Rodrigo Cerqueira Borges

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Norte do Parana (2002), doutor em Ciências pela USP (2018), mestre em Ciências pela USP (2012), especialização em fisioterapia cardiorrespiratória pelo INCOR-São Paulo e especialização em fisioterapia respiratória pela Santa Casa de SP. Atualmente é fisioterapeuta, professor e preceptor do estágio em Clínica Médica no curso de especialização em fisioterapia respiratória do HU-USP. Desenvolve pesquisa em pacientes com sepse e portadores de DPOC. Além disso, é preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar do HU-USP. Tem experiência na área de Fisioterapia Hospitalar, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória e UTI.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2014 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Associação entre marcadores inflamatórios, degradação muscular e força muscular em pacientes sobreviventes de sepse grave e choque séptico
Francisco Garcia Soriano. Palavras-chave: força muscular; sepse; degradação.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Ciências da Reabilitação

2009 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: O papel do treinamento físico resistido durante o período de hospitalização na melhora clínica, funcional e da qualidade de vida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica,Ano de Obtenção: 2012
Celso Ricardo Fernandes de Carvalho.Palavras-chave: DPOC; treinamento resistido; exacerbação; qualidade de vida; força muscular.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Fisioterapia Cardiológica

2004 - 2005

Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Título: Manobra de recrutamento alveolar de longa duração em pacientes hipoxêmicos sob ventilação mecânica prolongada após cirurgia cardíaca
Orientador: Emilia Nozawa
Bolsista do(a): Fundo Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Especialização em Fisioterapia Respiratória

2003 - 2004

Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Sao Paulo
Título: Estudo comparativo entre a fase incremental e decremental do cálculo da PEEP pelo método PEEP - Complâcencia
Orientador: Luiz Rogério de Carvalho Oliveira

Aperfeiçoamento em Fisioterapia Cardiorrespiratória

2004 - 2005

Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Título: Manobra de recrutamento alveolar de longa duração em pacientes hipoxêmicos sob ventilação mecânica prolongada após cirurgia cardíaca. Ano de finalização: 2005
Orientador: Emilia Nozawa
Bolsista do(a): Fundo Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Graduação em fisioterapia

1998 - 2002

Universidade Norte do Parana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Cardiorrespiratória.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia em UTI.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Pulmonar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Jornada Paulista de Fisioterapia Respiratória.Treinamento resistido em paciente hospitalizado. 2013. (Outra).

I Jornada Paulista de Fisioterapia Respiratória. 2013. (Outra).

European Respiratory Society Amsterdam Congress. Effect of resistance training during hospitalization in the systemic inflammation, functional capacity and muscle strength in COPD patients. 2011. (Congresso).

European Respiratory Society Amsterdam Congress. 2011. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Reabilitação Hospitalar.Treinamento Resistido durante a exacerbação da DPOC. 2011. (Simpósio).

15° Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 2010. (Simpósio).

5th International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine for Latin America. 2009. (Simpósio).

Fisioterapia Cardiovascular Ambulatorial.Oxigenioterapia durante o Exercício Físico. 2008. (Outra).

III Curso de Ventilação Mecânica da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.PEEP ideal. 2008. (Outra).

XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Qualidade vida a curto prazo em pacientes sobreviventes de sepse grave e choque séptico. 2008. (Simpósio).

XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 2008. (Simpósio).

XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Os efeitos da sepse a curto prazo sobre a capacidade funcional e a força muscular. 2008. (Simpósio).

XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Preditores de mortalidade em pacientes sépticos internados na UTI de um hospital universitário. 2008. (Simpósio).

XIV Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Nossa Senhora de Lourdes.Preditores de mortalidade em pacientes sépticos internados na UTI de um hospital universitário. 2008. (Simpósio).

XIV Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Nossa Senhora de Lourdes.Qualidade de vida a curto prazo em pacientes sobreviventes de sepse grave e choque séptico. 2008. (Simpósio).

XIV Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Nossa Senhora de Lourdes.Os efeitos da sepse a curto prazo sobre a capacidade funcional e a força muscular. 2008. (Simpósio).

Atualidades em reabilitação pulmonar. 2007. (Outra).

V Simpósio de Fisioterapia Respiratória da Santa Casa de São Paulo.Lesões diafragmáticas causadas pela ventilação mecânica. 2007. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do Hospital Nossa Senhora de Lourdes.Manobra de recrutamento alveolar de longa duração em pacientes hipoxêmicos após cirgia cardíaca. 2005. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. Estudo comparativo entre a fase incremental e decremental no cálculo da PEEP através do método PEEP-Complacência. 2004. (Congresso).

Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do HNSL.Estudo comparativo entre a fase incremental e decremental no cálculo da PEEP pelo método PEEP - complacência. 2004. (Simpósio).

Congresso das Ligas de Cardiologia. 2003. (Congresso).

Simpósio de Reabilitação da Santa Casa de São Paulo.Qualidade de vida em pacientes DPOC. 2003. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica do HNSL. 2003. (Simpósio).

Congresso Londrinense de Fisioterapia. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andre Meneguel Rando Junior

Rodrigo Cerqueira Borges. INTERFERÊNCIA DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DE TRABALHO NO RENDIMENTO DA PRODUÇÃO DEPAREDES DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Camila Té Magalhães

SILVA, M. P.; Santos RB; Alexandra Siqueira Colombo;Borges RC. Performance funcional em pacientes críticos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Aluno: Natalia Arco

SILVA, M. P.;Borges RC; TOMIKO, L.. O uso do filtro higroscópico durante o teste de respiração rápida e superficial. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Aluno: Maisa Marfil

Rodrigo Cerqueira Borges; TOMIKO, L.; Alexandra Siqueira Colombo. Fatores Preditivos de Falha da Ventilação Não Invasiva na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ariane Chiyoko Zaneti Tomizawa

Alexandra Siqueira Colombo; Martins B;Rodrigo Cerqueira Borges. Os efeitos da hospitalização sobre a força muscular,capacidade funcional e qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Respiratória) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Aluno: Vitor Caruso Pontes

Santos RB; Martins B;Rodrigo Cerqueira Borges. Os efeitos da sepse a curto prazo sobre a força muscular e a capacidade funcional. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Aluno: Débora Martins

Borges RC. A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO TRAUMA DE TÓRAX FECHADO: SÉRIE DE CASOS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Respiratória) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alda Paiva de Souza

SOUZA, A. P.; BERNASCONI, R.. Estudo Comparativo entre a Fase Incremental e Decremental no Cálculo da PEEP através do Método PEEP-Complacência. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Pneumofuncional) - Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Fabiano Pinheiro da Silva

PINHEIRO DA SILVA, FABIANOPark, M.. Associação entre a degradação muscular, força e marcadores inflamatórios sistêmicos em pacientes que desenvolveram sepse grave e choque séptico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

VANESSA SUZIANE PROBST

CARVALHO, C.R.F.; STELMACH, R.;PROBST, V. S.. O papel do treinamento físico resistido durante o período de hospitalização na melhora clínica, funcional e da qualidade de vida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Clarice Tanaka

FU, C.;TANAKA, C.; DAL CORSO, S. O papel do treinamento físico resistido durante o período de hospitalização na melhora clínica, funcional e da qualidade de vida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. 2011.

Luciana Dias Chiavegato

CHIAVEGATO, L.D.; CARVALHO, C. R. F.; FU, C; SORIANO, F. G.. Associação entre a degradação muscular e a força muscular em pacientes que desenvolveram sepse grave e choque séptico. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de São Paulo.

Simone Dal Corso

DAL CORSO, S. O papel do treinamento físico resistido durante o período de hospitalização na melhora clínica, funcional e da qualidade de vida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilita) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lorenna Franco da Cunha

Prevalência de sarcopenia em pacientes hospitalizados; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva) - Universidade de São Paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Ana Cristina Maciel

Os efeitos da eletroestimulação neuromuscular em pacientes sépticos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva) - Universidade de São Paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Daniela Bazei

Os efeitos de dois programas de exercícios em pacientes com exacerbação aguda da DPOC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Respiratória) - Universidade de São Paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Adriana Giampietro

Os efeitos de dois programas de exercícios durante a exacerbação da DPOC; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Samira Polisseli

O uso do filtro higroscópico durante o teste de respiração rápida e superficial; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Ariane Chiyoko Zaneti Tomizawa

Os efeitos da hospitalização sobre a força muscular,capacidade funcional e qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Debora Kaneoya

Os efeitos da sepse sobre a força muscular, qualidade de vida e a sobrevida em pacientes que desenvolvevaram choque séptico; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo - Funcional) - Hospital Universitário da USP; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Ester Cavalcanti

Estudo multicêntrico sobre o uso do volume corrente e da pressão platô na prática clínica de pacientes sépticos com lesão pulmonar; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Respiratória) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Katia Matias Busso

O uso do volume corrente e da pressão platô na prática clínica de pacientes com choque séptico e LPA/SDRA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Respiratória) - irmandade santa casa de misericórdia de são paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Larissa Gomes; Vitor Caruzo; Carlos Henrique Marfil

A sobrevida, força muscular e a qualidade de vida em pacientes sobreviventes de sepse grave e choque séptico; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo - Funcional) - Hospital Universitário da USP; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Ériton de Souza Teixeira, Tales Vilela Rocha

A qualidade de vida, força muscular e a sobrevida em pacientes que desenvolveram sepse grave e choque séptico; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo - Funcional) - Hospital Universitário da USP; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Ana Cristina Maciel; Mariana Carolino

Treinamento de Força em pacientes DPOC; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional) - Hospital Universitário da Universidade de São Paulo; Orientador: Rodrigo Cerqueira Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Garcia Soriano

Associação entre degradação muscular, força muscular e marcadores inflamatórios sistêmicos em pacientes que desenvolveram sepse grave e choque séptico; Início: 2015; Tese (Doutorado em Medicina (Clínica Médica)) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Celso Ricardo Fernandes de Carvalho

O papel do treinamento físico resistido durante o período de hospitalização na melhora clínica, funcional e de qualidade de vida em pacientes com DPOC; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Celso Ricardo Fernandes de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BORGES, RODRIGO CERQUEIRA ; SORIANO, FRANCISCO GARCIA . Association Between Muscle Wasting and Muscle Strength in Patients WHO Developed Severe Sepsis and Septic Shock. SHOCK , v. 51, p. 312-320, 2018.

  • 2015 OSADNIK, CHRISTIAN R. ; BORGES, RODRIGO C. ; MCDONALD, CHRISTINE F. ; CARVALHO, CELSO R. F. ; HOLLAND, ANNE E. . Two 6-minute Walk Tests Are Required During Hospitalisation for Acute Exacerbation of COPD. COPD-Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease , v. 3, p. 1-5, 2015.

  • 2015 BORGES, RODRIGO CERQUEIRA ; CARVALHO, CELSO R. F. ; COLOMBO, ALEXANDRA SIQUEIRA ; DA SILVA BORGES, MARIUCHA PEREIRA ; SORIANO, FRANCISCO GARCIA . Physical activity, muscle strength, and exercise capacity 3 months after severe sepsis and septic shock. INTENSIVE CARE MEDICINE , v. 8, p. 1433, 2015.

  • 2014 BORGES, RODRIGO CERQUEIRA ; CARVALHO, CELSO R.F. . Impact of resistance training in chronic obstructive pulmonary disease patients during periods of acute exacerbation. ARCHIVES OF PHYSICAL MEDICINE AND REHABILITATION , v. 95, p. 1638-1645, 2014.

  • 2012 Borges, RC ; Carvalho, CRF . Physical Activity In Daily Life In Brazilian COPD Patients During and After Exacerbation. COPD (Monticello. Sullivan County) , v. 9, p. 596-602, 2012.

  • 2009 Nogueira, AC ; Borges, RC ; Pontes, VC ; Romero, CHM ; Júnior, LGR ; Colombo, A ; Kawabata, V ; Cury, R ; Dalto, A ; Bernike, MM ; Lutufo, PA ; Souza, CR ; Melo, ACT ; Garcia, PC ; Soriano, FG . Changes in plasma free fatty acid levels in septic patients are associated with cardiac damage and reduction in heart rate variability. CRITICAL CARE (LONDON. PRINT) , v. 13, p. P12, 2009.

  • 2009 Borges, RC ; Nogueira, AC ; Colombo, AS ; Nobrega, RS ; Romero, CHM ; Pontes, VC ; Baroni, J ; Ferreira, AM ; Caravaggio, S ; Silva, MP ; Martins, B ; Soriano, FG . Acute effect of low-dose corticosteroids on muscle function in patients with severe sepsis and septic shock. CRITICAL CARE (LONDON. PRINT) , v. 13, p. P15, 2009.

  • 2007 JOSE, A. ; OLIVEIRA, L.R.C. ; Borges RC . Cálculo da pressão expiratória positiva final ideal incremental e decremental com utilização do método de Suter. ARQUIVOS MÉDICOS DO ABC , v. 32, p. S4-S7, 2007.

  • Rodrigo Cerqueira Borges ; Alexandra Siqueira Colombo . Monitorização respiratória. In: Francisco Garcia Soriano; Antônio Carlos Nogueira. (Org.). UTI - ADULTO Manual prático. 1ed.São Paulo: Sarvier Editora de Livros Médicos Ltda, 2010, v. , p. 454-467.

  • Rodrigo Cerqueira Borges ; TOMIKO, L. . Os efeitos da sepse a curto e médio prazo sobre a força muscular esquelética periférica e a capacidade funcional. In: 15° Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre. Revista brasileira de fisioterapia, 2010. v. 14. p. 36.

  • Rodrigo Cerqueira Borges ; Baroni, J . Preditores de mortalidade em pacientes que desenvolveram sepse grave ou choque séptico internados em uma UTI de um hospital universitário. In: 15° Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre. Revista brasileira de fisioterapia, 2010. v. 14. p. 35.

  • Rodrigo Cerqueira Borges ; Alexandra Siqueira Colombo ; Martins B . O uso de baixas doses de corticosteróides sobre a força muscular periférica e a capacidade funcional em sobreviventes de sepse grave e choque séptico. In: 15° Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre. Revista brasileira de fisioterapia, 2010. v. 14.

  • Borges, RC ; SORIANO, F. G. . Changes in plasma free fatty acid levels in septic patients are associated with cardiac damage and reduction in heart rate variability. In: 5th International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine for latin America, 2009, São Paulo. Critical Care, 2009. v. 13. p. S3.

  • Borges RC ; Santos RB ; Siqueira A . Preditores de mortalidade em pacientes sépticos internados na UTI de um hospital universaitário. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2008, Olinda. Brazilian journal of physical therapy. São Carlos, 2008. v. 12. p. 1-153.

  • Borges RC ; Santos RB ; Baroni J . Os efeitos da sepse a curto prazo sobre a força muscular e a capacidade funcional. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2008, Olinda. Brazilian journal of physical therapy. São carlos, 2008. v. 12. p. 1-153.

  • Borges RC ; Santos RB ; Martins B . Qualidade de vida a curto prazo em pacientes sobreviventes de sepse grave e choque séptico. In: XIV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2008, Olinda. Brazilian journal of physical terapy. São Carlos, 2008. v. 12. p. 1-153.

  • Borges RC ; OLIVEIRA, L.R.C. ; SILVA, M. P. . Estudo comparativo entre a fase incremental e decremental do cálculo da PEEP pelo método PEEP - Complacência. In: Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2006, Curitiba. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2006. v. supl 1. p. 21-21.

  • Borges RC ; OLIVEIRA, L.R.C. ; SILVA, M. P. . Estudo comparativo entre as fases incremental e decremental do cálculo da PEEP pelo método PEEP-Complacência. In: Congresso brasileiro de Terapia Intensiva, 2004, Curitiba. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 2004. v. Supl 1. p. 83-83.

  • Rodrigo Cerqueira Borges . Treinamento resistido durante a exacerbação da DPOC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . Óxido Nítrico e Barorreceptores em pacientes sépticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Borges, RC ; Carvalho CRF . Effect of resistance training during hospitalization in the systemic inflammation, functional capacity and muscle strength in COPD patients. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Borges RC . Perfil lipídico de pacientes em choque séptico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . Lesão mitocondrial na sepse. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . Disfunção cardíaca e alteração da variabilidade da frequência cardíaca na sepse. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . Insuficiência cardíaca prévia como fator de mortalidade no choque séptico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . O uso de baixas doses de corticosteróides sobre a força muscular periférica e a capacidade funcional em sobreviventes de sepse grave e choque séptico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . Preditores de mortalidade e sobrevida a longo prazo em pacientes que desenvolveram choque séptico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . O aumento dos ácidos graxos livres em pacientes sépticos são associados com redução da variabilidade da frequência cardíaca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Borges, RC ; Nogueira, AC ; Romero, CHM ; Pontes, VC ; Soriano, FG . ROLE OF MECHANICAL VENTILATION ON THE FORCE OF RESPIRATORY AND PERIPHERAL MUSCLES IN SEPTIC PATIENTS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Borges, RC ; Nogueira, AC ; Colombo, AS . PREVIOUS HEART DYSFUNCTION IS A DETERMINANT FACTOR FOR SEPTIC SHOCK EVOLUTION. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . PEEP IDEAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Borges RC ; Santos RB . Preditores de mortalidade em pacientes sépticos na UTI de um hospital universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Borges RC ; Santos RB . Preditores de mortalidade em pacientes sépticos internados na UTI de um hospital universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Borges RC ; Santos RB . Os efeitos da sepse a curto prazo sobre a capacidade funcional e a força muscular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Borges RC ; Santos RB . Os efeitos da sepse a curto prazo sobre a capacidade funcional e a força muscular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Borges RC ; Martins B . Qualidade de vida a curto prazo em pacientes sobreviventes de sepse grave e choque séptico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Borges RC ; Martins B . Qualidade de vida a curto prazo em pacientes sobreviventes de sepse grave e choque séptico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Borges RC ; OLIVEIRA, L.R.C. . Estudo comparativo entre as fases incremental e decremental no cálculo da PEEP ideal por meio do método PEEP-Complacência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . Peep ideal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Rodrigo Cerqueira Borges . Lesões diafragmáticas causadas pela ventilação mecânica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Borges RC ; SILVA, M. P. ; OLIVEIRA, L.R.C. . Estudo comparativo entre as fases incremental e decremental do cálculo da PEEP pelo método PEEP - Complacência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Borges RC . Manobra de recrutamento alveolar de longa duração em pacientes hipoxêmicos sob ventilação mecânica prolongada após cirurgia cardíaca. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Borges RC ; OLIVEIRA, L.R.C. ; SILVA, M. P. . Estudo comparativo entre a fase incremental e decremental no cálculo da PEEP através do método PEEP - Complacência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Borges RC . Qualidade de vida em pacientes DPOC. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    A inatividade física em pacientes portadores de insuficiência cardíaca descompensada, Descrição: Avaliar o tempo de inatividade em pacientes com ICC descompensada. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Leda Tomiko - Integrante / Daniel Ymae Correa - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Os efeitos de dois programas de exercício durante a exacerbação aguda da DPOC, Descrição: Avaliar os efeitos de um protocolo de treinamento resistido e de um programa de deambulação durante a exacerbação da DPOC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Leda Tomiko - Integrante / Daniel Ymae Correa - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Associação entre degradação muscular, força muscular e marcadores inflamatórios sistêmicos em pacientes que desenvolveram sepse grave e choque séptico, Descrição: Avaliar através do ultrassom as alterações do volume muscular e suas associações com a inflamação sistêmica em pacientes sépticos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Francisca Garcia Soriano - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Os efeitos do uso de baixas doses de corticosteróides sobre a capacidade funcional e força muscular de pacientes com sepse grave e choque séptico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Alexandra Siqueira - Integrante.

  • 2008 - 2011

    O papel do treinamento físico resistido durante o período de hospitalização na melhora clínica, funcional e de qualidade de vida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Celso Ricardo Fernandes de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2010

    Os efeitos da sepse a curto e longo prazo sobre a capacidade funcional, força muscular e na qualidade de vida em pacientes que desenvolveram sepse grave e choque séptico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Alexandra Siqueira - Integrante / Ronaldo Batista dos Santos - Integrante / Carlos Henrique Marfil - Integrante / Vitor Caruso Pontes - Integrante / Debora Kaneoya - Integrante / Larissa Gomes de Carvalho - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Estudo mullticêntrico sobre o uso do volume corrente e da pressão de platô na prática clínica de pacientes com choque séptico e LPA/SDRA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Alexandra Siqueira - Integrante / Barbara Martins - Integrante / Ronaldo Batista dos Santos - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Preditores de mortalidade em pacientes sépticos internados na UTI de um hospital universitário, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Alexandra Siqueira - Integrante / Barbara Martins - Integrante / Ronaldo Batista dos Santos - Integrante.

  • 2003 - 2003

    Estudo comparativo entre a fase incremental e decremental no cálculo da PEEP pelo método PEEP-Complacência, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador / Luiz Rogerio de C. Oliveira - Integrante.

  • 2003 - 2003

    Qualidade de vida em pacientes com DPOC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Cerqueira Borges - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. , Av. Professor Lineu Prestes, 2565, Butantã, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30919499

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - Atual

    Hospital Universitario da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Supervisor de estágio da pós graduação em fisioterapia respiratória do Hospital Universitário da USP Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar

    Atividades

    • 06/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Hospital Universitário da USP, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Hospital Universitário da USP, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Hospital Universitário da USP, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Enfermaria da Clínica Médica do HU-USP, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2005

      Ensino, Fisioterapia Pneumo Funcional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1.Ministra aulas teóricas sobre diversos assuntos em fisioterapia respiratória, 2. Supervisor de estágio em clínica médica

    • 01/2008 - 11/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Universitário da USP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Cultura e Extensão do Hospital Universitário da USP.

  • 2007 - 2010

    Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio em Fisioterapia, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor do Curso de Pós Graduação em Fisioterapia Respiratória da Santa Casa de São Paulo

    Atividades

    • 08/2008 - 05/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , UTI Central, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2007 - 05/2010

      Ensino, Especialização em Fisioterapia Respiratória, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 1. Ministrou aulas teórica sobre diversos assuntos em fisioterapia respiratória, 2. Supervisor de estágio em fisioterapia respiratória em UTI

  • 2005 - 2006

    Hospital Israelita Albert Einstein

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: fisioterapeuta, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Fisioterapeuta da unidade semi intensiva geral