Reginaldo Clecio dos Santos
Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Mestre em Educação pela mesma instituição (2011). Empreendeu pesquisa acerca da história de leitura de docentes da rede estadual e suas possíveis relações com as concepções e práticas de leitura em sala de aula, sob a orientação da Professora Doutora Lívia Suassuna e coorientação da Professora Doutora Socorro de Fátima Pacífico Barbosa (UFPB). É docente da Secretaria Estadual de Educação e atua como professor substituto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (CE-UFPE) nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Letras
2016 - Atual
Universidade Federal da Paraíba
Título: O DISCURSO DE ARBÍTRIO CULTURAL: ANÁLISE DE TEXTOS CRÍTICOS NO SUPLEMENTO 4 PÁGINAS DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (1947-1959),
Socorro de Fátima Pacífico Barbosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Crítica literária; discurso.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Educação
2009 - 2011
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Trajetória de leitura de professores: relações entre memória e saberes docentes,Ano de Obtenção: 2011
Lívia Suassuna.Bolsista do(a): Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós- Graduação, PROPESQ, Brasil. Palavras-chave: leitura; prática cultural; experiência; capital cultural; saberes docentes.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
SUASSUNA, L. ; AGUIAR, M. S. ; SOUZA, J. C. ; Ramos ; SANTOS, R. C. . III SEPEL - Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura. 2013. (Outro).
SUASSUNA, L. ; AGUIAR, M. S. ; ALCOFORADO, L. M. G. ; Ramos ; SANTOS, R. C. ; SOUZA, S. F. L. . II SEPEL - Seminários Paradigmas do Ensino de Literatura. 2011. (Outro).
Ramos ; SOUZA, J. C. ; ALCOFORADO, L. M. G. ; AGUIAR, M. S. ; SOUZA, S. F. L. ; SANTOS, R. C. . SEPELME - Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio. 2010. (Outro).
Participação em eventos
III Jornada Pet-Letras da UFPE.Currículo, Cultura e formação de professores na área de Letras. 2014. (Outra).
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Formação de Professores: relatos de experiência. 2014. (Seminário).
II CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. As constrições das práticas de leitura no relato de três professores de língua portuguesa: uma análise discursiva. 2012. (Congresso).
SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem lin L.Memória discursiva e saberes docentes: uma análise da relação do professor de português com a cultura letrada. 2012. (Simpósio).
XIII Encontro da ABRALIC.Formação de professores-leitores e suas relações com a herança cultural, a escolarização e as disputas simbólicas. 2012. (Encontro).
Encontro de Estudos Linguísticos - UFPE.CONCEITO DE ARGUMENTAÇÃO NAS TEORIAS SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTOS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO: UM QUADRO COMPARATIVO. 2010. (Encontro).
EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.História de leitura do professor: tensões entre paradigmas de ensino de literatura e subversão do cânone literário. 2010. (Encontro).
IX ENIL - Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal.Entre o tipo e os gêneros: o conceito de argumentação nas pesquisas sobre produção de textos e suas implicações para o ensino. 2010. (Encontro).
SEPELME - Seminários Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio.A literatura e seu valor formativo: as armadilhas dos discursos vigente. 2010. (Seminário).
V Semana de Letras da Faculdade São Miguel.(Des)encontros de Leitura. 2010. (Outra).
V Semana de Letras Faculdade São Miguel.Letramento literário: uma alternativa teórico-metodológica para o ensino de literatura. 2010. (Oficina).
VIII Semínario de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Leitura, produção de textos e análise linguística no ensino fundamental: interrelações entre teoria e prática no estágio de docência. 2009. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, R. C.. Literatura e psicanálise: o aflorar do inconsciente e do feminino nos contos do livro Invertidos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco.
SANTOS, R. C.. A prática Pedagógica do Programa de Aceleração no Estado de PE: um estudo sobre o projeto Dia na Cidade de Vitória de Santo Antão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SANTOS, R. C.. Avaliação da Aprendizagem: uma reflexão sobre as práticas avaliativas em escolas públicas e privadas do município de Gravatá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SANTOS, R. C.. A importância dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais da Educação Infantil do município de Gravatá-PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
SANTOS, R. C.. Práticas pedagógicas inclusivas: barreiras para a efetivação da inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
Produções bibliográficas
-
SANTOS, R. C. . Ensino de Literatura: a hora e a vez do leitor. Leitura. Teoria & Prática , v. 27, p. 24-30, 2009.
-
SANTOS, R. C. . Conceito de argumentação nas teorias sobre produção de textos e implicações para o ensino: um quadro comparativo. In: Maria José Matos de Luna; Siane Gois. (Org.). Linguagem: reflexões sobre atividades sociais. 1a.ed.Recife - PE: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 1, p. 305-317.
-
SANTOS, R. C. . As constrições das práticas da leitura no relato de três professores de português: uma análise discursiva. In: II CIDS - Congresso de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém. Anais do II Congresso de Dialetologia e Sociolinguística. São Luís: EDUFMA. v. ÚNICO. p. 1966-1980.
-
SANTOS, R. C. . Formação de professores-leitores e suas relações com a herança cultural, a escolarização e as disputas simbólicas. In: XIII Encontro da ABRALIC: Internacionalização do Regional, 2012, Campina Grande. Anais da ABRALIC (2012), 2012. v. Vol 1.
-
MATOS, D. P. ; PAIXAO, D. M. M. ; SANTOS, R. C. ; FERREIRA, V. V. . Argumentação: reflexões para o ensino de produção textual. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal, 2011, João Pessoa. Interação em linguagem verbal e não-verbal: linguagem e cultura, 2010.
-
SOUZA, Monia Cavalcanti de. ; SANTOS, R. C. . A dêixis e a construção de sentidos no gênero carta. In: 60 Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Reunião Anual da SBPC (60. : 2008 : Campinas), 2008. p. 453-453.
-
SANTOS, R. C. . História de leitura do professor: tensões entre paradigmas de ensino de literatura e subversão do cânone literário. In: EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2010, Recife. III Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2010.
-
SANTOS, R. C. ; SUASSUNA, L. . ?O melhor drama está no espectador?: aspectos afetivos da leitura e deslocamento dos sentidos oficiais do texto literário. In: VI SELIMEL - Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2009, Campina Grande. ANAIS, 2009.
-
SANTOS, R. C. . Leitura, produção de textos e análise linguística no ensino fundamental: interrelações entre teoria e prática no estágio de docência. In: VIII Semínario de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, 2009, São Paulo. VIII SMELP - Caderno de Resumos, 2009.
-
SANTOS, R. C. . Ensino de Literatura: a hora e vez do leitor. In: 16o Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2007, Campinas. 16o COLE - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las, 2007.
-
SANTOS, R. C. ; LIMA, A. . A aventura hipertextual no romance Avalovara. In: IV Uniletras, 2007, Recife. IV Uniletras: interdisplinaridade em Linguística e Literatura, 2007.
-
SANTOS, R. C. . Curriculo, Cultura, Literatura e Formação de professores na educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. C. . Formação de professores-leitores e suas relações com a herança cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. C. . Memória discursiva e saberes docentes: uma análise da relação do professor de português com a cultura letrada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. C. . As constrições das práticas da leitura no relato de três professores de língua portuguesa: uma análise discursiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. C. . Você é o que você lê: a leitura literária e as coerções sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, V. V. ; MATOS, D. P. ; PAIXAO, D. M. M. ; SANTOS, R. C. . Argumentação: reflexões para o ensino de produção textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. C. . História de leitura do professor: tensões entre paradigmas de ensino de literatura e subversão do cânone literário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. C. . A literatura e seu valor formativo: as armadilhas dos discursos vigente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, R. C. . (Des)encontros de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. C. ; SUASSUNA, L. . 'O melhor drama está no espectador': aspectos afetivos da leitura e deslocamento dos sentidos oficiais do texto literário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, Monia Cavalcanti de. ; SANTOS, R. C. . Leitura, produção de textos e análise linguística no ensino fundamental interrelações entre teoria e prática no estágio de docência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. C. ; SOUZA, Monia Cavalcanti de. . A dêixis e a construção de sentidos no gênero carta pessoal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, R. C. . Ensino de Literatura: a hora e vez do leitor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. C. ; LIMA, A. . A aventura hipertextual no romance Avalovara. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, R. C. ; FERREIRA, E. M. A. . O bestiário osmaniano: animais, seres mitológicos e criaturas imaginárias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SANTOS, R. C. . Formação continuada de professores: questões para reflexão. 2010. .
SANTOS, R. C. . Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. 2010. .
SANTOS, R. C. . Atendimento individualizado a professores do 5o ano. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Estadual de Educação, Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. , Rua da Aurora, 703, Boa Vista, 50050000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 31814779
Experiência profissional
2006 - Atual
Secretaria de Educação - Governo de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
2013 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação no Departamento de Métodos e Técnicas da Educação (CE-UFPE), ministrando as disciplinas de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (I, II e III) e Estágio Supervisionado em Português (I, II, III e IV).
2011 - 2011
faculdade sao miguelVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou no curso de Letras desta instituição, ministrando as disciplinas na área de Língua Portuguesa - Semântica e Pragmática (LP-IV), Análise do Discurso (LP-VII), Estilística (LP-VI) - e na área de orientação de trabalhos de conclusão de curso - Estudos Monográficos I e II.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Reginaldo Clecio dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?