. M. ; ANDRADE, L. B. ; GUERRA, G. . Investimento em infraestrutura na Europa e no Brasil: expectativas e resultados do sistema de garantias públicas. Rio de Janeiro: IE/UFRJ, 2017 (texto para discussão).
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; SICSÚ, João de Deus . Em defesa dos bancos públicos - verdades e mentiras. São Paulo: Sindicato dos Bancários, 2017 (Cartilha).
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; SICSÚ, João de Deus . Em defesa dos bancos públicos - verdades e mentiras (versão ampliada). São Paulo: sindicato dos bancários - SP, 2017 (cartilha).
-
PUGA, F. ; ALVES JUNIOR, A. J. . O Brasil e o Rebalanceamento do Comércio Mundial. Rio de Janeiro: BNDES, 2014 (Texto para Discussão).
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; SICSÚ, João de Deus . Introdução à Macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2003. (Tradução/Livro).
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Crises Financeiras: Análise, Prevenção e Gestão. Rio de Janeiro: Campus, 2003. (Tradução/Livro).
-
ALVES JUNIOR, A. J. . Princípios de Economia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos - LTC, 1999. (Tradução/Livro).
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Brazil's External Financial Fragility and The Real Plan. Rio de janeiro: IE/UFRJ, 1998 (Texto para Discussão).
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Fragilidade Financeira Externa e os Limites da Política Cambial no Brasil. Rio de Janeiro: IE/UFRJ, 1998 (Texto para Discussão).
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; FERRARI FILHO, Fernando ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . The Post Keynesian Critique of Conventional Currency Crises Moidels and Davidson's Proposal to Reform the International Monetary System. PORTO ALEGRE: UFRGS, 1998 (Texto para Discussão).
-
PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Brazil External Financial Fragility. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 1998 (Texto para Discussão).
-
ALVES JUNIOR, A. J. ; FERRARI FILHO, Fernando ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Conventional Currency Crises Models. PORTO ALEGRE: UFRGS, 1998 (Texto para Discussão).
-
GUIMARÃES, E. P. ; ALVES JUNIOR, A. J. . Impactos para o Brasil de um Acordo de Livre Comércio com a Venezuela. Rio de Janeiro: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1997 (Texto para Discussão).
Outras produções
ALVES JUNIOR, A. J. ; MILAN, M. ; Ribeiro, R. ; GABRIEL, L.F. ; FEIJÓ, C. ; CUNHA, P ; LEITE, K. V. ; SALLES, A. . Comissão Científica do XI Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira. 2018.
ALVES JUNIOR, A. J. ; CARVALHO, Carlos Eduardo ; STUDART, Rogério . Bancos Estrangeiros no Brasil nos Anos 90. 2000.
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . Balanço Estratégico das Instituições de Fomento ao Desenvolvimento. 1998.
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . Projeto de Avaliação do Banco do Nordeste - Projeto FIPE 649. 1998.
ALVES JUNIOR, A. J. ; GUIMARÃES, Edson Peterli . Impactos de um Acordo de Livre-Comércio entre Brasil e Venezuela. 1997.
ALVES JR., Antonio José . Nova rodada de negociações: falta pouco. 2024.
ALVES JUNIOR, A. J. . The interbank market, Keynes´s degree of confidence and the link between banks´liquidity and solvency. 2019.
ALVES JUNIOR, A. J. . Parecer de artigo científico INSTABILIDADE FINANCEIRA EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE INTERSETORIAL. 2017.
CARVALHO, Fernando José Acrdim de ; ALVES JUNIOR, A. J. . Avaliação do Sistema Financeiro Brasileiro - Tendências e Perspectivas. 1999.
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . Uma Comparação entre as Instituições de Fomento: o Banco do Nordeste com o Banco Mundial, o BID e o BNDES. 1998.
ALVES JUNIOR, A. J. ; YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann ; BASTERD, Leila Linhares ; ROMANI, Jaquline P . Diagnóstico da Situação das Mulheres Rurais na América do Sul: Legislação Comparada e Indicadores Sociais. 1991.
ALVES JUNIOR, A. J. . Pesquisa na Aquicultura. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ALVES JUNIOR, A. J. . Os Investimentos Brasileiros no Continente Africano. 2012. (Palestra).
ALVES JUNIOR, A. J. ; PAULA, Luiz Fernando Rodrigues de . Curso de Aprofundamento intitulado Reestruturação Bancária em Contexto de Globalização Financeira. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALVES JUNIOR, A. J. . Fundos de Investimento no Brasil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALVES JUNIOR, A. J. . Fundos Mutuos de Investimentos no Brasil A expansão da indústria nos anos 1990 e perspectivas para o futuro. 2003. (Relatório de pesquisa).
ALVES JUNIOR, A. J. ; CARVALHO, Carlos Eduardo ; STUDART, Rogério . Bancos Estrangeiros no Brasil nos anos 90. 2001 (Projeto de Consultoria) .
ALVES JUNIOR, A. J. ; CARVALHO, F. C. . Avaliação do Sistema Financeiro Brasileiro: Tendências e Perspectivas. 1999 (Projeto de Consultoria) .
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . Balanço-Estratégico das Instituições de Fomento ao Desenvolvimento. 1998 (Projeto de consultoria) .
ALVES JUNIOR, A. J. ; STUDART, Rogério . Uma comparação entre atuações no fomento: o Banco do Nordeste com o Banco Mundial, BID e BNDES. 1998 (Projeto de Consultoria) .
ALVES JUNIOR, A. J. ; GUIMARÃES, E. P. . Impactos de um Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Venezuela. 1997 (Projeto de Consultoria) .
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Uma abordagem minskyana sobre a evolução do resultado da intermediação financeira dos bancos privados brasileiros durante o período 2015-2022, Descrição: Essa pesquisa discute os determinantes do lucro bancário brasileiro recorde na maioria dos trimestres durante o período 2015-22, caracterizado pela estagnação econômica e pela incerteza. Pretende identificar as estratégias adotadas no período, considerando a política econômica e o desempenho macroeconômico do País.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antonio José Alves Junior - Coordenador / Débora Mesquita Pimental - Integrante / Hevellyn Camille da Silva - Integrante / joao victor motta - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2022 - Atual
Inovações Financeiras para a agropecuária da América Latina para o Século XXI, Descrição: O projeto tem por objetivo descrever e catalogar as principais inovações financeiras (novos produtos e processos financeiros) lançadas para apoiar o desenvolvimento agropecuário e do agronegócio para a América Latina no século XXI, durante o ciclo de alta das commodities agropecuárias que acompanhou o avanço da globalização. O histórico dessas inovações financeiras será elaborado a partir de uma tipificação que levará em conta: a) a nacionalidade da inovação financeira; b) o controle público ou privado da instituição inovadora; c) a modalidade da inovação financeira (produto ou processo); d) o foco da inovação financeira (porte do produtor beneficiado, ramo de atividade, etapa produtiva, inovação, comercialização, etc...); 4) o grau de difusão (totais desembolsados e impactos qualitativos produzidos). A partir dessa catalogação, espera-se encontrar indícios relevantes acerca do peso das forças do mercado em especial, do mercado financeiro - e das políticas públicas no direcionamento da expansão e das transformações dos sistemas agropecuários e do agronegócio desses dois países.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Antonio José Alves Junior - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Bolsa.
-
2022 - Atual
AJUSTAMENTO DA ESTRUTURA PATRIMONIAL E DESEMPENHO DOS BANCOS BRASILEIROS NA PANDEMIA (2020-2022)., Descrição: Esta pesquisa visa explicitar, à luz da teoria pós keynesiana, as estratégias de gestão patrimonial, com ênfase na concessão de crédito, adotadas pelos bancos de varejo brasileiros, durante os anos de 2019 e 2022, ainda sob o impacto da Pandemia da COVID-19 e das políticas econômico/financeiras para compensar seus efeitos. Pergunta-se que estratégias patrimoniais propiciaram às instituições financeiras supracitadas, em um ambiente de elevada incerteza, manter índices de lucratividade elevados. Pergunta-se, ainda, que as consequências econômicas para o sistema financeiro e para o país tais escolhas deixarão como sequelas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio José Alves Junior - Coordenador / Débora Mesquita Pimental - Integrante / EMANUELLE VITORIA DA SILVA TEIXEIRA - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.
-
2022 - Atual
Conduta e desempenho dos bancos líderes no mercado brasileiro durante a Pandemia da COVID-19 - uma abordagem pós-keynesiana, Descrição: Esta pesquisa visa explicitar, à luz da teoria pós keynesiana, as estratégias de gestão patrimonial, com ênfase na concessão de crédito, adotadas pelos bancos de varejo brasileiros, durante os anos de 2019 e 2022, ainda sob o impacto da Pandemia da COVID-19 e das políticas econômico/financeiras para compensar seus efeitos. Pergunta-se que estratégias patrimoniais propiciaram às instituições financeiras supracitadas, em um ambiente de elevada incerteza, manter índices de lucratividade elevados. Pergunta-se, ainda, que as consequências econômicas para o sistema financeiro e para o país tais escolhas deixarão como sequelas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio José Alves Junior - Coordenador / Débora Mesquita Pimental - Integrante / Cristiane Bastos Nunes Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Bolsa.
-
1994 - 1995
Acompanhamento da evolução dos preços de atacado dos produtos agropecuários do estado do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de Apoio aos Grupos Emergentes (PROGREM) Estabelecimento de relação institucional entre UFRRJ e a CEASA-RJ para coleta diária dos preços de legumes, hortaliças, flores e frutas negociados no rio de Janeiro, formação de banco de dados e elaboração de análises sobre seu comportamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antonio José Alves Junior - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
Prêmios
2023
Melhor trabalho da área de Ciências Humanas, Letras e Artes do X RAIC e IV RAIDETEC 2023, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
2023
Melhor Trabalho da Grande Área de Ciências Sociais Aplicadas X RAIC e IV RAIDETEC 2023, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
2003
VI Prêmio de Iniciação Científica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/CNPq.
2000
VII Prêmio Brasil de Economia, Conselho Federal de Economia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Econômicas. , BR 465, Km 7, Sala da Coordenação do Curso de Ciências Econômicas, Seropédica, Seropedica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26821042, Ramal: 276, Fax: (21) 26821042, URL da Homepage:
Experiência profissional
1990 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1989 - 1989
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2022
Pesquisa e desenvolvimento, programa de pós graduação bi-nacional.Linhas de pesquisa
-
10/2022
Ensino, Programa de Pós Graduaçao em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Interdisciplinaridade
-
01/1990
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Brasileira, Macroeconomia I, Macroeconomia II, Matemática para Economia e Administração, Microeconomia III, Tópicos Especiais em Economia Monetária
-
03/1996 - 04/2004
Ensino, Gestão e Estratégia no Agronegócio, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Análise Macroeconomica, Estratégia Competitiva no Agribusiness
-
04/2001 - 04/2003
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Econômicas.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas.
-
02/2002 - 02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação de docentes da UFRRJ.Cargo ou função, Titular do Conselho de Representantes.
-
01/2001 - 01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Administração de Empresas.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Administração de Empresas.
-
01/2001 - 01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Tecnologia.Cargo ou função, Membro efetivo do colegiado de curso de Engenharia de Agrimensura.
-
03/1994 - 06/1996
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Econômicas.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
2013 - 2015
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e SocialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor da Presidencia do BNDES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2013
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e SocialVínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Relações com o Gover, Carga horária: 40
2005 - 2009
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e SocialVínculo: Conselheiro Fiscal, Enquadramento Funcional: Representante em Conselho
Outras informações:
Membro do Conselho Fiscal da Net Serviços S.A. - de agosto/2005 até outubro/2008
Membro do Conselho de Administração da Mangels S.A. - de janeiro de 2009 até junho de 2009
2009 - 2009
Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial)Vínculo: Consultant, Enquadramento Funcional: Consultant, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Consultor para a Cadeira da Diretoria Executia (EDS15) do Brasil, Colombia, Equador, Panamá, Haiti, Filipinas, República Dominicana, Suriname e Trindad e Tobago.
2005 - 2008
Casa Civil da Presidência da RepúblicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Assessoria Especial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2005
Ministério do Orçamento e GestãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Assessoria Econômica, Carga horária: 0
Outras informações:
Cedido pela UFRRJ para exercício de cargo de confiança no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Membro do Conselho de Adminstração da CBTU, de setembro de 2004 até julho de 2005
Atividades
-
01/2005 - 06/2005
Direção e administração, Assessoria Econômica.Cargo ou função, Chefe.
-
01/2005 - 06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Econômica.Cargo ou função, Membro da Câmara de Política Econômica.
-
01/2005 - 06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Econômica.Cargo ou função, Conselheiro do Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
-
09/2004 - 06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Econômica.Cargo ou função, Conselho Técnico do IBGE.
-
07/2004 - 12/2004
Direção e administração, Assessoria Econômica.Cargo ou função, Chefe-Adjunto.
1989 - 1990
Centro de Informações e Dados do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Analista Especializado, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1989 - 06/1990
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro.Linhas de pesquisa
1988 - 1990
Faculdades Integradas Moacyr Sreder BastosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4
Atividades
-
03/1989 - 03/1990
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Macroeconomia I, Economia Brasileira, Estatística I, Estatística II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio José Alves Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?