Isa Maria Faria Trigo
Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (1981); mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Artes Cênicas - pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas -PPGAC/UFBA(2005).
Professora titular aposentada da Universidade do Estado da Bahia, UNEB. Experiência na área de Artes Cenicas e Educação, pesquisando nos seguintes eixos: treinamento e criação de máscaras teatrais; pedagogia das artes; manifestações populares (Cavalo Marinho, Samba de Roda, cultura afrobaiana) e universos sonoros relacionados a essas manifestações e às máscaras. Pesquisadora e sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE; Coordenadora dos cursos de Licenciatura Especial em Artes Visuais na UNEB, PARFOR. em dez pólos da UNEB até 2016. Atualmente, Especial de Cultura e Artes da UNEB - ASCULT; conforme Portaria n0554/2015, DOE 28/02/15 até 2018. Atualmente Conselheira Titular de Teatro do Conselho Municipal de Politicas Culturais de Salvador, gestão2020-22.
Informações coletadas do Lattes em 07/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Cênicas
2001 - 2005
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Título: No pulso do ator: treinamento e criação de máscaras na Bahia
Armindo Jorge de Carvalho Bião. Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB/PAC, Brasil. Palavras-chave: Artes Cênicas; Máscaras teatrais; Treinamento; Universos Sonoros; Cultura Baiana.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outro; Outros.
Mestrado em Artes Cênicas
1997 - 1998
Universidade Federal da Bahia
Título: O poder da máscara: uma experiência de treinamento do ator.,Ano de Obtenção: 1998
Armindo Jorge de Carvalho Bião.Palavras-chave: Máscaras; Treinamento; Atores; Teatro; Artes Cênicas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Escultura. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação Superior.
Especialização em Curso de Especialização em Formação de Gestores Culturais dos Estados do No
2014 - 2015
Universidade Federal da Bahia
Título: DANDO NÓ EM PINGO D'ÁGUA: PLATAFORMA FREIRE DE ARTES VISUAIS DA UNEB: PROBLEMAS RESULTADOS E BELEZAS
Orientador: Cármen Fontes de Souza Teixeira
Especialização em Metodologia de Pesquisa Em Ensino Superior
1985 - 1985
Universidade Federal da Bahia
Título: Estudo das representações de saúde e doença na população naturista de Salvador.
Orientador: Roberto Albergaria
Graduação em Bacharelado e Formação de Psicólogo
1976 - 1981
Universidade Federal da Bahia
Título: Metodologia de Pesquisa: a discussão dos instrumentos na Psicologia
Orientador: Virgilio Bittencourt
Formação complementar
2014 - 2014
Politica, Gestao, Producao Cultural. (Carga horária: 425h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Atualização de Professores em Cultura. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em La Voix Et Le Geste Sonore. (Carga horária: 72h). , Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse, PARIS 13, França.
2004 - 2004
Est. Másc. Neutras e Expressivas Mário González. (Carga horária: 90h). , Conservatoire National Supérieur D'art Dramatique, CNSAD, França.
2003 - 2003
Est. Másc. Neutras e Expressivas Mário González. (Carga horária: 60h). , Conservatoire National Supérieur D'art Dramatique, CNSAD, França.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Etnocenologia.
Organização de eventos
TRIGO, I. M. F. ; MARFUZ, L.C ; SAMPAIO, A. ; MENDES, C. ; MEIRELLES, M. ; PEDROSA, M. ; CAMPOS, M. B. ; NUNES, S. . I Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura. 2012. (Outro).
BIAO, A. J. C. ; FARIAS, S. C. B. ; TRIGO, I. M. F. ; LOBATO, L. ; SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos . V Colóquio Internacional de Etnocenologia. 2007. (Outro).
TRIGO, I. M. F. ; SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos ; LATIF, Larissa . Deuxièmes journées d'études spectacularité et fêtes au Brésil et dans le monde lusophone.. 2004. (Congresso).
TRIGO, I. M. F. ; SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos ; LATIF, Larissa . Prémières Journées d'études Spetacularité et fêtes au Brésil et dans le monde lusophone.. 2004. (Congresso).
Participação em eventos
12° ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA.CULTURA E DESEMVOLVIMENTO. 2018. (Encontro).
Encontro prático estudos de imprevisão + atelier de solos.verificar. 2017. (Seminário).
XIII ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA- XIII ENECULT.Simpósio: políticas culturais: Dilemas da institucionalidade cultural. 2017. (Simpósio).
ENCONTRO DE ESTÁGIO DA UNEB.Professora Isa Trigo.. 2016. (Encontro).
III ENCONTRO NACIONAL DO PAFOR.MACUNAÍMA E O TREM DAS LUZES. 2016. (Encontro).
MULTICOM - Encontro Multicampi de Comunicação da UNEB.Oficina de Formação em Cultura - VEJA VOCÊ. 2016. (Encontro).
MULTICOM - Encontro Multicampi de Comunicação da UNEB.Mesa-redonda:Diagnóstico e perspectivas sobre a comunicação institucional da UNEB. 2016. (Encontro).
50 anos do Maracatu estrela de ouro.Reconhecimento à sua contribuição para a história do Maracatu. 2015. (Outra).
Academia da Crise.Formas de Educação: o que pode dar certo?. 2015. (Outra).
II Jornada Acadêmica do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. 2015. (Outra).
Jornada Pedagógica do Município de Campo Formoso.Palestra. 2015. (Outra).
I Encontro de Formação em Gestão Universitária para os Diretores de Departamento.Cultura e Artes na UNEB: Programa Sertão - Mar. 2014. (Outra).
Mesa Redonda - no contexto do Processo de Criação do espetáculo.Criação Contemporânea a partir de matrizes populares. 2014. (Outra).
7e colloque international dethnoscénologie.Des atabaques derrière les feuilles: l'apprentissage de la tradition des tambours afro-baianais. 2013. (Outra).
Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - 6ª Edição.Oficina Teatro Visual - Ministrada por John Mowat. 2013. (Oficina).
Repentes do Recôcavo.Ações Culturais e Espaços da Cultura Atual. 2013. (Outra).
Encontro Internacional Máscaras, Carnavais e Comunidades.Máscaras de carnaval, máscaras de teatro: proximidades e distâncias. 2012. (Encontro).
I Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura.Grupo de Trabalho (GT) Políticas Culturais e Formação. 2012. (Outra).
Palestra:.Seminário Multidisciplinar de Extensão Universitária. 2012. (Outra).
I Colóquio Internacional no Reino dos Festivais. 2011. (Outra).
II Seminário de Avaliação PARFOR/UNEB - Avaliação e Formação.Grupo de Trabalho do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. 2011. (Seminário).
VI Reunião Científica da Associação Brasileira de Psequisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACE.Brincantes e Bailarinos, do Cavalo Marinho ao Grial; trazendo o Terreiro para dentro. 2011. (Outra).
I Seminário de Avaliação do PARFOR - Plataforma Freire/CAPES/MEC/UNEB.Grupo de Trabalho do Curso de Licenciatura em Artes. 2010. (Seminário).
VI Congresso da ABRACE - Arte e Ciência - Abismo de Rosas. Meu nome é Legião: o sujeito, o sentir e o conhecer nas artes. 2010. (Congresso).
I Coloquio Internacional Vozes: culturas tradicionais, abordagens contemporâneas.Moderação da Conferencia "Maria Padilha e sua quadrilha". 2009. (Outra).
VI Colóquio Internacional de Etnocenologia.O que não se aprende no colégio: samba de roda e sua transmissão.. 2009. (Outra).
V Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas.Colagens, segmentos, alegria: processos de criação com máscaras. 2009. (Outra).
Oficina de máscaras neutra e expressiva para AMUNAM - NAZARÉ DA MATA.Oficina de Máscaras neutra e expressiva. 2008. (Oficina).
SEMINÁRIOS DE GIPE-CIT.Um corpo de ritmos, silêncio e sons: criação e treinamento em máscaras na Bahia. 2008. (Seminário).
V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cenicas - ABRACE. Os estados corporais: instrumento e sangue do teatro com máscaras. 2008. (Congresso).
Festival Canavial.Saberes dos mestres e saberes acadêmicos: diálogos e trocas. 2007. (Outra).
IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.Do lado de dentro do Canto da Sereia: entre máscaras e cordel. 2007. (Outra).
Política Cultural e Extensão Universitária.A situação da Extensão no Departamento de Educação Campus I: análise, perspectivas e propostas. 2006. (Encontro).
Projeto Toques e Trocas - o intercâmbio de música de Alagoas, Bahia e Pernambuco.Bordando por dentro: bandas de chegar entre maracatus e máscaras. 2006. (Seminário).
VII Colóquio de Historia da Educação na Bahia.Um percurso de escutar. Por todos os lados, sem sentir, ou sentindo o seu próprio lado. Reflexões sobre o fazer artístico e cultural nosso de cada dia.. 2005. (Seminário).
ANTROPOLOGIA DA DANÇA - PROFA. DRA. ANDRÉE GRAU.ANTROPOLOGIA DA DANÇA - PROFA. DRA. ANDRÉE GRAU. 2004. (Seminário).
Seminaire de Maitrise et DEA.Seminaire de Maitrise et DEA (Récit de vie) de outubro de 2003 a jan 2004. e de Jan. 2004 a março de 2004. Canções Lusófonas - Cabo Verde, Portugal e Brasil.. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO DISCURSO SOBRE O CORPO COM ISABELLE LAUNAY EM PARIS XIII..Corpo brasileiro e suas práticas. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
TRIGO, I. M. F.; ANDRÉ RICARDO; Josemeire Dias; Giovana Silva. PROCESSOS EDUCATIVOS IDENTITÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DE VIDEOMAPPING. 2017. Dissertação (Mestrado em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; CARNEIRO, N. V. B.; BARROS, C. T. G.; LEAO, J. A. C.. A comunidade escolar e a produção de narrativas audiovisuais: Análise, uso, criação e produção em oficinas formativas. 2016. Dissertação (Mestrado em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; BONFIM, N. R.; HETKOWSKI, T. M.. A Rádio da Escola na Escola da Rádio: uma proposta de Educação Científica desenvolvida com alunos da Escola Municipal Governador Roberto Santos, Salvador-Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; HETKOWSKI, T. M.; BARBOSA, J. L. S.; SILVA, A. L. S.. Criação das Músicas do Jogo Simulador Kimera-Cidades Imaginárias. 2015. Dissertação (Mestrado em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; HETKOWSKI, T. M.; ROSA, A. M. D. S.; BRANDAO, J. M. V.. TEATRO MUSICAL KIMERA: Potencializador do Processo de Educação Musical na Rede Pública de Ensino. 2015. Dissertação (Mestrado em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; LEIRO, A. C. R.; STOPPA, E. A.. Caravana do Lazer: um Projeto Intinerante para Geração de Políticas Públicas e Sociais no Estado da Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; ALVES, Hebe; Coutinho, Denise. A Cena nas Redes - Reflexão sobre o desenvolvimento da Presença e e do Espaço Cênico a partir das Tecnologias Digitais. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cenicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas - PPGAC-UFBA.
TRIGO, I. M. F.; MARFUZ, L.C; ALVES, Hebe. Comissão Examinadora da Defesa Pública de Dissertação de Mestrado.. 2013.
MARFUZ, L.C; ALVES, Hebe;TRIGO, I. M. F.. Dorotéias: uso de imagens e mudança de papéis em cena. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cenicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas - PPGAC-UFBA.
TRIGO, I. M. F.; HETKOWSKI, T. M.; LIMA JUNIOR, A. S.; FARIA, M. O.. Imaginário e o entendimento do espaço: investigado as tessituras da imaginação/realidade e as potencialidades no jogo-simulador Kimera. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.
MARFUZ, L.C; CAJAIBA, L.C.;TRIGO, I. M. F.. O espectador itinerante> cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
Amâncio, E.; BIAO, A. J. C.;TRIGO, I. M. F.. "Jogo-dentro-do-jogo: o trabalho do ator no teatro de cordel de joão Augusto. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
BENICIO, ELIENE; MARTINS, Suzana;TRIGO, I. M. F.. Curiá, tá tá, Curiatá!: Caboclinhos no Congado em Montes Claros - da festa à cena espetacular. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
ALVES, Hebe; Coutinho, Denise;TRIGO, I. M. F.. NO PASSO DO GIRO: UM OLHAR SOBRE O RITUAL FESTIVO DOS TERNOS DE CATOPÊS DE BOCAIÚVA, MINAS GERAIS. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Cenicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas - PPGAC-UFBA.
Pimentel, A.;TRIGO, I. M. F.; Rabello, R.. Tecendo olhares do ser negro: a dinâmica do ensino da arte na produção dos espaços de pertencimento de afrodescendentes. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED) - Universidade Federal da Bahia.
FARIAS, S. C. B.; Mota, K.;TRIGO, I. M. F.. O teatro na Educação de Jovens e Adultos: contribuições para o processo de letramento e a formação da cidadania. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.
Santana, I.; SILVA, E. R.;TRIGO, I. M. F.. A memória de um corpo cênico - a improvisação como recurso articulador de inscrições corporais na linguagem da dança segundo os princípios de construção da memória de Antonio Damásio.. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
MARQUES, Daniel; FERNANDES, C.;TRIGO, I. M. F.. Dialogos do Movimento: a tecnica Pilates como artefato para a prontidão cenica. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; PICADO, J. B.. O herói na forma e no conteúdo: análise textual do mangá Dragon Ball e Dragon Ball Z. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; MACEDO, R. S.; FARIAS, S. C. B.. Teatro-Educação enquanto componente curricular no meio rural: o caso da Escola Comunitária Brilho do Cristal. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; BARBOSA, J. L. S.; BOCCIA, L. V.. "ATUAÇÃO DE UMA GUITARRISTA EM SALVADOR: PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA DOCENTE". 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em música) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; BIAO, A. J. C.; ANNA, C. S.; HERRERA, A. T.; RABETTI, M. L.. Festival de uma Cia Só: a Dramaturgia do Ator em Improvisações Inspiradas na Commedia dell'Arte. 2012 - Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas - PPGAC-UFBA.
TRIGO, I. M. F.; PIRES, G. M. R.; SILVA, M. A. L. S.. Diálogos Somáticos do Movimento: o método Pilates para Prontidão Cênica. 2011 - Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas - PPGAC-UFBA.
BIAO, A. J. C.; MATOS, R. C. A.; SOARES, Cajaíba, L.C.; MIRANDA, N. M.;TRIGO, I. M. F.. A noticia faz a cena: noticiario jornalístico e telenovela brasileira. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; PICADO, J. B. P. S.S.; Meireles, Selma M.; Janotti Jr., Jeder S.; GOMES, Wilson da Silva. O sistema das ações nas narrativas dos Mangás: um estudo das páginas da série Samurai X. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; FERNANDES, C.; SILVA, E. R.; COUTO, E.; FARIAS, S. C. B.. Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: a teatralidade como fundamento de uma dança contemporânea. 2006. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, L.; LOBATO, L.;TRIGO, I. M. F.. Tocando, tocado: surdo, sujeito dançante: relato de um aprendizado. 2011 - Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas - PPGAC-UFBA.
MARTINS, Suzana; Maria Albertina;TRIGO, I. M. F.. Dias de Folia: uma análise do processo criativo e suas contribuições para outras experiências de improvisação teatral. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Cenicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas - PPGAC-UFBA.
TRIGO, I. M. F.; SAMPAIO, A.; SAMPAIO, A.. A Pixação soteropolitana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. Quem me ensinou a nadar? Reflexões sobre percursos criativos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. Maluco Beleza: o ser em sofrimento psiquíco, o teatro e a reabilitação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. Posso brincar também? reflexões acerca da contribuição das atividades lúdicas para o desenvolvimento da socialização infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação - Campus I - UNEB.
TRIGO, I. M. F.. Você sabe desenhar? a concepção do professor sobre o desenho de seu aluno no uso das atividades em sala de aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação - Campus I - UNEB.
TRIGO, I. M. F.. A contribuição do movimento da dança quanto ao desenvolvimento das crianças de Educação Infantil: um estudo teórico introdutório. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação - Campus I - UNEB.
TRIGO, I. M. F.. A contribuição das regras dos jogos para formação da consciência cidadã nas crianças. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação - Campus I - UNEB.
Oliveira, C.;TRIGO, I. M. F.. Crianças fazem arte e pintam o "sete"> artes visuais e processos criativos na Educação Infantil - uma classe de escola particular em Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação - Campus I - UNEB.
TRIGO, I. M. F.; SILVA, R. L.. O Recreio como Espaço de Reflexão sobre a Ludicidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; SILVA, R. L.. O lúdico como facilitador na língua portuguêsa na 4a série do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; SILVA, R. L.. Ludicidade na Sala de Aula: prazer do aluno e do professor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; PIMENTA, L. B.; DIAS, J. M.; NETTO, L. R.. Banca Examinadora de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso Mestrado. 2018. Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. Banca para progressão funcional de professor associado. 2017. Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. BANCA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE PROFESSOR ASSOCIADO IV PARA PROMOÇÃO À CLASSE E DENOMINAÇÃO PROFESSOR TITULAR. 2017. Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. BANCA EXAMINADORA DA PROMOÇÃO PARA PROFESSOR TITULAR. 2016. Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. BANCA EXAMINADORA DE PROMOÇÃO FUNCIONAL. 2016. Universidade do Estado da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. Comissão Julgadora da Matéria "Panorama das Artes". 2014. Universidade Federal do Sul da Bahia.
TRIGO, I. M. F.. Banca Examinadora do Concurso Pública das Disciplinas Interpretação Teatral e Prática de Ensino em Teatro. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
TRIGO, I. M. F.; PIMENTEL, M. L.; DAVILLA, C.. Banca de Concurso para disciplina Arte-Educação. 2006. Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.
TRIGO, I. M. F.; Nobre, W. Curso de Licenciatura Plena em Artes - Lençóis/BA. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.
TRIGO, I. M. F.; FREITAS, Ricardo; Jesus, Guilherme Maia de. Banca de Qualificação de mestrando Max Freitas Bittencourt. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
ALVES, Hebe; Coutinho, Denise;TRIGO, I. M. F.. A Cena nas Redes. 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes Cenicas - PPGAC-UFBA.
BETONAZZI, André; HETKOWSKI, T. M.;TRIGO, I. M. F.; Jesus, Guilherme Maia de. Banca de Qualificação do Pós-graduando Eliaquim Aciole. 2014.
Moura, Solange Ma. de Souza; Rabello, R.;TRIGO, I. M. F.. Banca de Qualificação de mestranda Solange Moura. 2008. Universidade Federal da Bahia.
Comissão julgadora das bancas
PALMEIRA, M. J. O.. O Poder da Máscara: uma Experiência de Treinamento do Ator. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
DOUXAMI, C.; BIAO, A.; RANGEL, S.; FARIAS, S.; Sara Pereira Lopes. No pulso do ator: Treinamento e Criação de Máscaras Baianas. 2005. Tese (Doutorado em doutorado) - pos-graduação em artes cênicas.
FARIAS, S. C. B.; BIÃO, A. J. C.; RANGEL, S. L.; LOPES, S. P.; DOUXAMI, C.. No pulso do ator: treinamento e criação de máscaras baianas. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
FARIAS, S. C. B.BIÃO, Armindo; RANGEL, S. L.; LOPES, S. P.. Máscaras Cênicas Baianas: Estudo, Criação e Experimentação de Máscaras em Atores Locais. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
RANGEL, S. L.; DOUXAMI, Christine; LOPES, Sara Pereira; FARIAS, Sérgio Coelho Borges; BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. No Pulso do Ator: Treinamento e Criação de Máscaras Baianas. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
RANGEL, S. L.. Máscaras Cênicas Baianas: Estudo, Criação e Experimentação de Máscaras em Atores Locais.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
Farias, Sérgio Coelho Borges;MIGUEZ, Paulo. Dando nó em pingo d?água. Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores Culturais dos Estados do NE) - Universidade Federal da Bahia.
FARIAS, S.; MIGUEZ, P.;TEIXEIRA, C. F.. Dando nó em pingo dágua: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Politica, Gestao, Producao Cultural) - Universidade Federal da Bahia.
Orientou
Criação das músicas do jogo-simulador Kimera? cidades imaginárias; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
O processo de construção de conhecimento na experiência da produção audiovisual; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
A Rádio na Escola: Pesquisa aplicada com o Colégio Roberto Santos/Ba; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Departamento de Educação - Campus I - UNEB; (Orientador);
Caravana do Lazer: um Projeto Intinerante para Geração de Políticas Públicas e Sociais no Estado da Bahia; 2015; Dissertação (Mestrado em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
Criação das Músicas do Jogo Simulador Kimera-Cidades Imaginárias; 2015; Dissertação (Mestrado em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO ? GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
A dança na escola:Caminhos possíveis para a formação do aluno na Educação Formal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação - Campus I - UNEB; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
SOBRE O MEDO DE SENTIR MEDO: A VIABILIZAÇÃO DA SÍNDROME DO PÂNICO POR MEIO DO MOTION DESIGN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
Experenciar, encenar, aprender: contribuição dos jogos teatrais para o desenvolvimento da criança na educação infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação - Campus I - Pedagogia; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
O essencial é invisível aos olhos? uma reflexão compartilhada sobre a dança na escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
Santos, M; Santos, M; G; J; S; Costa, R; A; Bonfim; A socialização através dos jogos no contexto da aprendizagem em sala de aula; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia/Rede UNEB 2000) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
S; , Rocha, F; A; S; , Santana, I; R; , Jesus, de, N; S; Ludicidade em Sala de Aula: prazer do aluno e do professor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia/Rede UNEB 2000) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
Sexualidade e Adolescência; 2001; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
Educação Científica através das TIC: a Rádio da Escola na Escola de Rádio; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
Foi orientado por
No Pulso do Ator - Treinamento e Criação de Máscaras Baianas; 2005; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Armindo Jorge de Carvalho Bião;
SOBRE O MEDO DE SENTIR MEDO: A VIABILIZAÇÃO DA SÍNDROME DO PÂNICO POR MEIO DO MOTION DESIGN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Isa Maria Faria Trigo;
cARVANA DO LAZER: PROJETO ITINERANTE DE LAZER NO ESTADO DA BAHIA; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Susi Crystiane Santiago Docio;
Dando nó em pingo dágua: Plataforma Freire de Artes Visuais da UNEB: problemas, resultados e belezas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Politica, Gestao, Producao Cultural) - Universidade Federal da Bahia, Ministério da Cultura; Orientador: Carmen Fontes de Souza Teixeira;
Produções bibliográficas
-
GUIMARAES, B. ; RAMOS, D. ; ALVIN, F. ; NETO, G. ; GUIGUIO, J. ; LIMMA, M. ; TRIGO, I. M. F. . Vox da Cena. VOX DA CENA , v. 4, p. 19-23, 2016.
-
TRIGO, I. M. F. . Um percurso de escutar por todos os lados, sem sentir ou sentindo seu próprio lado: reflexões sobre o fazer artístico e cultural nosso de cada dia. Revista FAEEBA , v. 15, p. 201-210, 2007.
-
TRIGO, I. M. F. . Corpos em fragmentos, corpos mais que inteiros: exercícios de base para o corpo mascarado. Repertório Teatro & Dança , v. 9, p. 10-14, 2006.
-
TRIGO, I. M. F. . Redoble. Repertório Teatro & Dança , Salvador, v. 6, p. 23-27, 2002.
-
TRIGO, I. M. F. . Navegar é preciso: diário de bordo de uma professora viajante em terras da Bahia. Repertório Teatro & Dança , Salvador, v. 11, n.17, p. 01-10, 2002.
-
TRIGO, I. M. F. . Cyborgs e máscaras: a atração das fronteiras. Repertório Teatro & Dança , Salvador, v. 2, p. 50-57, 1999.
-
BAPTISTA, M. M. ; FRANCO, J. E. ; CIESZYNSKA, B. ; TRIGO, I. M. F. . Máscaras Baianas: Corpos de Encruzilhada e de Pertencimento. In: Maria Manuel Baptista; José Eduardo Franco; Béata Cieszynska. (Org.). Europa das Nacionalidades. 1ªed.Coimbra: Uniarte Gráfica, 2014, v. 1, p. 697-700.
-
TRIGO, I. M. F. . Estranhando-se ao entrenhar-se: a posição do ator como personagem e pesquisador, contribuições à Academia. In: Lima, Júnior, A. S.;SANTANA, S. (Org.) ; ANDRADE, Dídima Ma. de M. (Org.) ; GALEFFI, D. A. (Org.) ; SALES, Kathia M. B. (Org.) ; VIEIRA, F. (Org.) ; SILVA, J. L. (Org.) ; ALMEIDA, M. J. (Org.) ; DIAS, A. A. (Org.) ; AMORIM, A. L. N. (Org.) ; DALTRO, R. R.. (Org.). Educação e Contemporaneidade: contextos e singularidades. 01ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 01, p. 01-307.
-
TRIGO, I. M. F. . Criação de máscaras expressivas. In: Bião, Armindo. (Org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P&A, 2007, v. , p. 257-268.
-
TRIGO, I. M. F. . Do lado de dentro do canto da sereia: entre máscaras e cordel. In: IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2007, Belo Horizonte. Anal da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte, 2007.
-
TRIGO, I. M. F. . Estrelas brotando entre cênicas distintas: Bandas de chegar entre Maracatus, Cavalos-Marinhos e Máscaras teatrais. In: IV Congresso Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2006, Rio de Janeiro. IV Congresso. Rio de Janeiro: 7Letras Viveiros de Castro Editora Ltda., 2006. v. 1. p. 271-273.
-
TRIGO, I. M. F. . Máscaras de demônios das manifestações populares baianas: corpos de encruzilhada. In: II Congresso da ABRACE, 2001, Salvador. Memória Abrace V - Anais do II Congresso da ABRACE, 2001. v. II.
-
TRIGO, I. M. F. . O poder da máscara: uma experiência de treinamento do ator. In: Reunião da SBPC, 2001, Salvador. Anais da Reunião Anual da SBPC, 2001.
-
TRIGO, I. M. F. . Os Nódulos de Silêncio na Criação de Peça Teatral com Máscaras. In: III Reunião Científica da ABRACE, 2004, Florianópolis. Memória Abrace VI - Anais da III Reunião Científica da ABRACE. Florianópolis: ABRACE, 2004.
-
TRIGO, I. M. F. . Des atabaques derriére les feuilles: lapprentissage de la tradition des tambours afro-baianais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRIGO, I. M. F. . MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL E NA BAHIA: DE CORPOS E MÁSCARAS.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRIGO, I. M. F. . L'expérience de construction scénique de voix et de paroles avec des masques de théâtre à Bahia: un corps collectif sonore.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRIGO, I. M. F. . Le théâtre de rue et le espace publique: possibles rapports.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRIGO, I. M. F. . Da corporeidade como anticorpo ou da subversão estética da categoria tradicional de corpo., 2004. (Tradução/Outra).
-
TRIGO, I. M. F. ; TENÓRIO, Marlon ; SALAS, Hector ; BETONAZZI, André ; AZIZ, Bruno ; RIOS, Rogério . Tudo com Farinha. Salvador: UNEB/ Press Color, 2001 (História em Quadrinhos).
Outras produções
TRIGO, I. M. F. ; Rangel, Sonia ; Beigui, Alex . Membro da Comissão de organização da Reuniao Cientifica do GT Territorios e Fronteiras - ABRACE - 2011. 2010.
TRIGO, I. M. F. . Assessoria da Area de Artes e Educação do Departamento de Educação - Campus I - UNEB. 2004.
TRIGO, I. M. F. ; LATIF, Larissa ; SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos ; JOSÉ, Érico ; MEDIANI, Mme . Método de ensino da língua portuguesa. 2004.
TRIGO, I. M. F. . Parecer de progressão funcional da Profa. Eliane Quadros. 2004.
TRIGO, I. M. F. . Matando a cobra e mostrando o pau: Projeto de reformulação curricular da Area de Artes e Educação - Depto. Educ. Campus I - UNEB. 2004.
TRIGO, I. M. F. . Relatório de Estágio Doutoral - Bolsa sanduiche - set 2003 a jun 2004.. 2004.
TRIGO, I. M. F. ; SAMPAIO, A. ; MEIRELLES, M. ; FARIAS, S. C. B. ; ANDRADE, A. ; ASSIS, C. ; GUERREIRO, F. ; GOUVEA, I. ; MILLET, M. E. ; ANDRADE JUNIOR, N. ; MAGALHAES, S. ; NUSSBAUMER, G. ; MARIGHELLA, M. . Políticas Culturais: Dilemas da institucionalidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
TRIGO, I. M. F. . PRODUZINDO MOVIMENTO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRIGO, I. M. F. ; LEITE, Raquel ; MEIRA, Raquel ; OLIVEIRA, Clebson . Making Of Animação - Lab Animação NART. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).
TRIGO, I. M. F. . VT Oficina de Vídeo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).
TRIGO, I. M. F. . VT Oficina de Vídeo 03.mp4. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).
TRIGO, I. M. F. ; LEITE, Raquel ; MEIRA, Raquel ; OLIVEIRA, Clebson . Oficina de teatro UNEB. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).
TRIGO, I. M. F. ; OLIVEIRA, Clebson ; MEIRA, Raquel ; LEITE, Raquel . Expotudo 2012. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).
TRIGO, I. M. F. ; LEITE, Raquel ; MEIRA, Raquel ; OLIVEIRA, Clebson . O que seria se fosse?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).
FRANÇA, Leonardo ; TRIGO, I. M. F. . Sertão Mar - Vídeo/Relatório das Atividades de 2011. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).
TRIGO, I. M. F. . Seminário temático de máscaras. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).
TRIGO, I. M. F. ; ROCHA, M.L. ; CUNHA, E. L. ; CAMPOS, M. F. H. ; SILVA, M. R. ; LEITE. C. ; MATOS, L. ; CASTRO, M. L. S. ; ROCHA, C. de S. ; FRAGA, M. . Câmaras de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica de Linguística, Letras e Artes. 2007. (Avaliador da FAPESB.).
TRIGO, I. M. F. . RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRIGO, I. M. F. . Me calarei para você em todas as linguas da terra. 2019. Teatral.
TRIGO, I. M. F. ; MAIA, M. . Do Lado de Dentro do Canto da Sereia. 2007. Teatral.
TRIGO, I. M. F. ; JOSÉ, Érico . Morte e Vida Severina. 2003. Teatral.
ALBAN, A. ; TRIGO, I. M. F. . Do lado de dentro do canto da sereia: processos. 2007. Vídeo.
TRIGO, I. M. F. ; VICENTE, A. V. ; SENA, . M. . DVD documental da Oficina de JaneiroGrandesEspetáculos. 2006. Vídeo.
TRIGO, I. M. F. ; VIANA, Andréa ; FRANÇA, Leonardo ; LUIZ, Herbert . Cd de Fotografias do percurso da pesquisa. 2004. Fotografia.
TRIGO, I. M. F. ; PAIVA, Valnice ; JORGE, Antonio . Espelho, espelho meu. 2000. Vídeo.
TRIGO, I. M. F. ; PAIVA, Valnice ; LOBO, Ednaldo ; CAFFE, Renato ; MELLO, Ellen ; ALENCAR, Jorge . Cinco S com tempero. 2000. Vídeo.
TRIGO, I. M. F. . Oficina de Máscaras Expressivas para atores, músicos e bailarinos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRIGO, I. M. F. . Treinamento em Máscaras Expressivas para alunos do Curso Livre de Teatro da UFBA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRIGO, I. M. F. . Preparação de voz para a cena com máscaras. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRIGO, I. M. F. ; DANTAS, Mateus Santana . Iniciação ao Treinamento em Máscara Neutra e Expressiva para Atores e Bailarinos. 2006 (Oficina de Artes Cênicas para o Janeiro de Grandes Espetáculos).
TRIGO, I. M. F. ; ASSUNCAO, M. ; VILLACA, I. ; CASTRO, I. . O teatro verdadeiro - Esquete para o Mercadão Cultural 2006. Rio de Janeiro. 2006 (Esquete teatral).
ADVINCULA- E. ; CASTRO, I. ; DANTAS, Mateus Santana ; MAIA, M. ; SILVA, R. L. ; TRIGO, I. M. F. ; VILLACA, I. ; BELING, F. ; FARIA, K. ; TRIGO, I. F. . Do lado de Dentro do canto da sereia. 2006 (Criação e montagem de espetáculo teatral).
TRIGO, I. M. F. . Figurino de espetáculo. 2006 (Figurino do espetáculo Do lado de dentro do Canto da Sereia).
TRIGO, I. M. F. ; SANCHES, Antrifo . Idéia n. 1- O corpo íntimo do olhar: coreografia para o bailarino Antrifo Sanches. 2005 (Coreografica).
TRIGO, I. M. F. . COMA - a última instalação de Joãozito Pereira. 2005 (Instalação e performance com artes plásticas).
TRIGO, I. M. F. ; ADVINCULA- E. ; CASTRO, A. I. . Treinamento em Máscara Teatral Neutra e Expressiva. 2005 (Oficina de Treinamento para Atores e Bailarinos).
TRIGO, I. M. F. ; ADVINCULA- E. ; ASSUNCAO, A. ; CASTRO, A. I. ; VILLACA, A. I. . Iniciação à máscara neutra e expressiva para o Curso Livre de 2005. 2005 (Oficina de Treinamento de Atores).
TRIGO, I. M. F. ; VILLACA, A. I. ; CASTRO, A. I. . Iniciação à máscara neutra e expressiva para atores da Cooperativa de Teatro da Bahia. 2005 (Oficina de Treinamento para Atores).
TRIGO, I. M. F. ; OLIVEIRA, A. . Artes Cênicas e Manifestações Populares: Bandas de Chegada. 2005 (Curso sobre Artes Cênicas para Agentes do Cultura Viva no Ponto de Cultura Estrela de Ouro).
TRIGO, I. M. F. ; ADVINCULA- E. . O corpo íntimo estendido: a voz e o gesto vocal para bailarinos. 2005 (Oficina de treinamento em Artes Cênicas).
TRIGO, I. M. F. ; BIAO, A. J. C. ; SANTOS, A. ; MELO, G. . Skeno: textos de Etnocenologia. 2006 (Organização de Coletânea de Artigos de Etnocenologia) .
TRIGO, I. M. F. . Pesquisa Sonora. 2004 (Pesquisa Sonora) .
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
O fazer artístico e seus parâmetros teóricos e práticos: presenças e ausências no discurso e na prática de sala de aula., Descrição: De que maneira a prática artística e de pesquisa, assim como também a prática acadêmica dos artistas pesquisadores professores, no âmbito de suas instituições, recriam e renovam o pensamento acadêmico e de ensino? Esta é a pergunta que norteia esta pesquisa. A forma das artes serem criadas e pensadas instala e subverte, muitas vezes, o fazer acadêmico e pedagógico. Seja no ensino das artes e nos seus campos correlatos (como é o caso da Arte e Educação, Ludicidade), seja no dia a dia de sala de aula, quando os sujeitos da educação, por acaso ou por intenção, tomam de empréstimo procedimentos, técnicas, exercícios ou pensamentos oriundos do campo artístico. Como isso se dá e, especialmente, como este movimento pode ser sistematizado e transformar o dia a dia de sala de aula é o que nos interessa inquirir. A pesquisa é de cunho compreensivo descritivo, visando aprofundar, a partir de estudos teóricos e discussões, a maneira como as ações de artes na instituição UNEB sofrem influencia e influenciam os referenciais teórico-metodológicos das Artes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isa Maria Faria Trigo - Integrante / marcea sales - Coordenador.
-
2008 - 2008
NINGUÉM APRENDE SAMBA NO COLÉGIO? Processos de transmissão de saberes do corpo no Samba de Roda do Recôncavo, Descrição: O projeto visa analisar, em conjunto com a coordenação pedagógica da Casa do Samba, (subordinada à Associação de Sambadores e Sambadoras do Reconcavo), de que maneira se dá o aprendizado do samba de roda no âmbito dos procedimentos propostos pela coordenação pedagógica da associação - seja em oficinas, aulas, visitas a escolas e eventos outros. Pretende-se analisar e refletir de que maneira a coordenação pedagógica da Associação pensa trabalhar a disseminação desse conhecimento complexo para os jovens e sujeitos interessados nestes saberes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isa Maria Faria Trigo - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Faculdade de Educação do Estado da Bahia. , Estrada das Barreiras, s/n, Narandiba, 41150-000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31172338, Ramal: 2338, Fax: (71) 31172316, URL da Homepage:
Experiência profissional
1983 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Titular Pleno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Diretor interino; vice-diretor.
1983 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora desde 1983, com atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação Gestao e Tecnologias Aplicads à Educação - GESTEC
1994 - 1994
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Criação e execução do Projeto, Carga horária: 20
1983 - 1983
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenador de Teatro do Centro de Estudos e, Carga horária: 12
Outras informações:
Curso oferecido a diretores teatrais de comunidades, em parceria com Jorge Gody e Geraldo Aragão.
Atividades
-
05/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Educação-Campus I.,Linhas de pesquisa
-
04/2003
Extensão universitária , Realização Uneb Ufba, Pró Reitorias de Extensão Uneb Ufba.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do II Curso de Treinamento em Máscaras neutras e expressivas.
-
03/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Arte e Educação.
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
12/1993
Extensão universitária , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão Oficina de Criação.
-
03/1990
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ludicidade e Educação, Arte e Educação, Psicologia e Educação, Ambientes e Materiais, Psicologia da Educação I, Psicologia da Educação II, Psicologia Geral
-
03/1990
Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Percepção
-
03/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Educação no Colegiado de Design.
-
03/2001 - 04/2009
Direção e administração, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Arte e Educação.
-
03/1995 - 04/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Educação no Colegiado do Bacharelado de Comunicação Social - RP.
-
09/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Atividade de extensão realizada, Coordenação Curso de linguagens artísticas "Jogos de Encaixe".
-
07/2002 - 07/2002
Ensino, Gestão e Planejamento Em Educação Uneb, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Dinâmicas de Avaliação em Sala de aula
-
06/2002 - 07/2002
Extensão universitária , Realização Uneb Ufba, Pró Reitorias de Extensão Uneb Ufba.,Atividade de extensão realizada, Curso de Treinamento em máscaras neutras e expressivas para atores e bailarinos.
-
03/2001 - 03/2002
Direção e administração, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Psicologia.
-
03/2001 - 03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Representante docente na comissão de Avaliação Institucional da Unidade.
-
02/2001 - 02/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Psicologia.
-
10/2001 - 01/2002
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Departamento de Educação Campus I.,Atividade de extensão realizada, Curso de Introdução à criação e produção de vídeos "Um outro olhar".
-
02/2000 - 02/2001
Direção e administração, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Coordenação Colegiada do Núcleo de Extensão e Pesquisa da Unidade.
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral
-
03/1988 - 03/1998
Direção e administração, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Coordenador de Área de Psicologia.
-
03/1992 - 03/1993
Extensão universitária , Departamento de Educação Olodum, Olodum Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, Coordenação e Supervisão do projeto Engenharia e Magia do Brincar e do brinquedo pedagógico.
-
03/1981 - 03/1993
Ensino, Administração Eletricidade Quimica Nutrição e Cons, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I, Psicologia da Educação II
-
03/1992 - 12/1992
Extensão universitária , Realização Uneb Ufba, Pró Reitorias de Extensão Uneb Ufba.,Atividade de extensão realizada, Coordenação e docência do Curso de Dança "Flamenco em Cena".
-
03/1988 - 03/1989
Direção e administração, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/1987 - 03/1988
Direção e administração, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus I.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Fundamentação Teórica.
Você é Isa Maria Faria Trigo?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isa Maria Faria Trigo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?