Miguel Ambrosio Neto

Formado em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Paraíba, com Especialização em Reabilitação Aplicada ao Esporte pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como Professor do Curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Paraíba nas disciplinas de Esporte e Agentes eletro físicos.Fisioterapeuta responsável pelo Departamento de Reabilitação Vôlei Taubaté, Coordenador do Setor de Reabilitação da equipe Farma Conde Vôlei São José.Possui experiência com esporte de alto rendimento na Finlândia, sendo membro da Comissão Nacional de Voleibol de Quadra Masculino. Atualmente é Fisioterapeuta na equipe Saint-Nazaire Atlantic Club (França).Atua com Reabilitação no Esporte de alta performance, Prevenção de Lesões e Agentes Eletro Físicos

Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Ciência e Prática do Esporte de Alto Rendimento

2023 - Atual

Núcleo de Alto Rendimento

Especialização em Reabilitação Aplicada ao Esporte

2013 - 2014

Universidade Federal de São Paulo
Título: FORÇA ISOMÉTRICA DE ESCÁPULA EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE VOLEIBOL
Orientador: Michele Forgiarini Saccol

Graduação em Fisioterapia

2008 - 2012

Universidade do Vale do Paraíba
Título: Exercícios preventivos para o complexo do ombro: Uma revisão.
Orientador: Maria das Graças Bastos Licurci

Formação complementar

2023 - 2023

Terapia Celular para Lesões de Cartilagem. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

3.3 How to peer review a review article. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Qualidade e Segurança do Paciente: Qual é o Atual Cenário na América Latina. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Carepathways e o Suporte à Decisão. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Sinovite Transitória e Artrite Séptica. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Impacto Femoroacetabular: O que é?. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Barreiras para Implementação dos Novos Modelos de Remuneração: Perspectivas. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Atendimento Emergencial de Traumas e Fraturas. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2023 - 2023

Reabilitação do Paciente Grave Por Coronavírus. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2022 - 2022

Introduction to the Certified Peer Reviewer Course. (Carga horária: 1h). , Researcher Academy, RA, Estados Unidos.

2014 - 2014

Mulligan´s Manual Therapy Concept. (Carga horária: 40h). , International Mulligan Concept, IMC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Conceito Maitland. (Carga horária: 30h). , Terapia Manual, TM, Brasil.

2010 - 2010

fisioterapia. (Carga horária: 55h). , Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Organização de eventos

Neto MA ; LIMA, M. O. . X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. 2012. (Congresso).

Neto MA . III Jornada de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

21° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. Intervenções fisioterapêuticas para déficits de rotação interna glenoumeral em atletas.. 2023. (Congresso).

CETPS/GHC - Explorando o Mendeley: o gestor de referências da Elsevier. 2023. (Seminário).

PUC CAMPINAS: Das métricas de pesquisa ao texto completo com Scopus e ScienceDirect.. 2023. (Seminário).

UFU - Explorando Mendeley: O Gestor de Referências da Elsevier. 2023. (Seminário).

20° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. Influência de fatores psicológicos no retorno ao esporte após reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). 2022. (Congresso).

Bandagens funcionais rígidas. 2022. (Oficina).

INPE: Otimizando o fluxo da pesquisa: da revisão bibliográfica à escrita com as ferramentas Elsevier. 2022. (Seminário).

XXVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. Influência da fadiga muscular em indivíduos que reconstruíram o ligamento cruzado anterior (LCA): uma revisão de literatura. 2022. (Congresso).

19° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. Função do joelho após reconstrução primária do ligamento cruzado anterior: uma revisão sistemática. 2021. (Congresso).

XXV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. Uso de órtese após reconstrução primária do ligamento cruzado anterior: uma revisão sistemática. 2021. (Congresso).

XXV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. Avaliação funcional de pacientes submetidos ao reparo do Tendão de Aquiles: revisão bibliográfica. 2021. (Congresso).

18° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. Critérios de retorno ao esporte após reparo do tendão do Calcâneo revisão de literatura. 2020. (Congresso).

XXIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. 2020. (Congresso).

17° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. 2019. (Congresso).

XXIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. 2019. (Congresso).

16° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. 2018. (Congresso).

XXII. 2018. (Congresso).

5 Simpósio de Trauma do Esporte do Vale do Paraíba... 2015. (Simpósio).

Simpósio de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde... 2013. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva. .. 2013. (Congresso).

Congresso do Trauma do Vale do Paraíba. 2012. (Congresso).

III Curso de Medicina Esportiva. 2012. (Simpósio).

IV Jornada de Fisioterapia da Univap. 2012. (Simpósio).

X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. Fisioterapia Empreendedora e Internet: Ferramentas Virtuais para Criar Gerenciar uma Clínica Particular de Fisioterapia. 2012. (Congresso).

XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica.Exercícios preventivos para o complexo do ombro no voleibol: Uma revisão.. 2012. (Encontro).

10 Congresso da União Estadual dos Estudantes. Discussão e Planejamento do Plano Nacional de Educação. 2011. (Congresso).

III Congresso Internacional da SONAFE. 2011. (Congresso).

III Jornada de Fisioterapia da Univap. 2011. (Simpósio).

II Meeting Internacional Científico IBRAMED.II Meeting Internacional Científico IBRAMED. 2011. (Encontro).

V Congresso Brasileiro e III Congresso Internacional da Sonafe. .. 2011. (Congresso).

VIII Curso Interinstitucional de Trauma - Fratura no Atleta. 2011. (Encontro).

Acidente Vascular Encefálico.Acidente Vascular Encefálico. 2010. (Oficina).

Cardiologia e Medicina do Esporte. 2010. (Encontro).

Ergonomia aplicada ao Cirurgião Dentista.Ergonomia para Dentistas. 2009. (Encontro).

I Seminário sobre Gestão Empresarial. 2009. (Seminário).

A Ergonomia e a Fisioterapia do Trabalho. 2008. (Seminário).

II Encontro de Engenharia Semiológica FEG-UNESP. 2008. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Rafaela Passari

LIMA, C. A.; TOLEDO, R. V.; GONZAGA, F. M. G.;Neto MA. Impacto da quimioterapia nas capacidades ventilatórias em pacientes hospitalizados - Revisão Bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Amanda Caroline de Almeida da Silva

LIMA, C. A.; TOLEDO, R. V.; GONZAGA, F. M. G.;Neto MA. O impacto da quimioterapia na função motora de pacientes hospitalizados - uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Caroline Santos da Cruz

LIMA, C. A.; TOLEDO, R. V.; GONZAGA, F. M. G.;Neto MA. Avaliação das capacidades pulmonares em pacientes com insuficiência cardíaca - estudo de caso.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Fernando Azevedo Carvalho Neto

NOGUEIRA, DANIEL VILELA;Neto MA; LICURCI, M. G. B.; LEMOS, S. L.. Análise da resistência muscular, torque máximo, potência máxima e trabalho total no dinamômetro isocinético a 180º/S em indivíduos com 6 meses após reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA).. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Luis Claudio Ligabo e Motta Gilberto Hashimoto Neto

LICURCI, M. G. B.; NOGUEIRA, DANIEL VILELA; MARTINS, P. S. L. L.;Neto MA. Reabilitação fisioterapêutica em cirurgia de ombro com colocação de âncora. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Kainara Castellani

LIMA, FERNANDA PUPIO SILVA;Neto MA; FREITAS, S. T. T.. Manual de instrumentação de um goniômetro digital para avaliação da articulação do ombro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Gustavo Eiji Suzuki Prado

Neto MA; LICURCI, M. G. B.; MARTINS, P. S. L. L.. Uso de órtese após reconstrução primária do ligamento cruzado anterior: uma revisão sistemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Caroline M

LIMA, FERNANDA PUPIO SILVA;Neto MA; FREITAS, S. T. T.. M.Silva, Jessica S.Serinolli, Mª Fernanda Feitor.Comparação entre tempo de avaliação articular com o goniômetro manual e digital. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba.

Neto MA. Membro da comissão avaliadora do XX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. 2022. Universidade do Vale do Paraíba.

Neto MA. Membro da comissão avaliadora do XIX Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. 2021. Universidade do Vale do Paraíba.

Orientou

Ana Julia Ribeiro

Avaliação de força isométrica do complexo do ombro em atletas profissionais de voleibol; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba; (Orientador);

Gustavo Eiji Suzuki Prado

Uso de Órtese após reconstrução primária do ligamento cruzado anterior: Revisão de Literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Miguel Ambrosio Neto;

Rafael Costa Fernades

Avaliação funcional de pacientes submetidos ao reparo de tendão do calcâneo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Miguel Ambrosio Neto;

Produções bibliográficas

  • OLIVIERA, KAREN NUNES DE ; OLIVIERA, KATHLEEN NUNES DE ; AMBRÓSIO, MIGUEL NETO ; SOUZA, FABIANO DE BARROS . Exercícios específicos na prevenção de entorse de tornozelo em atletas de voleibol: uma análise da literatura. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e3914-09, 2024.

  • SOUZA, F. B. ; AMBROSIO, MIGUEL NETO ; MONCAO, R. G. ; MORAIS, F. V. ; ROJAHN, I. ; MORAES, D. N. ; NOGUEIRA, D. V. . tilização da termografia ir no esporte de alto rendimento.. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. 1-17, 2024.

  • CARVALHO NETO, FERNANDO AZEVEDO ; LEMOS, SERGIO LUIZ ; AMBROSIO NETO, MIGUEL ; LIMA, FERNANDA PUPIO SILVA ; LICURCI, MARIA DAS GRAÇAS BASTOS ; FAGUNDES, ALESSANDRA DE ALMEIDA ; LIMA, MÁRIO OLIVEIRA ; NOGUEIRA, DANIEL VILELA . Análise da resistência muscular, torque máximo, potência máxima e trabalho total no dinamômetro isocinético a 180°/s em indivíduos com 6 meses após reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e366111234425-11, 2022.

  • LUCIANO, A. P. ; FUKUGAUTI, T. ; Neto MA . Plantar fascia rupture in elite athlete of volleyball - case report. International Physical Medicine & Rehabilitation Journal , v. 1, p. 68-70-70, 2017.

  • CARVALHO NETO, F. A. ; Neto MA ; NOGUEIRA, DANIEL VILELA . Influência da fadiga muscular em indivíduos que reconstruíram o ligamento cruzado anterior (LCA): uma revisão de literatura. In: XXVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2022, São José dos Campos. Ciências básicas e o desenvolvimento sustentável: a interface dos saberes para a sociedade.. São José dos Campos, 2022.

  • PRADO, G. E. S. ; Neto MA . Uso de órtese após reconstrução primária do ligamento cruzado anterior: uma revisão sistemática. In: XXV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2021, São José dos Campos. Ciência, saúde e tecnologia: agentes de transformação e conscientização da sociedade. São José dos Campos, 2021.

  • YAMAMOTO, A. C. F. ; PEREIRA, M. L. C. ; FERNANDES, R. C. ; NOGUEIRA, DANIEL VILELA ; Neto MA . Avaliação funcional de pacientes submetidos ao reparo do Tendão de Aquiles: revisão bibliográfica. In: XXV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2021, São José dos Campos. Ciência, saúde e tecnologia: agentes de transformação e conscientização da sociedade. São José dos Campos, 2021.

  • COUTINHO, C. S. ; Neto MA ; BANDEIRA, G. A. ; FAGUNDES, ALESSANDRA DE ALMEIDA . Avaliação da mecânica respiratória no pré e Pós-operatório de cirurgia torácica eletiva de nódulo pulmonar. In: XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2011, São José dos Campos. As contribuições da ciência para a sustentabilidade do planeta. São José dos Campos, 2011.

  • RIBEIRO, S. M. C. ; RIBEIRO, A. J. M. ; Neto MA . Intervenções fisioterapêuticas para déficits de rotação interna glenoumeral em atletas.. In: 21° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, 2023, São José dos Campos. Saúde em movimento: da atenção primária a alta complexidade. São José dos Campos, 2023.

  • CORREA, F. G. ; MIRANDA, J. P. ; FIGUEIREDO, R. C. ; XAVIER, D. M. ; Neto MA ; FERNANDES, F. ; PICININ, R. F. ; BLAKE, T. ; OLIVEIRA, V. C. . Prevenção de lesões musculoesqueléticas em atletas de voleibol: uma revisão sistemática de ensaios randomizados controlados. In: II Congresso de Ciências da Saúde da UFVJM e IV Encontro de Medicina da FAMED, 2023, Diamantina - MG. II Congresso de Ciências da Saúde da UFVJM e IV Encontro de Medicina da FAMED, 2023.

  • CARVALHO NETO, F. A. ; Neto MA ; NOGUEIRA, DANIEL VILELA . Influência de fatores psicológicos no retorno ao esporte após reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). In: 20° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, 2022, São José dos Campos. Nova visão sobre aprendizado, tecnologias e saúde. São José dos Campos, 2022.

  • PRADO, G. E. S. ; Neto MA . Função do joelho após reconstrução primária do ligamento cruzado anterior: uma revisão sistemática. In: 19° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, 2021, São José dos Campos. Saúde mental X Pandemia. São José dos Campos, 2021.

  • YAMAMOTO, A. C. F. ; PEREIRA, M. L. C. ; FERNANDES, R. C. ; Neto MA ; NOGUEIRA, DANIEL VILELA . Critérios de retorno ao esporte após reparo do tendão do Calcâneo revisão de literatura. In: 18° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, 2020, São José dos Campos. Os desafios do envelhecimento saudável. São José dos Campos, 2020.

  • Neto MA . Prevenção de Lesões no Esporte. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Neto MA . Reabilitação na ruptura do tendão do calcâneo em atletas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Neto MA . Diagnóstico Médico X Diagnóstico Funcional A Importância da Avaliação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Neto MA . Lesão muscular no Atleta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Neto MA . Fisioterapia Empreendedora e Internet: Ferramentas Virtuais para Criar Gerenciar uma Clínica Particular de Fisioterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Neto MA . Ergonomia para Dentistas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Paraíba, Universidade do Vale do Paraíba - Campus Urbanova. , Avenida Shishima Hifumi, Urbanova, 12244000 - São José dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 991235205

Experiência profissional

2015 - 2021

Taubaté Vôlei

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Departamento de Reabilitação, Carga horária: 40

Outras informações:
Prevenção e Reabilitação de Lesões Traumato Ortopédicas.

2018 - 2023

Universidade do Vale do Paraíba

Vínculo: Professor Parcial, Enquadramento Funcional: Docente parcial, Carga horária: 5

2012 - 2015

São José Volei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40

2021 - 2023

São José/ Farma Conde

Vínculo: Contrato via CNPJ, Enquadramento Funcional: Coordenador do Setor de Reabilitação Esportiv, Carga horária: 40

2023 - Atual

ValePa

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação com equipe de alto rendimento de voleibol, com atuação na Champions League 2023.