Carla Silva Fiaes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2008), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento na UFBa (2010) e Especialização em Psicologia Escolar e Educacional (2021). Psicóloga escolar da Secretaria Municipal de Educação de Barreiras. Atual presidente e psicóloga voluntária da Ama-Barreiras. Atuou com docente do ensino superior de 2010 a 2024. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, aprendizagem, brincadeira, autismo, psicologia escolar e psicologia evolucionista.
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia
2008 - 2010
Universidade Federal da Bahia
Título: Espontaneidade, parcerias e influências do contexto em brincadeiras livres de crianças autistas
, Ano de Obtenção: 2010.Ilka Dias Bichara.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Brincadeira; criança autista; contexto.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Especialista em Psicologia Escolar e Educacional
2020 - 2021
Conselho Federal de Psicologia
Título: ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
Curso técnico/profissionalizante em Química
2000 - 2002
Formação complementar
2024 - 2024
Curso de Treinamento para a Escala Labirinto de Diagnóstico de Autismo. (Carga horária: 32h). , LABIRINTO AUTISMO Pesquisas e Atendimentos Clínicos, LABIRINTO AUTISM, Brasil.
2024 - 2024
TEA - Tecendo, Ensinando e Aprendendo sobre Transtorno do Espectro do Autis. (Carga horária: 70h). , IFRN - Campus Natal Zona Norte, IFRN, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em NOSSAS CONVERSAS: FEMINISMOS. (Carga horária: 50h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2023 - 2023
CURSO DE FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA EM PSICOLOGIA ESCOLAR. (Carga horária: 30h). , Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE, Brasil.
2022 - 2022
PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE - OM. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2022 - 2022
Práticas inclusivas para pessoas com deficiência no ensino superior. (Carga horária: 3h). , XV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, CONPE, Brasil.
2022 - 2022
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. (Carga horária: 4h). , Uninassau Barreiras, UNINASSAU, Brasil.
2021 - 2022
Formação em Psicologia Escolar. (Carga horária: 125h). , Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar, CAPE, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz (Brasília), FIOCRUZ (BSB), Brasil.
2020 - 2020
Flexibilização curricular. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahiano, IF BAHIANO, Brasil.
2020 - 2020
Intervenções Psicoterapêuticas no Corona Vírus. (Carga horária: 6h). , Instituto Aripe, ARIPE, Brasil.
2020 - 2020
A ética em pesquisa com seres humanos. (Carga horária: 20h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS, UNIFASB, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Prevenção ao Suicídio. (Carga horária: 65h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Libras. (Carga horária: 20h). , Movimento de Inclusão e Qualificação do Especial Independente, MIQUEI, Brasil.
2011 - 2011
Intervenções e Acomodações: modelo DIR/Floortime. (Carga horária: 20h). , Floortime Brasil, DIR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A Psicologia Evolucionista no Milênio: Plasticidad. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Curso III: Autismo, um elo entre saúde e educação. (Carga horária: 20h). , Associação de Amigos do Autista - Ba, AMA-BA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Psicomotricidade como instrumento em sala de aula. (Carga horária: 40h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Salvador, APAE, Brasil.
2008 - 2008
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA USANDO SPSS PARA WINDOWS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Temas em Psicologia Evolucionista. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Comportamento e Comunicação em Grandes Primatas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Filosofia e Ciência. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Organização de eventos
FIAES, C. S. . I Encontro de Pessoas com Deficiencia de Barreiras e Dia D - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. 2023. (Outro).
FIAES, C. S. ; ESCOBAR, S. M. . V Colóquio de Psicologia da FASB: "As contribuições da Psicologia para a Inclusão Escolar nos diferentes níveis educacionais". 2018. (Outro).
FIAES, C. S. ; ESCOBAR, S. M. . V Colóquio de Psicologia. Tema: As contribuições da Psicologia para a Inclusão Escolar no Diferentes Níveis Educacionais. 2018. (Outro).
FARIAS, S. S. P. ; FIAES, C. S. ; COITE, M. ; FERNANDES, E. P. S. ; GUEDES, G. N. O. . Curso de Extensão Educação Inclusiva: Discutindo a prática do professor para o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. 2017. (Outro).
FIAES, C. S. . Simpósio Internacional de Psicologia Evolucionista: Plasticidade e Adaptação. 2009. (Outro).
Participação em eventos
1º Congresso de Avaliação Psicológica de Barreiras. Impactos da Pandemia na Saúde Mental dos Docentes da Educação Básica do Município de Barreiras. 2024. (Congresso).
Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2024. Autismo e educação profissional na Bahia: um estudo de caso. 2024. (Congresso).
Operação Shamar - Workshop de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. 2024. (Oficina).
Palestra Apresentação do Projeto Conhecer para Acolher. 2024. (Outra).
Palestra Descomplicando a aplicação da ciência ABA - Parte 1. 2024. (Outra).
Palestra O que é autismo Doutor?. 2024. (Outra).
TEA - Tecendo, Ensinando e Aprendendo sobre Transtorno do Espectro do Autismo - TEA sobre TEA. 2024. (Outra).
VII Congresso LABIRINTO de Autismo. 2024. (Congresso).
I Encontro de Pessoas com Deficiência de Barreiras.Grupo de Trabalho Saúde. 2023. (Encontro).
XV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Saúde mental de estudantes e expectativas para o ENEM durante a pandemia de Covid-19. 2022. (Congresso).
XV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Estratégias para manter a saúde mental em tempos de pandemia entre estudantes do ensino médio. 2022. (Congresso).
XV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Saúde mental e acesso a equipamentos eletrônicos entre estudantes de escolas públicas e privadas. 2022. (Congresso).
XV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Demandas e estratégias de ação no estágio de psicologia em uma escola pública. 2022. (Congresso).
2o CONGRESSO & ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. 2021. (Congresso).
IV Seminário Diversidade e Respeito às Diferenças (IV SEDIR). 2021. (Seminário).
Webconferência "ESPERANÇA, DIÁLOGO E AMOROSIDADE NO PENSAMENTO FREIRIANO". 2021. (Outra).
I Congresso em rede: Dialogando sobre o que é deficiência para garantia de práticas inclusivas. 2020. (Congresso).
I Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. 2020. (Encontro).
V Seminário do NAPNE: Trajetórias Pessoais e Profissionais: da formação profissional a inserção no mercado de trabalho. 2020. (Seminário).
Webconferência "Direito das pessoas com deficiência e os impactos da Covid-19". 2020. (Outra).
XXIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (XXIV INIC).Habilidades Sociais em Alunos de Cursos Técnicas com Superdotação/ Altas Habilidades. 2020. (Encontro).
DISCUTINDO A LEI Nº 13.019: UM NOVO MARCO REGULATÓRIO PARA AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL. 2018. (Outra).
II Seminário Sobre Acessibilidade e Inclusão do Ensino Superior,. 2017. (Seminário).
Autismo: da Teoria a Prática. 2016. (Outra).
I Seminário sobre Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 2016. (Seminário).
I Jornada Pedagógica: reflexões estratégicas de prática de ensino. 2011. (Outra).
I Seminário Parfor Letras: Transposição Didática - os dilemas da Prática.Motivação e aprendizagem: como tornar a aula interessante para alunos e professores. 2011. (Seminário).
VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Interações sociais e influências do contexto em brincadeiras livres de crianças autistas. 2011. (Congresso).
I SIMPÓSIO DE NEUROPSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO. 2010. (Simpósio).
I Evolutionary Psychology in the Milenium Plsticity and Adaptation International Symposium. 2009. (Simpósio).
Missão de Estudos de PROCAD/CAPES: Psicologia Evolucionista: uma nova abordagem para a compreensão dos fenômenos psicológicos. 2009. (Outra).
Missão de Estudos do PROCAD - Projeto de Psicologia Evolucionista: Uma nova Abordagem para a Compreensão dos Fenômenos Psicológicos. 2008. (Outra).
IV Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas. 2007. (Seminário).
Seminário de Pesquisa da FFCH.USOS, LIMITAÇÕES E ARRANJOS REALIZADOS POR CRIANÇAS PARA BRINCAR EM ESPAÇOS INFORMAIS NA CIDADE DE SALVADOR.. 2007. (Seminário).
V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Brincadeiras de Pipa: Um estudo de caso em Salvador. 2007. (Congresso).
VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Usos, limitações e arranjos realizados por crianças para brincar em espaços informais na cidade de Salvador. 2007. (Seminário).
VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Usos, limitações e arranjos realizados por crianças para brincar em espaços informais na cidade de Salvador. 2007. (Seminário).
V Jornada Baiana de Psico-Oncologia. 2007. (Outra).
I Encontro de Saúde Mental. 2006. (Encontro).
VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Brincadeiras em espaço amplo: Um estudo sobre usos e delimitações em espaços públicos na cidade de Salvador. 2006. (Seminário).
XXV Seminário Estudantil de Pesquisa.Brincadeiras em espaço amplo: um estudo sobre os usos e delimitações em espaços públicos na cidade de Salvador. 2006. (Seminário).
XXXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia.USOS, ADAPTAÇÕES E APROPRIAÇÕES DE ESPAÇOS PÚBLICOS POR CRIANÇAS EM BRINCADEIRAS NA CIDADE DE SALVADOR. 2006. (Seminário).
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Brincadeiras de meninos e meninas em parques públicos de Salvador. 2005. (Congresso).
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2005. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Usos do espaço em brincadeiras: um estudo em dois parquinhos públicos de Salvador. 2005. (Congresso).
VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação (VI SEMPPG).Usos, limitações e adaptações dos espaços para brincar por crianças no Dique do Tororó. 2005. (Seminário).
VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA (VI SEMPPG). 2005. (Seminário).
Participação em bancas
ARCANJO, T. B.; GONZAGA FILHO, M. V.;FIAES, C. S.. Avaliação da relação entre os cinco grandes fatores de personalidade e o desenvolvimento da síndrome de Burnout em estudantes universitários: envolvimento das características individuais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Uninassau Barreiras.
FARIAS, S. S. P.; COUTINHO, J. L. E.;FIAES, C. S.. O transtorno do espectro autista e a relação com a Matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal da Bahia.
FREITAS, D. S.; PEREIRA, R. C. S.;FIAES, C. S.. Análise da qualidade de vida de crianças e adolescentes diagnosticadas com fibrose cística:) uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Uninassau Barreiras.
FREITAS, D. S.; PEREIRA, R. C. S.;FIAES, C. S.. Sinais de alerta para o diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista na infância. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Uninassau Barreiras.
FIAES, C. S.. Atuação do fazer psicológico no contexto hospitalar durante a pandemia do COVID-19: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Uninassau Barreiras.
FIAES, C. S.. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos dos adolescentes que sofrem com a pressão psicológica do núcleo familiar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Uninassau Barreiras.
Silva, A. C. H.;FIAES, C. S.. A VIVÊNCIA DE FAMILIARES NO PROCESSO DE LUTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS.
FIAES, C. S.. X ENFORSUP E V INTERFOR. 2024. Universidade Federal do Oeste da Bahia.
Orientou
Impactos da Pandemia do Covid-19 na Saúde Mental dos Docentes da Educação Básica de Escolas Públicas do Município de Barreiras; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Uninassau Barreiras; Orientador: Carla Silva Fiaes;
A influência dos Apegos nas Relações Amorosas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Uninassau Barreiras; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Cenário Emocional na Primeira Onda de Covid-19: uma intervenção em grupo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Uninassau Barreiras; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Aplicabilidade da Ludoterapia em Crianças com Transtorno de Aprendizagem; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Uninassau Barreiras; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Habilidades Sociais e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: uma revisão de literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
TORNAR-SE PROFESSOR(A): CAMINHO(S) DA FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA NA PSICOLOGIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
FATORES QUE INTERFEREM NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO AUTISMO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Percepção de psicólogos sobre o racismo e seus impactos na saúde mental das pessoas negras; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Percepção de psicólogos sobre o racismo e seus impactos na saúde mental das pessoas negras; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA PRÁTICA DA AUTOMUTILAÇÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA PRÁTICA DA AUTOMUTILAÇÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
ORDEM DE NASCIMENTO E IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
NARRATIVAS DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
NARRATIVAS DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Aspectos emocionais e percepção de apoio social em mulheres que vivenciaram a experiência de aborto espontâneo durante a faculdade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
A Representação Social da Psicologia para as Pessoas Surdas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS; Orientador: Carla Silva Fiaes;
INFLUÊNCIAS DA ACEITAÇÃO/NÃO ACEITAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PELOS PAIS/CUIDADORES E O QUE ISSO INTERFERE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DIAGNOSTICADA; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Perspectivas de uma adolescente frente ao seu desligamento em uma instituição de acolhimento no município de Barreiras-BA: Um estudo de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
O FEMINISMO E O EMPODERAMENTO DA MULHER NA CONTEMPORANEIDADE COMO ELEMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
A Importância da Família no Processo de Ensino/Aprendizagem: Relato de Professores de uma Creche Pública no Município de Ibotirama - BA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
RPG COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA COOPERAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Carla Silva Fiaes;
O COMPROMISSO DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Automutilação na adolescência: estudo de caso; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Automutilação na adolescência: estudo de caso; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Automutilação na adolescência: estudo de caso; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Automutilação na adolescência: estudo de caso; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FASB; Orientador: Carla Silva Fiaes;
Produções bibliográficas
-
FIAES, C. S. ; TOLENTINO, C. A. ; OLIVEIRA, E. K. A. . FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS CONTRA O RACISMO E SEUS IMPACTOS NA CARREIRA PROFISSIONAL. seconba , v. 7, p. 52-67, 2023.
-
FIAES, C. S. ; RIBEIRO, K. D. O. C. ; ANDRADE, M. F. ; SOUZA, M. O. ; TOLENTINO, C. A. ; GONÇ . PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 25, p. 1-4, 2021.
-
TEIXEIRA, R. C. R. ; FIAES, C. S. ; Malhado, S. C. B. ; Cunha, S. A. ; Lordelo, E. R. . História de vida e comportamento de risco em amostra brasileira. Arquivos Brasileiros de Psicologia (UFRJ. 2003) , v. 64, p. 130-145, 2012.
-
Lordelo, E. R. ; Campos, A. F. ; FIAES, C. S. ; TEIXEIRA, R. C. R. ; Cunha, S. A. ; Barbosa, S. C. O. . Percepção, atratividade e probabilidade de engajamento em situações de risco: diferenças de gênero. Interação em psicologia (Online) , v. 15, p. 11-19, 2011.
-
FIAES, C. S. ; MARQUES, R. L. ; Cotrim, G. S. ; BICHARA, I. D. . Gênero e Brincadeira em Parquinhos Públicos de Salvador. Interação em psicologia (Online) , v. 14, p. 31/1-41, 2010.
-
FIAES, C. S. ; BICHARA, I. D. . Brincadeiras de faz-de-conta em crianças autistas: limites e possibilidades numa perspectiva evolucionista. Estudos de Psicologia (UFRN) , v. 14, p. 231-238, 2009.
-
Cotrim, G. S. ; FIAES, C. S. ; MARQUES, R. L. ; BICHARA, I. D. . Espaços urbanos para (e das) brincadeiras: um estudo exploratório na cidade de Salvador (BA). Psicologia. Teoria e Prática , v. 11, p. 50-61, 2009.
-
BICHARA, I. D. ; FIAES, C. S. ; MARQUES, R. L. ; BRITO, T. ; SEIXAS, A. A. C. . Brincadeiras no Contexto Urbano: Um estudo em dois logradouros em Salvador (Ba). Boletim. Academia Paulista de Psicologia , v. XXVI, p. 39-52, 2006.
-
FERREIRA, V. S. ; GROSSI, F. R. S. ; FIAES, C. S. . INCLUSÃO ESCOLAR: INGRESSO DE UM ADOLESCENTE COM AUTISMO NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. In: SILVA, AMÉRICO JUNIOR NUNES DA; SOUZA, ILVANETE DOS SANTOS DE; LIMA, REINALDO FEIO. (Org.). Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 5. 1ed.Paraná: Atena, 2021, v. 5, p. 114-152.
-
FERREIRA, V. S. ; GROSSI, F. R. S. ; FIAES, C. S. ; FERREIRA, I. S. . A inclusão escolar de um adolescente com autismo no ensino técnico. In: V Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2020, Curitiba. V Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. Curitiba: Even3, 2020. v. 5. p. 242-253.
-
CAMPOS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; COSTA, F. R. M. ; FIAES, C. S. ; COELHO, E. A. ; CARTEADO, M. F. S. ; MEDEIROS, L. M. . Experiência em Debate: Intensificação de cuidados a pacientes psicóticos: uma clínica ampliada Abordagem psicossocial da psicose. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007. Resumos do V CONPSI, 2007.
-
Ferreira, B. B. ; Leão, C. T. ; Oliveira, C. C. C. ; Pessoa, R. S. B. ; Deus, Y. E. R. ; FIAES, C. S. . CYBERBULLYING: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE DEFINIÇÕES, CLASSIFICAÇÃO E ATORES ENVOLVIDOS. In: 18 Congresso de Iniciação Cientifica do UNIFASB, 2020, Barreiras. XVIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2020 - INOVAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM TEMPOS DE PANDEMIA, 2020. v. 18. p. 187-193.
-
FIAES, C. S. ; Oliveira, G. S ; Lima, M. P. . A PSICOLOGIA NA ESCOLA: SUAS CONTRIBUIÇÕES E UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. In: 17º Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2019, Barreiras. ANAIS ELETRÔNICO CIC, 2019.
-
FIAES, C. S. ; Piano, I. J. . PSICOLOGIA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DE ESTÁGIO. In: 17º Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2019, Barreiras. Anais Eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
GLASS, A. W. ; Santos, Bertunes Laís ; ELIAS, Q. O. ; FIAES, C. S. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA. In: 17º Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2019, BARREIRAS. Anais Eletrônico CIC, 2019. v. 17.
-
MARQUES, R. L. ; BICHARA, I. D. ; Cotrim, G. S. ; FIAES, C. S. . BRINCADEIRAS INFANTIS EM PARQUINHO PÚBLICO. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do CBPD, 2009.
-
Barbosa, S. C. O. ; Cunha, S. A. ; Campos, A. F. ; FIAES, C. S. ; Papas, T. C. ; TEIXEIRA, R. C. R. ; Lordelo, E. R. . Ciclo vital e propensão ao risco. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do CBPD, 2009.
-
Barbosa, S. C. O. ; Cunha, S. A. ; Campos, A. F. ; FIAES, C. S. ; Papas, T. C. ; TEIXEIRA, R. C. R. ; Lordelo, E. R. . Gênero e propensão ao comportamento de risco. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do CBPD, 2009.
-
FIAES, C. S. ; BICHARA, I. D. ; Cotrim, G. S. . BRINCADEIRA DE CRIANÇAS AUTISTAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII CBPD, 2009.
-
FIAES, C. S. . Brincadeiras de Pipa: Um estudo de caso em Salvador. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Resumos do V CONPSI, 2007.
-
MARQUES, R. L. ; FIAES, C. S. ; BICHARA, I. D. . Brincar na rua: um estudo sobre brincadeira no espaço urbano. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Resumos do V CONPSI, 2007.
-
Stéfane Laísa de Santana Olivera ; Amanda Alves Gomes ; Guilherme Rodrigues da Rocha ; Jeovana de Souza Araújo ; FIAES, C. S. . Saúde mental de estudantes de ensino superior durante a pandemia de Covid-19: Uma revisão da literatura nacional. In: 51 REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2021. CIENCIA E CUIDADO NA CONSTRUCAO DO MUNDO PÓS-PANDEMIA, 2021. p. 1-783.
-
Leite, G. F. ; FIAES, C. S. ; Silva, I. C. M. . A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PSICOLOGIA PARA AS PESSOAS SURDAS. In: IV Congresso Internacional de Saúde Mental, 2019, Irati-PR. https://evento.unicentro.br/site/congressosaudemental/2019/1, 2019.
-
BICHARA, I. D. ; FIAES, C. S. ; MARQUES, R. L. ; Cotrim, G. S. . Gênero e brincadeira em parques públicos de Salvador (BA). In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.
-
BICHARA, I. D. ; FIAES, C. S. ; MARQUES, R. L. . GÊNERO E BRINCADEIRA EM PARQUES PÚBLICOS DE SALVADOR (BR). In: XXXII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, 2009, Guatemala. Anais do XXXII Congresso Interamericano de Psicologia, 2009.
-
FIAES, C. S. . USOS, LIMITAÇÕES E ADAPTAÇÕES DO ESPAÇO PARA BRINCAR NO DIQUE DO TORORÓ.. In: XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005, Salvador. VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2005.
-
FIAES, C. S. ; OLIVEIRA, A. M. ; MARQUES, R. L. ; BRITO, T. ; CAMPOS, A. A. ; BICHARA, I. D. . Usos do espaço em brincadeiras: um estudo em dois parquinhos públicos de Salvador.. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2005, São Paulo. V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2005, São Paulo. Anais. São Paulo : SBPD, 2005. v. 1. p. 198-198., 2005. v. 1. p. 198-198.
-
BICHARA, I. D. ; OLIVEIRA, A. M. ; FIAES, C. S. ; MARQUES, R. L. ; BRITO, T. . Brincadeiras de meninos e meninas em parques públicos de Salvador. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Conpsi, 2005.
-
FIAES, C. S. ; RIBEIRO, C. C. L. A. . I Ciclo de Palestras sobre Educação Inclusiva na Licenciatura em Matemática do IFBA - campus Barreiras. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. ; FIAES, C. S. . Oficina Considerações acerca da sexualidade no Autismo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, M. ; FIAES, C. S. . Oficina Considerações acerca da sexualidade no Autismo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FIAES, C. S. ; GUEDES, A. C. S. . Ansiedade e Escola. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIAES, C. S. . O diagnóstico do autismo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIAES, C. S. ; OLIVEIRA, M. ; PAIM, L. . Reduzindo barreiras no atendimento de urgência e emergência de pacientes autistas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIAES, C. S. . Retorno às aulas presenciais e estratégias de motivação para ensinar e aprender. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIAES, C. S. . Autismo, educação e neurodiversidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, V. S. ; GROSSI, F. R. S. ; FIAES, C. S. ; FERREIRA, I. S. . A inclusão Escolar de um Adolescente com Autismo no Ensino Técnico. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIAES, C. S. ; Oliveira, Hitana . PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIAES, C. S. . Oficina de materiais pedagógicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIAES, C. S. . Autismo na Prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FIAES, C. S. . Processos de Ensino-Aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FIAES, C. S. . Na vida é tão bom ter um amigo. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FIAES, C. S. . Campanha Maio Laranja de Combate a Exploração e ao Abuso Sexual Infantil. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FIAES, C. S. ; SOUZA, C. . Autismo. Adoro na Band. Ep.12. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PERDIGAO, S. ; Abrahão, L. ; Ribeiro, G. ; FIAES, C. S. . Talk show: Saúde mental no contexto escolar. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FIAES, C. S. . Projeto de extensão dedicado a adolescentes autistas tem início no UNIFASB. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MELO, S. C. L. ; FIAES, C. S. ; QUEIROZ, I. C. R. . REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS GERAIS E AS RELAÇÕES ENTRE OS PARES. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FIAES, C. S. . O tempo para brincar em uma sociedade hiperativa. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FIAES, C. S. . Vamos falar de morte (e sobre o morrer)?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KATHLEM, L. ; MARQUES, I. ; FIAES, C. S. . Autismo e Educação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FIAES, C. S. ; COITE, M. ; FERNANDES, E. P. S. ; GUEDES, G. N. O. ; FARIAS, S. S. P. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: discutindo a prática do professor para o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FARIAS, S. S. P. ; COITE, M. ; GUEDES, G. N. O. ; FERNANDES, E. P. S. ; FIAES, C. S. . Curso de Extensão - Educação Inclusiva: discutindo a prática do professor para o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
FIAES, C. S. . USOS, LIMITAÇÕES E ARRANJOS REALIZADOS POR CRIANÇAS PARA BRINCAR EM ESPAÇOS INFORMAIS NA CIDADE DE SALVADOR.. 2007. (Relatório de pesquisa).
FIAES, C. S. . Brincadeiras em espaço amplo: um estudo sobre usos e delimitações na área adjacente ao Aeroclube.. 2006. (Relatório de pesquisa).
FIAES, C. S. . Usos, limitações e adaptações dos espaços para brincar por crianças no Dique do Tororó. 2005. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2019
Automutilação na adolescência: estudo de caso, Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de identificar quais os fatores que podem contribuir para a prática de automutilação e quais suas características na adolescência. Para tanto, será utilizado o método qualitativo e exploratório com três estudos de casos, e como instrumento para coleta de dados será utilizada uma entrevista semi-estruturada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Carla Silva Fiaes - Coordenador / Aron William Glass - Integrante / LAÍS BERTUNES DOS SANTOS - Integrante / Quezia Oliveira Elias - Integrante / Rachel Gitirana Nogueira Corado - Integrante.
Prêmios
2005
2º melhor painel apresentado no dia 26/05/2005, IV CONPSI 2005.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - 2024
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Escolar
-
01/2024 - 04/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENESUP, CENESUP.Cargo ou função, Membro do Núcleo de Acessibilidade da UNINASSAU BARREIRAS (Portaria n 173-050124-01).
2024 - Atual
Prefeitura Municipal da BarreirasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 30
2018 - 2022
FASBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS.Cargo ou função, Membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAIF.
-
02/2019
Estágios , FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS.Estágio realizado, Psicologia Escolar.
-
07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Contribuições das teorias psicanalíticas, Psicologia escolar
-
07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia e Pessoas com Necessidades Especiais, Fundamentos dos Processos de Ensino e Aprendizagem
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Geral
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias da Personalidade
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Escolar
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Geral
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica Psicológica: base psicanalítica
2015 - 2017
Instituto Federal da BahiaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso: Licenciatura em matemática
Disciplina: Psicologia da Educação
Atividades
-
05/2015 - 05/2017
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Educação I, Psicologia da Educação II
2011 - 2014
Faculdade da Cidade do SalvadorVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora da disciplina Psicologia e Práticas Educativas.
Supervisão de estágio em Psicologia Escolar
Atividades
-
07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE CIDADE DO SALVADOR.Cargo ou função, Núcleo docente estruturante.
-
05/2011
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia e práticas educativas, Teorias construtivistas, Teorias da aprendizagem, Estágio em Psicologia Escolar
2011 - 2012
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista Parfor-FNDE II, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora do Curso Especial de Primeira Licenciatura do curso de História do PARFOR
2011 - 2011
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista Parfor-FNDE, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador II Formador, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora do Curso Especial de Primeira Licenciatura do curso de Letras do PARFOR
2010 - 2011
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Fundamentos Psicológicos da Educação.
2009 - 2009
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Tópicos Especiais em Psicologia: Brincadeira e Desenvolvimento Infantil.
Atividades
-
01/2011 - 12/2011
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Psicológicos da Educação
-
01/2009 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Psicológicos da Educação
2008 - 2008
Escola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Avaliação psicológica de crianças e adolescentes no projeto: "Promoção de saúde por meio da pesquisa e educação em Monte Gordo: uma comunidade carente da área rural do estado da Bahia".
2008 - 2009
Instituto de Gestão das Águas e ClimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Nível Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação de reuniões para gestão participativa do Conselho das Águas e Comitês de Bacias.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carla Silva Fiaes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?