Marilia Gabrielle de Paula

Doutora em Ciências Sociais pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (2024), instituição na qual também concluiu o mestrado (2018) e a graduação em Ciências Sociais (2014), bacharelado e licenciatura. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante o mestrado e o doutorado e, na graduação, bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Entre 2016 e 2017, integrou a Comissão Editorial da Revista Pensata, periódico discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP. Atua nas áreas de teoria sociológica e cultura, com ênfase em pensamento social brasileiro, sociologia urbana e sociologia da literatura, dedicando-se especialmente aos seguintes temas: múltiplas modernidades; construção do imaginário social moderno; cidades e fome, em seus aspectos simbólicos e em suas desigualdades sociopolíticas e econômicas. Possui experiência docente no ensino de Sociologia desde 2014, atuando na educação básica e em cursos livres. Exerceu ainda funções de coordenação pedagógica e ministrou disciplinas de Filosofia e de Redação em cursos pré-vestibulares.

Informações coletadas do Lattes em 07/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2020 - 2024

Universidade Federal de São Paulo
Título: Do desterro ao despejo: a fome em uma cultura imaginada moderna
Ana Lúcia de Freitas Teixeira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fome; literatura e sociedade; desterro; imaginário moderno; Quarto de despejo; Carolina Maria de Jesus. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Literatura. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social Brasileiro.

Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS

2016 - 2018

Universidade Federal de São Paulo
Título: Páginas literárias da cordialidade: aproximações e contraposições em uma análise cultural da modernidade brasileira
, Ano de Obtenção: 2018.Ana Lúcia de Freitas Teixeira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cordialidade; modernismo; múltiplas modernidades; Sociologia da Literatura; Mário de Andrade; Manuel Bandeira. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria e Pensamento Social Brasileiro.

Graduação em Ciências Sociais

2009 - 2014

Universidade Federal de São Paulo
Título: O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a construção de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda
Orientador: Ana Lúcia de Freitas Teixeira
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Formação complementar

2019 - 2019

Introdução à Curadoria de Conhecimento. (Carga horária: 8h). , Inesplorato, INES, Brasil.

2012 - 2012

Español como Lengua Extranjera - Intermediário. , BASP - Buenos Aires Spanish School, BASP, Argentina.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social Brasileiro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Literatura.

Participação em eventos

21º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). Do desterro ao despejo: a fome em uma cultura imaginada moderna. 2023. (Congresso).

46º Encontro Anual da ANPOCS. 2022. (Congresso).

20º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). Das raízes ao despejo: a fome entre a cordialidade e a violência na cultura brasileira | 20º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). 2021. (Congresso).

Extensão UFF e Anpocs - Seminário temático mulheres na teoria social. 2021. (Seminário).

Semana Literária da PUCPR 2021. 2021. (Oficina).

Arte, Produto e Produção | Quartas Sociais, EFLCH, UNIFESP. 2020. (Seminário).

Cátedra Edward Said - Workshop Vulnerabilidade e Exílio. 2020. (Outra).

Cruzando Fronteiras Nacionais | Quartas Sociais, EFLCH, UNIFESP. 2020. (Seminário).

Netsib UFES: II Seminário de Pensamento Social Brasileiro - intelectuais, cultura e democracia V. 2020. (Seminário).

Os Jovens e seus direitos | Quartas Sociais, EFLCH, UNIFESP. 2020. (Seminário).

Sexualidade, violência e corporeidade | Quartas Sociais, EFLCH, UNIFESP. 2020. (Seminário).

19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Páginas literárias da cordialidade: aproximações e contraposições em uma análise cultural da modernidade brasileira. 2019. (Congresso).

Fronteirização Amazônica, Mobilidade e Branquitude, Quartas Sociais, EFLCH - UNIFESP. 2018. (Encontro).

"O lugar do Estado na questão das drogas", Quartas Sociais, EFLCH - UNIFESP. 2017. (Encontro).

"Sociologia do Sonho", Quartas Sociais, EFLCH - UNIFESP. 2017. (Encontro).

"A crise política e a corrupção", Quartas Sociais, EFLCH - UNIFESP. 2016. (Encontro).

"Por um feminismo liberal, igualitário e cosmopolita", Quartas Sociais, EFLCH - UNIFESP. 2016. (Encontro).

Horizontes políticos e cosmopolitas na América Latina, Quartas Sociais, EFLCH - UNIFESP. 2016. (Encontro).

Juventude e Educação, Quartas Sociais, EFLCH - UNIFESP. 2016. (Encontro).

VI Semana de Ciências Sociais - América Latina.O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a emergência de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda. 2013. (Seminário).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Encontro).

36º Encontro Anual da ANPOCS. 2012. (Encontro).

Colóquio Internacional Sonho e Razão IV: NORMA E EXPERIÊNCIA NO MUNDO IBÉRICO - Diálogos, aproximações e dissonâncias. 2012. (Outra).

I Encontro ANPOCS de Iniciação Científica.O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a emergência de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda. 2012. (Encontro).

II Semana de Letras da UNIFESP. 2012. (Outra).

IV Semana de Ciências Sociais - 140 anos da Comuna de Paris. 2011. (Outra).

IV Semana de Ciências Sociais da UNIFESP. 2011. (Outra).

Mini-Curso Sexualidade e Política: apoximações e debates - UNIFESP. 2011. (Outra).

Colóquio de Literatura e Teoria Literária - Escritores ensaístas: a literatura reflete sobre si mesma. 2010. (Outra).

I Congresso Internacional Texto-Imagem. 2010. (Congresso).

II Colóquio Sonho e Razão: História e Arte no Mundo Ibérico. 2010. (Outra).

III Semana de Ciências Sociais da UNIFESP. 2010. (Outra).

I Semana de Gênero e Sexualidade da UNIFESP. 2010. (Outra).

I Semana de Letras da UNIFESP. 2010. (Outra).

II Semana de Ciências Sociais da UNIFESP. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • PAULA, M. G. ; LINO, L. L. ; CONCEICAO, R. S. C. . Seção Debates - Pensamento Social e suas interfaces: caminhos vastos e abertura de diálogos. Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP , v. 6, p. 137, 2017.

  • PAULA, M. G. ; PEREZ, L. P. ; GRAZIA, M. R. . Seção Debates: A introdução das crises e os desdobramentos no cenário atual. Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP , v. 5, p. 47-54, 2016.

  • PAULA, M. G. ; REZENDE, P. J. . 'Estuprador não é pai e criança não é mãe!': o PL 1904/2024 e a cultura do estupro. Boletim Lua Nova, 21 jun. 2024.

  • PAULA, Marilia Gabrielle de . Corpo e Alma do Brasil: ostracismo dos não-convidados. Justificando, 09 dez. 2019.

  • DE PAULA. Marilia Gabrielle . Do desterro ao despejo: a fome em uma cultura imaginada moderna. In: 21º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS), 2023, Belém do Pará. Anais Eletrônicos - GT10. Literatura e Sociedade: o romance como imaginário social.

  • PAULA, Marilia de . Das raízes ao despejo: a fome entre a cordialidade e a violência na cultura brasileira. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS), 2021, Belém-PA. Anais Eletrônicos - CP20. Pensamento social, 2021.

  • PAULA, Marilia Gabrielle de . Páginas literárias da cordialidade: aproximações e contraposições em uma análise cultural da modernidade brasileira. In: 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2019, Florianópolis. Anais Eletrônicos - GT19. Literatura e Ciências Sociais, 2019.

  • DE PAULA. Marilia Gabrielle . Do desterro ao despejo: a fome em uma cultura imaginada moderna. In: 21º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS), 2023, Belém do Pará. Anais Eletrônicos - GT10. Literatura e Sociedade: o romance como imaginário social, 2023.

  • PAULA, Marilia de . Das raízes ao despejo: a fome entre a cordialidade e a violência na cultura brasileira. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS), 2021, Belém-PA. Anais Eletrônicos - CP20. Pensamento social, 2021.

  • PAULA, Marilia Gabrielle de . Páginas literárias da cordialidade: aproximações e contraposições em uma análise cultural da modernidade brasileira. In: 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), 2019, Florianópolis. Anais Eletrônicos - GT19. Literatura e Ciências Sociais, 2019.

  • PAULA, M. G. . O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a emergência de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda. In: I Encontro ANPOCS de Iniciação Científica, 2012, Águas de Lindóia. 36º Encontro Anual da ANPOCS: Programas e Resumos. São Paulo, 2012. p. 419.

  • DE PAULA. Marilia Gabrielle . Do desterro ao despejo: a fome em uma cultura imaginada moderna | 21º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAULA, Marilia de . Das raízes ao despejo: a fome entre a cordialidade e a violência na cultura brasileira | 20º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAULA, M. G. . O espetáculo: a fome como elemento cordial e violento de uma cultura imaginada - das raízes ao despejo | VI Seminário Discente do PPGGS/USP - Sociologia em tempos de urgência: pesquisar para resistir. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAULA, Marilia Gabrielle de . Páginas literárias da cordialidade: aproximações e contraposições em uma análise cultural da modernidade brasileira | 19º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAULA, M. G. . Páginas literárias da cordialidade: uma análise cultural da modernidade brasileira | II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (USP). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAULA, M. G. . O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a emergência de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda | VI Semana de Ciências Sociais - América Latina (UNIFESP). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAULA, M. G. . O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a emergência de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda (I Encontro ANPOCS de Iniciação Científica). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAULA, M. G. ; BAUMANN, C. ; TRINDADE, C. ; RODRIGUES, V. N. ; HÄNNI, M. G. ; HIAR, L. F. B. ; SOUZA, V. A. ; LOPES, G. A. ; VICENTINI, G. P. ; RISSONI, T. A. ; MORAES, V. S. . Unifesp em Contos. São Paulo: Prol Gráfica e Editora, 2012 (Livro).

Outras produções

DE PAULA. Marilia Gabrielle . Parecer emitido a pedido da Revista Pensata. 2025.

PAULA, M. G. . O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a emergência de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda: II Relatório Científico. 2013. (Relatório de pesquisa).

PAULA, M. G. . O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a emergência de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda: I Relatório Científico. 2012. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2024

    Do desterro ao despejo: a fome em uma cultura imaginada moderna, Descrição: Este trabalho propõe analisar Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), livro da escritora Carolina Maria de Jesus, concebendo-o como uma produção literária que nos apresenta uma certa forma de imaginar o moderno. Ao vincular, a um só tempo, tanto o fenômeno social da fome quanto uma rede de espaços à cidade de São Paulo manejando termos como aqueles que a autora denominou de favela e de jardim, parte-se da premissa de que essa obra nos ofereceria caminhos interpretativos acerca de imaginações formuladas, no limite, também em relação à cultura brasileira. Explorando, em particular, o contorno metafórico e organizador da sociedade delineado no diário, esta tese investiga a maneira com a qual os pares de oposição, criados por Carolina, aparecem estabelecidos e amalgamados em um conjunto de sentidos simbólicos que nos possibilita uma leitura distinta da fome. Para tanto, busquei extrair, de um recorte conceitual referente a tal fenômeno, a ideia de que a fome não seria apenas um produto ou resultado inerente à desigualdade socioeconômica, mas, por outro lado, ao carregar uma perspectiva igualmente propositiva, a fome atuaria conjuntamente a essa dimensão, por meio de uma espécie de mecanismo operativo, permitindo-nos observar sua tamanha capacidade de imputação de significados a um imaginário formulado, por sua vez, no âmbito da cultura e através de um extenso campo semântico tomado em uma relação disposta, especialmente, pelos termos despejo, margem, chão e desterro. Nessa direção, atravessar esse texto literário possibilitará uma apreensão do debate tendo em seu bojo a fome pensada, neste estudo, como um dos aspectos constitutivos de nosso processo de modernização. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marília Gabrielle de Paula - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Grupo de Estudos CNPq: Sociologia da literatura em perspectiva, Descrição: Esse projeto se dispõe a enfrentar a literatura como lugar de problematização e interpretação das relações sociais, o que inclui definir epistemologicamente os limites entre essas duas formas de interpretação do mundo social, a sociologia e a literatura. A riqueza conceitual e metodológica que resulta dessa relação conflituosa se expressa num amplo espectro de possibilidades investigativas para as quais esta linha se abre. Projeto desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa do CNPq: Ex-Libris - Pesquisas em sociologia da literatura. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marília Gabrielle de Paula - Integrante / Ana Lucia de Freitas Teixeira - Coordenador / Alexandro Henrique Paixão - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Grupo de Estudos CNPq: História Social da Cultura: Literatura, Imprensa e Sociedade, Descrição: O grupo tem por objetivo reunir estudantes e professores de graduação e pós-graduação em História e áreas afins, bem como demais interessados em refletir sobre as conexões entre história, literatura e imprensa. As iniciativas do grupo devem desdobrar-se no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que tenham como eixo principal a história social. Trata-se de fomentar pesquisas sobre os significados da obra literária e sua relação com a sociedade, observando em que medida a obra reflete o meio e o tempo histórico em que está inserida, mas também o seu grau de intervenção na realidade. Privilegiando a materialidade do texto, interessa ao grupo a análise das condições concretas a partir das quais emerge a literatura. Da mesma forma, considera-se a imprensa objeto de investigação, especialmente no que tange às interlocuções com os escritores e o campo literário em geral. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Marília Gabrielle de Paula - Integrante / Denilson Botelho de Deus - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    Páginas literárias da cordialidade: aproximações e contraposições em uma análise cultural da modernidade brasileira, Descrição: O objetivo desta pesquisa visa compreender as possíveis aproximações e contraposições entre o conceito de cordialidade concebido em uma tessitura cultural mais ampla, com base em sua formulação teórica presente em Raízes do Brasil, 1936, de Sérgio Buarque de Holanda, e sua possível relação com as obras Libertinagem (1930), de Manuel Bandeira, e Contos Novos (1947), de Mário de Andrade. Por meio da entrada pela literatura, pretende-se conduzir uma discussão sobre modernidades múltiplas, distinta da que se realiza sob o âmbito político do conceito de cordialidade. Com base na concepção teórica-metodológica desenvolvida por Shmuel Eisenstadt, procurou-se desviar de alguns problemas de previsão que são apontados de maneira recorrente pela fortuna crítica, em termos de inadequação em relação à modernidade tratada por um viés universalista e, propõe-se como referência principal para análise metodológica dos textos literários e da problemática estabelecida, a genealogia histórica concebida por Michel Foucault. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marília Gabrielle de Paula - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    O Estrangeiro e o Aventureiro nas raízes do Brasil: a emergência de tipos simmelianos na obra de Sérgio Buarque de Holanda, Descrição: A pesquisa pretendeu delimitar a aproximação entre os conceitos e formas de interações sociais presentes tanto no livro Raízes do Brasil, à luz da tensa relação que Sérgio Buarque de Holanda possuiu com o movimento modernista brasileiro, quanto na teoria de Georg Simmel, buscando, desse modo, articular as correlações e semelhanças teóricas entre esses autores. Partindo disso, a problemática central da pesquisa foi investigar a possível construção dos tipos sociais tratados por Simmel - estrangeiro e aventureiro - relacionando-os com os desdobramentos da cordialidade tratada por Sérgio Buarque, pensada como uma forma de convívio tipicamente brasileira e vinculada à construção do homem cordial em Raízes do Brasil. Destarte, o objeto de pesquisa consistiu nos tipos socais referidos e seus respectivos processos de formação. Essa aproximação foi realizada através do manejo dos elementos tratados por Sérgio Buarque, como a cultura da personalidade, a herança rural, a família patriarcal e a cordialidade (elementos que problematizam o contexto nacional recentemente modernidade brasileira) em contraponto aos moldes de organização social trazidos de fora. Por fim, também foi utilizada metodologicamente a delimitação da teoria da cultura, formulada descolonizado, buscando apreender as razões do entrave para o alcance de uma por Simmel, enquanto uma estrutura que ofereceu suporte à compreensão do processo cultural descrito pelo intelectual brasileiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marília Gabrielle de Paula - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Grupo de Estudos CNPq: Núcleo de Estudo e Pesquisa da Modernidade em Língua Portuguesa, Descrição: O objetivo deste grupo é discutir o modernismo brasileiro e o português, buscando verificar quais seriam as possíveis convergências e divergências entre estes dois movimentos artísticos no Brasil e em Portugal, nas primeiras décadas do século XX. Os encontros serão quinzenais e partirão da leitura de fontes primárias e obras fundamentais relacionadas ao tema em questão. Como consequência dos debates realizados, pretende-se ainda construir projetos de Iniciação Científica vinculados à proposta aqui lançada. Alunos Envolvidos - Graduação: (10) Integrantes: Mirhiane Mendes de Abreu - Integrante / Raquel dos Santos Madanelo Souza - Integrante / Ana Lúcia de Freitas Teixeira - Coordenador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Marília Gabrielle de Paula - Integrante / Ana Lucia de Freitas Teixeira - Coordenador / Mirhiane Mendes de Abreu - Integrante / Raquel dos Santos Madanelo Souza - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2024

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - 2024

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador em nível de doutorado (Capes).

2022 - 2022

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Estágio Docência (PAD), Enquadramento Funcional: Doutoranda

Outras informações:
Estágio docente realizado no primeiro semestre de 2022, no âmbito do Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) do PPGCS-UNIFESP, na disciplina Sociologia IV (Sociologia Contemporânea), oferecida ao curso de graduação em Ciências Sociais, sob supervisão do Prof. Dr. Mauro Luiz Rovai. As atividades incluíram: levantamento de bibliografia, acompanhamento e participação em todas as aulas, além da ministração de duas aulas temáticas articulando conteúdos da disciplina com minha pesquisa de doutorado. As exposições abordaram as obras "Quarto de despejo: diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus, e "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, com foco na fome como chave interpretativa da modernidade brasileira e na leitura de Carolina Maria de Jesus, como intérprete do país, nos termos do pensamento social brasileiro.

2016 - 2018

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador em nível de mestrado (Capes).

2017 - 2017

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Estágio Docência (PAD), Enquadramento Funcional: Mestranda

Outras informações:
Estágio docente realizado no primeiro semestre de 2017, no âmbito do Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) do PPGCS-UNIFESP, na disciplina Teorias Sociológicas da Literatura, oferecida ao curso de graduação em Ciências Sociais, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Lúcia Teixeira. As atividades envolveram: acompanhamento das aulas nos períodos vespertino e noturno; participação nas discussões em sala; leitura integral da bibliografia; correção de avaliações com comentários individualizados; e colaboração na correção dos trabalhos finais. Ao final do estágio, ministrei uma aula articulada à minha pesquisa de mestrado, com base na obra de Roberto Schwarz, abordando a imbricação entre forma literária e processos sociais.

2016 - 2021

Grupo Educacional Intertexto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor(a) Curso Pré-Vestibular

Outras informações:
Nível: Curso livre. Disciplinas ministradas: Sociologia Avançada, Filosofia, Atualidades e Redação (produção e correção de texto). Materiais didáticos utilizados: Sistema de Ensino Poliedro e elaboração autoral. Docência com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em vestibulares de universidades públicas. Conteúdo programático fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na demanda de modelos de provas específicas e em temas contemporâneos.

2018 - 2018

Grupo Educacional Intertexto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Orientadora Pedagógica

Outras informações:
Atividades: condução do departamento pedagógico, com planejamento do calendário letivo, dos livros didáticos e da organização do período de revisões. Responsável pela análise estratégica de materiais educacionais, elaboração de simulados, organização de eventos e monitoramento da qualidade do ensino. Supervisão das áreas administrativa e operacional, coordenação da equipe docente, das reuniões pedagógicas e da distribuição de disciplinas. Realização de orientação individualizada a alunos e responsáveis, com foco no desempenho acadêmico e na oferta de planos de estudo personalizados.

2019 - 2019

Colégio Aruã

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor(a)

Outras informações:
Nível: Ensino Médio e Ensino Fundamental II. Disciplinas ministradas: Sociologia e Filosofia. Material didático: Sistema de Ensino COC. Conteúdo programático fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também voltado para vestibulares.

2014 - 2015

Escola Estadual Pedro Malozze

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo Educação Básica II, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nível: Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Disciplina ministrada: Sociologia. Material didático: Secretaria Estadual de Educação (Governo do Estado de São Paulo) e Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Conteúdo programático apoiado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

2013 - 2014

Ong Núcleo Aprendiz do Futuro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Educadora Social

Outras informações:
Ensino, Educador Social, Terceiro Setor (Ong). Atividade Realizada: Projeto de ação educativa que pretendeu analisar e debater os discursos e comportamentos vinculados a papéis sociais, à violência e ao assédio sexual, assentados em discriminações e estereótipos de gênero.O objetivo do Núcleo consiste em promover atividades de cultura, esporte, lazer e artesanato através de um trabalho socioeducativo, enquadrado na política de atendimento à criança e ao adolescente no que se refere às linhas de ação presentes nos artigos 86 e 87 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A instituição atua junto a jovens provenientes de famílias de baixa renda que vivem em situação de risco e vulnerabilidade, encaminhados pelos órgãos de referência em assistência social (CRAS, CREAS e Conselho Tutelar) e por demanda espontânea da comunidade.

2012 - 2013

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador(a) - Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Colégio Montessori Santa Terezinha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágio docência

Outras informações:
Nível: Ensino Médio e Ensino Fundamental II. Material didático: Sistema Anglo de Ensino. Atividades realizadas: monitoria e plantão de dúvidas das disciplinas de História e Geografia; análise do planejamento educacional; acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos.