Juliana Castro Bergamini
Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto. Experiência docente na área de Educação Física (LICENCIATURA e BACHARELADO). Atuando com os conteúdos: dança, cultura, ginástica, flexibilidade e biomecânica.
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências do Esporte
2006 - 2008
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O efeito agudo de diferentes durações e intensidades de alongamento no desempenho da flexibilidade
, Ano de Obtenção: 2008.Mauro Heleno Chagas.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Flexibilidade; Intensidade; Duração; Treinamento.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento Esportivo. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Treinamento Esportivo
2003 - 2004
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O efeito agudo do treinamento da flexibilidade na amplitude de movimento da extensão de joelho utilizando duas diferentes intensidades de alongamento
Orientador: Mauro Heleno Chagas
Graduação em Educação Física (Licenciatura/ Bacharelado)
1998 - 2002
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Ginástica: um conteúdo da Educação Física Infantil?
Orientador: Ivana Montandon Soares Aleixo
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento Esportivo/Especialidade: Treinamento da flexibilidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
BERGAMINI, J.C. . I Workshop de Dança de Salão - Aprendendo a Ensinar. 2009. (Outro).
MENZEL, Hans Joachim ; CHAGAS, Mauro Heleno ; BERGAMINI, J.C. . XXV Simpósio Internacional de Biomecânica do Esporte. 2007. (Congresso).
BERGAMINI, J.C. . IV Fórum Brasil Esporte - Buscando a Excelência Esportiva. 2006. (Outro).
Participação em eventos
XVI Seminário de Educação Física Escolar: As contribuições e desafios da Universidade para o desenvolvimento da Educação Física Escolarrrto.A Dança Folclórica e a Educação Física Escolar: um diálogo desde os PCNs?. 2021. (Seminário).
I Festival Nacional Universitário de Danças Populares Brasileiras.Brasilidades (recorte de espetáculo) participação com o grupo ROSÁRIOS. 2012. (Encontro).
VI Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal e II Congresso Internacional. Grupo Rosários: Conservação e valorização da identidade das danças folclóricas brasileiras. 2012. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal e II Congresso Internacional. A dança folclórica na formação continuada de professores: uma possibilidade de inserção da dança na escola. 2012. (Congresso).
V Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal e I Congresso Internacional. Projeto DANCEM: A vivência da dança através do corpo em movimento. 2011. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional. A influência do aquecimento passivo dos membros inferiores na flexibilidade dos músculos flexores do joelho. 2011. (Congresso).
Manhã do Folclore do CEOP.Membro do Juri. 2010. (Outra).
V Seminário Temático - Artes na Educação Infantil.Dança na Educação Infantil: sentidos e possibilidades. 2009. (Seminário).
25th International Symposium on Biomechanics in Sports.The chronic effect of strength and flexibility training on stiffness and range of motion. 2007. (Simpósio).
52e Festival Folklorique International du Rouergue.Representando o Brasil como dançarina do grupo Sarandeiros. 2007. (Outra).
6e Les Folkloriades.Representando o Brasil como dançarina do Grupo Sarandeiros. 2007. (Outra).
XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Efeito agudo do alongamento passivo-estático no desempenho do salto vertical agachado. 2007. (Congresso).
XXVIIeme Festival de Montignac.Representando o Brasil como dançarina do grupo Sarandeiros. 2007. (Outra).
9th International Folklore Festival of Veliko Tarnovo.Representando o Brasil como dançarina do Grupo Sarandeiros. 2006. (Outra).
XI Congresso Brasileiro de Biomecância. Confiabilidade de duas diferentes intensidades de alongamento no teste de extensão do joelho modificado. 2005. (Congresso).
Jornades Internacionals Folklòriques de Catalunya.Representando o Brasil como dançarina do Grupo Sarandeiros. 2004. (Outra).
XV Festival Internacional de Folklore CUIDAD DE LORCA.Representando o Brasil como dançarina do Grupo Sarandeiros. 2004. (Outra).
Festival Internacionale de Folklore de Burgos.Representando o Brasil como dançarina do Grupo Sarandeiros. 2003. (Outra).
Festival Mundial de Folklore das Ilhas Baleares.Representando o Brasil como dançarina do Grupo Sarandeiros. 2003. (Outra).
Festival Mundial des Cultures de Drummondville.Representando o Brasil como dançarina do Grupo Sarandeiros. 2003. (Outra).
Participação em bancas
BERGAMINI, J.C.; BRACHER, G. F.; FOSCHIERA, M. M.. Proposta metodológica para o ensino da dança: relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BERGAMINI, J.C.; CAMPOS, P. A. F.; ROCHA, L. F. R.. Dança, masculinidade e heteronormatividade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BECKER, L.K.; PINTO, K. M. C.;BERGAMINI, J.C.. Efeito de uma semana de ensaio/treinamento em bailarinos contemporâneos profissionais sobre os níveis de creatina quinase. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BERGAMINI, JULIANA C.; UNGHERI, B. O.; ANTONELLI, P. E.. Desafios encontrados por professores de Educação Física Escolar para inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.
ROSARIOS, N.S.A;BERGAMINI, J.C.; PINTO, K. M. C.. Analise do perfil antropometrico e aptidão cardiorespiratória dos monitores de AERODANCE da Universidade Federal de Ouro Preto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BERGAMINI, J.C.; SILVA, R. P.; SOARES, E. R.. Percepção subjetiva de mulheres e homens do curso de Educação Física sobre a imagem corporal, variáveis antropométricas e percentual de gordura de individuos do sexo feminino e masculino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BERGAMINI, J.C.; PINTO, K. M. C.; SILVA, S. A.. Formação do professor de educação física e as dificuldades no inicio da carreira em escolas de ensino básico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BERGAMINI, J.C.; PINTO, K. M. C.; PRADO, I. B. H.. Concepções discentes sobre a não participação nas aulas de Educação Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BERGAMINI, J.C.; CHAVES, V. C.; VILLASCHI, J. N.. Salvaguarda do congado como instrumento de preservação do Patrimônio imaterial de Ouro Preto-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BERGAMINI, J.C.; VILLASCHI, J. N.; PIRES, M. C.. A dança folclórica em Cuiabá como influência para o fomento do mercado turístico do estado do Mato Grosso: o caso do grupo Flor Ribeirinha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
LEMOS, Kátia Lúcia Moreira; ALEIXO, Ivana Montandon Soares;BERGAMINI, J.C.. Concurso para professor substituto de Ginástica Rítmica da UFMG. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
Proposta de treinamento de flexibilidade para a ginástica de Trampolim; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);
Monitoria de disciplina: Ginástica Rítmica; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);
O efeito agudo de uma sessão de Pilates no desempenho da flexibilidade; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
QUAE - Quadro de Alongamento Estático: propondo alterações em um modelo de quadro de alongamento atual; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Planejamento do conteúdo Danças na Educação Física escolar no Ensino Médio; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
As danças populares e os Temas Contemporâneos Transversais: diálogos na Educação Física Escolar no Ensino Fundamental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
A dança folclórica e a Educação Física escolar: um diálogo desde os PCNs?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
As Danças Populares e a atuação do bacharel em Educação Física: uma revisão de literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Efeito agudo do alongamento FNP e das aulas de Balé clássico na flexibilidade de bailarinas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
O ensino da Dança em escolas do ensino fundamental de Ouro Preto: Análise sobre um dos conteúdos da Educação Física; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Flexibilidade e alongamento no ensino médio: a visão dos professores de Educação Física; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Flexibilidade e alongamento na Educação Física escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
A Ginástica Rítmica nas escolas de Ouro Preto: um conteúdo possível da Educação Física?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
O Carimbó e o Frevo na Educação Física escolar: uma possibilidade de ensino da dança folclórica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Aplicação das técnicas de treinamento da flexibilidade na dança contemporânea; 2005; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Monitoria da disciplina Ginástica Rítmica EFD 125; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Monitoria da disciplina Danças EFD 116; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério da Educação - PROEXT; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto Corpo e Movimento - Projeto Novos Talentos CAPES/UFOP; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto Corpo e Movimento - Projeto Novos Talentos CAPES/UFOP; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto Corpo e Movimento - Projeto Novos Talentos CAPES/UFOP; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério da Educação - PROEXT; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras; 2012; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Monitoria voluntária da disciplina Ginástica Rítmica EFD 125; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Monitoria da disciplina Danças EFD 116; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Graduação UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de extensão: DANCEM-Dança:corpo em movimento; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de extensão: DANCEM-Dança:corpo em movimento; 2011; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de extensão: DANCEM-Dança:corpo em movimento; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de extensão:o DANCEM-Dança:corpo em movimento; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de extensão: DANCEM-Dança:corpo em movimento; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto Corpo e Movimento - Projeto Novos Talentos CAPES/UFOP; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Monitoria da disciplina Danças; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Graduação UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Monitoria voluntaria da disciplina Educação Física e Desportos II; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Monitoria voluntaria da disciplina Ginástica Artística; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: Dançar na Terceira Idade; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: Programa Segundo Tempo Universitário; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério do Esporte - Programa Segundo Tempo Universitário; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: Programa Segundo tempo Universitário; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério do Esporte - Programa Segundo Tempo Universitário; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Monitoria voluntaria de disciplina Ginástica Rítmica Desportiva - EFD 117; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Proreitoria de Extensão UFOP; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: DANÇAR O BRASIL - Danças Folclóricas Brasileiras; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: Programa Segundo Tempo Universitário; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério do Esporte - Programa Segundo Tempo Universitário; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Projeto de Extensão: Programa Segundo Tempo Universitário; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério do Esporte - Programa Segundo Tempo Universitário; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Orientação do trabalho de monitoria junto ao PRODAEX - Programa de Dança Experimental; 2005; Orientação de outra natureza - Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Proreitoria de Extensão UFMG; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Orientação do trabalho de monitoria junto ao PRODAEX - Programa de Dança Experimental; 2005; Orientação de outra natureza - Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Proreitoria de Extensão UFMG; Orientador: Juliana Castro Bergamini;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, V.L.R ; PASSOS, J. E. L. ; BERGAMINI, J.C. . ROSARIOS - Diversidade Brasileira Cultural em Movimento. REVISTA EXTENSÃO E SOCIEDADE , v. 1, p. 77-82, 2018.
-
CABIDO, CHRISTIAN E. T. ; BERGAMINI, JULIANA C. ; ANDRADE, ANDRÉ G. P. ; LIMA, FERNANDO V. ; MENZEL, HANS J. ; CHAGAS, MAURO H. . Acute Effect of Constant Torque and Angle Stretching on Range of Motion, Muscle Passive Properties, and Stretch Discomfort Perception. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 28, p. 1050-1057, 2014.
-
CHAGAS, Mauro Heleno ; BHERING, Elder Lopes ; BERGAMINI, J.C. ; MENZEL, Hans Joachim . Comparação de duas diferentes intensidades de alongamento na amplitude de movimento. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 14, p. 99-103, 2008.
-
BERGAMINI, J.C. ; ROSA, M. C. (Org.) . Corpo, Movimento e Educação. 1. ed. Ouro Preto: Editora UFOP, 2013. v. 1. 403p .
-
ROSA, M. C. (Org.) ; PERETTA, E. (Org.) ; MAGALHAES, R.S. (Org.) ; SANTANA, J.O. (Org.) ; BECKER, L.K. (Org.) ; FONSECA, M. D. M. (Org.) ; RAMOS, L.J. (Org.) ; BERGAMINI, J.C. (Org.) . Corpo e Movimento Vol.1 - Corpo e Cultura. 1. ed. Ouro Preto: Editora UFOP, 2012. 144p .
-
BERGAMINI, J.C. ; SILVEIRA, A. V. C. ; PEREIRA, R.A. ; ROSA, M. C. . Corpo e Movimento Vol.2 - Danças Folclóricas. 1. ed. Ouro Preto: Editora UFOP, 2012. 120p .
-
ROCHA, M. T. ; BERGAMINI, J.C. . A Ginástica Rítmica nas escolas de Ouro Preto: um conceito possível da Educação Física?. In: André Ribeiro da Silva; Hélio Franklin Rodrigues da Almeida; Lucicleia Barreto Queiroz; Jitone Leônidas Soares; Jônatas de França Barros. (Org.). Fortalecimento e desenvolvimento academico-cientifico da educação física. 1ed.Ponta Grossa: Atena editora, 2021, v. , p. 23-35.
-
BERGAMINI, J.C. . Oficina Danças Folclóricas Brasileiras. In: Juliana Castro Bergamini; Maria Cristina Rosa. (Org.). Corpo Movimento e Educação. 1ed.Ouro Preto: Editora UFOP, 2013, v. 1, p. 23-92.
-
PEREIRA, R.A. ; BERGAMINI, J.C. . O Carimbó e o Frevo na Educação Física Escolar uma Possibilidade de ensino da Dança Folclórica Brasileira. In: Juliana Castro Bergamini; Maria Cristina Rosa. (Org.). Corpo Movimento e Educação. 1ed.Ouro Preto: Editora UFOP, 2013, v. 1, p. 181-234.
-
SILVA, S. C. ; BERGAMINI, J.C. . O ensino da dança nos anos iniciais do ensino fundamental em Ouro Preto. In: X Congreso Argentino y V Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2013, La Plata. X Congreso Argentino y V Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2013.
-
SILVEIRA, A. V. C. ; FONSECA, M. D. M. ; PEREIRA, R.A. ; BERGAMINI, J.C. . Danças folclóricas para jovens: uma proposta do projeto Novos Talentos CAPES/UFOP. In: 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2013, La Plata. 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2013. p. 1-6.
-
SILVEIRA, A. V. C. ; BERGAMINI, J.C. . Grupo Rosarios na comunidade ouropretana: relato de experiencia. In: VI CNEF e II CIEF - Congresso Nacional e Internacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2012, Recife. Anais do VI CNEF e II CIEF, 2012.
-
BERGAMINI, J.C. ; SILVEIRA, A. V. C. ; PEREIRA, R.A. ; ROSA, M. C. . Perfil dos professores participantes da oficina de danças folclóricas do projeto Novos Talentos/ CAPES-UFOP. In: XVII CONBRACE e IV CONICE - Congresso Brasileiro e Internacional de Ciências do Esporte, 2011, Porto Alegre. Anais do XVII CONBRACE e IV CONICE, 2011.
-
SILVEIRA, A. V. C. ; FONSECA, M. D. M. ; PEREIRA, R.A. ; BERGAMINI, J.C. . Projeto Novos Talentos CAPES / UFOP: a experiência da oficina de danças folclóricas para professores da rede pública de ensino. In: V CNEF e I CIEF - Congresso Brasileiro e Internacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2011, Recife. Anais do V CNEF e I CIEF, 2011.
-
BERGAMINI, J.C. ; PEREIRA, R.A. ; FARIAS, K. C. T. ; PAIXAO, T. J. ; BRANGIONI, S. S. ; FONSECA, M. D. M. ; CHAGAS, Mauro Heleno . Efeito de diferentes durações e intensidades na tolerância ao alongamento. In: I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, 2010, São Carlos. Anais do I CIEFEL, 2010. p. 310-316.
-
PEIXOTO, Gustavo Henrique C ; MOREIRA JÚNIOR, Luis Antônio ; BERGAMINI, J.C. ; BHERING, Elder Lopes ; MENZEL, Hans Joachim ; PERTENCE, Antônio Eustáquio ; CHAGAS, Mauro Heleno . The chronic effect of strength and flexibility training on stiffness and range of motion. In: 25th International Symposium on Biomechanics in Sports, 2007, Ouro Preto. ISBS 2007 Proceedings. Belo Horizonte: Department of Sports - UFMG, 2007. p. 436-439.
-
MOREIRA JÚNIOR, Luis Antônio ; PEIXOTO, Gustavo Henrique C ; BERGAMINI, J.C. ; BHERING, Elder Lopes ; MENZEL, Hans Joachim ; PERTENCE, Antônio Eustáquio ; CHAGAS, Mauro Heleno . Range of motion and stretch tolerance after eccentric strength training. In: 25th International Symposium on Biomechanics in Sports, 2007, Ouro Preto. ISBS 2007 - Proceedings. Belo Horizonte: Department of Sports - UFMG, 2007. p. 450-453.
-
BERGAMINI, J.C. ; BHERING, Elder Lopes ; GOMES, Elisa Couto ; MENZEL, Hans Joachim ; CHAGAS, Mauro Heleno . Confiabilidade de duas diferentes intensidades de alongamento no teste de extensão do joelho modificado. In: XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005, João Pessoa, 2005.
-
BHERING, Elder Lopes ; GOMES, Elisa Couto ; BERGAMINI, J.C. ; MENZEL, Hans Joachim ; CHAGAS, Mauro Heleno . Efeito de duas diferentes intensidades de alongamento na amplitude de movimento articular. In: XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005, João Pessoa, 2005.
-
BERGAMINI, J.C. ; SIMÃO, Cláudia Meira Alves ; SOUSA, Graciele Araújo de . Dança Experimental: um relato de experiência. In: 8º Encontro de Extensão da UFMG, 2005, Belo Horizonte. Anais do 8º Encontro de Extensão da UFMG, 2005.
-
CONAN, B. ; LAGE, S. ; BERGAMINI, J.C. . Corpo, Dança e Movimento: a experiência da Dança esportiva no corpo dançante. In: 14 Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança - Arte, Linguagem, Educação, Sociedade e Ciências da Dança, 2018, Belo Horizonte. Anais do 14 Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança - Arte, Linguagem, Educação, Sociedade e Ciências da Dança, 2018.
-
BERGAMINI, J.C. ; LEMOS, Kátia Lúcia Moreira ; REIS, Carolina ; ANTERO, Juliana ; AMPARO, Liliane ; FIGUEIREDO, Marina ; DINIZ, Rodrigo . GAE na UFMG - um projeto multidisciplinar. In: IV Forum Brasil Esporte, 2006, Belo Horizonte. IV Forum Brasil Esporte buscando excelência esportiva, 2006.
-
BERGAMINI, J.C. ; CHAGAS, Mauro Heleno ; PAULA, Eliza ; CARNEIRO, Ricardo . O efeito agudo de uma sessão de Pilates no desempenho da flexibilidade. In: IV Forum Brasil Esporte, 2006, Belo Horizonte. IV Forum Brasil Esporte buscando excelência esportiva, 2006.
-
BERGAMINI, J.C. ; SOUZA, E. A. R. . A Dança Folclórica e a Educação Física Escolar: um diálogo desde os PCNs?. In: XVI Seminário de Educação Física Escolar: As contribuições e desafios da Universidade para o desenvolvimento da Educação Física Escolar, 2021, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2021. v. 35. p. 31-31.
-
BERGAMINI, J.C. ; CONCEIÇÃO, V.M. ; DIAS, A.O. ; CAMPOS, M.A.A. . A dança folclorica na formação continuada de professores: uma possibilidade de inserção da dança na escola. In: VI CNEF e II CIEF - Congresso Nacional e Internacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2012, Recife. Anais do VI CNEF e II CIEF, 2012.
-
BIBBÓ, C.B. ; COELHO, G.M. ; BERGAMINI, J.C. . Grupo Rosários conservação e valorização da identidade das danças folclóricas brasileiras. In: VI CNEF e II CIEF - Congresso Nacional e Internacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, 2012, Recife. Anais do VI CNEF e II CIEF, 2012.
-
BERGAMINI, J.C. ; PINTO, K. M. C. ; LISBOA, A. L. R. ; FARIAS, K. C. T. ; FONSECA, M. D. M. ; PEREIRA, R.A. ; BRANGIONI, S. S. ; PAIXAO, T. J. ; CHAGAS, Mauro Heleno . Efeito agudo de diferentes durações e intensidades de alongamento. In: XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2011, Ribeirão Preto. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2011. p. 134.
-
BHERING, Elder Lopes ; BERGAMINI, J.C. ; PINTO, K. M. C. ; PEREIRA, R.A. ; FARIAS, K. C. T. ; PAIXAO, T. J. ; BRANGIONI, S. S. ; FONSECA, M. D. M. ; LISBOA, A. L. R. ; CHAGAS, Mauro Heleno . Efeito crônico de diferentes durações e intensidades de alongamento na amplitude de movimento máxima. In: XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2011, Ribeirão Preto. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2011. p. 135.
-
BHERING, Elder Lopes ; BERGAMINI, J.C. ; PINTO, K. M. C. ; FONSECA, M. D. M. ; PAIXAO, T. J. ; CHAGAS, Mauro Heleno . Efeito crônico de diferentes durações e intensidades de alongamento na rigidez passiva. In: 34 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 76-76.
-
FANTINI, Cynthia ; BERGAMINI, J.C. ; MENZEL, Hans Joachim ; CHAGAS, Mauro Heleno . Efeito agudo do alongamento passivo-estático no desempenho do salto vertical agachado. In: XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007, Recife. Livro de resumos e programação - Política científica e produção do conhecimento em Educação Física. Recife: EDUPE - Editora da Universidade de Pernambuco, 2007. p. 279-279.
-
BERGAMINI, J.C. ; SIMÃO, Cláudia Meira Alves ; SOUSA, Graciele Araújo de . Dança Experimental: um relato de experiência. In: Congresso Internacional da Casa da Educação Física, 2005, Belo Horizonte. Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV). Viçosa: Folha de Viçosa Ltda, 2005. p. 76-76.
-
BERGAMINI, J.C. ; SOUZA, E. A. R. . A Dança Folclórica e a Educação Física Escolar: um diálogo desde os PCNs?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERGAMINI, J.C. ; PASSOS, J. E. L. . A disciplina danças no ensino superior: relato de experiência da monitoria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERGAMINI, J.C. . A dança na universidade: estar, ser e associar-se. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, I. H. ; BERGAMINI, J.C. ; FERREIRA, L. C. E. . A extensão do corpo na dança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FLORIAN, E. A. ; MACHADO, M. A. O. ; BERGAMINI, J.C. . A dança na educação básica: personificação da cultura brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FLORIAN, E. A. ; SILVA, R. H. ; BERGAMINI, J.C. . A experiênica dialógica entre educação e cultura popular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERGAMINI, J.C. . Dança escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERGAMINI, J.C. . A Dança na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERGAMINI, J.C. . O efeito agudo de diferentes durações e intensidades de alongamento no desempenho da flexibilidade 2008 (Dissertação de Mestrado).
Outras produções
BERGAMINI, J.C. . Plano de Desenvolvimento Institucional UFOP 2016-2025. 2015.
BERGAMINI, J.C. ; PEREIRA, R.A. ; SILVEIRA, A. V. C. . Danças Folclóricas Brasileiras. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
BERGAMINI, J.C. . Oficina de Dança. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERGAMINI, J.C. . Danças Folclóricas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERGAMINI, J.C. . Treinamento de Flexibilidade para Bailarinas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERGAMINI, J.C. . Danças de Salão - I Semana de Estudos em Educação Física. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERGAMINI, J.C. . Treinamento de Flexibilidade e Força para Bailarinas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERGAMINI, J.C. . Flexibilidade para corredores de longa distância. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERGAMINI, J.C. . Dançando na Escola: Quem, como, onde?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERGAMINI, J.C. . Flexibilidade para corredores de longa distância. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERGAMINI, J.C. . Curso de Capacitação de Educação Física/ Escolas -Referência. 2006. .
BERGAMINI, J.C. . II Congresso Municipal de Educação. 2006. .
BERGAMINI, J.C. . Danças Folclóricas como Atividade Física para a Saúde - Oficina temática do curso de Especialização em Saúde da Família/Projeto Veredas de Minas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERGAMINI, J.C. . E TU FOLCLORIZAS?. 2018. Coreográfica.
BERGAMINI, J.C. . BRASILIDADES. 2016. Coreográfica.
BERGAMINI, J.C. . SILIDUMMMMM. 2015. Coreográfica.
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2013
Dança nos anos iniciais do ensino fundamental: Análise sobre um conteúdo da Educação Física escolar em Ouro Preto, Descrição: Pesquisa qualitativa sobre a inclusão da dança como conteúdo da Educação Física escolar e investigação sobre os processos metodológicos utilizados nos anos iniciais do ensino fundamental em Ouro Preto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliana Castro Bergamini - Coordenador / Simone do Carmo Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2014
Comparação de duas diferentes intensidades de alongamento na amplitude de movimento de idosos, Descrição: Comparar o efeito agudo do alongamento passivo-estático realizado em duas diferentes intensidades, máxima e submáxima, no ganho de amplitude de movimento (ADM) mensurada através do TEJ - modificado, com indivíduos acima de 60 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Juliana Castro Bergamini - Coordenador / Marcela Dias Martins Fonseca - Integrante / Ana Luiza Rocha Lisboa - Integrante / Ketlen Cristina Torres de Faria - Integrante / Nilian da Silva Gonçalves - Integrante.
-
2012 - 2013
A flexibilidade e o alongamento na Educação Física escolar, Descrição: Pesquisa sobre o efeito agudo do alongamento realizado nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Castro Bergamini - Coordenador / Marcela Dias Martins Fonseca - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2013
A Ginástica Rítmica nas escolas de Ouro Preto: um conteúdo possível da Educação Física?, Descrição: Pesquisa qualitativa sobre o desenvolvimento do conteúdo Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física escolar do ensino fundamental realizada através de entrevistas com os professores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Castro Bergamini - Coordenador / Maria Teresa Rocha - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2013
O Carimbó e o Frevo na Educação Física escolar: uma possibilidade de ensino da dança folclórica brasileira, Descrição: Pesquisa qualitativa sobre a possibilidade da inclusão da dança folclórica na Educação Física escolar através da participação dos alunos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Castro Bergamini - Coordenador / Raiane Aparecida Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2011 - 2012
A Flexibilidade como conteúdo das aulas de Educação Física escolar na visão dos professores, Descrição: Pesquisa qualitativa sobre o desenvolvimento da flexibilidade nas aulas de Educação Física escolar do ensino médio através de entrevistas com os professores de Educação Física. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Castro Bergamini - Coordenador / Ketlen Cristina Torres de Faria - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Ouro Preto, Reitoria, Centro Desportivo. , Campus Morro do Cruzeiro, Morro do Cruzeiro, 35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil, Telefone: (31) 35591517, Ramal: 1437, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2010
Extensão universitária , Centro Desportivo da UFOP.Atividade de extensão realizada, Coordenação do projeto ROSÁRIOS - Danças Folclóricas Brasileiras.
-
08/2009
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biomecânica Aplicada ao Desempenho Humano (2sem 2016/2018/2020), Dança Escolar (1sem 2011/2013/2018), Danças (desde 2 semestre 2009), Flexibilidade e Alongamento (1sem 2020/2021), Formação Rítmica do Movimento (desde 1 semestre 2013), Ginástica Rítmica (desde 2 semestre 2009), Tópicos especiais em Dança (2sem 2014 / 1sem 2016)
-
07/2018 - 06/2022
Direção e administração, Centro Desportivo da UFOP.Cargo ou função, Membro do Nucleo Docente Estruturante/NDE Educação Física Licenciatura.
-
03/2020 - 03/2022
Direção e administração, Centro Desportivo da UFOP.Cargo ou função, Coordenador de Curso Educação Física BACHARELADO.
-
12/2019 - 12/2021
Direção e administração, Centro Desportivo da UFOP.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Educação Fisica LICENCIATURA.
-
05/2018 - 02/2020
Direção e administração, Centro Desportivo da UFOP.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Educação Física Bacharelado.
-
01/2015 - 12/2016
Extensão universitária , Centro Desportivo da UFOP.Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto BRASILIDADES: a diversidade Patrimonial Cultural Brasileira - PROEXT/MEC.
-
01/2012 - 01/2014
Extensão universitária , Centro Desportivo da UFOP.Atividade de extensão realizada, Gestor do Programa TREM CULTURAL - Leitura, música, teatro e dança nas comunidades - PROEXT/MEC.
-
10/2010 - 12/2012
Extensão universitária , Centro Desportivo da UFOP.Atividade de extensão realizada, Coordenação do Subprojeto Corpo e Movimento no Projeto Novos Talentos UFOP CAPES.
-
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Centro Desportivo da UFOP.Atividade de extensão realizada, Coordenadora do projeto DANCEM - Dança: corpo e movimento.
-
03/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Centro Desportivo da UFOP.Atividade de extensão realizada, Coordenação dos Projetos Dançar o Brasil - Danças Folclóricas Brasileiras e Dançar na Terceira Idade.
-
10/2009 - 11/2010
Extensão universitária , Centro Desportivo da UFOP.Atividade de extensão realizada, Coordenação do Núcleo ICSA - Mariana do Programa Segundo Tempo Piloto Universitário UFOP.
2005 - 2005
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2007 - 07/2007
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Educação Física, Escola de Educação Física.Atividade realizada, Acompanhamento da disciplina de graduação Métodos e Processos de Treinamento como requisito da disciplina de pós-graduação de Prática Docente.
-
08/2006 - 12/2006
Estágios , Escola de Educação Física.Estágio realizado, Monitora voluntária da disciplina de graduação Métodos e Processos de Treinamento.
-
03/2001 - 12/2006
Extensão universitária , Escola de Educação Física, Cenex.Atividade de extensão realizada, Monitora e Técnica de Ginástica Aeróbica.
-
03/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Escola de Educação Física, Cenex.Atividade de extensão realizada, Subcoordenação do Projeto de Dança Experimental - PRODAEX.
-
03/2005 - 11/2005
Ensino, Educação Física (Lincenciatura/Bacharelado), Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à coreografia
-
03/2002 - 08/2003
Extensão universitária , Escola de Educação Física, Cenex.Atividade de extensão realizada, Monitora da Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros - aulas de danças e ritmos folclóricos.
-
08/2001 - 12/2001
Estágios , Escola de Educação Física.Estágio realizado, Monitora voluntária das disciplinas de graduação: Ginástica Rítmica Desportiva I e II.
2004 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente
Atividades
-
08/2004 - 07/2008
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ginástica Rítmica - licença para estudos de 08/2006 a 07/2008
2009 - 2009
Faculdade de Santa LuziaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ginástica II
2008 - 2009
Escola Magnum de Esportes e CulturaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Ginástica Rítmica, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da modalidade esportiva Ginástica Rítmica na Escola Magnum de Esportes e Cultura
2008 - 2008
Ballet Cristina Vaz Dance CompanyVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Preparador físico, Carga horária: 3
Outras informações:
Ministrou sessões de treinamento de flexibilidade e força para bailarinas
2002 - 2005
Secretaria do Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Educação Física para o Ciclo Intermediário e Avançado (5ª a 8ª séries)
Atividades
-
10/2002 - 02/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Física de 5ª a 8ª série
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana Castro Bergamini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?