Washington de Mendonça

Mestre em Educação Matemática pela UNIBAN (2012), Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2004), Graduado em Matemática e em Pedagogia .Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Estatística, Matemática Financeira, Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo: Equações Diferenciais, Cálculo Vetorial e Álgebra. Atua como tutor no EAD da Faculdade Eniac desde 2016. É docente nos cursos de engenharia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema na modalidade EAD.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Matemática

2010 - 2012

Universidade Bandeirante de São Paulo
Título: A autorregulação de estratégias de aprendizagem de estatística e sua relação com o nível de letramento estatístico: um estudo com estudantes universitários,Ano de Obtenção: 2012
Profª Drª Maria Helena Palma de Oliveira.

Especialização em Especialização lato-sensu em Educação Matemática

2003 - 2004

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Avaliação
Orientador: Sandra Papesky Sabbag

Graduação em Pedagogia

1988 - 1989

Universidade de Marília

Graduação em Matemática

1981 - 1983

Universidade Nove de Julho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Pensamento algébrico. (Carga horária: 15h). , Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.

2010 - 2010

A abordagem discursiva para o estudo do pensamento. (Carga horária: 15h). , Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.

2010 - 2010

Teoria da Aprendizagem na Educação Matemática. (Carga horária: 15h). , Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.

2010 - 2010

Fundamentos de Didática da Matemática. (Carga horária: 15h). , Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática..Geometria: Uma Abordagem por Meio dos Livros Didáticos. 2010. (Encontro).

X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA HELENA PALMA DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, M. H. P.; KATAOKA, V.Y.; TOLEDO, M. E. R. O.. Autorregulação da aprendizagem de estatística e sua relação com o letramento estatístico de alunos universitários de Guarulhos. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARIA HELENA PALMA DE OLIVEIRA

A autorregulação de estratégias de aprendizagem de estatística e sua relação com o nível de letramento estatístico: um estudo com estudantes universitários; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo,; Orientador: Maria Helena Palma de Oliveira;

Sandra Papesky Sabbag

A avaliação a favor da aprendizagem; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Sandra Papesky Sabbag;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDONÇA, W. ; OLIVEIRA, M.H.P. ; KATAOKA, V. Y. . Estratégias de atenção e de interação na autorregulação da aprendizagem de estatística de universitários de Guarulhos: validação de uma escala.. In: Marger da Conceição Ventura Viana. (Org.). Relme 26: reunião latino americana de educação matemática. 1ed.Ouro Preto, MG: EDUFOP, 2012, v. 1, p. 1-1420.

  • MENDONÇA, W. ; CONTINI, F. ; KATAOKA, V. Y. ; OLIVEIRA, M.H.P. . Validação de uma escala de estratégias de memória na autorregulação da aprendizagem de Estatística de universitários de guarulhos. In: III Seminário Internacional de Educação Matemática, 2011, São Paulo. III Seminário Internacional de Educação Matemática, 2011. v. 01.

  • MENDONÇA, W. ; OLIVEIRA, M.H.P. ; KATAOKA, V. Y. ; GABRIEL, F. F. . Estratégias de atenção e de interação na autorregulação da aprendizagem de estatística de universitários de Guarulhos: validação de uma escala.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, W. ; OLIVEIRA, M.H.P. ; KATAOKA, V. Y. . A atenção e a interação na autorregulação da aprendizagem de estatística de estudantes de tecnologia de guarulhos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CONTINI, F. ; MENDONÇA, W. . Uma seqüência de ensino de probabilidade geométrica com o uso do geoplano.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDONÇA, W. ; CONTINI NETO, F. ; GABRIEL, F. F. ; KATAOKA, V. Y. ; OLIVEIRA, M.H.P. . Validação de uma escala de estratégias de memória na autorregulação da aprendizagem de estatística de universitários de Guarulhos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, W. B. ; MENDONÇA, W. ; BARROS, L. H. N. . Geometria: Uma abordagem por meio dos livros paradidáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Estratégias de atenção, interação e memória na autorregulação da aprendizagem de estatística e sua relação com o nível de letramento estatístico, Descrição: Este estudo surge no intuito de reaplicar pesquisa realizada no período 2008- 2009 sobre a autorregulação da aprendizagem de estatística e sua relação com o nível de letramento estatístico de alunos de cursos tecnológicos de 2 anos da Grande São Paulo. Em 2008, a primeira coleta permitiu a análise e discussão dos dados. Em 2009, procedeu-se à validação estatística das duas escalas que compõem o instrumento de pesquisa por meio de Análise Fatorial e Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os processos de validação das escalas mostraram a necessidade de se proceder a alterações pontuais das mesmas e à consequente reaplicação da coleta de dados em 2010. A autorregulação é um comportamento de domínio de funções autoconscientes que permitem o controle pelo aluno de seus processos de aprendizagem. Para a psicologia sociohistórica, processos cognitivos e processos afetivos desenvolvem-se de modo relacional. A atenção seleciona a informação necessária, assessora programas seletivos de ação e mantém controle permanente sobre eles. A interação entre os sujeitos, a mediação social, no processo de ensino-aprendizagem é nuclear na teoria vigotskyana e base do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O uso intencional de estratégias de domínio da memória requer instrumentos ou tecnologias como implementos físicos utilizados para aumentar os poderes naturais do organismo físico. A mnemotécnica, arte da memória, é uma prática social. Aprender estatística é essencial para o exercício crítico da cidadania. Auxilia o indivíduo a entender fenômenos e tendências de relevância social e pessoal. Além disso, o estudante de curso tecnológico, em sua maioria, necessita dos conhecimentos estatísticos em situações profissionais. Estudos específicos sobre os processos de aprendizagem de Estatística em universitários são necessários, pois os alunos sofrem maior exigência de autonomia no seu estudo, o que impõe a utilização deliberada de estratégias ativas de aprendizagem... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Washington de Mendonça - Integrante / Verônica Yumi Kataoka - Integrante / Elvis Miranda Silveira - Integrante / Florindo Contini - Integrante / Erliete Barizon - Integrante / Maria Helena Palma de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade Eniac. , Rua Força Pública, 89, Centro, 07012-030 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (11) 24725500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2012

    Universidade Bandeirante de São Paulo

    Vínculo: Outro (discente do Mestrado ), Enquadramento Funcional: Discente do Mestrado em Educação Matemática

  • 2005 - Atual

    Faculdade ENIAC

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Docente dos cursos de Engenharia e Tecnologia, nas seguintes disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo: Equações Diferenciais, Cálculo Vetorial e Álgebra, Probabilidade e Estatística, Matemática Financeira. Atua como tutor EAD desde 2016 e é professor do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema na modalidade EAD da Faculdade Eniac.

    Atividades

    • 07/2011

      Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo: Equações Diferenciais; Álgebra e Cálculo Vetorial

  • 2005 - Atual

    Faculdade de Tecnologia ENIAC-FAPI

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.