Ronaldo da Silva Rodrigues

Licenciado em Química e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília. É Professor e Chefe da Cadeira de Química do Ensino Médio e Fundamantal na instituição em que trabalha. Também tem atuado na orientação de projetos relacionados à divulgação da Astronomia junto aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, na orientação de trabalhos experimentais voltados ao Ensino de Química e na investigação da relação entre o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano na formação do conhecimento escolar com ênfase em componentes culturais.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino de Ciências

2006 - 2009

Universidade de Brasília, UnB
Título: A História da Ciência e a Experimentação na Constituição do Conhecimento Escolar: A Química e as Especiarias,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Prof. Doutor Roberto Ribeiro da Silva

Graduação em Licenciatura em Química

1994 - 1999

Universidade de Brasília, UnB

Formação complementar

2006 - 2006

Experiência mediada por ambientes telemáticos. (Carga horária: 40h). , Agência Espacial Brasileira, AEB, Brasil.

2006 - 2006

Satélites e Plataformas Espaciais. , Agência Espacial Brasileira, AEB, Brasil.

2004 - 2004

Óleos Vegetais: Extração e Fabricação de Biodiesel. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2003 - 2003

Teoria da Ressonância Magnética Nuclear. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2003 - 2003

História da Ciência. (Carga horária: 40h). , Instituto Superior de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Ciências, ISEF, Brasil.

2002 - 2003

Formação de Formadores. (Carga horária: 150h). , SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.

2002 - 2002

Ensino de Química: analogias e experimentos. (Carga horária: 32h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2001 - 2001

Astronomia para Professores do EM. (Carga horária: 32h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

Participação em eventos

Workshop CMDPII.Sistema de Avaliação. 2016. (Seminário).

1º Workshop do CMDPII: A Produção Educativa - Um Olhar Reflexivo.O Papel do Professor Pesquisador. 2012. (Seminário).

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.Propulsão por Reação Química. 2005. (Encontro).

Ciclo de Palestras: Quintas Espaciais - Agência Espacial Brasileira. 2002. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, R. S. ; SILVA, R. R. . A História sob o olhar da Química: As especiarias e sua importância na alimentação humana.. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 32, p. 84-89, 2010.

  • RODRIGUES, R. S. ; OLIVEIRA FILHO, G. B. . Rumo ao espaço - construindo e lançando foguetes. In: Salvador Nogueira. (Org.). Coleção Explorando o Ensino - Astronáutica. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009, v. 13, p. 340-345.

  • RODRIGUES, R. S. ; SILVA, R. R. . A Formação do Conhecimento Escolar Pela Confluência dos Saberes da Ciência Química, da História e da Cultura Popular: Aplicação e Avaliação de Uma Proposta de Ensino.. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília-DF. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, 2010.

  • RODRIGUES, R. S. ; MESQUITA, E. C. . Sistema de Avaliação: a escola que queremos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2003 - 2003

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 417

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino de Química

2002 - Atual

Colégio Militar Dom Pedro II

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 30

Outras informações:
Chefe da Cadeira de Química

Atividades

  • 01/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências do Ensino Fundamental e Química do Ensino Médio