Marcelino Alberto Diniz
Sou um profissional farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), detentor de um título de mestrado em Ciências Farmacêuticas, também conferido pela UFPE. Adicionalmente, possuo especializações em Farmacologia Clínica, Gestão Industrial Farmacêutica, Saúde Pública e Vigilância Sanitária.Atualmente, exerço a função de Oficial Farmacêutico no Exército Brasileiro, desempenhando responsabilidades cruciais no controle, planejamento e aquisição de insumos para o laboratório. Minhas atribuições incluem a execução de procedimentos analíticos para a obtenção de resultados clínicos dos pacientes, demonstrando meu comprometimento com a precisão e excelência nas práticas profissionais. Com uma sólida trajetória de mais de 10 anos na indústria farmacêutica, concentrei minha expertise no controle e garantia da qualidade, monitoramento da produção, processos de qualificação e validação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Ademais, participei ativamente na elaboração da documentação necessária para assegurar o adequado funcionamento das empresas em que estive envolvido.Minha experiência abrange também a gestão em drogarias, onde ocupei o cargo de Gerente Farmacêutico, desempenhando funções essenciais no atendimento ao cliente, controle financeiro e liderança de equipe. Em um contexto municipal, assumi a coordenação farmacêutica, contribuindo para o planejamento de suprimentos, medicamentos e materiais médicos destinados às unidades de saúde locais focado sempre na assistência ao paciente. Paralelamente, exerço o papel de Professor Universitário no Centro Universitário Brasileiro, onde ministro disciplinas como Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico, Introdução às Ciências Farmacêuticas, Tecnologia dos Medicamentos, Práticas Laboratoriais, Enzimologia Industrial e Psicofarmacologia. Essa atividade acadêmica enriquece minha atuação profissional, proporcionando uma abordagem abrangente e atualizada no campo farmacêutico.
Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Farmacêuticas
2020 - 2023
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Avaliação do Potencial Antimicrobiano do Extrato da casca de Spondias mombin L.(Cajá) e a incorporação em um dermocosmético de uso tópico., Ano de Obtenção: 2023
Elba Lúcia Cavalcanti Amorim.Coorientador: Danielle Patrícia Cerqueira Macedo.
Especialização em SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA
2020 - 2022
Faculdade Futura
Título: O PAPEL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM UM PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES
Especialização em GESTÃO INDUSTRIAL FARMACÊUTICA
2018 - 2020
Universidade Estácio de Sá
Título: IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICO
Orientador: Vandré Mateus Lima
Especialização em Farmacologia Clínica aplicada a atenção farmacêutica e prescrição
2017 - 2019
CENTRO DE CAPACITAÇÃO OPERACIONAL
Título: A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NA INTERMEDIAÇÃO DA AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSO, COM ÊNFASE NA TERAPIA MEDICAMENTOSA
Orientador: Aldo César Passilongo da Silva
Graduação em Farmácia
2010 - 2017
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Desenvolvimento do complexo de inclusão do posaconazol com a beta ciclodextrina como alternativa para novas formulações farmaceuticas
Orientador: Dr. José Lamartine Soares Sobrinho
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Química Industrial
2009 - 2011
Formação complementar
2020 -
FERRAMENTAS DA QUALIDADE E GESTÃO POR PROCESSOS. (Carga horária: 320h). , Faculdade de Ciências da Bahia, FACIBA, Brasil.
2019 - 2019
Tecnologia Farmacêutica em Cosméticos. (Carga horária: 60h). , Portal da Educação, PORTAL, Brasil.
2018 - 2018
Farmacovigilância. (Carga horária: 30h). , Portal da Educação, PORTAL, Brasil.
2018 - 2018
Farmacologia Geral. (Carga horária: 100h). , Portal da Educação, PORTAL, Brasil.
2017 - 2017
FUNDAMENTOS BÁSICOS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA APLICADA À ÁREA DE MEDICAMENTOS. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA - PERNAMBUCO, CRF-PE, Brasil.
2017 - 2017
INTRODUÇÃO À VIGILÂNCIA SANITÁRIA. (Carga horária: 100h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Armazenamento e Conservação de Matéria-Prima Farmacêutica. (Carga horária: 80h). , Portal da Educação, PORTAL, Brasil.
2016 - 2016
Mini-curso em Drug Delivery. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
AUDITORIA INTERNA PARA BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTO. (Carga horária: 50h). , CONSULTORIA FARMACÊUTICA, CONSULFAR, Brasil.
2015 - 2015
BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTO. (Carga horária: 60h). , CONSULTORIA FARMACÊUTICA, CONSULFAR, Brasil.
2015 - 2015
GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE. (Carga horária: 80h). , CONSULTORIA FARMACÊUTICA, CONSULFAR, Brasil.
2014 - 2014
Competências Transversais Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2014 - 2014
Competências Transversais em Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2011 - 2012
Técnica de Aplicação de Injetáveis. (Carga horária: 8h). , Becton & Dic., BD, Brasil.
2011 - 2011
Difração de Raio - X. (Carga horária: 8h). , Congresso Brasileiro de Farmácia, CBF, Brasil.
2011 - 2011
Biotecnologia na Saúde,Produção Industrial. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
Nutrição Parenteral. (Carga horária: 8h). , Congresso Brasileiro de Farmácia, CBF, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Extensão de Química Orgânica Básica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Energia Eólica. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2007 - 2007
Meio Ambiente e desenvolvimento sustentavel. (Carga horária: 160h). , secretaria especial de juventude e emprego, SEJE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
DINIZ, M. A. . II Workshop de Difusão tecnológica no Controle de Qualidade de Medicamento. 2016. (Outro).
DINIZ, M. A. . SEMANA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTO. 2015. (Exposição).
DINIZ, M. A. . 1° WORKSHOP REDE RISH. 2013. (Outro).
DINIZ, M. A. . 3 ° ENCONTRO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO TERAPÊUTICA. 2013. (Outro).
DINIZ, M. A. . 1° CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. 2012. (Congresso).
DINIZ, M. A. . 1° JORNADA PAPA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DA SAÚDE DE PERNAMBUCO. 2011. (Outro).
DINIZ, M. A. . IX CONGRESSO BRASILEIRO DE FARMÁCIA. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
2° WORKSHOP INOVAPE. 2016. (Encontro).
3° Jornada para o desenvolvimento da economia da saúde de pernambuuco. 2016. (Encontro).
4° ENCONTRO BRASILEIRO PARA INOVAÇÃO TERAPEUTICA. 2016. (Encontro).
II Workshop de Difusão tecnológica no Controle de Qualidade de Medicamento.O uso do pHmentro. 2016. (Outra).
1ª Jornada Acadêmica de Farmácia da UFPE. 2015. (Outra).
VI CONGRESSO NACIONAL DE FARMACIA. Estudo epdemiologico dos pacientes que utilizam codeína no programa da dor do ministério da saúde em um hospital de grande porte do recife. 2015. (Congresso).
VI Jornada de Farmácia Hospitalar do Hospital das Clinicas/UFPE. 2015. (Outra).
3° Encontro Brasileiro de Inovação Terapêutica - EBIT. Monitor. 2013. (Congresso).
2°Encontro Brasileiro de Inovação Terapêutica - EBIT.Monitor. 2012. (Encontro).
I Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Monitor. 2012. (Congresso).
Busca Profissional de Patentes:Técnicas,Estratégias e Aplicações Práticas Foco no Questel Orbit. 2011. (Outra).
Congresso Brasileiro de Farmácia. ASSOCIAÇÃO DO METOTREXATO COM ÁCIDO FÓLICO E O PAPEL DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TUBO NEURAL. 2011. (Congresso).
I FÓRUM DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS DO CTFITO-PE,. 2011. (Encontro).
INCT-if INTERNATIONAL WORKSHOP NO PHARMACEUTICA R&D. 2011. (Seminário).
Seminário de Atualização em Técnicas de Aplicação de Injetáveis. 2011. (Seminário).
Simpósio Pernambucano de Biologia Aplicada:Biotecnologia na Saúde,Produção Industrial e conservação Ambiental. 2011. (Simpósio).
I Fórum de Áreas de Atuação do Farmacêutico. 2009. (Encontro).
Participação em bancas
DINIZ, M. A.; COSTA, M. P.;DINIZ, M. A.. O Impacto da Implementação Da Norma ISO 14.001 Nas Indústrias Farmacêuticas para a promoção do Meio Ambiente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
DINIZ, M. A.. ASSISTÊNCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA COM ÊNFASE NO USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
MARCELINO DINIZ. INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA RELACIONADA AO USO INDISCRIMINADO DE MEDICAMENTOS PSICOTROPICOS.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
MARCELINO ALBERTO. .FARMACOECONOMIA: A ABORDAGEM FARMACÊUTICA NO ÂMBITO DA FARMÁCIA HOSPITALAR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
MARCELINO ALBERTO. O FARMACÊUTICO FRENTE A SEGURANÇA NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA EM ÂMBITO HOSPITALAR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
MARCELINO DINIZ. O USO DE FITOATIVOS EM COSMÉTICOS PARA REDUÇÃO DO IMPACTO SOCIAMBIENTAL; UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco.
DINIZ, M. A.. OS PRINCIPAIS METODOS LABORATORIAS PARA DIAGNOSTICO DA SIFILIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
DINIZ, M. A.. USO DE FITOTERÁPIA NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
DINIZ, M. A.. ANTIBIOTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DAS INFECÇOES RESPIRATORIAS. 2022.
DINIZ, M. A.. O USO DO TAMOXIFENO NO TRATAMENTO DO CANCER DE MAMA. 2022.
DINIZ, M. A.. CUIDADOS FARMACÊUTICOS NA ADESÃO DO TRATAMENTO DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 1. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
DINIZ, M. A.. A CONTRIBUIÇÃO DO FARMACÊUTICO NA UNIDADE DE TERAPIA INTESIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
DINIZ, M. A.. J.C.B, R,Luz..C.G L.,Leite.V.R.M.G.A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO SANITARISTA FRENTE AS FARMACIAS E DROGARIAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
DINIZ, M. A.. N.M; Rocha.D.M.G; Gomes.C.F.D.C.A PRATICA DA POLIFARMACIA E A ATENÇÃO FARMACEUTICA NOS CUIDADOS DO PACIENTE IDOSO:UMA REVISÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
DINIZ, M. A.. J.S;Prazere.S.F.S;.O PAPEL DO FARMACÊUTICO HOSPITALAR JUNTO A CCIH NO CONTROLE E USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO.
DINIZ, M. A.. O USO INDISCRIMINADO DE OMPERAZOL POR PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: UM OLHAR FARMACÊUTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Produções bibliográficas
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; DE MOURA, DANIELLE FEIJÓ ; DO MONTE, ZENAIDE SEVERINA ; DE LIMA, CAROLINA VITÓRIA BARROS ; RIBEIRO, AMANDA NAYANE DA SILVA ; DA SILVA, MARLLYN MARQUES ; MELO, NICOLE SOTERO ; DOS SANTOS, JACIANE MARIA SOARES ; DOS SANTOS, CLEITON CAVALCANTI ; VIEIRA, MARTINA DE FÁTIMA ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; SILVA, FRANCYELLE AMORIM ; DA SILVA JÚNIOR, ALUÍZIO ALFREDO ; SILVA, JEFFERSON THADEU ARRUDA ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; DA COSTA, MAURILIA PALMEIRA ; GOMES, ARALÍ DA COSTA ; BARBOSA, TALISMANIA DA SILVA LIRA ; DE MELO, CLÊIDIANE CLEMENTE ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO . Alergia e intolerância alimentar: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Development , v. 9, p. 13273-13283, 2023.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; DE MOURA, DANIELLE FEIJÓ ; DO MONTE, ZENAIDE SEVERINA ; DE LIMA, CAROLINA VITÓRIA BARROS ; RIBEIRO, AMANDA NAYANE DA SILVA ; DA SILVA, MARLLYN MARQUES ; VIEIRA, MARTINA DE FÁTIMA ; PIMENTEL, PRISCYLLA RAÍSSA GOMES ; SILVA, KÉZIA GONSALVES DE LIMA ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; DOS SANTOS, JULIANE SUELEN SILVA ; PONTES, ALESSANDRA KARINA DE ALCÂNTARA ; DA COSTA, MAURILIA PALMEIRA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; BARBOSA, TALISMANIA DA SILVA LIRA ; DA FONTE, ROBERTA DE ALBUQUERQUE BENTO . A importância do potássio na dieta sobre a regulação da pressão arterial. Brazilian Journal of Development , v. 9, p. 24913-24921, 2023.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; DE MOURA, DANIELLE FEIJÓ ; DO MONTE, ZENAIDE SEVERINA ; RIBEIRO, AMANDA NAYANE DA SILVA ; RODRIGUES, TAÍS HELENA GOUVEIA ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; PIMENTEL, PRISCYLLA RAÍSSA GOMES ; SILVA, KÉZIA GONSALVES DE LIMA ; GOMES, VIVIAN CAROLAYNE DE MATOS ; BARBOSA, MARIANA MARINHO FÉLIX ; DOS SANTOS, JULIANE SUELEN SILVA ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; MAEHLER, ALESSANDRA KARINA DE ALCÂNTARA PONTES ; DA SILVA, ALAÍDE AMANDA ; DA SILVA, TACIANE PAULINA ; DA COSTA, MAURILIA PALMEIRA ; COSTA, UYARA CORREIA DE LIMA ; DA SILVA, MARLLYN MARQUES ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; DA FONTE, ROBERTA DE ALBUQUERQUE BENTO . ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE CHÁS AMPLAMENTE CONSUMIDOS NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 29963-29976, 2023.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; SILVA, JOSÉ HÉLIO LUNA DA ; LEITE, ANDREZA ROBERTA DE FRANÇA ; FREITAS, THIAGO DA SILVA ; SILVA, MARLLYN MARQUES DA ; COSTA, MAURILIA PALMEIRA DA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; MELO, NICOLE SOTERO ; RIBEIRO, AMANDA NAYANE DA SILVA ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; BARBOSA, TALISMANIA DA SILVA LIRA ; MELO, CLÊIDIANE CLEMENTE DE ; MACHADO, ESTEFANY KAROLAYNE DOS SANTOS ; SANTOS, JADSON ANTONIO SILVA DOS ; SANTOS, JACIANE MARIA SOARES DOS ; PONTES, ALESSANDRA KARINA DE ALCÂNTARA ; SENA, BERILANY DOS SANTOS ; SOUTO, BIBIANE DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, FÁBIO HENRIQUE PORTELLA CORRÊA DE . A importância do consumo de probióticos e prebióticos para a saúde: uma revisão / The importance of consuming probiotics and prebiotics for health: a review. Brazilian Applied Science Review , v. 6, p. 54-63, 2022.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; MELO, MARCELA DE ALBUQUERQUE ; DE MOURA, DANIELLE FEIJÓ ; PEREIRA, ALICYA BEATRIZ DE SANTANA ; BARROS, MARIANA VIEIRA CUNHA ; DOS SANTOS, JULIANE SUELEN SILVA ; DA SILVA, ANDREZA LUANA BARBOSA ; DA SILVA, ANA PAULA FERREIRA ; LEITE, DIEGO RICARDO DA SILVA ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; MELO, NICOLE SOTERO ; ALVES, TALLYTA MIRANDA ; BARBOSA, TALISMANIA DA SILVA LIRA ; CARVALHO, MICHELLE FIGUEIREDO ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; DA COSTA, MAURILIA PALMEIRA ; DA COSTA, MAURIANNY PALMEIRA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; DE OLIVEIRA, FÁBIO HENRIQUE PORTELLA CORRÊA ; DA SILVA, HÉLEN MARIA LIMA . A importância dos nutrientes na otimização do sistema imunológico / The importance of nutrients in optimizing the immune system. Brazilian Journal of Health Review , v. 4, p. 22180-22191, 2021.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; DE OLIVEIRA, PRISCILLA GREGORIO ; DE MOURA, DANIELLE FEIJÓ ; DE OLIVEIRA, FÁBIO HENRIQUE PORTELLA CORRÊA ; LEITE, ANDREZA ROBERTA DE FRANÇA ; DA SILVA, ANA PAULA FERREIRA ; LEITE, DIEGO RICARDO DA SILVA ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; BARBOSA, TALISMANIA DA SILVA LIRA ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; DA COSTA, MAURILIA PALMEIRA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; DA SILVA, JOSÉ HÉLIO LUNA ; RIBEIRO, AMANDA NAYANE DA SILVA ; DOS SANTOS, ROANA CAROLINA BEZERRA ; MELO, DEJANE DE ALMEIDA ; DA SILVA, ROSEANE FERREIRA ; FREITAS, THIAGO DA SILVA ; DA SILVA, MARLLYN MARQUES ; PEREIRA, JÉSSICA GONZAGA . QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO DE COALHO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 95596-95607, 2021.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; SILVA, ANA PAULA FERREIRA ; MOURA, DANIELLE FEIJÓ ; MELO, MARCELA DE ALBUQUERQUE ; SILVA, JOSÉ HÉLIO LUNA ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; SILVA, FRANCYELLE AMORIM ; OLIVEIRA, GERLINY BEZERRA ; MEDEIROS, SANDRELLI MERIDIANA DE FÁTIMA RAMOS DOS SANTOS ; CAVALCANTI, IAGO DILLION LIMA ; MACÊDO, DANIEL CHARLES DOS SANTOS ; SOARES, JOSÉ CLEBERSON SANTOS ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; SIQUEIRA, TÂMARA THAIANE ALMEIDA ; LEITE, ANDREZA ROBERTA DE FRANÇA ; COSTA, MAURILIA PALMEIRA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; ALVES, AMANDA SUELLEN SANTANA ; SANTOS, JACIANE MARIA SOARES ; FONTE, ROBERTA DE ALBUQUERQUE BENTO . Utilização de quitosana na conservação dos alimentos. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 17717-17731, 2020.
-
SILVA, JOSÉ HÉLIO LUNA ; MELO, KAROLAYNE GOMES ; BARROS, DAYANE DE MELO ; MOURA, DANIELLE FEIJÓ ; MELO, NAYARA LAIANE LIMA XAVIER ; SANTOS, MYLENA FÉLIX ; AGUIAR, GISELE BARBOSA ; OLIVEIRA, PRISCILLA GREGORIO ; MELO, MARCELA DE ALBUQUERQUE ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; PONTES, ALESSANDRA KARINA DE ALCÂNTARA ; MACÊDO, DANIEL CHARLES DOS SANTOS ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; SILVA, GISELE PRISCILLA DE BARROS ALVES ; COSTA, MAURILIA PALMEIRA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; SANTOS, ROANA CAROLINA BEZERRA ; PEIXOTO, MANUELLA ITALIANO ; MELO, LARYSSA REBECA DE SOUZA ; ANDRADE, MARIA IZABEL SIQUEIRA . Repercussões nutricionais e avaliação dos parâmetros antropométricos e bioquímicos do paciente oncológico. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 27114-27126, 2020.
-
MOURA, DANIELLE FEIJÓ ; MELO, MARCELA DE ALBUQUERQUE ; BARROS, DAYANE DE MELO ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; SILVA, FRANCYELLE AMORIM ; SILVA, GABRIELA MARIA ; OLIVEIRA, GERLINY BEZERRA ; MEDEIROS, SANDRELLI MERIDIANA DE FÁTIMA RAMOS DOS SANTOS ; CAVALCANTI, IAGO DILLION LIMA ; MACÊDO, DANIEL CHARLES DOS SANTOS ; SOARES, JOSÉ CLEBERSON SANTOS ; NUNES, JAQUELINE SIQUEIRA ; SIQUEIRA, TÂMARA THAIANE ALMEIDA ; LEITE, ANDREZA ROBERTA DE FRANÇA ; COSTA, MAURILIA PALMEIRA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; COSTA, MAURIANNY PALMEIRA ; SANTOS, JACIANE MARIA SOARES ; FONTE, ROBERTA DE ALBUQUERQUE BENTO . A Importância da Biossegurança na Produção e Utilização de Produtos Naturais e Fitoterápicos. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 7054-7062, 2020.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; MELO, MARCELA DE ALBUQUERQUE ; MOURA, DANIELLE FEIJÓ DE ; SILVA, JOSÉ HÉLIO LUNA DA ; SILVA, HELEN MARIA LIMA DA ; SANTOS, JULIANE SUELEN SILVA DOS ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; OLIVEIRA, GERLINY BEZERRA DE ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; COSTA, MAURILIAPALMEIRA DA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; MELO, NAYARA LAIANE LIMA XAVIER ; SANTOS, ROANA CAROLINA BEZERRA DOS ; LEITE, DIEGO RICARDO DA SILVA ; PONTES, ALESSANDRA KARINA DE ALCÂNTARA ; SILVA, ROSEANE FERREIRA DA ; LEITE, ANDREZA ROBERTA DE FRANÇA ; SOUZA, JÉSSICA CARVALHO VERAS DE ; COSTA, MAURIANNY PALMEIRA DA ; SILVA, ANDRESA MONTANA RODRIGUES . Potencial Utilização de Sistemas Antimicrobianos Naturais como Conservantes Alimentares. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 40476-40491, 2020.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; OLIVEIRA, PRISCILLA GREGORIO DE ; MOURA, DANIELLE FEIJÓ DE ; SILVA, JOSÉ HÉLIO LUNA DA ; ROCHA, TAMIRIS ALVES ; OLIVEIRA, GERLINY BEZERRA DE ; FERREIRA, SILVIO ASSIS DE OLIVEIRA ; COSTA, MAURILIA PALMEIRA DA ; DINIZ, MARCELINO ALBERTO ; LEITE, DIEGO RICARDO DA SILVA ; SILVA, ROSEANE FERREIRA DA ; ALVES, AMANDA SUELLEN SANTANA ; LEITE, ANDREZA ROBERTA DE FRANÇA ; SILVA, ANA PAULA FERREIRA DA ; BRITO, EDMARA CRISTINA PASSOS DE ; MONTE, ZENAIDE SEVERINA DO ; MELO, DEJANEDE ALMEIDA ; CARVALHO, MICHELLE FIGUEIREDO ; SILVA, MARILUCE RODRIGUES MARQUES ; SENA, BERILANY DOS SANTOS . Propriedades da Alcachofra com Ênfase na Composição Nutricional. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 43449-43458, 2020.
-
BARROS, D. M. ; SILVA, H. M. L. ; MOURA, D. F. ; ROCHA, T. A. ; FERREIRA, S. A. O. ; LEITE, A. R. F. ; CARVALHO, M. F. ; OLIVEIRA, F. H. P. C. ; LEITE, D. R. S. ; BARBOSA, T. S. L. ; MELO, C. C. ; SANTOS, J. S. S. ; COSTA, M. P. ; MARCELINO ALBERTO ; FONTE, R. A. B. . Alimentos, nutrição e saúde 3. BIOATIVIDADE DO FITATO DIETÉTICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 1ed.PONTA GROSSA: ATENA, 2021, v. 3, p. 1-15.
-
BARROS, D. M. ; MELO, M. A. ; ROCHA, T. A. ; MEDEIROS, S. M. F. R. S. ; OLIVEIRA, G. B. ; SILVA, M. M. ; SILVA, J. H. L. ; LEITE, A. R. F. ; FERREIRA, S. A. O. ; SANTOS, J. M. S. ; CAVALCANTI, I. D. L. ; COSTA, M. P. ; SOARES, J. C. S. ; MACEDO, D. C. S. ; COSTA, M. P. ; DINIZ, M. A. ; MOURA, D. F. ; DINIZ, M. A. . Produção e Controle de Produtos Naturais 2. CARACTERIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE PRODUTOS FITOTERÁPICOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 1ed.PONTA GROSSA: ATENA, 2020, v. 2, p. 39-46.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; DINIZ, M. A. ; COSTA, MAURILIA PALMEIRA . A IMPORTANCIA DO CONSIMO DE PROBIOTICOS E PREBIOTICOS PARA A SAUDE: UMA REVISÃO. REVISTA BRAZILIAN APPLIED SCIENCE REVIEW, BRAZIL, p. 54 - 63, 19 jan. 2022.
-
BARROS, DAYANE DE MELO ; DINIZ, M. A. ; COSTA, MAURILIA PALMEIRA . QUALIDADE MICROBIOLOGICA DE QUEIJO DE COALHO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA BRAZILIAN JOURNAL OF DEVELOPMENT, BRAZIL, p. 95596 - 95607, 07 jan. 2021.
-
DINIZ, M. A. . USO CORRETO DE MEDICAMENTO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, M. A. . Armazenamento de Insumos Farmacêutica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, M. A. . O USO DO PHMETRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, M. A. . CLASSES TERAPEUTICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, M. A. ; LUZ, M. A. ; BRITO, M. K. D. ; LEITAO, V. C. L. T. S. ; SOARES, E. F. ; DIMECH, A. T. S. N. . Estudo do Perfil Eidemiologico dos Pacientes que Utilizam codeina no Programa da Dor do Ministério da Saúde em um Hospital de Grande Porte do Recife. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DINIZ, M. A. . ASSOCIAÇÃO DO METOTREXATO COM ÁCIDO FÓLICO E O PAPEL DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TUBO NEURAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Controle de Qualidade na Monitorização, Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica (CQ_if), Descrição: Sistemas Poliméricos de Liberação de Fármacos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelino Alberto Diniz - Coordenador / José Lamartine Soares Sobrinho - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2017
Bunge AlimentosVínculo: , Enquadramento Funcional: LABORATORISTA, Carga horária: 44
Outras informações:
Apoio nas analises laboratoriais tais como :umidade, cinzas proteínas, analise específicas do produto, coleta de amostras, preenchimento de planilhas com resultados das analises realizadas, liberação de produto conforme as analises, elaboração de relatórios. Participando de auditorias de 5S, sendo auditado internamente ou externamente. Contribuindo pela busca da certificação da ISO 22000.
2012 - 2012
Bunge AlimentosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 30
Outras informações:
Suporte Laboratorial
2015 - 2015
Prefeitura Municipal de Jaboatão dos GuararapesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 8
2012 - 2014
A&M ? Obras e ServiçosVínculo: , Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM LABORATÓRIO INDUSTRIAL, Carga horária: 44
Outras informações:
Apoio nas analises laboratoriais tais como :umidade, cinzas proteínas, analise específicas do produto, coleta de amostras, preenchimento de planilhas com resultados das analises realizadas, liberação de produto conforme as analises, elaboração de relatórios
2016 - 2016
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitoria da disciplina Controle de Qualidade Físico-químico,Sob Orientação do Prof.Dr José Lamartine Soares
2017 - 2023
INSTITUTO FARMACÊUTICO PERFECTVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FARMACÊUTICO TÉCNICO RESPONSÁVEL, Carga horária: 40
Outras informações:
Exercendo a função de Farmacêutico Responsável Técnico, detenho experiência substancial na gestão e asseguramento da qualidade, bem como na supervisão, pesquisa e inovação de novos produtos. Adicionalmente, encarrego-me da elaboração de documentação indispensável visando otimizar o desempenho operacional da empresa.
2017 - 2018
Drogarias Big BenVínculo: , Enquadramento Funcional: FARMACÊUTICO ASSISTENTE TÉCNICO, Carga horária: 40
2018 - 2019
Drogaria São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE ADJUNTO FARMACÊUTICO, Carga horária: 40
2018 - Atual
Centro Universitário BrasileiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações:
Ministrando aulas de : Introdução as Ciências Farmacêuticas; Controle de Qualidade Microbiológico; Psicofarmacológica. Paras os Cursos de Farmácia e Psicologia.
2021 - 2023
Prefeitura Municipal de Moreno, PM/MorenoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR FARMACÊUTICO, Carga horária: 20
Outras informações:
Na posição de Coordenador da Assistência Farmacêutica no município, incumbo-me da gestão estratégica e operacional de todas as atividades relacionadas à assistência farmacêutica. Isso inclui o desenvolvimento e implementação de políticas públicas de saúde, coordenação de equipes multidisciplinares, supervisão da aquisição e distribuição de medicamentos, bem como a garantia do cumprimento de normativas legais e regulamentares. Além disso, estou engajado na promoção de ações educativas, visando a conscientização da comunidade sobre o uso adequado de medicamentos e a importância da saúde pública. Minhas responsabilidades abrangem ainda a elaboração de relatórios, a prestação de contas aos órgãos competentes e a busca contínua por melhorias nos processos, visando assegurar a eficácia e a eficiência dos serviços prestados.
2023 - Atual
Hospital Militar de Área de RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial Farmacêutico, Carga horária: 30
Outras informações:
Como Oficial Farmacêutico no Hospital Militar, desempenho um papel crucial no Laboratório de Análises Clínicas, supervisionando e coordenando atividades relacionadas ao controle e análise de amostras biológicas. Minhas responsabilidades incluem a gestão de processos laboratoriais, assegurando a conformidade com normas regulatórias e padrões de qualidade, além de coordenar equipes técnicas especializadas.No âmbito do Laboratório de Análises Clínicas, sou encarregado de realizar a interpretação de resultados, fornecer suporte técnico aos profissionais de saúde e participar ativamente no desenvolvimento e implementação de novos protocolos e procedimentos laboratoriais. Além disso, estou envolvido na supervisão do estoque de reagentes e materiais, garantindo a continuidade das operações.Participo ativamente de comissões e grupos de trabalho multidisciplinares, promovendo a integração de práticas inovadoras e atualizadas no campo das análises clínicas. Minha função também engloba a responsabilidade pela capacitação contínua da equipe, visando manter elevados padrões de excelência técnica.Ademais, mantenho uma estreita colaboração com outros setores do hospital, contribuindo para uma abordagem holística no atendimento ao paciente e para a efetividade dos serviços prestados. A constante atualização em relação às melhores práticas e avanços tecnológicos no campo da análise clínica é uma prioridade, visando proporcionar diagnósticos precisos e eficazes.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelino Alberto Diniz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?