Carlos Alberto da Silva
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (1987), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1994), especialização em Filosofia do Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, UNIOESTE (2021). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Cooperativo.
Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em EXTENSÃO INOVADORA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
2018 - 2021
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: A construção da legislação cooperativista no Brasil e o pensamento dos autores nacionais, entre 1890 a 1964
, Ano de obtenção: 2021. Dirceu Basso. Palavras-chave: História da legislação cooperativista no Brasil.
Mestrado em Direito
2002 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Fundamentação filosófica do direito de propriedade: a contribuição de autores modernos
, Ano de Obtenção: 2005.Willis Santiago Guerra Filho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: função social da propriedade; história da propriedade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural; Educação Superior.
Especialização em Filosofia do Direito
1999 - 2001
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: O conflito da norma natural e positiva em Kant
Orientador: Daniel Omar Perez
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Empresarial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Cooperativo.
Organização de eventos
SILVA, C. A. . XII JURISCIENCIA - MOSTRA DE PESQUISA JURÍDICA: CRIMES FEDERAIS E A TRIPLICE FRONTEIRA. 2016. (Outro).
SILVA, C. A. . JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA. 2016. (Outro).
SILVA, C. A. . Curso de economia solidária e cooperativismo - 2 etapa. 2011. (Outro).
SILVA, C. A. . Curso de economia solidária e cooperativismo. 2011. (Outro).
SILVA, C. A. . Curso de educação para economia solidária. 2011. (Outro).
SILVA, C. A. . II Seminário Filosofia da Ciência para Educação no Campo, Agroecologia, Cooperativismo e Ciência da Alimentação. 2010. (Outro).
SILVA, C. A. . I Feira Microrregional de Economia Solidária. 2010. (Outro).
SILVA, C. A. ; SILVA, C. A. . VII Seminário Paranaense de Educação Fiscal. 2009. (Outro).
SILVA, C. A. . V JURISCIÊNCIA. 2009. (Outro).
SILVA, C. A. . IV JURISCIÊNCIA. 2008. (Outro).
SILVA, C. A. . VI Semana Acadêmica de Direito. 2007. (Outro).
SILVA, C. A. . V Semana Acadêmica de Direito. 2006. (Outro).
Participação em eventos
III Seminário Internacional de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável.OS CONCEITOS DE SOCIEDADE COOPERATIVA: SEGUNDO A ACI E NA LEGISLAÇÃO E DOUTRINA COOPERATIVISTA BRASILEIRA, ENTRE 1964 E 1971. 2022. (Seminário).
XII Encontro de Investigadores Latino-americano em cooperativismo.A construção do conceito de sociedade cooperativa na legislação do Brasil e no pensamento dos autores nacionais, entre 1890 a 1964. 2022. (Encontro).
XXII Seminário de Extensão da Unioeste.FEIRA E SACOLA AGROECOLÓGICA NO CAMPUS DA UNIOESTE E NOS CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DE FOZ DO IGUAÇU ? UM PROJETO EXITOSO, MAS INCOMPLETO. 2022. (Seminário).
XXI Seminário de Extensão da Unioeste.Apoio na realização de feiras e/ou sacola agroecológica da agricultura familiar em Foz do Iguaçu. 2022. (Seminário).
Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2016. (Outra).
29 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2011. (Seminário).
Cátedra de História da América Latina. 2011. (Outra).
VII JURISCIÊNCIA - Mostra de Pesquisa Jurídica - Direito na Região Trinacional.Cotejamento entre Lei e Projeto de Lei sobre as Sociedades. 2011. (Outra).
8º Congresso Brasileiro de Direito Internacional. 2010. (Congresso).
Análise Comparativa dos Marcos Jurídicos do Cooperativismo Brasileiro e a Experiência de Mondragón. 2010. (Seminário).
Encontro de Educação Popular: Trabalho, Política, Estado e Movimentos Sociais.Direito Constitucional: Trabalho e Cidadania. 2010. (Outra).
II Conferência Nacional de Economia Solidária. 2010. (Outra).
IX Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Cascavel.Número Mínimo de Pessoas para Constituição de Cooperativa em Cumprimento a Norma Legal. 2010. (Seminário).
Semana de Turismo. 2010. (Outra).
Seminário de Direito Cooperativo: Análises Comparativa dos Marcos Jurídicos do Cooperativismo Brasileiro e a Experiência de Mondragon. 2010. (Seminário).
Seminário de Formação Política Cidadã. 2010. (Seminário).
Seminário de Formação Política e Cidadã. 2010. (Seminário).
Seminário Nacional de Meio Ambiente e Extensão Universitária.Participante. 2010. (Encontro).
Seminário Nacional de Meio Ambiente e Extensão Univesitária.Extensão univesitária, economia solidária e implementação da lei da alimentação escolar. 2010. (Seminário).
Uso Otimizado da Plataforma Lattes. 2010. (Outra).
VI JURISCIÊNCIA - Mostra de Pesquisa Jurídica da UNIOESTE.O Direito de Propriedade nos Tratados Internacionais de Direitos Humanos. 2010. (Outra).
X SEU - Seminário de Extensão da Unioeste.Agroecologia e Cooperativismo na Agricultura. 2010. (Seminário).
X SEU - Seminário de Extensão da Unioeste - mesa redonda.OFICINA: Agroecologia e Cooperativismo na agricultura. 2010. (Seminário).
27° SEURS.27° SEURS. 2009. (Seminário).
Feira Sabores do Paraná e XIV Feira Vida Orgânica. 2009. (Feira).
II Seminário de Direito Coop. e Cidadania: Org. Pop. e Cooperativismo na América Latina. 2009. (Seminário).
I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente.Agricultura orgânica (coordenador da mesa). 2009. (Seminário).
I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente. 2009. (Seminário).
IV Assembleia Geral Ordinária. 2009. (Outra).
IV Encontro Unicafes sobre a Caravana Nacional do Cooperativismo. 2009. (Encontro).
IX SEU - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE. 2009. (Seminário).
VII Seminário Paranaense de Educação Fiscal. 2009. (Seminário).
V JURISCIÊNCIA - Mostra de Pesquisa Jurídica: Sociedade e Direito.A obrigatoriedade ou não do registro da cooperativa junto a Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB. 2009. (Outra).
V JURISCIÊNCIA - V MOSTRA DE PESQUISA JURÍDICA SOCIEDADE E DIREITO - UNIOESTE.A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DO REGISTRO DA COOPERATIVA JUNTO A ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS -OCB. 2009. (Outra).
2 Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná. 2008. (Encontro).
Formação Pedagógica Continuada em Serviço: Encontro. 2008. (Encontro).
Forum Social do Mercosul. 2008. (Encontro).
II Encontro Terra e Cidadania. 2008. (Encontro).
IV Mostra Jurídica de Iniciação Científica. 2008. (Outra).
3º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. 2007. (Seminário).
Encontro Pedagógico 2007/1. 2007. (Encontro).
VI Semana Acadêmica de Direito. 2007. (Outra).
X Semana de Atualização Jurídica. 2007. (Outra).
Encontro de Estudos das Comissões Próprias de Avaliação. 2006. (Encontro).
Encontro Pedagógico 2006/2. 2006. (Encontro).
I Colóquio Sobre Universidade Contemporânea. 2006. (Encontro).
V Semana Acadêmica de Direito. 2006. (Encontro).
Simpósio Internacional 40 anos do Concílio Vaticano II. 2005. (Simpósio).
Novo Código Civil. 2002. (Outra).
O Desafio do Livro. 2002. (Outra).
O Novo Código Civil. 2002. (Seminário).
XIV Semana Jurídica. 2002. (Seminário).
Palestra sobre Dano Moral. 2001. (Outra).
Conferência com Professor Celso Vasconcellos. 1999. (Outra).
III Seminário de Estudos Jurídicos do Oeste do Paraná. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, C. A.; LIMA JUNIOR, J. B.; MESQUITA, L. R.. A SUSTENTABILIDADE COMO PRESSUPOSTO PARA O DESENVOLVIMENTO: OBSTÁCULOS CONTEMPORÂNEOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS METAS AMBIENTAIS DA AGENDA DE 2030 NA TRÍPLICE FRONTEIRA. 2023. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
SILVA, C. A.. A rerivolta dos "Fradins": o discurso do preconceito sob a ótica das personagens henglianas. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. A cultura e literatura afro-brasileira na sala de aula. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. As confrarias: o teatro épico como instrumento pedagógico na educação básica. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. Jogo de cena: a sutileza do olhar épico na representação documental de Eduardo Coutinho. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. A dimensão histórico-cultural afro-brasileira e africana no contexto escolar. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. O retrato do negro pelo negro (o negro, pelo negro). 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. Cultura popular no Brasil: um viés de cultura a partir da materialidade cultural afrodescendente. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. A dança negra/afro-brasileira como fator educacional. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. Figura do índio: edificação de imagens na mídia brasileira. 2011 - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.. Relações culturais e busca identiária na obra "A Varanda do Frangipani", de Mia Couto. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. O acesso e a permanência dos indígenas nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - no período de 2002 a 2010. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. Inclusão de literatura africana e afro-brasileira nos currículos escolares brasileiros: aspectos importantes para sua realização. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. Remanescentes de Quilombola no Paraná. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. O uso de símbolos e imagens na construção da identidade campesina do acampamento 1º de agosto - Cascavel. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. A percepção dos professores do ensino médio do município de Santa Helelna sobre a participação dos pedagogos na gestão escolar. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. O papel do professor na desmistificação do preconceito em sala de aula, por meio do uso da poesia pós-colonialista "Grito Negro", de José Craveirinha. 2011.
SILVA, C. A.. A arte da capoeira: o elo histórico da cultura afro-brasileira. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. O ensino de história e cultura afro-brasileira e formação docente. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. A regularização das terras quilombolas a partir do artigo 68 do ato das disposições constitucionais transitórias da Cosntituição da República Federativa do Brasil de 1998. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.. Os preconceitos contra o negro na literatura brasileira. 2011 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.; AFORNALLI, M. V.. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EM DECORRÊNCIA DE ERRO DO PODER JUDICIÁRIO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; AFORNALLI, M. V.; MARTINEZ, S. R.. MEDIDAS EXECUTIVAS ATÍPICAS À LUZ DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.941. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.; MELO, A. R.. APLICABILIDADE DA TEORIA DA PERDA DE UMA CHANCE NA ÁREA MÉDICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.. O PANORAMA DA REGULAMENTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUA APLICAÇÃO NO ÂMBITO DOS TRIBUNAIS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; COPETTI NETO, A.; WROBEL, F. L. N.. Conceito de Razão Pública como Consenso sobreposto de John Rawls como Tese de Impeachment. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; COPETTI NETO, A.; WROBEL, F. L. N.. Uma Abordagem das Behavioral Sciences acerca da Tomada de Decisão Judicial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; COPETTI NETO, A.; WROBEL, F. L. N.. Garantia versus Realidade: Um Estudo sobre a Aplicação da Inversão do ônuns da Prova no Crime de Receptação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.; SCHEWRTNER, I. G. M.. A adoção tardia e a desnecessidade de consentimento dos pais biológicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; MARTINEZ, S. R.. Aspectos Jurídicos do Consentimento em Face da Lei Geral de Proteção de Dados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; MARTINEZ, S. R.. Aspectos Jurídicos do Mero Aborrecimento. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; WROBEL, F. L. N.; COPETTI NETO, A.. A Medida Executiva Atípica de Suspensão da Carteira Nacional de Habilitação: O Confronto de Direitos Fundamentais do Exequente e Executado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.; SOUZA, P. H. M.. A Sumula n° 377 do STF e a mutação dos precedentes do STJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; GIULIAN, J. S.; ENGELAGE, T. P.. O trabalho integrado das políticas na tríplice fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai, como medida de cooperação jurídica internacional criminal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; GARCIA, J. C.. Metas de Desempenho e Caracterização do Assédio Organizacional no Setor Bancário: Pesquisa Jurisprudencial do Tribunal Regional do Trabalho de 9ª Região.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; GARCIA, J. C.. Nexo Causal entre a Síndrome do Bournout e o Trabalho: Análise Jurisprudencial do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; GARCIA, J. C.. O Regime Jurídico da Personalidade no Direito Brasileiro e a Proteção a Saúde Mental do Trabalhador.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; GIULIAN, J. S.; ENGELAGE, T. P.. A responsabilidade civil em caso de danos causados pelos agrotóxicos à saúde do trabalhador rural. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; GARCIA, J. C.. Metas de Desempenho e Caracterização do Assédio Organizacional no Setor Bancário: Pesquisa Jurisprudencial do Tribunal Regional do Trabalho de 9ª Região.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; VOLPATO, E. C. F.; MANGUEIRA, Hugo Alexandre Espínola. Análise Jurisprudencial do Papel do Judiciário na Atualização dos Saldos das Contas do FGTS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; VOLPATO, E. C. F.; MANGUEIRA, Hugo Alexandre Espínola. Uma Experiencia Local de Implementação da Justiça Restaurativa do Estado do Paraná: O Caso da Comarca de Ponta Grossa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; VOLPATO, E. C. F.; MANGUEIRA, Hugo Alexandre Espínola. A Eficácia da Ressocialização Aplicada Através de Medidas Alternativas de Direito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; VOLPATO, E. C. F.; MANGUEIRA, Hugo Alexandre Espínola. Análise Jurídica da Medida Socioeducativa de Internação: Limites Legais e Decisões Judiciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.; SOUZA, P. H. M.. Aspectos jurídicos do Performance Bond - O seguro garantia de execução do contrato em obras públicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.; SOUZA, P. H. M.. A Carteira de Identidade e o Sistema de identificação civil nacional, o projeto do documento nacional de identidade e os limites no uso, acesso a gestão e dados em observância aos direitos da personalidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; AFORNALLI, M. V.. Precedentes como Ponto de Chegada da Decisão Judicial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; AFORNALLI, M. V.. A Responsabilidade Civil do Estado pela Omissão na Conservação das Vias Públicas. 2018.
AGUIRRE, L. E. M.; MOTTA, L. F.;SILVA, C. A.. Critica ao Descaminho: Análise da Necessidade da Atuação do Judiciário com Base na Tríplice Fronteira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; AGUIRRE, L. E. M.; MOTTA, L. F.. A Omissão Inconstitucional e as Possibilidades de Atuação do Judiciário Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; AGUIRRE, L. E. M.; MOTTA, L. F.. A Proteção de Gênero e a Lei N° 13.104/2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; AGUIRRE, L. E. M.; MOTTA, L. F.. A Relativização do Direito ao Sigilo da Fonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; SILVA, R. M.. Análise da aplicação dos precedentes judiciais no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; SILVA, R. M.. A família contemporânea e a adoção por pares homoafetivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; SILVA, R. M.. Análise da possibilidade de desconstituição da paternidade socioafetiva por iniciativa do pai socioafetivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; MARTINEZ, S. R.. Os direitos da personalidade e os pacientes terminais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SILVA, R. M.; Savio, T.. A efetividade do princípio da função social da empresa na economia neoliberal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SILVA, R. M.; Savio, T.. Economia solidária como meio para se alcançar o desenvolvimento sustentável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SILVA, R. M.; Savio, T.. A pluriparentalidade em face do reconhecimento jurídico da paternidade socioafetiva no âmbito das famílias recompostas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SILVA, R. M.; Savio, T.. Guarda compartilhada como possível meio de prevenção à alienação parental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SILVA, R. M.; Savio, T.. Alimentos gravídicos e o erro quanto à indicação do devedor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; WROBEL, F. L. N.. Dano moral: prova, valoração e prevenção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; WROBEL, F. L. N.. O trabalhador fronteiriço e o regime jurídico do trabalhador imigrante no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; WROBEL, F. L. N.. A revisão dos benefícios previdenciários pelos novos estabelecidos pelas emendas constitucionais n° 20/1998 e n° 41/2013 e o julgamento do RE 564.354. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; WROBEL, F. L. N.. O Princípio da Eficiência na administração pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; SILVA, R. M.. A usucapião especial urbana por abandono de lar face à emenda constitucional do divórcio - emenda n° 66/2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; SILVA, R. M.. Análise do abuso do direito no âmbito das relações familiares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
KEMMELMEIER, C. S.; SILVA, R. M.;SILVA, C. A.. A constitucionalização do direito civil e seus reflexos no instituto jurídico da união estável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; SILVA, R. M.. O conceito de regime jurídico administrativo no direito brasileiro: análise acerca dos pressupostos teóricos e ideológicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SILVA, R. M.; KEMMELMEIER, C. S.. A função social da propriedade privada rural à luz da constituição fedeal de 1988. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; SILVA, R. M.. Responsabilidade objetiva do empregador em acidentes do trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; AGUIRRE, L. E. M.; SCHEWRTNER, I. G. M.. Usucapião coletiva de imóveis públicos e a função social da propriedade urbana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.; SILVA, R. M.. Piva.A proteção jurídica do Estado à União Estável, como entidade familiar e seus reflexos no direito sucessório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; SILVA, R. M.; MARTINEZ, S. R.. A importância da afetividade como fundamento básico das relações familiares no direito civil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; ESPIGA, T. S. B.. O direito à privacidade do empregado e a fiscalização do correio eletrônico no ambiente do trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; GARCIA, J. C.; SILVA, R. M.. A zona de amortecimento como instrumento de compatibilização da preservação do parque nacional do iguaçu e do desenvolvimento urbano de Foz do Iguaçu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.; ESPIGA, T. S. B.. Análise da possibilidade da concessão da tutela antecipada diante da irreverssibilidade dos seus efeitos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.. Aspectos de aplicabilidade do procedimento de divórcio extrajudicial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.. Análise da lei nº. 11.441/07, referente ao inventário e partilha extrajudiciais, comparada ao procedimento judicial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; SCHEWRTNER, I. G. M.. Maurício.Assistência jurídica gratuita e possibilidade de sua concessão às pessoas jurídicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.. Aspectos positivos e negativos da repercussão geral no recurso extraordinário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SCHEWRTNER, I. G. M.. A necessidade de formalização do processo civil como meio de efetivação do direito materilal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.. Do cheque pós-datado e seus efeitos em face da súmula 370 do superior tribunal de justiça. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.; AGUIRRE, L. E. M.. A ética no exercício do ministério privado da advocacia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.. Direito cooperativista popular sob a ótica da economia solidária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.; RODRIGUES, S.; JACQUELINE, Sophie Perioto Guhur Frascati. de Lara.Liberdade: um paradoxo entre o ordenamento jurídico e a concepção de República. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; AFORNALLI, M. V.; GARCIA, J. C.. A suspensão de serviços públicos em razão da inadimplência do usuário consumidor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; AFORNALLI, M. V.; GIULIAN, J. S.. O Direito no aperfeiçoamento da cidadania em bairro pobre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; KEMMELMEIER, C. S.; GALEAZZI, F. C.. Responsabilidade do tomador de serviço no contrato de terceirização à luz da flexibilidade direito do trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, R. M.;SILVA, C. A.; MARTINEZ, S. R.. Estudo de impacto ambiental: um instrumento de atuação administrativa na defesa do meio ambiente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, C. A.; JACQUELINE, Sophie Perioto Guhur Frascati. A Natureza Jurídica da Tutela Antecipada Fundada em Cognição Exauriente § 6 do Artigo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.. Análise da Constitucionalidade da Prisão Civil do Depositário Infiel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; WROBEL, F. L. N.. O direito ao adicional de insalubridade para os empregados expostos ao tabagismo no ambiente de trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.. Exploração Sexual Comercial Infato-Juvenil da Região de Foz do Iguaçu-PR: Uma Violação de Direitos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.. Recepção dos Princípios Bioéticos pelos Princípios do Direito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. A Responsabilidade no Direito Ambiental Brasileiro: suas implicações e formas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. A Sucessão Legítima do Cônjuge Sobrevivente em Concorrência com os Descedentes do Autor da Herança, sob a Ótica do Regime de Comunhão Parcial de Bens. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. A Meditação Familiar como Importante Instrumento para a Superação de Conflitos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Consórcio: A Possibilidade de Devolução dos Valores a Título de Fundo Comum e Fundo de Reserva.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Aliquota de Imposto de Renda e os Princípios da Capacidade Contribuitiva e Progressiva Fiscal.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Licitação Pública e os Princípios da Economicidade e da Publicidade nos Pequenos Municípios.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Direito à Imagem e Direito à Liberdadede Imprensa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Contrato Bancário: Aplicaçãodo do Código de Defesa do Consumidor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Duplicata Virtual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. A Irreverssibilidade da Antecipação da Tutela. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Legalidade da Prisão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Tutela Antecipada nas Ações de Reintegração de Posse. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. O Trabalhador Rural Volante BÓIA-FRIA e a Previdência Social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Crédito Fiscal do ICMS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Correntes Filosóficas do Direito Ambiental: Antropocentrismo e Biocentrismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. A Emenda Constitucional 45/2004 e os Direitos Fundamentais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. União Estável - Direito Sucessório do Companheiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. A Função Social da Empresa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. União Homoafetiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Dano Moral no Direito do Trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. O Contrato de Seguro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Da Possibilidade à Utilização da Ação Civil Pública no Controle Difuso de Constitucionalidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. O Direito Ambiental na Defesa de Outros Direitos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Os Princípios no Ordenamento Jurídico e o Papel do Princípio da Proporcionalidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. A Adoção por Casais Homoafetiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. O Direito e suas Relações com a Informática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. O Significado da Pena de Liberdade no Direito Penal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Empregado Doméstico e Diarista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Atuação do Ministério Público do Paraná na Questão Fundiária Rural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.. Controle Jurisdicional do Ato Administrativo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz.
SILVA, C. A.; COPETTI NETO, A.; MARTINS, F. J.. A influencia Rochdaliana na Lei n° 5.764/1971 e no Código Civil de 2002. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.; SIMON, I.. 30 Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de professor. 2009. Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.. 27º Concurso Público para Docentes. 2007. Universidade Estadual do Oese do Paraná.
SILVA, C. A.. 1º Processo Seletivo Simplificado 2011. 2010. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Orientou
Legislação específica para cooperativas da economia solidária; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
AS ÁREAS RURAIS CONSOLIDADAS NO ÂMBITO DA MATA ATLÂNTICA: O CONFLITO DE NORMAS DA TUTELA AMBIENTAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
A influencia Rochdaliana na Lei n° 5; 764/1971 e no Código Civil de 2002; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
A efetividade do princípio da função social da empresa na economia neoliberal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO MEIO PARA SE ALCANÇAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
O Princípio da Eficiência na administração pública; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oese do Paraná; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
A função social da propriedade privada rural à luz da constituição fedeal de 1988; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
Do cheque pós-datado e seus efeitos em face da súmula 370 do superior tribunal de justiça; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
A ética no exercício do ministério privado da advocacia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
Penhorabilidade do Bem de Família na Fiança Locatícia em Face da Lei nº 8; 009/90; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
Função Social da Propriedade Rural; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Assis Gurgacz; Orientador: Carlos Alberto da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, C. A. ; MARTINS, F. J. . Sustentabilidade e produção no campo: o caso dos institutos latino-americanos de agroecologia (IALAS) e sua relação com a ordem jurídica. Direito á sustentabilidade , v. 2, p. 68, 2016.
-
SILVA, C. A. ; MEDEIROS, J. V. F. G. . Economia solidária como meio para se alcançar o desenvolvimento sustentável. REVISTA ORBIS LATINA , v. 5, p. 53-72, 2015.
-
SILVA, C. A. ; BASSO, D. . Anais do I Congresso Latino-Americano de direito cooperativo. 1. ed. Belo Horizonte: Arraes Edidores, 2021. v. 1. 199p .
-
SILVA, C. A. ; BASSO, D. . Anais do I Congresso Latino-Americano de direito cooperativo. 1. ed. Belo Horizonte: Arraes Edidores, 2021. v. 1. 199p .
-
SILVA, C. A. ; PAVINATO, J. M. S. ; DIAS, L. C. ; BASSO, D. ; PLEIN, C. . Interdisciplinaridade sem fronteiras - águas, alimentos, saberes, inclusão social e produtiva nos territórios rurais da América Latina. 1. ed. Curitiba: CRV, 2020. v. 1. 252p .
-
SILVA, A. P. L. ; ZACHOW, M. ; WRASSE, C. L. ; SILVA, C. A. ; QUEIROZ, S. S. ; CAPPONI, N. F. ; AGUIAR, E. M. ; BERTOLINE, G. R. F. . "Avanços Científicos e Tecnológicos nas Ciências Agrárias 3. 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editores, 2020. v. 3. 210p .
-
ZONIN, W. J. ; AHLERT, A. ; SILVA, C. A. ; GRANDI, A. M. ; SILVA, L. S. ; ZONIN, V. J. ; FÜLBER, V. M. . Ética, meio ambiente e desenvolvimento rural: questões que desafiam as ciências agrárias no Brasil. In: Maximiliane Alavarse Zambom, Odair José Kuhn, Nardel Luiz Soares da Silva, José Renato Stangarlin, Ricardo Vianna Nunes, Vanice Marli Füber, Cinthia Eyng. (Org.). Ciências agrárias Ética do cuidado, legislação e tecnologia na agropecuária. 1ed.Marechal Candido Rondon: UNIOESTE, 2017, v. Único, p. 1-35.
-
SILVA, C. A. . Projeto e realidade. Jornal 'O Paraná', Cascavel, p. 08 - 08, 20 abr. 1997.
-
SILVA, C. A. . Barriga. Jornal 'O Paraná', Cascavel, p. 24 - 24, 13 abr. 1997.
-
SILVA, C. A. . A escola pública e o vestibular. Jornal 'O Paraná', Cascavel, p. 24 - 24, 04 abr. 1997.
-
SILVA, C. A. . Começo da mudança. Jornal 'O Paraná', Cascavel, p. 24 - 24, 23 mar. 1997.
-
SILVA, C. A. . A vez da APP-CASCAVEL. Jornal 'O Paraná', p. 22 - 22, 16 mar. 1997.
-
SILVA, C. A. . O outro lado. Jornal 'O Paraná', 09 mar. 1997.
-
SILVA, C. A. . Fato relevante. Jornal 'O Paraná', Cascavel, 02 mar. 1997.
-
SILVA, C. A. . Estado omisso. Jornal 'O Paraná', Cascavel, 23 fev. 1997.
-
SILVA, C. A. . Mais participação. Jornal 'O Paraná', Cascavel, 16 fev. 1997.
-
SILVA, C. A. ; BASSO, D. . OS CONCEITOS DE SOCIEDADE COOPERATIVA: SEGUNDO A ACI E NA LEGISLAÇÃO E DOUTRINA COOPERATIVISTA BRASILEIRA, ENTRE 1964 E 1971. In: III Seminário Internacional de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, 2022, Marechal Candido Rondon. III Seminário Internacional de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, 2022. v. Único.
-
SILVA, C. A. ; RODRIGUES, J. C. . MERCADOS ALTERNATIVOS DE ALIMENTOS AGRÍCOLAS: UMA ANÁLISE DA ACEITABILIDADE EM CASCAVEL ? PR. In: II Seminário Internacional de pós-graduação em desenvolvimento rural sustentável, 2019, Foz do Iguaçu. II Seminário Internacional de pós-graduação em desenvolvimento rural sustentável. Cascavel: Unioeste, 2019. v. Único. p. 52-72.
-
SILVA, C. A. ; HARTMANN, J. S. M. ; ZANCO, A. M. . RECONHECIMENTO DAS COOPERATIVAS SOLIDÁRIAS NO PROJETO DE LEI QUE TRAMITA NO CONGRESSO NACIONAL. In: I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e IV Jornada Questão Agrária e Desenvolvimento, 2017, Foz do Iguaçu. I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e IV Jornada Questão Agrária e Desenvolvimento, 2018.
-
SILVA, C. A. ; ZONIN, W. J. ; Pires, M. R. ; SILVA, C. A. . CAPACITAÇÃO EM INCLUSÃO DIGITAL PARA COOPERATIVAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO OESTE DO PARANÁ. In: 33° SEURS, 2015, Bagé. SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA REGIÃO SUL. xxx: xxx, 2015. v. ÚNICO. p. xxx-xxx.
-
SILVA, C. A. . A constitucionalização do cooperativismo no Brasil. In: IX JURISCIÊNCIA - MOSTRA DE PESQUISA JURÍDICA DA UNIOESTE, 2013, Foz do Iguaçu. IX JURISCIÊNCIA - MOSTRA DE PESQUISA JURÍDICA DA UNIOESTE, 2013. v. 1.
-
SILVA, C. A. ; AGUIRRE, L. E. M. ; HONORIO, E. G. . A INCONSTITUCIONALIDADE DA ORDEM DE PREFERÊNCIA DOS CREDORES NA NOVA LEI DE FALÊNCIA ANTE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ORDEM ECONÔMICA. In: VIII Jurisciência - Mostra de Pesquisa Jurídica, 2012, Foz do Iguaçu. VIII Jurisciência - Mostra de Pesquisa Jurídica, 2012.
-
SILVA, C. A. . A inconstitucionalidade da ordem de preferência dos credores na nova lei de falência ante os princípios constitucionais da ordem econômica. In: VIII JURISCIENCIA - MOSTRA DE PESQUISA JURÍDICA: O DIREITO DIANTE DOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS, 2012, Foz do Iguaçu. VIII JURISCIENCIA - MOSTRA DE PESQUISA JURÍDICA: O DIREITO DIANTE DOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS, 2012.
-
SILVA, C. A. . Legislação específica para as cooperativas de Economia Solidária. In: VIII JURISCIENCIA - MOSTRA DE PESQUISA JURÍDICA: O DIREITO DIANTE DOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS, 2012, Foz do Iguaçu. VIII JURISCIENCIA - MOSTRA DE PESQUISA JURÍDICA: O DIREITO DIANTE DOS NOVOS DESAFIOS SOCIAIS, 2012.
-
SILVA, C. A. . Cotejamento entre Lei e Projeto de Lei sobre as Sociedades Cooperativas. In: VII JURISCIÊNCIA - Mostra de Pesquisa Jurídica, 2011, Foz do Iguaçu. Jurisciência: Mostra de Pesquisa Jurídica, 2011. v. ÚNICO.
-
SILVA, C. A. ; Edlamar Oliveira Acloque . O Direito de Propriedade nos Tratados Internacionais de Direitos Humanos. In: VI JURISCIÊNCIA - Mostra de Pesquisa Jurídica da UNIOESTE, 2010, Foz do Iguaçu. Jurisciência: Mostra de Pesquisa Jurídica, 2010. v. unico.
-
SILVA, C. A. . Responsabilidade Limitada ou Ilimitada dos Associados nas Dívidas da Sociedade Cooperativa. In: VI JURISCIÊNCIA - Mostra de Pesquisa Jurídica da UNIOESTE, 2010, Foz do Iguaçu. Jurisciência: Mostra de Pesquisa Jurídica, 2010. v. ÚNICO.
-
SILVA, C. A. . Número mínimo de pessoas para constituição de cooperativa em cumprimento à norma legal. In: IX SEMINÁRIO - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CASCAVEL, 2010, Cascavel. IX SEMINÁRIO - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CASCAVEL, 2010.
-
SILVA, C. A. . A obrigatoriedade ou não do registro da cooperativa junto a Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB. In: V JURISCIÊNCIA - Mostra de Pesquisa Jurídica: Sociedade e Direito, 2009, Foz do Iguaçu - Paraná. Jurisciência: Mostra de Pesquisa Jurídica. Cascavel: EDUNIOESTE, 2009. v. unico.
-
SILVA, C. A. . FEIRA E SACOLA AGROECOLÓGICA NO CAMPUS DA UNIOESTE E NOS CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DE FOZ DO IGUAÇU ? UM PROJETO EXITOSO, MAS INCOMPLETO. In: XXII Seminário de Extensão da Unioeste, 2023, Cascavel. XXII Seminário de Extensão da Unioeste, 2023. v. Unico.
-
SILVA, C. A. ; BASSO, D. . A construção do conceito de sociedade cooperativa na legislação do Brasil e no pensamento dos autores nacionais, entre 1890 a 1964. In: XII Encontro de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo, 2022, Curitiba. XII Encontro de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo, 2022. v. Unico.
-
SILVA, C. A. . Apoio na realização de feira e/ou Sacola Agroecológica da agricultura familiar em Foz do Iguaçu. In: XXI Seminário de Extensão da Unioeste, 2022, Francisco Beltrão. Apoio na realização de feira e/ou Sacola Agroecológica da agricultura familiar em Foz do Iguaçu, 2022. v. Único.
-
SILVA, C. A. ; ZONIN, W. J. . Rede Oeste de Sementes Crioulas. In: IX Seminário de Extensão da Unioeste, 2009, Toledo. IX Rede Oeste de Sementes Crioulas. Cascavel: Edunioeste, 2009. v. 1.
-
SILVA, C. A. ; ZONIN, W. J. . Rede Oeste de Sementes Crioulas e cooperativismo. In: 27º Seminário de Extensão da Região Sul, 2009, Santa Maria. 27º Seminário de Extensão da Região Sul. Santa Maria, 2009. v. 1.
-
SILVA, C. A. . LEGISLAÇÕES E AUTORES COOPERATIVISTAS NA REPÚBLICA VELHA (1890 a 1930). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. A. . ERA VARGAS ? SOCIEDADE COOPERATIVA RECEBE PROTEÇÃO LEGAL (1930-1945). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. A. ; RODRIGUES, J. C. . MERCADOS ALTERNATIVOS DE ALIMENTOS AGRÍCOLAS: UMA ANÁLISE DA ACEITABILIDADE EM CASCAVEL ? PR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, C. A. . Cooperativismo em Santa Tereza do Oeste, no Paraná. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, C. A. ; MEDEIROS, J. V. F. G. . LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA AS COOPERATIVAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. A. ; HONORIO, E. G. ; AGUIRRE, L. E. M. . A INCONSTITUCIONALIDADE DA ORDEM DE PREFERÊNCIA DOS CREDORES NA NOVA LEI DE FALÊNCIA ANTE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ORDEM ECONÔMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, C. A. . Cotejamento entre Lei e Projeto de Lei sobre as Sociedades Cooperativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. A. . Número Mínimo de Pessoas para Constituição de Cooperativa em Cumprimento a Norma Legal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, C. A. . RESPONSABILIDADE LIMITADA OU ILIMITADA DOS ASSOCIADOS NAS DÍVIDAS DA SOCIEDADE COOPERATIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. A. . Extensão Universitária, Economia Solidária e Implementação da lei da Alimentação Escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, C. A. . O Direito de Propriedade nos Tratados Internacionais de Direitos Humanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. A. . Rede Oeste de Sementes Crioulas e Cooperativismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SILVA, C. A. . VII JURISCIÊNCIA. 2011.
SILVA, C. A. . V JURISCIÊNCIA. 2009.
SILVA, C. A. . Comissão Científica. 2006.
SILVA, C. A. . Curso de economia solidária e cooperativismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, C. A. . Curso de economia solidária e cooperativismo - 2 etapa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, C. A. . Curso de educação para economia solidária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, C. A. . ECOCIDADANIA: AGROECOLOGIA E SEGURANÇA ALIMENTAR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, C. A. . Ensino da cultura, artes e história afro-brasileira e indígena na educação básica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Programa de Iniciação científica, Descrição: É um projeto de pesquisa surge a partir das aulas de Direito Empresarial e busca a incentivar os acadêmicos a começarem a desenvolver a pesquisa científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Alberto da Silva - Coordenador.
-
2010 - Atual
Incubadora tecnológica de cooperativas populares da Unioeste, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Alberto da Silva - Coordenador., Número de orientações: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas que leciona direito agrário, comercial e deontologia jurídica.
2006 - 2008
Centro Universitário Assis GurgaczVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Processo, Direito das Coisas, Direito Empresarial.
1989 - 1989
Secretaria do Estado de Educação do ParranáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações:
História
1991 - 1991
Colegio NobelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Filosofia
Atividades
-
02/1991 - 07/1991
Ensino,Disciplinas ministradas, Filosofia
1991 - 1993
Colégio Santa CruzVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Filosofia
1995 - 1999
Colégio Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
História
1999 - 2000
Colegio MaristaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
História
2001 - 2005
Colégio São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
história
2003 - 2005
Universidade São Francisco - Bragança PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2003 - 12/2005
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao estudo do direito
2006 - 2008
Faculdade HarpaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Alberto da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?