Amilcar Borin Bodini

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). É mestrando pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009-2010) na área de eletromagnetismo e dispositivos eletromagnéticos pelo GRUCAD. Atualmente desenvolve projeto de router CNC e projeto de forno indutivo para fusão de alumínio. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica, em Processos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica embarcada, controle, motor dc, pmdc, máquinas CNC, dispositivos eletromagnéticos para aquecimento indutivo em fusão, tratamento térmico, análise, testes e reprojeto em EMC, atuando ainda em gerência de projetos e produção.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica

2009 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Fundição; Fusão; Aquecimento; Aquecimento Indutivo; Indução; Modelagem em Elementos Finitos. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica. Setores de atividade: Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis; Fabricação de máquinas e equipamentos; Metalurgia.

Graduação em Engenharia Elétrica

1979 - 1985

Universidade Federal de Santa Maria

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Eletrônica Industrial.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Magnéticos , Magnetismos e Eletromagnetismos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.

Orientou

Carlos Augusto Vieira e Vieira

Comunicação industrial sem fio com espalhamento de espectro utilizando eletrônica móvel; 2006; Iniciação Científica - CNX Tecnologia em Informática Ltda; ; Orientador: Amilcar Borin Bodini;

Rodrigo Velho Dall'Astra

Implementacao de um Sistema de Automação de Bombas Mecânicas de Postos de Combustíveis; 2006; Iniciação Científica - CNX Tecnologia em Informática Ltda; ; Orientador: Amilcar Borin Bodini;

Outras produções

BODINI, A. B. . Controlador de Motor de Corrente Contínua com Ímã Permanente. 2005.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Boreste

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pesquisador na Boreste, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador nas áreas de eletro-eletrônica, eletro-magnetismo aplicado em altas e baixas frequências, aquisição e tratamento de sinais, sistemas de potência.

2004 - 2008

CNX Tecnologia em Informática Ltda.

Vínculo: Sócio-Diretor Industrial, Enquadramento Funcional: Diretor Industrial, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto de placas eletrônicas com software CAD, documentação e testes. Planejamento e desenvolvimento dos processos de produção. Implementação dos mesmos e controle de qualidade

Atividades

  • 04/2004

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Gestão de processos e métodos.

  • 04/2004

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

  • 03/2004

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Direção técnica industrial.

  • 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

  • 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

2002 - 2003

Techlink Ind. Eletrônica da Bahia

Vínculo: Eng. Eletricista, Enquadramento Funcional: Eng. de Hardware II, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de HW e FW em equipamento POS (ponto de venda), desenvolvimento de modem dedicado para POS e concentrador de modems. Correção de etapa telecom analógica de POS modelo antigo. Suporte à assistência técnica em SP e suporte à clientes.

Atividades

  • 01/2002 - 03/2003

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

  • 01/2002 - 03/2003

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

2000 - 2002

Tcom Celular Ltda

Vínculo: Eng. Eletricista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 10

Outras informações:
Fabricação de readout digital para fontes e carregadores de baterias. Projeto de carregador flutuador para baterias chumbo-ácido, NiMH, NiCd. Desenvolvimento de Analisador e reciclador de Baterias NiMH, NiCd, para celulares.

Atividades

  • 03/2000 - 02/2002

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Desenvolvimento de equipamentos eletrônicos..

1996 - 2002

Brasil Telecom

Vínculo: Eng. Eletricista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Serviço de programação preventiva, predetiva e corretiva em equipamentos de comutação modelo EWSD Siemens em central Cabeceira/Trânsito. Manutenção em centrais locais analógicas e digitais. Manutenção e correção em equipamentos de energia elétrica, como retificadores, conversores, USCA, USCC. Supervisão, programação e manutenção em equipamentos de Transmissão, SDH, PDH , HDSL , ADSL e rádios.

Atividades

  • 06/1999 - 01/2002

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Operação, programação e manutenção em enlaces de sistemas de transmissão..

  • 12/1996 - 06/1999

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Programação, operação e manutenção de Estação Transito Comutadora e Estações Locais de telefonia pública..

1994 - 1996

Bodini Engenharia Automação e Sistemas

Vínculo: Eng. Eletricista, Enquadramento Funcional: Sócio-Proprietário, Carga horária: 40

Outras informações:
Manutenção e montagem de computadores, redes e sistemas de medição informatizados. Projeto e execução de bancos automáticos para correção de Fator de Potência.

Atividades

  • 07/1994 - 12/1996

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Manutenção e montagem de computadores, redes e sistemas de medição informatizados..

1990 - 1994

3.9. Indústria de Beneficiamento de Cereais Rosa Lopes Ltda.

Vínculo: Eng. Eletricista, Enquadramento Funcional: Eng. Eletricista, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto e execução de Subestação de 112,5 kVA. Projeto e execução de unidade de recebimento de cereais, fabricação de elevadores, depósitos metálicos e trituradores de cereais. Manutenção e instalação de equipamentos para agroindústria.

Atividades

  • 04/1990 - 06/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Projeto e execução de Subestação de 112,5 kVA..

  • 04/1990 - 06/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Projeto e execução de unidade de recebimento de cereais, fabricação de elevadores, depósitos metálicos e trituradores de cereais..

  • 04/1990 - 06/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Manutenção e instalação de equipamentos para agroindústria..

1985 - 1990

Multidigit Tecnologia S/A

Vínculo: Eng. Eletricista, Enquadramento Funcional: Eng. Eletricista, Carga horária: 40

Outras informações:
Fabricação e Assistência Técnica da Hard Disk, Floppy Disk, Tape Streamer e seus controladores. Manutenção de microcomputadores tipo PC. Projeto e pesquisa de sistemas magnéticos, fabricação de circuitos impressos flexíveis. Gerência de equipe de manutenção de memórias de massa, responsável pela diminuição da quantidade de equipamentos em reparo em 25%. Instrutor e Coordenador de Treinamento em eletro-eletrônica, microprocessadores, microcontroladores e micro-informática.

Atividades

  • 11/1989 - 03/1990

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Projeto, pesquisa e fabricação de circuitos impressos flexíveis..

  • 06/1989 - 10/1989

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

  • 10/1987 - 05/1989

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Gerência de equipe de assistência técnica de produtos eletrônicos.

  • 09/1985 - 10/1987

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Gerência de Depto de Treinamento - implantação e operação..