Nahimann Maria de Sousa

Biomédica, formada pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2012), atualmente atua na area de Imagionologia no CDT Diagnostico por Imagem. Serviu como missionária de tempo integral pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (2014-2015). Anteriormente atua na área de analises clínicas no Centro de Medicina Diagnostico (2013). Foi estagiaria no Laboratório de Neuropsicofarmacologia sob a orientação do Prof. Dr. Marcus Lira Brandão, na USP de Ribeirão Preto (2013). Participante do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica- PROICT, no projeto Avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana de corantes naturais extraídos de frutos do cerrado tocantinense, tendo como orientadora a Profª Msc. Marta Cristina de Menezes Pavlak, realizado pelo CEULP/ULBRA (2011).Participante do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica- PROICT, nos projetos Análise da cicatrização cutânea em ratos Wistar tratados com eletroacupuntura e Avaliaçao da eficácia da Jatropha curcas L. na resposta inflamatória pulmonar tendo como orientadora a Profª Msc. Erminiana Mendonça, realizado pelo CEULP/ULBRA (2010-2011).

Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Biomedicina

2009 - 2012

Centro Universitário Luterano de Palmas
Título: A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE SOBRE O SISTEMA NEUROENDOCRINOIMUNOLÓGICO NA IMUNIDADE TUMORAL DO CÂNCER DE MAMA
Orientador: Prof.ª M. Sc. Aline Aguiar de Araújo
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2014 - 2015

Instituto de Religião. (Carga horária: 200h). , A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, LDS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em VII Curso de Verão em Psicobiologia. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2013 - 2013

Estágio no Laboratório de Neuropsicofarmacologia. (Carga horária: 32h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

63ª Reunião Anual da SBPC. ANÁLISE DA CICATRIZAÇÃO CUTÂNEA EM RATOS WISTAR TRATADOS COM ELETROACUPUNTURA. 2011. (Congresso).

XI Jornada de Iniciação Científica. ANÁLISE DA CICATRIZAÇÃO CUTÂNEA EM RATOS Wistar TRATADOS COM ELETROACUPUNTURA. 2011. (Congresso).

I Ciclo de Palestras de Biomedicina. 2010. (Simpósio).

III Simpósio de Hemoterapia do Tocantins. 2010. (Simpósio).

Seminário de Doenças Infecto- Parasitárias. 2010. (Seminário).

X Jornada de Iniciação Científica. 2010. (Congresso).

Encontro da União Estadual dos Estudantes do Tocantins. 2009. (Encontro).

V Simpósio de Biomedicina. 2009. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, N. M. ; MENDONÇA,E.D. ; LOPES, V. G ; FELTRIM, E. F. . ANÁLISE DA CICATRIZAÇÃO CUTÂNEA EM RATOS WISTAR TRATADOS COM ELETROACUPUNTURA. In: 63ª Reunião Anual - 10 a 15/07/2011 - UFG - Goiânia, 2011, Goiânia- GO. Resumos de Comunicações Livres - ISSN: 2176-1221, 2011. v. 63.

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana de corantes naturais extraídos de frutos do cerrado tocantinense, Descrição: A pesquisa experimental visou analisar a atividade antioxidante e antimicrobiana dos carotenóides extraídos do buriti (Mauritia flexuosa), assim como análise físico-química e antimicrobiana do óleo do mesmo, comercializados na cidade de Palmas, Tocantins. O buriti (Mauritia flexuosa) é um fruto nativo do cerrado que possui compostos benéficos à saúde, como os carotenóides e atuam como agentes antioxidantes, permitindo o organismo combater o excesso de radicais livres. Pretendeu-se detectar a atividade antioxidante e antimicrobiana dos carotenóides extraídos do buriti, assim como análise físico-química e antimicrobiana do óleo do mesmo. O método utilizado na analise da atividade antioxidante do extrato de buriti foi o de inibição de radicais 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH). Evidenciou-se que a solução a 5% se mostrou mais eficiente na inibição da oxidação, com a média de 16,61% de inibição, seguido da solução a 1% com 1,17%. A solução a 10% não apresentou atividade antioxidante. Na avaliação da atividade antimicrobiana do extrato e do óleo de buriti , pelo método de difusão em disco, não se observou a inibição ao crescimento dos microrganismos analisados. A reação de rancificação realizada nas amostras de óleo de buriti forma inconclusivas uma vez que durante a reação não observou-se a mudança de coloração no decorrer do procedimento. Já o índice de acidez apresentou-se elevado (12,5M-eq.KOH/g ) o que pode indicar sementes de baixa qualidade, manuseio e armazenamento impróprios ou de um processamento insatisfatório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Nahimann Maria de Sousa - Coordenador / Marta Cristina de Menezes Pavlak - Integrante / Isis Prado Meirelles de Castro - Integrante / Juliane Farinelli - Integrante.

  • 2010 - 2011

    ANÁLISE DA CICATRIZAÇÃO CUTÂNEA EM RATOS WISTAR TRATADOS COM ELETROACUPUNTURA, Descrição: O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Uso de Animais (CEUA) da ULBRA protocolo nº 167. Foram utilizadas 30 ratas wistar com 2 meses de idade, cedidos pelo Biotério do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) mantidas de acordo com as suas exigências, separados em 3 grupos com 10 animais cada: controle (GC), fibrase (GF) e eletroacupuntura (GE). Anestesiados com injeções de cetamina (5mg/kg) e xilazina (1mg/kg), imobilizados em prachetas, depilados na região dorsal em área de 3 cm², com uma lâmina de bisturi. A pele foi retirada com um push metálico cortante de 1cm² de diâmetro, até a fáscia muscular dorsal. O GF foi tratado diariamente com a aplicação de 0,1g a 0,15g da pomada Fibrase® no local da lesão. Nos dias 1º e 8º após a lesão, o GE recebeu a aplicação da eletroacupuntura, com duas agulhas, colocadas em sentido contrário na borda da lesão, com um aparelho WQ-10CZ com freqüência de 10 em intensidade de 2.5, durante 15 minutos, com a mesma anestesia usada para retirada da pele, somente para conter o animal. O mesmo procedimento foi realizado no GC, com exceção da passagem de corrente elétrica. As lesões foram medidas em sentido látero-lateral com o auxílio de um paquímetro no 6º, 12º e 17º dia após a lesão para a determinação do diâmetro da ferida. Os animais foram acompanhados por 20 dias. As medidas das lesões possibilitam observar diferenças significativas no tempo de fechamento das feridas entre os grupos. No 6º dia de acompanhamento os grupos apresentavam as seguintes médias de medidas no sentido látero-lateral: 0,73cm o GC; 0,5cm o GF e 0,33cm o GE. No 12º dia 0,27cm o GC; 0,08cm o GF e 0,05cm o GE. O grupo tratado com eletroacupuntura apresentou medidas inferiores aos demais grupos avaliados, sendo o único apresentar todas as feridas totalmente fechadas no 17º dia após a lesão, enquanto o GF exibia uma lesão de 0,05cm e o GC ainda apresentava uma lesão de 0,1cm. O GE apresentou uma cicatrização acelerada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nahimann Maria de Sousa - Coordenador / Erminiana Damiani de Mendonça - Integrante / Elder Narciso Feltrim - Integrante / Vinicius Gonçalves Lopes - Integrante.

Prêmios

2011

Prêmio Jovem Pesquisador 2011, Centro Universitário Luterano de Palmas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Centro Universitário Luterano de Palmas

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar em atividades de análises, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuava como estagiária no Laboratório de Microbiologia Ambiental e Biotecnologia, Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins, sob a supervisão da Profª. Dr. Paula Benevides de Morais. Desenvolvendo atividades de análise, preparo de soluções, cultivo e manutenção de micro-organismos.

2010 - 2011

Centro Universitário Luterano de Palmas

Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

2013 - 2014

Centro de Medicina Diagnóstica

Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

CDT Diagnóstico por Imagem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 40