João Alfredo Amado de Oliveira

Possui graduação em Tecnólogo em Administração Hoteleira pelo Instituto Federal da Bahia (2000) tendo iniciado Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará. Atuou no segmento de Turismo na área da Aviação e da Hotelaria e Gastronomia. Tem 15 anos de experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, como professor e como Gestor Estadual da área de profissionalização em Turismo, Hospitalidade (hotelaria e gastronomia), Lazer e Meio Ambiente do SENAC - CEARÁ, período no qual assumiu a cadeira de Conselheiro representante da FECOMÉRCIO-CE no CONSETUR - (Conselho Estadual de Turismo do Ceará). Elaborou cursos e coordenou projetos de formação profissional e desenvolvimento humano em parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Trabalho, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Em 2008 participou da implantação da Gerência Comercial do SENAC-CE atuando como consultor de negócios da área de Turismo e Hospitalidade. Em 2010 Coordenou projeto de formação profissional de 300 jovens na área da cultura e do turismo, financiado pelo Ministério do Turismo e executado pelo Instituto de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos - IMPARH, da Prefeitura de Fortaleza-Ce. Trabalhou como recepcionista e supervisor noturno no Hotel Tropical da Bahia (Salvador-Ba). Trabalhou como recepcionista pleno e supervisor noturno (RESIDENTE) no Hotel Beach Park Suites Resorts (Aquiraz-Ce). Fez a implantação do Hotel Residencial Caminho do Rei e atuou como Gerente Geral entre 2001/2002 ( Florianópolis-SC). Atuou como professor/tutor do curso de Administração da Universidade Anhanguera por 05 anos. Em 2011 atuou como professor/orientador de Estagio do curso Técnico em Turismo da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa em Acaraú - Ceará. De 2012 a 2019 trabalhou como Coordenador/professor do curso Técnico em Hospitalidade da Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno em Trairi. De julho a dezembro de 2018 executou consultoria na pousada Locanda Dei Venti, em Lagoa do Guajiru município de Itarema, na qual tiveram os seguintes serviços de Implantação dos processos de hotelaria, incluídos:Front Office : Recepção: Implantação do setor com a padronização e automação dos processos de Check in, Check out, Concierge, Portaria Social. Seleção e treinamento de pessoal. TD. Reservas: Implantação do setor com a padronização e automação dos processos de captação e manutenção de reservas. Seleção e treinamento de pessoal. TD. Governança: Implantação do setor com a padronização dos processos de limpeza e montagem das Uhs. Seleção e treinamento de pessoal. TD. Alimentos e Bebidas (AB): Noções de segurança e higiene na manipulação de alimentos. De 2020 a 2022 atuou como Coordenador do Dept de Gestão e Desenvolvimento do Turismo e Cultura da prefeitura de Itarema-Ce. Tel: (85) 99948-2991 e-mail: joaoamado01@hotmail.com

Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Tecnológo em Administração Hoteleira

1994 - 2000

Instituto Federal da Bahia

Formação complementar

2006 - 2007

Especialização em Gestão Educacional (incompleto). (Carga horária: 360h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.

2004 - 2004

Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos (paralisado). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Hoteleira.

Participação em bancas

Aluno: Jully Gay de Almeida

AMADO DE OLIVEIRA, J. A.. Tribo da Fruta Mix Sucos e Sanduiches. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Devry Brasil.

Produções bibliográficas

  • AMADO DE OLIVEIRA, J. A. . Diretrizes para o Turismo. Revista Comercio, Ceara, p. 38 - 38, 01 jul. 2006.

Outras produções

SETFOR ; SECULTFOR ; MTUR ; AMADO DE OLIVEIRA, J. A. . FOMAÇÃO DE JOVENS EM ATIVIDADES CULTURAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO. 2010. (PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL).

AMADO DE OLIVEIRA, J. A. . Gestão de Pequenos Negocios Turisticos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMADO DE OLIVEIRA, J. A. . Palestra "Turismo no Espaço Rural e Natural". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMADO DE OLIVEIRA, J. A. . Palestra: "Os Hoteis Escola como Apoio ao Segmento Hoteleiro no Brasil". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MTUR ; SENAC-CE ; SETFOR ; AMADO DE OLIVEIRA, J. A. . INCLUSÃO SOCIAL COM CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. 2007. (PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO SOCIAL).

AMADO DE OLIVEIRA, J. A. . Encontros de Qualificação e Negocios Turisticos. 2006. .

MTUR ; SENAC-CE ; AMADO DE OLIVEIRA, J. A. . QUALIFICAÇÃO DO PRODUTO TURÍSTICO FORTALEZA. 2005. (FORMAÇÃO PROFISSIONAL).

Prêmios

2004

CONSELHEIRO (PERÍODO 2004 a 2009) REPRESENTANDO A FECOMÉRCIO - CE, CONSELHO ESTADUAL DO TURISMO DO CEARÁ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2022

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAREMA

Vínculo: Cargo de Confiança, Enquadramento Funcional: Diretor de Gestão e Desenvolvimento do Turism, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretor do departamento de Gestão e Desenvolvimento do Turismo e Cultura da Secretaria do Turismo, Cultura, Esporte, Juventude e Lazer.

2004 - 2009

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE

Vínculo: Colaborador - CLT, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área Educacional, Carga horária: 40

Outras informações:
De 2004 a 2008 fui coordenador para o estado do Ceará da área de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Meio Ambiente que incluia também a área de Gastronomia. E de 2008 a 2009 fui Consultor de Negocios tendo participado da implantação da área comercial do Senac-Ce, sendo responsavel pelo comercial da área de Turismo e Hospitalidade.

2002 - 2004

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor da área de Turismo e Hospitalidade, tendo lecionado as disciplinas: Alimentos e Bebidas I e II, Hospedagem I e II, Contabilidade Aplicada, Noções de Contabilidade, Hotelaria e Restauração, Planejamento e Organização de Eventos, Introdução ao Estudo do Turismo

2011 - 2016

Universidade Anhanguera - Uniderp

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Presencial

Outras informações:
Atuei como Professor/Tutor do curso de Administração de Empresas da Polo Acaraú da Universidade Anhanguera.

2009 - 2011

Devry Brasil

Vínculo: Colaborador - CLT, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da cadeira de Gestão de Empresas de Alimentação no curso de graduação em Turismo, e da cadeira de Custos no curso de Pós-Graduação em Gastronomia.

2006 - 2009

FACULDADE ATENEU - CEARA

Vínculo: Colaborador - clt, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor Titular das cadeiras de Alimentos e Bebidas I e Alimentos e Bebidas Avançado.

2006 - 2008

Faculdade Latino Americana de Educação

Vínculo: Colaborador - CLT, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor das disciplina de Gestão de Alimentos e Bebidas.

2012 - 2019

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/Coordenador EMI, Carga horária: 35

Outras informações:
Continuo atuando como Coordenador e Professor do Curso Técnico em Hotelaria integrado ao ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno em Trairi-Ce.

1998 - 2000

VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operação em Aeroporto, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhei no atendimento check-in e no atendimento e despacho dos vôos na pista no Aeroporto Internacional de Salvador, da malha aérea nacional e internacional com trânsito ou conexão.

1997 - 1998

Cia Tropical de Hotéis - Tropical Hotel da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhei como recepcionista e supervisor noturno, tendo sido eleito funcionário padrão do mês de outubro de 1997.

2000 - 2001

Beach Park Hotéis e Turismo Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recepcionista Pleno, Carga horária: 48

Outras informações:
Trabalhei como recepcionista e supervisor noturno residente.

2001 - 2002

Hotel Residencial Caminho do Rei

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40

Outras informações:
Contratado para fazer a implantação do Hotel, fizemos a ampliação da área de Alimentos e bebidas, e estruturação da área de Hospedagem, com a construção da recepção e governança. E preparamos o hotel para atuar no mercado nacional e internacional