Maurício Mário Monteiro

Maurício Mario Monteiro possui Mestrado (1995) e Doutorado (2001) em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde trabalhou com Sonoridades no Audiovisual e Teorias do Contemporâneo; também nos cursos de graduação em Cinema e Rádio e TVI, onde lecionou Trilha Sonora e Linguagem Sonora, na Universidade Anhembi Morumbi. Foi professor do Conservatório Musical do Brooklin Paulista, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e colaborador da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi pesquisador convidado e palestrante da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Foi professor convidado do Instituto de Artes da Unicamp. Vencedor do APCA de 2008 com o livro "A Construção do Gosto" e preparador do CD e co-participante do livro "FESTA: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa", vencedor do Premio Jabuti de 2002. Autor do livro "Música e Vida Cotidiana em Minas Gerais (seculos XVIII e XIX)", lançado em 2018. Foi Coordenador, Produtor e Comentarista da Radio Cultura FM. Foi Conselheiro da Orquestra, Radio e TV Cultura de São Paulo Atualmente faz ainda o pós doutoramento no Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem mais dois livros no prelo: "Timbres: o corpo do som" e "Música e Linguagem no Audiovisual".

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1995 - 2001

Universidade de São Paulo
Título: A Construção do Gosto - Música e Sociedade na Corte do Rio de Janeiro
Orientador: Maria Beatriz Marques Nizza da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História Social; Historia Social da Musica; Musicologia; Arquivologia; Musica Colonial.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: História da Música. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História Social

1990 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: "JOAO DE DEUS DE CASTRO LOBO E AS PRATICAS MUSICAIS NAS ASSOCIACOES RELIGIOSAS DE MINAS GERAIS(1794-1832)",Ano de Obtenção: 1995
Orientador: ARNALDO DARAYA CONTIER
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Historia Social da Musica; Musica Colonial; Musicologia.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado

1985 - 1990

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Musica e Historia em Minas Gerais
Orientador: Celso Taveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Trilha Sonora. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: História da Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1982 - 1991

Extensão universitária em Canto e Pratica Coral. , Escola Técnica Federal de Ouro Preto, ETFOP*, Brasil.

1986 - 1990

Extensão universitária em violoncelo. , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética/Especialidade: Estética da Música.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MONTEIRO, Mauricio . Programa Canta Comigo. 2018. (Outro).

MOTA, B. C. ; MONTEIRO, Mauricio ; MIGLIORINI, W. ; ROSSI, A. L. C. C. . III Jornada de Inverno de Psicologia Analítica. 2016. (Outro).

MARTINS FILHO, P. ; CRESPO, M. R. ; FARIAS, L. A. ; MONTEIRO, Mauricio . Bibliometria. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

JISMA - Jornada Interdisciplinar de Música e Som no Audiovisual.A Retórica dos Timbres: Barry Lyndon de Stanley Kubrick. 2018. (Encontro).

26º Encontro Nacional da Compós.A Elaboração Audiovisual como fator para manter a atenção em cenas complexas de DR House. 2017. (Encontro).

III Jornada de Psicologia Analitica.As Engenhosas Moralidades: Música e Dominação na América Latina. 2017. (Outra).

JISMA - Jornada Interdisciplinar de Música e Som no Audiovisual.Transições: Música e Cinema na primeira metade do seculo XX. 2017. (Outra).

VIII Congresso de Psiciologia. Física e Psicofísica da Musica através do audiovisual. 2017. (Congresso).

XV Semana de Museus.Música e Vida Cotidiana em Minas Gerais (1720-1830). 2017. (Outra).

XXXI Encontro da Socine. Timbres e Sons: o Diabolus in Musica na Terra de Santa Cruz. 2017. (Congresso).

37ª Semana do Aleijadinho.Música e Músicos em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. 2016. (Simpósio).

37ª Semana do Aleijadinho.Wokshop de edição e interpretação de musica para bandas. 2016. (Oficina).

IIIª Jornada de Inverno de Psicologia Analítica.Música como Afeto. 2016. (Outra).

Master Class com Prof. David King Dunaway.Rádio e Documentário. 2016. (Oficina).

SOCINE.Utopias e realidades: o Fabliaux de Cocagne e a Viagem de São Saruê. 2016. (Encontro).

XXIII Encontro Regional da Anpuh - São Paulo.As Engenhosas Moralidades: Música e colonização da América Latina. 2016. (Encontro).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. ?Star Trek?: raça e gênero - Uma canção para Tenente Nyota Uhura em 1966. 2016. (Congresso).

XXX Reunião da Socine.Imaginário e Realidade: o pais de São Saruê e o Fablieux de Cocagne. 2016. (Simpósio).

Encontro de Pesquisa das Escolas de Comunicação e Educação ? InPEC. 2015. (Encontro).

IIª Jornada de Psicologia Analiítica.Música e Psiquè. 2015. (Outra).

Semana da Imagem e do Som.Música no Cinema: modal, tonal e atonal. 2014. (Encontro).

VIII Encontro Cientifico Anhembi Morumbi.Musica e Semantica: o Brasil Colonial. 2012. (Encontro).

XXI Festival Internacional de Música Antiga e Colonial Brasileira.O Sagrado e o Profano na Musica Brasileira Colonial. 2012. (Encontro).

VII Encontro Científico e de Iniciação Científica Anhembi Morumbi.Musica e Significado. 2011. (Encontro).

4o Encontro de Musicologia Etnomusicologia.Musica e Semantica. 2008. (Encontro).

3o Encontro de Musicologia e Etnomusicologia de Ouro Preto.Musica e Historia. 2007. (Encontro).

3o Forum das Artes.Musica no Brasil Colonial. 2007. (Oficina).

1a Semana de Comunicação Contemporanea.Música e semantica nas relações de comunicação. 2006. (Seminário).

2a Jornada de História das Sensibilidades.Musica e Mestisagem no Brasil. 2006. (Outra).

2o Encontro de Musicologia de Ouro Preto.A Paisagem Sonora de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. 2006. (Encontro).

Encontro de Musicologia Histórica.Música e Semantica: o caso da música brasileira. 2006. (Encontro).

Encontro de Musicologia de Ouro Preto.Música, Intérpretes e Ouvintes em Minas Colonial. 2005. (Encontro).

Encontro Internacional sobre o Tempo de D. João VI.Música no tempo de D. João VI. 2005. (Simpósio).

Forum Internacional das Artes.Música e Músicos do Brasil: das origens ao século XX. 2005. (Oficina).

Festival de Violões de Mogi das Cruzes.A modinha e o Lundu: música no Brasil Colonial. 2004. (Oficina).

Forum Internacional das Artes de Ouro Preto.Música no Brasil. 2004. (Oficina).

Audiencia na Comissão de Ciencia e Tecnologia da Camara dos Deputados.As redes Públicas e Educativas no Brasil. 2003. (Outra).

Encontro de Comunicação, Marketing e Turismo do Vale do Paraíba.Música e Intersemioses. 2003. (Encontro).

Encontro Nacional de Arquivística e Edição Musical.Arquivologia musical e Novas Mídias. 2003. (Encontro).

Festival de Violão de Mogi das Cruzes.Os Instrumentos de Cordas Pulsadas no Brasil: uma história. 2003. (Oficina).

História da Musica na UNB.A Música na América Latina. 2002. (Outra).

Semana Cultural Brasil - Espanha.O Efeito e o Afeto: Música nas Americas Lusófona e Hispânica. 2002. (Oficina).

Encontro de Pesquisadores de Música Popular Brasileira. 2001. (Encontro).

Encontro Internacional de Musicologia.Música e História. 2001. (Encontro).

Encontro de Musicologia.A Encíclica Annus Qui e a atual Musicologia. 2000. (Seminário).

Festa: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. O Fim da Festa: Música na Corte do Rio de Janeiro. 2000. (Congresso).

Festa: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. Música e História na América Portuguesa. 2000. (Congresso).

300 anos de Ouro Preto.Música e Sociedade em Vila Rica. 1998. (Seminário).

Encontro de Musicologia.Música nas Irmandades do Brasil do século XVIII. 1998. (Encontro).

Encontro latino americano de musicologia de Curitiba.A Construção do Gosto - Música na Corte do Rio de Janeiro. 1998. (Encontro).

Congresso Nacional da ANPUH. A Música na História do Brasil. 1997. (Congresso).

Festival de Música de Aldeia da Serra.História da Música Brasileira. 1997. (Oficina).

Congresso de Propaganda e Publicidade de Taubaté. Música na Propaganda e Publicidade. 1996. (Congresso).

Encontro de Musicologia.Música e Musicologia. 1996. (Encontro).

Seminário Internacional sobre Marx e Engels.Marx e Engels. 1995. (Seminário).

Encontro de Musicologia Histórica.Apolo e Dionísio na Música do Brasil Colonial. 1994. (Encontro).

Festival Internacional de Música Antiga e Colonial Brasileira. 1993. (Oficina).

Festival Internacional de Música Antiga e Colonial Brasileira. 1992. (Oficina).

Festival Internacional de Música Antiga e Colonial Brasileira. 1991. (Oficina).

Festival Internacional de Musica Antiga e Colonial Brasileira.A Irmandade de Santa Cecília de Minas Gerais. 1990. (Oficina).

Congresso do Barroco no Brasil. 1989. (Congresso).

Festival Internacional de Música Antiga e Colonial Brasileira. 1989. (Oficina).

Seminário sobre a Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa. 1989. (Seminário).

X Congresso Nacional de Museus. 1989. (Congresso).

Congresso Internacional sobre a Inquisição. 1987. (Congresso).

II Encontro Nacional de pesquisa em Música. 1987. (Encontro).

Seminário Brasileiro de Música Instrumental.Música Instrumental Brasileira. 1986. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jansen Hinkel Molinetti Tavares

VICENTE, E.; GOSCIOLA, V.;MONTEIRO, Mauricio. OS ESPAÇOS DE CONFINAMENTO NO CINEMA PERSA. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Tatiane Monteiro da Cruz

CARLOMAGNO, M.I.;MONTEIRO, Mauricio; NASCIMENTO, Lilian C. R.. Filme "A Tribo": Mudança de paradigma na representação do surdo no cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Fabiano Pereira de Souza

FERRARAZ, R.; MENDES, Eduardo S. S;MONTEIRO, Mauricio. Alan Splet - o sound design de veludo azul e a polifonia de efeitos sonoros. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Felipe Julian Goldfarb

VADICO, L. A.; GOSCIOLA, V.;MONTEIRO, Mauricio. Simbiose Audiovisual: modos relacionais sonoros no cinema pós-clássico. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Giuliana Souza de Lima

Maurício Monteiro; MORAES, J. G. V.; SALIBA, E. T.;MONTEIRO, Mauricio. Almirante: "a mais alta patente do samba" e a cosntruçao da historia da música popular brasileira (1938-1958). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco de Assis

MONTEIRO, Mauricio; TUGNY, R. P.; DIAS, M.. Pernas, Postes e Latas: a linguagem dos sinos em Ouro Preto. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lino de Almeida

MONTEIRO, Mauricio; Iris Kantor; István Jáncsó. Renovação e Depressão: a música no Brasil entre 1831 e 1860. 2004. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sergio Gaia Bahia

PAIVA, J. E. R.; SANTOS, A. R. C.; Jose Roberto Zan;MONTEIRO, Mauricio; MOREIRA, A. L. C.. Processos Criativos de Moacir Santos: a invenção do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Linop de Almeida

MONTEIRO, Mauricio; Iris Kantor; István Jáncsó. Renovação e Depressão. 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiane Monteiro da Cruz

MAGNO, M. I. C.; NASCIMENTO, Lilian C. R.;MONTEIRO, Mauricio. Filme A Tribo: Mudança de Paradigma na Represnetação do Surdo no Cinema. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Dimos Goudaroulis

MONTEIRO, Mauricio. O violoncelo Piccolo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leysle de Oliveira Emiliano Martins Pereira

PUCCI, Renato L.; FERRARAZ, R.;MONTEIRO, Mauricio. Cinderela: Uma analise de adaptações do conto de Charles Perrault. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Tatiane Monteiro da Cruz

MAGNO, M. I. C.; NASCIMENTO, Lilian C. R.;MONTEIRO, Mauricio. The Tribe: Mudanças de paradigmas na representação do surdo no cinema. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Jansen Hinkel Molineti Tavares

MONTEIRO, Mauricio; SCHVARZMAN, Sheila; GOSCIOLA, V.. Os espaços de confinamento no cinema persa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Carlso Eduardo dos Reis

MAGNO, M. I. C.; FERRARAZ, R.;MONTEIRO, Mauricio. Infotenimento: O mundo segundo os sul-americanos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bruno Amato Reame

MONTEIRO, Mauricio; MAGNO, M. I. C.; PUCCI, Renato L.. O indio no Cinema de John Ford. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Thales Eduardo Gimenez

MONTEIRO, Mauricio; Laura Cánepa; PUCCI, Renato L.. Jogos Vorazes: Aspectos cinematográficos que confrontam a Televisão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Tainan Dandara Costa Bacelar Pinbheiro

MONTEIRO, Mauricio; GOSCIOLA, V.; CARLOMAGNO, M.I.. Torrent e Over-th-top: Novas dinâmicas de distribuição e exibição cinematográfica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Roberto Gustavo Reiniger Neto

VADICO, L. A.;MONTEIRO, Mauricio; GATTI, J.. Almodovarianas: as encenações dos números musicais na filmografia de Pedro Almodover. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Delson de Matos Gomes

VADICO, L. A.; CARREIRO, R.;MONTEIRO, Mauricio. O Silencio nos Westerns dos diretores Sergio Leone e Clint Eastwood. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Fabiano Pereira de Souza

Laura Cánepa; FERRARAZ, R.;MONTEIRO, Mauricio. Alan Splet - o sound design de veludo azul e a polifonia de ruidos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Fábio de Amorim Santana

Laura Cánepa; Gelson Santana;MONTEIRO, Mauricio. Quase Humanos, quase máquinas:a relação entre tecnologia, angústia e humanos, nos filmes Metrópolis, tempos modernos e Cosmópolis.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bianca Balhe, Bruna Cantuária, Jorge Melo

FERNANDES, A. M.;MONTEIRO, Mauricio; TAVARES, R.. É Só uma Piada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Jorge+Mesquita+Rocha+de+Melo

MONTEIRO, Mauricio; Maurício Monteiro; FERNANDES, A. M.. Documentário:+O+Humor+nos+tempos+do+politicamente+correto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Vitor Shimba Murata

FERNANDES, A. M.; MAIA, I. F.;MONTEIRO, Mauricio. .Documentário: Imigração e sobrevivência - Sírios e Haitianos no Brasil,. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Arthur de Souza Pascoal

MONTEIRO, Mauricio; FERNANDES, A. M.. Musica e Midia: o conteúdo ideológico das vinhetas da rede globo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Denise Soares

MONTEIRO, Mauricio. Musica Brasileira e vanguardas em Sao Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Maryane Monter

MONTEIRO, Mauricio. Pornochanchada: a vera Cruz e a Atlandida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Karen Siqueira

MONTEIRO, Mauricio. A Historia da Locução no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Olivia Melo Heleno

MONTEIRO, Mauricio. O tempo e a representação: as heroinas de Stephen Daldry. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Amanda Galatte Trombela

MONTEIRO, Mauricio. Fabricando Sons: o caipira e o sertanejo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Matheus Fattori

MONTEIRO, Mauricio. EMOCORE: o som por trás do rotulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Cristiane Marinho

MONTEIRO, Mauricio. Conexão Tapuia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Edson Junior Lima

MONTEIRO, Mauricio. O preconceito homossexual na novela Ti-ti-ti. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Felipe Feldman

MONTEIRO, Mauricio. A metrópole e o centro: aglutinação e dispersao. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Anderson Gonçalves/Diogo Maia

MACHADO, Carlos;MONTEIRO, Mauricio; Noel Carvalho. ARTDOOR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Artthur Fraguas/César Benzoni

MONTEIRO, Mauricio; Noel Carvalho; MACHADO, Carlos. Musica Country: My Fuel Artthur Fraguas/César Benxzoni. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Cícero Alexandre/Gabriela Spironelli

FILHO, Celso do P.;MONTEIRO, Mauricio; MACHADO, Carlos. Crianças S/A Cícero Alexandre/Gabriela Spironelli/Jacqueline Alves/João marques. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Guilherme Leoni

MONTEIRO, Mauricio; MACHADO, Carlos; FILHO, Celso do P.. Panela Paulista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Daniel Gambaro

MONTEIRO, Mauricio; VICENTE, E.; MIRANDA, S. R.. Pindorama. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Erica Pucci de Farias

MONTEIRO, Mauricio; MIRANDA, S. R.. Sobrevida. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Fabiane Duarte

MONTEIRO, Mauricio; MIRANDA, S. R.; PINTO, T. A.. Radio Xereta. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi.

MONTEIRO, Mauricio; Laura Cánepa; CARLOMAGNO, M.I.. Julgamento de Trabalhos Academicos. 2016. Ass. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Org. e de Relações Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Hilário Franco Júnior

FRANCO JÚNIOR, H.; DA SILVA, M. B. M. N.. A construção do gosto. Música e sociedade na corte do Rio de Janeiro, 1808-1821. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

NEVES, Guilherme Pereira das. A Construção do Gosto: Música e Sociedade na Corte do Rio de Janeiro, 1808-1821. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Laura de Mello e Souza

SOUZA, L. M.; CRESPO FILHO, Sílvio Augusto; CONTIER, Arnaldo Daraya. João de Deus e Castro Lobo e as práticas musicais nas associações religiosas de Minas Gerais. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Laura de Mello e Souza

SOUZA, L. M.; CASTAGNA, Paulo; FRANCO JR, Hilário; NEVES, Guilherme Pereira das; SILVA, Maria Beatriz Nizza da. A construção do gosto: música e sociedade na corte do Rio de Janeiro (1808-1821). 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Laura de Mello e Souza

CONTIER, Arnaldo Daraya; CRESPO FILHO, Sílvio Augusto;SOUZA, L. M.. JOAO DE DEUS DE CASTRO LOBO E AS PRATICAS MUSICAIS NAS ASSOCIACOES RELIGIOSAS DE MINAS GERAIS(1794-1832). 1995. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.. A construção do gosto. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Heiki Awagakubo

O potencial de sonoridades no cinema: o caso de Laranja Mecânica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Lucas Mathias

A televisão Twitter; Um estudo sobre comentários e percepções do público de The Walking Dead; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Juliana Donatiello

Sonoridades em The Arrival: vozes e timbres; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Eduardo Drummond Poyares

Sonoridades em Game of Trones; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Camila Martins

Som e imagem em Dr; Fantástico de Stanley Kubrick; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Gislaine Aparecida Zanella

WEB RÁDIO: O COMPORTAMENTO DO OUVINTE NA ERA DA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Carlos Eduardo dos Reis

A Realidade Intercultural do Mundo Segundo os Sul-Americanos; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Bruno Amato Reame

O ÍNDIO NO CINEMA DE JOHN FORD: DE INIMIGO A PROTAGONISTA; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Jansen Hinkel Molinetti Tavares

Estrutura da Subtração Espacial: Um estudo das locações nem narrativas cinematográficas; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Vinicius Del Fiol

Música e Brasilidade no Cinema na primeira metade do Seculo XX; Início: 2017; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Celina Lucas

Escolas de Samba - midiatização; Início: 2017; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Fernando Biscalchin

Início: 2017; Universidade Anhembi Morumbi;

Leandro Silva

Música e Sociedade em Vila Rica na época de Lobo de Mesquita; ; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Alexandre Moreira

Janela Aberta; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Eric Henrique Melim

Redes Educativas e Crises de Gestão; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Iago Félix

Musicologia e Cinema: Simultaneidades; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Priscila Charloty

Analises Fílmicas e Sonoras; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Laura Maeoca Elias

Analises Fílmicas e Sonoras; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Jansen Hinkel Molineti Tavares

OS ESPAÇOS DE CONFINAMENTO NO CINEMA PERSA; 2017; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Lino de Almeida Cardoso

Renovação e Depressão - A Musica no Brasil (1831-1860); 2006; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Mauricio Mario Monteiro;

Leandro Silva

Vila Rica no tempo de Lobo de Mesquita; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Larissa Pansani

MONOGRAFIA: Entre livros e cenas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Radio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Silvia Nogueira

Musica e Imagem: Minas Gerais no seculo XVIII; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Silvia Nogueira

Musica e Imagem: Minas Gerais no seculo XVIII; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Michele Fonseca Nasr

A retórica barroca através dos metodos de ensino da Música Colonial; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Michele Fonseca Nasr

A retórica barroca através dos metodos de ensino da Música Colonial; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Beatriz Barbara, Cléber Queiroz, Gustavo Santos

Imigração e Sobrevivência: Sírios e Haitianos no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Maria de Paiva

Sons Urbanos: Vozes da Cidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Thamyris de Moraes

Elas Também Choram; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Fernanda Hauptman

Arte na Rua; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Heyki Awagakubo

SurdOuvinte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Gabriel Bedin

Baú dos contos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Eliane Pereira

O jornalismo móvel e os novos paradigmas da Comunicação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Ana Carolina Baldi

DOCUMENTÁRIO: Escuta Só: Ouvido Absoluto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Jéssica Cetenich

FICÇÃO: O homem que sabia javanês; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

João Paulo Camacho

DOCUMENTÁRIO: Os donos da voz; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Victória Mazzia

REVISTA DIGITAL: Wahine; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Camila Nicodemos

FICÇÃO: Telles; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

MARIA AUGUSTA SILVA

PROGRAMA DE RÁDIOWEB: Saúde no Ar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Alessandro G

Sacomano; TELEJORNALISMO E A INFORMAÇÃO: O CASO DO JORNAL NACIONAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Maryane Monter

ATLANTIDA E VERA CRUZ: UM CONFLITO DE GOSTO E A EROTIZAÇÃO TROPICAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Karen Siqueira/Nataly Coretti/Patricia Ianibelli

A Historia da locução no Brasil; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Melson Diniz

Estética na Musica Eletrônica: Kraftwerk; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Patricia Ianibelli

Programa de Radio: a Historia da locução no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Júnior Lima

O preconceito homossexual na novela ti-ti-ti; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Cristiane Marinho/Fernanda Brigagão/Fernanda Segura/ Bruno A

Conexão Tapuia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Amanda Gallate

Fabricando Sons: o caipira e o sertanejo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Matheus Fattori/ Fabio Gimenez/ Martin Luan/ Luan de Assis

EMOCORE ? o som por trás do rotulo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Olivia Melo Heleno

O tempo e a Representação: as heroínas de Stephen Daldry; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Jean Pierre de Toledo

Construção do Ídolo na Televisão: o caso do programa ídolos da TV Record; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Felipe Feldman/Gustavo Fonseca/Marco Cantergiani

A Metrópole o Centro: aglutinação e dispersão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Luiz Fernando Pereira

O Inferno de Alex; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Tatiane Nunes / Andrea Gouveia

A Barca; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Diego Hiraky Kobayashi/Luis Felipe Guidu

Força Expedicionaria Brasileira - O resgate de uma Imagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Guilherme Rubino e Suelen Ducini

Blues à Paulista; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Daniel Levenhagen e Marcela Freitas

Preconceito de Marca; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

MARCELO RAMOS

O Publico e o Privado - Comportamento Homossexual na Cidade de São Paulo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Mayra Peres

Memento Mori - A Anacruse dos Anjos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Djalma Honório

O Luthier Brasileiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Lanilson Luiz Gomes Tenório Junior

O Som do Silencio: Uma Paisagem da Melancolia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Denise Soares

Musica: As Vaguardas Paulistas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Tahiana Caroline Mendes

MÚSICA E LINGUAGEM Razão e Emoção no Barroco francês: Jean-Féry Rebel; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Arthur Pascoal

O Conteudo Ideologico nas Vinhetas da Rede Globo; 2012; Iniciação Científica - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Wallas Parise

A Construçao do Destino e a Senhora do Gosto; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Samara Spuldaro

Games - Construção e Idealização Social; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Fabio Anderson da Silva

A Cosnciencia e o Gosto: O Diabo e a Cidade de Deus; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Rádio e Televisão) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Raquel Paula da Silva

Comunicação e Novas Tecnologias - A TV digital no Brasil; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Mauricio Mario Monteiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arnaldo Daraya Contier

Jõao de Deus de Castro Lobo e As práticas musicais nas associações religiosas de Minas Gerais (1794-1832); 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Arnaldo Daraya Contier;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MONTEIRO, MAURICIO ; PEREIRA, FABIANO . A tridimensionalidade sonora: Peter Greenaway em 3x3D. Estudos em Comunicação , v. 1, p. 19-38, 2018.

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Identidade em Minas Gerais Colonial. Caletroscopio , v. 4, p. 63-87, 2016.

  • MONTEIRO, Mauricio . Musicologia e Cinema: Simultaneidades. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano , v. 09, p. 146-167, 2016.

  • MONTEIRO, Mauricio . Experiências além das fronteiras culturais. Revista Organicom , v. 12, p. Redes Sociais, 2015.

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Mestiçagem no Brasil. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, v. 6, 2006.

  • MONTEIRO, Mauricio . Música de Tradição na Corte do Brasil. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, v. 6, 2006.

  • MONTEIRO, Mauricio . Salmo Laudate Dominum. Música no Brasil, Rio de Janeiro, v. 2, 2003.

  • MONTEIRO, Mauricio ; Aldo Eustáquio Assis Sobral ; Pe. Flávio Carneiro Rodrigues . A Enciclica Annus Qui do Papa Benedito XIV e A Musica No Ocidente Cristao. Revista da Sociedade Brasileira de Musicologia, SAO PAULO, SAO PAULO, p. 01-98, 1999.

  • MONTEIRO, MAURICIO . Música e Vida Cotidiana em Minas Gerais - Séculos XVIII e XIX - parte 1. 1ª. ed. Ouro Preto: Castro Lobo Editora, 2018. v. 1. 317p .

  • SALIBA, E. T. ; MORAES, J. G. V. ; MONTEIRO, Mauricio ; CASTAGNA, P. ; MACHADO, C. ; BESSA, Virginia de Almeida ; FILHO, Joao Ernani Furtado ; GONÇALVES, Camila Koshiba ; ROCHA, Francisco . Historia e Musica no Brasil. 01. ed. Sao Paulo: Alameda, 2010. v. 2000. 412p .

  • MONTEIRO, Mauricio . A Construção do Gosto - Musica e Sociedade na Corte do Rio de Janeiro (1808-1821). 1. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008. v. 1. 360p .

  • MONTEIRO, Mauricio . O Fim da Festa: Música, gosto e sociedade no tempo de D. João VI.. In: Istvan Jancso e Iris Kantor. (Org.). Festa: Cultura e Sociabilidade Festiva na América Portuguesa.. São Paulo: EDUSP/Hucitec, 2001, v. II, p. 569-586.

  • BERNARDES, Ricardo ; MONTEIRO, Mauricio ; AGUIAR, Ernani ; AGUIAR, Luiz ; ALVARES, Eduardo Guimaraes ; BUDASZ, Rogerio ; CASTAGNA, P. ; CROWL, Harry ; COLI, Jorge ; GOLDBERG, Luiz Guilherme ; KATER, Carlos ; MONTEIRO, Eduardo ; PAVAN, Alexandre ; PERPETUO, Irineu Franco ; RODRIGUES, Lutero ; ZANON, Fabio . Música na Corte do Brasil: Entre Apolo e Dionísio 1808 - 1821. Textos do Brasil, Brasilia, p. 33 - 39, 12 nov. 2005.

  • MONTEIRO, Mauricio . Os Símbolos da Morte e a Morte Simbólica. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 nov. 2004.

  • MONTEIRO, Mauricio . Heinrich Ignaz Franz von Biber. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 maio 2004.

  • MONTEIRO, Mauricio . O Cravo e o Absolutismo. Revista Bravo, São Paulo, 01 abr. 2002.

  • MONTEIRO, Mauricio . O Outono na Idade Média. Revista Bravo, São Paulo, 01 dez. 2001.

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Bom Humor. Guia do Ouvinte, Sõa Paulo, , v. 170, 01 ago. 2001.

  • MONTEIRO, Mauricio . A Metrópole e a Colônia: música católica portuguesa e luso-americana. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 set. 2000.

  • MONTEIRO, Mauricio . Cantilena: Música Antiga. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 ago. 2000.

  • MONTEIRO, Mauricio . Festa: Música e celebração na América Portuguesa. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 nov. 1999.

  • MONTEIRO, Mauricio . Madrigalia: a prática e a representação. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 maio 1999.

  • MONTEIRO, Mauricio . A Conquista e a Catequese: Música e colonialismo na América Latina. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 mar. 1999.

  • MONTEIRO, Mauricio . Carl Phillip Emanuel Bach: a inspiração individual, a liberação da forma. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 nov. 1998.

  • MONTEIRO, Mauricio . Veneza e Amsterdãm: a música das elites. Guia do Ouvinte, São paulo, 01 jul. 1998.

  • MONTEIRO, Mauricio . Dicionário Temático da Música. Guia do Ouvinte, São paulo, 01 maio 1998.

  • MONTEIRO, Mauricio . Paixão, Morte, Ressurreição e Música. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 abr. 1998.

  • MONTEIRO, Mauricio . A Religiosidade Barroca em Bach e Haendel. Guia do Ouvinte, 01 dez. 1997.

  • MONTEIRO, Mauricio . América Latina: Identidade musical. Guia do Ouvinte, São paulo, 01 nov. 1997.

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Ideologia. Guia do Ouvinte, 01 out. 1997.

  • MONTEIRO, Mauricio . O barroco: uma construção sonora da realidade. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 jul. 1997.

  • MONTEIRO, Mauricio . O Legado Musical do Século ou o maravilhoso invento do Sr. Edson.. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 jun. 1997.

  • MONTEIRO, Mauricio . Timbres e Instrumentos: O corpo do som. Guia do Ouvinte, 01 mar. 1997.

  • MONTEIRO, Mauricio . Monumentae Brasiliae Musicae. Revista Concerto, São paulo, 01 jan. 1997.

  • MONTEIRO, Mauricio . A Desordem das Virtudes. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 dez. 1996.

  • MONTEIRO, Mauricio . Em Honra de Santa Cecília. Guia do Ouvinte, 01 nov. 1996.

  • MONTEIRO, Mauricio . Timbres e Instrumentos: Uma sociologia do Som. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 ago. 1996.

  • MONTEIRO, Mauricio . América latina em dois tempo: Formação e Identidade Musical. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 jun. 1995.

  • MONTEIRO, Mauricio . João de Deus de Castro Lobo. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 mar. 1994.

  • MONTEIRO, Mauricio . O Tempo das Irmandades. Guia do Ouvinte, São Paulo, 01 out. 1991.

  • MONTEIRO, Mauricio . O Ciclo do Ouro e da Fé. Revista Bravo, São Paulo.

  • MONTEIRO, Mauricio ; MATUZAWA, R. T. . XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação -Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Star Trek: Raça e Gênero Uma canção para Tenente Nyota Uhura em 1966. 2016.. In: Intercom, 2017, São Paulo. Anais Intercom. São Paulo: Mauricio Monteiro, 2016.

  • PUCCI, Renato L. ; MONTEIRO, Mauricio . A ELABORAÇÃO AUDIOVISUAL COMO FATOR PARA MANTER A ATENÇÃO EM CENAS COMPLEXAS DE DR. HOUSE. In: Compós 2017, 2017, São Paulo. Anais -> 2017 - XXVI COMPÓS: SÃO PAULO/SP, 2017. v. 26.

  • MONTEIRO, Mauricio . Acervos Musicais: Informação e Tecnologia - O caso da Fundação Padre Anchieta. In: Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical, 2004, Mariana. Perspectivas Metodológicas da Arquivologia e Edição Musical no Brasil. Mariana, Minas Gerais: FUNDARQ, 2003. v. 01. p. 199-207.

  • MONTEIRO, Mauricio . O Fim da festa: Música, gosto e Sociedade no Tempo de D. João VI. In: Festa: Cultura e sociabilidade na América Portuguesa, 2002, São Paulo. Festa: Cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: IMESP/HUCITEC/EDUSP/FAPESP, 2000. v. 02.

  • MONTEIRO, Mauricio . Uma Introdução sobre musicologia no Brasil. In: 9° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, 1998, Juiz de Fora. 3° Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora, Minas Gerais: Centro Cultural Pró-Música, 1998. v. 03. p. 103-112.

  • MONTEIRO, Mauricio . A Irmandade de Santa Cecília. In: VIII Festival Internacional de Música Antiga e Colonial Brasileira, 1996, Juiz de Fora. 2° Encontro de Musicologia. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 1996. v. 01. p. 123-150.

  • MONTEIRO, Mauricio . Apolo e Dioniso na Música Colonial Mineira. In: 5° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, 1994, Juiz de Fora, Minas Gerais. 1° Encontro de Musicologia de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Minas Gerais, 1994. v. 01. p. 71-81.

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Músicos em Minas Colonial. In: XVII Simpósio Nacional de História, 1993, São Paulo. História e Utopias. São Paulo: ANPUH, 1993. v. 01. p. 118.

  • MONTEIRO, Mauricio ; Pereira, F. . A tridimensionalidade sonora: Peter Greenaway em 3x3D. Estudos em Comunicação , 2018.

  • MONTEIRO, Mauricio ; MATUZAWA, R. T. . Uma canção para Nyota Uhura em 1966. CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE) , 2018.

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Amor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Sexo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Humor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Sagrado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Psique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Mauricio ; Camila Martins . A Retórica dos Timbres: Barry Lyndon de Stanley Kubrick. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Fisica e Psicofisica da Musica através do audiovisual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Musica e Vida Cotidiana em Minas Gerais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PUCCI, Renato L. ; MONTEIRO, Mauricio . A Elaboração Audiovisual como fator para manter a atenção em cenas complexas de DR House. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Transições: Música e Cinema na primeira metade do seculo XX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Mauricio . Timbres e Sons: o diabolus in musica na terra de Santa Cruz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Mauricio . A Música e Vida Cotidiana em Minas Colonial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música na Corte do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Cinema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio ; MOTA, B. . ?A música como afeto?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Psiqué. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Vida Cotidiana em Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Questões de Música e Cinema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . A Música no Tempo do Aleijadinho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música e Linguagem: Funcionalidades Narrativas e Participativas no Audiovisual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, Mauricio . Música no Brasil: Matizes do Sagrado, Cambiantes do Profano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PUCCI, Renato L. ; MONTEIRO, Mauricio . A Elaboração Audiovisual como fator para manter a atenção em cenas complexas de DR House. São Paulo: Fundação Casper Libero, 2017 (Anais).

  • MONTEIRO, Mauricio . Acervos Musicais: informação e tecnologia. Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2004 (Anais).

  • José Maurício Nunes Garcia ; MONTEIRO, Mauricio . Salmo Laudate Pueri Omnes gentes. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Partitura Musical/Orquestra).

  • João de Deus de Castro Lobo ; MONTEIRO, Mauricio . Credo em Fá Maior. Juiz de Fora: festival de Música Colinial e Música Antiga de Juiz de Fora, 1993. (Partitura Musical/Orquestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MONTEIRO, Mauricio . O Violão - Surgimento. 2016.

COZZA, F. ; FERREIRA, C. ; NASSAR, K. F. ; MONTEIRO, Mauricio . Ocupação Cartola. 2016.

MONTEIRO, Mauricio . Música e Publicidade. 2016.

PUCCI, Renato L. ; MONTEIRO, Mauricio . Relato Analitico de True Detective. 2017.

DUNAWAY, David King ; MONTEIRO, Mauricio ; FERRAZ, N. ; VICENTE, E. . Radiodifusão. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MONTEIRO, Mauricio ; MACHADO, Henrique ; PAULO, João . Banalização Cultural. 2016.

Maurício Monteiro ; Nico Prado ; MONTEIRO, Mauricio . Programa Diferente - Canal Aberto. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MONTEIRO, Mauricio . Desmitificando a Figura do Maestro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, Mauricio ; FERREIRA, H. D. ; DICKERMANN, L. . Musica Contemporanea. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MONTEIRO, Mauricio ; MEDAGLIA, J. . A Música de Carlos Gomes. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GRAMONNT, G. ; HANSEN, J. A. ; MONTEIRO, Mauricio . Aleijadinho: 200 anos de Morte. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, Mauricio . A Música no Brasil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, Mauricio ; GUDIN, E. . Provocações. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, Mauricio . Metodologia de Pesquisa: caminhos para um projeto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, Mauricio . MPHP - Muisca, Politica, História e Poesia. 2015; Tema: Estudos e criticas sobre politica,audiovisual, musica e poesia. (Site).

MONTEIRO, Mauricio . Música e Interfaces. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONTEIRO, Mauricio . Timbres no audiovisual. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

MONTEIRO, Mauricio . 'A Música, nos estudos de comunicação; a Comunicação, nos estudos sobre música: um diálogo esperado...'. 2017. (parecerista).

MONTEIRO, Mauricio . 'Tensão em música: uma revisão do uso do termo em pesquisas em cognição musical'. 2017. (parecerista).

MONTEIRO, Mauricio . 'A representação gráfica da voz cantada nas histórias em quadrinhos'. 2017. (parecerista).

MONTEIRO, Mauricio . 'De Hebe ao Encontro, o que se disputa? Matrizes do talk show nacional'. 2017. (parecerista).

MONTEIRO, Mauricio . 'O lugar da morada no cinema de Lucrecia Martel e de Pablo Trapero: paisagens anestésicas ou espaços estésicos?'. 2017. (Parecerista).

MONTEIRO, Mauricio . 'Aspectos cognitivos da percepção do agrupamento'. 2017. (parecerista).

MONTEIRO, Mauricio . Música e História: Música e vida cotidiana em Minas Gerais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, Mauricio . Música e História: Música nas Cortes - o Rio de Janeiro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, Mauricio . Música e Cinema. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, Mauricio ; RESENDE, E. L. . Música em Minas Gerais Colonial. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, Mauricio ; RESENDE, E. L. . Música e Cinema. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, Mauricio ; RESENDE, E. L. . A Música como Linguagem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTEIRO, Mauricio . Linguagem Sonora e Musical. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

MONTEIRO, Mauricio ; Felix, Y . Musicologia e Cinema. 2016. (Relatório de pesquisa).

MONTEIRO, Mauricio . Manual de Redação de Projetos, Relatório Técnico e Artigos de TCC. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coordenação de TCC.).

MONTEIRO, Mauricio . Redes Educativas: um inventario de diferenças. 2007. (Relatório de pesquisa).

MONTEIRO, Mauricio . A Música de Versalhes. 2009. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . ARPEJO: a musica dos instrumentos dedilhados. 2009. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Música nas Cortes - 200 anos de instalaçao da corte no Brasil. 2008. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Natal Polifonico. 2008. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Musica de Camara. 2006. Outra.

NESCHILING, J. ; MONTEIRO, Mauricio . OSESP ao Vivo. 2005. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Novo Mundo: A música das Américas. 2005. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . A Música para Teclado de Jan Pieterzoom Swelinck. 2003. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . A Música entre a estética e a tecnologia. 2003. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Música e Morte. 2003. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Sinfonia Colonial: Homenagem a Franz Curt Lange. 2003. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Muisca e Humor. 2003. Outra.

MONTEIRO, Mauricio ; BURKE, P. ; MAMMI, L. . Veneza e Amsterdam: a música das elites. 2002. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Carl Phillp Emanuel Bach: a razão e a sensibilidade. 2001. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . A Música no Brasil e a República que não foi. 2001. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Dicionário Temático da Música. 2001. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . K617 - Registros Fonográficos. 2001. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . A Música na América Latina. 2000. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . A Música na América Latina. 2000. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . A Música na América Hispânica. 2000. Outra.

MONTEIRO, Mauricio ; FRANCO JUNIOR, H. . Música e História Medieval. 1998. Outra.

MONTEIRO, Mauricio ; PUCCI, M. ; SPYER, J. . Planeta Som - A música de todos os povos. 1997. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Timbres: O Corpo do Som. 1995. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Cantilena: Música antiga em instrumentos Originais. 1995. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Banchetto Musicale: a música barroca instrumental. 1995. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . Banchetto Musicale: a música barroca instrumental. 1995. Outra.

MONTEIRO, Mauricio . A Desordem das Virtudes. 1994. Outra.

MONTEIRO, MAURICIO ; Liberato, Gugu . Canta Comigo. 2018. Outra.

CURTI, A. H. ; MAGALHAES, F. ; MONTEIRO, Mauricio . Brasil e Brasilidades. 2011. Audiovisual.

MONTEIRO, Mauricio ; TOFFOLO, Rodrigo ; SAVIO, Arnon . A Musica de Jose Mauricio Nunes Garcia. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

CURTI, A. H. ; MAGALHAES, F. ; MONTEIRO, Mauricio . Brasil Brasileiro. 2008. Audiovisual.

MONTEIRO, Mauricio ; TOFFOLO, Rodrigo ; MORETZSOHN, Julio . A Musica no Tempo de Aleijadinho. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

MONTEIRO, Mauricio ; MAGALHAES, F. ; CURTI, A. H. . Aleijadinho e Seu Tempo: Fé, Engenho e Arte. 2006. Audiovisual.

TOFFOLO, Rodrigo ; MONTEIRO, Mauricio ; SAVIO, Arnon . A Musica de Joao de Deus de Castro Lobo. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

MONTEIRO, Mauricio ; MACHADO, Carlos . O Jardim das Cerejeiras de Anton Tchekov. 2003. Audiovisual.

MONTEIRO, Mauricio . Exposição: Brasil Colonial. 2000. Audiovisual.

TOFFOLO, Rodrigo ; PRETO, O. O. ; MONTEIRO, Mauricio . As Oito Estações - Vivaldi e Piazzola. 2014 (Texto para DVD).

MONTEIRO, Mauricio . America Latina Em Dois Tempos: Formacao e Identidade Musical. 1998 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

MONTEIRO, Mauricio . Planeta Som: Todos Os Povos Linguas e Mundos. 1996 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

MONTEIRO, Mauricio . Ouro Preto: Uma Viagem No Tempo. 1995 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

MONTEIRO, Mauricio ; PERES, Luiz Roberto . A Via Sacra Em Quinze Estacoes. 1995 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

MONTEIRO, Mauricio . Opera Sao Francisco de Assis. 1994 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

MONTEIRO, Mauricio . Musica do Ceu - Entrevista Exclusiva A Heitor Ferraz Sobre Descoberta Inedita. 1993 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

MONTEIRO, Mauricio . Musicas e Musicos do Brasil - Entrevista Exclusiva Ao Maestro Julio Medaglia. 1993 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

MONTEIRO, Mauricio . As Suites Para Violoncelo de J.S.Bach. 1993 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

MONTEIRO, Mauricio . O Tempo das Irmandades-Viagens Pela Musica do Brasil Colonia. 1992 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    João de Souza Lima: Embaixador Musical em Paris, Descrição: Trata-se de um projeto de pós doutoramento sobre a vida e a obra de José de Souza Lima, com vistas a recuperar uma biografia musical e reconstituição de uma partitura e livro de educação musical infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2015 - 2017

    Musicologia e Cinema: Simultaniedades, Descrição: Estuda as relações entre musicologia e as terminologias utilizadas nas utilizações de trilhas sonortas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mauricio Mario Monteiro - Coordenador / Iago Felix - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Musicologia e Cinema: simultaneidades, Descrição: Esse projeto propõe um estudo sobre as terminologias sonoras utilizadas no audiovisual, particularmente no cinema, a partir da compreensão musicológica sobre as funções (e construção) dos sons (musicais e não musicais) na obra fílmica. Por conseguinte, procura compreender as terminologias sobre os sons utilizadas pelos mais significativos estudiosos do cinema e relacionar seus significados da musicologia. Ao mesmo tempo, procura estabelecer os possíveis entrecruzamentos entre musicologia e cinema e delinear significados e significantes das terminologias sobre a música no cinema e, por fim, esquematizar um panorama geral de suas utilizações. Esse projeto em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi tem o objetivo de investigar não somente as terminologias, seus léxicos e raízes, mas sobretudo, as funções atribuídas à música no cinema e os verdadeiros sentidos correspondentes. Trata-se, especificamente, de atentar para as funções da música com suas ?Manipulações afetivas e semânticas?. Essa já é uma proposta que conflui para as propriedades até agora descritas nesse projeto. Estuda-las e estabelecer relações entre os sons não musicais, os sons musicais, as terminologias e o audiovisual seria então um estudo sedutor que, virá a estabelecer as possíveis confluências entre propriedades do som e funções no cinema. Manipulação afetiva seria o mesmo que utilizar as tais propriedades para efeitos de sensibilização conveniente, o que reitera, reforça e sugere no espectador as intenções do diretor nas cenas e/ou sequência de cenas. Manipulação semântica, por sua vez, seria um dispositivo ? a utilizar-se dele - imprescindível que ajudaria a interpretar um signo (e sua intenção) imagético, fílmico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mauricio Mario Monteiro - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Timbres: O corpo do som, Descrição: Esse projeto propõe um estudo sobre os instrumentos musicais, a trajetória, a função semantica e a simbologia, bem como as suas funções no audiovisual. A partir da compreensão organológica e histórica, pretende associar determinados timbres às sociedades ocidentais e, particularmente, como eles se associam a aspectos da vida cotidiana, seja nas representações ou nas atividades reais através do tempo. Em outras palavras, vale acrescentar que determinados timbres foram associados ao medo, à alegria, à dor, ao êxtase e etc. Ilustrativos são os casos que se seguem, garimpados na literatura greco-romana: Virgílio, na ?Eneida?, já alertava para o som do trompete: at tuba terribilem sonitum procul aere canoro increpuit (enquanto isso o trompete fez ressoar ao longe os terríveis acentos de seu bronze sonoro.) Ennius, por sua vez, preferiu dizer das onomatopéias: at tuba terribili sonitu taratantara dixit, (enquanto o trompete fazia ressoar seus sons assustadores taratantara.). O trompete e a trompa aparecem logo nos inçios nas representações teatrais, como na sátira ?Vozes? de Juvenal: quid refert magni sedeat qua parte theatri qui vix cornicines exaudiet atque tubarum concentus? (o que importa que seja de longe ou de perto da cena se se comprende o castigo pelos sons dos trompetes e das trompas?).Esse projeto em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi tem o objetivo investigar os verdadeiros sentidos que demonstram os tratamentos histórico e culturais e aquilo que se repete no audiovisual. Foi Umberto Eco que lembro da seguinte proposição: "Timbres e ruídos têm valores semânticos e poder imitativo". Estudar essas relações significa estabelecer as propriedades psico-físicas dos timbres e dos sons que partem deles e, por conseguinte, suas utilizações no audiovisual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - Atual

    Musica e Semantica, Descrição: Procura estudar a musica e o significado, bem como suas funcionalidades e seu poder agregador e dispersivo na sociedade. O sentido musical é intencional, existe só enquanto o ouvinte o apreende. Não está estabelecido a priori se o significado se lê antes a partir da escrita ou do som; a música não se esgota na práxis. Os sons podem se tornar ruídos em função desses parâmetros e de reações psicológicas. A partir do século XX as noções de som, música e ruído, tomaram outra dimensão, uma vez que esses tais sons desconcertantes ou mesmo aqueles desprovidos de frequências estáveis, começaram a fazer parte de uma criação musical, adquiriram uma finalidade expressiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mauricio Mario Monteiro - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    Redes Educativas: para um inventario das diferenças, Descrição: Projeto que estudou e traçou um mapa para o estudo das redes publicas, sua atuação, financiamento e filosofia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Medalha Dr. Joao Velloso, Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

2010

Premio para Publicação de livro sobre Musica, Funarte.

2008

Melhor Ensaio de 2008, Associacao Paulista dos Criticos de Arte (APCA).

2001

Premio Jabuti (co-participação), .

1994

FINALISTA DO PROJETO NASCENTE - LIVRO DE POEMAS, UNIVERSIDADE DE SAO PAULO/EDITORA ABRIL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade Cásper Líbero, Escola de Comunicação. , Avenida Paulista, 900, Bela Vista, 01310932 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 1131705880, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2017

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Comunicação, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2013

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trilha Sonora

    • 08/2001

      Ensino, Rádio e Televisão, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Sonora e Musical/ Projeto Experimental I e II/ Cultura Brasileira/ Semiótica da Imagem

  • 2015 - 2017

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Permanente de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, a lecionar Teorias do Contemporâneo e Sonoridades no Audiovisual. Orientador de mestrado, doutorado e supervisor de pós-doutorado. Orientador de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação.

  • 2002 - 2015

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Graduação

    Atividades

    • 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Comunicação Social, Escola de Comunicação - PPGCOM.,Linhas de pesquisa

    • 03/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Comunicação Social, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2002

      Ensino, Rádio e Televisão, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Cultura de Massa, Cultura Brasileira, Produção Sonora, Linguagem Sonora e Musical

  • 2001 - 2011

    Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor, Produtor, Programador

    Outras informações:
    Desenvolveu trabalhos radiofônicos e televisivos sobre música, estetica e cultura, como programador, entrevistador, diretor, comentarista e produtor.

  • 1991 - 2001

    Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pessoa Juridica

    Outras informações:
    Trabalhou como produtor, diretor, pesquisador, comentarista e entrevistador

    Atividades

    • 01/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Curador, .,Cargo ou função, Conselheiro.

    • 08/2001 - 12/2004

      Direção e administração, Núcleo de Música Brasileira, .,Cargo ou função, Idealizador e Coordenador.

    • 08/2001 - 08/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Rádio Cultura FM, .,Linhas de pesquisa

  • 2004 - 2015

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Pos-Graduaçao

    Outras informações:
    Professor de Historia da Musica do Curso de Cultura e Arte Barroca do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto.

  • 2002 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador

    Outras informações:
    Colaborador junto ao Professor Dr. István Jancsó em orientação de mestrado e doutorado de Lino de Almeida Cardoso.

    Atividades

    • 03/2003

      Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador Junto ao Professor Isvan Jancsó em orientaqnçoes sobre história e música no Brasil.

  • 1998 - 1999

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

    Outras informações:
    Professor substituto de linguagem sonora e trilha.

    Atividades

    • 02/1998 - 12/1998

      Ensino, Música e Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música e Jornalismo

  • 2003 - Atual

    Conservatório Musical do Brooklin Paulista

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de pós-graduação em Capacitação em Música Brasileira.

    Atividades

    • 03/2003

      Ensino, Capacitação Docente em Música Brasileira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História da Música Brasileira

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Criado em 1995, o grupo possui a denominação Núcleo de Musicologia Social desde 1º de agosto de 2014 e trabalha predominantemente com a vertente histórica da musicologia, porém interessado no significado social do seu trabalho. A sigla NOMOS faz referência à palavra que, na Grécia Antiga, possuía, simultaneamente, o significado de "melodia" e da lei humana de organização interna da sociedade. A produção do Grupo inclui dissertações e teses, partituras, livros e artigos na área de musicologia, cursos, conferências e programas de rádio e televisão, além da gravação e da pesquisa musicológica para vários CDs. Destacam-se, entre os produtos, as séries Acervo da Música Brasileira (com 51 obras em 9 volumes de partituras e CDs) e a série Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro, com 42 obras impressas em 6 volumes. Membros do Grupo obtiveram bolsas de pesquisa em várias agências, atuando predominantemente no ensino, pesquisa e prática musical em instituições públicas.

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Pesaquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Criado em 1995, o grupo possui a denominação Núcleo de Musicologia Social desde 1º de agosto de 2014 e trabalha predominantemente com a vertente histórica da musicologia, porém interessado no significado social do seu trabalho. A sigla NOMOS faz referência à palavra que, na Grécia Antiga, possuía, simultaneamente, o significado de "melodia" e da lei humana de organização interna da sociedade. A produção do Grupo inclui dissertações e teses, partituras, livros e artigos na área de musicologia, cursos, conferências e programas de rádio e televisão, além da gravação e da pesquisa musicológica para vários CDs. Destacam-se, entre os produtos, as séries Acervo da Música Brasileira (com 51 obras em 9 volumes de partituras e CDs) e a série Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro, com 42 obras impressas em 6 volumes. Membros do Grupo obtiveram bolsas de pesquisa em várias agências, atuando predominantemente no ensino, pesquisa e prática musical em instituições públicas.

  • 2009 - 2011

    Grupo Folha da Manha SA

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Resenhista

    Outras informações:
    Resenhista de livros, cds e dvds sobre musica e estetica da musica.

  • 2018 - Atual

    faculdade de informática e administração paulista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

  • 2018 - Atual

    Faculdade Casper Líbero

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: P4rofessor, Carga horária: 4