Jefferson Donizeti de Oliveira

Possui graduação em Letras (Bacharelado) - Português/Árabe pela Universidade de São Paulo (2002), graduação em Língua Portuguesa (Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: romantismo, gótico, noite na taverna, álvares de azevedo e literatura.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Literatura Brasileira

2006 - 2010

Universidade de São Paulo
Vagner Camilo.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: Romantismo; Noite na Taverna; Gótico; Álvares de Azevedo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Graduação em andamento em Direito

2012 - Atual

Universidade Nove de Julho

Graduação em Língua Portuguesa (Licenciatura)

2000 - 2004

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras (Bacharelado) - Português/Árabe

1998 - 2002

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2011 - 2011

Introdução à Tutoria em Educação à Distância. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro.

2008 - 2008

Extensão universitária em Teorias da Narrativa Franc.: Todorov, Barthes, Gen. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Árabe

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Romantismo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Gótico.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada/Especialidade: Literatura Fantástica.

Participação em eventos

II Colóquio "Vertentes do Fantástico na Litertura"."Ecos nas Sombras": Emulações de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.. 2011. (Simpósio).

Semana de História da Unicid: História e Resistência.Literaturas de Resistência na História do Brasil. 2011. (Encontro).

II Colóquio de Literatura Brasileira - Ruptura e Permanência: Estética, História e Poéticas do Romantismo. 2009. (Congresso).

I Colóquio "Vertentes do fantástico na literatura"."Um sussurro nas trevas: Noite na taverna e o gótico no romantismo brasileiro". 2009. (Simpósio).

1 Seminário de Pedagogia Universitária (Ensino e pesquisa na docência universitária, com o Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino). 2008. (Seminário).

III EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP."Noite na Taverna" e as suas imitações no século XIX. 2008. (Encontro).

Seminário de Preparação Pedagógica: "A Docência do Ensino Superior". 2007. (Seminário).

II EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP.UM SUSSURRO NAS TREVAS: NOITE NA TAVERNA E A LITERATURA GÓTICA NO ROMANTISMO BRASILEIRO. 2007. (Encontro).

Língua, Literatura e Inclusão Social (Ciclo de Palestras da APLL). 2007. (Outra).

IV Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.IV Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Seminário).

III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Seminário).

II Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.II Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2003. (Seminário).

I Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.I Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2002. (Seminário).

I Simpósio de RPG & Educação.I Simpósio de RPG & Educação. 2002. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Um Sussurro nas trevas: Noite na Taverna e o romantismo gótico. In: I Colóquio, 2009, Araraquara/SP. Caderno de resumos do I Colóquio. Araraquara: FCL - Unesp, Laboratório Editorial, 2009. p. 75-76.

  • OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . "Noite na taverna" e suas emulações no século XIX. In: III EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP, 2008, São Paulo. III EPOG. São Paulo, 2008. v. CDROM.

  • OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . UM SUSSURRO NAS TREVAS: NOITE NA TAVERNA E A LITERATURA GÓTICA NO ROMANTISMO BRASILEIRO. In: II EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP, 2007, São Paulo. Anais do II EPOG, 2007.

  • OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Literaturas de Resistência na História do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . "Um sussurro nas trevas: Noite na taverna e a literatura gótica no romantismo brasileiro". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . "Noite ba Taverna" e suas emulações no século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . UM SUSSURRO NAS TREVAS: NOITE NA TAVERNA E A LITERATURA GÓTICA NO ROMANTISMO BRASILEIRO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

IANNACE, Ricardo ; OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . O Gótico na Literatura. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

IANNACE, Ricardo ; OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Vida e Obra de Álvares de Azevedo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . O poema do haxixe, de Charles Baudelaire. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . A arte da vida: os fundamentos do budismo, de Tsering Päldron. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . O camponês e a parteira: uma alternativa à industrialização da agricultura e do parto, de Michel Odent. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . O louco, de Khalil Gibran. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Yoga - uma prática de alongamento, de Nilda Fernandes. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Contos budistas da China. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Contos mágicos vikings. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . A feiticeira, de Jules Michelet. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Guia de alimentação infantil: com dicas de cuidados para crianças especiais. 2003. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Meditações para o desenvolvimento da alma, de Choa Kok Soi. 2002. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . O livro da cosmética natural, de Sally Chitwood. 2002. (Editoração/Livro).

OLIVEIRA, Jefferson Donizeti de . Guia essencial da depressão, da Associação Médica Americana. 2002. (Editoração/Livro).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. , Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

1998 - 1998

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista do Projeto "Bolsa Trabalho" do COSEAS/USP atuando como professor assistente de Língua Portuguesa (EJA Ciclo II) no Núcleo de Educação de Adultos NEA/FEUSP.

Atividades

  • 02/1998 - 12/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2004 - 2004

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Redação e Literatura em projeto conjunto da USP com a Secretaria de Estado da Educação.

Atividades

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura, Redação

2001 - 2002

Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário no setor de Produção e Revisão de Textos do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SP).

Atividades

  • 02/2001 - 02/2002

    Estágios , Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SP, .,Estágio realizado, Revisão de Textos.

2004 - 2004

Fundação Carlos Alberto Vanzolini

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Freelancer, Carga horária: 8

Outras informações:
Oficineiro de Literatura no Projeto ADI Magistério da Prefeitura de São Paulo.

Atividades

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Oficina de Literatura

2002 - 2002

E.E Zacarias Antônio da Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor eventual (E. Fundamental II e E. Médio).

Atividades

  • 02/2002 - 12/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2003 - 2003

La Fabbrica do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Freelancer, Carga horária: 4

Outras informações:
Avaliador no Concurso Literário Um Poema Chamado Brasil promovido em conjunto por FIAT / MEC / UNESCO.

Atividades

  • 11/2003 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , La Fabbrica do Brasil, .,Serviço realizado, Avaliação de trabalhos literários.