Renan Bicudo de Oliveira

Possui graduação em Tecnologia de Projetos Mecânicos pela Faculdade de Tecnologia de Mogi-Mirim (2010), onde participou diretamente como aluno no projeto "Construção e aplicação de mesa cirúrgica hospitalar automatizada para obesos", este que fora campeão da 4ª FETEPS 2010 e aplaudido pelo Douto Plenário da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim. Atualmente desenvolve Mestrado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, orientado por Maria Helena Robert, e, desenvolverá trabalhos ligados a junção de metais dissimilares através de tixoconformação. Atualmente é analista de projetos - STAMPLINE Metais Estampados LTDA e docente contratado nos cursos técnicos na ESATEC EDUCACIONAL de Limeira. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Matrizes e Ferramentas de corte/dobra/repuxo, lean manufacturing e lean quality, projetos de ferramentas e dispositivos de solda por resistência.

Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica

2011 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Maria Helena Robert;Palavras-chave: Thixojoining; Joining + Thixoforming; Joining dissimilar metals.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Fundição. Setores de atividade: Metalurgia; Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.

Aperfeiçoamento em Aprendizagem Industrial em Ferramentaria

2006 - 2006

Escola SENAI "Luiz Varga"

Aperfeiçoamento em Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem

2004 - 2005

Escola SENAI "Luiz Varga"

Graduação em Tecnologia em Projetos Mecânicos

2008 - 2010

Faculdade de Tecnologia de Mogi-Mirim
Orientador: Andre Luis Ferrari de Moura Giraldi

Curso técnico/profissionalizante

2006 - 2007

Colégio Técnico de Limeira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Matrizes e Ferramentas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

Participação em eventos

4ª FETEPS. 2010. (Congresso).

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2010

    Construção e aplicação de mesa cirúrgica hospitalar automatizada para obesos, Descrição: Ante a ausência em hospitais brasileiros de equipamentos dedicados a pacientes portadores de necessidades especiais, gerando a debilidade no cumprimento dos protocolos médicos ambulatoriais e cirúrgicos. Sensibilizados com tal situação, um grupo de pesquisa composto por alunos e professores do curso de Tecnologia em projeto mecânico da FATEC Mogi Mirim decidiram abordar a questão das mesas cirúrgicas dedicadas a pacientes obesos, desenvolvendo o projeto de uma mesa cirúrgica capaz de suportar pacientes acima do peso mensurados como padrão, podendo sustentar uma carga de até 500 kg de massa física. O projeto contempla a manutenção do conforto e da precisão no ato cirúrgico, pois, o profissional da saúde não pode cometer erros, pois pequenas falhas podem gerar até um óbito do paciente. Quanto a metodologia do desenvolvimento do trabalho, a projeto foi subdividido em projetos mecânico, eletro-eletrônico e informático, pois a mesa é um sistema mecatrônica. O projeto mecânico foi inicializado a partir da aplicação de engenharia reversa de uma mesa cirúrgica convencional, sendo para tanto desmontada, e todos os elementos constituintes da mesa projetados através do software Solid Works, as bases de cálculos utilizadas para desenvolvimento e pesquisas estão embasados nas normas pertinentes da ANVISA para mesas cirúrgicas. Os resultados encontrados no projetos prova que o equipamento suporta uma pessoa de massa física de até 500 kg, cálculos obtidos através de elementos finitos do software utilizado. Concluímos que o projeto atende a necessidade de ambas, as partes tanto do profissional da saúde que usufruí dos recursos apresentados, quanto para o conforto e segurança dos pacientes obesos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Renan Bicudo de Oliveira - Integrante / Ricardo Henrique de Souza - Integrante / Gustavo Pedro Vidal - Integrante / Hugo Luiz Barboza - Integrante / Eliezer dos Santos - Integrante / Rodolfo José Moreira - Integrante / Jhonatas Tessarini Gomes - Integrante / Luciano Ap. Pelissari - Integrante / Adriano Aquino - Integrante / Andre Luis Ferrari de Moura Giraldi - Integrante / Helder Anibal Hermini - Coordenador., Financiador(es): Biomobile Hospitalar - Cooperação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • STAMPLINE Metais Estampados LTDA. , Rua Martino Dragone, Jd. Santa Barbara, 13480-308 - Limeira, SP - Brasil, Telefone: (19) 34466700, Ramal: 6956, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

ESATEC EDUCACIONAL - LIMEIRA

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Técnico, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor contratado da Esatec Limeira para os cursos técnicos em Plásticos, Mecânica e Mecatrônica. Docente nas disciplinas de "Ciência dos Materiais", "Resistência dos Materiais", "Hidraulica e Pneumática", "CNC", "Processos de Fabricação", 'Metrologia, Tolerância e Ajustes"; "Projetos e Tecnologia de Estampos e Moldes".

Atividades

  • 08/2011

    Ensino, Técnico em Projeto, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Hidraulica e Pneumática, Metrologia, Tolerância e Ajustes, Processos de Fabricação, Projetos e Tecnologia de Estampos e Moldes, Propriedade e Ciencia dos Materiais, Resistencia dos Materiais

2010 - 2010

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno

2008 - 2011

STAMPLINE Metais Estampados LTDA

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Processos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuo como analista dos processos produtivos de peças estampadas e soldas por resistência e ponto. Desenvolvimento de dispositivos para melhorias de processo. Reduções de custo. Participação em KAIZEN e Q-Lean. Solucionar problemas utilizando MASP/PDCA (Brainstorming, Ishikawa, 5 porquês, Causa Raiz). Criação e atualização de PFMEA. Definir materiais a serem utilizados em ferramentas de corte, dobra e repuxo para otimizar a produção. Realizar leituras e interpretações de ensaios físicos e químicos de matérias-primas quando necessário. Criar dispositivos de solda por projeção.

2007 - 2008

ET Brasil Industria e Comercio de Sistemas Automotivos LTDA

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Estagiário de Técnico em Mecânica, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuei na Engenharia de Manufatura e Processos de solda e conformação de silenciosos e catalisadores com a nomeação de Planejador de Processos e Suporte à Produção.