Ilma Pinto do Espírito Santo
É mestre em Letras, na área de atuação em Linguística, pela Universidade Federal do Pará (2011). Possui especialização em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (2008); Especialização em Estudos Culturais da Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (2005); graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (2003). É membro do grupo de pesquisa do Atlas Dialetal Prosódico Multimídia do Norte do Brasil, vinculado à equipe internacional do Projeto AMPER-POR (O Atlas Multimédia Prosódico do Espaço Românico - Língua Portuguesa (AMPER-POR), que pesquisa a variação prosódica do Português e é coordenada pela Professora Lurdes de Castro Moutinho, do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal), que por sua vez é vinculado ao projeto internacional: Atlas Multimédia Prosodique de l'Espace Roman (AMPER), coordenado pela Universite de Grenoble 3 (França). O centro de interesse de suas investigações compreende variação linguística, variação fonológica, aspectos prosódicos, aspectos fonéticos, fala espontânea, Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística.
Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária
2009 - 2011
Universidade Federal do Pará
Prof. Dra Regina Célia Fernandes Cruz.Palavras-chave: dialetologia, prosódia, português.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa
2008 - 2009
Universidade Federal do Pará
Orientador: Maria Cristina Ataide Lobato
Especialização em Especialização em Estudos Culturais da Amazônia
2004 - 2005
Universidade Federal do Pará
Orientador: Profa. Dra. Eunice Ferreira Santos
Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po
2000 - 2003
Universidade Federal do Pará
Orientador: Prof MsC. Doriedson do Socorro Rodrigues
Formação complementar
2008 - 2008
Extensão universitária em Letramento e gêneros discursivos em práticas de en. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Curso Livre de Inglês Instrumental. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2005 - 2005
Curso Avançado de Espanhol. (Carga horária: 900h). , Instituto de Estudos da Amazônia.
2005 - 2005
Curso Avançado de Inglês para Docência a Nível Bá. (Carga horária: 900h). , Instituto de Aperfeiçoamento Politécnico da Amazônica.
2004 - 2004
Nível Básico Em Língua Inglesa. (Carga horária: 192h). , English Course.
2000 - 2000
Curso Intensivo de Operador de Microcomputador. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Espanhola.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Participação em eventos
II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2009. (Congresso).
VI SEPA - VI Seminário de Pesquisas em Andamento.Atlas prosódico multimédia do município de Camatá (PA). 2009. (Seminário).
II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia.Tipologia diacrônica: para uma explicação de padrões comuns. 2009. (Outra).
I Jornada do Curso de Letras do Campus da UFPA em Cametá.Linguagem e ensino: perspectiva sociopolítica e didatico-curricular. 2008. (Outra).
I oficina pedagógica.Programa EducAmazônia: construindo ações inclusivas e multiculturais no campo. 2007. (Oficina).
I Encontro de Educadores da SEMED.Encontro (participante). 2006. (Encontro).
Pesquisa sobre a Demanda Turística do Município de Cametá.Pesquisa (participante). 2005. (Outra).
I Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio-Ambiente.Conferência (participante). 2005. (Outra).
I Semana Acadêmica do Campus de Cametá.Semana acadêmica (participante). 2005. (Outra).
III Plenária Estadual Descentralizada.Plenária (participante). 2005. (Outra).
Aula Aberta a Comunidade "Inclusão e Educação Especial".Aula Aberta à Comunidade (participante). 2004. (Outra).
Recontando Contos.Sarau (participante). 2003. (Outra).
Desenvolvimento,Políticas Públicas e Cidadania. 2003. (Outra).
XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Encontro (participante). 2002. (Encontro).
I Workshop de Pesquisa "Produções científicas: a reconstituição das vozes negadas".Workshop de Pesquisa (participante). 2002. (Outra).
Semana de comunicação: comunicar para a vida.Semana de comunicação (ministrante). 2002. (Outra).
I Workshop de Pesquisa Tocantina: produções científicas - a recosntituição das vozes negadas.Workshop de pesquisa (coordenadora). 2002. (Outra).
I Workshop de Pesquisa Tocantina "Produções Científicas: a reconstituição das vozes negadas.Workshop (participante). 2002. (Outra).
Introdução à Semiótica.Mini-curso (participante). 2002. (Outra).
O PERFIL CAMETAORA DO BRASIL. 2002. (Outra).
I Seleta de Contos.Seleta de contos (participante). 2001. (Outra).
Workshop: O Perfil do Profissional de Letrasna Virada do Milênio.Workshop (participante). 2001. (Outra).
Semana Cultural Universitária: "CUCA" Cuca Cheia de cultura e Arte.Semana Cultural Universitária. 2001. (Outra).
Seminário Literário "Práticas Literárias: publicação, divulgação, mercado editorial.Seminário Literário (participante). 2001. (Outra).
Mini-curso "Figuras de Linguagem".Mini-curso (participante). 2000. (Outra).
Participação em bancas
SANTO, I. P. E.. Grupo açaiara e suas representações culturais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O lexico da pesca do mapará nas localidades JAracuera Grande, Guajará, Maracu de Santa MAria e Cuxipiari do municipio de Cametá/PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. Relatos de migrantes: a identidade social do ribeirinho dentro da urbanização da microrregião do municipio de Cametá/PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O alteamento /O/ - [U] em silaba tonica: uma abordagem variacionista inicial no municipio de Cametá/PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O lexico da pesca do camarão no municipio de Oeiras do Pará/PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. Da planta à pranta: uma abordagem preliminar variacionista do rotacismo do municipio de Igarapé-Miri/NE do Pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O campo semânico do açaí na Ilha de Marinteua, municipio de Cametá/PA: um estudo sobre a especialização do significado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. Análise variacionista das vogais médias postônicas /e/ e /o/ em posição não-final no português falado de Cametá/NE do Pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O lexico da pesca do camarão na Ilha Guajará de Baixo, no municipio de Cametá/NE do Pará: a especialização do significado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O lexico do açaí na comunidade de Jorocazinho de Cima, município de Cametá/NE do Pará: a significação do significado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O lexico da criação do gado bovino na Vila Arataú, municipio de Pacajá/Oeste do Pará - Transamaônica: a especialização do significado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. Alteamento /o/ - /u/ no portuguêse falado pelos não escolarizados na zona urbana do municipio de Mocajuba/NE do Pará: um exercicio variacionista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O alteamento /o/ - [u] no falar dos ribeirinhos no município de Igarapé-Miri/NE Paraense: uma analise variacionista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. Processos de referenciação: a nominalização em textos argumentativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. Anáfora indireta: um dos fenomenos das referenciação em textos do genero notícia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. Organização dos tipos textuais em função de um gênero. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O ensino da literatura no livro didatico do português: notas sobre a escolarização do poema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. A poesia de Drummond na escola: uma proposta transdisciplinar de ensino-aprendizagem da lingua portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. Os gêneros icônicos-verbais nos livros didáticos de português: circulação perfil e possibilidade de letramentos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O pronome demonstrativo: um processo de referenciação observado em várias narrativas pertencentes ao livro Belém Conta. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
SANTO, I. P. E.. O oral também se ensina: práticas de ensino do genero exposição oral em uma turma da 4ª serie do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
ANDRADE, E. N. M.;SANTO, I. P. E.. O oral também se ensina: práticas de ensino do gênero exposição oral em uma turma da 4ª série do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
BARROSO, A. V.;SANTO, I. P. E.. Alfabetização e letramento: uma análise sobre o ensino de leitura e escrita nos anos/séries iniciais do ensino fundamental da ENEF Jonnatas Athias - Oeiras do Pará/PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
MOREIRA, A. G.;SANTO, I. P. E.. O ensino da literatura no livro didático do português: notas sobre a escolarização do poema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
BARROSO, E. C.;SANTO, I. P. E.. Alteamento /o/ /u/ no português falado pelos não escolarizados da zona urbana do município de Mocajuba/NE do Pará: um exercício variacionista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
MEDEIROS, L. C. S.;SANTO, I. P. E.. O léxico do açaí na comunidade de Jorocazinho de Cima, nunicípio de Cametá/NE do Pará: a especialização do significado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
COSTA, J. P.;SANTO, I. P. E.. Do parau ao tuíra: amostra do vocabulário do açaí no português falado no municipío de Igarapé-Miri/NE do Pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
VASCONCELOS, J. A.;SANTO, I. P. E.. Aula de português: modos de apropriação do gênero resumo informativo na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará.
Orientou
Alfabetização e letramento: uma análise sobre o ensino de leitura e escrita nos anos/séries iniciais do ensino fundamental na EMEF Jonnatas Athias - Oeiras do Pará/PA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ilma Pinto do Espírito Santo;
O texto como objeto de ensino de língua portuguesa: um enfoque do uso do texto em escolas de ensino fundamental do município de Cametá/PA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ilma Pinto do Espírito Santo;
O ensino de português no final do seculo XX na microregião Cametá: do campo oficial ecientifico às praticas efetivas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ilma Pinto do Espírito Santo;
Os significados da apropriação da escrita na educação de adultos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ilma Pinto do Espírito Santo;
O papel da gramática na 8ª série do ensino fundamental: notas sobre a relação entre as propostas oficiais e uma pratica de ensino situada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ilma Pinto do Espírito Santo;
Letramento: aprendendo a ler e a escrever; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Habilitação Língua Po) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ilma Pinto do Espírito Santo;
Produções bibliográficas
-
SANTO, I. P. E. . Atlas Prosódico Multimédia do Município de Cametá (PA). In: III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, 2011, Belo Horizonte (MG). III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. Belo Horizonte: UFMG, 2011. v. III.
-
SANTO, I. P. E. . Oficina: Leitura, Interpretação e Produções Textuais. In: I Jornada de Projetos Didáticos para o ensino de Português, 2003, Cametá-PA, 2003.
-
SANTO, I. P. E. . Resgate Quilombola: um estudo semântico dos tipos de farinha na localidade do Mola-Itapocu.. In: XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, 2002, Salvador-BA, 2002.
-
SANTO, I. P. E. . Palestra: Resgate Quilombola: um estudo semântico dos tipo de farinha na localidade do Mola-Itapocu. In: I Workshop de Pesquisa Tocantina:, 2002, Cametá-PA, 2002.
-
SANTO, I. P. E. ; SANTO, I. P. E. . Atlas Prosódico Multimédia do Município de Cametá (PA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTO, I. P. E. . Atlas prosódico multimédia do município de Cametá/PA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTO, I. P. E. . O ensino da língua materna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTO, I. P. E. . Atlas posódico multimédia do minicípio de Cametá (PA). 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTO, I. P. E. . Saberes cotidianos produção do azeite de andiroba: o contexto histórico nas práticas socioculturais das mulheres extrativistas da Ilha de Juba - Cametá/PA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2011
Atlas prosódico multimédia do município de Cametá/PA, Descrição: Objetiva analisar aspectos de prosódia e compor banco de dados do projeto internacional AMPER-POR. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2002 - 2004
Prefeitura Municipal de CametáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular de Língua Portuguesa, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2005 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Ensino da Arte, Ensino Religioso
2008 - 2009
Universidade Federal do ParáVínculo: Professor, classe auxiliar, Enquadramento Funcional: professor substituto, nivel 1, Carga horária: 40
2002 - 2002
Instituto de Desenvolvimento Educação Ambiental e Assistência SocialVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2002 - 06/2002
Estágios , Setor Administrativo, Secretaria.,Estágio realizado, Secretária Executiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ilma Pinto do Espírito Santo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?